O ano da base do Flamengo

Lançar a base no Brasil é sempre uma tarefa difícil. Sobretudo aqui no Flamengo onde não há paciência e um jogador mediano pode se tornar craque ou lixo com o mesmo tempo de maturação.

Com um 2016 de poucas oportunidades, iniciamos 2017 com esperança de lançar mais jovens garotos no nosso profissional. Esse objetivo foi alcançado, sobretudo agora no final.

THIAGO
O ano do Thiago poderia ter sido melhor. Subiu da base no ano anterior e esteve presente em 19 oportunidades este ano levando 14 gols. Quero acreditar que o goleiro foi atrapalhado por uma preparação inferior, pois o que pude acompanhar dele na Copinha era melhor do quê o que foi apresentado. Talvez fosse interessante fazer um ano numa equipe em que pudesse ser titular.

LÉO DUARTE
Léo Duarte tem apenas 21 anos e convive com lesões, isto preocupa. Com o nosso contestado departamento médico em 2017, o jogador se lesionou duas vezes ainda em campo e esteve indisponível outras vezes por problemas médicos. Fez apenas seis partidas, embora tenha saído ou entrado nos jogos em quatro oportunidades. Ao todo jogou 323 minutos. Suas participações foram inferiores até ao ano passado quando fez nove partidas. É um jogador que precisa ser observado de perto tanto pela comissão técnica, como pelo departamento médico.

RONALDO
Ronaldo é um menino muito promissor que volta de empréstimo do Atlético Goianiense. No Flamengo em 2017 fez 5 partidas, em apenas duas jogou os dois tempos. Em Goiânia 9 jogos e um golaço, embora depois disso tenha entrado e saído do time com frequência. Seus números são bons apesar de tudo.

Tanto ele como o Flamengo precisam decidir sua carreira daqui para frente. O clube possui apenas 60% dos seus direitos econômicos e deseja renovar para comprar mais. A Staff do jogador quer manter a fatia para uma futura negociação. E Ronaldo, o que quer? Tem que se manifestar. É impensável que o jogador amargue o banco o ano todo.

PAQUETÁ
Este foi o jogador que mais cresceu em 2017. Depois de um mundial sub-20 um pouco apagado e um início de ano abaixo, se recuperou com a chegada de Reinaldo Rueda e terminou o ano em alta. Com o antigo treinador fez apenas um jogo os 90 minutos, coisa que mudou drasticamente com o colombiano. O jogador apresenta raça, técnica e vontade. Tem tudo para se consolidar em 2018. Fechou o ano com 39 partidas e seis gols.

MATHEUS SÁVIO
Este é o jogador da base que mais recebeu chances no início do ano. Das 18 oportunidades em que esteve em campo, apenas duas foram com Rueda. Teve minutos em todas as competições exceto a sul-americana,  e fez 3 gols. As críticas após a derrota na Libertadores parecem o ter derrubado, mas é um jogador interessante. Talvez fosse bom procurar novos ares e retornar em 2019.

VINICIUS JR
Vinícius encerrou o ano com 37 participações. É um jogador de muitos predicados e, como é seu primeiro ano no profissional, costuma entrar nas partidas no segundo tempo, o que deve mudar no ano que vem. É o segundo atleta com mais minutos em campo pela base e anotou 4 gols. Espero que consiga uma prorrogação e fique no Flamengo ao menos até o fim do ano.

VIZEU
Felipe Vizeu é o atleta da base que mais participou da Temporada do Flamengo. Muito se deve a saída de Damião no meio do ano e a punição à Guerrero. Como era sempre terceira opção, se apresentou diversas vezes de forma irregular, até acima do peso. Recuperou confiança no fim da Temporada fazendo gols importantes e sendo artilheiro da sul-americana. Por hora será o 9 do Flamengo no início do ano.

Ainda assim esse é de longe o ano em que a prata da casa mais teve oportunidades no Flamengo recentemente. César voltou a jogar e surpreendeu, Thuler, Cafu, Klebinho, Lincoln, que já fez 4 jogos no profissional. O ritmo deve ter essa batida mesmo. E começa por não perder o treinador que mais valorizou a base recentemente.

Espero que o papai Noel nos traga logo as novidades desejadas e nos poupe das punições. Afinal de contas, temos sido bastante comportados, salvo alguns deslizes.

Alea Iacta Est!

Anderson Alves, O otimista.

21 Comentários
Carregando comentários...