Por que não um camisa 9 vindo da Europa?

Olá, coleguinhas de Coluna do Flamengo. Na semana retrasada o Márcio Ferreira fez uma Coluna do Torcedor (que saiu aqui neste link) muito interessante. Ela falava sobre possíveis camisas 9 para o lugar de Guerrero. Ele trouxe um estudo comparativo de 13 nomes de camisas 9 da América, feito pela ESPN.com.ar, que analisava seis quesitos principais de um Centroavante. Gostaria de contribuir com sua pesquisa com alguns jogadores Europeus que estão em fase de fim de contrato com suas equipes.

Primeiramente gostaria de citar que precisamos abandonar de vez o complexo de vira-latas que alguns torcedores brasileiros têm de que bons jogadores não vêm para cá. Ser jogador do Flamengo é um grande passo na vida, seja de Felipe Vizeu, seja de Cristiano Ronaldo. Lógico que devemos ter equilíbrio na hora de pensar em jogadores. Mas imagina que um jogador que já tem seu pé de meia aos 26 anos, só continuará no futebol caso queira jogar. Aí ele pensará objetivos na vida. Ser o Melhor do Mundo, jogar uma Copa, ser ídolo de muitas pessoas. Bom, a nossa torcida é maior do que a densidade demográfica de muitos países. Tá aí um bom ponto a se explorar.

Isto posto, vamos manter os pés no chão. Alguns pontos precisam ser levados em consideração quando buscar um europeu. Idade, recuperação de lesão, declínio são fatores importantes. Quem pode comprar Mário Balotelli? Em condições normais? Ninguém no Brasil. Mas o jogador que está num time de segundo escalão da França, que tem seu contrato renovado apenas quando começa a temporada e que deseja voltar a um grande europeu, talvez pense em jogar num país de futebol competitivo, segurar a onda de indisciplina e se tornar ídolo de 42 milhões. Segundo o site Transfrmkt.com o jogador está avaliado em 15M Euros.

Nas duas últimas temporadas, Balotelli fez 35 gols e deu duas assistências. Jogou 52 partidas com média de 0,67 por jogo e com 0,71 participações em gol por partida ao todo. O número é bastante sugestivo. Também é importante levar em consideração o alto número de cartões que o jogador leva. Muito mais que Guerrero com 19 amarelos e 3 vermelhos nos últimos dois anos. Tem baixo histórico de lesões e, se o Flamengo fosse se arriscar, precisaria fazer como o Nice e se precaver contratualmente com o histórico de indisciplina do Italiano de 27 anos.

Outro nome que parou no radar é Facundo Ferreyra. O jogador foi vendido para a Ucrânia aos 21 anos. Tudo indica que já tem dinheiro para se aposentar aos 26 anos. Seu contrato acaba no meio do ano e já pode assinar pré contrato. Quem sabe não queira ficar mais próximo da família e jogar a Libertadores? Sempre gosto de lembrar que o Shaktar deve a camaradagem que o Flamengo fez ao liberar Eduardo da Silva antes de o contrato terminar… Segundo o site Transfrmkt.com o jogador está avaliado em 7M Euros.

Nas duas últimas temporadas o jogador fez 36 gols e seis assistências. Jogou 56 partidas com média de 0,64 por jogo e participação total em gols de 0,75. A média de gols é menor que o Italiano, mas a participação é maior. É um jogador mais disciplinado tendo levado 12 cartões amarelos em dois anos, apenas 3 na atual temporada e nenhum vermelho. O histórico de lesões também não é preocupante, visto que a última lesão do argentino fora em 2014.

Quando comecei a pensar sobre o assunto pensei em incluir outros nomes como Van Persie, Etoo e Fernando Torres, mas a verdade é que estes estão no fim da carreira e em declínio. Os dois mais interessantes são os citados. Vamos nos concentrar em jogadores que somariam mais. Não citei nenhum nome impossível, mas intentei dialogar com a coluna do Márcio. No fundo, achava que o Flamengo iria fazer a grande contratação de 2018 e, apesar de dispensar muitos jogadores, faria contratações pontuais de peso e enxertaria o resto com os meninos da base que sobem. Não foi o que ocorreu.

Claro, os sites de estatística que normalmente usamos possuíam informações muito incompletas ou díspares. Portanto preferi me atentar apenas aos gols e assistências, ao invés de ter completado com as finalizações como deveria. Uma pena!

Mas e você? Contrataria algum desses jogadores? Tem alguma outra sugestão, barata ou que não se gaste na contratação? Chega mais, vamos bater aquele papo.

Anderson Alves, O otimista.

89 Comentários
Carregando comentários...
Criação de sites e aplicativos para celular