Home Colunas Coluna do Torcedor Coluna do Torcedor: “Vamos falar dos laterais”

Coluna do Torcedor: “Vamos falar dos laterais”

1016
49
SHARE
Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Em 2015 com a saída de Léo Moura, o Flamengo parecia, parecia que não encontraria soluções para nossa lateral, e para nosso time. Dois anos e muitos investimentos depois, aqui estamos nós, sentido a falta do Jorge.

No futebol moderno, as defesas estão sempre bem postadas e os espaços são cada vez mais raros, as triangulações e as variações táticas são fundamentais para criar jogadas e ter maior efetividade com a posse de bola.

Vejamos o Barcelona de 2016/2017, com a saída de Daniel Alves, sucumbiu para times de menor poderio ofensivo, justamente por não conseguir furar defesas. A Juventus de 2017/2018 parece caminhar para o mesmo problema, a falta de um lateral qualificado.

E nosso Flamengo perdeu 2017 com Pará, Rodinei, Renê e Trauco pouco sendo questionados. Por que nossos analistas de futebol não vêem as laterais?

Rueda soltou o verbo essa semana sobre as análises superficiais no futebol brasileiro e com razão! Criticamos técnico, volantes, goleiros, goleiros e goleiros, meio de campo e atacantes, mas não paramos para analisar que em 2016 tínhamos Jorge, pura e simplesmente assim.

Certamente há vários aspectos táticos, comportamentais e de desempenho que precisamos analisar, porém acredito que o fraco desempenho dos nossos laterais sejam a razão de nossos fracassos.

É inadmissível, como flamenguista que sou, ver o futebol que o Pará não apresenta em campo, erra passes simples, falha na marcação, toca para trás demasiadamente em uma final de Copa do Brasil, simula uma falta na sua própria área, e ainda parece indiferente a todos esses erros. Jogo após jogo temos que aturar esse cidadão.

Respeito a pessoa, o profissional, mas certamente não deve estar vestindo o Manto Sagrado. Esse resumo do Pará serve para os demais laterais, até Trauco não apresenta nada que justifique estar no banco, quanto mais titular.

E se nossos laterais não jogam, a tática acabou, ficamos com dois pontas isolados na frente, sem um lateral para tabelar, um centroavante disputando os balões que recebe, volantes sempre expostos, pois sempre estão sujeitos a ter que cobrir falhas de nossos laterais, o Diego tendo que criar tudo e como resultado nosso goleiro sendo obrigado a pegar pênalti para salvar a Nação.

O Rueda viu isso, o Zé também. Rueda inclusive em seu primeiro jogo testou o Rafael Vaz, na lateral. Algo que se desse certo seria produtivo, assim como tivemos Samir em 2013 na Copa do Brasil, mas infelizmente nossos zagueiros são lentos para essa função.

Quarta quando Rodinei ia entrar, agradeci aos céus por tirarem o Pará. Juro, acreditei que Pará faria o gol do título contra o Cruzeiro, mas para minha surpresa, vejo os dois em campo.

Verdade, ir para os pênaltis foi uma conquista, longa vida ao Juan!!!!

Ulisses Ferreira

Quer ver sua coluna aqui no site? Envie para o e-mail redacao@colunadoflamengo.com que avaliaremos ela

O conteúdo dessa “Coluna do Torcedor” pode não coincidir com o pensamento do Coluna do Flamengo. A responsabilidade é do autor.

Comentarios

comentário

  • Luiz Carlos Sousa

    Também acho as laterais os principais pontos fracos do time. Também que o Everton poderia ser o melhor deles, mas infelizmente o preferem como atacante onde é bastante limitado e não rende nada para o ataque.

  • Moises Leocardio

    Precisamos de laterais mesmo, Pará esta ficando velho lento percebi em alguns jogos que ele não esta mais com tanto vigor para marcar, Rodinei quebra um galho é um bom reserva e em alguns momentos pode ser titular, Trauco ainda tem mais para mostrar e o Renê vamos dar mais um pouco de tempo para ver o que ele apresenta. Eu na verdade usaria a base mais no brasil agente sabe como funciona se fosse contratar eu traria (Victor ferraz) ou aquele lateral direito que jogou no manchester (Rafael pereira)

  • Nedson Hiller

    PRECISA DE ATACANTE QUE FAÇA GOL….PQP…pode trazer os melhores do mundo pra posiçao de lateral, meia, zagueiro, goleiro e não vão resolver nada se não fizer gol….Essa idolatria em cima do Guerrero chega a ser patética, um cara que não faz gol….os atacantes de lado também não fazem gol….é o ataque que precisa mudar. o povinho cego, quantos jogadores ja passaram pelo time? Na defesa principalmente? Precisamos de goleador, apenas um goleador.

  • Gardner

    Exagerou no jorge,quando o trauco chegou ele tinha numeros melhores do que o jorge ! Caiu de rendimento com o time todo…
    Realmemte acho o rene fraquissimo o Pará limitadissimo sendo que apenas joga com raça o rodinei acho o melhorzinho deles mas nao eh facil encontrar um lateral bom,sao poucos clubes do brasil que tem ….se tiver em !
    Ja foi o tempo que o brasil tinha vários times com bons laterais

    • Fabio

      Jorge foi eleito o melhor lateral europeu do mês, somente isso… e Rodinei pode parecer melhorzinho, mas quando ele acertou um cruzamento? Estamos muito carentes de laterais, realmente.

      • Gardner

        Nao eh pq ele foi eleito o melhor lateral do mes que seja o novo Roberto carlos,vc ja viu os números do jorge pelo flamengo ? Nao sinto saudade nenhuma do jorge mas respeito tua opiniao,gostaria de ver fabio santos no flamengo …

      • Gardner

        Nao eh pq ele foi eleito melhor lateral do mes que seja o novo roberto carlos ! Vc ja viu os numeros do jorge pelo flamengo ? Muito barulho so pois nao sao consideráveis,gostaria de ver o fabio santos no flamengo bom jogador !

        • Fabio

          Bom, eu sei que o Jorge na minha opinião saiu do Brasil sobrando, como melhor lateral do país. E o Pará estava vivendo boa fase, acertando cruzamentos.

    • DefendaSeuDinheiro

      exatamente!
      o futebol brasileiro só forma meias atacantes e volantes.
      laterais, centroavantes, são posições em extinção.
      zagueiros são volantes que não deram certo.
      goleiros são os que não deram certo em posição alguma.
      os melhores saem antes de serem profissonais de destaque, antes de ganhar algum título de relevância por seus clubes formadores.

  • Marcos Gonçalves de Albuquerqu

    Juntando os quatro não dá meio. Simplesmente horríveis. Manda embora.

  • Marcos Gonçalves de Albuquerqu

    Se mandar para o ÍBIS eles mandam de volta.

  • Junior Vinicius

    Acho nossos três laterais fracos mesmo, porque pra mim Trauco é meia e não lateral.
    Rodinei com quase dois anos de clube evoluiu o que? Não consegue manter boas atuações de maneira regular, cruza muito mal e marca sem a intensidade pra posição.
    Pará é regular, marca direitinho, tenho fisico, cruza às vezes boas bolas, mas não é um lateral de se encher os olhos.
    E Renê é o monstro da marcação e um pereba no ataque, acredito que com dedicação e treino pode melhorar a parte ofensiva e no futuro ser um lateral melhor.

  • Daniel Silva

    para mim trauco e renê ainda precisam de mais tempo, principalmente o peruano, ontem fez uma excelente partida, o lado direito da Argentina não conseguiu fazer um cruzamento no jogo; as melhores chance da Argentina sempre eram pelo lado esquerdo; infelizmente os técnicos não conseguiram encontrar o ponto de equlibrio dele, Renê chegou para disputar posição; para mim o lado direito é o nosso maior problema , rodinnei ja vai para seu segundo ano, pará no quarto e nada acrescentaram se não lampejos em alguns jogos; pará sendo velho pode pegar o beco, e Rodinnei um pouco mais novo, pode emprestar; subir o Kleber da base seria muito bom; para contratação;gostaria de ver o Rafael ex United no flamengo!

  • Wagner Alves

    Todos são medianos pra fraco, sem exceções.

    Deixaria só o Renê que marca bem e tem raça, o resto vaza.

  • Nedson Hiller

    Fora GUERRERO

  • Ltom Macêdo

    O problema é que bons laterais estão em falta.

    Único time do Br17 que eu vejo q tem dois laterais de responsa é o corinthias, com Arana e Fagner.

  • DefendaSeuDinheiro

    A barca 2018 possui 3 laterais, pará, rodinei, renê, só fica o trauco.

    • Ednei P. de Melo

      “só fica o trauco” … e o Pará (nem que seja na reserva)! &;-D

  • Eddy Murphy

    Discordo do texto. Acho nossos laterais bem razoáveis. Gostaria de saber quais laterais, jogando no Brasil, são melhores! Senão vejamos: corinthians: fagner (melhor os nossos), Arana (melhor que os nossos, jogador pra Europa ), gremio: Leo moura e cortez (piores que os nossos); Santos: vitor ferraz (mesmo nivel dos nossos) e Zeca (melhor que os nossos, jogador pra Europa); palmeiras: ze roberto (ex jogador); egidio (pior que os nossos), fabiano (muito pior), mayke (vive lesionado e eh mesmo nivel); Atlético Mineiro: marcos rocha (conhecido em mg como avenida marcos rocha), fabio santos (mesmo nivel)… no resto dos times, os laterais são piores, mesmo nível ou apostas. Não existem opções. Acho que Rodinei e Trauco otimos laterais, Para muito util e foi campeao onde passou, e Rene tb eh razoável defensivamente.

    • Douglas

      Nossos laterais são bons, só não encaixam direito. Para e Trauco são lentos, principalmente o Trauco,, então tem que ter uma cobertura melhor. Daí você vai ver que a zaga também é lenta, os volantes são lentos também. Então o problema é o encaixe coletivo, ter uma defesa toda lenta e não a qualidade individual. Além de que o Rueda prendeu as subidas dos laterais então para o torcedor a impressão que fica é que estão rendendo menos mas é apenas uma alternativa tática.

      • Eddy Murphy

        Verdade! Ótima análise! TB acho que a questão do Flamengo passa pelo encaixe das peças… O tenso é q quem aconselha o Rueda é o Jayme. Isso q tá pegando.

      • Ednei P. de Melo

        Sua análise é perfeita. Porém, se colocar um volante mais rápido para compensar a lentidão do sistema defensivo vai gerar mais críticas a que elogios… &;-D

    • Vinícius Quintanilha

      Cara, realmente nos demais times do BR os laterais sao horríveis mesmo.Em alguns só tem um lateral que preste (Cruzeiro mesmo só tem o Diogo Barbosa, Botinha o Victor Luís…). No entanto, ainda discordo de algumas coisas:

      -O Corinthians tem jogadores nesse setor melhores que os nossos seja entre os titulares ou reservas.

      -O Santos tem dois ótimos laterais esquerdos, que são Zeca e Caju. Mas não se engane com o Vitor Ferraz, pois ele tem um chute de longe semelhante ao de nossos volantes titulares.

      -No Grêmio, Léo Moura é um idoso e Cortez é mediano. Porém, eles ainda têm Edilson e Marcelo Oliveira, que são laterais melhores que nossos titulares.

      -Palmeiras é a mesma coisa do Cruzeiro na posição, pois tem um único bom lateral (Jean que também joga de volante).

      • Eddy Murphy

        Bem colocado!! Gosto do Edilson Tb! É do Victor Ferraz (deve voltar pro Palmeiras).

        • Vinícius Quintanilha

          Opa, na verdade é o Victor Luis que voltaria ao Palmeiras. Vitor Ferraz é cria do Santos. Mas tudo bem.

          SRN.

    • Douglas Galvão

      Eddy Murphy, concordo em quase tudo que você analisou sobre os nossos laterais e acho que Pará e Trauco são os titulares.
      No Brasil não tem lateral direito que seja muito melhor que o Pará e, por isso que o veterano Daniel Alves é o único pra servir a seleção até hoje.
      O Rodinei(não é lateral) é um mediano ponta direita, por isso precisamos contratar um lateral pro lado direito, Mayke e Edílson são os melhorzinhos.

      O Renê é um péssimo lateral tanto na marcação(faz faltas demais), como no apoio ao ataque que é quase nulo, então precisamos contratar o Alex Telles ou o Guilherme Arana, porque trazer o Jorge de volta depois que ele foi convocado pra seleção é pratica e financeiramente impossível.

      Essa é a minha opinião sobre os nossos laterais!

      • Eddy Murphy

        Boa! Mas acho que o Arana vai direto pra Europa depois do brasileiro. Muito bom! O Alex Telles é uma ótima, acho que está no Porto! O Edilson do grêmio TB gosto, mas acho meio doido! SRN

        • Douglas Galvão

          Quem “endoida” com os chutes de fora da área e as faltas batidas pelo Edílson são os goleiros dos times adversários.
          Com os seus chutes fortes e certeiros ele faz gols em cerca de 50% dos chutes que tenta.

      • Ednei P. de Melo

        Pena que o Éverton C. não gosta de jogar por aquelas bandas… &;-D

    • Yuri Spindola

      Também discordo do texto, acho o Pará atualmente um bom lateral, tem um bom cruzamento e boa noção para triangularização… acredito que poderiam dar mais espaço para o klebinho se aproximar dos profissionais e vender o rodilindo, na esquerda acho que os laterais se equiparam com características diferentes e que dependendo do jogo podemos varias com um ou outro…
      Acho engraçado, sempre lia criticas ao jorge e agora ele parece um gênio.

      • Eddy Murphy

        Jorge é muita bola! A gnt percebe qdo o cara é diferente! Vai jogar num gigante logo, logo

    • Ulisses Ferreira de Oliveira

      Eddy Murphy obrigado por comentar o texto. Faço análise dos nossos laterais em cima do que veem apresentando. Infelizmente apenas lampejos. Sei que temos falta de laterais no mercado, o que mostra que os valores da venda do Jorge foram ridículos. Discordo de alguns jogadores que vc diz serem piores que nossos laterais. Imagino no time de hoje ter Jorge e Leo Moura, seria melhor, não? Ainda peço para que faça uma análise do texto e seu tema central, nossos laterais são um problema para o rendimenro do time e pouco se fala nesses laterais.

      Um abraço SRN

      • Eddy Murphy

        Valeu pelo feedback Ulisses! De qualquer forma, parabéns pela iniciativa de escrever! E pela educação no debate! Entendi melhor sua análise! A verdade que o momento do time eh fundamental… então de certa forma, discordo concordando… hehe SRN

    • Ednei P. de Melo

      O Pará não é um jogador fora de série, mas é um daqueles laterais que tanto defende quanto apoia razoavelmente bem e apresenta uma ótima regularidade. Ainda que não fosse o titular, tem vaga garantida no elenco! &;-D

      • Eddy Murphy

        Concordo plenamente Edmito! Pará é muito injustiçado. Já ouvi dizer que qdo perde jogo, chora no vestiário. É é honesto. Se entrega. O time não é feito só de Guerreros e Diegos. Tem q ter alguém pra fazer o trabalho sujo.

        • Carlos Rj

          O ser humano é assim, as vezes o cara chora porque se cobra diferente dos outros
          Mas infelizmente o Pará é muito limitado, olhando com bons olhos pode compor o elenco mas devemos buscar alguém melhor
          Já Rodinei é ótimo piadista mas só isso mesmo kkkk

    • Carlos Rj

      Discordo
      São realmente fracos

  • Emerson Santos

    Pará e Rodney e Trauco são jogadores razoáveis, que tiveram um bom momento agora voltaram a sua normalidade técnica, Renê é um jogador horrível que não tem qualidades de um lateral

    • Ulisses Ferreira de Oliveira

      De todos para mim o Renê é o pior também.

  • Ednei P. de Melo

    Ué, deixe-me ver se entendi: os torcedores aplaudiram a “brilhante” idéia do Rueda de segurar os laterais para dar maior consistência defensiva e agora estão criticando o desempenho ofensivo deles? Ou ainda, e se o Rueda cismar de dispor dos laterais atacando mais e colocar o M. Araújo para fazer a cobertura deles (pois é muito eficiente nisso), o que a torcida vai dizer? &;-D

    • Johann Schreiber

      Com a exceção do Trauco, nenhum deles jamais teve um bom e consistente desempenho ofensivo. Porém eu não acho que o problema dos laterais do Flamengo são necessariamente ofensivos, o que me incomoda muito é que em quase todo contra ataque adversário, a lateral direita está completamente exposta, porque o Pará acha que é volante e o Rodinei acha que é ponta. Sem mencionar os botes bizarros que os laterais direitos do Flamengo dão com frequência.

      • Ednei P. de Melo

        Advinha quem DEVERIA fazer a cobertura do lado direito? Vou dar uma dica: parece um cogumelo e anda em campo como uma bambi saltitante! O lado esquerdo é menos exposto JUSTAMENTE em vista dos volantes que atuam daquele lado… &;-D

    • Ulisses Ferreira de Oliveira

      Ednei Melo a lateral é uma posição que o jogador deve cobrir uma faixa às margens do campo que vai da sua área até a área do time adversário. Se nossos laterais não podem cumprir essa função para não abrir espaço no sistema defensivo é sinal que as coisas não estão bem. E se vc mesmo assim faz essa opção e os espaços continuam. Não tem solução mais. Ao subir nossos laterais erram passes simples e deixam o time vulnerável. Isso ocorre não na linha de fundo próximo ao gol, mas na intermediária. Reveja o jogo contra o cruzeiro na integra com o foco no Pará.

      • Ednei P. de Melo

        “Se nossos laterais não podem cumprir essa função para não abrir espaço no sistema defensivo é sinal que as coisas não estão bem.” — Aí é que entra o auxílio dos jogadores de ponta para fechar os espaços na parte de cima (o que muita gente não entende e “acha” que o ponta tem que marcar lateral) e os volantes devem fazer a cobertura defensiva. No primeiro caso, temos problemas de desgaste físico; já no 2o. caso, eles são lentos! Em suma: existe uma solução em que infelizmente poucos irão gostar…
        No resto, concordo plenamente! &;-D

    • Carlos Rj

      Independente disso amigo, estamos discutindo a qualidade técnica desses caras
      Eles são horríveis, fracos demais
      Quem sabe jogar, joga em qualquer esquema

  • BVZ (VJ será maior que Pelé)

    Faz 2 anos que falo que não temos lateral. Rodinei é fraquinho, Pará é péssimo e Renê é caso de polícia. E Trauco não é lateral, é meia ofensivo, e joga na posição errada.

  • lucasrf8

    Acredito que o ciclo do Pará no Flamengo terminou. Já são três anos e só me lembro dele ter vivido um bom momento no final do ano passado. Não podemos ficar reféns de um atleta mediano por tanto tempo.
    Não consigo ver o Flamengo campeão de algo importante com Pará na lateral.

  • Carlos Rj

    Saudades de Leandro, Júnior, Jorginho e alguns outros menos renomados que faziam bem o seu papel
    Independente do esquema tático se o lateral é razoável ele vai defender, apoiar e principalmente saber cruzar na área
    Nossos laterais são horríveis, me lembram o Juan lateral nos piores dias

  • Anderson

    Fala, Ulisses. Gostei da análise, embora discorde da qualidade dos jogadores em questão. Muito bem pensado e concordo muito sobre o problema do furo das retrancas começar nas laterais. Rueda terá esse desafio. SRN