Home Colunas Independência, um título para o Fla e o bem do nosso futebol

Independência, um título para o Fla e o bem do nosso futebol

234
71
SHARE

Caros Rubro Negros,

Amanhã jogamos a primeira partida da final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro em busca do tetracampeonato na competição nacional. E por todo trabalho feito no Mais Querido não tenho dúvidas que um título do Fla é uma benesse não apenas para o clube carioca, mas também para o futebol brasileiro como um todo.

Cerca de um ano atrás escrevi uma coluna “de 7 de Setembro” falando sobre a independência Rubro Negra. Uma independência sobre as mazelas da incompetência e sobre os grilhões do amadorismo. Coincidentemente, mesmo entre altos e baixos, estamos agora, nesta mesma data comemorativa, um ano depois, na final pelo primeiro título relevante fruto dessa independência.

Notem que as práticas administrativas hoje fomentadas na gestão Rubro-Negra, tão dignas de elogios da mídia especializada, há muito são aplicadas no mercado. Infelizmente o nosso futebol é tão atrasado que a implementação de de conceitos usuais em outros setores é algo digno de espanto, enaltecimento e aplausos. Conceitos esses que considero um caminho para muitos títulos e glórias.

Certamente alguns dirão nesse ponto que o Flamengo ainda não ganhou nenhum título de expressão baseado nesse conceito. Outros dirão que a Copa do Brasil sequer é um título de expressão e que, diferente do Brasileirão, onde o Fla está muito longe do título, o torneio de mata-mata permite que times mais desorganizados administrativamente e com elencos mais modestos alcancem o sucesso. E eu digo que, apesar da correção dos fatos em negrito, penso ser errado analisar dessa forma. Para começar, é até engraçado que alguns façam pouco caso da Copa do Brasil por ser um torneio de mata-mata e considerem Libertadores o “Santo Graal”, mesmo ela também sendo um torneio que não é disputado pelo consagrado e chato sistema de pontos corridos.

Claro que a vitória é o objetivo do esporte. Bons resultados são fundamentais. Porém, muitas vezes um gol pode mascarar muitas coisas errada ou enterrar muitas coisas certas. Um ano atípico de uns. Erros que precisam ser corrigidos “dentro de casa”. Detalhes que fazem toda diferença, em especial quando se analisa um único momento. Um lance. Um jogo. Um torneio. Uma temporada. Não me canso de falar como o futebol é algo que traz a emoção da pessoas à tona. E isso faz com que certas análises sejam muito rasas. Muito focadas apenas no resultado. Mas devemos sempre lembrar que o futebol não está programado para acabar em 2017. O futuro tem que ser pavimentado. O pensamento tem que ser de longo prazo, por mais difícil que isso seja em momentos de adversidades.

A verdade é que não existe “receita de bolo” que garanta de forma inequívoca, o título de um torneio para uma equipe de futebol. Esse esporte que tanto nos chama atenção é capcioso. O Clichê “o lambari é pescado e o jogo é jogado” é real. Contudo, como pessoas sensatas que somos, temos que apostar na lógica. E a lógica é que times mais bem estruturados, com bom planejamento e com elencos mais qualificados tem mais condições de estarem brigando sempre por títulos.

E vale lembrar que estamos apenas no “ano 1” no que diz respeito a termos uma condição de elenco, planejamento e estrutura dignos do nosso tamanho e de nossas ambições. Em que pese nossos maiores objetivos na temporada estarem perdidos ou muito muito distantes creio que chegar à final da Copa do Brasil como chegamos, em especial pelo 2º jogo da semifinal, é sim um mérito da força do nosso elenco. Força essa que só pode ser conquistada mediante ao trabalho de saneamento e gestão feito no Rubro-Negro de 2013 para cá. E para quem duvida de que essa final é sim uma prova de melhora lembrem da final contra o Cruzeiro em 2003, na qual o time celeste era um super time e o Fla era um azarão pelo título.

Não tenho duvidas: O Sucesso do Flamengo é o sucesso de um conceito e de um modelo que deve ser copiado, respeitando as diferenças, por todos os clubes. Um conceito de responsabilidade fiscal. De sustentabilidade. E de bons resultados no médio e longo prazo. Para que mantras completamente sem sentido como “quando eramos desorganizados ganhávamos títulos” ou “tem time endividado ganhando” não sejam nada além de motivos de piadas e risos, mostrando como podemos ser pouco sensatos quando o assunto é futebol. Que possamos enfim comemorar a primeira conquista relevante dentro de campo fruto desse grito de independência!

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio-Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Pixotada: Caso Ronaldo. Muito barulho por pouca coisa não? O boato é que existe uma rusga com o empresário do jogador por conta de…dinheiro. (Que novidade…). Caso seja verdade, não é a primeira e nem a última vez que possíveis divergências com empresários prejudicam a carreira de um jogador. E, sinceramente, penso que a figura do empresário é algo extremamente pernicioso no futebol, em geral. Quantas vezes vimos clubes, de pires mão, em situação de dependência de empresários? Não sei vocês, mas sou da opinião que o Flamengo tem que se impor. No mais, melhor ele em um time que vai poder jogar do que no Fla sem oportunidades…

Golaço: EBM x CEP. Depois de rusgas, de declarações e atitudes lamentáveis de ambos os lados ( mais do lado de lá, por sinal ) finalmente os presidentes de ambas as instituições tiveram uma atitude mais profícua e mais respeitosa institucionalmente. Vamos torcer que continuem assim. Deixem a fanfarronice, as farpas e as declarações mais provocativas para a torcida.

Sobre a coluna anterior: A despeito de toda polêmica (exagerada a meu ver) que envolveu o goleiro Muralha e outras publicações esportivas continuo achando uma temeridade que ele seja nosso goleiro titular nas finais da Copa do Brasil. Caso isso aconteça, certamente nosso apoio será total. E o medo a cada bola em direção a nossa meta será constante.

Seção Gato mestre: Flamengo 2×0 Cruzeiro. Final da Copa do Brasil. O time do Flamengo vem demonstrando mais confiança e segurança já nesse início de trabalho do Rueda, se tornando novamente um time equilibrado, de alguma forma. Não será um jogo fácil. Mas acredito em uma boa vitória do Fla nesse primeiro jogo da final.

Luiz Henrique Amorim
contato@colunadoflamengo.com

 

Comentarios

comentário

  • kingDavid

    Boa coluna, tambem acho que o titulo do Fla fará bem a todo Brasil.
    Sobre o caso muralha, minha preocupação é que a ultima vez que vimos jogadores se melindrando tanto por um colega foi no SOMOSTODOSNEYMAR, e o resultado foi o 7×1. Espero que o Fla não entre em campo nessa onda de defender jogador, o emocional tem que estar focado na final!

    • Almir Ribeiro

      Bem observado. Isso não pode rolar, e como eu disse acima achei um exagero toda essa reação. Página virada e foco total no Cruzeiro. É uma oportunidade de ouro de salvar o ano.

      • kingDavid

        Valeu Almir, tmj!

    • Douglas Galvão

      ReiDavid, tambem achei um exagêro essa “defesa” do Alex murinho, ele falhou feio e merece as críticas que podem ser de elogios(se a pessoa fizer bem o seu trabalho) ou de “malhação”, no caso dele(se fizer o seu trabalho mal feito ou falhar bisonhamente, como ele falhou).
      Isto é normal de acontecer!!!!

      • Eduardo F. Alvarenga

        eu só não concordo com a malhação, por um único motivo: quem já foi esportista sabe que confiança é o início de tudo, então temos é que apoiar quem vestir a camisa do flamengo.

      • Luiz Henrique Amorim

        Concordo. Só acho que o jornal lá do frango na capa passou da conta, de fato.

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado!!!

      Abraços!!

  • Almir Ribeiro

    Ótima coluna. Os títulos aparecem com o tempo e de forma natural. O importante é o trabalho que está sendo feito, montando uma estrutura vencedora: CT, Um estádio (provisório), mas tem, equilíbrio financeiro e um norte definido…com relação ao Muralha eu insisto: não vi motivo para toda essa celeuma…e os jogadores tem que manter o foco no jogo, e não em A ou B. O Emocional tem que estar equilibrado. FOCO TOTAL.
    CDB é sim um título importante Quem diz que não, não sabe nada de futebol. Aliás o único título de expressão na gestão BM (2013) e contra o mesmo Cruzeiro (conseguimos a vaga para a final) …Sul Americana também. Ambas dão vaga para a liberta e são títulos importantes. Tudo o que o Fla disputa tem importância.

    • Manhaes01

      Correção, o titulo de 2013 foi sobre o Atletico Paranaense, o cruzeiro foi o adversario mais dificil da caminhada, mas o jogo foi semi-final…graças a ajuda divida que fez o Cadu fazer aquele gol que o Dedé o Minto nos entregou…hehehehe

      • Almir Ribeiro

        Observação válida já corrigido desculpe…bom, isso é subjetivo amigo, o fato é que ganhou. Ganhar um título é o resultado de uma série de fatores e sim a sorte é um deles. Sem isso não se vai a lugar nenhum. Tudo pode acontecer dentro de campo…o importante é a postura do time, organização, entrar focado e concentrado. Isso que eu espero. SRN.

      • Almir Ribeiro

        Me lembro do Rafinha…hehehe. Dedé aonde está Rafinha (mitou na época). E o Cruzeiro era o favorito sem dúvidas. Hoje não. Vejo o Fla até melhor, mas vai ser jogão.

      • Cristiano Justus

        correção da correção, Cruzeiro e Flamengo foi pelas oitavas da CB em 2013 e não semi … ninguém esperava o flamengo ganhar (acho que nem os torcedores, o time era ruim), a partir dae foi sapatada encima do botafogo, Goiás e atlético-pr.

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado!!!

      Abraços!

  • Gerson Francisco de Azevedo ne

    2011 o Vasco ganhou título grande? Kkkkkkkkkkkkkkk Vcs são uns brincantes fanáticos!!! Todos sabem a diferença d CB com brasileiro e libertadores!! Mas eu sei q é difícil aceitar um time com salários em dia ou atrasados……. contratando ou não contratando…… Devendo ou não…….. Ter a condição como o corintians tem d ganhar títulos d expressão ano sim ano não independente d suas condições!! Somente pela maneira profissional d agir d seus funcionários do departamento d futebol!! Sabem dividir clube/finanças X clube/futebol!!! Tá aí o segredo d ganhar coisas grandes na média d ano sim ano não!! Um dia se nossa diretoria souber colocar os entendidos em contas na parte financeira do clube e os entendidos em futebol no departamento d futebol do clube talvez tenhamos a capacidade d ganhar título d expressão ano sim ano não é ultrapassa los novamente em números d títulos brasileiros!!! Enquanto ficar se enganando colocando experts em contas no lugar d um expert em futebol e achar q campeonato mediano é d expressão daqui a pouco outros times estarão à nossa frente em títulos e os q já estão passando estarão à milhas d distância!!! SRN!!!! Quero o meu flamengo d volta como deram o corintians d volts pra sua torcida!! Não merecemos isso

    • paulo ricardo Noronha

      Qual Flamengo vc se refere ?…ultimo brasileiro foi em 2009 e numa arrancada avassaladora …Fala asneira n …Contas em dia significa títulos a frente …Esquece a grana do vizinho cara …a dívida do Corinthians há é maior que a nossa e a do Palmeiras em breve passará a nossa …Enquanto uns se afundam pra conseguir algo , A gente se organiza pra conseguir tudo…Eu disse quando a diretoria assumiu o Fla estava prestes a fechar as portas e que dificilmente eles ganhariam algum título de expressão…Que a próxima diretoria iria colher os frutos da administração financeira….Quero o Fla com estádio próprio e sendo exemplo a ser seguido ….SRN

      • kingDavid

        Existem estudos estatisticos que mostram a correlação direta entre titulos e folha de pagamento. Não ha a mesma correlação com contratações. Há 2 anos tinhamos uma folha pequena, bem menor que Corinthians e Cruzeiro, por exemplo. Por isso nao teve titulos. So esse ano a folha chegou no mesmo patamar do Corinthias e Palmeiras, mas vamos continuar crescendo. O pessoal não entende que só a partir do ano que vem estaremos realmente posicionados a frente dos rivais nacionais.

      • Gerson Francisco de Azevedo ne

        Os outros ganham títulos d expressão d verdade ano sim ano não o flamengo ano sim ano não nem carioca!!!!! E os outros estão afundando e o flamengo nem d g4 ganha a 2 anos!! Kkkkk!! É querer ser cego d+++

    • Cristiano Justus

      Rapaz, acredito que depois que a copa do brasil incluiu times da libertadores em suas fases finais ficou sim um torneio grande, e bem difícil de ser conquistado, temos que valorizar sim a copa do brasil e muito, brasileirão ainda é o mais importante? SIM! mas se tornou um torneio muito chato e burocrático com os pontos corridos.

      • Luiz Henrique Amorim

        Onde assino?

    • Cristiano Justus

      Outro fato que esqueci de mencionar, a partir do ano que vem o prêmio para o campeão da CB será de 50 milhões, muito significativo!! vai ter muito time se doando tudo na CB e abdicando do brasileirão ano que vem, você vai ver.

      • kingDavid

        Bem lembrado os 50 Milhoes… A CB está crescendo em importancia e visibilidade. Quem não acha importante é porque deve torcer para outro time.

      • Luiz Henrique Amorim

        Fiquei em choque quando vi essa noticia. 50 milhões…muita grana.

    • Eduardo F. Alvarenga

      Primeiro, estou firmando aqui que Corinthians não vai ser campeão… se duvidar terminar de terceiro para baixo… está escrito.

      Segundo, acho que se minha profecia vingar, você deveria ir torcer para ele, quem sabe o ano que vem ele seja campeão.

      Pronto falei.

    • Luiz Henrique Amorim

      Eu realmente não consigo concordar com isso de “devolvam meu Flamengo”.

      Qual Flamengo? O que passou 16 anos sem ganhar a Copa do Brasil e 17 sem ganhar o Brasileiro? O que brigava constantemente contra o rebaixamento? O que ano sim e outro também virava motivo de chacota por conta de salários atrasados? O do “eu finjo que jogo e eles fingem que pagam”?

      Não tenho saudades.

      Acredito firmemente no caminho que vem sendo trilhado. Que será o caminho que nos levará a muitos títulos. E acredito também que aqueles clubes que continuarem a trilhar outros caminhos logo pagarão a conta. E colherão péssimos resultados.

      Abraços

  • Sequencia

    Estou curioso para saber como o time vai se comportar amanhã… nos últimos tempos, um intervalo longo desses não servia para nada, o time não mostrava evolução. (quem não lembra do Joel Santana com 1 mês de férias em 2012, antes do campeonato brasileiro começar? time parecia um bando em campo).

    Com Rueda só posso ser otimista, com 2 dias de treino ele conseguiu mudar muito a cara do Flamengo, imagina 2 semanas. Claro, teve o contratempo lá daquela Primeira Liga, mas prefiro olhar o copo meio cheio, pois graças a essa competição vimos que Muralha não tem condições de ser o titular e ainda tirou o Vizeu da final, que convenhamos, não vem jogando absolutamente nada, acabou sendo reforço para gente.

    • kingDavid

      Temos que ter fé, eu tenho saudade dos anos 80, que quando deixavam o Fla chegar a gente ja sabia que ia ser campeão! O Cruzeiro não está tão bem, e deve ter desfalques. A Nação no Maraca vai fazer a diferença, Fla 3 x 0 !

    • Francis Souza

      O time vai perder claro ritmo de competição, mas claro que com o Rueda o otimismo é muito grande que o time tenha evolução tática e apresente jogadas trabalhadas
      Sobre o Joel… era um mês fazendo rachão, ai o time entrava em ritmo de pelada de fim de semana
      Com o Zé era tentando ensinar o MA a jogar bola e convencendo o Vaz que balão era lançamento… e claro trabalhar pra sempre ter mais cruzamentos
      Esse ano o São Paulo ainda com o Rogerio Ceni teve muito tempo pra treinar antes do Brasileiro, e ele conseguiu piorar o que já era ruim

      • Sequencia

        Ritmo por ritmo, o Cruzeiro também vai sem nenhum, nessas horas gosto do primeiro jogo ser no RJ, a torcida deixa o clube ligado desde o início, e os 15 primeiros minutos podem ser importantíssimos.

        • Francis Souza

          Sim… eu me referia a piora que os times tinham com tempo livre, falta de ritmo misturada com treinos fracos

  • Leonardo Campos

    Uma pena não termos o Guerrero no maraca. Já fiquei muito puto com o Guerrero até entender o jogo dele. É fundamental no estilo de jogo do Flamengo e se tomar um Rivotril aí vai ser o luxo.

    • João Pedro Meschiatti

      Qual o estilo de jogo dele que até hoje não entendi? Levar cartões amarelos todo jogo e fazer 1 gol a cada 5 jogos? Excelente “estilo ein”

      • Leonardo Campos

        Vc não entender diz mais sobre vc que sobre o Guerrero. Mas simplificando, é aquele estilo que ta deixando a esmagadora maioria dos torcedores preocupados por ele não poder jogar.

        • Ruan Pedro

          Fará falta, demais.

          Espero que venha motivado pro segundo jogo (motivado é diferente de pilhado, como é está 80% dos jogos importantes).

          Agora, pra ano que vem, se me perguntarem se ele é essencial, aí já tenho dúvidas. Várias e várias dúvidas, mesmo entendendo o ótimo jogo dele.

          • Joao lucas Lima

            Pra mim ano que vem já podeira trocar o guerrero !!

          • Leonardo Campos

            Concordo com contigo. Iniciando um novo planejamento com o Rueda para 2018 vale uma avaliação do Guerrero. Pra mim o lado ruim de marcar menos gols e tomar mais cartões, aliados aos fatos de ter 33 anos e servir a seleção direto, não compensam contar com ele por mais 2 anos. O melhor dos mundos era fechar com 2 centroavantes que cheguem pra 2018 e vender o Guerrero muito bem final de 2017. SRN

          • Ruan Pedro

            Ele é um jogador titular. No Brasil, se ele tiver no time, ele é o titular. Fim.

            Se não fosse assim, era trazer um do nível dele, e jogaria quem estivesse melhor. Mas, por ambiente, sabemos que não é tudo lindo assim né, ia dar BO pra quem ficasse no banco.

            Ele é bom jogador, identificando um melhor, não renovaria com o rapaz. Agradece pelos serviços prestados, faz um vídeo coloca nas redes sociais (Flamengo tá dando aula nisso, marketing bombando, até demais com essa chupetação com o Cruzeiro), e pronto, acabou Guerrero.

            Mas se ficar também, não é ruim. Faltam boas opções, principalmente no Brasil.

      • Cassius Regazzoni

        Sua visão do futebol é bastante limitada, por isso não enxerga a importância do Guerrero para o time. Isso porque ele faz a melhor temporada da carreira.

    • Kikos 1976

      Vai fazer muita falta amanhã !

    • Joao lucas Lima

      O ruim do guerrero é que ele toma cartões bestas !!!

    • Luiz Henrique Amorim

      o Guerrero fará falta, certamente.

      A despeito de achar que ele deveria fazer mais gols do que faz certamente é um jogador muito util e participativo!

      Abraços!

  • Marty Mcfly

    “estamos apenas no “ano 1” no que diz respeito a termos uma condição de elenco, planejamento e estrutura dignos do nosso tamanho e de nossas ambições”

    E ano passado ?

    As únicas diferenças desse time da final da CB são o Berrío e o Lateral-esquerdo, tirando esses, todos os outros jogadores do time titular já estavam no elenco ano passado!

    • Luiz Henrique Amorim

      Então….existem diferenças gritantes.

      De fato o time que hoje joga a Copa do Brasil é muito semelhante ao time que terminou o ano de 2016 no Fla. Contudo difere bastante do time que COMEÇOU a temporada, e em especial, o Brasileirão. Nosso elenco foi fechado com o Diego em agosto e com a zaga que terminou o ano titular em Julho. Isso faz muita diferença sob o ponto de vista de planejamento e entrosamento. E mesmo considerando que esse ano também tivemos contratações no meio do anoa diferença é que as contratações do ano passado era vitais. 2 zagueiros titulares e o Diego, pra me ater a esses. 3 jogadores que não tinham par no elenco naquele momento.

      Outro ponto fundamental é a logística, altamente prejudicada por conta das viagens do ano passado por não ter lugar pra jogar no RJ.

      A verdade é que 2017 foi o primeiro ano que começamos como de fato temos que começar, do ponto de vista de elenco, planejamento, etc. Por isso falro em “ano 1”. Que chegou até rápido, considerando o estado falimetar do Fla em 2013…

      Claro que erros sempre serão cometidos e tem que ser trabalhados. Mas acredito firmemente no caminho que vem sendo trilhado.

      Abraços!

      • Marty Mcfly

        E mesmo com o elenco de 2016 fechado nós fomos eliminados pelo modesto palestino na sul-americana (que estávamos disputando justamente por não participar da CB 2016).

        Nesse “ano 1″não passamos da fase de grupos na Libertadores. Sei lá… as vezes eu acho que o técnico influenciou nessas eliminações.

        • Luiz Henrique Amorim

          A logística atrapalhou demais em relação ao fim de 2016… já falei sobre isso em outro momento, inclusive. Isso sem falar nas desvantagens de se fechar um elenco em agosto, quando se fala de entrosamento, etc.

          São muitos detalhes que podem influenciar positiva ou negativamente os resultados de um clube. Minha opinião sobre o trabalho do ZR é de conhecimento público. Acho muito injusto colocar nas costas dele somente a eliminação na Liberta. Ainda mais levando em conta os jogos fora contra ATL PR e Católica…

          Mas, de toda forma, o caminho…o conceito… ta aí. Vai ser cada vez mais enraizado. Com elencos cada vez mais fortes e com os erros sendo minimizados tenho certeza que estaremos sempre brigando por títulos.

  • Bruno Mattos

    Irmaos e irmãs rubro negros, venho convidar a vcs a fazerem parte de nossa família flazapp, grupo de whatsapp familiar, com enquetes, curiosidades, resenha esportiva e bolão, ambiente para se descontrair e se atualizar sobre as novidades do Mengão, é um bom bate papo. Através desses número:
    (24) 988467179

  • Francis Souza

    Não acho que teremos mais times seguindo o caminho do Flamengo no Brasil, eu acredito ser impossível pra eles
    Se o Botafogo, Corinthians, Vasco, Atletico-MG seguirem o caminho das pedras que o Flamengo pegou pra conseguir pagar dividas eles só terminam em 2050 e provavelmente estabelecidos como times médios… Botafogo e Vasco mesmo sem diminuir dividas já estão nesse caminho
    A conta de Atletico-MG e Corinthians quando chegar vai ser mais assustador do que foi com o Flamengo na época que falaram em falência

    O Palmeiras vive do seu patrocinador, mas quando acabar a pareceria deve sair fortalecido dela, resta saber como vai agir depois

    Pra mim hoje quem ira tentar bater de frente com o Flamengo em um futuro não muito distante será o Grêmio, o Cruzeiro e o Inter se conseguir sair da lama

    • Ruan Pedro

      Melhor do que foi feito, é a perspectiva que isso não poderá ser alterado, por conta do estatuto.

      São presidente, entra presidente, e teremos a mesma ideologia de gestão, tomada de decisões e etc.

      Uns acertarão mais, outros menos. Mas o nicho de mercado que o Flamengo tem no Brasil é descomunal, ninguém tem a capacidade de faturamento que nós temos, isso por si só já é o maior diferencial.

      E os títulos virão. A cobrança já veio, menos que quinto colocado pra gente agora é zona de rebaixamento. E assim tem que ser. Disputarem os todos os títulos, ganharemos alguns, aumentando com o passar dos anos.

      É o que eu sempre imaginei, é assim que eu vejo o futebol. Vou dizer ao meu filho um dia: “tá vendo esse Flamengo que você conhece hoje, cheio de selecionáveis? Um dia eu já torci pra Obina nos livrar de rebaixamento, comemorei gol aos 46 do segundo tempo que nos livrou de uma queda. Hoje em dia você fica maluco por que perdemos uma final”

      • Luiz Henrique Amorim

        Eu não tenho certeza de que isso não poderá ser alterado, mesmo com o estatuto. Temos que nos manter vigilantes.

        No mais, concordo com todo resto.

        Abraços!

        • Ruan Pedro

          Mudanças no estatuto sempre podem acontecer (acho isso saudável, nada é perfeito e que não necessite de mudanças).

          Agora, não vai ser feito por uma pessoa. A transparência, a divulgação de balanços, tudo isso consta. Para ser mudado, é preciso divulgação e aval de uma composição de pessoas, e não um Kleber Leite da vida.

          Abraço Luiz, quinta tem!

          • Luiz Henrique Amorim

            Quinta tem

            Fla 2×0. Ruma ao título!!

      • Francis Souza

        Eu não acredito nisso não… Lei sempre existiu e quando a pessoa tem intenção de roubar ela rouba do mesmo jeito… Essa historia de que a pessoa vai ter que ressarcir o que foi roubado é na teoria, na pratica eles dão um jeito de na justiça reverter ou postergar até a morte

        • Ruan Pedro

          Me perdi kkkkk não disse nada sobre ressarcimento.

          • Francis Souza

            Sobre o estatuto prever esse ressarcimento por conta de gestores ruins… o que quis dizer é que mesmo tendo no estatuto infelizmente não é certeza que vai ser cumprido
            A unica garantia contra mal gestores são os votos… pegando o exemplo do São Paulo dá pra ver o quanto é fácil destruir as coisas rápido

    • kingDavid

      Sempre achei que a divida do Fla era impagável. Mas as receitas do futebol sobem exponencialmente em todo o mundo. E ainda tem receitas não exploradas, como direitos de transmissão via Internet. Concordo que esses times mal administrados estão ficando para tras, mas não me engano em achar que vão virar times médios, a receita de todos irá subir… O Fla será ainda maior se os rivais crescerem tambem.

      • Francis Souza

        Mais é esse o ponto…. se for todo mundo trabalhar sem o “doping financeiro” e trabalhar dentro da realidade de cada um fica impossível algum time brasileiro bater de frente com o Flamengo, o único que teria chance seria o Corinthians que embarcou em um caminho muito complicado
        Se o Corinthians resolver hoje seguir o caminho do Flamengo, conseguir equilibrar a dividas e resolver o problema do pagamento do estadio ele gastaria, sendo generoso, 6 anos… Quando ele chegasse nesse nível que o Flamengo se encontra hoje o Flamengo vai estar em um nível muito gigantesco… Não acho que algum dirigente vai querer correr esse risco hoje
        Quando os dirigentes perceberem que o modelo do Flamengo é o modelo do futuro, eles não terão mais condições de alcançar… foi isso que eu quis dizer, mais ficou meio confuso mesmo

        • kingDavid

          Agora ta perfeito o argumento, concordo contigo nesse ponto. Abs

        • kingDavid

          O gigante acordou, o Fla ja é imbativel financeiramente. Que venham os titulos agora.

    • Luiz Henrique Amorim

      Respeitando as diferenças entre os clubes e entendendo que vai existir um período de vacas magras, todos podem ser melhores do que são hoje.

      • Francis Souza

        Eu acho que a tendencia é essa, só que acho a maioria não quer ainda seguir o caminho do Flamengo e quando forem tentar vai ser tarde…. ai vai vir com mais força ainda a historia de divisão de direitos de televisão

        • Luiz Henrique Amorim

          Infelizmente a tendência é que as cotas de TV sejam “socializadas”. Um absurdo isso.

    • Luiz Carlos Conte

      Agora imagina o cenário: Levamos 5 anos pra chegar e somos a NACAO. Imagina esses aí citados.. ATÉ chegarem, terão que passar duras penas com elencos medianos e fracos como passamos……entao o ABISMO que hoje já existe irá DOBRAR…….e isso QUANDO eles começarem a se mexer. Quer dizer…em pouco tempo, estaremos hà pelo menos 1 DÉCADA de diferença dos outros, mais o $$$ e NACAO……..ESTÃO FUDIDOS !!!! Imagina os outros q vc nem citou…..

  • tato

    Entendo completamente a necessidade dos colunistas e da imprensa em geral fazerem suas análises sobre o futebol apresentado pelo Flamengo em cada temporada, sobre o aspecto financeiro, sobre a gestão tão elogiada mas ao mermo tempo criticada pela suposta ausência dos títulos mais cobiçados.. com toda sinceridade, aprofundar nesses assuntos adiantam do que? Esta ficando repetitivo..

    Se ninguém vai ganhar títulos no grito, nem tem garantias de que gastando quantias absurdas de dinheiro conseguirá levar todos canecas da temporada para casa de que adianta se abordar esse assunto o tempo todo com a torcida que tem “mania de manager”?

    O foco sobre o esporte está totalmente equivocado.

    Os jogadores de futebol são como “apostadores profissionais” que fazem de suas vidas, e da vida de todos seus familiares, uma aposta integral de sucesso no mundo do futebol. Somente a minoria obtém fama e riqueza mas isso não impede que muitos se contentem em viver do futebol longe dos holofotes e das cifras milionárias, apenas pela paixão e glória do esporte.

    É preciso ter esta máxima em mente sempre ao se falar em futebol com os torcedores pois do contrário estaremos apenas incitando o lado passional e violento do torcedor.

    • Luiz Henrique Amorim

      Acredito que certos assuntos tem que ser abordados sempre. Sou totalmente contra o raciocínio de “resultado pelo resultado”. Acho um absurdo, por exemplo, um time ser campeão brasileiro em 2009 e brigar para não cair em 2010. Por isso sempre que posso toco nesse tipo de assunto para reforçar o tema, mesmo em momentos onde os resultados ainda não atendem a expectativa da torcida. Acho lamentável que o trabalho que nos dará garantias de sempre estarmos “nas cabeças” seja de alguma forma maculado.

      Abraços!

  • Richard Jack

    O Mengão sem Guerrero. E como caldinho sem Buchecha… É nítido a diferença. Não é só o gol. Q muitas das vez nem faz. É tdo contesto.quantas e quantas vezes o Guerrero tomou conta do jogo. É não fez um gol.qdo alguém pede pra tirar ele do time. Não é flamenguista de coração. FATO.

    • Luiz Henrique Amorim

      o Guerrero fará falta, certamente.

      A despeito de achar que ele deveria fazer mais gols do que faz certamente é um jogador muito util e participativo!

      Abraços!

  • Flamaster_Canada

    Não acredito mais em diplomacia com o foguinho. Acho que passaram dos limites (e muito!!!) faz tempo e assim devemos doutriná-los para mandar calar a boca, com a autoridade de um Paizão Severeno se impondo à uma criança pirracenta, e se contentar com as migalhas que caem de nossa mesa.

    Não se dá folga para inimigos. Melhor mesmo é passar o trator em cima para eliminar qualquer possibilidade de mais danos a nossa instituição Flamengo. São vermes sorrateiros que não merecem uma enésima chance de se comportarem bem. Chega!

    Nunca deve-se apertar as mãos de gente suja. Infelizmente, eles não são de nossa laia. São vis e não merecem nossa confiança de jeito maneira.

    • Flamaster_Canada

      Grande Luiz Henrique, em momento de distração você deu uma pequena cochilada no português. Sei que escreves bem e foi só um desatenção. Corrige aí, brother:

      “…o futebol é algo que TRAZ a emoção daS pessoas à tona.” Traz – 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo TRAZER. Você escreveu TRÁS, advérbio/preposição, na correria.

      Abraço e depois apaga esse post aqui.

      • Luiz Henrique Amorim

        Que vergonha….kkkkkkkkkk

        Corrigido. O post fica ai até para registrar o ocorrido e o agradecimento. São vocês que nos ajudam a fazer a coluna melhor a cada dia.

        Abraços!

        • Flamaster_Canada

          Nada de vergonha, meu amigo. Somos todos humanos. Um dia desses eu escrevi “ascensão” com “ç”. E veja que bem relendo o meu post me deparo com tal vacilo. Foi uma dessas distrações tolas e preguiça de rever o que eu escrevi na hora. Bendito seja o “editar”! kkkkk

          Pega nada não, brother. Continuo gostando das suas matérias da mesma forma. Você manda bem e que bom que podemos refazer as coisas sempre com melhor qualidade.

          Abraço e Mengão 2 x 0

          • Luiz Henrique Amorim

            Muito muito obrigado!!!!

    • Luiz Henrique Amorim

      Quanto ódio no coração. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eu já até escrevi sobre isso aqui antes. Acredito em 2 coisas :

      1 Clubes devem ser parceiros comerciais fora dos campos, na medida do possível.

      2 Enquanto eles nos odeiam e cada um deles se acham nossos grandes rivais nós devemos tratá-los como a qualquer outro time que será subjugado pelo Fla.

      É como a relação entre o peixe e a minhoca. A minhoca odeia o peixe, seu maior inimigo. Já o peixe tem uma relação protocolar com a minhoca, se alimentando dela por mera convenção da cadeia alimentar.