GE: “Pai de primeira viagem, Arão busca fim das oscilações e cobra título grande em 2018”

O recorde de partidas disputadas no geral e como titular não foi suficiente para Willian Arão terminar 2017 satisfeito no Flamengo. Entre altos e baixos, o volante encerrou a temporada cobrando-se um desempenho melhor. Na vida pessoal, o 2018 já começou especial com o nascimento da primeira filha, Isabel, pouco antes do Natal. Foi a senha para que iniciasse treinamentos particulares em busca de uma nova vida também com a camisa rubro-negra. E uma exigência: a conquista de um título de expressão.

Não foi preciso muito tempo para Arão ter consciência do nível de exigência da torcida do Flamengo. Quanto mais perto do troféu, maior a frustração pela derrota. Foi assim com os vices da Copa do Brasil e Sul-Americana. Pressão que encontra eco no elenco e inquieta o volante, que aponta uma evolução nos últimos anos para se mostrar otimista:

A cada ano que passa sem conquistar, a pressão no ano seguinte é maior por um título nacional, um internacional, e o elenco sabe. Em 2016, chegamos em terceiro no Brasileiro. No ano passado, classificamos direto para Libertadores e chegamos em três finais. De um ano para o outro, melhorou. A expectativa é no mínimo manter essas três finais, mas queremos mais e temos condições. Falar de erros é difícil, mas todo mundo sabe o que tem que fazer de diferente.
Em bate-papo com o GloboEsporte.com, Arão falou ainda da saída de Márcio Araújo, admitiu a irregularidade em 2017 e falou dos trabalhos de Zé Ricardo e Reinaldo Rueda. O elenco do Flamengo se reapresenta sábado, às 14h (de Brasília), no Ninho do Urubu, no pontapé inicial para temporada.
Preparação nas férias
– Trabalhar nas férias é importante porque não temos uma pré-temporada adequada, né? São 10, 15 dias, às vezes menos… É importante começar antes. Assim, saio na frente de quem não começou e preparo meu corpo para não sentir tanto, não sofrer com dores que sentimos normalmente. É preparar o corpo e a mente para temporada longa.
Pressão por título de expressão
– Com certeza. A cada ano que passa sem conquistar um título, a pressão no ano seguinte é maior por um título nacional, um internacional, e o elenco sabe. Em 2016, chegamos em terceiro no Brasileiro. No ano passado, classificamos direto para Libertadores e chegamos em três finais. De um ano para o outro, melhorou. A expectativa é no mínimo manter essas três finais, mas queremos mais e temos condições. Falar de erros é difícil, foram treinadores diferentes em questões táticas, mas todo mundo sabe o que tem que fazer de diferente.
Saída de Márcio Araújo
Não só eu. Todos os atletas sempre defenderam o Márcio Araújo. Sabemos da importância para o elenco, a experiência que ele tem, mesmo com a torcida muitas vezes pegando no pé. Tudo isso saiu junto com ele, mas torço para que seja muito feliz. É um amigo particular. Desejo todo sucesso do mundo.
Márcio ou Cuéllar?
– Cada um tem sua característica. Eu não tenho o que falar dos dois, sempre me dei bem. Para mim, não muda muita coisa.
Oscilações em 2017
Fiquei devendo acho que no meio do ano, entre maio e junho, fui até para o banco. É difícil para um jogador manter o nível de atuação em 80 partidas no ano. Sou o que mais me cobro para isso. Espero que 2018 seja diferente e eu consiga manter o nível de atuação alto que a torcida quer. Claro que vou jogar mal às vezes, sou ser humano. Sei dos erros que tive ano passado e concordo. Espero que esse ano eu consiga manter o nível. Vou me preparar para isso em quantas partidas eu jogar.
Zé Ricardo e Rueda
– Sempre tive liberdade com os dois para subir ao ataque e defender. Não mudou muito neste sentido. O posicionamento obviamente muda. São treinadores com ideias diferentes. É difícil falar em qual eu me sentia mais confortável. Tive bons momentos com o Zé, cheguei à Seleção e agradeço. Ele me ensinou muita coisa. O Rueda também. Era uma outra escola e joguei partidas boas. Não tem isso de sentir mais confortável. Acho que pude ajudar com os dois, nenhum me tirou a liberdade.
Fla mais discreto no mercado
– Não posso falar muito sobre essa questão de movimentação, deixo para o presidente, para o Rodrigo. Mas sem dúvida manter o elenco é muito importante. Os times vencedores são os que mantêm a base. Nenhum time é perfeito, todo mundo precisa de reforços, que só engrandecem o elenco e fazem com que o jogador atue em seu nível máximo para não perder a vaga. Quem chegar vai ser recebido de braços aberto. O bom para o Flamengo é o melhor.
Reprodução: Globo Esporte
  • Alan Aprigio

    Vamos Arão torço por vc acredito em seu futebol lembro que no pouco tempo que Vc foi capitão vc estava um monstro duvido que alguém o criticava…Mas infelizmente sua performance caiu e as vaias vieram

    • ZagaItaliana

      Sempre foi ruim , desde a época do Corinthians .

    • Dandão Fla

      Arão jogando muito? Aonde foi isso, no Botafogo??

    • Thiago pereira dos santos

      Monstro aonde?fez somente algumas boas partidas e nada mais,ele é rum mesmo!

  • Thiago Rodrigo

    Arão ta levando pro lado pessoal. Mas sem duvidas ele com o Cuéllar foi muito melhor que com o M.A.

  • Alan Aprigio

    E parabéns pela criança ?????

  • Herbert Alisson

    É só jogar concentrado os 90 minutos do jogo, qualidade para jogar nesse futebol fraco que é jogado no Brasil vc tem, só tem que se concentrar mais. Já que tu ainda é um ativo do clube, vou continuar te apoiando, mas faz um pouquinho mais por nós torcedores e pelos dirigentes que te bancam no Flamengo… ajude a gente te ajudar!!

  • Filipe

    paneleiro vagabundo

  • Victor Ferreira

    Vaza!

  • Texugo

    Enganador. Não tem raça, não entra em divididas e demora a voltar em contra-ataques. Devia estar na barca.

  • Paollo

    Fraco, enganador.

  • Yan Balduino

    Oscilação do Arão:
    Ruim, Ruim, péssimo, horroroso, ruim, ruim, ruim, horroroso…

  • lucasrf8

    Dá para ver que a criança puxou o pai: só dorme!

    • Marcel

      Kkkkkk sacanagem

  • Marcel

    Não ataca nem defende muito bem, tem um preparo físico bem mediano, e qualidades técnicas também medianas.
    É um jogador para ter no elenco e dar opções táticas, mas acho fraco para ser titular absoluto.

  • ZagaItaliana

    Resumo do futebol do Arão : Volante lento , bem mediano na marcação , não consegue se infiltrar com a bola nos pés . Já viram Arão correndo com a bola dominada sem tropeçar ? Estilo Elias , Paulinho ? Não né ! Só faz infiltração esperando cruzamento . Sua única qualidade e bola aérea , sempre que finaliza com os pés ele isola a bola , nem dentro da baliza ela vai . Sem raça e sem sangue , dormi o jogo todo , quando decide jogar vai lá faz um desarme ou intercepta um cruzamento é vai gritar , bater no peito e fazer média pra torcida que acha bom . Ou joga mal a partida toda , ae faz um gol de cabeça e pronto , jogou bem . Se acha um líder no elenco , paneleiro . Pra mim e igual Rever , de medianos para fracos em suas reais funções , ae porque fazem alguns golzinhos acabam esquecendo as falhas anteriores .

    • Leonardo Campos

      Concordo em tudo mas acrescento que na boa fase tem bom passe.

    • Thiago pereira dos santos

      Disse tudo cara,penso da mesma forma!

  • Jhon silva

    Fraquinho, só no migué.

  • Dandão Fla

    O Flamengo deu mole o Renê Júnior foi pro Corinthians de graça, é mil vezes melhor que o Arão. Até o Jean Lucas é melhor que o Arão, vou tocer muito pro Jean Lucas entrar de titular no carioca e arrebentar pra enfim não ver mais Arame liso em campo

  • Wagner Alves

    Pra ganhar titulos esse ano, um bom começo é você ficar a temporada inteira no banco e só entrar em último caso.

  • Almir Ribeiro

    MA sempre foi um cara bom de grupo e isso faz com que seja querido. Claro que ninguém virá a público detonar o cara né. A torcida, Imprensa especializada, todo mundo dizendo que MA é ruim, limitado e em nada justificava a sua titularidade. Isso não é implicância é uma constatação geral, não só da torcida. Inclusive as suas oscilações são fatos também. Cego é quem não quer ver. Você e todos nesse grupo não tem uma coisa chamada: autocritica. Dizer que oscila todo mundo sabe…fica a reflexão. E Flamengo meu caro é pressão mesmo e sempre vai ser assim está no próprio hino: VENCER,VENCER,VENCER…espero que você e o grupo entendam isso de uma vez por todas e tenham atitude, raça, entrega. Isso que eu quero ver.

  • Mulher do Algures

    fora pará lixo.

  • Djonatan Sato

    Renê junior era mais viável que wallace pra vaga do Arão.

    • Dandão Fla

      Tbm falei isso aqui. Ele é muito melhor que o Arão

  • Luiz

    Tem q tomar vergonha na cara, faz corpo mole o ano todo e sempre sai falando q o px jg vai ser diferente…blá blá blá
    Quando q esses caras vão se dar conta que estão jogando no FLAMENGO maior clube do Brasil a maior torcida do mundo, ( sai de uns clubinhos sem tradição sem currículo consegue chegar no maior e não faz nada…).
    Vaza mulambo

  • Marcelo Reis

    JOGA MUITO!! Só precisa ser mais regular.

    • Daniel Silva

      onde?

      • Marcelo Reis

        Vcs elegem os viloes e não avaliam o futebol. Ele foi titular no Botafogo e melhor jogador da série B em 2016. Foi titular com o Murici Ramalho, foi titular com o Ze Ricardo, foi convocado pelo Tite, foi titular com o Rueda e será titular com Carpegiani ou qualquer treinador que venha trabalhar no Flamengo. Acho que concordamos com esses que eu citei, tenho mais chance de estar certo que vc. Conclusão, ou vc é genial e vê o que ninguém vê ou esses que citei não sabem nada de futebol.

        • Daniel Silva

          no botafogo serie b, nem preciso comentar o nível bem baixo e sem contar que em muitas partidas o foguim jogava com tres volantes, arão era um jogador livre para atacar e apenas de posicionamento defensivo, e na epoca do muricy e zé eles tinham apenas três opções araujo cuellar e arão, qualquer um escolheria os dois ultimos; pois sem opção, em 2017 chegou o Rômulo, e saiu o Ronaldo, mas o Rômulo totalemente fora de ritmo e ficou lesionado dois meses não mostrou a que veio, novamente o Zé e depois Rueda ficaram com tres opções, e vimos que entre araujo e arão este ulltimo era a opção, ou seja em quase três anos de clube, não mostrou futebol e não teve concorrência, esse ano se ele ficar que se cuide pois com a chegada do Wallace, e os moleques tendo mais oportunidades e com o possível crescimento de Rômulo e Cuellar certamente ficará sem espaço, ainda coloco o paquetá na “disputa”

    • Gerson Francisco de Azevedo ne

      Kkkkkk zorra total tá te perdendo

    • Thiago pereira dos santos

      kkkkk,voce so pode esta de brincadeira.

      • Marcelo Reis

        Pelo menos essa é a minha opinião, a opinião do Murici Ramalho, do Ze Ricardo, do TIte e do Rueda, além de toda imprensa especializada que o elegeram o melhor jogador da série B de 2016

        • Thiago pereira dos santos

          kkkk,2016?em 2016 esse preguiçoso ja estava no flamengo,voce nao sabe nem do que voce esta falando,e ja deu pra perceber que nao entende muito de futebol,e por isso que nem um desses treinadores que passaram pelo flamengo nao ganharam nada com o flamengo,e nem vao ganhar,pois pensam que esse enganador é craque,so que ele nao passa de um jogador mediano,e que so serve para compor elenco,jamais ser titular absoluto de um clube como o flamengo. pois se depender desse preguiçoso do Arao,nao iremos ganhar nada de novo esse ano. e so se for melhor jogador da serie B mesmo,pois da seria A esta bem longe disso!

          • Marcelo Reis

            Em relação a ter escrito 2016 ao invés de 2015, foi um erro de digitação, pois escrevo sempre pelo celular. Quanto aos treinadores, apenas para refrescar sua memória. Murici foi 4 vezes campeão brasileiro, 1 vez campeão da libertadores e eleito 5 vezes o melhor treinador do Brasil. Tite foi campeão mundial, campeão da libertadores, 2 vezes campeão brasileiro e atual técnico da seleção brasileira. Rueda foi campeão da libertadores, 3 vezes campeão na Colômbia é uma vez eleito o melhor técnico da América do Sul. Portanto se W. ARÃO foi titular ou convocado com esses treinadores, é porque eles devem achar que o W. ARÃO é um bom jogador e naobtem cimo a sua opinião ter mais relevância do que a desses caras. Então não vai na onda de um monte de imbecil e fica repetindo o que falam não. Pense!!!! Ao dizer que o W. ARÃO É FRACO vc tem muito mais chance de estar falando merda do que eu quando elogio o jogador.

          • Thiago pereira dos santos

            Eu ate compreendo o seu ponto de vista,so que nao acho o Arao um fraco,é ate um bom jogador,so que é um jogador muito preguiçoso,que pensa que joga mais do que joga,e que nao serve para ser titular absoluto de um time como o flamengo,no maximo uma opçao de banco, e o flamengo precisa contratar um outro volante para o seu lugar,pois se formos depender da vontade do Arao,nao iremos ganhar nada de novo!

  • Daniel Silva

    a melhor jogada dele para 2018 seria sair e nunca mais voltar, como um jogador lento desse, sem vontade, sem técnica quer jogar a liga inglesa?

  • Gerson Francisco de Azevedo ne

    Q saia e nunca mais volte

  • fabio

    Boa sorte como pai, mas longe do meu flamengo. Já era preguiçoso antes, imagine agora que terá que acordar na madrugada pra cuidar do bebê…

    • Marambaia

      É, mas com filho, aumentam as responsabilidades e ele vai ter que correr mais

    • Thiago pereira dos santos

      kkkk,é mesmo,faz sentido o seu ponto de vista!

  • Ricardo Freitas

    Com esse futebolzinho de infantil,vc não tem como querer título,parece mais uma bailarina…. piadista!

    • Anthony Souza

      Esse já tinha q ter ido! Enganador q não divide uma bola

  • Ricardo Freitas

    “Tive bons momentos com o Zé, cheguei a seleção e agradeço.ele me ensinou muita coisa”… não precisa dizer mais nada,tá bem explicado!!

  • Ricardo Freitas

    Ganhando dinheiro fácil!!

  • Gardner

    Veja o maioria aqui reclamando do Arão!
    Nao concordo ele eh bom jogador,teve momentos bons no fla e muitas vezes foi um cara decisivo podemos fazer uma lista de gols e assistências que ajudaram muito o fla.
    A questão eh que realmente ele caiu muito de rendimento achei que o numero de jogos seguidos prejudicou muitos atletas,batemos o recorde de partidas em 2017,vir aqui e criticar eh facil quero ver alguém aqui jogar 84 partidas em alto nivel e treinar forte a semana toda.
    Isso nao existe,pode perceber que os atletas que terminaram melhor o ano foram os que jogaram pouco no começo do ano e tiveram oportunidades menores,Paquetá,vizeu,vj cuellar e juan será considencia? Claro que não eh muito desgate pro corpo humano o calendário brasileiro eh uma piada….
    Acorda torcida analisar da maneira que vcs analisam eh fácil quero ver ter argumentos!!!

    • Marcelo Reis

      Concordo. Como já citei, foi melhor jogador da série B em 2015, titular com Murici, titular com ZR, titular com Rueda e convocado pelo Tite para a seleção brasileira. Não é possível que essas técnicos não entendam nada de futebol e esses corneteiro aqui dos comentários que esteja certos.

  • Shaka de Viking

    Mulher de resguardo. Arao vai levar bastante cartão

    • Bira Silva

      Kkkkkkk! Boa!

  • ?GHOC?

    Se não ficar achando que é o Platini, pode dar uma melhorada

  • Geovanne Souza

    Parabéns William Arão! Seja um bom pai mas, fica uma dica… uma criança gasta muito mais que um adulto. Agora, é bom você comer a grama do campo se não quiser ver o seu bambino usar fralda de pano em vez de fralda pampers.

  • Vamos Flamengooooo em 2018

    Está com saudades do Caramujo então acompanhe o infeliz na Chape. Não aceitaremos os vacilos que você deu nos jogos decisivos deixando os adversários livres para chutar. A paciência da torcida já acabou. Esse ano tem que ter título de expressão. Não tem mais desculpas otário.

  • Thiago pereira dos santos

    Com essa sua preguiça dentro de campo,fica bem dificil de ganhar titulos,se voce fosse fosse para o banco ja aumentaria bastante as nossas chances;nao passa de um enganador e preguiçoso,que pensa que joga mais do que joga,o bom mesmo seria o flamengo se livrar de voce;mas como dificilmente isso ira acontecer,que fique pelo menos como uma boa opçao no banco de reservas e nada mais. espero realmente que o flamengo contrate um volante melhor para o seu lugar,e se gosta tanto assim do inutil do MA,que va jogar jugar junto com ele la na chapecoense,pois nao iara fazer muita falta ao flamengo!

    • Junior Jardim Junior Jardim

      concordo com você amigo

  • Junior Jardim Junior Jardim

    Meus parabéns William Arão te desejo tudo de bom a você é toda a sua família mas bem longe do manto.

  • Romário Roberto

    Tomara que esse ano outros jogadores consigam tomar o lugar dele. Jogadorzinho horrível. Só tem um ponto forte a subida ao ataque. Mas isso é papel para Everton Ribeiro e Diego.

  • Marcelo Reis

    Acho engraçado que os mesmos que criticam o W Arão, que foi titular com Murici, Zé Ricardo, Rueda e convocado por Tite, são os mesmos que elogiam o Ronaldo que acabou o brasileiro na reserva do Atlético Goianiense. Ou esses caras são gênios e veem coisas que ninguém vê ou são completos idiotas.