Home Colunas A importância de uma pré-temporada bem feita

A importância de uma pré-temporada bem feita

1940
0
SHARE
'

Salve, Salve Nação Mais Linda do Mundo!

Hoje abordaremos um assunto de suma importância para que o Flamengo tenha um temporada digna, com bom desempenho e satisfatória tanto esportivamente quanto em relação à saúde e condicionamento físico dos atletas: a pré-temporada.

Para que possamos colher o máximo de frutos possíveis, é necessário que esse período seja aproveitado da melhor forma. E, através de um bom planejamento, poderemos ter uma safra generosa em matéria de títulos e boas atuações.

Isso deve ser iniciado no último trimestre deste ano, com uma profunda análise do elenco. Através dela, separamos os jogadores que não serão aproveitados, visando empréstimos ou vendas. Também identificamos os que estão em final de contrato tratando da renovação ou extensão do vínculo e, pro fim, planejamos as contratações.

Para as aquisições, devemos identificar as posições carentes e até mesmo as passíveis de melhora, seja encorpando o elenco ou até mesmo trocando os jogadores do setor. Uma coisa é certa: não há jogador inegociável ou posição que não necessite de melhora, mas devemos levar também em cosideração as oprotunidades de mercado.

Dito isso, o mapeamento da oferta de atletas é essencial para que as contratações sejam realizadas antes do início da pré-temporada. A montagem e definição do elenco é fundamental para que essa retomada das atividades seja o mais proveitosa possível.

Mas anteriormente a isso temos que falar das férias. Os trinta dias de férias são fundamentais para o descanso muscular do atleta. A fisiologia tem papel preponderante neste quesito. Os atletas devem ser orientados pelo departamento para que saibam até onde podem chegar nas comemorações de final de ano sem comprometer seu rendimento para o próximo ano.

Com o elenco fechado a parte tática pode ser aprimorada em seu máximo potencial, haja vista o treinador já saber de antemão com quais jogadores ele contará durante a temporada e poder passar a eles todas as suas ideias para aprimoramento técnico e tático.

Além disso, a uniformidade do trabalho físico é importantíssima para que o ano tenha o menor número de lesões musculares possível. Além do mais, com o grupo trabalhando junto, tendo iniciado os trabalhos ao mesmo tempo, todos devem alcançar um patamar físico equivalente quando iniciada a temporada esportiva.

Após essa pré-temporada, a história começa a ser contada. Esperemos que de forma mais feliz para nós, rubro-negros de todo o território nacional e mundial. Aguardamos o desenrolar da coisa. Ainda há muita água para passar debaixo da ponte. Muitos assuntos virão à tona num futuro breve. Vamos respeitar o tempo e ansiar por boas novas. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Comentarios

comentário