Coluna do Torcedor: “Sorrateiramente, já se vão quase cinco anos”

Não é brincadeira, nem piada de mau gosto. Dos seis anos como jogador profissional de futebol, cinco são no Flamengo. Antes, este número que era restrito apenas a bons jogadores, hoje torna-se comum (como o curioso caso de Márcio Araújo, que chegou bem perto da marca).

Eu falo de Gabriel. Bahiano, bom de bola… No Bahia. Só. Jamal, popularmente conhecido pela torcida rubro-negra, tem expressivos 214 jogos e pasmem: 23 GOLS. Sua posição em campo? Não sabemos. O rapagão já atuou de lateral-direito, meio campo (inclusive vestindo a camisa 10) e, atualmente, quando joga, de ponta-direita.

Mas o que aconteceu com o Mengão Queridão? Qual a dificuldade de se livrar de jogadores que não somam? Culpa da diretoria? Protegidos? Na verdade nunca saberemos. Os bastidores do clube é algo difícil de descobrir.

Sorrateiramente, no seu jeito esperto e calmo, o camisa 17 (que já vestiu a lendária ’10’) vai completando cinco anos de Flamengo.

Yuri Sobral


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

  • Victor Ferreira

    Mala preta de empresários para dirigentes.

    • Clesio deutscher

      Você tem prova do que está falando ?

      • Wagner Stadler

        Mas é muito suspeito!
        O cara ganha muito e nunca justificou isso, entre outros!!!

        • Clesio deutscher

          Na verdade, todos são caros, mas nem tanto ,hoje em dia o flamengo tem grana pra pagar isso, o estranho seria se não tivesse, já que arrecadam muito, e isso foi graças a boa campanha de 2016, a pedido do técnico que era o Zé Ricardo,normal o jogador se valorizar quando vai bem ,

          • Clesio deutscher

            Quando um técnico escolhe o jogador , ele é contratado dentro dos limites do clube, e é peça pra atender os planos do treinador

      • Victor Ferreira

        Não tenho como provar, mas os indícios são fortes.
        Cara, presta atenção nesses agências desses jogadores. A maioria dos jogadores do Flamengo pertencem a uma mesma empresa, da qual não sei escrever o nome.
        O fuebol não é esse mundo lindo que você pensa.

        • Clesio deutscher

          Essa gestão e correta , até que provém o contrário ,tudo no clube e informado e fiscalizado pelo conselho deliberativo do clube, e eles não saem gastando pra atender pressão da torcida ,e a diferença dessa gestão para as anteriores é gigante, tudo está as claras ,ct construído, elenco muito bom e caro ,em dia, e várias dívidas pagas

        • Clesio deutscher

          Que empresa, tá pouco ,os jogadores pertencem aos clubes , e cada jogador tem seus representantes , se você já conhece , e já negociou com esses representantes é mais fácil

          • Victor Ferreira

            Pesquise um pouco sobre a Doyen Group.

          • Clesio deutscher

            Não preciso pesquisar nada, parceria normal, parceria profissional, a maioria dos jogadores do flamengo são contratados em fim de contrato, e não precisa pagar nada , ou jogadores livres de clubes, o risco é bem menor, do que gastar dinheiro comprando

          • Victor Ferreira

            O problema aprece quando há exclusividades. Quando um grupo detém um monopólio no ramo.
            Essa empresa está com as estranhas no clube seja vendendo atletas emprestando ou oferecendo patrocínios, como a CARABAO é ligada a mesma. Coisa que estamos passando apuros agora para arranjar outro patrocinador devido a cagada da Carabao
            E o Cirino não foi de graça. A conta ta aí para pagar.
            O futebol não é essa mágia que você pensa. Empresários cobram para renovações indevidas de atletas, cobram para seus jogadores jogarem com frequência.
            O clube abdicar de um bom jogador no mercado só para favorecer um outro jogador ligado a uma mega piramide de mercado não é uma atitude certa.
            E os indícios são fortes. Todos sabemos da panela no Flamengo, com essas renovações mirabolantes somados a essas transações com valores salariais absurdas.

  • marcondes

    esse ai e fim de carreira, ruim de bola pra caramba, muito ruim, ruim demais.

  • rubro negro

    Outro que tem que ir embora, pra que ficar, não tem vaga! uma saída faz bem até pro jogador que precisa jogar.

  • Watson Luiz pereira

    Não tem o q fazer meu amigo….o cara está sob contrato..vc pode até arrumar um clube pra ele…mas se o Jamal não quiser não tem negócio amigo….lembra do argentino comprado do All boys da Argentina? Promessa de craque.. Argentino canhoto sonho de vários clubes Lucas mugni?recebeu várias ofertas de vários clubes mas preferiu ficar treinando sem chances do q ir para o Atlético paranaense..

  • Carlos Felipe Galvão

    Eterna promessa, as vezes aos 40 amadurece!

  • Kurosaki Vaizard

    Esse baiano preguiçoso já teve mts chances de vazar más viu que tinha grande contrato é preferiu ficar aqui pra ganhar dinheiro sem jogar Bixo preguiça.

  • Jackson Anisio

    Esse e mais um gandula moderno. Jogador e piada de mal gosto.

  • Clesio deutscher

    Cadê meu comentário coluna do flamengo, vocês gostam de criticar o bandeira de mello e os dirigentes do flamengo, e quando eu critico vocês, o meu comentário desapareçe, bando de cagões ,vocês não sabem de porra nenhuma,

  • André N Lessa

    Jamal é o típico carro mil. Faz de tudo um pouco e nada bem.

    SRN

    • kingDavid

      Boa metáfora, é isso mesmo. Ainda assim, como um carro mil, tem uns dos melhores custo-benefício. Longe de defende-lo, espero que vire uma boa moeda de troca.

  • Shaka de Viking

    Gabriel faz parte da cota de perebas que o Flamengo tem que ter pra pagar menos impostos.

    • José Moura

      Kkkk… Boa explicação!

  • kingDavid

    O que ninguem diz é que ele tem uns dos menores salarios do elenco, não reclama, joga quando e onde pedem. Sou a favor da saida de Gabriel, até melhor para ele, não dá mais… Mas tem gente no elenco ganhando 3 a 4 vezes o que ele ganha para ser sanguessuga!

    • Vinicios mendes

      Gabriel ganha entre 120 mil e 150 mil, paqueta e vizeo que contribuem mais nao chegam nem perto disso.

      • Luiz Henrique Faria da Costa

        Ele teve um papel razoável no time na época do Vaderlei Luxemburgo (não lembro o ano), mas depois realmente não apareceu mais. Melhor pra ambos que seja negociado realmente.

        • kingDavid

          Melhor ano e resultafo dele foi em 2016, terceiro lugar no brasileiro. O que nunca teve cabimento foi colocarem nele a expectativa de ser um camisa 10. Craque para isso ele nunca foi.

      • kingDavid

        Apenas os garotos que acabaram de subir da base ganham menos que ele, o que é normal. Mas os 120K dele representa apenas 1% da folha de 12 milhões, dispensa-lo não resolve nada. Qual custo-benefício é pior?
        – 1 milhão – pivô
        – 500K – Geuvânio,
        – 400K – Berrio
        – 300K – Rômulo, Trauco
        – 120K – Gabriel

        Pelo custo poderia compor elenco, mas já que a rejeição é tão grande melhor vende-lo mesmo e abrir mais espaço à base.

        • Vinicios mendes

          Mas nao é o custo beneficio dele que entra em campo, vai deixa-lo la Pq ele ganha “apenas” 120k? Ou Pq existe outros que ganham mais? 120k pode ser a intera pro salario de algum jogador que necessitamos.

          • Vinicios mendes

            Trauco ganha entre 120k e 160k nao sei de onde tirou os 300.

          • Vinicios mendes

            Berrio ganha 180k, nao sei onde vc esta tirando esses numeros.

          • kingDavid

            Idem

          • kingDavid

            Some as luvas.

          • Vinicios mendes

            Luvas maiores que salarios? Kkk, devem ter luvas maiores que a do guerrerro entao.

          • kingDavid

            Voce trabalha no Flamengo? Qual sua fonte de informação previlegiada? Porque todas as fontes que consultei convergem para os numeros que passei. Trauco ganha em torno de 200mil de salario e 100mil de luvas. Por sinal a amortização das luvas aparece nos balanços financeiros, não me parece absurdo nenhum. Agora se voce tem acesso a fontes mais confiáveis, por favor me avise, também gostaria de ter as informações mais precisas. Voce nega o fato que Trauco ganha mais que os outros 3 laterais por causa das luvas? Se voce sabe mais, me ajude a entender por favor, não sou dono da verdade. Abs.

          • Vinicios mendes

            Nem necessitaria de fonte cara, é algo obvio, ele veio do Peru sem experiencia no exterior e reserva da seleçao do peru, alem de ter vindo como reserva do jorge que nao tinha sido vendido, so com esses detalhes dar de se notar que ele nunca ganharia 300k, outra, eu duvido que no brasil tem lateral com um salario desses, se tiver no maximo 4 ou 5.

          • kingDavid

            Então tá bom, continuo sem entender que fonte é essa que voce tem que lista esse salario entre 120K e 160K, não sei se voce percebe que essa diferença de 40K representa uma imprecisão de 33%. Acho que uma fonte confiavel saberia os numeros com precisão, o obvio é que 120K a 160K é especulação baseado em seu valor de mercado. Mas não se esqueça que o Flamengo tem supervalorizado os jogadores que chegaram nos ultimos 3 anos.

          • kingDavid

            Claro que não, nunca disse isso. Mais enquanto se gasta tanto tempo para frita-lo e pedir sua saida, aceita-se pagar 8x mais ao pivô (mesmo suspenso), 4x mais a Conca (para nem jogar), 3x mais a Romulo, e daqui a pouco chega outra bucha como esses ai. Gabriel é o menor de nossos problemas (apenas 1% da folha), e vira distração quando a torcida perde o foco de onde desperdiçamos dinheiro.

          • Vinicios mendes

            Ele tem 5 anos de time, ja desbolsou mais de 5 milhoes dp time sem fazer nada.

          • kingDavid

            Ta na hora de sair amigo, ninguém está contra sua saida. Agora se tivesse saido antes, teriamos um jogador mais caro no seu lugar, o prejuizo seria maior. Que jogador no mercado aceitaria vir pro Flamengo com salario de 100Mil? Claro que já deu para ele, tem que vazar mesmo. Mas enquanto o povo se estressa com ele, perdemos dinheiro 10x mais rapido com o pivô, isso é o tipico subterfugio. Outra coisa, na hora de vender não ajuda nada ficar desvalorizando o jogador, voce quer que ele saia de graça?

          • Vinicios mendes

            Quanto maior o salario maior a qualidade, nao acha? Tudo bem que isso nao se enquadra no guerrerro, mas com o salario dele e de outros perebas daria pra pagar o salario de um jogador que venha pra somar.

          • kingDavid

            Claro, aqui voce esta 100% certo. Nunca discordei que é hora dele sair. Só não entendo porque desvaloriza-lo na hora de vender. Gabriel nunca deu o resultado esperado, mas está longe de ter sido a pior contratação do Flamengo. Olhe os outros sanguessugas a sua volta.

        • Fernando Menezes

          O problema é que ele foi contratado como promessa.
          Passou e muito o tempo da promessa vingar, ou seja, já era para ter saído no início do ano passado, mas não, a diretoria renovou o contrato da peste!
          Vc fica com um cara notoriamente ruim que não vai agregar nada pro grupo e empaca a vaga de um jovem que suba.

          • kingDavid

            Isso ai eu concordo 100%. Algum louco chegou a dar a camisa 10 a ele, e foi dai pra frente que a torcida se frustrou. Até pelo salario baixo, a expectativa deveria ser de compor elenco, nada além disso. Quanto a Renovação, voce preferia que dessem espaço a Matheus Savio? Adrian? Qual jogador da base poderia dar resultado imediato em 2016? Porque Vizeu joga de CA e Paquetá só subiu esse ano e tomou espaço dele merecidamente. Fora esses 2 não vi merecimento em ninguem mais da base. Portanto não achei errado a renovação, na época foi a melhor opção, bem barata e com preparação para uma venda. Agora sim, está na hora de vender e tentar recuperar o investimento, ele ainda é novo e tem mercado. Só não ajuda ficar desvalorizando ele, quem vai querer comprar assim?

          • Fernando Menezes

            Bem quanto à questão do Gabriel x base, discordo de vc, não se provou bom jogador enquanto promessa, rala. Para as novas promessas, Matheus Sávio estava bem, ainda não tinha feito a cagada da Libertadores que acabou com a carreira dele no clube.
            Quanto ao aproveitamento no mercado um cara q jogou no Flamengo por 5 anos tem carreira eterna. Ele é perfeito para time pequeno, jogando no meio com espaço e sem peso de camisa ele vai bem, não tenho dúvida disso.

          • kingDavid

            Alguém estava acompanhando Matheus Savio desde a base. Teve gente aqui que falou que ele nem sequer era titular. Na minha opinião só esse ano o Fla teve boas revelações na base e apenas 1 meia (Paquetá). Se Gabriel não ralou antes, foi porque Adrian e Matheus ainda conseguiram ser piores que ele. Em teoria voce está certo, mas a base precisa entregar mais jogadores do nível de Paqueta pra cima.

  • “Deixem o menino jogar!” eles diziam. Pois é, Carlos Leite e suas bombas.

  • Vinicios mendes

    Esse lixo iria embora em 2017, mas o Ze ressurgiu esse mostro e 6 meses valeu renovaçao ate 2018 (se eu nao me engano, mas nao duvido que seja 2019.)

  • Luciano Pereira

    Senhor Yuri Cabral, tão feio quanto o futebol de Gabriel é escrever baiano com “H”. Tamanha pobreza, que excede o analfabetismo.

  • Júnior Antunes

    Esse daí é herança de Zé Rifraco. O Grêmio demonstrou interesse em 2016 e ele colocou o Gabriel para fazer o 7 jogo.

    • Evandro Caldeira

      Fdp aquele ZRUELA, só nos ferrou em 2017, um cambada aqui se iludiu com aquele fraco aprendiz! Estagiário ruim do caramba affffff…e um monte de nego dizia depois de ser campeão do FERJÃO DE;
      Zepaoli
      Zeklopp
      Zemourinho
      ZEGUARDIOLA
      Zefergusson, etc…
      Maior mito de comentário q eu já li aqui de tão ruim!!!

    • Thiago pereira dos santos

      Ele já venho bem antes do Ze Ruela assumir,esse daí é herança do Presidente Banana de melo mesmo!

  • Vamos Flamengooooo em 2018

    O Bandeira deveria ser processado por deixar tanta pereba como o Gabriel se criar no Flamengo.

  • Denis oliveira

    Isso me preocupa mais do que RUEDA vai, Rueda fica. “Pelé eterno”? Eles não conhecem Gabriel no Flamengo. Vergonha!

  • Evandro Caldeira

    Ninguém nos últimos 10 anos ou mais da base teve tantas oportunidade como esse Gabrigrio! Se teve alguém da base nos últimos 10 anos por 5 temporadas me corrijam por favor, goleiro não vale.

    De 2000 a 2017, qual jovem da base jogou por 5 temporadas no profissional? Gabrigrilo tem 5 temporadas e vai entrando na 6° pelo Flamengo! Como pode isso Arnaldo!!! O pior é que ninguém o quer, nem o Bahia kkkkkkkkkk

    • Filipe Souza

      Já ouvi boatos que à época o Fla não tinha dinheiro e o Gabriel foi comprado com grana de “investidores” (falam em conselheiros do clube). E para tentar reaver a grana “investida” (na vdd, perdida) com uma futura transferência, até hj o Coice de Grilo está no Fla, sendo que seu contrato foi renovado até 12/2019. O negócio é torcer para aparecer algum bobo. Não é muito difícil, até pelo Grêmio que o queria no começo de 2017 (negociação não avançou), Grêmio esse que teve coragem de pagar 3,5 mi pelo Wallace ao Fla. Já em setembro/2017 o Avaí surgiu como interessado. Agora é torcer para que no começo desse ano mesmo apareça algum clube interessado e o tire logo daqui.

      • Evandro Caldeira

        Retorno financeiro em Gabrigrilo é impossível, eu jamais trazia um pereba desses para vim jogar o campeonato municipal da minha cidade kkkkkkk

    • Thiago pereira dos santos

      Só mostra,o quanto essa diretoria é incompetente,não entende de futebol,e protege jogadores ruins. Pois é uma vergonha para a história do flamengo,um jogador ficar tanto tempo no clube,sem apresentar nenhum tipo de evolução,e que nenhum clube quer,há não ser o próprio flamengo!

  • Filipe Souza

    O medo maior é se confirmar a saída do Rueda o novo treinador querer ressuscitar Gabriel, Vaz, Muralha e fazer dos perebas Pará, Renê, Rodinei indispensáveis. Trauco, Arão (por mim não estava mais no Fla), Everton que são jogadores contestados e que muitos pedem a saída, pelo menos tem mercado e podem servir como uma boa moeda de troca ou uma possibilidade de fazer uma boa venda também.

  • franklin crisostomo

    pior meia da historia do flamengo….pai de santo dele deve ser mesmo do sarney

  • Thiago pereira dos santos

    Esse é outro inútil que já está é fazendo é
    hora extra no Flamengo,é impressionante como já se fazem cinco anos que esse inútil já está no flamengo,não dá para entender, jogador horroroso e que não apresentou nenhum tipo de evolução nesses cinco anos que já está no Clube,parece um jogador de pelada e que ainda não saiu da base,com esse seu corpo raquítico e chute que não faz mal à uma criança. Junto com o outro inútil do MA,representam o símbolo do fracasso da gestão do Banana de melo em torno do futebol,e só mostra o quanto eles não entendem de futebol. Pois pra mim a Grande culpado por ele está todo esse tempo no flamengo,é essa diretoria incompetente,pois pode o treinador pedir para o jogador ficar,mas quem decide se fica e avaliam se eles devem continuar no flamengo ou não, é ela,e isso eles não têm competência para fazer. Agora um já foi(MA),e espero que essa diretoria incompetente,se livre dessa praga também,e que ele finalmente saía do flamengo,assim como os outros perebas
    que ainda estão no time,pois nunca teve nível para jogar no flamengo!

  • VH VH

    Pra mim o PIOR JOGADOR que eu vi “jogar” na história do Fla, jogador medíocre que não tem personalidade alguma, só recebe e corta pra trás e volta a bola, uma aberração total. Se sair do Fla nem em série B ou C será titular. No máximo várzea pra ele. Agora pior que ele são alguns medíocres torcedores cornetas q ainda falam “que ele é bom taticamente e um bom reserva”… É pra acabar essa parte de nossa torcida!

    • Carlos Rj

      Acho que tem o mesmo potencial de outros merdas e algumas promessas
      Só jogadores merdas

  • Joao Bosco Joao Bosco Neves Da

    Na minha opinião se ele aprendesse a marcar , daria um bom lateral direito, pois é rápido e cruza bem…

  • euavisei

    Se compartilhar o salario se perpetua. futebol é sujo os bastidores é sombrio

  • Carlos Rj

    Esse merda vestiu a 10 igual ao famigerado Cadu, coisas de uma diretoria que acredita que caneludos são craques de futebol
    Nenhum desses craques são bem cotados ou bem vendidos

  • Junior Jardim Junior Jardim

    essa diretoria gosta de sustentar pereba e com grande prazer.

  • Jogador de time pequeno. Como q preferem esse pereba ao invés do ótimo Thiago Santos?

  • Ricardo Freitas

    Nesse jeitinho já fez um belo pé de meia…isso é flamengo!

  • Sobei loscar

    O Flamengo não teve dinheiro para comprar o Elias, que comeu a bola jogando pelo Flamengo, agora para manter jogador desse naipe sempre tem.

  • Luiz Alberto Neves

    Como pode um perna de pau desses ficar cinco anos num time que já teve: Zico, Junior, Leandro, Adílio & Cia?

  • Eduardo Almeida

    Eu sou da teoria que se voce tem 3 jogadores ruins de 300k, voce pode ter um craque de 600k. Simplesa, na minha visao.

  • Maurício Torres

    Realmente tem algo sombrio e obscuro em determinados trato e contratos com jogadores. Essa ameba aí o avaí se mostrou interessado por ele um pouco antes da final da CB e negaram liberar o ”come e dorme” alegando que o mesmo era peça importante para a disputa desse mesmo campeonato. E essa é a melhor diretoria que passou pelo flamengo. E o Elias que jogou muito, deixaram ir embora.

  • Daniel Cardoso

    Isso se chama empresário… Todos ganham com a permanência dele menos o FLAMENGO!

  • Texugo

    E ganhou mais dois da diretoria!

  • Renato Suhett

    Um jogador muito aquém do flamengo,quase medíocre,nunca,nunca poderia compor este elenco. Aliás, não só ele, né.

    • Clesio deutscher

      Nenhum jogador joga bem o ano todo, todos vivem de momentos bons e ruins, e esse papo de que não poderia estar no flamengo, é opção do treinador, já vimos vários jogadores jogarem muito em outros clubes e no flamengo foram mal, o problema é que tem torcedor que quer se meter em escolhas do treinador, e isso não existe, cada técnico tem suas preferências

  • DefendaSeuDinheiro

    kkkk, ótimo texto, gabriel fica só na miúda, não causa problemas extra campo, não exige nada, não é chinelinho e nem estrelinha, logo, um bom operário, aí vai ficando para compor elenco….

  • Felipe kitt

    É…tem gente que dá uma sorte absurda na vida kkk

    • Rodrigo Barros

      Pior é saber que uma praga dessa que nao sabr dominar bola, nao sabe correr, nao dribla, nao sabe dar passe, nao tem força no corpo, e nao tem chute. Ganha mais de 300 mil por mes, salario em dia tem medico disponivel 24 horas, nao precisa pagar academia pra manter boa forma, se duvidar n gasta nem com suas refeiçoes.

  • Júlio Amado

    Gabriel tem qualidade p jogar no barcelona, imagina ele com a camisa 10 do time merengue, maior falta de sorte dele foi ter vindo para o nosso mengo….

  • Júlio Amado

    voces são um bando cheio de invejosos que estao sempre buscando uma vitima e só atrapalha o nosso mengo,,,..

  • Exilado

    Só por renovado por mais dois anos com o Gabriel e com o Márcio Araújo, o Rodrigo Caetano deveria ser DEMITIDO!

    E não me venham falar que o técnico pediu…. se fossem vcs e o Zé Ricardo falasse isso, o que vcs fariam? Eu demitiria o técnico!!

    SRN