Home Colunas Sem desculpas! Jogamos mal! A mentalidade deve mudar!

Sem desculpas! Jogamos mal! A mentalidade deve mudar!

2065
62
SHARE
'

Salve, Salve Nação Mais Linda do Mundo!

Mais uma quarta-feira macabra (salve Marcão Beton!). O Flamengo foi subjugado (novamente) em pleno Maracanã, lotado, por um time argentino bem arrumado taticamente, de muita técnica, brio, mas catimbeiro e assenhorado por uma arbitragem complacente que amarrou o resto do jogo logo após o gol de empate.

Sei de tudo isso, mas isso não tem influência nenhuma no resultado de ontem à noite! Um time campeão burla esses pormenores, dribla as dificuldades e se faz dono de qualquer finalíssima. É saber impor-mo-nos tatica e tecnicamente. Não soubemos. Aliás, não sabemos fazer isso há tempos, principalemnete em competições continentais.

Quem não sabe que não se pode encostar em jogador adversário dentro da área? E que juiz estrangeiro é parcial contra times brasileiros ou mesmo que os argentinos catimbam e tentam desestabilizar os brasileiros o tempo todo?

Isso deveria ser uma coisa natural a ser encarada. Mas ao invés disso, muitos ficam dando desculpas e apontando esses fatos como preponderantes nas eliminações, derrotas ou reveses que ultimamente temos colhido aos borbotões. Parem com isso! Isso é BALELA!

O que faltou, aliás já nos falta há muito, foi FUTEBOL! A verdade é cruel, fria e afiada como uma adaga: o Flamengo não joga bola há muito tempo! Desde a época do antigo treinador estamos devendo, e muito. A Nação não aguenta mais!

Serei muito honesto com vocês, não tenho a mínima esperança de que isso mude num curto espaço de tempo. Enquanto esse presidente banazola estiver por aí, não chegaremos a lugar algum, seremos eternos cometas. Negligência, tolerância, passividade e ignorância esportiva fazem dessa diretoria um acinte aos padrões rubro-negros, historica e diametralmente opostos!

Quem foi que disse que apenas dinheiro traz títulos? A torcida sabe que isso é fato inconteste, mas a cúpula rubro-negra deve ignorar esse fato. Devemos saber o que fazer, sermos coerentes. A complacência e o apadrinhamento não devem ter lugar no âmbito esportivo, quiçá profissionalmente.

A cobrança deve existir e as metas fixadas para serem alcançadas. A matemática é simples: rendeu, bem; não rendeu, mude ou peça o boné! Funciona dessa maneira no mundo corporativo e em todas as outras áreas do clube. Ou vocês acham que o clube saiu do abismo financeiro sem que os responsáveis pelas pastas específicas fossem cobrados a entregar o que se espera deles?

É uma equação simples, sem incógnitas e de fácil solução: cobrança é a palavra. E como cobrar de jogadores apadrinhados do presidente? Como cobrar de um preparador de goleiros que tem a segurança de que ficará até o final do mandato presidencial, pelas próprias palavras do mandatário?

Assim é humanamente impossível tirar um atleta ou qulquer outro porfissional da zona de conforto. Saber que pode ser substituído a qualquer momento ou não ter seu contrato renovado por baixo rendimento faz com que o atleta se determine a dar o seu melhor. Isso é básico, um convite à excelência, mas não é o que observamos nos corredores da Gávea.

Me desculpem pelo desabafo, mas é isso aí! Tomara Zico haja uma boa reformulação no elenco e no departamento de futebol. Não pleiteio, aqui, uma caça às bruxas, mas que nos livremos, definitivamente, de atletas abaixo do mínimo esperado tecnicamente para envergar o MantoSagrado. Que os gestores mudem o foco e, principalmente, suas mentalidades conservacionistas resistentes às mudanças.

Como costumo dizer, o diálogo é essencial! Uma boa conversa muda conceitos, abre a mente e torna elencos medianos em equipes vecedoras. Além disso, muito do que se conversa é levado por nós para o resto de nossas vidas. Aprendizado não ocupa espaço, mas faz com que nos tornemos pessoas melhores e seres humanos mais lúcidos.

Que o Flamengo abra seus olhos ao diálogo e à troca de ideias já neste final de ano, para que iniciemos 2018 com outra mentalidade, com uma nova metodologia onde a meritocracia se faça presente. Isso é uma necessidade essencial, uma premissa importantíssima da qual não se pode fugir e que deve ser encarada com muita naturalidade e, acima de tudo, respeito.

Por um Flamengo mais honesto com seu torcedor, por um Flamengo mais lúcido em declarações de seus gestores, por um Flamengo que busque a excelência não só patrimonial, tecnica e administrativa, mas esportiva. Por um Flamengo ciente de suas obrigações quanto ao protagonismo e alto rendimento, por um Flamengo mais vencedor, menos pragmático e, acima de tudo, menos apático. Pelo bem de todos e felicidade geral da Nação, por um Flamengo mais Flamengo! Vai pra cima deles Mengo!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Comentarios

comentário

  • Márcio “maestro” Araújo

    Hum
    Vamos ver se alguém da diretoria vai botar a cara pra falar alguma coisa.

    Agora não tem mais desculpas pra não ter barca e reformulação do elenco.
    Risco de rebaixamento em 2018.

  • Márcio “maestro” Araújo

    Próximos capítulos em 2018
    Renovações de contestados na calada da noite
    Empolgação c/as goleadas sobre o Macaé e Bangú
    no Carioca
    Mídia 7×1 valorizando MUITO o 1×0 da semi de turno
    Mídia 7×1 favoritando o Flamengo para o Brasileirão

    Torcida, IDs e outros canalhas já certos do título mundial etc.

  • Rosemberg Valle

    Sério? Falar que investimento não trás título é muito amador. Antes desses gestores, o único título disputado foi o não rebaixamento. Esse anos fomos a 3 finais, essa foi a meta é cumprida! 3 anos consecutivos nas libertadores, Clube sendo buscado por atletas ( lembra qdo Paulo Vitor daiu no carrinho de mão, isso nunca mais acontecerá).
    Tinha que ter falado somente da postura dos jogadores e seus comandantes quanto a falta de cobrança e digo até falta de raça de alguns jogadores e comandantes, aí estaria corretíssimo.

    • Vinícius Quintanilha

      Investimento ajuda, mas não é a garantia de vencer sempre tudo. Contar campeonato carioca como final só revela o quão provinciano e regionalista é esse time do Flamengo ainda. O nível técnico do Estadual já não é mais o mesmo das décadas de 70,80 ou 90. Não faz sentido jogar com tudo num torneio que, tirando nossos rivais à beira da falência, sobram timinhos que mal conseguem subir à Série C. Não é atoa que o próprio Botafogo cagou e andou pra isso e foi tentar a Libertadores,.Grêmio no RS idem.

      A meta foi cumprida? Você está falando da meta de 2016 ou pra esse ano(fazer boa campanha na Libertadores e ir mais longe no Brasileirão)?Caímos precocemente na fase de grupos e terminamos o primeiro turno a 18 pontos do Corinthians.

      Sobre falta de postura e de cobrança aí sim concordo com você.

      • eric rodrigo

        penso que vc é ignorante, o Flamengo foi a final da copa do Brasil e Sulamericana, me lembro que além de não jogarmos nenhum campeonato internacional só existia luta para ser rebaixado, esse cara é um idiota que fez esse poste ridículo pena que não ganhamos nada esse ano mais mesmo com muita raiva disso vou começar o proximo ano com expectativa de ser campeão e não de torcer pra não ser rebaixado que bom que posso reclamar dessa diretoria por não ganhar nada, já pensou se a reclamação fosse por ser rebaixado e se vc pensar nossos anos de gloria era por ser campeão estadual e lutar por esse titulo e olha que já tenho 32 anos lembra do 3 x 0 santo Andre isso flamengo não vai passar mais, o futuro ao Flamengo pertence diga o Palmeiras saudações Rubro negra

        • Yan Balduino

          Acomodado, passivo, botafoguense e torcedor fanático do Clube de Finanças do Bandeira detectado!!!!!!!

          • Vinícius Quintanilha

            “Brigávamos pra não cair”
            “Chegamos a três finais”
            “Ganhamos um carioca”

            É sempre os mesmos argumentos.

          • Paollo

            Eu falei que eles viriam com essas bravatas, esses caras nem param pra pensar. De 2006 até 2012, o FLAMENGO conseguiu resultados bem melhores do que na gestão do Banana. 2006 Campeão da Copa do Brasil, 2007 3°colocado do Brasileiro, 2008 5° lugar do Brasileiro (hoje iria pra Pré Libertadores), 2009 Campeão, 2010 foi um ano ruim, mas o time bem ficou
            tão ameaçado de Z4, 2011 4°lugar do Brasileiro, 2012 meio de tabela.

        • Vinícius Quintanilha

          Parabéns, já pode fazer um concurso público pra ser funcionário do Flamemgo.

        • Daniel Barros

          Desculpa, mas nossa torcida já está esperando esse futuro a 5 anos. Esse papo de lutar contra rebaixamento é desculpa dos torcedores do EBM. Chega cara, temos estrutura, temos tecnologia, temos alguns bons jogadores..o que falta p esse futuro chegar? Falta cobrança, falta menos conformismo pela derrota, falta vontade.
          Não deixe essa mentalidade autoritária e fechada da diretoria do Flamengo te contaminar !!!

    • Junior Vinicius

      3 anos na libertadores? Dinheiro traz títulos? ta viajando amigo?

    • Thiago pereira dos santos

      Primeiro que só o investimento não traz títulos,é preciso muito mais do que isso para ser campeão,e você está se esquecendo dos títulos da CB que ganhamos anteriores a essa gestão,e também do Brasileiro de2009,e também fizemos algumas raras campanhas boas longe da zona de rebaixamento antes dessa gestão.e se ser vice,e ganhar apenas um mísero carioca for a meta cumprida,estamos fudidos e nunca mais ganharemos um título na vida com esse pensamento tão pequeno.agora sobre a falta de cobrança em cima dos jogadores e a falta de raça de alguns deles eu concordo!

  • Tmenezes

    Time não tem padrão de jogo,esquema tático? Parece brincadeira, sistema defensivo parece de time de Série C.Sera que o colombiano consegue corrigir isso?

    • luiz

      eu esperava isso do Rueda desde que chegou…os jogadores do Fla não são ruins, são melhores que muitos elencos, o PROBLEMA É TÁTICO, PADRÃO DE JOGO, 3 ou 4 meses era tempo sucificiente pro Rueda arrumar o time mesmo que aos poucos…. Acho que ele vai deixar isso pra ano que vem, miseraviiii

      • Arthur

        Mas também não tinha como, foi só pedrada, um jogo decisivo atrás do outro por várias competições, não tinha como fazer testes de formações diferentes nem se ele quisesse… agora sim, com tempo, com reforços, com pré-temporada, com jogos sem pressão pra testar/rodar o elenco, é que vamos saber se o Rueda tem repertório, se vai conseguir fazer esse time jogar bola ou não.

    • Maurício Torres

      O clube não tem nem time. E os torcedores ficam discutindo equacionamento de contas etc…. finanças etc…. vamos agora ir aos cartórios de protesto torcer para conseguirmos uma certidão negativa.

  • Vinícius Quintanilha

    Se EBM e cia queriam usar a Sulamericana pra justificar as suas convicções frente às críticas da torcida, isso acabou se esfacelando neste último jogo da temporada. Se não ganharmos um título decente no próximo ano (eu falei DECENTE, e não essa estrovenga chamada Estadual), a oposição pode levar o pleito por vários motivos, menos por falta de aviso.

    • Junior Vinicius

      Se não vencer Brasileirão ou Libertadores da América, não vão se reeleger, só espero que não assuma o Flamengo gente irresponsável financeiramente

      • Vinícius Quintanilha

        Pelo menos nas partes institucional, organizacional e administrativa/financeira essa atual gestão foi impecável, seja tornando o Flamengo transparente e saudável nas contas ou mudando o estatuto pra desfavorecer presidentes gastões.

        Quem vier a suceder EBM terá a obrigação além de manter o clube equacionado financeiramente, também de melhorar a estrutura organizacional do futebol. Pra isso tem que botar gente que realmente entenda da pasta, pois RC só sabe contratar e Fred Luz no futebol foi um ótimo executivo de varejo fora do Flamengo.

      • Maurício Torres

        Por mim tanto faz, não sou comissionado do clube, não recebo nada e nem tenho participação em contratos e negociatas, e me tiraram aquilo que eu mais curtia que era futebol e títulos, então o que vier é lucro! Quero em termos de futebol, é nas quatro linhas, em campo e não se o presidente é X OU Y.

        • Junior Vinicius

          Maurício, não se trata disso, se trata de aumentar sempre as chances de sermos campeões.
          Ter um estadio aumenta as chances de sermos campeões.
          Termos uma estrutura de alto padrão nos ajuda a ser campeão.
          Poder pagar os melhores salários nos ajuda a contratar jogadores mais qualificados.
          E um irresponsável pode colocar a única coisa boa que de 2013 pra cá temos que é a responsabilidade financeira.
          Real Madrid não é o maior vencedor do planeta a toa, é o clube que mais fatura sem depender de vendas de jogadores.

    • Thiago pereira dos santos

      Se não ganhar nem um título decente ano que vem(tirando esse lixo de carioca),pode ter certeza que a oposição irá ganhar,e mesmo se ganhar algum título,já estou começando a achar que eles não se reelegem também,pois todo já está percebendo que essa gestão tende ao fracasso e não entendem de futebol(mesmo saindo o Bandeira),tá bastante complicada a situação para eles se reelegerem!

  • Mayko Priscila Krakeker

    esqueçam alguma barca.poucos sairão,e honestamente não acho que uma barca seja a solução…temos jogadores de nível sim! o primordial é aquilo que falo desde 2016,adequar o esquema tático a característica dos jogadores,sobretudo os que chegaram pra resolver…esse esquema de pontas4231 433 4141 seja Ka o que for,é o responsável por temos um time caro,que não sai do lugar,previsível que não chuta a gol ….Agora o Rueda já conhece o grupo,tem obrigação de mudar o esquema de jogo,do contrário pode sair na taça Guanabara…
    pra mim esse time tem que jogar no 442 losango;Diego tem que mudar de posição articular e cadência o jogo como um segundo volante,não cria nada precisa se reinventar..e.ribeiro joga melhor de meia centralizado,não dá pra acompanhará lateral,aliás isso fez com o time,por isso temos Everton 22 de titular pra perder 2 Gols um lá e outro aqui e folder com o time…enfim 2 atacantes cuelar paqueta Diego e é.ribeiro formando um losango toque de bola minha gente…

    • Rodrigo

      Concordo. Esse time tem que jogar, apesar de alguns pontos fracos, temos sim um elenco de bons jogadores que não podem ter esquecido de como se joga futebol. As conquistas não vieram mas disputa os títulos mesmo jogando abaixo do que esperavamos, agora temos que fazer contratações pontuais para fortalecer ainda mais o time e transformar isso em título. Não adianta mudança radical no elenco e sim mudança na maneira desse time jogar. Isso que temos que cobrar.

      • Mayko Priscila Krakeker

        exatamente,não é possível q é.ribeiro tenha esquecido como jogar..o q mata e essa fixação por pontas q fecham corre cor,isso foi trauma do 7×1..esses times de fora aqui mesmo da América do sul,jogam bola!!eles não marcam lateral obrigando os atacantes a voltarem tanto,muito menos usam a tática do cruzamento…na boa reforços virão mas o principal é a mudança de esquema,começar do zero..

      • Carlos Rj

        Elenco fraco, 60% não tem capacidade técnica

  • Marty Mcfly

    Uma dica, 2018 será pior provavelmente, 2019 será o começo de uma reformulação no futebol caso uma gestão séria no assunto seja eleita

  • Mayko Priscila Krakeker

    tem q sair alguns àqueles q todo munda tá careca de saber,mas Geovani,é.ribeiro,Rodolfo, esses precisam de pré temporada..

    • Vitor Prado

      Certo!

  • kingDavid

    Minha opinião é que essa fase de Flamengo perdedor, e que desperdiça dinheiro em contratações ridículas, começou com o RC. Enganou um pouco no Brasileirão 2016, mas já desde o inicio de 2017 não jogou nada, mesmo com ZR. Talvez no conforto do novo CT os jogadores se tornaram umas maricas! RC é muito ruim em montar e administrar elenco, um dos piores que já vi!

  • Paollo

    Meu time pra 2018
    Diego Alves
    ZG Contratar
    ZG Juan/Réver/ Rhodolfo
    LE Contratar
    LD Contratar
    VOL Cuéllar
    VOL Contratar
    MD Paquetá
    ME Vinícius JR
    MC Éverton Ribeiro/Diego
    CA contratar.

    • Vitor Prado

      Barca!

      • Paollo

        A barca é fácil Muralha, Vaz, Arão, Trauco, Guerrero, MA, Rômulo, Conca, Pará, Renê. Certeza que eu esqueci alguém.

        • Ana Carla Freitas

          Muralha

          • Paollo

            Valeu..coloquei.

          • Ana Carla Freitas

            E o Rodinei? Merece ir? O que você acha?🤔 ihhh, vc esqueceu o R.Vaz!

          • Paollo

            O Rodnei pra mim é uma incógnita, mas na minha opinião ele é melhor do que o Pará, eu deixaria ele pra compor o elenco. É só ver o cruzamento que ele deu peo Gol do Vizeu lá na Colômbia, o Pará nunca fez aquilo.

          • Maurício Torres

            QUALQUER UM É MELHOR QUE O PARÁ. COMO NÃO VAI SAIR NINGUÉM, VAMOS RENOVAR NOSSOS SÓCIOS TORCEDORES E AJUDAR A PAGAR ESSAS TRALHAS TODA(DE NOVO)

          • Carlos Rj

            Minha barca

            Muralha, Vaz, Renê, Pará, Rodinei, Sávio, Gabriel, Trauco, Arão , MA, Rômulo, Berrio, Ederson, Everton e Guerreiro
            Conca já foi
            Pra mim 60% do elenco é fraco!

            Observação: Diego e ER, cobrar futebol e liderança

            Melhor do ano: Juan
            Rever jogou muito os dois jogos das finais

            Ficam

            Diego, César e Tiago
            Juan, Rever e Rodolfo
            Paquetá, Diego, ER e Mancuello
            Vizeu, VJ , Lincoln e outros que podem subir

          • Paollo

            Outro esterco esse aí. Tomara que vá mesmo pro Atlético PR

        • Eduardo Sacramento

          Só devemos lembrar que dispensar jogador de futebol não é simples. É possível autorizar seus empresários a procurarem outros clubes, mas há contratos longos vigentes.

          Esqueceu do Mancuello, mas ele poderia ser testado no lugar do Arão em algumas partidas. Aliás nunca entendi pq o William é intocável por qualquer técnico.

          • Paollo

            Eu não esqueci não, mas o prejuízo financeiro mantendo esses caras é pior.

        • Eduardo Sacramento

          Gabriel
          Matheus Sávio (para o bem dele, no Flamengo não há mais como)

        • Claudio Candido

          Gabriel, Matheus Sávio, Mozer, preparador de goleiros, psicólogos e TODOS os bandidos e vagabundos que se dizem torcedores do Flamengo

    • Junior Vinicius

      Boa, ainda acredito que Vizeu num time com meias mais participativos faria mais gol, mas não dá pra confiar em 2018, tem que trazer um ccara de peso, Um Carelli, um Jonas, alguém diferenciado e goleador

      • Paollo

        Cara, eu vou ser bem honesto, essa posição de CA é a que menos me preocupa, porque eu tenho a nítida impressão que qualquer Obina que colocarem lá na frente vai cansar de fazer gols, quando ajustarmos alguns setores, principalmente as laterais.

      • Evandro Caldeira

        Se Vizeu viesse sendo utilizado desde inicio ao invés de Damião, ele estaria bem, o jovem se frustrou desde ano passado, tbm acredito que ele vai crescer na posição.

        • Junior Vinicius

          Ele também não é um grande profissional, já podia estar melhor

          • Evandro Caldeira

            Talvez o gelo que deram nele, o irritou, ele agora tem a oportunidade de voltar a ser melhor e agarrar a oportunidade.

  • Thiago pereira dos santos

    Gostei do texto.penso da mesma
    forma,agora não precisa mudar só a mentalidade,precisa mudar alguns jogadores e algumas peças da diretoria,e também o presidente(mas esse só no final do ano que vem),pois se nao houver mudança nisso tudo,não adiantara mudar só a mentalidade!

  • Carlos Bronberg Rodrigues

    _ Precisa mudar a mentalidade da diretoria, do time e TAMBÉM DA TORCIDA!

    • Maurício Torres

      Principalmente dessa torcida que hoje aceita as derrotas com uma passividade incrível.

  • Rein

    Contratou sem critério, foi contratando por baciada e sem montar uma espinha dorsal. O time foi montado com os campeonatos rolando, faltou planejamento. Mas o que mais faltou mesmo foi vontade de ser campeão, porque poderia ter vencido os 2 jogos, perdeu o de lá porque recuou e deu campo pro adversário e empatou aqui porque faltou atitude de vencedor. O resultado foi essa catástrofe aí. E o pior é que jogadores e dirigentes passam, mas a camisa, o clube e a torcida ficam, só esses é quem realmente sentem as coisas como realmente são.

  • josé carlos

    Diego? Não querem time vencedor. Isso é bisonho, pipoqueiro e burro. O Everton Ribeiro está mal. O Diego – três toques – é isso. Jogadorzinho. Muita pose e nada futebol. Na hora da onça beber água ele sempre sumiu.

  • Dion Lima

    Não temos um jogador que pode decidir um jogo!
    Flamengo para ser campeão tem que mudar muito mais muito mesmo.

  • Carlos Rj

    2018 começa uma merda com esse papo de Gabigol……porra diretoria
    Não tem nenhum macho nessa porra de diretoria pra dizer não? Gabigol NÃO!!!!!!!

  • Francisco de Paula

    Gabi_perna_de_pau não pelo amor de Deus.

  • iking – Ragnaldo
  • FrancoRioTijuca

    Jogou mal não , o time é horrível.
    Só escapou os jogadores da base.
    Falta diretor de futebol.
    Falo isso desde que o Pelaipe saiu.
    Agora em 2018, se compraram zagueiro canhoto, laterais direito e esquerdo, atacante, pode ser que melhore.

  • CLAUDIO JOSE ALMUINHA SALLES

    Jogou muito
    Mal , não devemos nos iludir
    A base não é a salvação
    O Paquetá apesar da disposição
    Individualista ,afobado , tem muito que crescer isto é esporte coletiva
    Base era Andrade , Adílio Zico e Tita
    Leandro e Júnior

    Não há mais isto por lá
    Parabéns ao bandeira pela recuperação financeira , porém no futebol precisa se cerca de competência , não é com esta pessoa chamada de Rodrigo Caetano , que já deu , e não trouxe nada de bom
    Feliz natal e 2018 rubro negro

  • Marcelo Pereira de Souza

    Apontamos o Culpado: Arbitragem, improvável; as.Pratas de casa, não porque só entram no fogo como sempre; ou outros jogadores, são limitados, uma amarelam em finais, outros são fracos, horríveis, refugos e vários nem deveriam estar no Flamengo. Querem quebrar, bater, xingar, reclamar…….. ? O único culpado é o Eduardo Bandeira de Melo, planeja muito mal, contrata mal, se mete no futebol sem entender nada e de quebra, venda o que tem de melhor. Ontem ele pra correr do Mengão. O sujeito todo Este tempo só ganhou por méritos um Estadual porque, a Copa do Brasil de 2013 foi méritos da diretoria anterior. Torres essa diretoria. Agora tem uma idiotas que defendem.

  • Fla81

    Barca urgente e troca do diretor de futebol. Não seremos campeões com os laterais que temos nem com voltante Arão preguiçoso. Barca com: Muralha, Vaz, Trauco, Pará, Arão, Márcio Araújo, Gabriel, Mancuello, Geovanio. A torcida tem q se mobilizar e pedir a saída desses pebas e outros se precisar. Palmeiras, com jogadores menos contestados tá fazendo uma barca. Nossos jogadores são refugos de outros times com raras exceções e porque serviriam para o Flamengo?