Primeiro semestre

HeltonLima
HeltonLima
Imagino que todo mundo esteja muito puto por causa do primeiro semestre do flamengo. Não foi um primeiro semestre bom, com poucos jogos de alto nível e sem aproveitamento da base. Muitos estão pedindo a cabeça de todos do departamento do futebol, comissão técnica e até jogadores. Como também estão pedindo mais utilização da base. Coisas assim não funcionam e não dão certo. Para conseguirmos ser maiores precisa de tempo, muito tempo.

Quanto tempo é necessário para fazer um time de nível mundial? Sei que não são alguns meses. Sei também que não são poucos anos. Na verdade muitos anos. Maior exemplo? Barcelona. Maior exemplo no Brasil? Audax. Essas equipes tem um estilo de jogo parecido voltado para a posse de bola, triangulações, marcação apertada e grande volume de jogo. No Barcelona esse tipo de jogo começou a ser instalado com Cruyff e evoluiu desde então até chegar o ápice com Guardiola. Isso foi em meados da década de 90. Passaram-se quantos anos até este estilo ser totalmente implantado na cabeça do jogador? Passaram-se quantos anos até ele ser absorvido pelos times da base? Foi em 2006 que começou essa hegemonia do Barcelona, quase 10 anos após o início. Nos anos anteriores desta gestão do Flamengo, eles tinham essa mesma proposta de jogo mas não tinham capital suficiente para executá-la. Para relembrar, não tínhamos nada, nada e nada para qualquer coisa no clube. Vivemos de vários técnicos com visões diferentes do futebol e, consequentemente, formas diferentes do futebol. Nunca tivemos um padrão de jogo que definisse o que era o Flamengo desde os anos 90. E neste momento que estão tentando implantar algo que nos dará o mundo novamente, a torcida não quer mais porque não ganhou campeonato carioca? Não é assim. Temos que apoiá-los até o fim e sempre. Aproveito também para destacar um problema que tenho visto ultimamente com a torcida que ela está se distanciando um pouco do time por estar se comportando com muito auto-suficiência e muito orgulho, isso não é bom para o time nem para a nação.

Outra história a ser seguida é a do Audax-sp. Planejado para jogar desta forma desde o início do comando do técnico Fernando Diniz. Muitas vezes, no início, foi contestado pelo seu trabalho pois não estava dando os resultados que queriam naquele momento, entretanto não demitiram o técnico e fizeram poucas modificações no time. Acreditaram no trabalho, no desenvolvimento dos atletas, no desenvolvimento tático, técnico e coletivo do grupo. Resultado, estão na final do Paulista vencendo um dos melhores times da atualidade no Brasil. Temos que seguir esse mesmo caminho. É um caminho difícil, muito tortuoso, ainda mais neste momento que nossa equipe não está passando por um bom momento. Aliás, vamos passar por alguns destes momentos enquanto o estilo de jogo não tiver se solidificado dentro dos jogadores. O crescimento tático e técnico virá com o tempo e, quanto a isso, não há dúvidas.

Por isso temos que evitar soluções rápidas, já que estas podem resolver apenas o momento, e não dar soluções reais para nossos reais objetivos. Demitir técnico, usar jogadores da base agora, demitir direção do futebol, demitir comissão técnica. Nada disso vai nos fazer uma equipe de nível mundial. A continuidade é a chave e serve para qualquer estilo de jogo que vai ser implantado. Estamos começando esta nova história, temos que dar tempo aos jogadores e ao Muricy para mostrar algum resultado concreto do que está sendo feito. Não que não deva ser feito modificações no time. Por exemplo, wallace não tem como ficar no time por vários motivos. Alan Patrick tem que entrar sempre. Entretanto, não mudaria o Jorge, ele não está preguiçoso, não está faltando vontade, ele está fazendo o que o Muricy quer, que eu acho correto também, que é ajudar mais defensivamente. Sei que estamos acostumados com laterais que mais apoiam o ataque, mas este não é o caso.

Por falar em Jorge, a nossa base não vai resolver nada por enquanto, vai ser apenas para queimar algumas etapas de crescimento deles. Imagina, colocar um garoto nessa fogueira. O que aconteceu com o Jorge é raro, não acreditem que isso vai acontecer com todos. Por questão de segurança, até pelos próprios jovens, neste momento é melhor aprender com os profissionais do que fazê-los profissionais. Era para os jogadores da base serem utilizados no campeonato carioca, mas por interferência da rede globo não foi possível. Um erro muito grande esse por parte dos Blus. Seria a melhor forma de aproveitá-los e avaliá-los para o profissional. Na base já está sendo feito um trabalho de implantação de estilo de jogo. Vamos colher mais bons frutos desses jovens.

Portanto, vamos apoiar, vamos acreditar no trabalho que está sendo feito, acreditar novamente que, apesar dos momentos ruins, podemos ir muito além do que fomos em outras décadas. Estabelecer, realmente, uma hegemonia Rubro-negra no mundo inteiro, colocando no bolso qualquer time. Crescermos até não cabermos mais num país só, dominar tudo e todos com nosso futebol.

SRN

Comentários

  • SALVEMFLAMENGO
    SALVEMFLAMENGO
    MANCUELLO NA RESERVA E AGORA NO TIME RESERVA DA SULAMERICANA.
    EVERTON E GABRIEL SEMPRE TITULARES. É REVOLTANTE ISSO ! ! !
    Alguém Rubro-Negro acha que Everton e Gabriel são melhores do que Damião e Mancuello ?
    Não consigo entender isso. E isso vai desmotivar Mancuello e Damião. E daqui a alguns meses, os caras cairão fora. Quem sai prejudicado é o Flamengo. Só no Flamengo Mancuello é reserva. Se Mancuello jogasse junto com Diego, o Flamengo teria um salto enorme de qualidade. Mas zé ricardo não deixa. Não deixou nem no treino ! ! ! Zé melhorou o posicionamento dos jogadores e deu um estilo de jogo ao Flamengo. MAS ESSAS INJUSTIÇAS NAS ESCALAÇÕES PODERÃO DEIXAR O FLAMENGO FORA DO G4. O FLAMENGO TEM ELENCO PARA SER CAMPEÃO BRASILEIRO, MAS PODERÁ NÃO SER, DEVIDO A ESSES ERROS DO ZÉ RICARDO.
    É PIADA DE PÉSSIMO GOSTO MANCUELLO E DAMIÃO FICAREM NA RESERVA.
  • SALVEMFLAMENGO
    SALVEMFLAMENGO
    zé rICARDO: vAMOS FALAR NA BOA:
    Entendi, após muito tempo, o que você quer com Everton e GABRIEL:
    Quando o Flamengo está sem a bola, eles voltam para ajudar a marcação nas laterais: everton com jorge ; Gabriel com Pará.
    Mas a ajuda deles é muito pequena...e eles na frente perdem muitos gols e não criam nada.
    O M ANCUELLO É UM JOGADOR DIFERENCIADO: DEIXE MANCUELLO JUNTO COM DIEGO;
    CUELLAR COM MARCIO ARAUJO E DAMIÃO COM GUERRERO.
    PENSE NISSO. EVERTON FEZ ESSE GOL AÍ SEM QUERER: ELE QUIS PASSAR A BOLA E A BOLA ENTROU...E DEPOIS ERROU TUDO...GABRIEL Também errou tudo no ataque.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.

Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

In this Discussion

Site Coluna do Flamengo

VOLTAR PARA O SITE
© Copyright 2016 - Coluna do Flamengo