Wesley Paulo: “A base do Flamengo para 2019”

FOTO: GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO

O torcedor do Flamengo ainda tem esperanças, mas sabe que é muito difícil a conquista do campeonato brasileiro de 2018. Apesar de ter feito uma boa campanha, o time pecou em momentos chaves do torneio, por falta de planejamento, e também por falta de poder de decisão, vide os últimos jogos contra Palmeiras e São Paulo. O fato é que, apesar, de vários jogadores desgastados com a torcida, o plantel possui uma boa base.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


A defesa, provavelmente, será o setor que mais será reforçado no ano que vem, visto que, Diego Alves, em litígio com o clube, dificilmente permanecerá na Gávea. Os laterais nunca foram unanimidade, e a zaga necessita de, pelo menos, um reforço de peso. O destaque do setor é o zagueiro Léo Duarte, que foi uma grata surpresa nesta temporada, evoluindo muito, se tornando titular absoluto da equipe, o jovem zagueiro tende a seguir em evolução em 2019.

O meio de campo continuará sendo o setor com os melhores nomes da equipe, mesmo com a saída de Lucas Paquetá, que, ao meu ver, pode ser substituído por um próprio companheiro de equipe, Everton Ribeiro, que jogaria pelo meio, abrindo passagem para um atacante mais agressivo jogar pela direita, como Berrío, ou algum outro reforço. Também com a saída de Paquetá, Diego é um nome interessante para continuar no plantel, a não ser que haja outro meia com sua qualidade de bobeira no mercado.

Cuéllar foi o jogador mais regular do meio de campo do Flamengo este ano, e a diretoria precisa concentrar esforços para sua continuidade na equipe, tende a revezar seu espaço com o bom Píris da Motta, que jogou pouco este ano. Jean Lucas pode, e deve, evoluir no ano que vem, pois é muito bom jogador, mas sentiu o peso de ser titular em jogos importantes. Arão está desgastado com a torcida, mas está sendo essencial para o esquema que Dorival vem implementando no time, pois consegue se apresentar muito bem pela direita, dando opções táticas à equipe. Se o Flamengo resolver investir no meio de campo, deveria pensar em um segundo volante com boa chegada e intensidade, pois é uma peça que traz bastante equilíbrio ao jogo do time.

O ataque, apesar do grande investimento em Vitinho, Dourado e Uribe, deixou a desejar em momentos importantes do campeonato. Contudo, Vitinho e Uribe vêm crescendo de produção, e tendem a estar melhores adaptados no ano que vem, Dourado deve ser negociado, se houver boa proposta. Berrío está surpreendendo neste fim de ano, se apresentando muito bem, depois de um longo inverno no departamento médico, o colombiano pode ser uma peça interessantíssima, pois é muito rápido, e tem a raça que a torcida adora.

Apesar de mostrar evolução, Marlos é uma peça que ainda gera dúvidas no elenco, seria necessária uma avaliação minuciosa para tentar a sua renovação, ou ir em busca de mais um atacante rápido que consiga entregar gols à equipe. Um atacante canhoto rápido que tenha facilidade de fazer gols, e um bom centroavante para o lugar de Dourado, acrescentariam muito ao elenco.

Com 5 ou 6 bons reforços nas posições indicadas, a confirmação de um bom técnico (aliás, Dorival vem fazendo um bom trabalho e Renato seria um nome excepcional), o Flamengo pode entregar, aos seus torcedores, títulos importantes, mas, para isso, será necessário que a diretoria planeje melhor a temporada e tenha uma postura profissional e não patriarcal com seus comandados.

Saudações RN.

Por: Wesley Paulo

9 Comentários
Carregando comentários...
Criação de sites e aplicativos para celular