Home Colunas Guerrero? Pra quê Guerrero?

Guerrero? Pra quê Guerrero?

1856
61
SHARE
Foto: CRIS BOURONCLE / AFP

A entusiasmante classificação do Flamengo no Fla-Flu internacional da última quarta deixou claro que Paolo Guerrero não é mais tão indispensável ao time assim.

Eu sei, o Peruano é bola, com sua técnica, seu pivô e tal… Mas não precisamos gostar de quem não gosta da gente, ou querer quem não quer a gente. Reciprocidade, que claramente ficou de lado, o Flamengo é muito maior do que qualquer jogador.

Guerrero não quis saber do Flamengo no momento mais importante da equipe na temporada. Num clássico, na única competição que podemos conquistar ainda esse ano, no único alento que esse time pode dar ao torcedor após ceifar as nossas expectativas com a precoce eliminação da Libertadores.

O artilheiro do caô não tá nem aí pra frustração ou expectativa de mais de 40 milhões de rubro-negros apaixonados. Fez questão de calçar os chinelinhos e se preservar para sua maior missão esse ano: Colocar o Peru na Copa e alimentar ainda mais a sua idolatria em seu país.

Eu seria leviano se não entendesse, é uma meta pessoal do Pelé do Peru. O que não consigo entender é o torcedor, carente por ídolos, compactuar com isso, e ainda defender o camisa 9. Número de camisa que me remete aos grandes goleadores, decisivos.

Como o Felipe Vizeu, que estava doido para receber uma chance no time do El Prof Rueda. Recebeu, e não titubeou, fez o gol (de centroavante) que ressuscitou o Flamengo na decisão da última quarta, fez o seu papel (de controavante), e mostrou que talvez Paolo não seja tão necessário assim.

Talvez… Ou talvez conseguiremos outras boas opções no mercado. Porque, certeza mesmo eu só tenho de uma coisa: Pagar o salário astronômico do nosso superestimado ‘pivôleador’ é um absurdo, uma loucura. Renovar então… Nem se fala.

To tentando, como todo bom rubro-negro, manter os pés no chão, sei que por mais que as circunstancias tenham sido empolgantes, um empate com o fraco time de garotos do Florminense não é um resultado para se tirar conclusões, mas não é de hoje essa insatisfação.

Não tem como respeitar centroavante que tem mais cartões amarelos do que gols. Centroavante que usa como argumento o fato de estar na sua temporada mais goleadora da carreira, e quando olhamos os números eles são tão pífios quanto o de um atacante fracassado.

Não tem como respeitar o cara que recebe o maior salário do elenco, e fica de fora dos jogos mais decisivos do time, se tornando desfalque seja por contusões rotineiras, coleções de cartões amarelos (a maioria por reclamação), ou convocações.

Enfim, espero que estejamos entrando no último mês com Paolo Guerrero envergando o manto sagrado rubro-negro, e que com o dinheiro que investimos nele possamos contratar um centroavante realmente de alto nível, e que, é claro, faça muitos gols.

Desejo um bom final de semana para a garotada carente que idolatra o cara, e tomara que nos próximos jogos ele possa pelo menos entrar em campo, e distribuir seus pivôs.

Obs.: Se  é pivô que queremos, temos Splitter e Varejão sem contrato no mercado.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!’

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Comentarios

comentário

  • – Ryan –

    Guerrero vai renovar, não tem o q choramingar, e Guerrero entre os pífios “9” do Brasil é um dos melhores, não tem como negar. Ponto. Talvez nem fique o ano todo de 2018, e por isso precisamos ir ao mercador para trazer um 9, bom, goleador e jovem!

  • Véscio Marinho

    Caridade!!!

  • Jhon silva

    Guerrero é o melhor pivô do mundo pow, kkkkk ouvir isso na globo, cada uma desde qnd matar a bola no peito e fazer pivô decide algo, inventaram essa nova função no futebol de campo agora.

    • Michel

      Aposto que foi o Juninho

      Fã do caramujo que não comenta torce contra na cara dura

    • Leovegildo Antunes Portalupe

      Isso é bom pra Futvolei e só

  • Michel

    Se Peru for a copa, ano que vem guerreiro nem vai jogar direito vai se poupar pra jogar a copa

    Atacante que só faz pivô pra mim tinha que jogar futsal

    Nunca vi um atacante que não faz gols ser tão supervalorizado igual ao guerreiro

  • Luciano Pereira

    Nesse episódio, como ficar com raiva de um jogador que mais atrapalha do que ajuda? Guerrero é inútil, portanto, essa foi sua melhor escolha. Ainda bem que ele decidiu se poupar para jogar na sua seleção. Sinto pena somente dos cofres do clube, pois, devido a sua ausência, os valores pagos por cada gol aumentou de R$ 560.000,00 para R$ 600.000,00.

  • Carlos

    Não é um mau jogador. Mas é o pior custo X benefício do elenco. Se ganhasse por gol decisivo seu salário seria menos da metade. E olha que ainda está muito bom.

  • Ionathan Beck

    Ainda bem que ele fez o favor de não jogar. O clássico estava pegado e, do jeito estourado que é, seria expulso no primeiro tempo.
    Sério

  • rodrigo oliveira

    Sinceramente, acho o custo-benefício Guerrero de fato muito elevado, mas falar que o Vizeu já é capaz de substituí-lo é extremo exagero. Não to querendo dizer que o Vizeu não é promissor, mas ainda lhe falta muito. Lembro que, diferentemente do Vinicius Jr e Lincoln que sempre foram destaques na base, Vizeu era banco do Douglas Bagio, e só teve oportunidades com a saída deste. Daí podemos afirmar que o cara não é daqueles jogadores diferenciados de berço.
    Só a título de sugestão, acharia uma boa troca mandar Guerrero e Trauco para o São Paulo, apostando no entrosando com o Cueva, trazendo o Pratto que é mais jovem, mais barato, tão brigador quanto, também faz pivô bem, e ainda não será convocado tantas vezes.

    • Ltom Macêdo

      Acho que você esta equivocado.

      Vizeu chegou um pouco antes do do Baggio virar profissional e se foi banco pro mesmo foi por pouco tempo e no periodo de adaptação.

      Veio do America Mg se não me engano e so teve o fim da formação na Gávea.

      Acho bom jogador, mas parece ter o perfil psicologico fraco.

    • Márcio “maestro” Araújo

      Entre Pratto e Guerrero eu prefiro o Guerrero.
      Eu prefiro o Borja ao Guerrero.

  • Ltom Macêdo

    Coloca quem ta com vontade.

    Poe o Vizeu pra jogar.

    Guerrero já não e nenhum craque, se poupando vai acabar fazendo mais raiva do que ajudando.

  • Gardner

    Eu penso que a turma julga muito sem saber!
    Nao vou nem entrar no mérito se vale a pena ou nao o investimento.
    Acho que ele nao esta de migue nada,e respeito um jogador que pode nao ter feito muitos gols mas sempre corre em campo e luta,imagina so se ele entra no fla flu e agrava a contusão dai nem flamengo nem peru podem contar com o cara o resto do ano …
    Muito bla bla bla

  • Ronaldo Júnior

    Tá na hora de mandar o Guerrero embora já, muito nome e salário pra pouco futebol. O único problema é deixar o cara sair de graça.
    Com o salário dele da pra pagar dois ou ate três ótimos jogadores.

  • Felipe kitt

    Concordo plenamente, claro que o Vizeu não é o centroavante dos sonhos, mas pergunto a vcs: será que o Paolo teria a velocidade pra girar e finalizar certo naquele segundo gol? Tenho sérias dúvidas. Pro ano que vem gostaria de ver Vagner Love nesse time, tem a cara do Flamengo.

    • Ronaldo Júnior

      Também acho. Guerrero não faria nunca aquele gol, simplesmente por não edtar vem posicionado ou não conseguir fazer a movimentação certa, o passe magistral do ER terminaria se tornando um passe errado, recuo para o goleiro e ainda sobraria para o ER a jogada errada. Chega de centroavante que só faz pivô.

      • Felipe kitt

        Eu acho que ele ia demorar uma semana pra acertar o corpo pra finalizar e chutar em cima do goleiro que a essa altura já estaria bem mais perto da bola….e ficaria no quase gol, como de costume.

  • Márcio “maestro” Araújo

    Guerrero já deu, é caro demais pro que apresenta.
    Vizeu é mais centroavante que o Guerrero, porém Guerrero tem muito mais técnica, e é mais jogador que Vizeu.
    Flamengo tem deficiências em gols, Diego perdeu um gol contra o Fluminense que não se perde, bastava jogar por cima.

    Acho que o problema do Flamengo é falta de treino.
    Devem estar de folga até hoje com a classificação.

  • manoel martins

    URGENTE!
    VENDE LOGO ESSE CARA! SE REALMENTE TEM ALGUM CLUBE INTERESSADO!!

  • Ronaldo Júnior

    Com o salário do Guerrero da pra pagar o Love e o Kayke, ficaríamos com três centroavantes.

    • Yan Balduino

      Mas e o Lincoln?

      • Drunken Master

        O Lincoln talvez incógnita, já que tem estrangeiro de olho grande nele. Mas se ficar que seja agregador e tenha foco no campo. Sem se levar por empresário e imprensa lixo. Além do oba oba.

  • Márcio “maestro” Araújo

    Kayke vai sair do Santos.
    Poderia pegar dois jogadores do Santos, Kayke e Zeca.

    Pena que essa diretoria só quer pegar velho e bichado do exterior que joga na Ásia.
    Não sei se essa diretoria finanças na frente do futebol acha que se comprar um jogador do Santos vai estar fortalecendo o outro clube.. sei lá.

    Time vencedor enfraquece os adversários do seu pais, tirando jogadores deles.

    Zeca tem que vir !

    • Igor L.A

      Kayke em baixa técnica e fisicamente no santos, temos que contratar jogador que esteja em bom nível… eu tentaria o Jonas do Benfica.

      • Márcio “maestro” Araújo

        Zeca é um dos melhores laterais do pais.
        Kayke realmente tá em baixa.

        Precisamos de laterais, nossos laterais são fracos.

  • Yan Balduino

    As estatísticas do Guerrero esse ano foram bem inflacionadas pelo Carioca. No estadual ele marcou incríveis 10 gols em 11 jogos. Nos 33 jogos restantes da temporada, marcou os mesmos 10 gols. Pelo Brasileiro fez 6 gols em 19 partidas, sendo 3 deles contra a Chapecoense. Ou seja, das 19 partidas, ele marcou em apenas 4. Passa longe da artilharia do campeonato e é o segundo mais faltoso da competição, com 69 faltas.

    • NETOFLA

      Ou seja, praticamente um inútil em termos de poder ofensivo pro time. E é o maior salário do elenco! Será que essa diretoria entende tanto assim de finanças? Até entendem alguma coisa, mas estão superestimados assim como Guerrero é.

      • Yan Balduino

        Fato

    • Júnior Morais

      Belo comentário, os fatos falam por si!

  • Ednei P. de Melo

    Como assim? Jogar lesionado? Gosto muito de você Vinny, mas dessa vez… &;-D

  • BVZ (VJ será maior que Pelé)

    Bom que o Vizeu tem números quase tão impressionantes quanto os do Kayke.
    Esse ano foram 28 jogos pelo Flamengo e 6 gols. É um pitbull.

  • euavisei

    Não precisamos de PIVO, e nem de PONTAS BURROS.. se o tal ” CENTRU DI ITILIGINÇA” realmente existisse dentro do Flamengo ja teriam feito estudos sobre nosso trio de ataque ARAME LISO, guerrero everton C Berrio, fraquissimos

  • Nedson Hiller

    Tomara que o Rueda não coloque esse falcatrua para jogar. Deixe ele no banco ou nem leve pro Sul.

  • Diogo

    Caros, acho que não compete à torcida especular custo-benefício de jogador!! Se o cara é bom, a diretoria é competente o suficiente para pagar o que o mercado diz que vale.
    Ele é bom o suficiente para vestir a camisa do Flamengo? Tem melhor jogador do que ele e possível de trazer? Então traz, mas parece que não, vai ser sempre uma aposta.
    Outra, não tenho conhecimento do departamento médico para saber se ele fez corpo mole para não jogar contra o Flu, pois se fez, não é para pensar duas vezes: não renovem o contrato dele!!

    • Nedson Hiller

      Pelo rendimento dele pode deixar o Vizeu e apostar no Lincoln. A questão não é mais se o cara é bom ou não, a questão é que no Fla ele não marca gol, e ele só vai estar comprometido com o Fla depois da copa.

      • Diogo

        É uma forma de pensar também. Respeito.

    • Vinícius Quintanilha

      Compete a torcida, sim. Somos os verdadeiros donos e o maior patrimônio do Flamengo. E opções melhores no mercado existem.

      • Diogo

        Quero dizer que não tem como avaliarmos o custo. Na verdade ninguém sabe o quanto ele ganha, só especulações, do tipo 600 mil até 900 mil. O Flamengo está alcançando um patamar que pode se permitir o luxo de gastar tanto assim e isso não ser um problema.
        Prefiro me preocupar só com o que ele joga dentro de campo e, pelo que ele entrega acho que merece continuar, em outro esquema tático ele poder ser melhor aproveitado, mas nunca esperei dele um artilheiro, isso ele nunca foi em lugar algum.

        • Vinícius Quintanilha

          O clube gastar muito ao trazer atletas de renome acho válido,ainda mais depois do “milagre econômico” nas finanças. O problema é quando gasta mal.

          Artilheiro ele nunca foi, claro. Sempre foi mais um pivô que cria situações de jogo para os companheiros de equipe. Porém, ele só renderá direito jogando ao lado de um segundo atacante goleador, e isso não temos no elenco (além de serem jogadores raros e muito caros). Como nossos pontas tem pouco faro de gol e quase nada de habilidade com a bola (com exceção do Vinícius Júnior), Guerrero acaba jogando isolado.

          Esquema tático mudar acho meio difícil. Se a filosofia de jogo do Flamengo daqui pra frente é privilegiar um esquema com dois pontas abertos, não acho viável manter um atacante que não tem faro de gol, está mais preocupado com Copa do Mundo por questões óbvias (nunca jogou uma) e o fator de idade pesa (fará 34 anos).

    • Bruno Affonso

      Acho o Facundo Ferreyra em final de contrato e mais novo, muito mais goleador e jogador que o Guerrero.

  • Vinícius Quintanilha

    Vejamos o seguinte: No brasileirão centroavantes como Lucas Pratto e Fred, ambos em má fase, já ultrapassaram Guerrero na artilharia do campeonato. Thiago Neves, Diego Souza e Diego Ribas também já passaram o peruano. Trellez e Junior Dutra, dois atacantes limitados tecnicamente, já possuem um gol a mais que o nosso principal centroavante no campeonato.

    Se a filosofia de jogo do Flamengo será jogar num esquema com dois pontas abertos, desde o mirim até os profissionais, pra quê manter um atacante que só rende direito num esquema com dois atacantes na frente (ele e mais um) ou jogando do lado de um ponta goleador (coisa rara e caríssima no mercado da bola)? Caso mantenham Paolo Guerrero seria necessário por parte da diretoria buscar um segundo atacante goleador, coisa inexistente no elenco do Flamengo.

    • Nedson Hiller

      Tem Luca, Potker, tem artilheiro na serie B, pode trazer qualquer um desses que vai ser muito melhor que esse Peruano falcatrua, eu nem levava ele pro sul, deixava que fosse sem ritmo pra jogar pelo peru, se jogar domingo só vai atrapalhar, ficar parado e levar cartão amarelo, será menos 1 em campo.

  • Gleu Costa

    Para poder dizer que se gasta 1MI por mês com nada. Quem tem dinheiro ostenta kkkkk!!!

  • Lucas

    Primeira vez que venho aqui dizer que concordo plenamente com o senhor Vinny Dunga.

  • Daniel Silva

    porque não gosto do Vinny? por causa dos seus péssimos textos, um cara que defende marcio araujo comp jogador, que em tudo marciarajustifica não dá, para miim esse cara não merece espaço nessa coluna flamenca

  • Daniel Silva

    guerrero renovando por 500 mil dá para ficar, por mais não

    • NETOFLA

      Se o Perú classificar pra Copa, não vai valer um centavo! E se não classificar, vai valer menos ainda, vai ficar deprimidinho…. Toca esse encosto da Gávea!

  • Alexlima

    Entrei desarmado para leitura do texto mesmo não sendo um apreciador dos textos desse rapaz…
    Mas tenho que reconhecer, muito bom, análise boa desse atacante enganador

  • Márcio “maestro” Araújo

    Temos que ver como vai ficar isso ai, pois Guerrero foi pego no anti doping na Argentina.
    Acho que não pode jogar repescagem

  • AndPrt

    Se confirmar o flamengo tem que rescindir o contrato dele!

    • NETOFLA

      Têm é que cobrar danos morais! Ele têm bastante dinheiro ganho desse tempo que ele tá enganando no Flamengo.

      • AndPrt

        Capaz de colocar a culpa no DM do flamengo!

        • DefendaSeuDinheiro

          Ctz!!

  • Marcos Ritter

    Tô vendo na ESPN Guerrero pego no doping depois do jogo contra argentina

  • Milton

    Vinny só não concordo com essa de time de garotos daa flores, média de idadede 25 anos ,sem essade garotos

  • NETOFLA

    Vinny Dunga, o mito! Mitou irmão! Mitou… Têm jeito não! Kk
    Me representou nesse post!

  • AndPrt

    Confirmado o doping do Guerreiro!

  • Denis oliveira

    Guerrero teve quantas contusões esse ano? A tendência é piorar. Vai ter que ser poupado, talvez vá pra Copa (caso do doping), quase todo jogo tinha cartão, então: tchau!

  • DefendaSeuDinheiro

    Guerrerão da massa é um centroavante com técnica, não é um caneludo, sabe reter a bola, dá assistências, até faz gols,,,porém faz muitas faltas, toma muitos cartões, se ausentam de mais dos jogos por suspensões, lesões e convocação para o Peru.
    Enfim, é muita grana para pouco retorno.
    Já temos ótimos meias, Diego, ER e Paquetá.
    Podemos ter um centroavante caneludo, sem crise!

  • Ricardo Alves Bomfim

    Comentário fraco, fraco! Se a questão fosse tão simples, já tinha sido resolvida! Quem tem no futebol brasileiro o tal centroavante??
    Palmeiras? Com Borja? Pagou caro, êê??