Afastando a tempestade, rumo à calmaria!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Mais uma vez ganhamos sem apresentarmos um futebol consistente. As coisas estão mudando, a postura de alguns jogadores já melhorou, mas devemos acertar a forma tática do time jogar. Para nos tranquilizar, os resultados estão ajudando e nossa tabela no Brasileirão vem nos dando a oportunidade de afastarmos a tempestade para conseguirmos a consistência necessária ao tão sonhado protagonismo.

Alguns podem achar estranho eu ficar tecendo críticas reiteradamente à equipe do Flamengo, mas digo que elas são necessárias e, principalmente, pertinentes. Devemos afastar o coração de torcedor e conseguir analisar os jogos e o padrão tático do time de forma honesta, visando a necessária evolução, premissa básica para o desenvolvimento e a busca da excelência em qualquer área.

Uma coisa que me agradou foi a mudança de postura de alguns atletas. Não vou ficar aqui citando quem melhorou ou piorou como se tivesse jogando cordeiros aos leões, mas devo destacar a entrega de Henrique Dourado. O cara está começando a entender o espírito do Flamengo e vem apresentando muita disposição e raça ao longo dos jogos.

Seu posicionamento também está melhorando a medida em que vai conhecendo seus novos companheiros de time. Torna-se, assim, peça muito importante para conseguirmos conquistar as vitórias que tanto nos interessam. Sua qualidade técnica não é das melhores, mas devemos destacar seu poder de finalização. O cara, além de exímio cobrador de penalidades, é daqueles atacantes de um toque apenas, se posiciona para receber o passe e botar a bola na rede. Simples assim.

Dito isso, vejo que mais atletas começam a entender o que é Flamengo. A composição defensiva neste último jogo, o primeiro pela Copa do Brasil, melhorou em intensidade. Muitos atletas estão mostrando mais entrega tática e o posicionamento deles tende a melhorar a partir da repetição das escalações ao longo da temporada. Oremos…

É certo que temos uma espinha dorsal e que Cuéllar (impressionante como narradores profissionais são tão ignorantes ao pronunciar seu nome!!!) é essencial ao time. O rapaz recompõe muito bem e se posiciona de forma correta nas coberturas em contra-ataques dos adversários. Isso tem facilitado o trabalho dos atletas mais avançados, pois o colombiano passa tranquilidade defensiva, além da qualidade de seu passe na saída de bola.

Barbieri vem trabalhando e acho que os atletas o abraçaram e estão correndo mais pelo comandante. Essa sintonia é fundamental à evolução tática e técnica de qualquer equipe, seja ela da área que for. Se essa simbiose se concretizar, vejo um futuro melhor ao Flamengo e ao menos uma sobrevida até contratarmos um técnico nas semanas seguintes.

Se isso fora a intenção da diretoria, a hora é agora. Devemos alinhavar um raciocínio lógico e primar pela excelência no comando da equipe à beira do gramado. Existem bons nomes no mercado e o Flamengo precisa de um técnico mais experiente para que demos a virada esportiva que almejamos há tanto tempo.

Não que eu ache o Barbieri despreparado, longe disso. Apenas tenho a plena certeza de que não é hora de apostar em um treinador com pouca rodagem em times grandes. Seu futuro pode ser brilhante, mas ele necessita manter o cargo de auxiliar para aprender ao lado de nomes mais tarimbados afim de buscar uma oportunidade num futuro breve.

Esse é o meu pensamento, espero também que seja o da diretoria do Mengão. Vamos torcer para que vislumbremos essa prática no decorrer desse mês. O Flamengo necessita urgentemente de mudanças e de um técnico altamente qualificado para a retomada esportiva. Precisamos jogar futebol, pois taticamente continuamos muito abaixo do desejado. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas idéias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parcos argumentos!

42 Comentários
Carregando comentários...
Criação de sites e aplicativos para celular