Posicionamento de Diego no Flamengo sofre mudanças desde a chegada de Vitinho

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Por: Higor Neves

No primeiro semestre de 2018, o Flamengo encontrou uma forma de envolver seus adversário e ser contundente no ataque, principalmente por conta da linha de quatro no meio, que era formada por Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vinicius Júnior. Com a saída de Vinicius para o Real Madrid e chegada de Vitinho, a formação se manteve a mesma. Contudo, a movimentação e comportamento de alguns atletas mudou, como é o caso de Diego.

Quando o atual jogador da equipe espanhola ainda fazia parte da esquadra rubro-negra, o camisa 10 ficava claramente mais centralizado em campo. Apesar de desempenhar função mais caída para o lado esquerdo, ele pouco chegava às extremidades do campo, como a linha de fundo e a linha lateral. Exemplo disso é o mapa de calor do meia nas partidas contra o Paraná e Corinthians, ambas com Vinicius em campo, que o Flamengo venceu por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente.

À esquerda, Flamengo x Paraná / Flamengo x Corinthians à direita (mapas de calor retirado do Footstats)

Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir! 


Já com a chegada de Vitinho, o meia passou a se lançar mais às extremidades do campo. Como o camisa 14 tem características de buscar menos a linha de fundo e centralizar para buscar a finalização da intermediária, Diego passa a ser o responsável por explorar pontas em diversas ocasiões. Isso pode ser percebido nas duas últimas partidas que Diego jogou pelo Brasileirão, contra Ceará e Chapecoense. A primeira o Fla perdeu por 1 a 0. Na outra, deu vitória rubro-negra, com 2 a 0 no placar.

À esquerda, Flamengo x Ceará / Flamengo x Chapecoense à direita (mapas de calor retirado do Footstats)

Diego e Vitinho devem ser titulares na próxima partida do Flamengo, e cabe ao técnico Mauricio Barbieri explicar o posicionamento que deseja a cada um deles. O adversário da vez será o Vasco, em jogo que está marcado para as 19h do sábado, no Mané Garrincha.

4 Comentários
Carregando comentários...
Criação de sites e aplicativos para celular