Home Colunas Números do Flamengo: supremacia estatística, detalhes decisivos

Números do Flamengo: supremacia estatística, detalhes decisivos

1791
47
SHARE

Outra atuação limitada nos faz atirar pedras para todos os lados. Acabada a partida contra o Grêmio, decidi vir aqui criticar fortemente a necessidade que temos de levantar bolas na área. É muita repetição! Nosso desafogo deveria vir da qualidade dos pés de Diego, Éverton Ribeiro e cia., e não da cabeça oca de Damião. No entanto, os números mostram o contrário e me calaram.

Nessas 13 partidas até aqui, o Flamengo se sai como o 4º time com mais gols de cabeça no campeonato – foram 5. Nossa última vitória veio assim, por sinal. Certamente lhes assustarei dizendo que tentamos 349 cruzamentos neste pouco tempo (o 3º com mais levantamentos). Em um rápido cálculo, veremos que precisamos de mais de 70 tentativas de cruzamentos por gol – ignorando gols de rebote ou de segundo passe. Mas não estejam tão acuados, pois o Grêmio, que menos vezes alçou a pelota na área neste início de torneio, o fez em 228 oportunidades. Ou seja, a estatística de cruzamentos é geralmente alta. Lembro aqui que estes números representam todas as jogadas que se esboçaram como cruzamentos, desde lances interceptados até cruzamentos centralizados, daqueles que vem dos meteoros que Vaz lança da defesa, por exemplo.

Resolvi, então, analisar se essa concentração de jogo nas pontas impactaria no número de finalizações ao gol. E, pasmem, não. Somos o segundo time do campeonato com mais chutes a gol (192), dos quais 77 – ou 40,1% – tiveram alguma dose de sucesso. Ainda, lideramos a estatística de gols de fora da área – 4. Quem entende a complexidade do futebol praticado pelo Flamengo?

Ou seja, cruzamos, chutamos, cabeceamos… e isso justifica nossa boa colocação geral no campeonato. Onde encontrar, então, explicação para a dificuldade encontrada em vários jogos? As estatísticas apontam o Flamengo como uma das equipes mais completas do torneio, eficiente em bolas aéreas, lançamentos, chutes de longa distância, cobranças de falta, desarmes, troca de passes e muito mais.

Querem mais números? 3ª equipe com mais desarmes, 3ª com mais passes trocados, 3ª que menos erra passes, 3º time em número de viradas de jogo, 3º time com menor número de cartões recebidos…

Os dados mostram um Flamengo quase perfeito. Temos uma média estatística muito mais alta do que a de qualquer outro clube do torneio, e nossa consistência é provada em números. Isso faz do Flamengo um adversário difícil de se anular. Uma pena que a campanha de fato poderia ser melhor. Sem dúvida, nosso pecado é errar em lances-chave. Dos 9 gols sofridos, quantos não foram defensáveis? De todas as nossas jogadas ofensivas, quantas não acabaram em oportunidades claras de gol desperdiçadas? As bolas na trave de Éverton, hoje, e de Vinicius Jr., contra o Botafogo, o gol feito que Guerrero perdeu contra o CAP e outros lances mais nos mostram que toda a construção aconteceu, mas foram detalhes que nos impediram de estar alguns pontos acima, hoje.

Esses detalhes nem sempre são passíveis de correção, visto a imprevisibilidade do futebol. Porém, fica o alento: falta pouco. Torço para que Zé Ricardo consiga encontrar esta chave e que possa transformar todo o nosso volume de jogo e qualidade futebolística em gols e resultados. Afinal, toda e qualquer supremacia estatística de nada adianta se não vier acompanhada de gols e vitórias.

Fonte dos dados: Footstats.

Rodrigo Coli

Twitter: @_rodrigocoli

Comentarios

comentário

  • Will Van de Will

    Da até sono?????

  • Renatocr

    Isso é o início. Mesmo P da vida com a derrota ontem, fico feliz ao ver o Flamengo começando o trabalho para se profissionalizar. Alguns acham que não precisam ser pagas as contas, não precisa de salário em dia, CT etc. Apenas a mística; o Manto; sobresai. Espero que essa derrota não tire o Flamengo dos trilhos, que caminhe no mesmo trajeto que está. E que também não demore a vir os títulos importantes. Mas tudo tem seu tempo e paciência. Todavia, espero que nunca mais tenhamos outros Edmundo Santos SIlva, kleber Leite, Amorins e afins…SRN

  • stonedalien

    Do que adianta estatisca se quando o time pega um adversário bem treinado e que se fecha bem não sabe fazer triangulações e envolver a marcação, mesmo com a qualidade dos jogadores de frente, isso é inadimissivel é nítido que os problemas do time são todos de treinamento desde os goleiros até as finalizações se não trocar a comissão tecnica o títulos não virão nunca ja que na hora de decidir o time bate em suas limitações.

  • Luis Alberto Garcia Pancich Pa

    Flamenguistas, mais uma vez comi um pato velho ontem na minha janta, obrigado viram, faz tempo que como esse patinho!

    • Carlos Campos

      Pois é Luis…
      É melhor continuar a “comer pato” pois se tentar comer um URUBU depois tu vai ver o estrago… o estrago no seu c# !!!!!
      Chupa.

    • Paulo Vinícius Siviero

      Depois de 3 derrotas seguidas, mandar uma dessa é bem a sua cara…

    • kingDavid

      Vc é do GAYMIO ? Vc comeu foi um peruzão, não seja modesto. Kkkkkkk

  • Kikos 1976

    Foi jogando por estatísticas que o São Paulo do Ceni está na Zona de Rebaixamento, Isso não ganha jogo, o que ganha jogo é Tática, Raça e bola na rede !!

    • André N Lessa

      Kikos,

      Como estava o SP do Ceni em termos das estatísticas que o Rodrigo Coli colocou? Acho que isso acrescentaria ao debate.

      O Ceni apresentava os números dele e como a imprensa esportiva é muito mal preparada – e ele sabe disso – ele deitava e rolava.

      SRN

  • Mulher do Algures

    Galera, alguém pode me dizer quando o Gabriel volta de contusão pra barrar o Everton Ribeiro? ta dificil sem ele

    • Marcius Ribeiro

      kkkkkkkkkkkkkkk muito boa!!!!

  • Paulo Vinícius Siviero

    “– Fica difícil enfrentar o Flamengo de igual para igual. Mudamos um
    pouco a característica pela qualidade. Sabíamos que fechadinho, jogando
    feio íamos achar o gol. Achamos. Tivemos chance clara no segundo tempo
    para matar o jogo. O Grêmio não jogando tão bonito soube se defender
    muito bem.”
    Renato Gaúcho – Técnico do Grêmio.

    Vamos parar de achar que vão jogar contra nós como jogamos contra eles. TODOS (eu disse TODOS) os nossos adversários jogam HOJE por uma bola. O último adversário que resolveu jogar de igual pra igual foi a Chape. Não tenho a menor dúvida que os gambás, quando jogarem contra nós, jogarão na RETRANCA, mesmo em SP.

    Vai ser sempre assim. Se não sairmos na frente, não vamos vencer quase nenhum jogo. As viradas são raras atualmente, pois contra nós, até centro-avante vira zagueiro – como deu pra ver ontem.

    SRN

    • – Ryan –

      Onde assino? Belo comentario

    • André N Lessa

      Paulo,

      Acho que domingo agora teremos um bom jogo porque o Cruzeiro gosta também de propor o jogo.

      Contra o Palmeiras em casa teremos de ter mais paciência na troca de bola no ataque e menos erros defensivos – ontem tivemos 3: o do MA que culminou no gol, uma que o Cuellar se enrolou com a bola e a do Diego com o Trauco -.

      O jogo contra o Corínthians será um de marcação tão forte quanto a do Grêmio só que provavelmente uma marcação mais alta.

      SRN

      • DefendaSeuDinheiro

        domingo é no mineirão, bora jogar na retranca, 4 volantes, rsrsrsrsr

    • DefendaSeuDinheiro

      por isto o time tem que insistir mais com a bola no pé, a bola no chão, tentar as ultrapassagens dos laterais, os dribles, encher o adversários de faltas, encherem os adversários de cartões amarelos e vermelhos…ontem o juizinho amarelou e não deu segundo amarelo pro michel!@!!!

  • Bryan Fury

    Pode parecer oportunismo porque perdemos mas, esse time comandado pelo Zé raramente joga bem, depende demais das invividualidades e tem um esquema tático praticamente nulo, que tem como principal jogada ofensiva o quase inútil chuveirinho. Enfim, título brasileiro muito distante é torcer pela Copa do BR ou Sulamericana, isso se esse time nåo pipocar como na Libertadores

  • “Querem mais números? 3ª equipe com mais desarmes, 3ª com mais passes
    trocados, 3ª que menos erra passes, 3º time em número de viradas de
    jogo, 3º time com menor número de cartões recebidos…”

    Sendo assim já sei onde vamos terminar na tabela: em terceiro. Igual ano passado.

    • Paulo Vinícius Siviero

      Sou mais terminar em 3º do que em 12º, como foi há apenas 2 anos atrás.
      Pow, custa aceitar que o clube tá evoluindo? Não foi assim que os gambás foram campeões da Libertadores? Apanhavam, apanhavam, mas de tanto disputar a competição, ganharam em 2012.

      Neste século, o SPFC sempre terminou entre os primeiros. Bateu na trave várias vezes, como em 2004, que liderou e perdeu logo de cara pro santos, depois disputou com outros times e só mesmo em 2006 foi campeão. Só que aí, também foi em 2007, 2008 e em 2009 terminou em 3º.

      Calma fera! Não é conformismo não. Mas pra começar, o campeonato não acabou. Depois que também estamos na CB e Sula. E por último, campeonato BR é regularidade e tamos tendo há quase 2 anos. Quando foi isso? 2008 – que lideramos e terminamos em 5º?

      Calma pow! Esperamos 17 anos de 1992 pra ganhar em 2009. Se hoje tamos batendo na trave, amanhã poderemos fazer igual nas ligas europeias. Sente só essa estatística COMPROVADA:

      Campeões dos últimos 4 anos nos campeonatos nacionais europeus:
      >>ITALIANO: Juventus, Juventus, Juventus e Juventus;
      >>ESCOCÊS: Celtic, Celtic, Celtic e Celtic;
      >>ALEMÃO: Bayern, Bayern, Bayern e Bayern;
      >>SUÍÇO: Basel, Basel, Basel e Basel;
      >>PORTUGUÊS: Benfica, Benfica, Benfica e Benfica;

      • Amigo, eu estou falando mais de desempenho do que de títulos.

        Não sei as estatísticas mas posso apostar que todos esses clubes que citou lideraram a maioria das estatísticas do campeonato.

        Antes a gente ficava em 12 lugar e não podia cobrar muita coisa, mas hoje a realidade é diferente, o time é muito bom, mas não apresenta resultados acima da média, o que era de se esperar.

        • Paulo Vinícius Siviero

          Há quanto tempo o Éverton ribeiro tá no clube? Há quanto tempo o Arão foi barrado? Há quanto tempo o Rodolpho é titular?
          (…)

          Conjunto só se adquire com o tempo. Esse mesmo time imbatível do corinthians perdeu no estadual dentro de Itaquera pra Ferroviária (!!!)

          Esse time do Fla, pode até tá ganhando aqui, empatando ali, perdendo lá… Mas só terá conjunto no mês de setembro pra frente. Foi assim ano passado que nós távamos ganhando dentro e fora de casa de todo mundo. Só saímos da disputa pq faltou perna. Mas hj jogamos no RJ.

          Se o problema é o técnico, então nunca vamos nos consolidar, pq todo ano trocamos o treinador. É ou não é a verdade?

          SRN

          • DefendaSeuDinheiro

            Perfeito, belo comentário!

  • Rodrigo Andrade

    Aff…que saco.

  • Iago Santos (Falso torcedor)

    Qualquer técnico vence com esse elenco.
    Não adianta por estatísticas, Zé ganha várias mas nas decisões sabemos como acaba.
    O confronto direto vai pesar muito, que ultimamente não tem sido bom pra nós.
    O Flamengo não pode mais patinar no campeonato, e vem muita pedreira por aí.

    • Tiago L Milanezi

      Palmeiras e atletico mineiro tem elencos no mesmo patamar, se não melhore, estão atras do flamengo.
      Como assim qualquer técnico vence com esse elenco?
      Flamengo empatou com o Palmeiras ano passado com elenco bem inferior. Tem que dar meritos pro Zé Ricardo então.
      Ele merece.

      • Iago Santos (Falso torcedor)

        O Flamengo gasta uma grana com elenco, olha a folha salarial.
        Quem foi campeão ano passado foi o Palmeiras.
        Olha também onde o Jair Ventura está com aquele elenco podre do botafogo, na libertadores, onde não estamos.
        Palmeiras e galo estão na libertadores também.
        Abel se virando com garotos no Flu.
        O Zé não tem mérito, pelo time que ele tem na mão, era pra estar bem melhor.
        Esse time na mão de outro treinador estaria voando.

  • – Ryan –

    O santos jogou igualzinho o Grêmio, não conseguiram fazer gol, saíram atrás, tiveram q sair pro jogo e só não levaram uma goleada descomunal pq o goleirinho deles salvou. Quem vem jogar contra a gente joga por uma bola, se sairmos na frente abre a porteira.

    • André N Lessa

      Mas Ryan, nesse caso o mérito é de quem? (a pergunta não é provocativa a você, mas um convite a reflexão de todos depois do epocler de ontem :D)

      Entendo a birra da torcida pelo desgaste natural (com suas teimosias) de um ano de trabalho, mas também precisamos olhar o todo. Se o Flamengo está uma equipe contra a qual os adversários escolhem jogar encolhidos, será que não existe nada de esquema tático?

      SRN

      • – Ryan –

        Então, tem gente q não consegue enxergar isso caro André. Malditos empates no começo do campeonato, a época da turbulência nos atrapalhou demais. Mas tem mto campeonato pela frente

        • Jonatan Pereira

          O que irrita é que todo ano o Flamengo fica empacado no começo do campeonato. É quando começa a correr, os outros já saíram na frente faz tempo. No formato de campeonato que é o brasileirão, empate não dá um ponto. Ao contrário, tira dois.

  • – Ryan –

    Tinha q ter tbm estatística de comentários quando o time ganha x comentários quando o time perde kkkkk, hj isso aqui tá daora.

    • DefendaSeuDinheiro

      kkkkk qdo perde os reis do chororo nao param ….

  • Wagner Alves

    Traduzindo os números friamente, o Flamengo não será campeão e arrisca a terminar fora do g4 se continuar nessa toada.

  • Wagner Alves

    Traduzindo os números friamente, o Flamengo não será campeão e arrisca a terminar fora do g4 se continuar nessa toada.

  • kingDavid

    Parece que nao jogamos bem, porem nao da pra fazer muita coisa tacticamente contra um time retrancado como o Gremio ontem. Simplesmente nao ha espaço, é muito mais facil destruir do que construir. Nao pode sair atras no placar…

    • DefendaSeuDinheiro

      tem que abusar dos dribles com a devida cobertura, encher o adversário de faltas, até alguém ser expulso ou cavar uma falta perto da área ou um penâlti, ou seja, faltou foi mais ousadia ontem.

      • kingDavid

        Ta certo. Por outro lado, como seria bom se o Flamengo soubesse jogar na retranca-contra-ataque tambem. Mas não consegue, o dna rubro-negro é de propor o jogo com muita posse de bola. saudade dos times dos anos 80…

  • Vagner Araujo

    O time não consegue jogar contra equipes fechadas, isso é um problema sério.

  • Robson Levy

    O jogo foi bom. Criamos chances e não aproveitamos. Acho que a revolta geral é a escalação de Damião, Vaz e do inominável. Guerrero faz uma falta enorme naquele ataque. Juan vinha jogando o fino antes da simples contusão e Romulo já deveria tomar a vaga de MA, ninguém aguenta mais esse cara no time!
    Ontem Vaz foi tentar o que no canto do meio campo? Zagueiro quando sai tem q definir! MA, o “homem-desarme” passou direto e ainda agarra o Cuellar. Trauco teve a infelicidade da bola bater nele e sobrar para o adversário e Thiago faltou estar ligado pq se posicionou mal.

  • Bruno Mattos

    Irmãos e irmãs rubro negros. Venho convidar a vcs a fazerem parte da família Flazapp, grupo de whatsapp familiar, com enquetes, curiosidades, resenha, bolão e cartola com premiação, entre outras interatividades… através desses números

    (12) 98168 – 4800
    (21) 99404 – 0927
    (21) 97462 – 1663
    (21) 99579 – 2966
    (21) 97321 – 6388
    (21) 99001 – 3143
    (22) 99782 – 8248
    (22) 99851 – 9450
    (22) 99836 – 4207
    (24) 98846 – 7179
    (27) 99977 – 6626
    (64) 9941 – 7382

  • DefendaSeuDinheiro

    Belo texto!
    Mas ontem era joga para o Berrío.
    Poderia ter saído o ER e ficado o Cuellar de volante com o Diego na armação.

    • Jonatan Pereira

      Não concordo. Berrio não é jogador para esse tipo de jogo. Ele não abre defesa. Ele é para jogos como o do próximo domingo, se o cruzeiro vier pra cima.

      • DefendaSeuDinheiro

        Mas contra o Grêmio foi jogo de muito contato físico, Guerrero e Berrío fizeram muita falta, são fortes

        • Jonatan Pereira

          O Guerrero tudo bem. Ele sabe ficar de costas para o marcador com a bola no pé. O Berrio não. Ia ficar trombando com o adversário.

          • DefendaSeuDinheiro

            Berrío iria levar bola com adversário e tudo,no mínimo devolveria as bordoadas que os nossos meias estavam levando

  • Daniel Silva

    NÃO FOI UM ABSURDO A DERROTA, MAS COMO SE SUCEDEU AI SIM….

  • Luiz Gustavo Netto

    Excelente texto. Muito se vê especialistas fazendo análises e projeções que sempre deixam aquela sensação de que ninguém sabe o que deve ser feito. Essa análise das estatísticas mostram muito mais desse Flamengo e nos deixa uma confortável sensação de que estamos no caminho certo.