Página inicial Notícias GE: “Análise: Fla sofre para furar retrancas e ataque cai; Zé pede...

GE: “Análise: Fla sofre para furar retrancas e ataque cai; Zé pede concentração”

832
32
COMPARTILHAR
Foto: Staff Images/ Flamengo

O Flamengo empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro neste domingo e não aproveitou a chance que teve de diminuir a diferença de 12 pontos para o líder Corinthians. Apesar do empate, os números mostram que o Rubro-Negro teve mais posse de bola do que o adversário no Mineirão, na partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em contrapartida, não conseguiu converter o “domínio” em chances claras.

O Flamengo tem tido dificuldades para furar defesas consistentes, como se mostraram as de Cruzeiro e Grêmio (adversário que venceu por 1 a 0 na Ilha do Urubu, na última quinta-feira). Neste domingo, por exemplo, o Rubro-Negro, apesar de ter tido 63,4% de posse de bola, chutou só cinco vezes a gol, a metade dos mineiros.

O Cruzeiro, mesmo jogando em casa, entrou em campo para se defender e apostar nos contra-ataques. Provavelmente, estratégia do técnico Mano Menezes, confiando na dificuldade rubro-negra. A equipe de Belo Horizonte montou duas linhas de quatro bem próximas, e o Flamengo rodava a bola na intermediárea, com Diego, Éverton Ribeiro e Everton, além do auxilio dos volantes.

Em contra-ataques, sem contar o lance que resultou no gol de Sassá, o Cruzeiro teve a chance de marcar, mas o goleiro Thiago fez boas defesas. Apesar do domínio, o Flamengo pouco assustou o goleiro Fábio.

Foto: Staff Images/ Flamengo

Contra o Grêmio, na última quinta-feira, o Rubro-Negro também teve amplo domínio (60,9% de posse de bola) e ainda finalizou bem mais – 23 contra quatro vezes (sete no gol, 10 para fora e seis bloqueadas). Na Ilha do Urubu, porém, para fugir da forte marcação tricolor, o time comandado pelo técnico Zé Ricardo apostou demais em cruzamentos. E o que falhou foi a pontaria: as finalizações foram fáceis para o goleiro adversário.

Depois da partida deste domingo, o treinador rubro-negro foi questionado sobre o caminho para voltar a apresentar as boas atuações, como contra Chapecoense, São Paulo e Santos (pela Copa do Brasil). Zé Ricardo admitiu a pressão pelo título do Campeonato Brasileiro e quer recuperar a concentração dos jogadores no momento de instabilidade para evitar erros.

– Você entrar numa competição e ser campeão é uma coisa. Entrar numa competição com a pressão de ser campeão é outra coisa. Estamos trabalhando a parte de concentração da nossa equipe para não só criar espaços, mas finalizar essas oportunidades. Tivemos oportunidades contra o Grêmio e hoje também, mas são duas grandes equipes. Não tem nenhuma fórmula mirabolante. Conheço só o trabalho duro – falou Zé.
O ataque do Flamengo é um dos mais produtivos do Campeonato Brasileiro, com 20 gols, atrás apenas de Grêmio, Fluminense e Corinthians. Nos últimos dois jogos, porém, marcou só uma vez, justamente após cruzamento na área (Everton aproveitou a assistência de Rodinei contra o Cruzeiro). Reflexo da dificuldade de furar bloqueios consistentes formados por duas linhas de quatro.

Foto: Bruno Giufrida

Fonte: Globo Esporte

Comente pelo Facebook

  • Zoro

    “Zé pede concentração”.

    Eu peço um novo treinador.

  • PlayerLEL

    fico pensando….
    tá no intervalo e o zé pede concentração e passa a mão na cabeça….

  • vinicius oliveira

    Time previsível, sem variação ou suspresa para os adversários, quer ganhar do fla? Se fecha lá atras. (Isso vem desde o ano passsdo) time não tem técnico, depende única e exclusivamente dos talentos individuais. Contra o São Paulo por exemplo o time não criou nada, esbarrou na defesa e estava penoso, só conseguiu jogar depois que guerrero fez um gol de falta aí o São Paulo teve que ir pro jogo e dar espaços ao Flamengo, ou seja, mesmos as Vitororias não foram tão conviventes assim (talvez salvo a contra o Santos que o time jogou organizado)

    • Pedro Reis

      E contra a chape pq o time não ficou retratando e o flamengo jogou nas costas dos laterais.

      Comentário ótimo o seu está fácil marcar o flamengo

  • Johny_Fla

    No primeiro tempo o time até tentou colocar a bola no chão e trabalhar as jogadas, mas não repetiu isso no segundo tempo. Quanto mais precisa marcar, menos trabalha a bola. Reflexo de uma certa ansiedade, mas também de não saber jogar contra times fechados. Falta compactação e criar linhas de passe pra que surjam tabelas, triangulações. Muitas vezes o jogador que recebe a bola tem marcação dupla (às vezes tripla) e uma única opção de passe. Ou tenta um lance individual ou toca atrás, pra manter a posse. Se busca um passe em profundidade pega a defesa bem postada e em vantagem pra recuperar a bola.

    Isso só não acontece com um jogador: Márcio Araújo. Esse sempre tem liberdade pra receber e avançar. Sabem que não vai fazer nada, então dobram a marcação no Diego e no Everton Ribeiro. Se for preciso, fazem um rodízio de faltas nesses jogadores, como aconteceu ontem. Pronto, é o suficiente pra anular o Flamengo, porque o time só joga bem quando as individualidades desequilibram. E isso fica ainda mais difícil quando se joga com um a menos.

    Zé Ricardo parece ter chegado ao limite com o time. Não há evolução e, pior que isso, a sensação é que a equipe regride à medida que o tempo passa. Como o Brasileiro já é do Corinthians, talvez seja o caso de começar a pensar na próxima temporada. Não dá pra ter um elenco tão bom e tão mal aproveitado.

    • Pedro Reis

      Concordo Johny está fácil marcar o flamengo por isso precisaríamos de um volante pra acrescentar nossa armação ….

      Precisaríamos de um volante pra ser elemento surpresa ou um segundo volante que armasse o time de traz….
      E acredito que temos no elenco falta o Zé testar o Ronaldo que tem capacidade de armação mais de traz ou colocar mancuello como segundo volante ou retornando com Arão pra fazer infiltrações e claro deixando Cuellar como primeiro volante…

      Pode ser que vamos perder na parte defensiva mas prefiro o flamengo atacando pq com esse elenco e armando bem temos condições de fazer muitos gols por partida….

  • Rodrigo Andrade

    O Zé Ruela não tem que pedir concentração, ele tem que pedir é pra sair, isso sim!!!

  • wanderpc82

    A bola enfiada no lance do gol do Sassá do Cruzeiro é um tipo de lance que não ocorre há quanto tempo no Fla?

    Quem faz esses tipos de jogadas muito bem é o Conca, é característica dele essas enfiadas de bola.

    É mister que se faça alteração na formação com o melhor encaixe das peças, pois o Diego fica com 200 mil adversários marcando ele no meio e os pontas de longe esperando receber a bola, esse posicionamento dificultaria qualquer time ou seleção no mundo.

    Diego com Éverton Ribeiro (Conca) no meio e os pontas Éverton (VJ) e Geuvânio (VJ), essas são as primeiras mudanças que deveriam ter ocorrido pra ontem.

    • Gabriel Braga

      Muito bem observado meu caro.

      Quem teria que fazer isso na minha opinião é o Diego.O problema é que como jogamos com um a menos quando temos a bola,e acho que vc sabe de quem to falando,ele tem que ir buscar jogo lá atrás,muitas vezes no campo de defesa e aí,como vc bem disse,a marcação nele dobra.

      Minha primeira mudança seria mandar MA pro banco e testar o Rômulo no lugar dele,pra quem sabe o time ter uma saída de bola com mais qualidade.

      • wanderpc82

        Perfeito Gabriel, e eu até arriscaria um esquema menos defensivo, no 4-1-4-1, puxando o Ribeiro pro meio junto do Diego e deixando na ponta o Geuvanio, Berrio ou VJ.

  • Francinei Castro

    O Zé devia fazer curso na Europa que nem o Tite quem sabe pré-temporada, deixando o auxiliar para treinar o time em amistosos, mas claro que um técnico estrangeiro experiente seria ótimo para o Fla e o Zé sendo auxiliar iria melhorar muito!
    É que nem o Thiago, o Diego Alves pode ensinar muito o Thiago, e o Thiago ser craque no gol que nem o estilo do Diego, parecido, mesmo que não seja igual. Sabe porque citei o Zidane, porque o Zidane aprendeu com o Ancelloti, e parece que joga só numa formação mas faz variações táticas, e por exemplo ele joga com dois meias, dois pontas e um centroavante, às vezes nem centroavante ele deixa, coloca o CR7 como centroavante, e atacante. Mas o Zé vai ter que se aprimorar por conta própria, estudar à distância os times europeus, o estilo de jogo e variações táticas, aprender com mais cursos… O time do Fla pode jogar um futebol melhor com certeza!!!

  • Francinei Castro

    O Fla tinha condições de golear o Cruzeiro por uns 5 ou mais gols, mas precisa treinar mais, ter variações táticas, utilizar o elenco para não desgastar os jogadores, saber jogar mais compactado e atacando rápido.

    • Pedro Reis

      Exatamente
      Problema que Zé gosta de 1 a 0
      Ano passado a gte sempre recuava e segurava resultado magro
      Esse ano é só retrancar contra o flamengo que o time não faz gol e ainda toma uns gols de contra ataque

  • marcondes Alves

    e muito facil marca o time do flamengo, um parado na direita, outro na esquerda, um no meio e o atacante parado dentro da area esperando cruzamento que não sai, o time precisa de movimentação, toques rapidos, volantes que apoiam, atacante que sai da area e inverte o papel com o meia, e assim vai, precisa treinar, acho que treino não existe no nosso ct de padrão europeu.

  • kingDavid

    ZR ja chegou ao limite, nao vou nem mais falar sobre isso… Mas o time ainda precisa se entrosar mais, principalmente com a chegada dos reforços, não tem nem um mes que ER7 chegou, Geuvanio nem chegou a titularidade, Diego Alves nem apresentado ainda, mas nós queremos resultado para ontem. Todo ano o Flamengo tropeça no inicio e sobe de produção no segundo turno. Talvez seja o costume de se reforçar mais nessa janela de meio de ano, ao inves de montar e fechar o time no primeiro semestre (como fizeram os Gambas sem dinheiro). Por isso eles estao mais entrosados e jogadores mais motivados, o grupo ta fechado desde o Paulista. Agora so depende de nossos jogadores se motivar e carregar o time nas costas, como aconteceu em 2009. O tecnico se nao atrapalhar ja ajuda muito! Sai da frente por favor ZR!

  • Thiago Covre

    E já começou a campanha #RuedanoFlamengo. Bora lá Nação, vamos trazer um técnico de peso para o maior do mundo! Antes de falar sobre ele pesquise e tire suas próprias conclusões. SRN!

    https :// www . instagram . com / oficialreinaldorueda /

  • Raf1981

    Cara é incrível que MA nas sair !!!! Éverton R, Diego, e Cuellar foram sacado…. e o câncer MA não sair … fica 10x 11 !!!

    • Pepe Anjos

      Pq é o que carrega o piano , infelizmente pra ER e Diego terem mais liberdade para atacar tem que ter um pra correr por eles e esse um é o MA . Por isso que , tirando o jogo contra o Grêmio , dificilmente ele sai do time.

    • Valmir

      Desculpa cara, mas ontem Marcio Araújo “fez um gol” ao impedir o que seria o primeiro do Cruzeiro após rebote do Thiago onde o atacante cruzeirense estava sozinho e o M.A. Mesmo bem atrás conseguiu jogar a bola para escanteio. Não sou fã do cara mas ontem ele jogou bem.
      SRN

      • Marcos Giovanni

        Concordo. Aliás, sem babação, o que fez o Cuellar ontem? Pra mim nem apareceu no jogo! SRN.

  • Cosme Neves

    #forazericardo

  • Marcus roberto rodrigues perei

    O Flamengo treina faltas insistentemente, mas como não há troca de passes, triangulações e infiltrações na entrada da área quase não ocorrem faltas. Tá aí a prova de que não temos um treinador competente. Tá na hora de novos ares.

  • Renatocr

    Se o Fla ganhar todas em casa e empatar com os Grandes fora, será campeão. E o Mengão tem que chegar no fim do 1o turno, com 6 pontos atrás do Curinca. 41 pro Small e 35 pra gente…SRN

    • Eduardo Fabricio

      Se nao se cuidar e mudar o jeito de jogar vai tropeçar no palmeiras tambem em casa do jeito que ta o andar dessa carroça ai vamos terminar o 1 turno pelo menos 15 pontos atrás do corinthias.

      • Renatocr

        Não acredito que com os jogadores que o Palmeiras tem, irá pro Rio para se defender. Será um jogo bom pro Flamengo. A dificuldade será contra times melhores na defesa .TIpo: Corinthians, Santos, Grêmio, Cruzeiro…

        • Eduardo Fabricio

          O problema e esse pode ate o palmeiras nao ficar se defendendo mais a maioria dos outros times vao ficar atras ai sempre teremos essa dificuldade mais tambem o palmeiras pode mudar o modo de jogar o gremio e um que mudou e deu certo o cuca e bem esperto e pode fazer isso sem duvida nenhuma.

  • Comentarista da vez

    Sera que ninguem ver que o zeca panela nao tem o que fazer?
    Ja deu!!
    Ele ano passado pegou as madrinhas que tinha é posicionou,mas agora com grandes jogadores ele não sabe o que fazer.

    O segredo é o meio de Campo onde os dois volantes devem criar e marcar…mas no Flamengo tanto Arão como o cuellar agora são sobrecarregados em marcar e criar..ja que o MA Fica nessa s cobrir.
    O negocio não é cobrir..é precionar o adversário, mas tem menos um com MÁ

    Outra coisa é o panela ver as cagadas do Vaz,e não fazer nada…Juan simplismente foi pro banco e pronto..
    Vcs acham que os jogadores não comentam entre si?
    Duvido

  • Gabriel Braga

    A verdade é que só ganhamos de times fracos (Chape,Bahia,SPFC e Vasco) e nos iludimos.Foi só pegar bons times nas duas últimas rodadas que somamos apenas 01 ponto de 06 possíveis.

    Pra mim tá claro que o Zé não está conseguindo fazer o time evoluir.O Flamengo se resume a cruzar bolas na área adversária e tem uma dificuldade absurda de criar chances de gol.E o que não entra na minha cabeça é que ele continua preso em suas convicções (pra mim as escolhas dele já viraram teimosia e burrice) mesmo vendo que o time não joga bem.

    O problema é quem colocar no lugar do Zé,porque eu não vejo opções no mercado brasileiro e trazer um técnico estrangeiro é arriscado demais.A saída na minha modesta opinião é tentar ir com ele até o fim do ano,mas cobrando de forma mais incisiva melhoras no desempenho do time,porque não há justificativas pro Flamengo não brigar pelo título brasileiro,da Copa do Brasil e da Sulamericana,afinal temos um elenco muito bom e estrutura de trabalho excelente (CT,estádio no Rio e salários em dia).Aí pra 2018 é buscar um técnico mais preparado do que o Zé e transformá-lo num auxiliar,o que vai acabar sendo bom pra ele próprio.

    • Eduardo Fabricio

      Respeito sua opinião mais nao podemos ficar esperando o resto do ano parado no tempo pq e assim que o flamengo esta com o Ze Ricardo assim como tem risco trazer um técnico de fora tem risco ficar com ze e nao conseguir nada na minha humilde opinião o que nao ta dando certo tem que ser mudado para ontem ate para qud outro tecnico chegue e ja comece a preparar o time para outra temporada se falar que ja tivemos casos de bons resultados com troca de técnico com foi o andrade em 2009 e jayme em 2013 o proprio Luxemburgo chegou em certos momentos e conseguiu mudar a cara do time

  • Rique Concurseiro

    Zé tem que pedir eh demissão…melhor elenco do país nas mãos. ..e o futebol eh esse lixo que a gente vê…Não ganhou de nenhum time um pouco mais organizado….Além, é óbvio, da sua paixão pelo ma e por outros perebas do elenco…Alguem que defende esse fdp, por favor, me explique o time que terminou em campo ontem…e, na penúltima rodada, por favor

  • Rodrigo – Depto. de TI

    Falta aquela triangulação marota.

  • Lucas Da Mota

    Não tiveram capacidade de aproveitar a vantagem para abrir a defesa do Cruzeiro e matar o jogo. Isso com todas as opções que um técnico brasileiro poderia sonhar. Os problemas do Flamengo são graves porque começam nos fundamentos. São passes errados com frequência, as finalizações são as piores possíveis. Quando não isolam longe da baliza, acertam um chute que fariam um moleque de 13/14 anos ficar constrangido pela falta de força.

    E isso tudo são só os fundamentos. Um time com Diego, Everton Ribeiro e Guerrero não consegue UMA triangulação que crie perigo real ao adversário. Não duas, UMA sequer.

    Os problemas que estão assombrando esse time não vem de agora. A eliminação para o Vasco foi um sinal, a incompreensível derrota para o Atlético-PR na Liberta foi outro sinal. E finalmente o temido, mas não duvidado pelos mais atentos, grande vexame de outra eliminação PATÉTICA da Libertadores.

    O trabalho do ZR é limitado, regular no máximo. Insuficiente para um
    time que quer ser campeão brasileiro. Para vencer o brasileiro é
    necessário ter REGULARIDADE, e o Flamengo não tem NENHUMA. Arriscar um
    outro esquema, outra lógica, outros jogadores (não preciso nem me
    aprofundar) parece estar fora de questão para esse cidadão.

    Os recentes bons resultados foram mérito da qualidade individual do nosso extremamente qualificado elenco, principalmente na parte ofensiva. E quando esses não respondem, o time não anda. Se o regular Everton não tivesse feito a diferença mais uma vez, teríamos perdido para o Cruzeiro.

    Estamos a um fio de perder totalmente as chances de vencer o brasileiro. Sem sequer disputá-lo no sentido próprio da palavra: Disputar, brigar, lutar ponto a ponto.
    Talvez nem um título da Sul Americana e da CBD juntas poderão apagar as vergonhas que um time de tamanha capacidade nos fazem passar.

    SRN!