Home Colunas Um jogo para salvar o ano Rubro-negro

Um jogo para salvar o ano Rubro-negro

1268
23
SHARE

Era para ser um ano diferente, com toda a expectativa gerada em cima do time do Flamengo, deveríamos estar nos preparando para o jogo de amanhã pelo Mundial de Clubes. Não rolou…

A realidade é que fica até difícil avaliar o ano do Flamengo até aqui. Quarta-feira, mais que um título, a conquista pode representar um divisor de águas entre um ano extremamente frustrante com apenas um carioca ou um ano bom com um título internacional após 18 anos.

Não vou falar sobre a retrospectiva do ano, que isso é pauta para outras colunas, mas é fato que esse título daria uma nova perspectiva ao torcedor sobre o “ano mágico” prometido.

E calhou de estarmos aqui, às vésperas de uma final, com um resultado adverso no primeiro jogo nos preparando para o jogo do ano, em um Maracanã lotado, e com a principal e mais irritante característica do rubro-negro: a confiança.

Confiança essa que aflorou após o resultado em Avellaneda, afinal se fosse fácil não seria Flamengo, não é? Se saíssemos de lá com a vitória, te garanto que teriam muitos mais rubro-negros com pé atrás e com medo de uma nova “Flamengada”.

Não é o que tenho visto. Parecemos em contagem regressiva até o grito de: Campeão, e não por soberba, mas por confiança, por rubro-negrismo.

Quarta-feira o Flamengo terá a oportunidade de escrever um novo e importante capítulo em seu processo de restruturação, e como em um filme , terá a oportunidade de ter o grand finale em seu palco preferido, o Maracanã, lotado, lindo, imponente e principalmente: Vermelho e Preto.

Após uma árdua temporada, com desgastantes e incríveis 83 jogos, coube ao último ser o mais importante do ano, o jogo que pode dar um alento e corroborar todo o projeto realizado até aqui, ou criar um clima de ano perdido e aumento de desconfiança no torcedor rubro-negro.

Além disso esse jogo trás um ar diferente, um desafogo, um desabafo. Talvez nunca ao longo desses 122 anos, o Flamengo tenha tido tantas adversidades tentando impedir seu sucesso, lesões incríveis em momentos chave, doenças graves, doping, problemas políticos, parece que o universo conspirou contra aquele que deveria ser um ano de títulos.

Mas uma vez disse o pensador: Aquilo que não te mata, te fortalece. E a frase pode se aplicar à esse time que lutou muito, e mesmo com todas as dificuldades criadas, muitas das vezes de dentro do próprio clube, terá a oportunidade de mostrar que o gigante permanece de pé.

Quarta-feira, contra o Independiente, a Final da Sul-Americana pode ser o primeiro passo para retomar algo que perdemos ao longo desses anos: Representatividade no continente Sulamericano.

Ah, e claro: A autoestima rubro-negra que anda bem em baixa…

Me perguntaram se haveria uma carta aberta para esse jogo, e aqui vai ela: Vençam! Joguem como se não tivesse amanhã! Se preciso for deem suas vidas em campo. Mas saiam desse jogo campeões.

Por Vocês. Por Nós.

O Flamengo precisa desse título. A torcida merece esse título. Vocês nos devem esse título.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Comente no Twitter usando a #ColunaDoJJ Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!

Comentarios

comentário

  • Petrick Escorsato

    Se por um lado pode tentar “salvar” um ano tão decepcionante quanto o do Centenário do Flamengo, por outro, em caso de perda do título a chance de afundar o time numa crise psicológica tão profunda como a do Muralha que mergulhou numa má fase que parece não ter fim…

  • Gabriel Flanático

    Mesmo com o título,o ano do Flamengo tá muito ruim

    • luiz

      nem tanto assim, ano passado não ganhamos nada…Hoje ta melhor que ontem

  • GIBÃO

    Se vcs acham que ganhando esse campeonato que só os excluídos disputam o ano vai estar salvo, então, parabéns!!!

    • luiz

      será um progresso… antes isso do que nada !!!

  • Matheus Maia

    Muitos ficam aqui falando que o ano do Flamengo será decepcionante independente do resultado do jogo, mas a verdade é que não ganhamos um título de expressão a 4 anos, e um continental a 18 anos, além disso, ficamos mal no brasileiro, mas conseguimos a classificação para a Libertadores, o segundo ano seguido, coisa que não acontecia fazia tempo. Chegamos na final da copa do Brasil, e perdemos nos penaltis, jogamos melhor mas perdemos, ganhamos o carioca, não é grandes coisas, mas ganhamos, coisa que não aconteceu nos ultimos anos. A desclassificação da Libertadores se deveu a lesão do Diego, e o ano não foi como esperávamos pois tivemos muitas perdas por lesões ao longo do ano, o Guerrero na final da copa do Brasil é um exemplo disso. No entanto, a conclusão do final de ano não é péssima, e sim boa, lógico que não era esperado ficar em 6° no Brasileirão e ser desclassificado antes das oitavas da Libertadores, mas no balanço total, o ano não foi desastroso, e sim de reflexão e pontos positivos. Que sirva de exemplo pro ano que vem que será com certeza muito melhor. Flamenguista não pode ficar tão pra baixo assim como estamos, nosso time foi sem dúvidas um dos melhores times do Brasil do ano, fizemos mais gols, temos mais vitórias, menos derrotas e mais jogos, vamos lembrar do ano todo pessoal, e não só das falhas. #VamosFlamengo #EstareiNaQuarta

    • Yan Balduino

      Seu comodismo me impressiona

      • Matheus Maia

        Sua exigencia impressiona, parece ate que o Flamengo disputava titulo brasileiro e da Libertadores todo ano.

        • Yan Balduino

          Ou seja, se continuar sem ganhar nada por um bom tempo, mesmo com toda a reestruturação do clube, está perfeito, porque no passado estava pior. Parabéns.

        • Vivico

          Amigo Mateus Maia não esquenta a cabeça você tem o seu pensarmento e é o que importa eu concordo com você, mas tem gente que quer ser o dono do pedaço e se não concordar com o que ele pensa ti ofende xinga sabe o que você tem que fazer faço junto com você de uma Banana para o dono da verdade.

    • Ruan Pedro

      Vamos ganhar esse título na quarta feira e comemorar muito. Vários dias, muito mesmo!

      Passada a virada de ano (ainda vamos estar comemorando), o balanço tem que ser o seguinte:

      “Que ano medíocre tivemos. Alto investimento só quer dizer um bom elenco, não necessariamente um bom time. Tem muita coisa errada, e, no último ano de mandato, as coisas vão mudar. Começando por você Marcinho, obrigado e adeus.”

      O nosso ano foi muito muito muito ruim. No final, temos a chance de dar um presente pra essa torcida que apoiou todo jogador que chegou e tentou de todas as formas ficar do lado de um time apático e arame liso.

      • Matheus Maia

        Concordo em comemorar, mas discordo em chamar esse ano de todo ruim, não foi assim. O Flamengo teve um dos melhores anos dessa decada, e vamos crescer pro ano que vem, eu estou confiante nisso.

        • Ruan Pedro

          Cada um tem um nível de cobrança. Queria eu estar feliz como você.

          Não me iludo com a final da copa do Brasil, assisti aos jogos, todos eles, e o futebol foi pífio (tirando contra o santos na ilha). Tomamos apavoro do próprio Santos na vila (milagre de Jesus Cristo que não saímos ali), fora a quase eliminação pra Atlético goianiense e os 180 minutos de nada contra o Botafogo.

          Em tempo, pra mim campeonato carioca é semi-amador. Passa longe de ser título pra se comemorar. No máximo um parabéns como bom trabalho de início de temporada, e foco no que interessa.

  • Tulio Mêne Melo

    não podemos tapar o sol com a peneira…..

    temos que negociar o *Muralha* e contratar um goleiro ( JULIO CESAR )
    temos que negociar o *Vaz* e contratar 1 zagueiro ( PABLO, MIRANDA, GIL )
    temos que negociar o *Para* e contratar um lateral ( ZECA )
    temos que negociar o *Márcio Araujo*, *Romulo* e contratar um volante ( ELIAS )
    temos que negociar o *Conca* e *Ederson* e contratar um atacante ( TARDELLI )
    temos que negociar o *Gabriel* e contratar um atacante ( CHARÁ )
    temos que negociar o *Guerreiro* e contratar um centro avante ( VAGNER LOVE )

    Imaginem o time:
    DIEGO ALVES ( julio cesar ), ZECA ( rodinei ), JUAN ( rodolpho ), PABLO ( rever ), TRAUCO ( rene ), CUELLAR ( Ronaldo ), ELIAS ( arao ), DIEGO ( mancuello ), EVERTONRIBEIRO ( Berrio/Chara ), TARDELLI ( ViniciusJr/Paqueta/EVERTON ), VAGNERLOVE ( vizeu )

    • Márcio “maestro” Araújo

      Julio César pra que ?
      Outro velho come e dorme que rejeitou o Flamengo e agora que ninguém mais o que vai vir pra cá se encostar com salário alto ?

      • luiz

        boa Marcio…. aplausos

      • Tulio Mêne Melo

        vem pra encerrar a carreira, igual ao JUAN, com certeza vc deveria ser contra o Juan, que disse não ao flamengo, foi pro INTERNACIONAL, se arrependeu e voltou pro FLAMENGO. E HJ É TITULAR, incontestável, com 38 anos, em uma posição que exigi 10x mais do que de um goleiro.
        O Júlio, só seria viável, se fosse da mesma maneiro do JUAN, com salário igual ao do Muralha, abaixo de R$200mil, se quiser ok, se não pode encerrar a carreira em outro lugar.

  • kingDavid

    Bom texto, descreveu bem o sentimento da torcida. Além das “adversidades” já listadas, vale ressaltar a prisão de VP e problemas no Maracanã e Ilha (atrasos), já no início do ano. E para fechar a temporada, novos capitulos do caso Ederson, e agora Guerrero…
    Foi um ano atipico de influência negativa extra-campo, que muito deve ter contribuido para os resultados negativos. Ainda estou preocupado que esse caso Guerrero tire o foco do time, e o titulo da Sula. Estão fazendo o mesmo drama que fizeram nas vesperas do 7 x 1, com aquela comoção sobre o Neymar.

  • Tulio Mêne Melo

    FLAMEGO PRECISA:

    GOLEIRO, pois não temos goleiro reserva, o CESAR ainda não está pronto, o JULIO CESAR apareceu como oportunidade de Mercado.

    ZAGUEIRO, com o crescimento do JUAN, melhoramos bastante a zaga, porém o VAZ não tem condições de jogar no Flamengo, e tem uma oportunidade única do PABLO, que foi um monstro no CORINTHIANS este ano.

    LATERAL, o PARA ja passou o tempo dele no flamengo, ele representa um time sem vontade. O ZECA joga demais, outra oportunidade de mercado, conseguiu uma liminar, poderia vir sem custos, assim como foi o Arão.

    SEGUNDO VOLANTE, O Arão, está muito irregular, caiu muito de produção, precisa pegar um banco de reserva, porém não tem nenhum jogador para substituir ele, deveríamos contratar o ELIAS, o Atlético esta quebrado, cairia como uma luva, e daria mais raça a esse time, tem personalidade e experiência. imagino um meio com CUELLAR, ELIAS E DIEGO.

    ATACANTE ( Nossos maiores problemas hj são os laterais não marcam, e enfraquecem demais nossa zaga e nos atacantes de lateral de campo que não fazem gols ).
    Achei que o EVERTONRIBEIRO, pelo lado direito no lugar do GABRIEL/BERRIO iria mudar essa realidade, porem sem ferias esta longe do preparo fisico ideal, e pelo outro lado temos a solução ( viniciusjr ), porem o RUEDA TEM MEDO DE QUEIMAR O MOLEQUE. ( paqueta/everton ) não fazem gols.
    UM reforço fantastico pro time seria o TARDELLI, iria voar pela lateral do campo, e faz muitos gols. Precisamos de jogadores de lateral de campo que sejam goleadores, para dividir a responsabilidade com o centroavante.

    CENTROAVANTE, com a saída do GUERREIRO, temos a obrigação de trazer um baita jogador. Temos que analisar custo beneficio

    GOULART – LIBERAÇÃO DIFÍCIL, CUSTO ALTO, SALARIO ALTO, MEDIA DE GOLS ALTA

    JONAS – LIBERAÇÃO DIFÍCIL, CUSTO ALTO, SALARIO ALTO, MEDIA DE GOLS ALTA

    CALERI – LIBERAÇÃO MÉDIA/BAIXA, CUSTO MÉDIO, SALÁRIO MEDIA, MEDIA DE GOLS MÉDIA

    PRATTO – LIBERAÇÃO MÉDIA/ALTA, CUSTO MÉDIO, SALÁRIO MÉDIO, MÉDIA DE GOLS MÉDIA/BAIXA

    VAGNERLOVE – LIBERAÇÃO DIFÍCIL/MÉDIA, CUSTO BAIXO, SALÁRIO MÉDIO/BAIXO, MÉDIA DE GOLS ALTA.

    Pra mim o VAGNER LOVER, seria a melhor escolha, fez 23 gols em 28 jogos na Turquia, jogando num time médio, agora na nova temporada, fez 10 gols em 13 jogos. É super identificado com a torcida, joga com amor e raça, não costuma ficar enganando em campo. Tá no auge da carreira, voando em campo, tem valor de passe baixíssimo, salário menor do que R$ 500MIL reais, sobraria metade R$ 500mil, para pagar parte do salário do TARDELLI.

    imaginem o DIEGO, EvertonRibeiro ( em forma), ViniciusJr, Tardelli e Vagner lover

  • Márcio “maestro” Araújo

    Se ganharmos não vai mudar nada pro ano que vem.
    Lembrando que Rodrigo Caetano continua em 2018.

    É até melhor perder.

    • Bryan Fury

      É melhor perder um título internacional no qual o Flamengo não conquista há 19 anos? Defecou pelos dedos agora

    • Yan Balduino

      Perder, não. Tem que ganhar. Mas a torcida e a diretoria têm que tomar vergonha na cara e não achar que está tudo certo. Boa parte dos vexames e maus resultados desse ano foi justamente por terem se iludido com o 3° lugar do BR do ano passado, ignorando o erro na montagem do elenco e vexames na CdB e Sul-americana e terem considerado o elenco satisfatório, com apenas algumas “contratações pontuais” para 2017, que de pontuais não tiveram nada.

    • Ruan Pedro

      “É ATE MELHOR PERDER”

      Rapaz, se juntar você e o tal do Marty McFly..

      É muito flamenguismo na veia, parceiro! Me dá vergonha de ler uma babaquice assim!