O Globo: “Com dificuldade para liberar jogadores, Flamengo trava chegada de reforços”

  • Ao definir que só se reforçaria em 2018 depois de abrir espaço no elenco e na folha salarial, o Flamengo travou seu planejamento. O motivo é o alto custo dos jogadores que o clube colocou na vitrine para serem negociados. Com altos salários e vínculos em vigor em sua maioria, nomes como Alex Muralha, Rafael Vaz, Gabriel e Mancuello, que despontaram na barca rubro-negra, têm as saídas dificuldadas no primeiros dias da nova temporada.

Em outra ponta, o Flamengo também sofre para concretizar as contratações pontuais. Muito porque elas dependem dessas saídas para respeitar o orçamento. No cenário atual, apenas Márcio Araújo, que teve vínculo encerrado no último dia de 2017, tem a situação encaminhada. Ou renova por um ano e sai por empréstimo ou rescinde. Com salário abaixo da média no Flamengo, está perto da Chapecoense, mas desperta interesse de outras equipes brasileiras.

Nos demais casos, os salários entre R$ 200 e R$ 300 mil afugentam os interessados. A ideia era vender Alex Muralha, Vaz, Mancuello e Gabriel para recuperar o alto investimento. No entanto, apesar de algumas sondagens, as negociações param quando os valores da cifras destinadas aos jogadores aparecem no papel. O goleiro teve contrato renovado até 2020 e reajuste salarial. O prazo é o mesmo do meia argentino. O atacante também renovou, até 2019, mesmo sem jogar. Já o zagueiro tem vínculo até o fim do ano.

A qualificação do elenco nos últimos anos, portanto, acabou fazendo com que as eventuais sobras de jogadores se desse em um patamar alto. Desta forma, o planejamento dos contratos e das próprias negociações estão mais criteriosos, e novas investidas são consideradas difíceis.

A indefinição sobre a permanência do técnico Reinaldo Rueda é apenas um agravante a mais. Nas últimas horas, a imprensa chilena deu conta que o treinador seguirá ao Brasil para confirmar seu acerto com a seleção do Chile ao Flamengo, que já se prepara para cobrar a multa rescisória e acena com Paulo Cesar Carpeggiani como comandante da equipe. Ele viria para o cargo de coordenador.

Sem a certeza sobre Rueda, a diretoria recebeu os primeiros jogadores no Ninho do Urubu ontem para o início da pré-temporada, de olho no Estadual. Foram sete atletas: Gabriel Batista, Thuler, Klebinho, Ronaldo, Jonas, Jean Lucas e Jajá.

O clube terá o elenco completo no dia 13. Até lá, espera definir tudo sobre chegadas e saídas. Para ter o lateral Zeca, do Santos, mesmo com cautela do setor jurídico, a diretoria descartou ceder o atacante Felipe Vizeu. O jovem é o único centroavante hoje, ao lado do garoto Lincoln, já que Guerrero ainda não sabe quando retorna até o julgamento na Fifa. Caso consiga diminuir ainda mais a pena de seis meses por suposto doping, pode ser o principal reforço.

Nos últimos dias, porém, dirigentes fizeram contato para oferecer a Adriano um projeto de recuperação, mas o ídolo não se enquadraria como nome de alto nível para o time principal em um primeiro momento. A ideia é recuperar o Imperador antes de pensar em contrato.

Ontem, a diretoria do Flamengo confirmou a ampliação do prazo de estudos para a viabilidade do terreno da Avenida Brasil, escolhido como possível local para a construção de seu estádio. O vice de patrimônio do clube, Alexandre Wrobel, agendou uma reunião para a próxima terça-feira com proprietários da área e arquitetos que já se debruçam no projeto há alguns meses.

Reprodução: O Globo

  • Paollo

    Óbvio, nenhum clube vai fazer a cagada de pagar salário superfaturado, igual essa diretoria faz com esse monte de perebas.

  • Rodrigo Alves

    Isso que da oferecer mais de 200 mil pra perebas, na hora de sair nenhum deles quer diminuir os salário!

  • Alexandre

    Esse pessoal não entende nada de futebol, e quem deveria entender ou não sabe de nada ou não tem autonomia pra fazer nada. Parece piada essas notícias.

  • Yan Balduino

    O Muralha ainda vai, já que veio como destaque do BR 2015 (há controvérsias). Agora o Gabriel, após 5 anos sem mostrar absolutamente nada em mais de 200 jogos pelo clube, teve contrato renovado em 2017, sendo que mesmo que a desculpa fosse para “compor elenco” (pereba não compõe coisa alguma, mas tudo bem), 2017 foi o último ano desse contrato de 5 anos assinado em 2013. E RENOVARAM POR MAIS 2 ANOS!!!! Pra mim essa foi a gota d’água para quem ainda duvidava de que a atual diretoria não entende nada de futebol. Além de acreditarem na serventia do Gabriel, é sério que acharam que não teria ninguém que pudesse substituí-lo com mais qualidade até o final de 2019? E ainda rejeitaram propostas de alguns clubes que se interessaram. É como um jogo de dominó. Você tem várias oportunidades de se livrar da sua “bomba” e vai adiando, até que elas acabam e você morre com a bomba na mão.

    Quanto ao Vaz, veio por um planejamento ridículo de zagueiros em 2016. O Flamengo adiou a saída iminente do Wallace que há muito tempo já não tinha mais clima no clube e já havia pedido para sair. E ainda tinha o pereba do César Martins emprestado do Benfica. Não trouxeram o zagueiro nível A quê prometeram no início do ano, sendo que essa era a nossa principal carência constatada em 2015. Só trouxeram o Juan, encostado no Inter, a princípio para compor elenco (acabou mais tarde sendo o nosso zagueiro nível A). Depois que o Juan se machucou, que a gota d’água veio e Wallace pediu para ser negociado definitivamente e que o Benfica pediu o pereba do CM de volta, ficamos a ver navios sem zagueiros e com o Brasileiro já em andamento. Tiveram que buscar desesperadamente dois zagueiros pela série A para segurar a onda até o Juan voltar, enquanto finalmente negociavam com o Donatti. Nessa acabou vindo o Rever e o pereba do Vaz, que por um acaso acabaram se entrosando e temporariamente estabilizaram o problema da zaga. Resultado: estamos com o Vaz até hoje e o Donatti saiu com apenas 11 jogos do clube.

    • Kurosaki Vaizard

      Maior burrice ano passado foi a contratação do conclave renovação de jamal , o conca tomou espaço do Donatti em questão de gringos no elenco.

      • Yan Balduino

        Conca foi um erro enorme. Mas essa não é nem a questão. Não tínhamos mais de 5 gringos em 2016. Na verdade só tínhamos 4. Donatti não jogou porque o Rever e o Vaz acabaram se entrosando já de cara. Até o Juan ficou de fora por causa disso. Depois inventaram de trazer mais 3 gringos, sendo que dois sempre estariam de fora nas escalações. E 2 deles foram contratações equivocadas. O Conca que eu já citei, que poucos avaliaram que era muito arriscado confiar nele como uma das 4 contratações pontuais em 2017, já que só jogaria nas últimas partidas da 1ª fase da Libertadores e dificilmente atuaria em alto nível ainda em 2017. E o Berrío, já que precisávamos de um ponta driblador e finalizador (o próprio ZR admitiu em entrevista que estavam procurando um jogador com essas características), mas ele não era esse cara. O problema dos 7 gringos foi outro erro de planejamento.

        • Vinícius Quintanilha

          Sempre falo isso aqui: o planejamento em relação aos pontas é o que me dá mais repugnância. Tiveram uma mesquinhez absurda de não terem trago Keno e Bruno Henrique, que comeram a bola em seus respectivos clubes, mas não hesitaram em pagar 12 milhões de reais em Berrio, técnicamente mais fraco que os dois. Até o Zé Ricardo, mesmo sendo um paneleiro, reclamou que este não era o jogador de beirada ideal. Não é atoa que ele botou os 4 laterais em partidas da Libertadores.

      • Yan Balduino

        Conca foi um erro enorme. Mas essa não é nem a questão. Não tínhamos mais de 5 gringos em 2016. Na verdade só tínhamos 4. Donatti não jogou porque o Rever e o Vaz acabaram se entrosando já de cara. Até o Juan ficou de fora por causa disso. Depois inventaram de trazer mais 3 gringos, sendo que dois sempre estariam de fora nas escalações. E 2 deles foram contratações equivocadas. O Conca que eu já citei, que poucos avaliaram que era muito arriscado confiar nele como uma das 4 contratações pontuais em 2017, já que só jogaria nas últimas partidas da 1ª fase da Libertadores e dificilmente atuaria em alto nível ainda em 2017. E o Berrío, já que precisávamos de um ponta driblador e finalizador (o próprio ZR admitiu em entrevista que estavam procurando um jogador com essas características), mas ele não era esse cara. O problema dos 7 gringos foi outro erro de planejamento.

    • Sobei loscar

      Mas tudo isso só comprova uma coisa, são “INCOMPETENTES” para gerir o futebol do Flamengo.

  • Sobei loscar

    Agora tá na hora de dar os parabéns ao SIR EDUARDO BANDEIRA DE MELO, sua obra começa a ficar completa, e o saldo é deprimente, mas como ele mesmo diz, o trabalho continua, é bem feito e todos vão comigo até o fim. E tem gente que gosta, anda revoltada, mas gosta, fazer o que??

  • Sandro Zerbin

    Parabéns aos administradores do futebol do Flamengo, porém, nesse país não consigo tirar a ideia de que alguém está ganhando com isso

    • Henrique

      É um caso a pensar , é comum políticos indicarem funcionários e ficar com parte dos salários , não acho difícil isso acontecer no futebol.

  • Texugo

    Justo os protegidos do Derrota de Mello… só servem para o Flamengo e pra nenhum outro clube… e ainda existem os defensores dessa “gestão”.

  • Sobei loscar

    Esse pessoal do futebol do Flamengo, pode começar a rezar e muito, se daqui a três meses o time não estiver jogando o fino da bola, conheceram o “INFERNO EM VERMELHO E PRETO.

  • kingDavid

    Só o Flamengo fica refém de tanto pereba. Num futuro proximo, todo mundo só vai lembrar dessa fase como a Era Banana!

  • euavisei

    Só acho, é uma opnião minha. o RC deveria vir a público explicar o por que de certas coisas, como por exemplo como pode um pereba como o Vaz sair do vasco na reserva ganhando 40 mil e chegar no Flamengo ganhando o triplo ou mais que isso 180 mil? o pereba Renê sair do sport ganhando uma mixaria e chegar no flamengo ganhando 240 mil ? so exemplos de como o Flamengo gasta errado seu dinheiro com jogadores Mediocres, pra mim o RC é o cavalo de Troya do Flamengo no século 21, não sei se procede. mais o cara em 3 anos de serviço ja deve ter ultrapassado os 500 milhões gastos em contratações e salarios so pra ganhar um misero CARIOCA? KRL, essa dinheirama toda gasta é digna de dividas de tia patty e cia que afundaram o Mengão nas dividas,é essa gestão que pressa por boa gestão financeira? kkkkk… o pior é que não veio retorno esportivo NENHUM com essa gastança toda!

    FORA RC

    ACORDA NAÇÃO

    • kenywats

      Já eunaoavisei, mas como disse a reportagem, “O atacante também renovou, até 2019, mesmo sem jogar.” Ou seja, a mais mistério sob o céu e a terra flamenguistas do que supõe a nossa vã filosofia.

      • Henrique

        Mas acho que o mancuello ainda tem mercado na Argentina e se não renovasse sairia de graça.

  • euavisei

    Só acho, é uma opnião minha. o RC deveria vir a público explicar o por que de certas coisas, como por exemplo como pode um pereba como o Vaz sair do vasco na reserva ganhando 40 mil e chegar no Flamengo ganhando o triplo ou mais que isso 180 mil? o pereba Renê sair do sport ganhando uma mixaria e chegar no flamengo ganhando 240 mil ? so exemplos de como o Flamengo gasta errado seu dinheiro com jogadores Mediocres, pra mim o RC é o cavalo de Troya do Flamengo no século 21, não sei se procede. mais o cara em 3 anos de serviço ja deve ter ultrapassado os 500 milhões gastos em contratações e salarios so pra ganhar um misero CARIOCA? KRL, essa dinheirama toda gasta é digna de dividas de tia patty e cia que afundaram o Mengão nas dividas,é essa gestão que pressa por boa gestão financeira? kkkkk… o pior é que não veio retorno esportivo NENHUM com essa gastança toda!

    FORA RC

    ACORDA NAÇÃO

  • Victor Ferreira

    Negativo!
    O Diogo Barbosa o Palmeiras comprou por 17 milhões. O Palmeiras cedeu o Egídio apenas para se livrar desse jogador que a torcida não aguentava mais.
    Ninguém em são consciência trocaria o melhor lateral do campeonato pelo Egídio.

    • Vinícius Quintanilha

      Moeda de troca foi só o Marcos Rocha. Se não me engano as Peppas cederam Arouca pro Galo (não sei se o Roger Guedes foi também).

      • Victor Ferreira

        Isso

  • Victor Ferreira

    Negativo!
    O Diogo Barbosa o Palmeiras comprou por 17 milhões. O Palmeiras cedeu o Egídio apenas para se livrar desse jogador que a torcida não aguentava mais.
    Ninguém em são consciência trocaria o melhor lateral do campeonato pelo Egídio.

  • Wagner Alves

    São tantos bordões que já foram ditos que já enjoei de repeti-los, mas vai lá: “melhor gestão de todos os tempos”

    Contratos longos com perebas, renovações absurdas, salários altos com retorno zero e muitos fracassos. Tenho sérias dúvidas sobre esse “melhor”…

  • Thiago COM

    Infelizmente a barca só vai sair junto com EBM.

  • Gardner

    Eu tenho que reconhecer que a diretoria esta muito mal no planejamento.
    Infelizmente eu gostaria de ver esse ano um flamengo forte e modificado claro que nao precisamos de muitas mudanças pois acredito no poder dessa base.
    Ronaldo
    Paquetá
    E vizeu como reserva não sao opções ruins!
    Vinicius junior pode crescer esse ano e dar alegrias.
    Se essa base der certo com o atual elenco podemos suurpreender esse ano,temos dois goleiros bons uma zaga ne um nivel médio mais boa meias e pontas que podem render,o maior problema eh as laterais acredito que os volantes podem resolver o problema da lateral esquerda na marcação porém a direita eh impossivel pois nem Pará nem rodinei atacam com qualidade,sendo que pelo menos isso o trauco faz bem.
    O problema eh que nao temos um centroavante titular de qualidade goleador.
    E a libertadores ja esta ai.

  • Joao Rodrigues

    No Flamengo , sempre q um jogador ou melhor perebas , saem é só por empréstimo ou d graça , nunca q aparece um louco pra comprar, será pq?poq são ruins ,dúvido q o Palmeiras n já se desfez dos q ele n queria ,fez troca ,n faltou qm n quisesse ,pq os caras n são tão ruim qto os q tão no Flamengo .

  • Rodrigo Rodrigues

    To mais preocupado com essa barca do que contratações… pra mim a barca seria o maior reforço do Fla 2018. To apreensivo.

  • Rodrigo Rodrigues

    To mais preocupado com essa barca do que contratações… pra mim a barca seria o maior reforço do Fla 2018. To apreensivo.

  • Tude Lima Rocha

    Obrigado Zé Ricardo !!!!

  • Lucas

    A dita melhor gestão da historia fez contratos de valores absurdos e prazos longos com jogadores medíocres. Agora está refém desses contratos e de um planejamento fracassado. Ta ai o legado que eles iram deixar para os próximos dirigentes em 2019.

  • Jose

    Melhor emprestar esses 4 e pagar a metade do salario de cada pois assim economizava e traria mais 1 ou dois melhores,ta na hora de renovar o elenco.

    • Boris D’Paula

      Eles querem recuperar o dinheiro investido. Mas ninguém quer essas lerdesas, todos querem pagar pouco e terem bons jogadores.

  • Maurício Torres

    Ninguém quer largar o osso. Quem vai querer sair de uma zona de conforto com salários em dia sem obrigação de jogar e ir para outro time e ter que ralar e suar a camisa. Errado é a diretoria fazer esses contratos longos com jogadores que não fedem e nem cheiram. Vejam o caso do gabriel. Sete anos no clube, nunca mostrou nada e ainda assim fica lá recebendo. Não briga para ser titular e quando entra dá dois piques tropeça na bola e pronto fez a sua parte. Tem ”alguns” levando por fora para fazer esses contratos longos com anuência de jogadores. Outro caso é o ederson, cadê? O roger já vai voltar a jogar. Voltando ao gabriel, o avaí quis levar ele mas o RC vetou dizendo que era peça importante para a conquista da CB.( E nem jogou). É essa diretoria que está no caminho certo? Única coisa certa aí, é dinheiro no bolso….deles!

  • Maurício Torres

    Ninguém quer largar o osso. Quem vai querer sair de uma zona de conforto com salários em dia sem obrigação de jogar e ir para outro time e ter que ralar e suar a camisa. Errado é a diretoria fazer esses contratos longos com jogadores que não fedem e nem cheiram. Vejam o caso do gabriel. Sete anos no clube, nunca mostrou nada e ainda assim fica lá recebendo. Não briga para ser titular e quando entra dá dois piques tropeça na bola e pronto fez a sua parte. Tem ”alguns” levando por fora para fazer esses contratos longos com anuência de jogadores. Outro caso é o ederson, cadê? O roger já vai voltar a jogar. Voltando ao gabriel, o avaí quis levar ele mas o RC vetou dizendo que era peça importante para a conquista da CB.( E nem jogou). É essa diretoria que está no caminho certo? Única coisa certa aí, é dinheiro no bolso….deles!