Henrique Dourado no Fla? Segue o jogo

Caros Rubro Negros,

Nesta terça feira, dia 30/01/2018, muito se falou sobre a possível chegada de um reforço na Gávea: Henrique Dourado. Com a indicação de que Dourado estaria de malas prontas para deixar o ex-rico e agora desvalido Fluminense para vir ser feliz na Gávea, a mídia e as redes sociais de alguma forma ligadas ao Flamengo fervilharam.

Foi um tal de “é boa contratação”, “é uma péssima contratação”, “teve grana pro Dourado mas não teve pro Love”, “é fazedor de gols”,”só faz gols de pênalti” e muitas outras coisas. E quando começaram a surgir as mais diferentes especulações sobre os valores… Ai então é que a coisa esquentou. Teve de tudo: R$ 18 milhões de Reais, 7 milhões, 9, Vaz no negócio. Época de redes sociais é assim mesmo. Todo mundo quer dar a noticia e quase ninguém tem razão. Mas o mais certo até o momento é que a negociação se dará pelo valor total de R$ 11,5 milhões de reais. A conferir.

A verdade é que o “Ceifador” não tem uma carreira brilhante. Teve uma temporada importante no Palmeiras em 2014, no qual de fato foi importante para a manutenção do time paulista na Série A (com a menor pontuação da história dos pontos corridos por aqui, pífios 40 pontos… Um vexame, por sinal). Contudo, mesmo tendo sido o artilheiro do time na competição, com 16 gols, não deixou saudades nos torcedores de lá. Isso por seu estilo “centravantão”, atacante oportunista, daquele tipo fazedor de gols, mas que participa pouco dos jogos, que não tem muita habilidade. Meio brucutu. Um Brocador versão 2018, por assim dizer.

Depois disso teve uma passagem apagada pelo cruzeiro, uma rápida passagem por um time menor em Portugal e veio para o Flu, aonde de fato, teve sua grande temporada até o momento em 2017, sendo o artilheiro do país, com 32 gols na temporada.

Isso posto, Henrique Dourado é uma boa contratação para o Flamengo? Pessoalmente não é um jogador que me agrade 100%. Não é uma contratação que eu procuraria, se fosse dirigente. Contudo…O Flamengo precisa de um homem-gol. Nosso camisa 9, que está suspenso e só deve voltar a jogar no Flamengo após a Copa do Mundo. Vale lembrar também que Guerrero esta longe de ser uma unanimidade no Fla e não entraremos em detalhes nisso por conta desse assunto já ter sido discutido a exaustão nesse espaço. Além disso a negociação do jovem Felipe Vizeu com a Udinese, ventilada por todo ano de 2017, já é dada como certa. Ficaríamos com o jovem Lincoln no elenco e com Vizeu até o meio da temporada, pra jogar a primeira fase da Libertadores.

No mais, o Flamengo está viabilizando a contratação do artilheiro do Brasil no ano anterior. Muitos lembrarão aqui sobre a contratação dos nada saudosos Val Baiano e Josiel, ambos artilheiros do campeonato brasileiro e pouco tempo depois contratados pelo Flamengo. Só posso dizer que o Henrique foi artilheiro em um time um pouco maior do que os outros jogadores citados e isso faz diferença. Além disso, o Flamengo hoje é muito diferente do Flamengo que Val Baiano e Josiel conheceram.

“Ah, mas ele só faz gols de pênalti”. Mas os gols de pênalti valem menos? Nas últimas temporadas perdemos alguns pênaltis que poderiam ter mudado a história do ano do Fla. No mais, sinceramente, sempre achei estranho o nosso camisa 9 ter tanta aversão a batida de penalidades. Um dos fundamentos do artilheiro deve ser a fome de gols. E que oportunidade mais clara existe do que a batida com a bola na marca do cal? Isso é ponto para o Ceifador, não demérito.

Dessa forma, e pelos valores tidos como mais plausíveis no momento, creio que a contratação do Ceifador é um acerto. Não é o nosso objeto de desejo como atacante. Longe disso. Mas não é um absurdo. Dadas as circunstâncias, é ok. Aguardemos o desfecho da negociação. Segue o jogo.

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio-Torcedor… Faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Luiz Henrique Amorim

Cumpriu tabela: Venda de Felipe Vizeu. Outro assunto que permeou a terça do Flamengo foi a possível venda do jovem Felipe Vizeu para a Udinese. Entre contestações sobre os valores  e sobre a venda de um potencial, acredito que o jogador está sendo relativamente bem vendido. Pouco sabemos do que acontece nos bastidores e no dia a dia do clube. E em que pese ele ter podido jogar mais por aqui que vá e seja feliz por lá.

Golaço: Título da Copa SP. Um time que perde vários de seus titulares e ainda assim consegue chegar a uma conquista deve ser elogiado. Um autêntico milagre Rubro Negro. Parabéns aos campeões e que consigam (como alguns já vem fazendo) arrumar seu espaço no elenco principal.

Golaço: Julio Cesar. É cria da base. Foi fundamental para o Flamengo em tempos muito complicados. Muito complicados mesmo! É um dos melhores goleiros que vimos jogar com a camisa do Fla. É goleiro de copa do mundo. E não vem para ser estrela nem para tomar o espaço de ninguém. É uma justa homenagem a um custo módico. E antes que se julgue qualquer declaração dele é bom lembrar que o Flamengo no qual o JC jogou era algo para ser estudado pela NASA no que tangem a bastidores, administração, etc.

  • André Thoor

    Esse Maluco aí acima na reportagem,sabe das coisas! SRN!!

  • Pedro Reis

    Boa Amorim sempre sensato
    Estava sentindo falta das suas colunas aqui no coluna do flamengo
    Concordo integralmente com a sua opinião antes Dourado que Gilberto

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado!!

      Meu último trimestre de 2017 foi mais atribulado que o do Flamengo, rs. Mas em 2018 estou aqui, firme e forte.

      Continue nos acompanhando!!!

      Abraços!!!

    • Luiz Henrique Amorim

      E sim…muito antes Dourado do que Gilberto…

  • Watson Luiz pereira

    Bingo…perfeita análise.. concordo em gênero número e grau…

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado!!!

  • Raphael Silva Oliveira

    Excelente análise!!! ??????

    • Luiz Henrique Amorim

      Obrigado!

      • Watson Luiz pereira

        ?como sempre

        • Luiz Henrique Amorim

          Obrigado!!!

  • Fla venu

    Só estou preocupado com zagueiro reserva pra caso Juan ou Rever/Rodolfo se machuquei,2017 tivemos problemas nas finais copa do BRASIL e sulamericana pra goleiro, zaga,ataque (senhor Guerrero nervosinho) nossas laterais precisam.mais ainda não tem.como confiar em TRAUCO/PARÁ/RENÊ; com o q temos escalão assim.mengao pro primeiro combate contra o RIVER: DIEGO ALVES-RODINEI-REVER-JUAN-EVERTON-ARÃO-DIEGO-PAQUETÁ- MARLOS MORENO- VINICIUS JUNIOR_CEIFADOR…PODE SER JONAS OU RONALDO NO LUGAR DO ARAO TBM

    • Luiz Henrique Amorim

      Na minha opinião precisamos desesperadamente de um lateral esquerdo. Um zagueiro eu daria oportunidades pro Leo Duarte, mas também seria bem vindo um reforço.

  • Shaka de Viking

    Ótima análise mesmo. Coisa rara ultimamente na Coluna.

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado!!

      Continue nos acompanhando!!!

      p.s: “Shaka de vinking”? misturou bacana ai hein…

      Abraços!

  • Lucas Matos

    Muito bom…. SRN….

    • Luiz Henrique Amorim

      SRN!!!

  • Davi Abreu

    Diego Alves vai poder treinar basbasta os penaltis .. Hahaah

    • Luiz Henrique Amorim

      Bem isso….kkkkkk

  • Gardner

    Ótimo texto.
    Parabéns analisou com pé no chao…

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado.

      Siga nos acompanhando!!!

  • rubro negro

    Já estou começando a ficar preocupado, até agora nada

  • Bruno Affonso

    Desde que começou a disputar o Campeonato Brasileiro em 2013, Dourado é o terceiro com mais gols na competição, com 39 gols, empatado com Ricardo Oliveira.

    Quanto à eficiência, é líder entre os jogadores que marcaram pelo menos 30 vezes na competição. Finalizando 179 vezes, tem aproveitamento de 21,9% de suas conclusões. Ele precisa, em média, de 4,6 arremates para marcar. Fred (21,5% de aproveitamento e 260 finalizações), André (19,9% de aproveitamento e 226 finalizações) e Ricardo Oliveira (17,7% de aproveitamento e 220 finalizações) têm um percentual inferior.

    “É só fase” “Brocador” “Enganador”. Bando de corneteiro…

    • Luiz Henrique Amorim

      Só acho que chamar de Brocador não é exatamente uma crítica… o Broca tem bons números ai também se for olhar…

      Abraços

      • Bruno Affonso

        Exemplificando Brocador ser uma crítica: Comparar o Brocador com Fred seria algo compreensível? Ou com o Ricardo Oliveira? Broca foi muito importante, mas ele foi sim um “É só fase”. Não foi uma crítica ao seu texto, foi aos que simplesmente dizem “Brocador” com intuito de desmerecer.

        • Luiz Henrique Amorim

          É uma análise sim. No meu lado eu quis dizer mais que é um finalizador. Um jogador “de um toque só na bola”.

          Abraços!

          • Willian Goulart

            Ótima discussão, com pontos de vista diferentes mas mantendo o nível. Mas no meu entender, qual problema do cara ser um “Brocador” ou “Jardel” (sem comparações), se o que importa é bola na rede! Sou mais um Obina, que não tem habilidade mas colocava a bola na rede, do que Deivid que diziam ter muito talento (no Cruzeiro e Santos), mas que vestindo o Manto perdia gols que até a molecada do Dente de Leite faria! Parabéns pela matéria SRN.

          • Luiz Henrique Amorim

            Eu também acho que ainda tem espaço para esses “caneludos” no futebol. Ainda mais aqui no Brasil.

            Coitado do Deivid. Mais de 12 meses de salários atrasados e sempre jogando fora de posição… ficou marcado pelos gols perdidos…

            Abraços e continue nos acompanhando!

  • Alisson Silva

    Parabéns pela análise.?? E queria dizer que tem muito chão para gente andar nessas temporadas que estae por vim… E vamos ver a evolução do CEIFADOR no MENGÃO que chega agora e na MULECADA da base.. vamos ficar esperto no setor da defesa principalmente as laterais.. estamos carente nesse setor..

  • Davi

    Bela análise!! Acho que foi ótima a contratação, se vai corresponder ou não só o tempo dirá. Alguém achava ER uma contratação ruim? Mas até agora não correspondeu ao investimento e s expectativas, mas msm ele ER tem tempo pra isso ainda, imagina um cara que ainda nem foi anunciado. Agora é arrumar as laterais.

    • Luiz Henrique Amorim

      Minhas expectativas com o ER são as melhores. Tem uma coluna engatilhada sobre o assunto…seria a de hoje não fosse o noticiário do Fla ter sido tão agitado ontem…

      No mais, muito obrigado!!

      Abraços!!!!

      • Davi

        Quero ver essa então… abc

        • Luiz Henrique Amorim

          Deve ficar pra semana que vem, se o noticiário do Fla permitir. Era pra hoje.
          Mas já está pronta.

  • Marcos Gonçalves de Albuquerqu

    Bota para jogar no lugar do guerreiro caneleiro, malandro do futebol, o corinthians mandou embora não foi a toa. O cara pelo menos fez gol no ” time C” porque não fará no MENGAO?

  • Fabio

    Mas o Besiktas contratou Love por R$7,8 milhões de reais, porque pagar R$11,5 milhões num jogador sem identificação com o clube e que faz a maioria dos gols de pênaltis com destaque apenas agora com 28 anos?

    • Luiz Henrique Amorim

      Até acho que o Love poderia cair bem no Fla. Vai ter muita gente que acha o contrário. Mas ai tem que ver uma série de outras coisas: Condições de pagamento, se esse dinheiro pro Dourado estava à disposição ( a possível venda do Vizeu viabilizou a possivel compra do Dourado?), etc.

      No mais, querendo ou não, o Love é um jogador mais velho que o Dourado e, teoricamente, este teria mais mercado futuro que o Love. Isso também tem que ser ponderado.

      Teoricamente eu preferia o Love. Mas, como disse na coluna, não acho o Dourado uma opção absurda.

      Abraços!

      • Fabio

        Pois é, não acho que o Dourado seja terrível e que não dará certo, porém parece que mais uma vez o Flamengo dormiu no ponto deixando de contratar um jogador melhor e pagando menos. Se o Flamengo consegue pagar o Fluminense, poderia pagar o time da Turquia também , o problema é que no caso a diretoria queria de graça! (WTF?) Também acho que é momento de procurar o retorno técnico, retorno financeiro deixa pra base, então finalizando o meu ponto de vista: Flamengo poderia ter investido menos em um jogador melhor, que não seria perseguido pela torcida e que poderia até jogar com Guerrero. Mas como colocar Guerrero e Dourado juntos?

        • Luiz Henrique Amorim

          Guerrero e Dourado juntos é possível embora improvável. E de fato o Love teria menos rejeição do que o Dourado. Mas teria também…

          Eu acho que eles não pagaram no Love por entender que é um jogador que não vai mais ter mercado. E eles entendem que o Dourado ainda tem… só acho….

          No mais, eu pretendo falar um pouco também sobre outro aspecto dessa contratação, um aspecto diferente, que eu vi pouca gente abordando, mas só depois que a contratação for de fato fechada

          • Fabio

            Aguardarei então estendermos essa discussão rs E agradeço por responder aos comentários, valorizando a discussão. SRN

          • Luiz Henrique Amorim

            Vai ser interessante a coluna. Conto com sua presença

        • Sergio Morais

          DOURADO PERSEGUIDO?!?!?!?! Só se for por uma dúzia de TORCEDORES MODINHA-NUTELLA como vc……Muito SEM NOÇÃO mesmo.

          • Fabio

            Sr. Sérgio, Dourado não seria minha primeira opção, mas se você observar comentários sobre a possível contratação, observará uma resistência ao nome, ainda mais por ter vindo do Fluminense, assim como seria no caso do Fred. Considero que você deve estar me confundido com outro torcedor, então não vou responder suas “ofensas”.

    • Davi Faria

      Vc sabe a idade do love? E seu salario?

      • Fabio

        Tem 33 anos, e pelo que foi comentado na imprensa ele receberia algo próximo ao salário que será firmado com Dourado.

        • Luiz Henrique Amorim

          Acho que um pouco mais até.

          • Fabio

            Mas se for um pouco mais no salário (falaram em R$600mil e Dourado entre R$400mil e R$500mil), é justo, porque o Vagner Love já foi artilheiro em diversos clubes, e figurou em alguns momentos até na seleção brasileira, então ele tem mais valor até em marketing do que o Dourado.

  • PAULOFLA

    Boa visão. Bela crítica. Opinião construtiva. ???

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado!!!

      Abraços!

  • Junior Oliveira

    O que será que vai acontecer caso o Júlio César feche o gol, pegando pênalti e tudo nos jogos que jogar? Renovaria ou encerrava a carreira mesmo assim?

    • Luiz Henrique Amorim

      Segundo o próprio JC estender o contrato não é algo possível. Agora…caso ele mudasse de ideia e isso ai acontecesse…

      Mas acho que não…dá até divórcio pra ele pelo que parece…kkkkkk

  • Vitor Hugo

    Gostei da matéria, muito boa, Ceifador é uma realidade atual, vamos ver se mantém esse ritmo.

  • Roy Parker

    Mandou bem!

  • Willian Goulart

    Excelente análise! Eu também não acho que ele seja o melhor atacante mas é o que hoje nos proporciona o melhor custo-benefício. Só acho que devido a nossa saúde financeira, deixamos escapar mais um prata da casa. Acredito sim que Vizeu tem muito potencial e ainda ouviremos muitas coisas boas a respeito de sua carreira na Europa, como já acontece com Jorge. SRN.

  • DPBFLA

    Muito boa análise. Concordo plenamente. Só acho que o Flamengo poderia ter valorizado mais o Vizeu. Enfim.. Que tudo dê certo para o Henrique aqui no fla.

    • Luiz Henrique Amorim

      Exatamente!!!

  • Iago Santos

    A gente tá precisando de um cara assim que só jogue bola na rede
    Tem o moreno aí, eu vi vídeos, e na primeira partida o cara mostrou que é um ótimo passador.
    Eu acho que vindo vai fazer uma dupla muito boa.

    • Luiz Henrique Amorim

      Tomara!

  • Marcio Castro

    Excelente análise, um pouco de coerência não faz mal a ninguém.

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado!

  • Davi Faria

    Meu pensamento é identico ao seu.

  • Douglas

    Bom texto, principalmente quando fala que hoje todo mundo quer ter razão. Se me perguntassem qual atacante queria ver no Flamengo dentro das possibilidades de um clube brasileiro, eu teria citado uns dez nomes antes de falar do Dourado. Mas olhando o mercado, quantos atacantes melhores que ele trocaram de clube no Brasil? Só o Fred no Cruzeiro e a dupla Jô e Pratto vendidos por fortunas. Como vou dizer que é erro da diretoria?

    • Luiz Henrique Amorim

      Bem isso.

  • AMRS

    Acredito que vc resumiu bem a situação…!! é nessa visão mesmo! Parabéns pelo texto.

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado, Continue nos acompanhando.

  • Rodrigo Alvim

    Se o Henrique Dourado fosse na verdade argentino e se chamasse ” el Henrico Dorado” e fosse artilheiro do campeonato argentino com 11 gols de penalti ia ter gente aqui falando, “o cara é artilheiro do campeonato argentino e ainda é excelente cobrador de penalti? traz, pode trazer ! “, agr só pq o cara jogou em times sem expressão e é artilheiro do brasileirão estão desmerecendo o cara, vai entender

    • Luiz Henrique Amorim

      É bem assim…

    • Rodrigo Augusto

      Simples . A torcida está sempre cornetando.

      • Luiz Henrique Amorim

        Isso está se tornando uma lástima…

  • Thiago pereira dos santos

    Ate concordo,mas mesmo assim nao teria trazido esse enganador e batedor de penaltis do Dourado,pois nao gostei da sua contrataçao,e pra mim ele nao tem nivel pra jogar no flamengo,mas é somente a minha opiniao

  • alexandre brocchi

    Boa coluna. Tomara mesmo que o Ceifador seja o Brocador 2018.

  • Maria Gracilene

    dará gosto de ver o melhor cobrador de pênaltis contra o maior pegador de pênaltis treinar!!!!! Diego Alves deve está dando graças a Deus ele deixará de ser adversário pq realmente em cobrança de pênaltis o HD tem um aproveitamento incrível! !!!

    • Luiz Henrique Amorim

      kkkkkkkkkkkkkk

  • Lukas Oliveira

    Apesar de Vizeu parecer ter mais potencial..a venda foi boa em termos de mercado.E não tão boa em termos da função dele..só que ele não mostrou uma crescente desde quando foi revelado..E por isso o Flamengo vendeu assim..porém ainda acho que ele não teve as oportunidades devidas..só entrava no final..