Home Colunas Coluna do Torcedor Coluna do Torcedor: “A alma do velho rubro-negrismo”

Coluna do Torcedor: “A alma do velho rubro-negrismo”

488
9
SHARE

Pra quem conhece a história do Flamengo, sabe que esse é um time que não à toa sustenta o lema a “raça, amor e paixão”. O rubro-negro sempre foi conhecido como um time aguerrido em campo, sempre ofensivo e procurando a vitória fosse fora de casa ou no Maracanã. Aliás, fora de casa sempre jogamos de igual pra igual com Corinthians, São Paulo, Santos, Grêmio, Inter e Atlético Mineiro, para dar alguns exemplos.

Está no nosso DNA. Por isso a torcida se acostumou a ser aquela que empurra, que diz “vai pra cima deles Mengo”! Porque somos acostumados a ser ofensivos. Outra característica do Flamengo é ser time do povo. A voz da arquibancada sempre nos ajudou demais. E mais um ponto importante é a fé. Quando o time ia mal, víamos jogadores e torcedores fazendo orações pra São Judas Tadeu, padroeiro do clube.

Então vejam: time de raça, ofensivo e vibrante; time do povo que faz a alegria dos mais humildes, e time de fé em seu Santo Padroeiro. É a característica de um time essencialmente brasileiro.

Dito isso vemos que o planejamento do departamento de futebol, foi nesse caminho. Time ofensivo, que briga de igual pra igual dentro e fora de casa e etc.

Mas, cadê as vitórias?

Pra falarmos de esquema tático, é bom lembrar que o projeto rubro-negro já estava sendo implementado pelo técnico Muricy Ramalho: ofensividade e domínio da bola no campo adversário.
Para a figura do camisa 10 eternizada por Zico, aquele jogador cerebral, mas que também se torna atacante e artilheiro, o escolhido foi Diego. Confesso que senti uma aura do velho rubro-negrismo no gol de falta que o Diego fez contra o San Lorenzo pela Libertadores, dentro do Maracanã, justo quando vestia a 10, e não a 35. Não por coincidência, fomos eliminados na competição pelo mesmo San Lorenzo, um time também “de fé”.

O problema muitas vezes não é o técnico. Todos sabem que para algo dar certo, é preciso um conjunto de fatores ao mesmo tempo. Se o Flamengo demitir o Zé Ricardo, a imprensa vai ficar um dia inteiro acusando sobre a falta de planejamento, de cuidado e valorização com os profissionais da casa, especulando um novo treinador que vai vir hipervalorizado e com cifras astronômicas.

Zé Ricardo fez um bom trabalho ano passado e tinha tudo para fazer este ano também. Mas, ele erra muito. Ou falha porque recebe ordens expressas de Bandeira e Cia, ou porque insiste em manter jogadores sem recursos técnicos como Márcio Araújo. O torcedor é corneteiro mas também tem razão.

A torcida anda infeliz. O combustível não é apenas títulos, mas vitórias épicas e classificações milagrosas. Porém, este ano estamos perdendo todas as partidas épicas.

Aí a magia vai embora fácil. Há uma desconexão entre time, técnico, diretoria e torcida. E coisas inexplicáveis acontecem.

Zé Ricardo tem culpa quando os jogadores mais qualificados perdem gols na cara? Não sei. Mas acho que nos está faltando fé.

O que acontece que quando vamos ganhar do Palmeiras com um pênalti em nosso favor, e o craque erra? Por que isso? A torcida vai precisar novamente salvar o time. Vai ter que apoiar, apoiar e apoiar. Só assim pra sorte voltar e para que todos os fatores possam convergir 100% ao mesmo tempo à nosso favor, como foi a arrancada de 2009, ou a sequência de resultados em 92.

Se atenderem o nosso pedido e tirarem Márcio Araújo, Gabriel, Vaz e Muralha, prometemos apoiar até o final.

Somos time de fé, do povo, da Raça!

Que São Judas Tadeu nos abençoe!

SRN

André Urubu

 ___________________________________________________

Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail redacao@colunadoflamengo.com 

Veja mais:

Acabaram-se as desculpas

Os Intocáveis!!!

Coluna do Torcedor: “Zé Ricardo consegue tornar o Márcio Araújo ainda pior”

Coluna do Torcedor: “Teimosia de Zé Ricardo está ‘matando’ o Diego”

Comentarios

comentário

  • Ltom Macêdo

    Vc tocou em um ponto crucial. No Flamengo a totcida tem voz.

    O ZR e fraco e cavou a propria cova brigando com a torcida por jogadores de baixo nivel tecnico, errando nas substituicoes e no tempo de realiza-las, dando entrevistas exaltando empates.

    Um grande passo pra reconquistar a torcida e tirar os perebas do time pra domingo, mostrar que pode mudar. Caso não faça isso imediatamente não fica até o fim do ano.

    A pressão esta imensa e com certeza ja tirando votos do sofla e por mais que o EBM o defenda ele e um politico la dentro. Boa parte da chapa ja quer a cabeca do ZR na bandeja.

  • Agnaldo mengão

    Mas esse é o mal do torcedor, olhar pra trás e ver somente o Zico, como se Flamengo não existisse antes dele, o tempo muda, futebol evolui, a fase Zico passou, está na hora de uma nova fase, mas o rubro negro insiste em olhar pra trás, para aquilo que ficou e que não volta, ou prefere contar com o milagre…

    • DefendaSeuDinheiro

      Fato!

  • DefendaSeuDinheiro

    Já tirou todos.
    Só falta Caramujo.

  • Thiago

    Sinceramente, acho que super valorizão o trabalho do ZR que nao passa de um trabalho mediano. A torcida ficou tão decepcionada com o Muricy, por ele desde 2006 conquistava pelo menos um titulo importante por onde passou, e aquele começo de ano em 2016 foi tão ruim, que acreditam que o ZR fez um excelente trabalho já que o time por algumas rodadas estava disputando a LIDERANÇA com o palmeiras, titulo não foi pois terminamos a 9 pontos deles ou 4 rodadas já que tínhamos como esse ano poucas vitorias.
    Temos que entender que o ZR não fez NADA dms no time, só recuou o Arão que estava subindo de mais para ajudar na marcação e só, e com as chegadas de Rever e DIego, o time conseguiu uma arrancada inicial, mas que nao durou muito tempo e declinamos nas ultimas 10 rodadas do br16, e o G4 era o planejamento da diretoria desde o começo do ano.
    Esse ano com pré temporada, tempo para implementar sua filosofia de jogo, dispensar jogadores, ZR manteve os perebas, nao deu chance a base, so conquistou o Carioca por que o regulamento desse ano foi uma bosta.
    ZR é do mesmo nível que Andrade e JAyme, com diferença que esses dois primeiros conquistaram alguma coisa de importante nos 6 primeiros meses no comando tecnico do mengão. COntinuar com ele, pode ter CTZ, seremos eliminados na CB e na sulamericana.

    • Ltom Macêdo

      Desde o fim do ano passado e assim.

      Quanto mais o ZR treina, pior fica o time.

  • kingDavid

    Falta Fé mesmo, o time olha pro banco e não tem confiança no técnico, que escala e substitui mal, com uma falsa meritocracia protetora do quarteto fantástico. ZR fez sua base de apoio na panela, e se deu mal, pois os jogadores mediocres foram se acomodando e entraram em má fase. O time tem a cara do treinador, instavel e sem inteligencia emocional. E independentemente de quem são os culpados, o principal responsável por resolver isso é ZR. Como o capitão de um barco em rota de colisão, ele precisa agir rápido. E quase ninguém tem fé que ele vai conseguir…

  • Mailson

    Eu queria que o ze cagao fizesse agora o que ele queria fazer no começo do ano, pedir pra sair , era o ato mais corajoso da sua história e de sua vida..

  • Marcelo Caruso

    Gostei do texto. Também acho que é hora de afastar esses quatro jogadores do time. Mas esses caras que vão pra aeroporto ameaçar bater nos únicos que podem nos dar as alegrias que precisamos em campo NÃO ME REPRESENTAM. Não se esqueçam que antes do EBM era “comum” lutarmos contra o z4 e isso vai ficando a cada ano mais longe da memória. Eu não esqueço. Temos todo direito de cobrar, mas também o dever de apoiar.