Afastando a tempestade, rumo à calmaria!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Mais uma vez ganhamos sem apresentarmos um futebol consistente. As coisas estão mudando, a postura de alguns jogadores já melhorou, mas devemos acertar a forma tática do time jogar. Para nos tranquilizar, os resultados estão ajudando e nossa tabela no Brasileirão vem nos dando a oportunidade de afastarmos a tempestade para conseguirmos a consistência necessária ao tão sonhado protagonismo.

Alguns podem achar estranho eu ficar tecendo críticas reiteradamente à equipe do Flamengo, mas digo que elas são necessárias e, principalmente, pertinentes. Devemos afastar o coração de torcedor e conseguir analisar os jogos e o padrão tático do time de forma honesta, visando a necessária evolução, premissa básica para o desenvolvimento e a busca da excelência em qualquer área.

Uma coisa que me agradou foi a mudança de postura de alguns atletas. Não vou ficar aqui citando quem melhorou ou piorou como se tivesse jogando cordeiros aos leões, mas devo destacar a entrega de Henrique Dourado. O cara está começando a entender o espírito do Flamengo e vem apresentando muita disposição e raça ao longo dos jogos.

Seu posicionamento também está melhorando a medida em que vai conhecendo seus novos companheiros de time. Torna-se, assim, peça muito importante para conseguirmos conquistar as vitórias que tanto nos interessam. Sua qualidade técnica não é das melhores, mas devemos destacar seu poder de finalização. O cara, além de exímio cobrador de penalidades, é daqueles atacantes de um toque apenas, se posiciona para receber o passe e botar a bola na rede. Simples assim.

Dito isso, vejo que mais atletas começam a entender o que é Flamengo. A composição defensiva neste último jogo, o primeiro pela Copa do Brasil, melhorou em intensidade. Muitos atletas estão mostrando mais entrega tática e o posicionamento deles tende a melhorar a partir da repetição das escalações ao longo da temporada. Oremos…

É certo que temos uma espinha dorsal e que Cuéllar (impressionante como narradores profissionais são tão ignorantes ao pronunciar seu nome!!!) é essencial ao time. O rapaz recompõe muito bem e se posiciona de forma correta nas coberturas em contra-ataques dos adversários. Isso tem facilitado o trabalho dos atletas mais avançados, pois o colombiano passa tranquilidade defensiva, além da qualidade de seu passe na saída de bola.

Barbieri vem trabalhando e acho que os atletas o abraçaram e estão correndo mais pelo comandante. Essa sintonia é fundamental à evolução tática e técnica de qualquer equipe, seja ela da área que for. Se essa simbiose se concretizar, vejo um futuro melhor ao Flamengo e ao menos uma sobrevida até contratarmos um técnico nas semanas seguintes.

Se isso fora a intenção da diretoria, a hora é agora. Devemos alinhavar um raciocínio lógico e primar pela excelência no comando da equipe à beira do gramado. Existem bons nomes no mercado e o Flamengo precisa de um técnico mais experiente para que demos a virada esportiva que almejamos há tanto tempo.

Não que eu ache o Barbieri despreparado, longe disso. Apenas tenho a plena certeza de que não é hora de apostar em um treinador com pouca rodagem em times grandes. Seu futuro pode ser brilhante, mas ele necessita manter o cargo de auxiliar para aprender ao lado de nomes mais tarimbados afim de buscar uma oportunidade num futuro breve.

Esse é o meu pensamento, espero também que seja o da diretoria do Mengão. Vamos torcer para que vislumbremos essa prática no decorrer desse mês. O Flamengo necessita urgentemente de mudanças e de um técnico altamente qualificado para a retomada esportiva. Precisamos jogar futebol, pois taticamente continuamos muito abaixo do desejado. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas idéias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parcos argumentos!

  • Manhaes01

    Só essa diretoria cega e sem ação para manter um treinador sem bagagem a frente de um grupo complicado como o do nosso elenco. Na hora do vamos ver, ele não vai ter força para vencer. Basta ver ontem, que ele deixou o jogo complicar contra a Ponte, um jogo que com algumas modificações ofensivas (e não escalar o Geuvanio) poderia ter terminado com goleada a nosso favor…

    • Glauco

      Eu concordo que o Barbieri ainda não é técnico para o Flamengo, mas me diz aí um bom técnico disponível ou que esteja disposto a largar o atual trabalho para vir para o Flamengo.

      • Manhaes01

        Cuca! Você vai dizer que viu na imprensa que ele falou que não vai assumir trabalho agora, sabe porque ele falou isso? Porque não recebeu proposta nenhuma, a diretoria não fez proposta a ninguem nem ao Renato Gaucho, foram só sondagens…enquanto isso as competições importantes estão andando e não vemos nenhuma evolução que justifique a manutenção de um tecnico novo, que pode vir a ser promissor no futuro mas que vai acabar jogando fora campeonatos importantes…

        • Glauco

          “Você vai dizer que viu na imprensa que ele falou que não vai assumir trabalho agora …”

          Eu nem tinha visto isso. 🙂
          Mas sei que na grande maioria das vezes que os técnicos falam isso é só para fazer “charminho” e “se valorizar”.

          Mas não sei se Cuca seria um bom nome, enfim, nunca teremos um nome que seja unanimidade.

          • Manhaes01

            Nessa eu concordo 100% com você Glauco, nunca teremos uma unanimidade, mas precisamos de um técnico de tarimba e ele é o que tem mais acessivel. Existe outros nomes, alguns que me agradam muito como o El Louc Bielsa, mas sem pre-temporada eu acho complicado trazer tecnico estrangeiro. Minha preocupação é que vamos ter jogos chaves em breve (dia 16 tem o Emelec) e não vejo o Barbieri com condições de tomar as decisões necessárias para que atinjamos nossos objetivos.

  • Antônio Marques

    Você disse que haver bons nomes de técnicos disponíveis no mercado, gostaria de saber quais são esses nomes?

    • André Rubro Negro

      Eu tbm gostaria! hehe
      e alem do mais, o trabalho do jovem começa a dar resultado, e trocar de tecnico não significa continuar esse trabalho… to vendo ja um medalhao chegando e colocando Arão e cia…
      Deixa assim até final do ano e depois começa um projeto denovo…
      é fato que essas trocas no meio de temporada não dão nenhum resultado.

  • Hymerfla

    Com esse Barbieir pardalando todo jogo acho dificil a gnt chegar lá! Mas o apoio é irrestrito e a esperança é a ultima que morre! Até agora nao convenceu ninguem, principalmente nas alterações durante o jogo! Inventa demais!

  • José Aluizio Tiburcio Coelho

    Ótimo comentário, coerente e otimista. Porém discordo apenas com relação ao técnico. Temos um ditado que diz “apanhando é que se aprende”. Barbieri apanhou e quase foi nocauteado. Mas aí está e precisa muito de um apoio. Não é fácil ser técnico aqui no Brasil. Porque não dar uma chance maior para ele? Tem poucos meses de vida diante de um gigante que tem que comandar. Devagar chega-se lá…Vamos parar de comentar sobre sua saída? Isso desmotiva qquer. um. Vamos apoiar, ele já começou a respeitar e amar o manto sagrado. Perder faz parte…ganhar, ganhar sempre é impossível. Ele está arrumando o time aos poucos. Os jogadores já observaram isso e, com certeza, vão ajudar (já estão ajudando). Para finalizar: vamos torcer pela volta do César? Saudações à nação rubronegra!

  • Gabriel Flanático

    Guerreretes citicando o Dourado em 3,2,1…

  • Joao Junior

    o Flamengo precisa de:

    1 tecnico
    1 Lateral esquerdo
    1 Lateral direito
    2 Zagueiros

    O time ficaria top se entrasse com jonas de cão guarda. o Cuellar de volante mas chegando na frente.
    tirar o Diego e colocar o paqueta de 10.. com vinicius e everton ribeiro nas pontas..
    ai sim.

    • Felipe

      Queríamos um zagueiro rápido para a esquerda, o Palmeiras acabou de emprestar o Juninho para o Galo, jogador jovem com grande potencial, não deu certo no Porco mas jogou demais no Coxa.

    • Mário Jr

      Enquanto você digitava a barragem encheu, nunca vi falar tanta água desse jeito

      • Cassius Regazzoni

        Pois eu concordo plenamente com ele.
        A única ressalva é que com a entrada de Jonas eu colocaria o Trauco como titular, pois suas subidas seria protegidas.
        E. Ribeiro e Diego só rendem se não precisarem voltar até a defesa para buscar e conduzir a bola.
        SRN

  • Luiz Carlos Carlos

    Concordo , mais só com uma ressalva, o jair , carille dinis tinham bagagem? Todos começaram como auxiliares , o tampão começou mais já foi técnico de 3 times, ele não melhorou ainda como técnico o que realmente melhorou foi a postura se alguns jogadores, vamos ver contra o.inter e.contra o Emelec se realmente estaremos no caminho certo

    • Todos esses que você falou tinham 10 anos de clube antes de assumirem e não 3 meses.

  • Dandão Fla

    Antes do jogo eu falei que era pra ele ter entrado com o Jean Lucas como segundo volante e adiantado o Paquetá pra fazer a do Diego. Ele colocou o Geovanio que matou o time, depois tentou concertar colocando o Jean Lucas no lugar do Geovanio, só que ao invés de adiantar o Paquetá ele adiantou o Jean Lucas. O time melhorou bastante com a entrada do Jean Lucas só que ele tem que jogar de segundo volante, com isso pode retornar com o Trauco ou até mesmo colocar o Ramon que foi muito bem no carioca na lateral esquerda

    • ulisses mendonca

      Tambem falei isso antes do jogo com alguns amigos… o ER rende jogando pelos flancos e o futebol do JL me enche os olhos…

  • Mastroiano

    Barbieri Não tem condições de dirigir o Flamengo, esse cara é outra invenção do EBM, quando pegarmos outros times com tecnicos “macacos velhos” vamos tomar, esse cara não tem leitura de jogo, é apenas um jovem aprendiz ou porcaria tipo Zé Ricardo, não vejo a hora de EBM e sua trupe de incompetentes sair logo do Flamengo, é muito descaso com o futebol.

    #FORAEBM

  • Joao Junior

    repetição de 2017… vai ser um ze ricardo da vida. o time pega uns times medianos no começo ai vai bem ai muda o clima.. ai quando pega uns times bons não ganha.. ai vem a teimosia do tecnico e pedidos de saida. copia de 2017

    • Ltom Macêdo

      Teremos até a copa pra ver.

      Não adianta trazer ninguém agora.

  • Filipe Souza

    A excassez de bons treinadores no mercado está tão braba, a ponto do Flamengo manter um auxiliar na função de treinador. Barbieri começou muito mal (futebol apresentado e substituições). Agora o time apresentou uma melhora, creio que ele deve estar muito motivado com esta oportunidade (ser efetivado treinador de um gigante, além do seu salário de R$ 10 mil passar dos R$ 100 mil, e claro se colocar de vez no mercado como um treinador de “renome”). Acho que tudo isso faz com que ele busque uma melhora constante. Algo a se observar nesses 2 últimos jogos: O Fla não tá rifando a bola, tem trabalhado mais as jogadas, posse de bola de qualidade, os jogadores tem pressionado a saída de bola e ele tem exigido até do Dourado voltar para marcar, contra a Ponte ele ajudou muito nesse quesito também. Se o Fla continuar jogando dessa maneira e conseguindo bons resultados irei apoiar sempre, nem que fosse o porteiro de treinador. SRN!

    • Mastroiano

      Esse cara não tem a minima condição de dirigir o Flamengo, pegou duas carnes assadas, daqui a pouco vai tomar na cabeça.
      Precisamos de um tecnico urgente.
      EBM é um incompetente.

      #FORAEBM

    • DefendaSeuDinheiro

      falta ele começar um jogo com marlos entre os titulares… o geuvânio seria bom fazer uma rescisão contratual… o cara não acerta quase nada e vale muita grana por mês….

  • Fernando Menezes

    Cara, nunca achei que faltasse vontade ao Dourado, no início do ano dava pena de ver como o cara terminava os jogos, totalmente exausto, porém como o resto do time tinha uma outra postura (salvo outras exceções) a correria dele era inútil e com o tempo é normal o cara parar de se matar para nada.
    O que não muda o fato dele ser ruim demais, jogador de futebol que não sabe dominar bola, não é jogador, qnto mais titular do ataque rubro negro (teve jogo q o cara foi dominar, a bola subiu e bateu no queixo. Ridículo!!!!)
    Qnto à Barbie é isso mesmo! Salvou o emprego de auxiliar, mas precisamos de um treinador, até pq os jogos grandes ainda não começaram e quando vier não sei se o elenco vai chagar junto e se ele vai aguentar a pressão.

  • Luiz Carlos

    Mas futebol que é bom nada…..

    • alexandre costa

      As coisas mudaram chega de saudosismo o futebol esta diferente no mundo todo.

  • kingDavid

    Esse é o tipo de matéria que gosto de ler. “Depois da tempestade vem a bonança”.

    A dificuldade é que o Flamengo é gigante demais. Nessa analogia, é um transatlantico dos maiores. Demora bastante para corrigir seu curso. E tem que sair da frente, porque vai passar por cima de tudo e de todos.

    Não estou esperando espetáculo. O Corinthians foi campeão ano passado jogando feio. Ganhando várias pelo placar mínimo. O Real chegou de novo na final, sabendo sofrer. Mas no Flamengo só serve se ganhar de goleada?

    O Flamengo está jogando com inteligência, bem melhor em termos de atitude. São 4 jogos sem sofrer gols. Vamos parar de reclamar quando o time está na liderança, senão não tem moral para cobrar quando perder. O time precisa de apoio agora!

    • Filipe Souza

      Para muitos torcedores treinador só vai servir se golear. Se a história do Real desse ano fosse a nossa, a torcida teria feito campanha e já teria a cabeça do Zidane/treinador em uma bandeja.

    • Ltom Macêdo

      Historicamente é assim, primeiro crise, depois o título.

      Só não acho que seremos campeões jogando feio. Não lembro de nenhum título importante nesses moldes e o time desse ano é muito bom tecnicamente pra jogar feio.

      • alexandre costa

        Tudo tem a primeira vez acredite.

    • alexandre costa

      Apoiado meu amigo rubro negro torcedor de verdade apóia quando o time está mau. Apoiar nas vitorias é fácil, quero ver apoiar quando estiver perdendo.

  • Luiz Gustavo

    Concordo com o texto. Só gostaria de saber quais são os bons nomes de treinadores no mercado.

    • DefendaSeuDinheiro

      nenhum, exceto o tite e o RG

      • RcLima

        São ótimos, porém não estão no mercado nesse momento.

    • Thiago pereira dos santos

      SO o CUCA DOS DISPONIVEIS QUE ME AGRADA,MAS ESSE INFELIZMENTE SO DEPOIS DA COPA

  • Arthur Viana

    Aquele careca n vinha pro flamengo?

  • O problema do Barbie é que ele traz o cacoete de times pequenos que dirigiu. Suas mudanças no jogo são pra garantir resultado, tirando atacante pra colocar volante, e isso a torcida não atura. Faz um gol e tenta fazer o segundo, o terceiro, aí sim ele vai ser técnico pra Flamengo.

    • rubro negro

      vdd, espero que contra um Corinthians, Palmeiras…o time não termine com 2 zagueiros, 4 laterais e 4 volantes, porque contra Ponte Preta foi 3 laterais e 3 volantes kkk

    • Thiago pereira dos santos

      Ele é do mesmo estilo do Ze RICARDO,OU SEJA:MEDROSO,RETRANQUEIRO,E QUE NAO TEM A MENOR CONDIÇAO DE DIRIGIR O FLAMENGO.É questao de tempo ate ele cair fora

  • Ltom Macêdo

    O meu medo é mais pra frente, quando o elenco não estiver mais 100% fechado com ele, quando ele começar a barrar algumas peças.

    Mas entendo que só dá pra mudar na parada pra copa, isso se tiver alguém capacitado.

  • Uruba Fla

    Esse sujeito escala mal, substitui mal, demora a substituir e após o primeiro jogo contra um time grande, duvido que ele permaneça no cargo, principalmente se levar um cacete. Ele só está jogando contra times pequenos e de menor qualidade. Quero ver, quando pegar um Palmeiras, um Cruzeiro, um Corinthians pela frente. Procurem ouvir os jogos pela Rádio Globo, com o Luiz Penido e com comentários do Dé Aranha para vcs saberem como é fraco esse Barbieri.