Home Colunas Mudança de comportamento!

Mudança de comportamento!

2990
43
SHARE

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Ontem pudemos presenciar um Flamengo que começa a mudar, principalmente de postura. O time apresentou-se de forma diferente. Não dá pra dizer que já tem a cara do Rueda, longe disso, mas nosso técnico mostrou que é possível a mudança de comportamento através da conversa. Expondo pontos de vista filosóficos diferentes, aos altetas, sobre a forma de atuação e de postura que acredita serem primordiais para que logremos êxito esportivamente, nosso treinador vai “convencendo” a equipe a abraçar sua metodologia, iniciando a implantação de suas ideias de jogo.

Noite passada vimos um time ligado na partida durante os 90 minutos! É óbvio que ainda há muitas coisas a serem corrigidas. Por exemplo, as linhas defensivas ainda encontram-se espaçadas. Ontem pudemos observar infiltrações entre elas por parte da equipe alvinegra, mas não percebi a fragilidade de outrora e mais, fizemos a recomposição defensiva mais ordenadamente. No segundo tempo o Flamengo dominou completamente o jogo sem dar muitos espaços para o adversário.

A partida mostrou um Botafogo bem do jeito que esperávamos e um Flamengo que mudou sua postura para melhor. Conseguimos ter a posse de bola, característica nossa, e o time de General Severiano jogou do jeito que sabe, sapiente de suas limitações técnicas, fechadinho e aguardando o Mengão lhe oferecer a bola do jogo. Não conseguiram encontrá-la, pois o Fla não a ofereceu. Ontem nosso adversário foi aquém do que vinha apresentando, muito mais por mérito do Flamengo do que por demérito próprio. Ontem nos apresentamos mais sólidos, defensivamente falando.

Taticamente o time apresentou certa evolução (éramos um bando, literalmente). Linhas mais bem delineadas e mais agrupadas, razoável recomposição defensiva (Rueda prendeu mais os laterais, fazendo apoio e cobertura alternadas). O time deixou de ser capenga como antes. Fomos mais equilibrados e, principalmente, focados. Esse eu considero o maior êxito do treinador colombiano em relação ao time: conseguir que a equipe jogasse com atenção durante quase todo o tempo de jogo.

Quanto à parte ofensiva, pude perceber que nos apresentamos mais organizados, porém os jogadores inscritos na Copa do Brasil são mais fracos tecnicamente do que nossa equipe ideal, além das baixas no DM. Como não sentir falta de Geuvânio, Guerrero e Éverton Ribeiro? Sem a devida qualidade ofensiva, tornamo-nos pouco eficientes, somos o famoso “arame liso”. Sinto que nos falta agudeza, poder de penetração na defesa adversária (muito bem postada – esse é o diferencial dos caras), o que será acertado naturalmente com o decorrer dos treinamentos. Mas a primeira impressão foi realmente positiva.

Quanto às substituições, não concordei, no momento em que foi realizada, com a de Vinícius Júnior. Depois, passado o calor do jogo, acho que entendi a troca. Nosso treinador não quis perder profundidade! Mantendo Vizeu em campo, talvez pela falta de conhecimento mais profundo do elenco, ele pretendeu não recuar demasiadamente a equipe, o que daria campo, naturalmente, ao adversário.

Tirando um jogador de lado de campo aos 36 minutos do segundo tempo (pois só havia VJ, que havia substituído Éverton aos 29) e mantendo o centroavante de ofício, ele manteria a zaga adversária mais preocupada fazendo com que o time do Botafogo não pudesse lançar-se com muita volúpia ao ataque. Acredito que esse foi o fator primordial para que ele decidisse tirar o menino após 7 minutos jogados, já que Berrío havia saído aos 25 minutos, após uma entrada criminosa de Pimpão, para a entrada do Inominável.

As notas de pesar foram: a atuação horrorosa de Anderson Daronco, as declarações (patéticas e irresponsáveis) dos dirigentes do Botafogo (quando esquecer-se-ão do Arão?), que incitam a agressividade desmedida da torcida alvinegra contra o Mengão (cujo ônibus foi alvo de fogos de artifício e apedrejamento na chegada ao Engenhão) e as injúrias raciais contra a família de VJ por parte de um torcedor acéfalo. Podem colocar na conta do juiz as duas expulsões (injustas), que aniquilaram a partida e alguma parcialidade a favor da cachorrada (como abdicar de expulsar rodrigo Pimpão após entrada tão criminosa?). Teriam as reclamações (euriquianas e infundadas) de seu presidente surtido efeito na arbitragem? Fica a pergunta.

Dito isso, no geral, foi uma boa apresentação do Mengão na noite de ontem! Devemos ressaltar, inclusive, a atuação magistral de Cuéllar (como ZR abdicava dele a favor de MA?). Como joga o fosforito! Apresenta-se pro jogo, dá opção de passe para desafogo dos companheiros, realiza boa cobertura defensiva e (principalmente) faz a transição com passes agudos e precisos, tudo o que um volante moderno deve fazer.

Será que Reinaldo Rueda exorcizará de vez as quartas macabras (salve, Marcão Beton!!!)? Será que veremos um Flamengo forte a partir de agora? Esperemos que sim e torçamos para que ele consiga implantar sua filosofia de jogo o quanto antes. Os primeiros passos foram dados, mas uma sequência de vitórias seria primordial para que nossa confiança retorne em sua máxima aplicação. Estou realmente esperançoso de que isso aconteça. E que seja o mais breve, antes do que prevíamos! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações rubro-negras a todos!

Fabio Monken

Gostou? Não gostou? Concorda, discorda? Ótimo!
O Debate sempre será salutar!
Deixe seus comentários e interaja conosco!
Pontos de vista divergentes são essenciais à evolução do homem.
Mas lembre-se: Somos todos Flamengo!
A intolerância e a falta de argumentos são os combustíveis para o fracasso!
Sigam-me no Twitter!!! – O microblog é perfeito para a troca de ideias!

Comentarios

comentário

  • iking – Ragnaldo

    Cuellar ta rindo a toa. Dizem que lá no AP só toca: “Uhu Papai chegou!”

  • Luiz Carlos

    Fizemos um bom jogo diante de todas as circunstâncias, treinador novo, pressão, desfalques, casa cheia, contra uma equipe bem armada, resultado justo na minha opinião, isso foi muito positivo, a escalação inicial foi boa porém as substituições foram desastrosas, levo claro em consideração o pouco conhecimento entre treinador e jogadores, até mesmo com relação a característica, creio eu que nesse cenário o treinador recém chegado mais ouve a comissão permanente do clube ( o que é preocupante), do que suas próprias idéias, talvez isso explique as mudanças feitas durante a partida, ainda que com 1 jogador a menos poderíamos tranquilamente sacar Vízeu para recompor, até mesmo Diego, sacamos o jogador do contra ataque, ou seja trouxemos o Botafogo pra dentro, Marcio Araujo por Berrío foi o cúmulo do cúmulo, além do recuo tático perdemos em profundidade e até mesmo na marcação, Everton também saiu quando era o único que levava perigo ao adversário, enfim, avaliações absolutamente equivocadas, repito, credencio isso a pouco convivência e conhecimento de grupo e principalmente a influência maior da comissão permanente que infelizmente não deixou o clube com os que foram, para os próximos jogos a expectativa é boa, mas ainda que muito cedo, espero que Rueda não tenha as mesmas conclusões que o levou a mexer tão mal!

  • Samuel Rodrigues

    Se tivesse demitido o Zé Ruela na eliminação da libertadores é contratado o Rueda, a situação hoje séria outra no campeonato brasileiro.

  • Samuel Rodrigues

    Cuellar foi o melhor em campo ontem !

    • PlayerLEL

      rueda foi falar do cuellar, a primeira coisa que ele disse foi que ele era INTELIGENTE, e não que ele era capaz de fazer isso ou aquilo… cara….SRN

  • Mayko Priscila Krakeker

    Vale uma nota aqui.a postura do Everton ontem aí ser substituído..ridículo o que ele fez..quem Everton na fila do pão,jogou aonde,ganhou o que?,e bom ele tratar de manter o brilhareco e “boa” fase,pq tem gente que pode tomar a vaga dele,jogador burro e limitado ao invés de contribuir,no primeiro jogo quer fazer beicinho..era da panela tbm..

    • Gabriel Nascimento

      O que ele fez?

      • Juan Oliveira

        Ficou igual uma put@ quando perde cliente para outra. Esse lixo acha que tem cadeira cativa

      • Mayko Priscila Krakeker

        Sou reclamando ficou xiando no banco,nem olhou pro Rueda e o Bernardo redim foi dar a mão pra ele ele se esquivou,depous comprimento de má vontade…
        Ele se acha quem? O messi? Jogador burro,intrm fez o que é de cistume baixou a cabeça,correu e cruzou se ter ninguém na área. ..

    • Juan Oliveira

      Cara, eu vim para falar exatamente dessa palhaçada.

      • Mayko Priscila Krakeker

        Jogador medíocre,faz hora extra ainda no clube,geovanio joga muito mais que ele,ele se doa,diga-se corre igual louco,nas ontem por exemplo,cruzou de cabeça baixa,sem saber se tinha gente na área,que por sinal,estava vazia…

    • Gleu Costa

      Pra sorte nossa e azar do Bonde da Estela o Zé Panela foi demitido, agora máscaras vão cair.

    • LeandroMgaJP

      Cara, achei que o Everton foi bem ontem, inclusive, não o teria tirado; mas, não vi a saída dele não e, de fato, ninguém tem que ter cadeira cativa (que parece ter sido a principal falha do ZR) e, se alguém fosse ter, não seria o Everton. Enfim, se quis fazer pressão no primeiro jogo do técnico novo, tem que levar gancho.

    • Moises Leocardio

      Eu gosto do everton acho ele um jogador muito útil se for fazer uma pesquisa e analisar direitinho todos os pontos ele esta no top5 BRASIL de melhores jogadores até agosto de 2017. Mais concordo com você não existe cadeira cativa ele tem que respeitar o treinador.

  • kingDavid

    Melhor partida de Cuellar no Fla. Isso mostra como a confiança do técnico melhora a performance de um jogador. Mas como ZR teve coragem de deixar esse cara no banco? Absurdo!

  • Gleu Costa

    O que vi ontem foi, o de sempre o ataque perdendo gol claro e a defesa assustada.
    Berrio e os outros atacante não podem perder gols como o de ontem… Complicado para nossa zaga assustada que tem que ficar rifando bola nos contra ataques dados pelo ataque. ViZEU sem comentários.

  • Gleu Costa

    Espero que o novo treinador possa mudar isso, mais ontem não vi nada de novo, até porque não teve tempo… Agora quem viu o dedo do técnico em algo na minha opinião tá vendo demais, ou que ver algo que ainda não existiu.

    • Vinicios Mendes

      Jogo sem chuveirinho, sem tantas falhas defensivas, jogando coletivamente bem… quem está deixando de ver é vc amigo.

      • Gleu Costa

        Kkkk é sério este é seu argumento. Para dizer que o Rueda já transformou o estilo de jogo. Empatamos com um Botafogo retranqueiro.

        • Mailson

          Vc nao tem noção de jogo sente saudades das cagadas que ze cagao fazia ne. Tem que assistir o jogo se ficar so vendo comentários vai ser outro jair frescura da vida

        • Vinicios Mendes

          Ninguém em momento algum disse que ele transformou algo, e sim mudou a postura do time, se vc não viu isso problema exclusivamente seu mas chorar não irá trazer o Zé de volta.

          • Maria De Fátima Silva

            Blá, Blá!Rubro-negro de verdade torce a favor mesmo com os problemas do Flamengo…Começo de trabalho, e que eu saiba é muito cedo para avaliar negativamente um trabalho!

      • Mailson

        Concordo com vc o cra fala que nao teve mudança nenhuma ele tava assistindo a jogo repetido que sky mostra, flamengo vs botafogo quando ze cagao era técnico

    • RodrigoLLima

      Só de ter colocado o MA no banco e não ter usado o Gabriel já mostra muita mudança.

  • Sílvio Marcelo

    Não vai ter um defensor do Márcio e aprendiz… dando o braço a torcer aí ?????…. quem é mesmo o técnico moderno e estudioso .. fãs.. vocês tiveram a percepção que a saída de bola melhorou com CUELLAR ???… Fãs vocês tiveram a percepção que os chuveirinhos diminuíram ??????…… CHUPEM ESSA MANGA……. KKKKKKK….E VOCÊS DE JA ESTÃO CRITICANDO O RUEDA POR CAUSA DAS MODIFICAÇÕES….PORR DEIXA O CARA TRABALHAR CARALH… VOCÊS NÃO TIVERAM PACIÊNCIA COM UM TÉCNICO PANELEIRO E COVARDE ???….VAMOS APOIAR PORR..!!!!

    • Ednei P. de Melo

      Calma, relaxa! A carreira dele no Flamengo só está começando. O que mata é o imediatismo da torcida! Só veremos a performance e evolução do time quando a poeira abaixar e a rotina se instaurar. Lembre-se de que quando o Muricy saiu e o Zé Ricardo assumiu, a mudança de comportamento do time foi a mesma… &;-D

  • Felipe lopes

    Para 3 dias o novo técnico fez o q o Zé n fez em 1 ano.

  • Felipe lopes

    Mudança brusca de postura. Gostei muito de ver. ND de oba oba, porém tivemos mais confiança no q foi apresentado ontem.

  • Vinicios Mendes

    1 treino e o cara arrumou os problemas defensivos que nos rondavam a 7 meses, oque eu vir ontem foi totalmente diferente do que vir domingo, mas como ainda estão ressentidos Pq o Ricardiola saiu inventaram críticas ao eleito melhor treinador da América, tirar o Vizeo (que no final do jogo afirmou que só teve uma fisgada) e não ter referência no ataque fazendo o botinha vir pra cima, ideia de gênio essa. Cuellar deu um tapa servido na cara do Ruela e os defensores de perebas, pois segundo eles ” O Márcio é quem melhor fecha os espaços e nao existe volante melhor na marcação.” Poxa, isso foi muito claro ontem, não? A falta que esse inútil faz é a mesma que a falta do Jamal.

  • Luciano Pereira

    Ontem nosso treinador mostrou que quer revolucionar o futebol do Flamengo. Substituir Berrio por Márcio Araújo e jogar Arão para o lado direito foi de uma coragem, pra não dizer insanidade. O pior ainda estava por vir, quando ele colocou Vinícius Júnior no lugar de Éverton e em seguida o sacou, mantendo Arão e Vizeu praticamente cambaleantes. O time recuou de tal forma, que poderia ter saído com mais prejuízo. O fato positivo de tudo isso, foi a defesa que não levou muitos sustos, no mais, o ataque não compareceu outra vez.

    • Moises Leocardio

      Mais um primeiro passo é esse ai temos que pensar primeiro em não levar gol para depois pensar em fazer.

  • Claudio Candido

    Não vi nada de errado nas mudanças…

    M. A entrou para poder reforçar mais a marcação tendo em vista que Arão e Cuejjar estavam cansados não protegendo bem o meio de campo .
    Vinícius Júnior pq Everton caiu de produção pois ajudou muito na marcação.

    Saída de Vinicius Júnior – saiu pois o treinador preferiu deixar o Vizeu único atacante …apesar de não ter jogado bem …mas atacante é atacante quando tem uma oportunidade…

    Resumindo…. O Rueda foi bem.

    • Icaro Castro

      Mas se o Arão estava cansado como diz pq foi jogar na lateral do campo onde precisa estar muito mais inteiro? Não fez nenhum sentido tirar o VJ que é jogador de lado e colocar um volante “cansado” por ali

      • Felipe

        ele não precisou acompanhar o lateral pois o Cuellar e MA estavam atrás e o Rodinei ficou mais plantado na defesa.

        • Icaro Castro

          Mais um motivo. VJ é muito mais atacante e o Arão continuaria no meio. Mas já foi. Não acredito que o Rueda repita isso

    • Felipe

      Concordo com tudo que falou meu amigo. Em relação ao MA também foi fazer cobertura por causa do Guilherme que é um jogador rápido, sem falar que liberou um pouco mais o Arão que teve que fazer a função do Berrio que se machucou.

  • Elias

    Gostei muito do comportamento da equipe ontem, mas não me surpreendi com a postura e com o futebol miúdo do Botafogo. Depois de todos os discursos fora de campo (Roger, Jair e cia), eu tinha certeza que seria isso.

    Quarta feira eles vão entrar ainda mais recuados e jogarão por uma bola, ou até quem sabe por nenhuma, vão depositar sua classificação na conta do Gatito.

    Não sou vidente, mas podem anotar que quarta-feira venceremos por dois gols de diferença e com uma entregada do grande goleiro deles.

    Tem hora também que falta um pouco de bom senso nos jogadores do Flamengo. Os caras sabem da insegurança do Muralha no gol, e tem hora que eles recuam cada bola FDP para o cara. Como diria Galvão, é teste para cardíaco amigo.

  • Daniel Silva

    A questão de quer o elenco da CB é mais fraco, se dá porque os jogadores não foram bem aproveitados, se o Cuellar esta jogando bem assim é porque teve uma boa sequencia; o que dizer se o Berrio, tivesse tido uma sequencia titular antes, e o Paquetá pelo menos entrando, o Mancuello, o Rômulo, e o Vinicius Jr Thiago…acredito que esse foi o maior e é o nosso maior problema; se o Rueda quiser pode dá um descanso ao Diego, Everton, Cuellar, Arão, Renê, Rodinnei, e colocar o time assim para domingo: Diego Alves-Pará-Rodolfo-Leo-Trauco-Ronaldo, Rômulo-Mancuello, Everton Ribeiro-Geuvânio-Vinicius Jr. pra quarta esses caras cehgarem prontos para serem usados

    • Felipe

      Sem nenhum atacante? Prefiro subir o Lincoln meu amigo, trocaria o VJ pelo Lincoln.

  • roberto

    acredito que a mudança de comportamento é muito mais fruto da atitude dos jogadores do que por influência do novo técnico (basta lembrar o jogo de domingo passado). o fato é que tendo excelentes condições de trabalho o apoio da maior torcida do país e, princialmente, depois da troca de técnico como justificar a pobreza de resultados. a bola da vez na lista de cobranças são eles. então é melhor começar a mudar. a chegada do rueda ainda não promoveu mudanças, com o tempo pode ser até que venham. quem sabe? mas este elenco precisa mudar de atitude urgente. tomara que seja assim. SRN

    • LeandroMgaJP

      Tb acho, talvez tenha finalmente acabado, se é que algum dia existiu, algum oba oba; o time não demonstrava plena entrega antes, ontem isto melhorou.

  • ThiagoCL

    Realmente o Mengão melhorou, afinal, terminamos em 0 a 0! Já é evolução, não?

  • alexandre brocchi

    De zero a zero e zero a zero não vamos a lugar algum. Tá certo que o time se mostrou mais concentrado e defensivamente mais estável. Mas fomos muito improdutivos ofensivamente. O Berrio perdeu um gol que nem ia valer, num mole do goleiro deles e o Diego cobrou uma falta na trave, de resto só uma cabeçado do Rever no meio do gol. Muito pouco, o Cuellar realmente participa mais do jogo que o MA, é o nosso melhor volante nesse jogo de dois toques, mas poderíamos ter ousado mais nesse jogo de ontem. Resultado e apresentação frustantes de um time que entrou para não perder assim como o Botafogo. Jogamos no lixo 90 minutos.