Zé Ricardo, acreditamos em você. Mas coragem é fundamental!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Coragem(do latim coraticum, do francês cor-age) é a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste. O contrário da coragem é tida, normalmente, como covardia.

É dessa coragem que nosso técnico precisa para entrar em 2017 com o pé direito. É isso que difere o homem do menino, o pródigo do responsável, o leviano do perseverante e, fundamentalmente, o campeão do resto da turma. Quando digo coragem, não me refiro às escolhas pessoais de nosso treinador e muito menos a sandices peculiares. Como diria um velho sábio tibetano: gosto não se discute, lamenta-se! Hajamos por princípio e respeitemos sua decisão, mesmo que não concordemos com ela. Sua competência já foi provada ao longo deste primeiro ano no profissional, onde deu padrão tático e técnico ao bando dirigido por Muricy Ramalho.

Devemos torcer para que o Flamengo faça, realmente, o que o departamento de futebol vem bradando aos quatro cantos da Gávea quanto à montagem do elenco para o ano vindouro, quando afirma que primará pela dispensa dos não-aproveitáveis e pela utilização de 40% da base em sua formação, além das contratações pontuais. Para 2017, com um Flamengo bem reforçado (de acordo com as informações que temos sobre contratações – tema de uma próxima coluna), nosso estimado treinador será impelido (quase obrigado) a contar com os atletas de maior qualidade, montando um esquema de acordo com os jogadores que tem. O que ele não pode continuar fazendo é adaptar os jogadores ao esquema (engessado sobremaneira), como fez ao longo desta temporada onde (pasmem!!!) até o Cuellar foi escalado como atacante de ponta.

Continuo afirmando que o diferencial dos grandes treinadores é a coragem. Claro que capacidade técnica e experiência são qualidades precípuas ao cargo mas saber arriscar na hora certa, mesmo receoso de algum insucesso, é fundamental para a consolidação de uma mentalidade vencedora. Afinal, quem não arrisca, não petisca! Acredito piamente nisso. Partindo dessa breve análise afirmo, com plena convicção, que o “professor” fará um excelente trabalho na próxima temporada. Variações múltiplas de esquema tático, um grupo muito mais enxuto, qualificado e utilizando-se da garotada com a qual se acostumou a ganhar. Estes são preceitos fundamentais de técnico e elenco na caminhada rumo aos títulos.

É isso que esperamos de você, Zé Ricardo! Coragem rapaz! Estamos com você, incondicionalmente! Acreditamos no seu trabalho! Continue humilde, ouça mais, pondere mais sobre as opiniões. A Nação Rubro-Negra é mais inteligente do que você imagina e tem razão em alguns pontos de vista! Mesmo cobrando algumas mudanças, estaremos todos apoiando e torcendo para que você possa reconduzir nosso Mengão ao patamar protagonista de sempre. Que você se prepare bem e retorne, com a mente mais aberta, para uma pré-temporada rica em infraestrutura e com qualidade total no nosso novo Ninho do Urubu! Força, meu amigo! Que Deus o abençoe sempre!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken.

49 Comentários
Carregando comentários...
Criação de sites e aplicativos para celular