Home Colunas Yuri Fialho O Flamengo precisa mudar

O Flamengo precisa mudar

601
27
SHARE

O futebol do Flamengo fracassou em 2017. Ganhe ou não a Sul-Americana, o saldo será negativo.

Se os investimentos e expectativas estavam direcionados para as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, nossos esforços foram, inegavelmente, contraproducentes.

A torcida segue órfã de um time que a comova; encante. Ou que ao menos não a entristeça ou envergonhe.

É preocupante que exista  uma aparente resignação institucional com os frequentes fracassos da equipe, e isso destoa da imensurável grandeza do Flamengo.

Escrevi recentemente que a perícia com  que a atual gestão saneou as finanças do clube e restabeleceu sua credibilidade, parece faltar no trato com as questões mais sensíveis afetas ao futebol.

Esse abissal descompasso indica uma premente necessidade de mudança.

A menos que as convicções do noviço vice-presidente  Ricardo Lomba estejam contaminadas pela forma como o futebol é tratado pela atual administração, as mudanças podem ser capitaneadas por ele. Caso contrário, penso que todo o comando do departamento de futebol deveria ser dissolvido.

De qualquer sorte, devem deixar a Gávea o longevo e nada exitoso Rodrigo Caetano, e os preparadores físico e de goleiros.

No tocante aos atletas, discordo diametralmente de quem defenda mudanças pontuais. Observadas as questões contratuais, cujas peculiaridades implicam na forma da saída de alguns jogadores, ao meu sentir, não são muitos os que devam e mereçam integrar o elenco em 2018.

Quanto a Reinaldo Rueda, são flagrantes os equívocos  em muitas de suas escolhas. Não raro, escala mal e demonstra uma passividade e letargia espantosas para promover as substituições que a partida demanda. O que acaba por afetar o rendimento do time, acarretando em seguidos insucessos. Embora desgoste do trabalho apresentado até aqui, creio que sua saída, por ora, seja prematura.

Aos que temem por mudanças, inseguros quanto as incertezas vindouras, Nietzsche ensina que “Toda mudança, toda novidade nos provoca sentimentos de hostilidade. Nos fenômenos sensoriais mais simples reinam as paixões de temor, de amor e de ódio, incluindo a paixão passiva da inércia”.

Há diversos ajustes que carecem ser implementados. E isso passa  por uma inadiável e profunda transformação do departamento de futebol do Flamengo e uma substancial reformulação do elenco para 2018.

SRN!

No Twitter: @yurifialho

Comentarios

comentário

  • Lopes

    Meu time titular para 2018
    D. Alves C.
    L. Direito a contratar
    Rever
    Juan
    L. Esquerdo a contratar
    Cuellar
    V. A contratar
    D. Ribas
    E. Ribeiro
    Vinícius Jr.
    Atacante a contrata.

    • DefendaSeuDinheiro

      tira o juan desta lista, bota o rodolpho, juan não aguenta jogar 3 jogos em sequência, bota ele de gerente e dispensa o mozer.

      de resto, até concordo, mas VJr não fica até fim do ano, pode ficar Everton Cardoso mesmo

      • Lopes

        Não sei se as informações que saíram são verdades ou não mas se forem a decisão de sair no meio do ano que vem ou em 2019 será do Vinicius Jr. Como falei não sei se é verdade. E sobre o Juan o que vem jogando prefiro ter ele dois jogos de titular e um fora com o Rodolfo entrando que ter outro Vaz

        • Exilado

          Tem que renovar como Juan se ele aceitar REDUZIR PEL METADE o salário. Ele não joga nem metade das partdias.

          Se não quiser, tchau e obrigado!

  • Eurico Gestão Inteligente

    Rueda e sua comissão tem a confiança da torcida e muita credibilidade. Do elenco apenas Diego Alves, Réver, Juan, Cuéllar, Arão Vagalume, Diego (ser menos pipoqueiro), Éverton Ribeiro podem ficar e formarem uma equipe vencedora, além dos jovens da base (Vizeu, Paquetá, VJR, Léo Duarte, Lincoln, Ronaldo e Klebinho). O resto é resto e a diretoria é incompetente no futebol

    • Almir Ribeiro

      Diego pipoqueiro aonde cara? Aonde você viu isso? Cite ai um jogo em que ele pipocou?

      • Eurico Gestão Inteligente

        Perdeu pênalti contra o Palmeiras e um gol incrível contra o Corinthians, se tivesse feito esses gols nossa história poderia ser bem diferente no Brasileirão e perdeu pênalti contra o Cruzeiro na final da Copo do Brasil

      • Diego Bastos

        Diego tem deixado a desejar sim… Tem jogos que parece perdido em campo! Quanto aos pênaltis, para mim amarelou!

  • Lopes

    Deveriam deixar o clube
    Vaz
    M. Araújo
    Muralha
    Gabriel
    M. Savio
    Rene
    Trauco
    Pará
    Rodney
    Guerreiro (bom atacante, mas é caro e não faz gol).
    Arão

    • Eurico Gestão Inteligente

      Arão vagalume é um bom reserva, pode compor elenco e ser reserva do Ronaldo, Rodinei pode ser reserva do Klebinho

  • Damon

    A barca tem ser grande mais fica a pergunta. Quem vai bancar as rescisões e as novas contratações? E os jogadores que estão pra voltar de empréstimos? Pessoal acha que as coisas são simples “ah é só mandar embora” não é assim não.

    • Eurico Gestão Inteligente

      Simples, é só afastar os perebas e inúteis, colocá-los pra treinar separado e deixar bem claro que aqui eles não jogam mais.

    • Eurico Gestão Inteligente

      Logo, logo eles procuram outro clube

    • Lopes

      Só emprestar para o outro time pagar os salários, não tem que ter rescisão, ex. Luiz Antônio foi feito isso.

      • Damon

        Mais há casos de renovação de mais um ano com o jogador emprestado. Moral da história só prolonga o vínculo do jogador com o clube. Pra se livrar de vez tem que rescindir. O Canteros por exemplo quando foi emprestado pro Vélez ano passado teve mais um ano renovado com o Flamengo , tanto que voltou no meio do ano.

        • Lopes

          Canteros tinha 3 anos de contrato com o Flamengo ficou um ano fora e voltou, foi novamente emprestado, e quando tem empréstimo com renovação por mas um ano é o clube quem pede tipo o Giovani foi o clube do aceitou libera ele caso ele renovasse por mas um ano. É uma forma que o clube tem para prender um jogador que acha que pode render algum dinheiro no futuro.

    • Gleu Costa

      O ST que este ano contribuiu com mais de 30MI para a montagem do elenco. Nóis paga por isso Nóis cobra… kkkkk

  • Rosemberg Valle

    Não existe essa de contratar 6 jogadores. Até mesmo que se vier, serão medianos.
    Então contrate onde temos carência e que venham os diferenciados.
    1 zagueiro (Miranda, Gil, esse nível)
    1 volante/ armador (Ramírez, Renato augusto)
    1 atacante (estilo tevez, raçudo que sabe fazer gol).
    Os laterais precisam ficar na marcação, assim não irão comprometer tanto. Menos pior Renê e Rondinei.
    Diego Alves
    Renê
    Zagueiro
    Rhodolfo ou Rever
    Rondinei
    Cuellar
    Volante/ armador
    Diego
    Everton Ribeiro
    Vinícius Júnior
    Atacante

  • Nielson campos bastos

    Boa tarde
    Galera
    Ja tinha parado a mto tempo de ouvir esses blog do fla.
    Parei meu tempo ontem por quase 37 min pra ouvir esse tal de paparazzo e esse tal cara do urubucam.Um e metido e se acha o tal e como sempre mais um puxa saco e nao sei como porem eu sei o pq ne?Como esse cara ainda tem 200 mil no blog dele e na hora h com o tal LOMBA falou nd demais e ainda ficou com medo e puxou o saco putz.
    E o outro da urubucam putz nem sabe falar e nem sei se tem o 2 grau completo.
    Resumo td puxa saco.E o tal Lomba meu Deus falou nd x nd claro ne pra que todos omissos e antes de ser vp dizia que iria fazer isso e aquilo mais qd entra nessa gestao todos ficam calados e dizem amem que vergonha galera que coisa suja e imunda.
    O torcedor que se exploda e os que pagam st e pagam ingresso eles nao estao nem ai.

    O fla precisa mudar tudo x tudo

  • Almir Ribeiro

    Tem que reformular todo o DF, mas não acontecerá. Quanto ao Rueda só falou bobagens. O Rueda cara está ha dois meses no Fla…o cara vem de fora, mal fala o português…achas fácil? Concordo que alguns equívocos tem acontecido, mas na média ele está indo bem. Ele pegou o bonde andando meu caro…ano que vem pode ser e será mais cobrado. AI sim. Agora é totalmente desproporcional. No mais eu concordo, mas não espere mudanças, pois a mesma turma “perdedora” estará em 2018. Salvo imensa e gratificante surpresa não vejo melhores perspectivas em relação a esse ano.

  • Isaias Riios

    Sinceramente pra mim chega de estrelas, grandes nomes, eu sou cego ou nao entendo de futebol, mais os meninos que subiram da base sao otimos, melhores que muitos medalhoes por ae que jogam apenas com o nome que tem, esses meninos podendo amadurecer nessa pre temporada e carioqueta vao nis dar muitas alegrias.

    • Jonatan Pereira

      Concordo

  • Gleu Costa

    Resumindo blá blá blá, palavra difícil blá blá blá, filosofo com nome difícil… o Flamengo tem que mudar todo o departamento de futebol e a maioria dos jogadores.

    Quanta frescura para escrever o que todos comentam aqui. Vamos postar texto com novidades ou ideias propositivas, pois que em 2018 tem que mudar toda torcida já sabe.

    • Essondro Juniel Juniel

      Tbm achei muita firula do autor, poderia ter sido objetivo é direto. Tem q mudar muito é pronto! SRN

    • José Moura

      Kkkk. Muito bom! Falou o que eu pensei…

  • Ednei P. de Melo

    Mais alguém acendendo um cigarro em pleno posto de gasolina… &;-D

  • Roberto Leal

    Gente, bom dia!!
    Alguém poderia p gentileza, me add em um grupo d mengão?? Agradeço desde já!
    *88 99916-3366*
    Add aí p favor!!