Prancheta do Pet #1

Barbieri surpreendeu na escalação da última partida contra o Cruzeiro pela Libertadores. Conforme alguns torcedores já andavam pedindo, o centroavante de ofício – nos últimos jogos Henrique Dourado – foi sacado e Vitinho jogou centralizado, fazendo a função de “falso 9”. A alteração afetou a dinâmica ofensiva do time, alterando a movimentação e o posicionamento de vários jogadores, sendo o principal deles Lucas Paquetá. O meia acabou jogando mais adiantando, buscando as infiltrações nos espaços gerados pela constante movimentação do Vitinho. Na maioria dos lances, Paquetá foi mais centroavante que Vitinho, que apareceu melhor quando se movimentou para buscar o jogo mais atrás e arriscar chutes de longe distância.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Entretanto, como já era de se esperar, a falta de treinamento pesou. Por diversas vezes a movimentação dos jogadores não foi sincronizada. Houve momentos em que ninguém atacou a área, por exemplo, diminuindo a profundidade do time e gerando falta de opções para conclusão das jogadas. É necessário repetição para que qualquer esquema tático funcione no futebol, mas principalmente para esquemas com movimentações mais complexas como esse do “falso 9”.

Entenda melhor como funcionou a modificação do treinador rubro-negro e como foram as movimentações ofensivas dos jogadores no vídeo abaixo:

3 Comentários
Carregando comentários...
Criação de sites e aplicativos para celular