O planejamento já era! Isso é fato!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Volto por aqui, após curto período de ausência, na primeira coluna do ano de 2018, para falar (mais uma vez) sobre o imbróglio envolvendo o Flamengo e a saída (ou não) de Reinaldo Rueda. A coisa toma ares de novela devido a notícias publicadas em veículos de mídia colombianos, chilenos e brasileiros.Todas essas notícias, inclusive, sem cunho oficial por parte do Flamengo, ou de Reinaldo Rueda.

A pergunta que não quer calar e que povoa o noticiário esportivo há pelo menos três semanas deve ser respondida ainda hoje, após reunião do técnico com a diretoria do Flamengo. O suspense acabará, as coisas retornarão ao seu compasso normal e vida que segue; ou não!

Uma coisa é líquida e certa: o planejamento para 2018 já era! Nem os dirigentes do Flamengo e nem o Papa conseguem me convencer do contrário! Digo isso porque após o início das férias do elenco e da comissão técnica o planejamento foi, digamos, colocado em “stand-by” (o famoso sobreaviso) por parte da diretoria, forçada a aguardar a palvra, mesmo que por telefone ou whatsapp, do profe Rueda.

A falta de sintonia e, principalmente, de comunicação entre a cúpula rubro-negra e o treinador colombiano fez com que essas três semanas fosssem perdidas em termos de evolução nas contratações ou até mesmo dispensas de jogadores que não seriam utilizados por Rueda, salvo algumas exceções.

Dentre essas ressalvas, poderíamos incluir os que já estariam em final de contrato (sem intenção de renovação por parte do clube), os destinados a empréstimos (já préviamente decididos) e os renegados pela torcida, que acabariam por devincularem-se de uma maneira ou de outra. Mesmo assim ainda existem muitas pendências a serem resolvidas quanto à dispensas de alguns atletas que não permanecerão.

O que nos resta, agora, é esperar. Vamos aguardar para ver o desenrolar dessa história. Torçamos para que essa saída dê-se o mais rápido, visando uma rápida retomada do planejamento. Muito e preciosíssimo tempo foi perdido nesse compasso de espera. Para vocês terem ideia do quão lesivo foi essa delonga, iniciamos o ano de 2018 como o único time da série A que não anunciou nenhum reforço.

Isso certamente pesará no plejamento do ano que se inicia e que foi deixado de lado, forçosamente, devido a essa celeuma criada por ambas as partes. Mais uma das tantas que vêm assolando e impedido o Flamengo de planejar a contento suas pré-temporadas. Algo deve ser feito, urgentemente. Benzedeira, orações, vodu, sal-grosso, pai-de-santo, padre, bispo de igreja evangélica, arruda… Qualquer ato de fé seria altamente salutar para nos afastar dessa “inhaca”!

Após o desenrolar dessa situação, podemos cravar algumas coisas para 2018:
1. a expectativa gerada em relação ao clube será baixa (o que pode ser um fator positivo);
2. algumas negociações poderão ser malogradas devido à espera acentuada,
3. sairemos atrás de todos os outros clubes em matéria de planejamento.

Dito isso, vamos ver o que nos aguarda neste ano que se inicia, onde o Flamengo entra pressionado a ganhar algo relevante visando arrefecer os ânimos da Magnética. A temporada terá início muito mais cedo neste ano de Copa do Mundo (viva a CBF!!!). Praticamente todos os clubes sofrerão com uma pré-temporada mais curta, devido ao péssimo planejamento e gestão pífia da única confederação de futebol do mundo (isso é Brasil, meus amigos!).

Até quando viveremos num país onde a politicagem sórdida e desonesta de federações coronelistas, narcisistas e atreladas ao nepotismo endêmico ainda se perpetuam num mundo cada vez mais transparente e ciente de que as gestões devem primar pela excelência administrativa? Espero que isso logo acabe. Pelo bem do futebol, pelo bem do Flamengo, pelo bem do país! Mas isso é tema para colunas na seção política. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas idéias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parca argumentação!

81 Comentários
Carregando comentários...