Home Colunas Flamengão! Flamengaço!

Flamengão! Flamengaço!

1436
13
SHARE
Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Salve, salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Me dei o direito de usar as expressões imortalizadas pela lenda Luiz Penido para intitular essa matéria (salve, Penidaço!!!). Que deleite, que partida, que time, que resultado! Nem sofremos. Não tivemos tempo pra isso. O Flamengo não deixou, não deu margem à sofrência pois abriu cedo o placar e controlou a partida de forma magistral. É por estes e outros motivos que prefiro o rock (mais visceral e direto) às angustiantes sofrências sertanejas (nada contra, apenas opinião). Mesmo assim, devemos lembrar que o adversário era a esfacelada Chapecoense em reconstrução.

Porém, ontem flamengamos de forma autoritária! A maioria dos jogadores entregou o mínimo esperado tecnicamente. Os que entraram mantiveram o nível dos substituídos e o Mengão goleou. Foi um passeio. Com posse de bola fantástica no primeiro tempo, metemos dois gols e, se não fosse nosso péssimo (e congênito) poder de finalização, poderíamos ter saído com o jogo já resolvido no intervalo da partida. Isso (finalizações) é algo para Reinaldo Rueda se preocupar e focar nos treinamentos.

O que achei fantástico foi a atitude dos jogadores na partida, mostrando que queriam jogar. Talvez quisessem provar algo para a magnética que vem os cobrando pela postura displicente que nos assola há algum tempo, mas sei que ontem os atletas corresponderam às expectativas no quesito entrega. Devo ressaltar a atuação magnífica de Cuéllar no jogo de ontem. Éverton Ribeiro e Juan também foram destaques na partida.

Não faltou luta, nem raça, nem solidariedade. Ontem fomos um time focado, imbuído pelo sentimento de conquista, atributo fundamental a qualquer time que almeja ganhar campeonatos. Se continuarmos nessa pegada, a torcida contentar-se-á com qualquer resultado que se apresentar, pois reconhecerá a luta e a entrega. Isso nos basta. Sempre bastou. Raça sempre foi requisito basilar a qualquer jogador que ousa envergar o Manto Sagrado.

Uma coisa a ser ressaltada é que, outrora, tínhamos essa raça e entrega mas não possuíamos o elenco recheado de jogadores com técnica tão apurada e atletas tão qualificados com os quais contamos atualmente. Por esse motivo, cravo aqui, peremptoriamente, que, se o Flamengo jogar com a entrega e a cessão que presenciamos no jogo de ontem, seremos um time dificílimo de ser batido, tanto dentro quanto fora de casa. Mas atentemos ao fato de que ainda existem muitos ajustes a serem feitos.

No bojo, é isso que esperamos de nossos jogadores sempre: raça, sangue nos olhos, disputa da bola até o apito final, vontade de ganhar sempre e com quantos gols for possível. Isso é Flamengo! Apoiados nestes pilares é que fomos forjados: clube e torcida. Isso é o que fez os outros times nos temerem quando vinham jogar em nossos domínios.

Esse resgate se faz premente, e é jogando nestes moldes que conseguiremos nos fazer impor para voltarmos a sermos temidos. Os adversários devem ter receio de vir ao Rio nos enfrentar por nossa condição flamenga, guerreira. Isso sim é Flamengo.

Flamengo da raça, da paixão, das vitórias improváveis pelos nossos poderes de reação e de superação inigualáveis, mas agora com um quê a mais: de técnica primorosa e toque refinado. Que este seja o primeiro jogo de um novo Flamengo. Um novo velho Flamengo. Me entendem? Vamos regatar essa confiança e essa vontade de vencer! Rueda deu o recado após o primeiro jogo contra a Chape: habemos de guerrear más! É exatamente o caminho a ser trilhado! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!!!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Comentarios

comentário

  • Papai craft2017 e Ryan craft20

    Até que enfim um treinador falou a pura verdade aos jogadores.
    Esse parece ser do tamanho do Flamengo.
    Chega de jogadores que acham que são craques, o Flamengo precisa de gente que corre vai atrás dos objetivos que são as vitórias. Não precisamos de jogador para desfile precisamos de guerreiros mesmo.

  • Watson Luiz pereira

    Em fim um rubro negro de verdade…q com uma derrota prefere não ver mas jogos mas a cada nova vitória leva o time as alturas…#tamojunto Fábio

  • Nedson Hiller

    Vou abrir uma discussão aqui. No primeiro jogo da decisão da copa do brasil, esse ano, alguns acontecimentos como torcedores comprando ingressos falsos, falta de ingressos e torcedores pulando para outro setor no maracanã ocasionaram punição ao Fla. So que a Globo dimensionou esses acontecimentos, foi atrás de procurador do stjd e ficou uma semana mostrando em seu site imagens contra o Fla. Bom vamos ver como ela vai tratar o caso de ontem em Santos, muito pior que no Maracanã. Vamos prestar a atenção, mas acho que a globo ta querendo prejudicar o Fla.

  • Ltom Macêdo

    O que me deixa feliz é que agora temos um comandante pra cobrar o elenco.

    Acabou o banho maria.

  • Douglas Galvão

    Fabio Monken e Amigos Rubronegros

    – RUEDA escalando os melhores na formação 4-4-2(como nós pedíamos) bem posicionado em campo e o Flamengo jogando bem e goleando com méritos.

    – Por outro lado o “small club from San Pablo/Brazil” sendo eliminado.
    Pois é, fora do Brasil nao vale gol de mão e nem se ajuda o mau, dito Timão(volante de barco).
    Tem é que jogar futebol e não tentar enganar o arbitro.
    Obs: as expulsões do Rodriguinho e do JÔ, foram justas.
    Ver o Corinthians eliminado em um mata-mata é normal, mas o após jogo ver os jogadores reclamando da arbitragem, não tem preço …….

    Que eu poderia querer mais pra noooooossa Alegria??

    Aquele abraço

    • Nedson Hiller

      Legal o seu comentário, mas particularmente eu queria q eles ficassem na sulamericana e queria que o Gremio tivesse caido fora, porque ai seriam duas competições para o curica e apenas uma para o gremio, No meu entender só o Gremio pode tirar o titulo deles, Pelos resultados de ontem está se confirmando o titulo brasileiro pra eles. Nao queria nunca isso, pra mim chega desses caras ganhar brasileiro, entende?

  • Mayko Priscila Krakeker

    Agora sim monken..

  • Carlos Henrique Caetano

    Por que após uma vitória desaparecem alguns “torcedores” que só sabem criticar a excepcional gestão EBM e equipe??? 🤔🤔🤔

    • wanderpc82

      Pq a maioria é anti e alguns são da oposição, sendo que estes últimos são mais vergonhosos e deprimentes, uma vez que sobrepõem os seus interesses individuais ao Flamengo, apenas pelo fato de não serem detentores do poder de gestão e da competência que a atual Diretoria tem.

      São uns coitados.

      Faz até lembrar os políticos lá de Brasília, não é verdade?

      Arriba Mengão!

  • Fabio

    Normalmente meu xará escreve coisas sensatas, parabéns pelo texto. De fato, como já disse em coletiva passada, o Rueda está cobrando mais intensidade do time e parece que o jogadores estão comprando a idéia, que continuem assim!

  • Juan Mengão

    Na minha opinião o time titular de ontem é intime ideal do Flamengo. Éverton ribeiro e berrio titulares e o outro Éverton, que tem corrido e ajudado muito na marcação e pouco no ataque, no banco como opção. SRN

    • Daniel Kopperschmidt

      Quase concordo hehehe. Mas o Éverton >>>>>>>>>> Berrio. Além disso, o ER joga melhor caindo pela direita e fechando para o meio.

  • Helio Silva

    Olá rubro negros , em fim chegamos a ver o verdadeiro futebol em
    evolução progressiva , de que tanto sonhamos , e sentimos a força
    de um grupo que antes , se debateu com premissas discutíveis por
    péssimas apresentações , em demostração na desaprovação dos
    esquemas falidos com os absurdos conceitos e esquemas nunca
    assimilado pelos craques rubro negros , que com a estratégia dos
    atletas ,em não desejar o comando do tal Zé Ricardo , onde graças
    a Deus , foi levado ao Vasco para talvez enterrá-lo na 2ª divisão , p
    de lá não sair mais . Esta evolução ficou por conta dos atletas de
    ponta contratados como o Diego ,Everton Ribeiro , e outros menos
    expressivos , nas de valores acima da média , compondo em muito
    bom elenco . Mas temos a responsabilidade sempre no Bandeira
    de Mello , primeiro por que demorou muito em contratos de maior
    competência, isto sempre cobrado e orientado para os motivos que
    as contratações fossem de primeira linha ,em qualidade e quantidade
    para promover segurança conforto em conformidade com vários dos
    compromissos que adviriam , como está sendo proposto por todos
    os processos em andamento para vencer as diversas demandas das
    atividades esportivas do futebol apresentado em todo país . Sempre
    devemos cobrar mais do Gestor sobre a formação atlética de jovens
    craques , que sendo emprestados , quando deles precisamos , sem
    que tivesse o interesse na qualidade e principalmente em quantidade
    tornando nosso elenco inviável em determinados encontros pela falta de atletas , por não se encontrar em condições de serem escalados ,
    sem as inscrições , em um erro proposital desta administração .

    Flamengo até morrer , eu sou