Home Colunas Sempre as mesmas desculpas… mas desculpas nem sempre são sinceras… quase nunca...

Sempre as mesmas desculpas… mas desculpas nem sempre são sinceras… quase nunca são!

2896
294
SHARE

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

O campeonato vai se encaminhando para o final do primeiro turno mas as coisas (boas e ruins) não mudam no Flamengo. As boas: contratações; as ruins: time mal escalado, perebas em campo e as coletivas de Zé Ricardo (onde se enaltece empate, ao invés de lamentá-lo).

Vamos falar das boas primeiro? A diretoria está acertando em cheio nas contratações com Éverton Ribeiro, Geuvânio, Rhodohfo e Diego Alves. Que elenco formado! Qual técnico não gostaria de ter essas peças à disposição para ganhar tudo e mais um pouco?

Pois é mas há técnicos que parecem não gostar disso. Cito um exemplo dentro do próprio Flamengo: sim, ele: o contestadíssimo José Ricardo Mannarino. O que acontece com ele? Será que precisa de óculos para miopia?

Os queridinhos de nosso treinador são “imexíveis” (salve Rogério Magri!), não saem! Têm imunidade “escalamentar”!? Parece até a política brasileira onde e locupletam-se do erário a bel prazer e continua tudo lindo. Já venho criticando taticamente a equipe há bastante tempo, inclusive e, principalmente, nas vitórias (e as credito às individualidades – quando elas não brilham, o time geralmente vai mal), pois assim sepulto o oportunismo de uma vez por todas.

Para ler as colunas em que critico apesar das vitórias, clique aqui, depois aqui, também aqui, ainda aqui, e tem mais aqui numa coluna de abril. Chega né? Entenderam a diferença entre opinião e oportunismo?

Não é possível que os mesmos jogadores de sempre continuem errando reiteradamente, colocando em risco os resultados, muitas vezes os comprometendo e continuem sendo escalados sem que os demais jogadores da posição tenham uma mera oportunidade. Ontem, por exemplo, porque o Juan não voltou ao time? Era mesmo necessária a escalação do Vaz?

E o que dizer de Ronaldo e Rômulo? Será que são tão horríveis para amargarem o banco de reservas e ver o Sr. Márcio Araújo desfilando o show de horrores de sempre? Ele nem deveria integrar esse elenco, quanto mais ser titular (mas para o ZR é ele e mais 10)!!! E olha que hoje ele não comprometeu…

Empatamos, ok. Resultado passível de acontecer, ok. Ainda mais jogando na casa do adversário, ok. Mas devemos analisar que: o Cruzeiro jogou fechadinho e esperando para contra-atacar o Flamengo. Sabem porque?! Porque o elenco do Flamengo é poderosíssimo.

Nosso elenco mete medo até em adversário grande e jogando em seus domínios. Além disso, todos os treinadores sabem que o Flamengo gosta de jogar com a bola nos pés, mas é totalmente inócuo para desarmar defesas minimamente postadas. Somos o famoso arame liso: cercamos, mas não machucamos ninguém!

Sabem o porquê disso? Sobra técnica (individualidades) e falta tática (como falta)! E como isso incomoda nossa torcida! Variações de jogo não são observadas, jogadas ensaiadas não existem e o pragmatismo do Zébol (variável tática do ultrapassado Cucabol e do jurássico Muricibol) continua sendo praticada aos borbotões, mesmo mostrando-se inepta há tempos!

Vou lhes propor uma reflexão: deixem o coração de lado e analisem taticamente as partidas! Analisem o time como um todo. Vejam como nos comportamos durante o decorrer dos jogos e tirem as suas próprias conclusões. Se fosse em outro time qualquer que não fosse o nosso querido e amado Mengão, vocês não achariam estranho um elenco desse render tão abaixo do esperado?

O motivo disso todos sabemos, e alguns fingem não saber: temos um técnico promissor (é verdade) porém ainda em formação. E ele é incapaz de fazer esse time render o que pode. Não tem casca, não tem embasamento teórico e não tem rodagem profissional para nos fazer jogar 50% de nossa capacidade.

Fazendo uma analogia gastronômica, seria como você ter um restaurante classe A, com equipamentos de ponto na cozinha, dispor de ingredientes finos como foie gras, trufas, vieiras e confiar a montagem do cardápio a um chapeiro (nada contra os chapeiros – adoro sandubas!!! – mas cada um de acordo com a sua realidade)!

E suas entrevistas? Ontem ele foi arguido sobre a dificuldade de criação do Flamengo e divergiu dobre essa dificuldade, dizendo que o time tem uma maneira própria de jogar. Realmente tem uma maneira, e só essa maneira. Para muitos essa ainda é a maneira errada de se jogar, e os resultados comprovam que ela é! Mas as desculpas continuam. E continuarão ad eternum! Ou enquanto ZR estiver no comando! Sempre as mesmas desculpas…

Para confrontá-lo quanto a ele achar que o Flamengo é bom criador eu lhes pergunto: como um time, mesmo jogando na casa do adversário, tem 60% de posse de bola, o dobro de passes certos (507 a 253) e apenas uma finalização certa na meta do adversário? Isso mesmo: UMA! Podemos considerá-lo como um time que cria muito? Faça-me o favor, Zé Ricardo!!! …e desculpas nem sempre são sinceras, quase nunca são!!!

Bom, dito isso, aguardemos. E oremos! Entrevistas pragmáticas, pragmatismo nas escalações, nas atuações e uma Diretoria leniente na cobrança por resultados (apesar da excelência financeira e da palavra cumprida pelo investimento monstruoso no reforço do elenco). Vamos ver se mudamos de técnico para o ano que vem, pois esse ano o time foi um fiasco tático pelo que se esperava que ele entregasse.

É certo que ainda podemos sonhar com a Copa do Brasil e com a Copa Sul-Americana, mas o gosto amargo que o péssimo futebol apresentado pelo Flamengo de Zé Ricardo ficará por um bom tempo na boca da torcida rubro-negra. Um técnico que está colocando tudo a perder por escolhas duvidosas num elenco que oferece muito mais em matéria de reposição.

Mas vamos em frente! Apesar dessa análise, temos a obrigação moral de continuarmos apoiando. O Flamengo é maior que TUDO e TODOS! Mas isso não quer dizer que não devemos apontar os erros quando acharmos que eles se apresentam. Divergências de opinião não nos fazem mais ou menos torcedores. Apoio incondicional quando o Mengão entrar em campo e torci17da 100% a favor do Mais Querido do Brasil sempre! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken

Gostou? Comente, participe!
Não gostou? Critique, deixe sua opinião!
Mas faça-o com respeito e educação.
Lembre-se: a intolerância e a má-educação são os combustíveis dos fracassados.

Comentarios

comentário

  • Fabricio Benites

    Ótimo texto, profetiza aí irmão, quem sabe o Diego Costa não tá vindo msm estará
    Não duvido de mais nada dessa diretoria!

    • Eduardo Fabricio

      Se vier vai ser 3 opcao 1 guerrero 2 Damião ai depois ele kkkkk

  • Marty Mcfly

    Graças a Deus a janela de transferências vai fechar, assim não vai ter mas contratação pra servir de “cortina de fumaça” pro futebol nulo do time.

  • – Ryan –

    Diego costa? Opa, creio q tenha sido apenas um erro rs

    Enfim, roupa suja se lava em casa. entrevista coletiva não é lugar de dar combustível pra repórter oportunista/inflamador de crise. Por mim treinamento tinha q ser sempre fechado (Barcelona é assim). Se tem q dar esporro, ngm precisa ficar sabendo, ou alguém se sente bem qdo faz algo errado e o chefe sai distribuindo “gentileza” na frente de todo mundo?

    • Marty Mcfly

      Zé Ruela Ricardo dar esporro seria um milagre.

    • Eduardo Fabricio

      Diego costa vai chegar para ser reserva do Damião

  • Vinícius Presto

    Bom texto e bela citação de Acrilic On canvas no título – Viva Legião Urbana!!

  • Serginho Meira

    Venho aqui publicamente e indignado mostrar minha insatisfação com a forma de jogo e dos jogadores escalados pelo técnico Zé Ricardo, pedimos mudanças na comissão técnica do Clube de Regatas Flamengo!

    Esse texto foi posto no Twitter do Flamengo por mim, faça o mesmo!

    • Eduardo Fabricio

      O Bandeira de melo vai te chamar de falso rubro negro ta querendo inventar coisa que nao existe kkk

      • Serginho Meira

        Se todos fizerem o msm ele vai ter que nos ouvir de uma forma ou de outra ou irei chingar ele de Eurico Miranda

    • Carlos Henrique Dos Santos

      Quando o time arrancou ano passado chegando a libertadores vc também mandou twitter, cara aprenda a torcer e ajudar o time apoiando os q passam p um mal momento, que n é nem o caso do nosso treinador pq está indo mto bem mesmo com pseudos torcedores como vc querendo tumultuar. ..

      • Serginho Meira

        Ano passado não tínhamos esse timaço e se me falha a memoria ano passado não ganhamos nada. E é como entregar uma Ferrari a uma pessoa que saiu da auto escola e pra vc tão inteirado ao futebol excepcional apresentado por esse time mal treinado JÁ FOMOS ELIMINADOS DA LIBERTADORES E SE BOBEAR AINDA NESSA SEGUNDA PODEMOS SAIR DO G4
        E QUEM É VC PRA DITAR OQ EU ACHO OU NÃO DO TIME?

  • Carlos Henrique Dos Santos

    Alguem ai sabe um blog do flamengo, feito e frequentado por torcedor de verdade? Pq esse aqui é de carniceiros vendidos p uma parte política do clube querendo levar uns cabeças fracas junto… Vcs n são torcedores pq n praticam o núcleo da palavra “torcer” como diria o Cap Nascimento “vcs n merecem vestir esse manto, vcs são muleques”

    • Juan Oliveira

      Pesquisa Flamengo no Google, tem alguns sites legais.

      • Carlos Henrique Dos Santos

        Procura torcedor no google

        • Juan Oliveira

          ? Amigão, ninguém te ensinou educação não? Tentei te ajudar e tá aí toda nervosa? Ser torcedor para você é o que? Ficar com cara de cu igual a você? No fode

          • Carlos Henrique Dos Santos

            Bom vc n precisa m ajudar em nada, e tamb n é o mais indicado a falar de educação neh… Ajude o clube q vc acha q torce torcendo de verdade n se preocupe comigo, pq eu n m preocupo c vc….

          • Juan Oliveira

            Então não pergunta aqui querida nervosinha.

          • Carlos Henrique Dos Santos

            Vc está sendo manipulado e n sabe mas pela forma q escreve da p ver q é um dos cabeças fracas q citei…

    • FILIPE DA ROCHA MOTTA

      Animal , ninguém aqui e associado da gávea .Não gosta de ler opiniões diferentes da sua ,mete o pé então.

    • Golbery Macedo

      Concordo. Tem “torcedor” que não lembra do Flamengo fazendo campanhas pífias em Brasileiros. Não lembra que tivemos os “melhores” técnicos como Muricy, Mano Menezes, Luxemburgo e Osvaldo de Oliveira e o time só passando vergonha. Felizmente com o atual técnico não somos sacos de pancada de timecos.

      • Narcox

        pode não ser saco de pancada de timecos mais com o atual técnico qualquer grande titulo esquece time que vive se chuveirinho não ganha nada só o carioquinha mesmo

  • Juan Oliveira

    Enquanto não houver uma grande mudança no Flamengo, vamos continuar nesse futebolzinho ridículo. Como um amigo falou ontem aqui – Flamengo gasta 1 bilhão no elenco e mil reais na comissão técnica. Esse desequilíbrio de profissionais qualificado podemos ver no próprio elenco também, temos 500 atacantes e 3 zagueiros. São bem fraquinhos no futebol.

    • Eduardo Fabricio

      Amigo o grande problema e o departamento de futebol o Eduardo Bandeira e o melhor presidente que o flamengo ja teve mais no futebol ele é cabeça dura e que exercer um cargo que nao tem experiência nenhuma no futebol e prefere ficar dsndo dando murro em ponta de faca.

      • Juan Oliveira

        Não podemos tirar o méritos dos antigos gestores, bap, wallim e Tostes.

        • Eduardo Fabricio

          Sim todos tem seus meritos na recuperação do clube ja na questao do futebol o bandeira ta sozinha ja que simplesmente nao aceita crítica por mais que seja construtiva

          • Thiago Covre

            ele está me parecendo um belo de um déspota para falar a verdade…

        • Caio Sá

          Mais que isso, não podemos esquecer que Bap foi o líder inicial que inspirou essa nova mentalidade no Flamengo.

  • Carlos Henrique Dos Santos

    É so ver os comentários abaixo das mariontes p ver que muitos cabeças fracas ja foram manipulados…

    • Eduardo Fabricio

      Ta bom entao torcedor de verdade so se concordar com a sua opinião

      • Carlos Henrique Dos Santos

        Nao, torcedor de verdade torce vcs distorcem, e prejudicam o clube

        • Eduardo Fabricio

          Amigo todo mundo torce a torcida vai acompanhar o time no aeroporto gasta seu sofrido dinheiro no estádio paga um socio torcedor ai nao tem o direito de reclamar de falar que o time ta jogando um futebol porcaria vc sinceramente ta satisfeito com o futebol apresentado pelo time o flamengo so venceu time fraco no brasileiro caiu na libertadores sendo o unico clube brasileiro que nao passou da 1 fase e o futebol nao evoluiu nada ganhamos o carioca como sempre e parece que ficaremos so com esse titulo msm.

          • Francis Souza

            Acho que tem gente que confunde as coisas, o Flamengo não é da diretoria ou do Zé Ricardo… Todo torcedor que ao menos liga a televisão pra assistir um jogo tá gerando dinheiro pro clube e se tornando dono do clube e tem sim direito de dar opinião… Aqui a grande maioria que comenta vai em jogos, é sócio torcedor, assisti todos os jogos, compra produtos do time… Se alguém acha que isso não dá direito dá pessoa dar sua opinião tá bem longe de saber como funciona um time de futebol e o que o torna uma fonte tão grande de dinheiro

  • rodrigosaro

    Completamente perdido Zé Ricardo. sem soluções os Outros treinadores já sabe como jogar contra o Flamengo Seu discurso sempre na linha fomos bem parabenizar Outra equipe Blah blah blah mesmo raiva desse Cara Fora zé

  • Jardel Lorenção Cardoso

    Temo ainda ver mais um segundo semestre de eliminações na copa do brasil e sul-americana se continuar no rumo que estamos.

  • Vinicius

    Diego Costa veio também? Então tem que vender o Guerrero! kkkk Ô corneteiro, vá se instruir antes de ficar querendo tumultuar… O Mengão está no caminho certo!

    • Eduardo Fabricio

      Caminho certo para nao ganhar nada esse ano

    • Carlos Henrique Dos Santos

      Cara tem muito anti nesse site e torcedores nutella q acompanha o time pelo tablet, so começam a torcer n boa qndo o time tah bem e ganhando…

    • Vinicius

      Eu entendo que o Zé Ricardo errou feio contra o Sport, falhou na mexida contra o San Lorenzo, mas, nos outros jogos, fez o que era pra ter sido feito. Inclusive teve boas sacadas quando dobrou os laterais em alguns jogos, ganhou outros no intervalo, teve pouca sorte na lesão do Diego, enfim é um cara que está fazendo um bom trabalho, suportando a pressão que é treinar o Flamengo, coisa que nem Mano Menezes, nem Luxemburgo na última passagem fizeram… É um cara teimoso, convicto, mas já barrou Arão, Muralha, Pará… se fosse eu já teria testado um 4-4-2 ou 4-5-1, com somente um volante, o meio campo mais povoado e mais apoio dos laterais, mas no futebol é complicado deixar de seguir tendências. Em suma, na estatística, possui um dos melhores aproveitamentos da história, portanto quem sou eu para cornetar?

  • Thiago COM

    Além de tudo ainda depreda o patrimonio do clube, daqui a pouco contratos vão começar a vencer e essa galera (mancuello, Ronaldo, Romulo, etc.) Não vão querer renovar e acabarão saindo de graça.

    • Carlos Henrique Dos Santos

      Procura na lei amigo, o q significa depredar patrimônio, assim vc n passa vergonha.

      • Thiago COM

        Vai catar coco rapá, deu pra entender o sentido que quis dizer de desvalorizar os jogadores contratados e promessas da base. Vai querer intimidar com termos técnicos lá na casa do kct.

        • Carlos Henrique Dos Santos

          Isso se resolve vc não falando do que não sabe..

          • Thiago COM

            Novamente vá catar coco Sr. da Verdade engomadinho do kct.

          • Thiago Covre

            o cara não sabe sequer usar as vírgulas e quer pagar de intelectual AHAHAHAHAHAHA

  • Luiz Carlos

    Falta ideia de jogo inicialmente, depois de decidir o que se fazer em campo é que escolheremos as peças, como “propaganda” a diretoria vem sempre falando em “DNA ofensivo”, coisa que até agora não vimos nada disse, aliás esse negócio de DNA é tudo balela, a questão de implantar uma ideia de jogo fica as mão do treinador, entretanto nosso queridíssimo José Ricardo prefere se encostar em seus conceitos, não admitindo pra si mesmo que, se quiser vencer precisará ser além de sua personalidade, discernir, continuidade de teimosia, dar realmente uma forma de jogo a equipe no qual todos possam realmente notar que vei com algo diferente ao futebol profissional do clube, até agora tudo é igual, aliás aqui no brasil todas as ideias de jogo são iguais, é um jogo e outro que temos de boa qualidade, o resto, a maioria critica calendário, jogadores culpam calendário pelo baixo rendimento, não creio que seja isso apenas, creio eu que falta fazer algo novo, o problema é que a cultura do nosso futebol mudou muito, lá da base, na formação do jogador, empresários e empresários de todos os lados, que fazem um atleta de objeto lucrativo, talvez hoje a maioria dos jogadores tem na sua formação como principal objetivo, uma Ferrari e uma cobertura de luxo, a tal independência financeira, o resto, do que vier é lucro, sabemos que em outros tempos a situação era bem diferente, e se tinha mais amor a camisa, tudo talvez pelo inflacionário mercado financeiro do futebol as coisas tomaram outro rumo, olhamos sinceramente como Flamenguistas que somos, 150 milhões por um, até agora, simples jogador, e se fosse um Pelé melhorado, ainda assim não valeria, se olharmos pelo lado financeiro desse atleta, não precisa mais jogar futebol, e não precisará dar importância pelo sim ou pelo não dos clubes que passar, não é generalizando é apenas uma reflexão do momento do nosso futebol, disse aqui a poucos dias, os jogadores de futebol aqui no Brasil entra em campo trotando, dando pulinhos pra trás, não é só o Flamengo são todos aqui, o nível é muito fraco e o jeito de jogar é muito semelhante, perdendo ou ganhando, técnico novo ou velho, talvez mude a questão da organização, mas a ideia de jogo é quase sempre a mesma, no Flamengo também é assim, pode apostar, encontrar alguém que mude esse cenário é absolutamente improvável, se olharmos para todo esse cenário, talvez se encontrássemos algum filhote de Bielsa, Sampaolli ou Guardiola, talvez sim, mas ninguém a garante, tamanho descaso pelo esporte futebol!

  • Pedro Reis

    Tá difícil mesmo …
    Temos time . Temos peça mas o time não rende até quando vamos ver esses joguinhos que não empolga e não são resultado….

    Flamengo se portou muito mal ontem e só não perdeu pq o Sassa é bu.rro….

  • Cláudio Más

    Diego e Everton Ribeiro estão de palhaçada pra derrubar o ZR.
    Não jogaram nada contra o Grêmio e Cruzeiro.
    Ainda querem que eu compre pay-per-view e pague 100,00 num ingresso???
    Só quando jogador de futebol deixar de ser idiota, ou seja, difícil…

    • Leandro

      Kkkk Ze ta se derrubando sozinho .

      • Cláudio Más

        Sozinho não, tá cheio de torcedor querendo Marcelo Oliveira, Osvaldo de Oliveira, Dorival JR…

        • Daniel Ribas

          Mas escala os perebas, quem não da padrão tático ao time, não os torcedores que querem Marcelo Oliveira, Osvaldo de Oliveira, Dorival JR, é o Zé Ricardo.

        • Leandro

          Sozinho sim..ou vc ta colocando a culpa no torcedor pelo péssimo trabalho ele vem fazendo? Se o Zé ricardo trenar um SP, Sport,Vasco, Santos vc acha q ele faria um bom trabalho? Claro q. Não se ele nao consegue arma um time como esse nao vai conseguir nada quando sair do clube.

    • Francis Souza

      E o Zé tá tentando derrubar o Zé escalando o MA todo jogo

      • Thiago Covre

        pior que é isso mesmo, os adversários deixam o MA livre e dobram a marcação no diego e no everton ribeiro

  • Felipe kitt

    A teimosia da direção com esse treineiro e a do próprio treineiro com a escalação e forma de jogar estão jogando esse 2017, que deveria ser um ano de glórias, no buraco. Mas eles não estão sozinhos, temos muitos torcedores teimosos aqui tb, que insistem em apoiar o treineiro. Só resta aguardar 2018 e torcer por um milagre. SRN

  • Golbery Macedo

    Falou o famoso Fábio “quem”? Esse cara não sabe nada.

  • ANDRE ITAJAHY

    ANDRE ITAJAHY

    FORA ZE ROELA

  • João Paulo Aciole

    Diego Costa?

  • Rique Concurseiro

    Se eu não gasto um tostão pra ver o ma jogar…imagina se eu iria me matar em campo pra ver ele e o vaz entregarem o ouro…sabendo que estes só são escalado por uma paixão cega de um treinador fraco.
    Venhamos e convenhamos…o técnico eh até promissor…mas eh fraco e arrogante.
    Ele não tem “casca” pra falar cara a cara com os jogadores do quilate q temos no clube, ainda mais, pq não demonstra qq critério pra escalar a não ser suas “convicções”…É por essas e outras que o time tá onde tá…e a diretoria que tão bem administra o clube parece ter rabo preso com esse lixo de treineiro q temos…os outros clubes estão em festa pq sabem q se o Mais Querido estivesse sendo bem treinado, não iria sobrar nada pra eles…

  • kingDavid

    Parei de ler no Diego Costa

  • Narcox

    Diego Costa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Caio Sá

    Excelente texto, mas errou no sobrenome. Paciência. Um equívoco menor não anula a tese.

  • nico

    ELENCO PRA SER CAMPEÃO DE TUDO, MAS NA MÃO DO ZÉ RICARDO, PRÉ LIBERTADORES É TITULO !!

  • ANDRE ITAJAHY

    FORA MARCIO ARAUJO

  • ANDRE ITAJAHY

    FORA DAMIÃO

  • Almir Ribeiro

    Bom texto. realmente é complicado. Um cara que vem dizer que “temos um jeito de jogar” um jeito à base de chuveirinhos na área é realmente preocupante. O que vejo nesse camarada é um total despreparo…estudador? De quê? O que de novo o Zé Ricardo trouxe? Nada. Não varia, porque lhe falta lastro, conhecimento e coragem. As suas declarações soam a um “vazio” que dá dó. A manutenção de peças fracas como: MA, Vaz e tem ainda o tal de Gabriel em…é a constatação de sua limitação como treinador. Ainda não o vejo como um técnico de fato.
    Erro de planejamento: em um ano tão importante, com competições duras, não podiam trazer um treinador em formação, mas sim já ter um técnico cascudo e pronto, que saiba o que faz. O Flamengo não pode ser um laboratório para experiências, não um time que quer conquistas e se tornar uma potência. Nos tempos de hoje não pode caber mais palavras como: “aprendemos hoje”, “estamos evoluindo”, “o empate foi bom”. Isso não combina com um time de alto investimento e com ambições maiores.
    Infelizmente estão jogando fora mais um ano. A libertadores já se foi, o Brasileiro está quase indo também, e continuam apoiando um amador e dizendo que esta tudo certo…torcedor não é “cego” e vê claramente que está tudo errado. Aonde se via certeza se vê dívidas, aonde era alegria se vê tristeza, frustração…frutos amargos e uma semeadura mal feita. E nos causam tanto mal…indiferentes a isso os “donos da verdade” seguem as suas vidinhas e se danando para nós. É o que parece. Aja estomago para tanto dessabor…

    • Caio Sá

      Concordo. Só não imagino quem poderia entrar no lugar de Zé.

      • Almir Ribeiro

        Olha o tempo vai passando e as boas opções já estão empregados: Abelão, Dorival, o Levir Culpi (linha dura e com ele o papo é reto),o próprio Luxa que faz um ótimo trabalho no Sport…opções tem, mas a torcida sempre vem com o papo (pro Flamengo não serve)…Renato gaúcho mesmo está fazendo um ótimo trabalho com o Grêmio (Ah! Para o Flamengo não, é fraco…) por isso nem dou muitas sugestões…já conheço a fala.
        ***Marcelo Oliveira (tem dois brasileiros, experiente) está ai disponível…porque não! Tem experiência e me parece um bom nome.

        • Caio Sá

          Almir, você não acha que um novo técnico, no meio do campeonato, não atrairia novas dificuldades, v.g., desconhecimento do elenco, e que acabaria mais complicando que melhorando? A verdade é que já joguei a toalha. Esse ano só nos reserva torcer pela classificação na libertadores e, quem sabe, algum campeonato menor, como sul-americana e copa do Brasil.

          • Almir Ribeiro

            Depende. O elenco do Fla é forte e para mim não seria tão difícil arrumar o time. O próprio Zé lá no começo entrou e deu uma arrumada rapidinho e olha que o Zé vinha da base. Pegou um time bom (pena que se perdeu e parou no tempo), mas conseguiu naquele momento….

          • Caio Sá

            Que São Judas Tadeu te ouça e Bandeira também.

          • Almir Ribeiro

            Amém amigo.kkkk. SRN.

  • ANDRE ITAJAHY

    PRECISAMOS DE UM CENTRO AVANTE MATADOR

    • acmpet@gmail.com

      De um treinador avante!!!

    • Serginho Meira

      Entenda a bola não chega. Nao adiantaria o CR7 ou Soares pq se a bola não chega eles nao finalizam

  • Thiago Neves

    Só descordo quando o chama de promissor, já disse e repito o flamengo é o primeiro e último time de expressão que esse senhor “treina”, fraco de mais e lento.

    • Marty Mcfly

      Somos comandados pelos gênios Zé Ruela e Jayme.

  • Marty Mcfly

    Fora Zé Ruela e leva junto o Jayme e o Victor Hugo!

  • Edson Leal

    Não é possível que o Zé Ricardo ainda não percebeu que não somos mais aspirantes. Apesar de, ainda, não ter ganho nada de relevante nessa nova fase “estrelada”, o Flamengo já é o time a ser batido. Por todos.

    Naturalmente e cada vez mais as equipes adversárias nos enfrentam jogando atrás, com defesa fechada, e esperando o contragolpe.

    Até o Grêmio, talvez o time mais ofensivo do campeonato brasileiro, com futebol que propõe e que cria, fez uma partida totalmente atípica na última quinta-feira. Jogaram por uma bola, esperando o Flamengo no campo de defesa.

    E ontem foi exatamente a mesma coisa. Só que a solução do Zé Ricardo não muda. O time entra de uma maneira para enfrentar um oponente aberto, e da mesma forma se comporta com uma equipe fechada.

    Jogar com o Márcio Araujo é o contrário do que precisamos, é antítese do que seria o inicio da nossa solução. Infelizmente o Zé parece que não enxerga mais nada, só a importância do 8. O time joga em função dele, da presença dele.

    Tá muito errado, muito.

    Eu não sei o que vamos ter que perder para que uma mudança seja feita.

    • Marty Mcfly

      Parei em: “O Flamengo já é o time a ser batido”

      Não temos time, temos elenco o que é diferente.

      • Edson Leal

        Esse é o mal do tal “parei em…”. Conhecendo sua posição, tenho certeza que você concordaria com o que escrevi, mas segue o jogo.

        O Flamengo não é o time a ser batido pelo futebol coletivo mas pelas estrelas que tem a disposição. Isso já é o suficiente para os outros nos encararem dessa forma.

        • Marty Mcfly

          Concordo plenamente com quase tudo mano, mas na parte que somos “o time à ser batido” não é verdade, sabemos qual é o único time invicto do campeonato.

          • Edson Leal

            Tavez eu tenha me expressado de maneira “Insuficiente” Marty, não tenha sido tão claro.

            Mas é o que estou dizendo, o Flamengo não precisa mais estar necessariamente praticando um bom futebol para ser temido. E isso é justamente péssimo para uma equipe como a nossa.

            As outras equipes vem preparadas para enfrentarem um leão, só que na hora do jogo aparece uma gatinho miando.

          • Caio Sá

            Vocês concordaram e bem, se completaram no raciocínio. Ambos estão certos.

          • Eduardo Fabricio

            Na questao do leão e do gatinho concordo com vc e bem simples os caras ja sabem neutralizar o esquema do e sabem tambem que ele nao consegue mudar a forma do time jogar as substituições sao completamente equivocadas.

          • Edson Leal

            É uma questão até de lógica, quem vai enfrentar Everton Ribeiro, Diego, Guerrero, Everton e cia não se joga para cima de qualquer forma, a Chape fez isso e deu no que deu.

            Eles percebem que o monstro não é tão assustador e crescem em cima do Flamengo. Todo jogo é a mesma coisa, pode reparar.

          • Machista com orgulho

            Mas é isso msm os times estão jogando igual o gamba tudo fechado em contra ataque, ontem Cruzeiro claramente deu a bola pra gente… Más ze retardo acha que vai furar defesa com chuveiro,sendo que a única forma de furar defesa fechada é com drible e tabelas coisa que Geuvanio tentou mas o time do chuveiro não entendia e não se posicionava, fora que prefiro mil vezes que chutem de fora de área do que cruzem.

          • Marty Mcfly

            Márcio Araújo impede que o time tenha jogadas ensaiadas por ser um à menos no meio.

          • Thiago Covre

            e toma-lhe marcação dobrada no diego e no everton ribeiro.

          • Marty Mcfly

            Que estão jogando de volantes pra tentar continuidade às jogadas, sendo que a posição deles é de meias-atacantes.

          • Thiago Covre

            “nossa, diego e everton ribeiro não estão jogando nada”…. porque será em?!

    • Eduardo Fabricio

      Mudou de opinião ate um tempo atras vc nao queria que o ze saísse?

      • Edson Leal

        Você não entendeu o comentário Eduardo!

      • Ruan Pedro

        Passando pra lembrar que a ideia não é “escolher um lado e defende-lo até o fim”.

        Somos torcedores, certo?

        Ou não?

        • Edson Leal

          Sem falar que eu deixei implícito o que penso a respeito da permanência do Zé. Talvez tenha faltado ser mais claro.

        • Eduardo Fabricio

          Sim eu nao falei que ele ou qualquer outro nao pode mudar de opinião so fiz uma pergunta

  • – Ryan –

    Fora Gilvan de Souza!

    • Caio Sá

      Quem é esse? KKKKK

      • Marty Mcfly

        O fotógrafo kkkkk

      • – Ryan –

        O fotografo q fica mostrando M.A feliz nos treinos

        • Caio Sá

          KKKKKKKKKKKK

        • Bruno De Paula

          kkkkkkkkkkkkk

        • Elvis Presley

          Kkkkkk

  • Pablo Caiado

    Colunista poderia citar ao menos um técnico disponível para assumir

    • Caio Sá

      Essa é a grande questão. Sempre achei bom manter Zé por crer na importância de ter um técnico de longo prazo, mas, diante do que tenho visto, parece que o melhor seria dispensá-lo. Entretanto, quem contrataríamos já no meio do campeonato?

      • Pablo Caiado

        Pois é, isso q eu penso amigo…

        • Carlos Henrique Dos Santos

          Também penso assim na parte de pq manter

    • JuniorFla

      Vou citar um, Reinaldo Rueda este ja basta

      • Pablo Caiado

        Sério Junior? No meio do campeonato um gringo?!

        • JuniorFla

          Meio irmao a frase do Tiririca Pior que ta não fica

        • Ruan Pedro

          É comprar o seguinte pacote:

          “Vem, se esforça (e se esforça muito) pra entender o futebol brasileiro, e se possível, classifique o time pra libertadores. Ano que vem você terá pré-temporada e tempo de trabalho, nas férias vai se dedicar a estudar os jogadores adversários, como joga cada equipe, quais as dificuldades, os campos que vai jogar, cidades, viagens.. esse ano não cobraremos além disso. ”

          Eu não quero o flamengo trocando de técnico todo ano mais. É estatístico, óbvio, direto e exato: trocar de técnico não é a solução dos problemas, salvo excepcionalidades friamente analisadas e batidas.

          • Pablo Caiado

            Até concordo contigo, mas traria pra pre temporada, não agora no meio do campeonato.

          • Ruan Pedro

            Sim, essa é minha opinião também.

            Sendo ele ou não, tem que planejar muito, mas muito, muito, muito bem, pra bancar esse cara no mínimo um ano.

    • Carlos Henrique Dos Santos

      Não mas o pepel dele e das marionetes desse blog é só criticar mesmo

      • JuniorFla

        O cara simplesmente falou a verdade amigo, ate quando vcs seram coniventes com Marcio Araujo, Rafael Vaz, Gabriel etc, o Flamengo não e instituição de caridade, o Flamengo e coisa séria e no mais para ser tecnico do Flamengo tem que aceitar a pressão, o Coach do Flamengo tem que melhorar as entrevistas do nosso treinador.
        Só fala merda e o pior torcedores apoiam as merdas que sai da boca dele.

        • Carlos Henrique Dos Santos

          Realmente o Flamengo n é nd disso q vc falou, e pensando dessa forma vc também n é torcedor…

          • JuniorFla

            Realmente eu não sou torcedor, so gasto meu dinheiro com ingressos, camisas, p.v, S.t, porque não tenho que investir, o pior que não ser torcedor e ver mediocridade de alguns apoiadores desse idiota que se nomeia técnico e vem a uma pagina denegrir o trabalho dos outros, não e porque criticamos que não somos torcedores. Quero vitoria irmao estou pouco me fudendo se ela vem de jegue eu quero mudança ate um minha mae escala melhor o Flamengo.

        • Eduardo de Freitas

          Se fosse só a entrevista… mas ele fala o que ele pensa de futebol, portanto acho que o problema já está acima dele. SRN

          #JáDeu

        • Pablo Caiado

          Amigo, nem questionei a matéria, só gostaria de saber quem seria o novo técnico…

          • JuniorFla

            pois e cara técnico tem, Rueda, Gallardo, Ricardo Feretti, Paulo Autuori e me arrisco a indicar o Marcelo Oliveira e o Eduardo Batista

          • Pablo Caiado

            Junior, eu arriscaria um gringo mas tendo a pre temporada pra trabalhar, não agora.
            – Marcelo Oliveira não concordo, palmeirenses e atleticanos o odiaram (dois últimos trabalhos)

            – autuori só fala bonito, não ganha nada desde sei lá quando…

            Enfim, grande abraço e
            Saudações RN

          • Eduardo Fabricio

            Nao e pq atleticanos e palmeirense odiaram que nao vai conseguir fazer um bom trabalho no flamengo o cara foi campeao da copa do Brasil com time do palmeiras bem limitado e chegou a final da campeonato do paulista com atletico ficou em 4 lugar no brasileiro e chegou a final da copa do Brasil o problema o time do atlético nao era ele tanto que o roger chegou e ta do mesmo com o atletico

          • Pablo Caiado

            Cara, eu assisti mto jogo do atlético (meu sogro é doente pelo time)
            Era só ligação direta, nunca teve meio campo.

            Sério mesmo, pergunte pra qq atleticano ou palmeirense.

          • Eduardo de Freitas

            O Renato até antes de levar o grêmio ao título estava esquecido, por que não deveríamos apostar no Marcelo Oliveira? Será que alguém bicampeão brasileiro e da copa do Brasil, desaprendeu?

            Concordo que os últimos trabalhos dele não foram bons mas acredito que assim como o Renato vai se reerguer. SRN

          • Pablo Caiado

            Sei lá cara, se for pra “apostar” eu traria um mais consagrado (só penso em técnico gringo)
            mas apenas no final do ano…

          • Cleberton Ferreira

            Apostaria nele tambem.foi bi-campeao com o ER.e experiente…

    • Marty Mcfly

      Vc sabia que também dá pra contratar os que estão empregados.

      • Pablo Caiado

        Quem vc contrataria então mcfly?!

        • Marty Mcfly

          Renato Gaúcho!

          • Carlos Henrique Dos Santos

            Kkkk o imediatismo de alguns chega a ser cômico.

          • Marty Mcfly

            Melhor que o Zé Ruela ele é sem dúvida nenhuma.

          • Carlos Henrique Dos Santos

            Isso vamos contratar tds q estão mto bem cancela o D Alves e tras o do avai q é melhor, rescinde c guerreiros e trás jo jogadoraço, e de tecnico renato gaucho. Pronto vc ja pode ser presidente de clube m por favor, de outro, passe longe do Flamengo…

          • Marty Mcfly

            Mano, também não exagera, Zé Ricardo e Jayme não sabe o que fazer com o elenco, eu acho que já está mais que claro, tenho certeza que até você sabe que ZR não tem condições de levar o Flamengo à grandes títulos, tem mudar agora enquanto não fomos eliminados da Copa do Brasil e ainda estamos no primeiro turno do Brasileirão, já tinha que ter mudado depois do vexame na Libertadores pro San Lourenzo time que paga no máximo 350mil de salário pros jogadores, tem que ser um técnico que entende o que é Flamengo, o Renato foi campeão brasileiro fazendo gol no Mineirão e no 0x1 na Ilha deu pra ver como ele conhece o time do Flamengo até mais que o ZR.

          • Eduardo de Freitas

            Sabe que esses elogios dele ao Flamengo me chamaram a atenção, poderia jurar que ele estava cavando; mas pode ter sido só a minha impressão. SRN

          • Comentarista da vez

            Meu amigo, nao é imediatismo…é vc ver que algo não vai pra frente
            Vc acha que esse cara fará algo ainda de novo?

            Olha o que o Jair Ventura faz com o Botafogo
            O carile

          • Carlos Henrique Dos Santos

            Jair ventura n serve p lustrar o sapato do ze o carile é retranqueiro nunca daria certo no fla

          • Comentarista da vez

            Sério que o Jair é pior que o Zeca panela?
            Quem Esta na libertadores eliminando campeões um atrás do outro com um time limitado?
            E quem é o líder do campeonato com um time extremamente organizado que em uma ou duas chancess Mata o jogo e não fica de chuveirinho?

          • Elvis Presley

            Parabéns, o troféu é todo seu.

          • Eduardo de Freitas

            Cara discordo da opção do Marty, mas tú tá feliz com o trabalho do Zé?

          • Carlos Henrique Dos Santos

            Claro q estou o time esta bem…

          • Eduardo de Freitas

            Hummmmm, então Tá “Serto”! SRN

          • Comentarista da vez

            Vc so pode ta de onda

          • Paollo

            Kkkkkkkkkk

          • Paollo
          • Pablo Caiado

            HahahahhHHHh

          • Elvis Presley

            …bem mal. Kkkk.
            Pára de caô!
            O time é um bando!!

          • Elvis Presley

            Imediatismo com um ano e meio ??
            Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            Vc parou no tempo?

          • Pablo Caiado
          • Eduardo de Freitas

            kkkkkkkkkkkkkk muito boa!

          • Pablo Caiado

            Po… esse filme é muito bom, vi com minha filha pela 10ª vez um dia desses… ela se amarrou.

          • Marty Mcfly

            Kkkkkkkkkkkk Zé Ricardo vai ganhar o Brasileirão!

          • Pablo Caiado

            Kkkk
            Tamo junto!

          • Cleberton Ferreira

            Kkkkkkkkkkkkkk…

          • Caio Sá

            Ele jamais sairia do Grêmio. Vc sairia? Disputando a Libertadores, bem entrosado com o elenco e com a chance de alcançar e ultrapassar o líder do brasileiro, vc aceitaria uma proposta do Fla? Me perdoe, mas eu duvido.

          • Marty Mcfly

            Realmente é difícil.

    • lucasrf8

      Entendo sua preocupação por não ter uma unanimidade a disposição, mas está nítido que o Flamengo não evolui por causa do Zé Ricardo.
      Se colocar qualquer um que comenta nessa coluna, o Flamengo estaria melhor.

      • Pablo Caiado

        Eu sei cara, mas apontar defeito e dizer q nao está bom e não dar ao menos uma solução viável é muito fácil…
        é covardia até.

        • lucasrf8

          Acho covardia é o trabalho do Zé Ricardo com o investimento que o Flamengo fez.
          O Flamengo tem tanta bala na agulha, então busca um treinador que saiba o caminho dos títulos.
          A princípio eu buscaria o Rueda, Abel ou Renato Gaúcho.

        • Francis Souza

          A minha solução viável durante muito tempo era o Zé Ricardo perceber que era hora de mudar esse esquema, aproveitar a infinidade de opções e trabalhar pra esse time jogar bola e não só ficar mandando bola de qualquer jeito pra área
          O Zé pelo visto acha que tá funcionando desse jeito. Entre o Zé que acredita que o time tá bem e qualquer outro é melhor qualquer outro

    • Ltom Macêdo

      Não é muito difícil ser melhor que o ZR, mas admito que no meio do campeonato é difícil e acredito que ele fica até o fim do ano.

      Vacilo da diretoria que apostou em um cara tão inexperiente pra um ano com tantas competições.

  • Rubro Negra

    Quem é Zé Ricardo? Qual time grande ele treinou antes de vir para o Flamengo? Que título expressivo esse senhor tem? Treinador acomodado ..

  • rubro negro

    Quando vejo o elenco do FLA dá uma alegria, é um elenco que há muito tempo o FLA não tem, mas quando vejo jogar dá uma tristeza, um time que não consegue ganhar fora de casa, não consegue infiltrar na defesa adversária, se empatar contra Palmeiras serão 2 pontos de 9 possíveis, é muito pouco pro elenco que temos. Só pra compararmos, temos o mesmo número de vitórias que o vascú, o flor com a garotada consegue ganhar do Coritiba fora.

  • Carlos_Mengão

    Lixo de técnico. Só engana as Ricardete com esse discurso de trouxa.

  • PlayerLEL

    a verdade é que zé ricardo não vai ganhar prr nenhuma se ele não quiser ganhar de verdade… fico pensando… ele acha que o elenco é o mesmo do ano passado?

  • Eduardo de Freitas

    Flamengo do Zé Ricardo joga no esquema arame farpado, só cerca mas não machuca ninguém. E o Bandeira vai adotando a gestão marmita vai preparar a comida para os outros se comer e se lambuzar.

    SRN #JáDeuNé

  • Helio T

    Obrigado, Flavio. Não o conheço pessoalmente mas admiro os seus textos pela sua visão de futebol e, principalmente, pela sua paciência inesgotável em tentar abrir os olhos daqueles que querem por opção própria mantê-los fechados.

    Infelizmente, a minha já se esgotou a tal ponto que não consigo nem mais replicar aos nutelas que eventualmente discordam de mim e apoiam ZR. A vida está cheia de exemplos de pessoas que SÓ crêem naquilo que querem crer e não tenho vocação para educador de filhos de terceiros. SRN!

    • Elvis Presley

      Bravo!

  • Machista com orgulho

    O time tem um ataque poderoso que só sabe esperar bola de cruzamento, geuvanio tentou tabela e infiltração mas os caras não sabem se posicionar…. Guerreiro se escondendo na marcação e everton fominha não tocava pra geuvanio com medo do cara fazer gol… Time não é unido.

    • rubro negro

      com certeza, um não quer perder a vaga pro outro já pensou se Geuvanio faz o gol? Éverton vai ficar com medo de ser barrado, isso começa a me preocupar, um não passa a bola pra um determinado jogador pq tem medo de perder a titularidade ou porque o outro ganha mais.

      • Carlos Henrique Dos Santos

        Então vamos trazer maurinho toro e el tanque que está td resolvido neh

        • rubro negro

          eu não posso trazer ninguem, não sou da diretoria, técnico, somente comento, agradando ou não, vc pode fazer o que vc quiser, a unica preocupação que eu tenho é que isso aconteça no Fla, torço pra que não, não disse pra trazer A ou B, mas na boa camarada, tu acha o que vc quiser to nem aí SRN

        • Elvis Presley

          Vai andar, parceiro, dar uma volta…desaparecer um pouco…

      • Machista com orgulho

        Ontem eu vi isso tanto que Geuvanio fez varias jogadas individuais, e quando tentou infiltrações ninguém corria pra receber os passes dele.

        • rubro negro

          essa é minha preocupação, infelizmente isso acontece

  • rubro negro

    Bastou o Vaz voltar pra começar perder e empatar, Sassá correu no meio da zaga e o Vaz não acompanhou, Juan sai por desconforto ou pra descansar e não volta mais, se o jogador vive com desconforto muscular assim que encerrar o contrato do Juan não pode renovar mais, não faz sentido ficar com um zagueiro que tá sempre sentindo muscular, Juan saiu e não voltou mais, sempre essa insistência com o Vaz, já foi barrado 2 ou 3 vezes mas sempre volta, nem vou citar o MA, se não serei o modinha do modinha.

    • – Ryan –

      Mano, olha a reação do Rever na hora do gol, faltou da um soco na cara do Vaz.

      • Mayko Priscila Krakeker

        O rever nitidamente não suporta ele

        • Elvis Presley

          Quando o Vaz furou um cabeceio no primeiro tempo em que o Tiago Neves quase marcou, o Rever o xingou muito.

      • rubro negro

        kkkkkkkkkkkk ridículo o Vaz deixou o cara correr foi só Vaz voltar

  • Fla 2018

    Parei em “Diego Costa”. Conserta isso logo que dá tempo fera kkk

  • Ruan Pedro

    Véspera de jogo contra o Palmeiras, éramos pra estar aqui malucos de ansiedade pra ver o time na ilha engolindo aquele time deles. Mas não! Tá osso, o Flamengo não ajuda.

    Esquece Corinthians. Se tivessemos perdido e empatado os dois últimos jogos (como aconteceu), mas jogando futebol, ok. Ficaria puto, mas futebol tem disso. Mas ver uma equipe tão técnica igualar o jogo em bola aérea, complica. A chapecoense sim, precisa desses artifícios. Nós não! Precisamos jogar bem, é obrigação do Flamengo apresentar um bom futebol.

    Título é consequência de um trabalho e de futebol apresentado, nunca é obrigação, pelo menos pra mim, ainda mais em um campeonato como esse.

    Temos obrigação de disputar pra ganhar tudo. No momento estamos mais pra meio de tabela que disputa pelo título, isso que é inadimissivel.

    • Caio Sá

      Sei do que está falando. Eu vi o Mengo de Zico. Sei também que nosso time atual nem se compara àquele time, mas, devemos considerar que o futebol brasileiro da década de 80 era infinitamente melhor que o de hoje.

    • – Ryan –

      Estamos tipo aquelas plaquinha nos botecos: “Fiado só amanhã”, só que no flamengo é: “titulo só amanha”

    • lucasrf8

      Esse “monstro” (Zé Ricardo) foi construído por alguns flamenguistas.
      Na época, ou era o Zé ou o Abel. Como muitos não conseguiram engolir aquela Copa do Brasil, resolveram criaram um fetiche que o Flamengo só é campeão com treinador de casa para evitar o Abel.
      Sinceramente, vejo o Abel tirando leite de pedra no Fluminense e dando um futebol coletivo, algo que o Flamengo não tem.
      Diria que é mais agradável ver o Fluminense jogar do que o Flamengo.
      Sinceramente o Zé Ricardo faz mal ao Flamengo hoje.

      • Ruan Pedro

        Eu discordo um pouco, não sou tão extremista e radical, que era óbvio que ia dar errado. Não caio muito nesse embalo por que eu via um time muito ruim no início do brasileiro, e ele arrumou muito essa equipe. Muito mesmo, eu mesmo não lembro de outro momento tão bom, de padrão de jogo, identidade, saber o que fazer em campo.

        Mas a gente precisa de mais que isso. Pro Botafogo, amarrar um jogo fora de casa é louvável. Nós temos que entrar com o objetivo de ganhar de 3×0 e ter mais posse de bola. Essa é a questão pra mim. A evolução estagnou. Vinha bem, desde a base, e o início de ano tinha que ter sido melhor.

        Complicado.

        O Corinthians hoje tem o objetivo de ser campeão. O Flamengo tem a obrigação. Fod*.

        • lucasrf8

          De fato ele teve méritos na melhora do time no ano passado, mas temos que lembrar que ele ganhou o Diego, Réver e a saída da dupla Wallace e César Martins. Era impossível não melhorar.

          Esse ano, não me lembro de 5 jogos que o Flamengo venceu e convenceu contra time de bom nível(desconsiderando os pequenos do carioca). O Flamengo hoje não tem cara de time campeão. Por exemplo, em 2013, depois do jogo contra o Botafogo na Copa do Brasil, tive certeza que o Flamengo seria campeão, pois o time estava encaixado e era nítido que todos estavam com o objetivo de ser campeão.

          Depois do vexame na Libertadores, o Flamengo precisava de uma mudança de filosofia no comando técnico. Não ter mudado nada, ao meu ver foi uma resposta que aquela tragédia é normal. No Flamengo, esse tipo de derrota não pode ser engolida tão facilmente e principalmente pela forma que foi. Foi assim que o Botafogo e Vasco perderam o respeito de time grande.

          O Flamengo já tem obrigação de ser campeão de qualquer coisa, com esse elenco deveria facilitar essa obrigação.

          • Ruan Pedro

            Não sei se tem 5 bons jogos ao todo. Lembro dos jogos em casa na Libertadores, o do São Paulo recentemente em casa, e só. Claro que não faltam argumentos de que o San Lorenzo nem tinha iniciado temporada, SP nessa draga do inferno, etc.

            Mas é fato que estamos aquém do que precisamos.

            Eu entendo a torcida cobrar obrigação de campeão. Eu que, vendo o futebol e o nível das equipes daqui, não consigo cobrar isso, que o Flamengo começa o ano com a obrigação de ser campeão. É tudo muito nivelado, muito. O que eu vejo é condições pra brigar ali, todo ano, no brasileiro, Lobertadores, Copa do Brasil, campeonato de botão, tudo! Brigando, estando nas primeiras posições, ganharemos.

            Agora obrigação.. senão daqui a pouco a torcida não vai nem querer comemorar mais nada, só cobrar se não levarmos o campeonato.

          • lucasrf8

            A tal “obrigação” eu entendo que é mais um alerta para os jogadores entenderem a grandeza do Flamengo, que é sempre focado nos títulos. Óbvio que não vamos ganhar tudo, mas o elenco é forte e capacitado para isso.
            O time está muito aquém e vejo uma grande parcela disso como culpa do Zé.
            O Flamengo não tem intensidade, compactação, triangulações e nem jogadas ensaiadas. Estamos vivendo na individualidade do trio de frente e chuveirinho.
            Tem muito time pior que não investiu metade do que investimos, mas que joga um futebol muito mais competitivo.

    • Elvis Presley

      Ué, mas não é vc um dos que defende a permanência do zé ricardo, que é – ao ver de muitos aqui, inclusive eu – o responsável pela escalação e estagnação desse time, proporcionando o desprazer de assistir ao Flamengo jogar com caramujo, vaz e outros perebas?

      • Ruan Pedro

        Sim.

        • Elvis Presley

          Então, sua crítica ao time não faz qualquer sentido, amiguinho.
          Porque se as repetidas pífias escalações, substituições e atuações ainda não foram suficientes para lhe escancarar a limitação e incompetência desse aspirante à frente do elenco mais qualificado da América Latina, não há mais nada que possa convencê-lo.

          Porque se algo está errado, algo precisa mudar, e da parte do Zé panelocrata, nós já vimos que nada mudará.

          É como disse um amigo nosso aqui, “a diretoria investe 15 milhões mensais no elenco e quer investir 100 mil na comissão técnica.”

          Logo, a diretoria deveria agir agora, antes que o fracasso seja ainda maior.

          Rueda já!

          • Ruan Pedro

            Sim senhor.

          • Zoro

            Touché.

  • Comentarista da vez

    Ai o Zeca panela diz a 13 rodadas:
    Vamo ver se o próximo jogo a gente melhora

  • Eduardo de Freitas

    ATENÇÃO: Mudando do sujo para o mal lavado.

    *Clube chinês tentou levar o Guerrero, mas ele disse não. Só que tem nova
    investida por ele e o negócio pode rolar. Dq a pouco, detalhes!

    FONTE: Fábio Azevedo (Fox Sports) *O canal é horrível mas esse cara é um jornalista sério.

    • Elvis Presley

      Fofox?

      • Eduardo de Freitas

        Apesar de trabalhar na Fofox, o jornalista Fábio Azevedo é sério, se você é carioca deve conhece-lo do rádio. SRN

  • Andre Simmer

    Excelente texto.
    Parabéns!!!

    • Caio Sá

      Também achei assim, um mero erro no nome de um jogador não invalida a excelente exposição.

  • Edson Leal

    Meu técnico para 2018? Fábio Carille.

    • Eduardo de Freitas

      Com todo o respeito mas não é um pouco de imediatismo não? Ele não tem nem um ano como técnico. Será que ele com um time superior tecnicamente vai dar conta do recado? Digo isso olhando para o que está acontecendo com o Zé. SRN

      • Mayko Priscila Krakeker

        Tbm acho…

      • Edson Leal

        Ele não tem experiência como técnico, mas é auxiliar há quase 10 anos.

        Foi auxiliar no Barueri do Mano Menezes, depois no Corinthians. Trabalhou com Tite nas duas passagens dele pelo Corinthians.

        O que esse cara está fazendo lá é impressionante. A regularidade, a eficiência, o jeito de jogar sólido e que não com a mudança de peças, mesmo não tendo um elenco vasto e qualificado como o nosso.

        Carille sabe treinar um time, sabe montar uma equipe. Isso está muito claro.

        Eu tenho a sensação de que ele é o cara para o Flamengo.

    • lucasrf8

      Carille, Renato Gaúcho, Abel e Jair. É nítido o bom trabalho deles em seus times.
      Diria que o Flamengo precisa de um treinador que sabe o caminho dos títulos.
      Nesse caso pensaria no Renato ou no Abel.

    • Mayko Priscila Krakeker

      Pra mim,com esse elenco e estrutura,so tem um cara pra fazer esse time encaixar e passar o rodo…seu nome? Vanderley luxemburgo…o luxemburgo não sabe trabalhar com elenco mediano ou ruim,reclama coloca jogador p ra fazer função q ele é incapaz etc..mas com fera,ele sabe trabalhar,conhece muito de futebol,coloca esse time na mão dele q o flamengo ganha 80 porcento dos jogos…

  • Comentarista da vez

    Essa balela de que o MÁ faz cobertura não existe,ele é confeiteiro?
    Quem faz a cobertura é o posicionamento de um time bem treinado.

    Veja ai os times,tem dois volantes versáteis,marcam e criam grêmio e Corinthians por exemplo, nao essa de um jogador servir do PR tomar bola.

    O meio é o setor fragil desde time.
    Cuellar entrou bem,mas do que adianta se ele nao tem com quem dividir as jogadas?
    Arão a estivesse bem,Rômulo.

    Esse cara insiste com MA pq não tem capacidade de desenvolver algo novo no meio para o time

    • Caio Sá

      Mitou. MA confeiteiro. Vou adotar esse apelido. KKKKKKK

  • Rodrigo Andrade

    Esses tem sido os argumentos ainda usados para defender o treineiro:
    https://uploads.disquscdn.com/images/84cd8938cd35e41a3340125ead1ac20a2e304824338ca4fdf0800440b4ff30d1.png https://uploads.disquscdn.com/images/5113b9541c81c3e4832868c00d07e5c0c23eb26f11fd9205c09289ee8de88cfc.png

    Ninguém fala mais sobre algo que o time tem apresentado em campo, pois não tem nada, já não há nada de bom no time em que podemos apontar o dedo do treinador, com esses argumentos dá pra ver que nem aqueles que defendem a continuidade acreditam que o ZR tem feito bom trabalho.

    • Caio Sá

      Os posicionamentos citados são diferentes.

      • Rodrigo Andrade

        Esses dois defendem a permanência do ZR, mas um escolhe atacar os outros, criando teorias da conspiração, dizendo que são manipulados, etc…, e o outro só defende pq segundo ele, não tem outro no mercado.

        • Ruan Pedro

          Mas Rodrigo, quem? kkkkk

          Me dê uma resposta boa, contundente, diferente, com argumentos.

          Exemplo de resposta vazia:

          “Traz o Rueda e usa o resto do ano de pré temporada”.

          (???????? What??????? Qual a chance disso acontecer?)

          Eu não vejo oportunidade de mercado, técnico bom disponivel, nem um que mereça a investida pra ser tirado do clube e que possa sair, nem um estrangeiro em meio de temporada, por melhor que seja (o Reinaldo Rueda é muito bom).

          O que eu não quero é que quando o Flamengo trocar de técnico, passar 3 meses e a torcida ficar pedindo pra trocar por que perdeu X jogos. Trabalho a longo prazo. Tem que deixar, quem quer que seja, trabalhar. Zé Ricardo tá trabalhando a muito tempo e sem cobrança da diretoria, o que já é maluquice também.

          • Rodrigo Andrade

            Minha preferência era o Dorival, pelo estilo de jogo ofensivo, sabe utilizar a base, etc… e por ser brasileiro já poderia chegar agora mesmo, mas agora ele está no São Paulo, acho que o Flamengo pode tirar um técnico de outro time, mas ele chegou há duas semanas, então não vai sair agora, pois poderia manchar sua própria imagem.
            Eu nesse momento negociaria com o Rueda para o ano que vem, deixaria o ZR até o final do ano, pois não é possível que ele não consiga nem Libertadores com esse time, assim o Rueda planejaria seu plantel para o ano que vem, teria tempo pra avaliar o atual elenco e assim, apontar dispensas e contratações, além de já aprender a falar português. A capacidade do Rueda todos nós conhecemos, e o estilo de jogo é compatível com o projeto que o Flamengo pretende implantar no clube desde o ano passado (o estilo de jogo do ZR não é), sem falar que o cara conhece os métodos de treinamento atuais e que funciona, o Atlético Nacional se movimentava e tocava muito bem a bola, era bastante criativo e isso não comprometia a marcação, era um time que marcava no campo de ataque com eficiência e era intenso, era exatamente como todos nós queremos ver o Flamengo jogando, e com esse elenco, o Flamengo pode jogar daquela forma.
            Até colocaria o Rueda esse ano, não acho nenhum absurdo, pois com esse desempenho do ZR não chegaremos longe.
            O Osório no São Paulo, por exemplo, mesmo com um time limitado (Carlinhos, Bruno, Luís Fabiano eram titulares), ele sempre se manteve nas primeiras colocações, as críticas ao trabalho dele ocorriam pq superestimavam aquele time, os craques do time era o Alexandre Pato, Ganso, L. Fabiano e Michel Bastos, destes só o Pato era bom, os outros não jogam bem há muitos anos, e o Osório chegou no meio da temporada, e depois botaram o Doriva e o time piorou, um time que estava sempre entre os quatro primeiros, quase se distanciou da Libertadores, até o Flamengo do Oswaldo chegou a passar.

    • Vinícius Quintanilha

      Perceba que os devotos do Zé Panela mal conseguem escrever um grande texto pra justificar sua permanência. Deve ser demais para os neurônios deles.

      • Luiz Eduardo

        Você tem dúvida?

  • lucasrf8

    O time que tem mais a obrigação de vencer esse Brasileirão é o Flamengo para apagar o vexame na Libertadores e pelo elenco caro que montou.

    Esses dois últimos jogos evidenciaram que não existe futebol coletivo no Flamengo. Somos reféns da individualidade do Diego, Éverton Ribeiro e Guerrero, além do chuveirinho. MUITO POUCO!

    Eu disse após a contratação do Éverton Ribeiro que o Zé Ricardo é o maior adversário do Flamengo nesse Brasileiro e isso está sendo concretizado. Ele está matando o Flamengo!
    Não conseguir montar um time com esse elenco é a maior prova de incompetência.

    Já deu para o Zé Ricardo!

    • Killua_Chan

      Quando eu falo isso aqui vem um monte de cara mi chingar, inclusive na derrota para o gremio quando eu disse q o tal Marcinho ficasse no ano que vem eu cancelaria meu socio e meus canais pfc.Agora ja estão descendo o pau no cara.Realmente nao entendo vcs uma hora critica outra hora chinga os outros nao to falando que e vc ate porq ea primeira vez q nois conversa mais os torcedor do fla e doido q parece que quer aparecer.

      • lucasrf8

        Eu fui contra a permanência do Zé desde o inicio do ano.
        Os mesmos erros do ano passado estão acontecendo e agora ainda está pior.
        O Zé e sua paixão por alguns jogadores estão prejudicando o Flamengo e isso não podemos aceitar calados.

        • Killua_Chan

          Esse time nao nos engana mais 4 vitoria seguida e ja acham que seremos campeões eu nunca comprei essa sempre achei q flamengo precisava de um tecnico de verdade.Perdeu o dorival perdeu cuca.Nao que esse cara consiga alguns resultados bons mais,foi so o vaz eo caramujo junta dnv que começo os resultados ruins,todo mundo ver isso e inacreditavél que ele nao consiga ver isso aquele cara serve nem para o atletico go e times de serie c.Eu realmente nao entendo essa idolatria por esse cara meu.

          • lucasrf8

            Algumas vitórias mascararam o futebol que o Flamengo vem fazendo.
            Quando o Flamengo pega time grande, não vence.
            Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, são provas disso.

          • Kikos 1976

            Tira o foguin e as flores daí porque são nanicos, dos grandes venceu só o São Paulo porque tá numa draga danada!

          • lucasrf8

            Eu já excluí o Vasco, pois quem pede música no Fantástico com 3 rebaixamentos não é grande! kkkkkkk

          • Kikos 1976

            kkkkkkkkkkkkkk pois é

          • Cleberton Ferreira

            Quando anunciaram ele para ser tecnico efetivado,tambem achei que seria um erro…

        • Cleberton Ferreira

          Os torcedores que vao a ilha do urubu,tambem sao coniventes com o que esta acontecendo no mengao.ja deveriam ter chutado o pau da barraca na ilha,e ter pedido para o ze burro sair do flamengo.torcida esta muito acomodada…

          • lucasrf8

            O povão que não suporta o Zé, não vai a Ilha!
            Certeza que se fosse o Cristóvão passando vergonha na libertadores, que ele já teria caído após o apito final!

    • Daniel Silva

      Somos dois falei a mesma coisa, desde que Ederson voltou de lesão, Berrio voando, Mancuello sempre entrava bem, e ele continua fazendo as mesmas escolhas, ah esqueci onde anda o Conca mesmo? o nosso time reserva com a chegada do novo goleiro: Diego Alves-Pará-Leo-Juan-Renê-Rômulo-Mancuello-Geuvânio-Berrio-Conca-Vizeu

      • lucasrf8

        A meritocracia não existe no trabalho do Zé.
        Nunca imaginei que teríamos um elenco tão estrelado, mas uma porcaria em campo.
        É uma porcaria, pq os jogadores não se encontram em campo devido ao péssimo esquema de jogo do treinador.

    • Durvatério O Arretado

      Na campanha do ano passado eu disse algo parecido. Falei q o Palmeiras não estava jogando tudo isso e único capaz de tirar o título do Flamengo era o Zé Ricardo. Não deu outra, o Flamengo parou, o ataque se tornou previsivel, não conseguimos os resultados q precisávamos e o Palmeiras se distanciou na briga até levantar a taça. Acredito infelizmente q essa cena se repetira esse ano. O time abandonou a principal competição do ano e o futebol simplesmente é o mesmo, não evoluiu. Já passou da hora do Zé sair.

      • lucasrf8

        O Zé não sabe a receita de ganhar títulos. O trabalho dele é fraquíssimo desde o final do ano passado.
        Montaram um time para ser campeão, então contrate alguém que saiba ser campeão.
        O Zé não sabe a receita de ser campeão.

    • Marcos Giovanni

      Obrigado é pau de arrasto morro acima. Não existe obrigação nenhuma amigo. O time deve sim jogar o melhor que puder. Só um time será campeão brasileiro 2017. Os outros brigam por G4, G6 ou pra não cair. Eu penso que se estivermos entre os cinco melhores times do Brasil esse ano já tá valendo. Uma vez Flamengo sempre Flamengo! SRN.

      • lucasrf8

        Ao meu ver a “obrigação” é para todos que vivem no Flamengo não se esquecerem que precisam sempre lutar por algo grande.

        Com relação a esse Brasileirão, o Flamengo tinha que encarar com muita obrigação, pois temos um dos elencos mais fortes e os outros adversários estariam focados mais na Libertadores.
        Infelizmente por incompetência do Zé, o time não se acha em campo, pois o coletivo do Flamengo não existe e a cada rodada o Flamengo vai sendo “eliminado” do Brasileirão.

    • Zoro

      Você poupa meu tempo.

  • Daniel Silva

    Sabe qual é a diferença de pontos nossa da 14ª rodada de 2016 para a desse ano (2017). Um único mísero ponto…uma vergonhosa campanha! Elenco mais caro e qualificado, centro de treinamento melhor, jogadores mais adaptados; sabe o que não mudou, foi a postura do nosso treineiro Zé Panela que afundará o Mengão! Seus discursos fajutos e conhecidos, entrevistas ctrl c, ctrl v…chega diretoria se Vcs e Zé não querem o título Brasileiro, trás outro técnico usa o Brasileiro como pré temporada e que foque na CB E Sulamericana..o que não dá é esse troço de treinador afundando a cada rodada o nosso time! E o pior os atletas todos insatisfeitos!

    • Cleberton Ferreira

      Falou tudo,mano…

  • Eduardo de Freitas

    O Zé está tão perdido que jogadores que eram titulares com ele vão para a reserva e depois nem entram mais, como o Arão, parece que ele está escalando de acordo com a reclamação da torcida, menos o massaarújo, esse é titular sempre, mesmo com a torcida querendo comer o fígado dele. Não tem jeito, acho que a casa vai cair, ou para o Zé ou para o Flamengo.

    SRN #EagoraJosé

    • Caio Sá

      MA confeiteiro, só serve pra fazer a cobertura, como diria o “comentarista da vez”. KKKKK

  • Vinicios Mendes

    O cara tem um discurso de perdedor que nem o Joel Santana tinha, ae vc não pode criticar o auxiliar que ainda não ganhou nada de importante pro Flamengo e está quase perdendo o brasileiro já no primeiro turno pois vc seria um modinha, hahaha. Não ganharemos nem ímpar ou par com esse teimoso e arrogante auxiliar comandando um time de Futebol, dar esse mesmo time pro Givanildo “Coçador de saco” que ganharemos com folga o brasileiro. torcedor de técnico é pior que defensor de Márcio Araújo, não conseguem assumir que o auxiliar é horrível nem quando fomos desclassificados da libertadores.

    • Cleberton Ferreira

      Porque sao mais anta que ele…kkkkk

  • Pepe Anjos

    Diego Costa?

  • Renatocr

    Realmente, o futebol é incrível. Depois de ler alguns comentários, eu pensei: – Se caso o Flamengo ganhe 3 seguidas e o Corinthians perca 3 seguidas, o Zé Ricardo será o melhor técnico do Brasil e o Carille o pior? Será que o Zé Ricardo TEM QUE ENSINAR ao Guerrero, Diego e ER7 a triangular, fazer tabelas? Caso o Messi venha ao Flamengo, o Zé terá que ensiná-lo a como jogar?…Claro que tem que haver, treinamentos, jogadas ensaiadas, etc. Mas partir pra acusar o técnico que ele é o ÚNICO responsável pelo futebol apresentado, é esdrúxulo, contando no elenco com jogadores com uma carreira de títulos no BR e no Exterior. E por favor, sem Luxemburgo, Muricy, R. Ceni…(esses todos foram eliminados por rivais RIDÍCULOS, em campeonatos importantes recentemente). SRN

    • Mayko Priscila Krakeker

      Pra ter triangulação,tem q ter compactação,isso e dedo do técnico,tbm e dedo do técnico abominar chuveirinho e incentivar chute a gol tabela..priorizar a técnica é isso ele não faz…e outra coisa comparar Muricy,luxemburgo com o Zé que até pouco tempo era professor de Ed física,jogava a bola pra mulecada e falava, 4 times 5 minutos ou 2 gols..e faz a mesma coisa com o flamengo e com seu apoio,ja q defende q ele não precisa instruir o time,ensina-los,conforme suas palavras…aí meu amigo pode abandonar….

      • Renatocr

        Amigo, de boa. Não consegui entender muito o que quis dizer. Mas do que entendi, claro que o técnico tem sua função. Se não, não teria necessidade de um e ainda ser remunerado. Agora, colocar apenas a culpa no técnico com jogadores consagrados e tentar esconder o real problema, pra mim seria sacanagem. Gosto muito do Diego, ER7 e Guerrero. Mas esses são muito bem pagos e provavelmente os jogadores MAIS BEM PAGOS DA AMÉRICA LATINA. Se eles não conseguirem realizar uma jogada só, um drible, etc, a culpa não pode ser só do técnico. SRN

        • Mayko Priscila Krakeker

          Blz,faz assim então,pede a entrada do Gabriel q fecha bem o corredor e traz o Fernandinho de novo,alem do Alan Patrick…o problema é o técnico,tem recurso de sobra

          • Renatocr

            Cara, ninguém nunca pediu isso. Vc pediu o Luxa, ok. Quer junto com o Luxemburgo, as partidas de Poker e os Anderson Picos e afins? SRN

          • Mayko Priscila Krakeker

            Mano nenhum técnico q assuma hj precisa pedir contratação….em 2014 o time era ruim demais…e uma questão de deixar as coisas bem claras..foi aquilo que eu falei,para este momento com time é estrutura q temos cai vem o luxa,assim como joel se virava bem com jogadores operários mas se colocar um bom time na mai dele,nao aparece muita coisa…o luxa e o contrário,e técnico q sabe só trabalhar com jogador bom,cim time mediano,acontece o q vc citou, começa a querer sr manager pedir contratação etc..

    • Rodrigo Da Silva

      Meu amigo, se não acredita que o técnico possa ser responsável pelo desempenho do time, me explica então o que aconteceu com a Seleção depois do Tite?

      • Renatocr

        Amigo, não disse isso. Eu disse, que APENAS acusar o técnico é sacanagem…SRN

    • Renan

      Concordo. Er7 e diego caíram um pouco de rendimento, nosso atacante já disse que não tem ambição de fazer gol. Quando não ganhamos os culpados sempre são os mesmos. MA e ZR. Se ganha foi por individualidade e 0% do técnico.

      • rubro negro

        Claro Diego e ER tem que voltar pra buscar bola pq nossos volantes não sabem sair jogando, vc pega os volantes do Botafogo que até fazem gols e pega o do Fla MA e Cuellar, uma hora o gás vai acabar meu amigo, problema que o técnico continua insistindo com certos jogadores

    • Douglas Galvão

      Se vier o MESSI, como ele é argentino e o Zé xenófobo, vai pro banco ou nunca mais seria nem relacionado pro jogo.

      • Renatocr

        Xenófobo? Trauco, Cuellar, Guerrero, Berrio todos Brasileiros? Me diga de boa, qual jogador estrangeiro, jogou bem no Flamengo depois de Maldonado/Petkovic em 2009…

    • Luiz Eduardo

      O culpado sou eu kkkkkkl

    • rubro negro

      Será que o Zé Ricardo TEM QUE ENSINAR ao Guerrero, Diego e ER7 a triangular, fazer tabelas? ué mas não é ele não? kkkkkkkkkk

  • Mayko Priscila Krakeker

    O técnico pra esse elenco e o Vanderley luxemburgo…eu sei,ele e um mala,e não sabe trabalhar com time mediano,muito menos ruim..pq gosta de futebol bem jogado,sabe trabalhar com feras, com esse elenco,estrutura ,se coloca na mão do Luxemburgo e vitória em 80 porcento dos jogos..podem acreditar.luxemburgo e pra ganhar campeonato,nao fugir da confusão…

  • Pepe Anjos

    Vem aí Gilmar Pipoca pro lugar do ZR

  • Guilherme Leão

    Quem é Diego Costa?

  • Guilherme Leão

    Quero que digam um tecnico disponivel, melhor que o ZR?

    • Cleberton Ferreira

      Marcelo Oliveira e um tecnico vercedor,experiente.foi bi-campeao com ER no cruzeiro.sera que ele e pior que o Ze burro,para comandar esse time e nao fazer jogar mais do que estao jogando?

      • Douglas Galvão

        Marcelo Oliveira é o treinador brasileiro mais vitorioso e campeão nos últimos 10 anos. Só isso já o recomenda pra vir treinar o nosso elenco que é cheio de jogadores de alta qualidade, 16 deles jogam ou já jogaram em seleções nacionais.

        • Guilherme Leão

          MO foi muito bem no Cruzeiro, depois disso passou por Atletico MG e Palmeiras, sem brilho nenhum. Ganhou uma Copa do BR sabe-se lá como, com o Palmeiras e logo depois foi demitido e nunca mais treinou nem time de botão!

          • Thiago

            Luxemburgo a quanto tempo estava vindo com pessimos trabalhos e hoje com o SPORT, vem muito bem e a 3 pontos somente do flamengo com um elenco bem menos recheado. Voce acha mesmo que os técnicos terão excelentes trabalhos em todos os times que passam ??
            O problema do ZR é notavel, ele nao tem capacidade de ir mais além, foi assim ano passado, chegou peças melhores, e o time continua a mesma coisa, so tem uma forma de jogar.

      • Renatocr

        Sempre gostei do MO e o acompanhava por eu morar atualmente em BH, quando ele era técnico do Cruzeiro e Atl MG. Porém, volto a pergunta, se ele é tão bom assim, por onde andas? SRN

    • Renatocr

      Atualmente não tem. O pessoal pede qualquer coisa, pra trocar pelo ZR. Ok, respeito a opinião. Mas vão no abafa. Eles não têm noção que há contrato, multas, milhões envolvidos. E se não der certo, ahhh pague-se uma multinha de 10 milhões e chama outro. Tudo normal…E o Fla tendo dívidas por mais 20 anos.

  • FLA Comments

    O time já se reapresentou?? Hj tem mais treinamento de cruzamentos ?

    • Lucas Da Mota

      O time treina cruzamento?

  • Marcos Giovanni

    Texto fraquíssimo, aliás como quase todos desse articulista. Fala, fala, e não diz nada. SRN.

  • LF

    O texto sugere deixar o coração de lado e analisar taticamente. Porém, não há nenhuma sugestão (tática) de como o time poderia ter jogado melhor. Uma simples análise de números para justificar um preconceito velado contra um técnico que não tem “nome”. P
    Além disso, a principal pergunta continua sendo: “qual técnico disponível no mercado é melhor que ZR?”
    Um simples texto de corneteiro, só isso. Risível.

    • jeferson

      Essa pergunta n existe, simplesmente pq o Zé não é um técnico de futebol profissional e sim um amador sem lastro nenhum pra comandar esse time!

      • LF

        O cara é técnico do maior time do mundo e você diz que não é profissional?
        Sua resposta é puramente irracional e passional tal como o artigo do colunista.
        Temos problemas, mostre as soluções.
        Vai lá e faz melhor.
        SRN

    • Thiago

      INfelizmente foram deixar o Dorival assinar com o São Paulo, agora nos restou o Marcelo Oliveira, Fernando DIniz ou RUEDA.

      • LF

        Marcelo Oliveira é um bom nome.

        • Thiago

          EU gostaria de ver o MO no flamengo, joga com o time pra frente, gosto de treinadores assim e assim é a historia do flamengo. ALguns vao falar que os ultimos trabalhos dele foram ruins, nao interessa, o cara ja foi campeao brasileiro 2 vezes seguidas, fez boas campanhas com o COritiba,nem so de bons trabalhos vive um técnico. O luxemburgo mesmo, qual foi o ultimo bom trabalho dele ?? e esta ai, brigando pela parte de cima do campeonato com o SPort, e se vencer hoje o botafogo passa o flamengo.

      • Guilherme Leão

        Parei de ler no Fernando Diniz: Afundou o pobre do Audax!!!!

        • Thiago

          Resposta tipica de um torcedor que nao conhece os fatos e vem falar bobagem. O AUDAX do Fernando DINIZ de 2016 sofreu um grande desmanche depois do belo campeonato que o time fez, e como orçamento deles é pequeno, nao conseguiu recuperar a boa fase. EX.: AT-GO foi campeão da serie B e seus principais jogadores foram embora, como o time nao tem um orçamento pra contratar muito alto, esta sofrendo por isso pois nao conseguiu contrar peças de reposição a altura. O ZR so de perder o Diego ja sofreu um bucado pra armar o time, imagina se saisse uns 5 jogadores, tava perdido coitado.

  • Johny Rafael

    O problema desse Flamengo é que a individualidade fala mais alto que o coletivo, pra mim os jogadores tinham era que fechar com o técnico é abraçar a ideia de ser campeão brasileiro porque time tem, falta é ter gana ou determinação desse jogadores, do jeito que estamos infelizmente estaremos no cheirinho de novo, é inadmissível o Botafogo e Corinthians com os elencos limitados jogarem com muito mais garra e humildade do que o nosso Mengão.
    O Renato Gaúcho consegue chamar a rapaziada do grêmio pra jogar um futebol bem jogado, o Abel conseguiu reunir um time de garotos que fazem tudo o que o técnico pede, aí você olha nosso time, apenas uma jogada mais manjada do que o Chaves, um time sem garra sem disposição e apenas jogando por jogar, podem contratar vários bons que não vai andar nada enquanto o próprio time fechar com a ideia do treinador. O time do ano passado está do mesmo jeito esse ano, só com jogadores de melhor qualidade.
    Ou nosso Mengão entrar pra ser campeão ou vamos ficar com o carioca mesmo porque só fomos campeão porque o fluminense abriu mão de jogar e ser campeão pra para os pênaltis, porque ou o ze ou os jogadores não jogam com emoção e sim jogam por jogar. Todas as substituições sempre tem um reclamado ou de cara feia porque saiu ao invés de aplaudir e dar força, o Flamengo tem que fazer igual 2009, tínhamos vários jogadores rodados e renomados, no início ganhou alguns jogos e tal empatada outros é jogava quando queria jogar, do nada os caras se uniram se abraçaram e juntaram com o andrade e foram tirar o prejuízo de todo ano.
    Time individual que brilha sozinho é Real Madrid, nós somos Flamengo e vamos no coletivo igual o Barcelona que ai serenos campeões de tudo.
    SRN ABRAÇOS

    • Marcio Ricardo

      Também acho que falta coração a esse elenco, conformismo demais sempre, principalmente dentro de campo, os jogadores jogam como se os gols fossem sair a qualquer momento como se a diferença salarial entre as equipes entrasse em campo…

      • rubro negro

        problema o discurso do técnico sempre o mesmo, fomos bem mas não vencemos, como foi bem? 70% de posse de bola mas poucos arremates contra Cruzeiro, se não chute, não infiltra então foi bem nada, toca de lado pra lá e pra cá até realizar cruzamento, só isso.

  • Marcio Ricardo

    Nem li o artigo só a citação da letra do Legião já valeu o dia mano… parabéns..e se aplica realmente ao nosso comando técnico

    • Renatocr

      Melhor album deles, 2!!! SRN

  • fabio nascimento

    Do jeito que está indo as Duchas Corona serão patrocínio master na próxima temporada. Esquema tático pífio e sem criatividade. ´Teria economizado milhões e contratado dois postes cabeceadores e estaria melhor colocado no brasileirão.

  • klebson diniz

    Renato Gaúcho é técnico motivador e esses técnicos tem prazo de validade

  • Douglas Galvão

    Fábio Monken, coluna perfeita para o atual momento do time do Flamengo e sua comissão técnica, aplaudo de pé, parabéns!!!!!!!

    Aquele abraço

  • Marcel

    Fora ZR.
    Já existem tantos motivos pra pedir a saída do sujeito, e há tanto tempo, que dá preguiça de ficar redundando.

  • Bruno Martínez

    Preocupante um time que tem um técnico no comando com mais de 1ano e 2 meses e nada muda…jogadores fracos sendo titulares absolutos,outros sem chance oportunidade de jogar,chuveirinho na área toda hora e sem total meritocracia.
    Esse ano ja era e se não mudar de técnico o EBM não irá conseguir um titulo expressivo até o final de seu mandato.

    • Kikos 1976

      E enquanto ele tiver no comando nada vai mudar, Cara fraquíssimo está completamente perdido, nas entrevistas fala com a boca fechada medo de dizer besteira (além das costumeiras) !! A esperança é uma luz na diretoria (tipo um raio na cabeça) !!

  • Douglas Galvão

    Fábio Monken e Amigos Rubronegros, não adianta vir com CONVERSA DE JORNALISTAS E TORCEDORES “ARCO-ÍRIS” que elogiam o Zé e o VSQ sem parar, porque eles sabem que se o Flamengo continuar com o Zé e o VSQ “não chega a lugar nenhum”, vai ser derrotado e desclassificado em todas as partidas decisivas e assim perder de ganhar todos os títulos respectivamente.

    Quanto ao Zé, todos os torcedores, jornalistas e apreciadores do esporte que tem algum conhecimento sobre futebol, sabem que ele NÃO TEM CONDIÇÕES DE SER O TREINADOR DO MAIOR TIME DO BRASIL e, acrescento que nunca terá, por errar e continuar no erro indefinidamente.
    Ele não tem vivência e experiencia suficientes na matéria e a sua participação em treinar atletas no futebol e a sua conquista de campeão sub-20 da Copa São Paulo foi fruto de pegar um grupo de jogadores de boa qualidade que já jogavam juntos e estavam entrosados desde os primeiros times de base e, na sorte conseguiu levar o time a final depois de empatar 3 vezes durante a competição e vencer na disputa de pênaltis contra times até inexpressivos, só ganhando 1 partida por mais de 1 gol de diferença.

    Na final contra o Corinthians estava recuando os garotos para empatar de 0x0, pra novamente decidir nos pênaltis(já que tava tendo sorte neles) e isso foi outra atitude covarde que fez os garotos tomarem 2×0 no 1º tempo e, depois se revoltarem contra ele e se mandaram pra frente conseguindo com a qualidade individual e a vontade deles, empatar o jogo por 2×2 e voltar a vencer na disputa de pênaltis e ser campeão pela qualidade e individualidade deles e não pelas escalações e orientações do Zé.

    Foi isso que aconteceu e prova que o Zé não é nada disso que os RICARDETES influenciados pelos jornalistas e torcedores ARCO-ÍRIS ficam dizendo e elogiando sem parar esse Zé aprendiz(que não aprende nada!) por saberem que o Flamengo com o Zé de treinador não vai chegar a “lugar nenhum” que erra o tempo todo nas escalações, substituições, não sabe treinar jogadas ensaiadas e não tem nada a ensinar e orientar aos jogadores, só se limita a fazer uma panela com alguns perebas de titulares que o defendem nas entrevistas.
    Ele é desprovido de conhecimentos de fundamentos de futebol para reconhecer habilidade e técnica nos jogadores e montagem de um time com seus titulares jogando nas posições em que rendem melhor e os seus reservas imediatos, é xenófobo, teimoso, deslumbrado, só se preocupando com o que vai dizer nas entrevistas após os jogos além de um sem número de defeitos que o condenam a não ter condições de treinar o FLAMENGO e nenhum outro time das séries A-B-C dos campeonatos brasileiros.

    Quem está ganhando jogos são os jogadores de alta qualidade técnica do nosso elenco(o melhor do país), que com as suas individualidades, criam jogadas que terminam em gols que nos dão as vitórias nas partidas que poderiam até ser em maior quantidade se o Zé não os atrapalhassem tanto!

    Tendo dito isso, tudo sobre a ineficiência e incompetência dele, eu resumi neste comentário.

    Aquele abraço

    • Renatocr

      Amigo, vc tem uma visão interessante (e escreve muito bem), mesmo eu tenho uma opinião diferente em alguns fatos, te respeito. Mas me diga, qual técnico Brasileiro não é teimoso, arrogante, deslumbrado. Qual??? Marcelo Oliveira, Luxa, Renato Gaúcho, Cuca, Mano? E já li muito dos torcedores do Faísca reclamarem do Jair e o Carille ainda está em lua de mel com a Torcida. Com 2 derrotas, vc verá o que vai acontecer com ele lá no Small!! Abraços…SRN

      • Douglas Galvão

        Renatocr, o futebol brasileiro teve supremacia no mundo por ter um diferencial marcante que os times europeus não tinham, a individualidade. Jogadores que com seus dribles, fintas e os seus “jogos de corpo”, muitas vezes inventados na hora do lance que tentavam imitar e, na maioria das vezes sem ter sucesso.
        O GARRINCHA quando driblava o seu marcador, tinha uma impulsão, um arranque que deixava o seu marcador com 1 ou 2 passos atrasados, os russos chegaram a filmar e estudar como marcá-lo e na hora do jogo, o zagueiro tomava o drible repetidas vezes.
        A FIFA européia por natureza, conseguiu equilibrar a “balança dos títulos mundiais”, orientando a arbitragem para “deixar o jogo correr” para que o jogo tivesse mais bola rolando.
        Isso pra mim foi uma maneira de parar os jogadores brasileiros e liberar as jogadas violentas, a pancadaria, onde os europeus, por terem um melhor preparo físico e baterem a vontade, inibiram a criatividade dos jogadores brasileiros que pra não se lesionarem muito, fugiam das divididas e da tentativa de dribles pra evitar se machucarem.
        O futebol alemão é forte na ocupação dos espaços e na disciplina tática e de posicionamento, além da compactação das linhas e recomposição quase automática da formação do time.
        Foi isso que eles usaram contra o Brasil num jogo de só 1 passe(a bola não está mais comigo) e triangulações perfeitas que terminavam em finalizações sem marcação e, como o Felipão não percebeu isso pra tentar até numa marcação homem a homem, neutralizá-los, foi tomando 1 gol atrás do outro e só não fizeram mais porque mandaram os caras só tocarem a bola sem chegar a finalisar pra gol, senão era mais de 10.

        Não estou maluco, eu só citei duas situações sobre o futebol pra lhe mostrar que tem muita gente que entende um pouquinho de futebol e tem gente que é influenciado pela mídia e, só comenta sobre o que ouvi falar “os grandes especialistas”, e não tem opinião própria de vivência e experiência no futebol(esse esporte apaixonante) como nós demonstramos ter.

        Obrigado pela sua deferência a minha pessoa e
        Aquele abraço

      • Talvez por isso mesmo esteja na hora de um técnico estrangeiro.

        • rubro negro

          sou a favor do Reinaldo Rueda que inclusive está na Alemanha estudando.

    • Elvis Presley

      Meu caro Douglas, seu texto foi consistente e claro, com argumentação embasada e coerente, não poupando esse paneleiro das verdades que poucos têm a coragem de dizer.

  • Leo xavier

    Até gostei do trabalho do Zé ano passado, mas esse ano ele não está ajudando a fluir o sentimento!! Vamos Flamengo

  • Zé Ricardo é um escroto, as coletivas dele são repletas de demagogia. Odeio essa vontade obsessiva de elogiar o técnico adversário, parece um garoto recém-chegado que precisa puxar o saco dos mais velhos pra ser aceito no grupo. Coisa feia.

  • ChefLuiz Lowndes

    Esse Zé Ricardo não da mesmo, Que time é esse ? Parece um bando perdido
    em campo, sem coragem e sem vontade de vencer. Não tem padrão de jogo,
    quando começam uma jogada ofensiva e passam do meio de campo, do nada,
    recuam a bola para um companheiro atrás, como se estivessem fazendo cera
    esperando o apito final. É revoltante ver o péssimo desempenho de um
    time tão caro em campo. Assim, vamos ver os concorrentes se distanciarem
    e ficamos ouvindo as desculpas lero lero do Diego e companhia, em não
    se ligar no título e no Corinthians e sim, sobre trabalhar e melhorar em
    campo, mas o que vemos nos jogos é uma baixa técnica e mal desempenho e
    muita oscilação, em relação a cada partida. O que esses caras, estão
    fazendo no ninho do urubu ? Nas redes sociais ou jogando sinuca? Em
    campo não tem mostrado nada, mas apenas um time desorganizado e sem
    brilho. Sabe porque ? Por mera limitação do Sr Zé Ricardo e que a
    diretoria finge em não enxergar. Continue assim mesmo, que vamos amargar
    um ano sem nenhum título expressivo e apenas um carioca sem vergonha e
    talvez, uma classificação para a libertadores de 2018, apenas e
    meramente por peso da consciência e por ter um bom elenco e alguns
    lampejos e desempenhos individuais em campo, mas no conjunto da obra,
    zero para seu Zé Ricardo. Revolta de um torcedor rubro negro!