Flamengo e o plano de conquistar o mundo

O Flamengo tem um plano de, em 10 anos, estar entre os maiores times do mundo. Para isso está contratando uma consultoria séria e bem recomendada para apoio em toda a parte administrativa, estratégia de gestão de pessoas, redução de custos, redesenho de processos, consolidação de dados analíticos, conhecimento de negócios e inteligência de mercado, Research e inteligência, como soluções de desenvolvimento e de apoio à decisão.

Em suma, é um plano ambicioso, que vai contar com sistemas, métodos e estrutura de ponta para fazer com que o Flamengo chegue a um patamar de time europeu jogando no famigerado e caótico futebol brasileiro. Ambicioso? Sim! Mas possível dada  grande oferta de matéria prima que o futebol brasileiro oferece e o Flamengo começa a se destacar nesse garimpo.

E a realidade é que esse plano já começou. Não estou falando isso baseado nas especulações sobre Ryan Babel e Song, o que é claro não deixa de ser uma ínfima parte desse projeto de potencialização e visibilidade que esses nomes podem dar ao Flamengo, mas no seu maior e melhor tesouro: A base!

A base do Flamengo que desde 2010 foi reformulada, graças à entrada de Carlos Noval, começou a ser trabalhada de forma criteriosa e com um olhar diferenciado. Ano passado iniciou uma parceria com a Double Pass focada na busca pela excelência na base, com um orçamento de aproximadamente 17 milhões de reais, que implementou metodologia, inteligência e tecnologia na base.

A base começou a “encorpar”, herdou a antiga estrutura dos profissionais, melhorou sua rede de captação se expandindo para o país todo, melhorou sua estrutura organizacional, aumentando o número de profissionais qualificados e se tornou, se não a melhor, uma das melhores bases do futebol brasileiro.

Passou a tirar dos rivais seus principais jogadores ainda em formação e se tornar o local onde todo pai quer que seu filho jogue, por oferecer toda a estrutura necessária para que o jogador se desenvolva e produza o que tem de melhor.

O resultado desse trabalho começou a dar frutos, seja em títulos (Copinha, Nike Premier Cup, Troféu Dossena da Itália, Torneio Internacional de Dubai, Estadual sub-20, Adidas generation Cup entre outros), ou seja em revelações como Vinicius Jr., Jorge, Paquetá, Vizeu, Lincoln, Jean Lucas, Vitor Gabriel, Pepê, Thuller e agora Reinier. Sem contar que nas convocações para as seleções de base, que se tornaram cada vez mais frequentes e representativas.

Se na base o sucesso do projeto já é evidente, no elenco profissional, que hoje conta com César, Gabriel, Léo Duarte, Thuller, Ronaldo, Jean Lucas, Thiago santos, Lincoln e Paquetá, a base toma papel cada vez mais importante e dominante. Paquetá, talvez hoje o melhor jogador do time, inclusive entrou na pré-lista para a Copa do Mundo.

Além de retorno técnico, o Flamengo passa agora a ter retorno financeiro, e em negociações como as de Vinicius Jr., Vizeu e Jorge, recebe valores que possibilitam investir ainda mais nessa base e de assim, surgirem novos jogadores para confirmarem a máxima de que Craque o Flamengo faz em casa.

Os olhos do mundo inteiro já se viraram para o Flamengo, com a contratação de Vinicius Jr. pelo Real Madrid, e continuam atentos às joias do ninho, Lincoln é observado de perto por representantes de Juventus, Inter de Milão e outros, Reinier é alvo do Liverpool, Paquetá é o nome mais ventilado nos tabloides europeus.

O plano está trilhando o caminho do sucesso, e não é investindo em medalhões, é criando uma base forte, identificada, com estrutura invejável e metodologia de primeiro mundo para render frutos, seja na parte técnica, seja na parte financeira. Faltam os grandes títulos no profissional para corroborarem o trabalho e darem um impulso a mais para o avanço do projeto, mas à continuar com esse trabalho de gestão e estruturação, serão questão de tempo.

O Plano do Flamengo de conquistar o mundo está mais vivo do que nunca, sabe por quê? A base vem forte! E o mundo vai ficar pequeno para ela!

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Comente no Twitter usando a #ColunaDoJJConcorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar: Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!

5 Comentários
Carregando comentários...
Criação de sites e aplicativos para celular