Home Colunas A última peça do Quebra-Cabeça Rubro-Negro

A última peça do Quebra-Cabeça Rubro-Negro

2206
110
SHARE

Um quebra-cabeça gigante, mítico, artigo de luxo. Mas falta uma peça. Aquela peça de ouro, artigo de colecionador, ítem raro no mercado: Um treinador de verdade.

Nunca fui adepto da cultura imediatista de resultados, acredito que eles são fruto do trabalho, e o trabalho requer tempo. Mas, mais de um ano após sua efetivação, fica claro que o trabalho de ZR chegou ao seu limite.

Talvez você seja integrante da parte da torcida que defende a continuação dele com o argumento de que só perdeu 5 vezes no ano, ou de que arrumou o time e nos classificou para o terceiro lugar do Brasileiro. Ou, pior ainda, você seja da ala que defende a manutenção do técnico em virtude de não termos opções melhores no mercado.

Fato é que hoje o Flamengo tem o melhor elenco dos últimos 15 ou 20 anos, e continua sendo reforçando bem, vide a excelente contratação do goleiraço Diego Alves, mas apresenta resultados e principalmente futebol pífio, que foi a penúltima peça do nosso quebra-cabeça.

Zé Ricardo demonstra a cada dia estar mais perdido do que cego em tiroteio, não consegue enxergar o óbvio que é a falta de coerência com a manutenção dos limitadíssimos Vaz e Márcio Araújo, errando jogo após jogo.

Não consegue dar variação tática a um time que tem peças inteligentes e polivalentes. Ficamos reféns de um 4-2-3-1 e seus chuveirinhos mal sucedidos.

Não consegue fazer a leitura do jogo, mexendo sempre mal e desorganizando ainda mais um time que deveria estar jogando o fino da bola pelo elenco qualificado que temos, mas que não consegue envolver o adversário.

O que vemos constantemente é um esquema engessado, Diego e Everton Ribeiro voltando excessivamente para buscar a bola, Guerrero sozinho disputando bola entre os zagueiros e vitórias que claramente vem pelas individualidades.

Vemos erros infantis que se repetem pelos mesmos nomes e que parecem ser tolerados com tranquilidade pelo passivo comandante. Aliado a isso, ainda temos as questionáveis escolhas por jogadores como Gabriel, Vaz e Márcio Araújo frente ao relegamento de jovens promissores à complementos de rachão.

Zé Ricardo tem em suas mãos um time que na mão de um treinador experiente e vitorioso seria capaz de amedrontar qualquer um de seus adversários, mas hoje não o faz, já que todos conhecem seu modo de jogar. Ele, o comandante é o retrato de um Flamengo que se acostumou a estar no bolo, mas não aprendeu a ser o dono da festa.

Um time que acha normal empates e derrotas, que se acostumou a ser aplaudido e exaltado até quando perde, um time que parece cumprir bem o papel de figurante que serve para valorizar o título de outros.

Chegou a hora de dar definitivamente um basta, se ZR perdeu apenas 5 vezes no ano, conseguiu perder exatamente quando não poderia. Se foi terceiro ano passado, hoje ele tem o melhor elenco do Brasil e está à 12 pontos do líder, e se não tem técnico melhor no mercado: Simples! Tire um de outro time!

Acho muito difícil um treinador no futebol brasileiro rejeitar a proposta de treinar o Flamengo, com CT de primeiro mundo, grana para salários, craques como Diego Alves, Everton Ribeiro, Conca, Diego, Guerrero.

Então, é hora de passar para um nível acima, e buscar a única peça que ainda falta nesse quebra-cabeça para transformar esse excelente elenco em um time vencedor: um técnico!

Obrigado por tudo até aqui ZR, mas definitivamente o seu tempo acabou. Você tem futuro, mas precisa ter um pouquinho mais de experiência. Precisa conhecer elencos bem inferiores antes de ter um elenco de craques. Quem sabe um dia, você esteja a altura do Flamengo?

Hoje ainda não! Temos 4 competições sendo disputadas e o Flamengo tem que ganhar todas elas. Isso é ser Flamengo. Não queremos o bolo, queremos a festa. O quebra-cabeça precisa ser completado, e não pode demorar!

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter ! É Mengão 24 horas por dia!

Comentarios

comentário

  • Marty Mcfly

    Acho que faltam, no mínimo, três peças: VP de futebol, preparador de goleiros, auxiliar técnico e um Técnico.

    • Rodrigo Andrade

      Aí são quatro peças kkkk, mas concordo contigo.
      E vc tinha razão quando dizia que o bicho ia pegar quando chegasse os adversários mais fortes.

    • PlayerLEL

      cara…

    • SylarK

      VP de Futebol vc tá certíssima, passou muito da hora já, técnico é óbvio e ele deve trazer o auxiliar técnico junto.

    • Jansen Torres

      Concordo com vc que o maior problema do Fla hj é fora das 4 linhas. Todos os goleiros apresentam as mesmas falhas então acredito q um bom preparador de goleiros ajudasse. Um VP de futebol para botar a cara e assumir a responsabilidade e um um técnico que goste de ganhar pq o nosso parece que não se importa. No mais vejo os jogadores se entregando em campo mas como diz o Apolinho: “Não falta entrega e sangue, falta futebol mesmo”

  • Wesley

    Um elenco caro com vários jogadores selecionáveis e um técnico de várzea

  • Sossai Sossai

    Coloca o Jayme de Almeida

    • Rodrigo Andrade

      Pra correr kkkk

  • kingDavid

    Ninguem discorda que ZR nao consegue mais evoluir. Apesar das otimas contratacoes recentes, ainda temos posicoes que so temos perebas que eram reservas em outros times. Nem Rever ta se salvando, acho que falta gana, desde o gol que ele facilitou contra o ixporte, parece que ta desmotivado. Um jogador emprestado, que a renovacao so saiu no limite de tempo, e com data de vencimento, nao tem como se motivar… Alem disso, uma serie de contratacoes equivocadas, RC é muito incompetente, ja devia ter sido demitido muito antes de ZR. Infelizmente, ainda vamos sofrer esse ano, falta achar zagueiros de verdade, laterais, e um meio campo bom, leva ainda 1 ano para se livrar de uns perebas desses, nenhum tecnico pode consertar a grossidão de MA ou Vaz…

    • Rodrigo Andrade

      “[…]nenhum tecnico pode consertar a grossidão de MA ou Vaz.”

      Concordo com isso, mas o ZR perdeu um ano tentando fazer isso, e parece disposto a perder mais tempo tentando consertar a “grossidão” da perebada.

      • kingDavid

        Concordo 100% com vc amigo. É que ja cansei de falar os erros de ZR, isso ta claro, todos sabem. Chegou a hora de começar a cobrar alguns jogadores, como Rever, nem nas entrevistas ele demonstra que merece vestir nosso manto. E principalmente quem ta contratando e nao sabendo motivar os jogadores.

  • Ricardo Sergio Ribeiro

    Discordo ele e um excelente treinador, vc e imediatista sim, não foi só o flamengo que contratou e melhorou, outros times tbm, mais o Flamengo hj e um time forte, competitivo e tem um jovem treinador mais muito promissor, vai errar e acertar como tdo mortal, discordo de muitas coisas dele tbm, mais do jeito que vai acredito que muitas coisas boas viram.

    • Yan Balduino

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada matinal. Gostei

    • SylarK

      Vc tem razão, mas não temos porque esperar ele melhorar. Isso vai levar alguns anos. O time está pronto para ser campeão agora, precisamos de um técnico mais experiente. Sinceramente só não sei quem… frustrante isso.

    • Luiz Eduardo

      PQP . SE ELE É OTIMO, OQUE ´´E RUIM PARA VOCÊ

  • Yan Balduino

    Defendem a famosa “continuidade” do trabalho e eis que ZR é o técnico com mais tempo no comando de um clube com um elenco com bons jogadores e o resultado é o Flamengo como um dos times mais mal treinados de todo o campeonato.

  • FRANCISCO JORGE

    seu texto ( pra não dizer que é desonesto) é muito incoerente. Em relação ao Vaz – só está jogando porque o Rhodolfo e Juan estão machucados. Ao citar Gabriel, mostra que desconhece a situação —- ele nem está sendo relacionado. Ao dizer “e se não tem técnico melhor no mercado: Simples! Tire um de outro time!” também desconhece que essa não é prática usual praticada. Enfim, tirar a responsabilidades dos jogadores ( diego e everton ribeiro) jogando abaixo do que se imaginam e colocar toda responsabilidade nas costas do técnico é muito sem sentido. Empate fora de casa, ainda por cima contra o cruzeiro, é bem recebido — o que prejudicou foi a derrota contra o více lider da competição.

    • Yan Balduino

      Já parei no início, pois Juan estava no banco nos últimos dois jogos

      • FRANCISCO JORGE

        realmente não sabia que o Juan estava no banco — mesmo assim, eu não trocaria o Vaz pelo Juan ( voltando de lesão). Só acho que prejudica o flamengo, nesse momento, é a ausência do Arão ( realmente ele teve uma queda do rendimento) . Essa ausência prejudica a linha ofensiva ( ele é responsável pela quebra da linha da defesa adversária) — nem cuellar e muito menos Marcio Araujo não são aptos para a função.

        • Yan Balduino

          Então aguentaremos o Vaz durante toda essa sequência difícil? Ele deveria voltar já na última rodada. O Vaz falhou nos últimos dois gols que o Flamengo levou e que foram decisivos para o resultado ruim. MA é titular absoluto na cabeça do técnico, então se ele prejudica sempre o time o técnico tem a maior culpa por escalá-lo sempre. E o Arão não joga regularmente bem há muito tempo. Jogou regularmente bem o primeiro semestre de 2016 e parou por aí. Depois jogou bem uma vez ou outra, foi convocado à seleção sem merecimento e só porque o Tite resolveu chamar jogadores que apenas atuavam no Brasil. Sempre alheio ao jogo, displicente nos passes e numa má vontade da p*rra. Conseguiu me irritar mais que o MA durante todo esse tempo. Se ele voltar, que seja no lugar do MA, que nunca deveria ser titular. Mas não via essa qualidade ofensiva do Arão e acredito que jogamos do mesmo jeito que quando ele ainda estava no time. Há muito tempo faltava repertório de jogadas ofensivas ao time e isso é total culpa do treinador. A única jogada do time é extremamente mal executada. Os famosos chuveirinhos que consagram qualquer defesa adversária.

    • PlayerLEL

      cara no ultimo jogo o diego foi caçado mesmo vc via no rosto dele… ele toda vez tinha que buscar a bola dos zagueiros é muita…. sei lá…

    • Rodrigo Andrade

      Essa parte do seu comentário.

      “Empate fora de casa, ainda por cima contra o cruzeiro, é bem recebido”

      Dá razão à essa parte do texto.

      “Um time que acha normal empates e derrotas, que se acostumou a ser aplaudido e exaltado até quando perde, um time que parece cumprir bem o papel de figurante que serve para valorizar o título de outros.”

    • Luiz Eduardo

      VOCE É CURINTIANUS

      • FRANCISCO JORGE

        nada a ver, meu amigo. só comentei… opinião minha. não te ofendi e nem vou te ofender. fica na paz.

        • Luiz Eduardo

          So brinquei com o nome do Corinthians e seus torcedores.Em nenhum momento pensei em ofendê-lo. Mesmo assim te peço desculpas. Uma boa noite

    • Raf1981

      Cara você me tá raiva!!!! Flamengo tein que ganhar!!!! Cruzeiro e muito inferior agente. Que DNA rubro-negro e esse. Imagine se o Corinthians pensa assim ???

  • Sandro’ Leonardo’

    Não adianta ficar p ds vida com treinador. É o que temos e isso não vai mudar. Não adianta mandar embora. Vai trazer quem?Fernando Diniz?Silas?Rogerio Ceni…….São todos iguais. Para esse elenco só vejo o Abel pra dar jeito e quem sabe o Renato Gaúcho

    • SylarK

      Renato Gaúcho não!

    • Ricardo Fernando Sens

      Renato Gaúcho seria uma ÓTIMA opção.

  • Mateus Carvalho

    Phillip Cocu , luis Henrique, Rueda, Dunga e etc. É só procurar que acha um técnico bom e barato.

    • PlayerLEL

      dunga não pelo amor de Deus kkkkkkkkk

      • Mateus Carvalho

        Kkkkkkk rapaz pelo menos triangulação vai ter.

        • PlayerLEL

          kkkkkkkk

    • SylarK

      Dunga? Bebeu água da privada?

      • Mateus Carvalho

        Então se fode aí com o Zé panela.

        • SylarK

          Só tem os dois?

    • James Santos

      Concordo com todos com exceção ao Dunga.

  • PlayerLEL

    cara, eu tinha dito que quando ele chegasse eu ia ter medo do meu próprio time
    mas com esse técnico…

  • Joelson Costa Silva

    Já é a terceira rodada seguida que venho falar que o Cuellar foi mal. Arão não estava em sua melhor performance, mas é muito superior ao gringo. Sem ele o Fla deixou de ter as ultrapassagens à linha de fundo e chegadas constantes na área do adversário. Chega bem nas bolas aéreas ofensivas e defensivas. Zé Ricardo tem essa paixão por MA pela velocidade na recomposição, que uma de suas pouquíssimas qualidades. Vi ontem, como sempre, ele se escondendo do jogo e pedindo pro Cuellar passar a bola pro Rever, ao invés de tocar pra ele. Zé precisa encontrar uma forma de jogar com volantes “mais lentos” e mais técnicos. Ronaldo, infelizmente não é muito veloz, pois seria a peça ideal. Para o próximo ano a diretoria precisa dar um “tiro certeiro” e contratar um volante veloz e que saiba o que fazer com a bola.

    • Yan Balduino

      Viúva do Arão. Era só o que faltava

      • PlayerLEL

        arão saiu do time por merecimento rsrs aí entra cuellar que foi bem
        mas não tão bem “ainda” quanto o auge do arão, o problema é justamente o outro volante… que não faz nada na parte ofensiva aí….

        • Luiz Eduardo

          o CARAMUJO DESMONTA O MEIO CAMPO COM A SUA INCOMPETENCIA

          • PlayerLEL

            kkkkk

      • Joelson Costa Silva

        Amigão, eu assisto TODOS os jogos do flamengo, pelo menos, duas vezes. A primeira ao vivo, no PFC, e depois na reprise, pra ver com mais calma, sem o calor da emoção. O fato de apontar que jogador A é melhor que jogador B não pode ser motivo para ser apontado pejorativamente como “viuva”. Você não concorda? Respeito. se não tem condição de ler posição contrária à sua sem agredir um torcedor do mesmo clube para o qual torce, vista uma camisa do Vasco da Gama e vá a São Januário torcer. ISSO AQUI É FLAMENGO!

    • Luiz Carlos

      Joelson, o Cuellar realmente não é muito “confiável” com a bola, perde bolas tolas por um mal domínio ou algo assim, é complicado, não o vejo como ideal para a posição, e se tem uma posição que o Flamengo precisaria reforçar é essa, não dá mais, a questão é que com a paixão absurda por um M. Araujo que apenas desarma e tem a “missão” de iniciar as jogadas, fica tudo mais difícil, a questão da velocidade que você citou é questão de treinamentos, se pegarmos pela Europa, nem todos os times tem jogadores rápidos nessa posição, os dois grandes da Espanha por exemplo, Casemiro e Busquets não são “piolho”, mas se posicionam bem, são inteligentes, e conseguem agregar defensivamente e ofensivamente, ao meu ver é questão treino, agora quando temos um treinador que não tem a mente aberta para essas coisas, fica muito complicado!

      • Joelson Costa Silva

        Exato. Por isso falei na necessidade de organizar o time de maneira que possa utilizar volantes menos velozes. Compactação é o segredo.
        Zé Ricardo tem errado muito, mas vamos mandá-lo embora pra trazer quem? Dorival era o único “dando sopa”. Trazer um estrangeiro, por mais que seja capaz, para sofrermos o que o SP sofreu? Estamos com sérios problemas, amigo, infelizmente. Se os caras que trabalham com os atletas todos os dias não estão acertando, imagine nós, torcedores, com as mais diversas profissões e ocupações? Nos resta torcer e torcer.

        • Luiz Carlos

          Pois é cara, acho até que vai muito além do que diz respeito a treino, creio que aqui no Brasil principalmente é necessário ter mudanças na cultura e formação dos jogadores, cada dia que passa jogadores de futebol são supervalorizados e dão menos espetáculos, pode reparar, entregam pouco no que vale, muitos dizem que o futebol ficou “mais físico”, eu não vejo dessa maneira, creio que assim como você, eu vejo jogos a todo momento, não só do meu time, vários campeonatos, aqui no brasil não há destaque algum e todos jogam praticamente com a mesma ideia, entram, faz um gol e se defende até tomar o gol de empate pra correr atrás, nos clássicos a turma tem esquecido da bola e apostados nas divididas, na força, ou seja, a bola fica em segundo plano, são sinais de falta de conceito, de formação, fatores extra campo influenciam demais nessa situação, são muitas cifras para pouca qualidade, atletas ainda em formação como Vinicius Junior, sendo objeto de negócio em valores absolutamente surreal para um esporte, acha que com tudo isso haverá o mesmo esforço em sua carreira, pouco provável né, pode reparar que o jogador vem da base e quer jogar, já vem mimado, o treinador coloca e quando o tira do time vira motivo de guerra, o cara aciona o empresário que o tira do time o acaba “tirando” quem o tirou do time, é mais ou menos por ai amigo, eu sinceramente não sei o que será desse nosso futebol, mais creia, vai muito além de qualquer treinador!

    • Paulo Eduardo

      Concordo sobre o Arão fazer falta. Mas o erro do ZR é manter o MA. Arão, Rômulo, Mancu e Ronaldo são muito superiores.

    • marcondes Alves

      qualquer um que joga ao lado do marcio araujo vai mal, até o diego e o everton vem mal, sabe o porque não recebem um bom passe para dar continuidade a jogada, sempre vem até o meio ou intermediaria receber a bola e ainda e mal passada, o ze tem que ver times europeus jogando, nenhum usar um volante ruim de passe no time, veja o real, barça ou bayern os times que não da mole nas competições nacionais.

  • Mateus Carvalho

    Simeone ganha 10 milhões por ano é o salário do guerrero que n fez poha nenhuma ontem.

  • Serginho Meira

    Nao precisaria de muito para exprimir tudo que a torcida sente pelo Zé Panela um simples #forazepanela ja ta bom.
    Nunca foi técnico e se eu sou a diretoria mando ele fazer 3 meses de curso na Espanha e depois 3 na Inglaterra 3 Alemanha e 3 na Itália por fim mandava pra PQP pois ninguém aguenta vc

  • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli

    Concordo plenamente!!

  • Paolo Guerrero

    o marcio araujo ajudou muitas vezes o flamengo a maioria dos torcedores , que pra mim não são torcedores de verdade do flamengo secam o marcio araujo o cara tem raca da sangue pelo flamengo , o que vcs vê nesse cuellar o homem joga nada ele tem um passe otimo mais a marcação dele é pessima ,fraca.
    meu time do famengo
    DIEGO ALVES
    RODINEI
    RODOLPHO
    REVER
    TRAUCO
    MARCIO ARAÚJO
    DIEGO
    EVERTON RIBEIRO
    EVERTON
    BERRIO
    PAOLO GUERRERO

    esse é meu time, rapido ,mais tecnico esse tecnico é medroso ele ta preucupado é defensivamente precisamos de um tecnico mais esperiente como um LEVIR CULPI e é isso glr vlw.

    • Luiz Carlos

      Cara, realmente o Márcio já ajudou o Flamengo, a questão é que não se admite um time que se propõe a jogar com qualidade, ter um jogador “nulo” na parte ofensiva, Cuellar é o oposto do M. Araujo, o problema do Flamengo é questão tática, posicionamento, treinamento, isso tá faltando, ali poderíamos ter um Ronaldo, Rômulo, até mesmo Arão, jogadores que entregam mais nas duas partes, pra mim essa seria a opção, mas se não for treinado dessa maneira não adianta, é preciso ter um discernimento tático por parte dos jogadores, cobertura, etc, não é preciso ter um velocista pra guardar a defesa, porém se não treinarmos e jogarmos dessa forma, jamais nos livraremos dessas ideias, que até o hoje não nos trouxe absolutamente nada produtivo!

    • marcondes Alves

      se raça ganhasse campeonato,times da africa seriam campeões em toda copa

    • marcondes Alves

      time tecnico com marcio araujo que não sabe dar um passe, everton que so corre e o berrio que corre e mais nada, vc e fera cara. parabéns.

  • Luiz Carlos

    A última peça…….será? O Flamengo é um time que entra vagando em campo e acredita que ganhará a qualquer momento, o que vemos é um time desconceituado taticamente, sem imaginação, imagine se ainda tivéssemos Cirino de um lado e Gabriel do outro….o que seria de nós, certamente estávamos fazendo companhia a tricolor, lá embaixo. Eu sempre fui apoiador do trabalho de Zé Ricardo, mas acho que ele esta absolutamente perdido no que pensa, e sua teimosia de ideias dão esse ritmo a equipe, pode até ser que se torne um grande treinador ou próximo disso, mas no momento acho que seu ciclo está se esgotando no clube, o problema é que aqui não se vê ideias de jogo diferente, assistindo as demais partidas brasileiras e por vezes algumas até mesmo da série B, não vejo nada muito diferente entre uma filosofia e outra, talvez isso explique o “equilíbrio” no campeonato, talvez Fernando Diniz, o único que ainda tem algo diferente de ideias, do resto, só mapeando lá fora, o problema é o temporada em curso!

  • Diego Oliveira

    Cara será que ninguém de dentro do Clube vê o que todos vemos? Já vi times muito ruins, mas muito ruins mesmo vestindo o manto. Porém em nenhum deles eu tive o sentimento que estou tendo esse ano: não consigo ver o jogos do mais querido, não dá gosto ficar na frente da televisão ou ir aos estádios ver esse time do Zé, com bons jogadores e um arrogante e péssimo treinador na frente do time!
    Até parece discurso anti-flamenguista, mas as vezes é melhor dar um passo para trás para podermos dar dois para frente…não seria de todo o ruim perdermos para as porcas na quarta, talvez assim esse paneleiro caia!!!

  • wanderpc82

    É a primeira vez que vejo dois craques serem sacados na mesma partida, Zé é realmente surpreendente.

    A atual comissão técnica não está tendo êxito nos treinos, com a aplicação da melhor posição tática do time, a adequação da formação com o melhor encaixe das peças, precisa ser feito algo o quanto antes, senão mais um ano perdido com um elenco muito qualificado.

    Só espero que não aconteça com Diego Alves o mesmo que aconteceu com Muralha.

  • Paulo Eduardo

    Problema do ZR é insistir no MA. A limitação técnica deste jogador é absurda. A ligação entre zaga e meias deve ser qualificada.
    Arão não estava bem. OK! Entrou Cuellar e já caiu de produção tbm! Pq será? Pq tem como companheiro um pereba, fraquíssimo. Lento, sem criatividade.
    Quero ver como encaixar Geuvanio neste time. Sacaria MA e colocaria ele.
    Meu time seria: Diego Alves, Rodinei, Rever, Rodolfo, Trauco; Arão; Diego e Geuvanio; ER e Everton; Guerreiro.
    Esquema: 1 – 4 – 1 – 2 – 2 – 1

  • marcondes Alves

    não tem condição um time ter o marcio araujo e vaz como titulares, tudo bem que o rodolfo esta machucado, parece que o time não treina, fica so com o cuellar na volancia e escala o no lugar do marcio o geuvanio, ou berrio, ou vinicius junior e vamos pra cima, esse negocio de cruzar bola não da mais, estamos a 12 pontos do limitadíssimo corinthians e vendo o ano acabar novamente sem nada, acorda ze acorda diretoria, não peço a saida dele (ze) sim a saida do marcio. so isso.

  • Fla 2018

    Podem ter até outros nomes no mercado,mas para lidar com um elenco desses o treinador precisa de experiência e títulos na bagagem. Ninguém respeita mais as ideias do professor Pardal. Ontem foi o fim da picada com as substituições pífias e a manutenção dos jogadores citados no elenco. Daqui pra frente a panela esquentará ainda mais e não sei se o Zé Ricardo aguentará. O investimento é muito alto para manter um aprendiz arrogante no comando técnico.

  • Ruan Pedro

    Difícil. Muito difícil.

    Assisti o jogo domingo com uma atenção especial aos cruzamentos. Pensei: “vamos ver quantas vezes o a opção pelo cruzamento foi a errada?”.

    Na minha opinião, metade. Metade das jogadas levantadas na área poderiam ter sido recuadas, girar pelo meio, abrir do outro lado. Os dois Evertons as vezes pegam essa bola no bico da grande área e cavam a bola pro meio da área como se tivessemos um artilheiro do tamanho do Peter Crouch dentro da area. O Guerrero não ganha bola de cabeça assim não. Manda no peito dele que ele domina, mas jogar no furdunço da grande área? Com a defesa vindo de frente?

    Renê mais uma vez tentando ser versátil a pedido do Zé Ricardo. Já falei aqui várias vezes: ele não tem a inteligência pra jogar por dentro como o Trauco. Não ataca os espaços vazios, deixa um buraco. Ele só faz o feijão com arroz e pro futebol brasileiro, é um bom reserva. Deixa ele no corredor e fim.

    Contra o Corinthians se jogarmos assim vamos consagrar o Balbuena. Ele é bom na bola aérea, mas é rebatedor. Vai espirrar bola o tempo todo.

    Não acho nosso time desorganizado da maneira que falam. Diferente de outros jogos ano passado, contra o Grêmio o ZR arriscou. Todo mundo sempre reclama que ele sempre substitui igual. Colocou o time pra frente, deixou um volante só como todos querem ver, 4-1-4-1. Depois entrou Vizeu no fim pra achar uma bola na área.

    Mas é notável a diferença de conceito dele pro Jair, Carrile. O limiar entre um “Joel Santana mais novo” e um “técnico estudioso” é muito próximo. O que pra mim não faz sentido, por que a base jogava do jeito exato que eu sempre quis ver o meu Flamengo jogar. Difícil.

    Trocar agora, perder o ano, procurar alguém minimamente capaz de se adaptar (um estrangeiro)? Ficar com qualquer espécie de técnico temporário que tá cheio no Brasil? Insistir em um trabalho mais longo do Brasil que não evolui e não oferece alternativas? Nada é exato, eu pensaria em tudo isso, não ficaria feliz com nenhuma delas agora.

    Difícil.

    Alenco, time, capacidade de mudar o jogo.. ninguém pode reclamar. Nem de calendário. O time reserva tem a obrigação de estar com sangue no olho.

    Diego Alves chegou e eu nem to comemorando mais contratação, tá ficando feio até.

    Tô esperando esse jogo contra o Palmeiras desde o ano passado, aquele resultado engasgado. Se pipocar em casa, o bagulho vai ficar louco parceiro!

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Realmente difícil Ruan! Não enxergo grandes coisas para esse time.

  • Almir Ribeiro

    Ótimo texto. O Zé foi uma aposta a meu ver equivocada…um erro no planejamento. Visto que teríamos um ano importante, com competições fortes, foi um tiro no pé apostar em técnico com número bons e maus resultados. A vexatória saída da Sul Americana (2016) e um final de campeonato ruim. Em 2017 um Carioquinha, e um vexame na liberta. Brasileirão: Com 6 empates (2 derrotas) Sport e Grêmio, ou seja…preocupa. Números muito irregulares, que na prática não se mostram tão fortes…o time é previsível, sem variação, sem nada de novo. Ele diz “temos um jeito de jogar”…chuveirinho…é piada isso. Uma pobreza. Com o elenco que tem…é sacanagem. E fala com um orgulho danado…puts.
    O cara mantém esses ruins por que não tem competência de montar um time ofensivo, técnico e que se expões um pouco. É medroso, conservador e vive inventando coisas que só ele entende. Mexe mal de mais. Falta um cara com moral no futebol, chegar junto e cobrar desse cara que de oportunidades aos bons. Rômulo, Ronaldo…estão parados Rômulo é dar ritmo, mas ele não abre mão do pereba MA. Prejuízo para o time e para os cofres do clube. O ano já se vai e pelo que vejo…vai ser dureza.

    • Francinei Castro

      O Fla tem elenco para ganhar títulos, isso temos certeza, tem que melhorar o coletivo, pois o Fla faz gols mas no individual, tem que trabalhar mais a bola, toques rápidos, lançamentos, tabelas, triangulações, jogadas ensaiadas em escanteios e faltas, não é preciso cruzar a bola na área na falta, apenas rolar para o chute de fora da área e fazer o gol.

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Opa! Valeu Almir! tá complicado! Abraços! SRN!

  • Francinei Castro

    O Fla tem elenco para ganhar títulos, isso temos certeza, tem que melhorar o coletivo, pois o Fla faz gols mas no individual, tem que trabalhar mais a bola, toques rápidos, lançamentos, tabelas, triangulações, jogadas ensaiadas em escanteios e faltas, não é preciso cruzar a bola na área na falta, apenas rolar para o chute de fora da área e fazer o gol…

  • BVZ (VJ será maior que Pelé)

    O argumento do aproveitamento é fraco. O time tem aproveitamento por causa das peças, APESAR do treineiro. Na verdade, a pergunta que se faz é como ele consegue ter o mesmo aproveitamento de técnicos que tinham Gustavo Geladeira, Cléber Santana e cia.

    Mas for pra trocar, já passou da hora, a última chance é antes de acabar o 1º turno. Essa de que não vai ter tempo pra treinar é balela também, porque o time já não treina mesmo, pelo menos vamos ter quem sabe mexer e também pilhar os caras.

  • Edson Mattiuzzi

    Tá!! Sou obrigado a concordar com a análise…
    Bom texto!!

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Então blz! rsrs! SRN!

  • Thiago Covre

    E já começou a campanha #RuedanoFlamengo. Bora lá Nação, vamos trazer um técnico de peso para o maior do mundo! Antes de falar sobre ele pesquise e tire suas próprias conclusões. SRN!

    https :// www . instagram . com / oficialreinaldorueda /

  • Marcus roberto rodrigues perei

    Luxemburgo??????

  • Rico Rufino

    A verdade é que o futebol brasileiro de uma maneira geral, evoluiu muito na parte da “defesa bem postada” e esqueceu de como fazer a bola rolar com objetividade. Na melhore fase do Zé, jogávamos assim. Bem postados atras com dois pontas rápidos pra sair em velocidade.

    A partir do momento que precisamos propor o jogo, tivemos dificuldade, e quando os talentos que temos não funciona, o coletivo sofre.

    A mesma coisa acontece com outros times. Fato é que a “nova geração” e até alguns antigos estão usando a tática usada por times como juventos e Atl de Madrid. É mais “fácil” assim.

    Vai ser difícil mudar algo ainda esse ano. Pra ganharmos algo Vamos depender sempre de atuações de Guerrero, Diego. ER , Everton …

    Não é particularidade do Zé. É uma cultura que vem nascendo. E assim como vcs, eu tambem nao gosto nem um pouco.

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Com o elenco que temos, propor o jogo não deveria ser dificuldade! Temos excelentes jogadores!

      • Rico Rufino

        Cara, ter ótimas peças é uma coisa, fazer dessas peças um conjunto q funcione é outra.Não é tão simples. Poderia citar muitos exemplos aqui. Mas fato é que o Zé precisa melhorar e mto o meio de campo. A teimosia dele em ter dois caras que só marcam e um deles que não sabe jogar, tornam as coisas mais difíceis. Por outro lado, mudar técnico agora é dar tiro no pé. Os exemplos tbm são muitos.

  • Daniel Silva

    #ForaZé

  • Raf1981

    Flamengo não pode ter Um MA !!!! Ele é um câncer !!! E ainda que jogar de segundo volante!?!? Fim do
    Mundo !!!

  • Raf1981

    #fora MA !!!!

  • kingDavid

    ZR, faça o seguinte:
    “Peça para cagar e saia!”

  • Daniel Silva

    #ForaZé

  • Daniel Silva

    O que esta acontecendo com o Mengão é o mesmo que ocorreu com a seleção de Dunga…nem precisou de muito tempo e contratou o Tite, as mudanças ocorreram rápidas, creio que se um treinador de ponta chegar ocorrerar o mesmo, temos muitos bom jogadores com um técnico limitado, direção reconheça o regular trabalho do Zé, faça uma coletiva, uma estátua pra ele, mande ele pra China, mais faça alguma coisa porquê a nação quer títulos!

    • Antonio Marcos de Brito

      Perfeito!! So trocar o tecnico q voltaremos a comandar os campeonatos!!

  • Thiago COM

    Coloca o Zé Ruela no lugar do Jayme na comissão fixa, esse é o movimento de mestre por vários motivos:

    1- Se livra do Jayme, que quando foi demitido como técnico criticou duramente a direção, não sei por que cargas dágua trouxeram ele de volta.

    2- Zé Ricardo parece ser um técnico promissor e já tem experiência na base, conhece o Flamengo, seria um bom auxiliar. Além de ganhar experiência com treinadores mais rodados que assumiriam o time.

    • Antonio Marcos de Brito

      O ebm ja disse q quer ele pegando experiencia no time do flamengo…e outra, ele so sai depois q o teimoso do ebm sair tbem….entao vamos aguardar ate este ebm sair, dai sim mandamos ze lixo embora e voltaremos a vencer e ganhar titulos!!!???

  • Ivan Ivo Costa

    Bom dia galera! O time está chegando com desenvoltura mas está concluindo mal.

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Só vivemos de chuveirinho Ivan!

  • Ivan Ivo Costa

    B +A=BA Não estão finalizando as jogadas mano, tem que largar o pé cara.

  • Raf1981

    Agora, pq ninguém faz proposta pelo MA ?! Incrível !!!

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Nínguem quer jogador mediano!

  • Antonio Marcos de Brito

    Engraçado né, monte de gente baba ovo desse ma(vulgo caramujo), mas vai uma pergunta interessante, e se alguem puder me dar uma resposta coerente eu agradeço, la vai:
    PORQUE O MA N RECEBE NEMHUMA PROPOSTA DE COMPRA OU EMPRÉSTIMO??? N acham estranho…aguardo resposta abaixo?????

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Estranho né Antônio? Complicado aturar esse jogador medíocre em nosso time.

  • Torres

    Excelente!

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Valeu Torres! Tmj! SRN!

  • Carlos Felipe Galvão

    Esplêndido, genial, extraordinária, melhor texto da coluna esse ano, parabéns! Todos os elogios são poucos #forazericardo!

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Obrigado Carlos!

  • Bruno Rezende

    Concordo com o texto na parte do MA e do Vaz, que são difíceis de engolir.
    Agora, faltou uma questão básica ao colunista: quem? Um nome.

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Eu tiraria o Abel do Fluminense!

    • Well Lacerda

      Abel Braga no Brasil único nome! os estrangeiros são bons pegando de pré temporada!

  • Rodrigo Felix Dutra

    Muitos pedem nomes melhor que o do ZR , mas existem milhares já que ZR não é ninguém ainda no futebol , ganhou só 1 carioca .

  • Lucas Carvalho

    #marcelo gallardo
    #ramires
    #gil
    #geromel
    As peças do quebra cabeça

  • Pedro Reis

    Chega de falar de reforco se com um time desse nao conseguir disputar o brasileirão pode desmanchar a comissão tecnica inteira

  • Marco Aurelio Cruz

    Concordo com você Jerônimo em grau, número e gênero! Zé eu acreditava em você! Hoje você é decepção!

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Infelizmente se perdeu pelo caminho. Hoje não está à altura do Flamengo.

  • Gabriel81

    Grave defeito não reconhecer suas próprias limitações, isso faz ele mesmo acreditar na mentira de que é um treinador pronto, o pior é que pensando dessa forma ele nunca vai ser !!

  • Well Lacerda

    Excelente texto, não só Zé Ricardo, como Jayme, Vitor Hugo deveriam sair, ou mudados pq não são profissionais, são juniores!

  • Flávio Dantonio

    Ainda acho q falta um artilheiro.

  • Allan Carvalho

    VOU REPETIR…
    FLAMENGO PRECISA DE UM VOLANTE DE ALTO NÍVEL… NÃO MEIA BOCA
    DE ALTO NÍVEL…

  • Allan Carvalho

    VOLANCIA… É ONDE O JOGO COMEÇA

  • Não acredito, infelizmente que o Zé Paneleiro vai levar o Flamengo ao título, então pra mim, garantidos os 46 pontos, era hora de demitir o estagiário e colocar um técnico estrangeiro de gabarito, deixar ele terminar esse campeonato como uma forma de conhecer o elenco, e estar pronto pro ano que vem.