Home Destaque “Eu prefiro confiar na base”, diz Rodrigo Ferreira

“Eu prefiro confiar na base”, diz Rodrigo Ferreira

972
72
SHARE

No discurso, o Flamengo tinha como prioridade o uso de jogadores criados na base para o ano de 2017. Na prática, porém, apenas Thiago, Vinicius Jr. e Matheus Sávio tiveram oportunidades mais frequentes. Como manter a motivação desses jogadores não aproveitados? E qual seria o melhor negócio para o Flamengo a longo prazo?

O Resenha, que agora é todos os dias às 20 horas, ao vivo, falou sobre a utilização da base no elenco profissional. O comentarista Rodrigo Ferreira, da TV Coluna do Flamengo, falou que em detrimento de algumas contratações, ele prefere confiar na base.

Há um erro de planejamento. O Flamengo em 2016 cravou que iria utilizar a base, tinha a questão de unificar a base, era o discurso de usar mais a base. E contrataram errado, contrataram o Muricy Ramalho que todo mundo sabe que não gosta de utilizar a base. Esse foi o primeiro erro de planejamento. Depois veio o Zé e todo mundo pensou que essa geração seria usada. Ele era técnico da geração que foi campeã da Copa São Paulo só que estranhamente, ele não gosta de utilizar a base.

Veja mais:

Veja o Resenha sobre a da base na íntegra e deixe a sua opinião:

Comentarios

comentário

  • 100%FLA!

    O Flamengo passou um longo período sem ser um formador de base como no passado, mas estamos voltando aos poucos a fazer, devido a essa grande reestruturação do clube; acredito que em breve seremos novamente um celeiro de craques. Acho eu, que por enquanto, devemos utilizar os melhores e emprestar os que não o forem, para ganharem experiência e não se tornarem apenas uma promessa. Se esse empenho pela reestrutura continuar, seremos exemplo para o futebol no mundo todo! O Flamengo é um gigante e em constante crescimento! SRN!

    • Kinjos

      Falou tudo!

    • Leticia Maria

      emprestar?? sempre que fla empresta nunca voltam sempre somem do mapa, veja o Adryan que mesmo estando bem no trteino nem chante tem….infelizmente mts promessas desperdiçadas por anos e anos.

      • Eduardo F. Alvarenga

        Adrian é uma merda.

  • Dager Amaral

    Fraquinhos, sem sangue. Bando de boiolinhas.

  • Luis Henrique O Mattos

    Esses jogadores não conseguem sustentar o Fla numa campanha rumo ao título. Tem que entrar aos poucos.
    Mais oportunidades podem ser dadas ao Vizeu, Paquetá e Ronaldo

  • alex brilhante

    Complicado, muitas vezes essa mesma galera que pede pra usar a base é a mesma galera que detona a base quando os meninos não jogam bem, como no caso do Mateus Sávio.

  • Anderson

    Cansei de vir a torcida xingando Djalminha, Marcelinho carioca, Paulo Nunes, Marquinho Nélio. A realidade é uma só , não tem paciência com nada

    • Urubu Opressor

      Máquina de moer talentos! São poucos, mas são chatos e barulhentos!

  • Junior Vinicius

    “E contrataram errado, contrataram o Muricy Ramalho que todo mundo sabe que não gosta de utilizar a base. Esse foi o primeiro erro de planejamento.”
    No Flamengo o Muricy estava usando a base, deu espaço pra Vizeu e confiou no menino como reserva imediato do Guerrero, tornou o Ronaldo reserva imediato do Cuellar, acho que não dá pra rotular o Muricy.

    • Pepe Anjos

      Engano seu pq o Muricy estava reclamando que o Flamengo tinha que contratar um centroavante pra reserva do Guerrero pq era muita pressão pra um garoto. Por isso que o Flamengo trouxe o Damião.

    • Rodrigo Andrade

      O Muricy chegou a escalar o Ederson de centroavante pra não usar o Vizeu.

  • Leticia Maria

    Nossa torcida é carente de titulos e tudo hoje no flamengo toma grandes proporções a pressão a cada ano vem dobrando devido ao cresimento do flamengo e falta de titulos, e isso acaba fazendo a torcida confiar mais em jogadores estrelados com nome que ja foram campeões do que confiar na própria garotada, infelizmente é isso que faz o Flamengo ter medo de usar mt a base. só acho quer ao menos como reservas diretos dos titulares eles deveriam ser mas nem isso são pq hoje são tipo os terceiros reservas.

  • James Howllet

    Neguinho se baseando em Vinícius Jr. e jogando gasolina na base.

    Estão loucos?
    São uns sem noção?
    Deslumbrados com a badalação​ do baby craque?

    Será se não aprendem?!

    Até a afirmação de um jogador demora-se anos e muitas vezes só após os 23…24 anos. São muitos os fatores a corroborar ou quebrar a cara dos entusiastas. O mesmo pode ser dito a respeito daqueles homenageados pela turma deprimida, que vive de reclamar por qualquer coisa. Calma…calma, apoio e críticas no momento e do jeito certo.
    O Fla, por exemplo, a cada década produziu uns dois “novos Zicos”, queimou um monte de Zinhos e distribuiu uns dois Djalminhas.Aliás, vcs sabem com que idade o Galinho estourou?

    Pois é…Muito cuidado com esse imediatismo. Nada garante que Vinícius Jr. seja o gênio esboçado ou que Paquetá torne-se o jogador de várzea a ser dispensado.Lembram do pobre Pintinho? E o Impera, cuja fracassada carreira de lateral esquerdo havia lhe garantido o olho da rua?Eu heim…

    Essa última modinha em comparar todo jogador da base ao nosso atual xodó é completamente sem sentido. Vinícius Jr. possui desempenho aberrante e tomara mesmo que se afirme como tal. Mas…quem disse que a base consegue ou tem a obrigação de formar só jogadores com essas possibilidades? Quantos Zicos a nossa melhor geração possuía? Aliás..o maior Flamengo de todos os tempos possuía umas três safras distintas. Entre o time titular três craques ao menos foram obrigados a mudar de posição!

    Então minha gente, vamos devagar que a máquina de moer promessas do Fla já possui uma reserva de combustível parruda. Com o apito de uma torcida ansiosa embasando o até agora indeciso projeto rubro-negro, a coisa só tende a piorar.

    • Carlos Campos

      Muito bom James…
      Tamu junto.

      • Renato Rasiko

        Meu querido Carlos Campos, ói nóis se encontrando por aki! 🙂

        Também concordo com o cumpadi James, mas o fato é que o medo crônico do Zé impede que os meninos sejam aproveitados da maneira correta e essa maneira é difícil de descobrir se o cara tiver medo. O medo mata a ousadia criativa. A mente de uma pessoa medrosa fica bloqueada pela zona de conforto. Dali ela não sai. O melhor exemplo é ele insistir com o Damião (que já se sabe o que pode entregar e às vezes sai um golzinho) em vez do Vizeu, que pode não dar nada mas também pode arrebentar. É obviamente um jogador com mais repertório, além do fato de ser cria da casa e um ativo do clube, enquanto o outro é um emprestado e muitas vezes imprestável. Já dizem os sábios, Zico entre eles, que tendo qualidade equivalente na base, usa-se a base. O elenco do Flamengo tá inchado desnecessariamente. Pagamos altos salários pra jogadores que não são e/ou não serão usados – como Éderson, Rômulo, Adryan, o próprio Berrío que vai pra reserva do Éverton Ribeiro e, portanto, interromper sua ascensão, e assim por diante -, tendo na base o equivalente e muitas vezes melhor, caso do Vizeu em relação ao Damião, por exemplo, do Léo Duarte com o Vaz e do Ronaldo com o Marcio Araujo. E não seria exagero a comparação do custo-benefício entre Éderson e Paquetá ou Sávio. Qualquer um dos 2 últimos já deu muito mais do que o Éderson, já mostrou competência em fundamentos, técnica e habilidade.

        Enfim, o que me preocupa – e me preocupa mesmo – é a visível incompetência do departamento de futebol do Flamengo. O Rodrigo Caetano não me convence, por mais que eu me esforce. Na verdade a trinca Bandeira-Zé Ricardo-Rodrigo Caetano me irrita só de ouvir. Repare (não é difícil!) o estilo monocórdio com que eles falam! Parecem cientistas explicando como foi a dissecação do cadáver. O Zé Ricardo não faz o básico (e talvez por isso não use a base?) no futebol: escalar os melhores independente de posição. Inisistir com Marcio Araujo tendo Rômulo, Ronaldo e ainda – o melhor deles – o Jean Lucas à disposição, é de uma estupidez inaceitável. E erra quem acha que torcedor não sabe ver o jogo. Ouvir a voz das arquibancadas é, no mínimo, inteligente.

        • James Howllet

          ” ..tendo qualidade equivalente na base, usa-se a base.”

          Perfeito!

        • Carlos Campos

          Grande Confrade !!!
          Concordo contigo !!!
          Grande abraço e Flamengo sempre !!!
          Mengão hoje 2 a 0 !!!

      • James Howllet

        Pois é Carlos, me irrita a atitude da torcida perante a base mas o que incomoda mesmo é o fato de parecer até agora não existir um norte, “pojetu” de aproveitamento consistente das categorias.
        Ok, talvez seja cedo ainda. De qualquer forma…
        Abraços.

        • Carlos Campos

          Enquanto essa Diretoria não ganhar e coroar a administração financeira e institucional com um convincente e histórico título, dificilmente nas grandes competições a garotada não irá ficando pra semente…
          Eles precisam desse cala boca aos críticos do Futebol, inclusive aos mais recentes que aderiram aos apupos dentro das 4 linhas como EU…
          Grande abraço !!!

    • Jose Carlos Andrade

      poderiam apagar o texto da notícia é colocar o seu. Seria muito mais honesto e digno. Parabéns e SRN.

      • James Howllet

        Obrigado.

    • Nelson Jose Castanheira Alves

      O galinho com 21 anos já era titular do time e com 23 seu principal jogador. Será que você torcedor encontra hoje algum jogador da atual safra com esse perfil? Talvez só o Ronaldo e o Vizeu. Prefiro que o treineiro utilize sempre os melhores e mais qualificados do elenco, sem se importar se foi da base ou contratado a peso de ouro. O que não pode é o treineiro vir a público e dizer que passou horas ensinando fundamentos básicos a um jogador de 33 anos (MA) em detrimento de colocar um outro centro campista mais qualificado. Lealdade que beira a burrice.

      • James Howllet

        Pois é…21 e 23.
        Soube também que o Galo penou com Zagallo colocando-nos de centroavante, ponta e o que mais aparecesse he he he…
        Mas a turma que um desempenho precoce e similar para todos.

      • André N Lessa

        Nelson,

        Ao Flamengo basta parar de contratar jogadores para compor o elenco.
        Até porque a maioria dessas contratações é bem fraquinha. Melhor aproveitar a base para essa função.
        Com isso oportunidades de jogo vão aparecer e acaberemos descobrindo se a base tem talento ou não.

        SRN

    • Urubu Opressor

      Falou tudo! SRN
      Tem uns infelizes q só sabem cornetas! Queimam todos! Frustrados!

      • James Howllet

        Oh…

    • André N Lessa

      Concordo James,

      Se me permitir, vou reforçar uma ideia que já compartilhei por aqui:

      Porque não começar a treinar o Paquetá como segundo volante? Ele tem bom passe e, como é meia de origem, sabe se infiltrar entre as linhas defensivas do adversário.

      Ensinar ao Paquetá a marcar só melhorará a visão e leitura tática do jogo.

      Treine com ele também o chute de média distância.

      SRN

      • James Howllet

        André…
        Perfeito esse seu exemplo. Já escutei que ele, inclusive, se destacou em algumas partidas jogando asssim

  • Léo Faria

    Sejamos realistas, tirando Ronaldo e Vizeu, quem poderia ser utilizado com confiança?
    Mateus Sávio não joga nada demais, Paquetá a mesma coisa. Leo Duarte talvez.
    O time que venceu a copinha, individualmente, não era a maravilha que a torcida achava.

    • Urubu Opressor

      Corneta demais! Os moleques vão fazer dois anos de profissionais. Por causa de uns cornetas q nem vc é q a nossa base é queimada e faz sucesso em outros clubes depois! Num fodde!

      • Léo Faria

        A torcida se prende a uma geração queimada ( por medalhões) para falar que a torcida queima jogadores. Depois da geração de JR Baiano, Paulo Nunes, Marcelinho,…quem foi queimado no Flamengo e estourou em outros clubes?

        • Urubu Opressor

          Pois é. Nem terminamos de formar os Moleques pq a torcida queima antes. E outra, prefiro compor elenco com a base q trazer jogador mediano.

  • James Howllet

    Se em 04 gerações distintas o Fla encontrar 04 bons jogadores será bom. Caso entre estes 04 existir um craque, melhor ainda. Se neste mesmo período ainda revelar mais um craque totalizando 05 jogadores capazes de jogar e, em alguns casos, decidir aí então estará ótimo.
    Agora, se revelar um cracaço com possibilidades de gênio… Mas o essencial mesmo é revelar bons e úteis jogadores.

    • Pedreiro do hawaii

      Verdade James, só o que me incomoda é quando a base vai sendo deixada de lado para a contratação e manutenção de jogadores para compor elenco, pois jogadores como o Samir e Jorge só tiveram uma sequencia mesmo em virtude de um excesso de desfalques na posição, senão possivelmente nem seriam aproveitados. Claro que nem todos os jogadores irão se firmar, só acho que os jogadores da base deveriam ter um pouco mais de prioridade antes do clube sair fazendo determinadas contratações.

  • Indian!

    Tirando o Ronaldo pra mim pode emprestar todo mundo

    Menos o Thiago que é titular e claro e Vjr que está vendido

  • Paollo

    Mais uma incoerência do treineiro. Dizem que ele tem uma dívida de gratidão com alguns jogadores, e por isso os mantém no time titular, mesmo em péssima fase. Gratidão ele deveria ter com os garotos da base, que ajudaram ele a subir pro profissional.

  • Pepe Anjos

    A torcida fica pedindo oportunidades pros garotos da base mas quando eles entram reclamam que não jogam nada. A verdade é que muitos tão nem aí pra quem vai entrar , eles só querem que o time vença.

  • Jose Carlos Andrade

    Não tenho essa visão de injustica toda pela base não. Minha opinião é a seguinte, se destacou bota pra jogar. Para mim o grande injustiçado nesse quesito é o Ronaldo e ninguém mais. Jorge e Vinicius Jr formam as maiores vendas da história do clube e isso não é a toa.
    Tem muito torcedor modinha, que põe a culpa da eliminação da Libertadores na nossa base, quando o Matheus Sávio falhou em dois lances e agora vem aqui para defender a base.
    O Fla hoje, com exceção do Ronaldo, não tem na base alguém que faça sombra aos titulares do Fla. Quem fazia sombra, está jogando.
    Tem muito mimimi.
    SRN.

  • Marty Mcfly

    O Zé Ricardo prefere trabalhar meses pra evoluir o Márcio Araújo do que trabalhar pra evoluir o Ronaldo.

  • João Silvester

    “Eu prefiro confiar na base”. O autor da frase se esqueceu que a torcida do Flamengo é a mais exigente do Brasil, quiça do mundo. Após uma série de erros iriam vaiar sem dó essa molecada (vide Mateus Sávio). Então, sem hipocrisia de que a base deveria ser mais utilizada, pois se fosse, a própria torcida minaria os jovens talentos por conta da sua impaciência peculiar.

    • Rodrigo Andrade

      Então fecha a base, já que não pode usá-la e usa os 15 milhões investidos anualmente na base em contratações.

      • João Silvester

        Interprete melhor. Eu não disse que não podemos usar a base, eu disse que não adianta usá-la em qualquer momento sem antes fazer um “estudo de viabilidade”. Ainda citei o exemplo do Mateus Sávio que tinha a “confiança” que o autor do texto falou e que quando errou numa decisão (FLA X SLO) foi vaiado, chegando a chorar de alívio quando fez um gol em partida posterior. Falei simplesmente da EXIGÊNCIA e IMPACIÊNCIA da torcida rubro negra. Nao seja leviano, pois se fosse fechar a base como você quis entender perderíamos a maior revelação (financeiramente falando) do futebol rubro negro nos últimos tempos.

        • Rodrigo Andrade

          A impressão que eu tenho é que não existe momento pra lançar os caras, no Carioca que são o jogos mais fáceis, diziam que não era o momento, ali deviam ter dado oportunidades, mas só botaram eles em poucos jogos e ao lado dos reservas, os reservas são desentrosados.

      • Urubu Opressor

        Falou um dos maiores cornetas daqui… Chorão Du caraio… Num fodde

        • Elvis Presley

          A diferença é que torcemos pelo Flamengo enquanto vc é torcedor de treinador, também conhecida como ricardete.

          • Urubu Opressor

            Ok ok vc não é Flamengo. Vc é vc. Torce pra suas convicções. Não esqueci de vc torcendo pra Chapecoense não! Puxando corinho aqui. Vsf seu lixo. Torce pro fla perder. Te saco bumbum guloso.

        • Rodrigo Andrade

          Uma honra ser respondido por um dos maiores baba ovo du caraio.

          • Urubu Opressor

            Me mama olhando manezao.

          • Rodrigo Andrade

            Não pode criticar o treineiro? Pq vc se assanha toda? Estranho…

          • Urubu Opressor

            Na boa velho. Tu só crítica. Só corneta. Curte o teu time brother. Divirta-se. SRN #pas

          • Rodrigo Andrade

            Faço o que eu quiser, tão fazendo merda, então critico mesmo, vc faz o que quiser, não ligo, e vá se ferrar.

          • Urubu Opressor

            Ok então me mama olhando e ficamos assim. Torcedor lixo.

          • Rodrigo Andrade

            Ricardete escroto.

          • Urubu Opressor

            Vyadinhoo mimizento Du carai. Chorão. Cornetinha.

          • Durvatério O Arretado

            Deve ta dando o cu pra ele. Tem uns caras aqui q sao ridículos mano. Não torcem pro Flamengo torcem pro tecnico. Nem vale a pena.

    • Urubu Opressor

      Exato! Tem uns caras aqui q preferem ver o fla se fu só pra afirmar suas convicções. No jogo contra a Chapecoense eu fiquei chocado com os bumbuns gulosos aqui torcendo pra Chapecoense só pro Zé cair… Isso não é torcedor!

  • Ivan Ivo Costa

    Meu amigo Leo Faria, tem uma gurizada muito boa la quem acompanhou a cozinha sabe disso ex: os dois laterais Morais e o Cléber, jogam de mais sem contar o Cafu

  • Ivan Ivo Costa

    Lucas Silva,também um excelente jogador

  • Tude Lima Rocha

    O Flamengo hoje é um dos clubes que menos utiliza a base. Uns vão dizer que não a espaço no elenco. Será ? Quem será que teria um desempenho pior que o Vaz ? Será que é difícil formar um lateral do nível do Pará ? Ou até do Renê ? A geração de volantes é ótima, vários jogadores aparecendo que sabem marcar e jogar. No Flamengo não tem um? Cafú é pior do que Gabriel ? Rômulo absolutamente fora de forma é melhor que os garotos ? Se realmente for assim e eles tiverem um desempenho pior do que esses quer dizer que a base do Flamengo faz um péssimo trabalho.

  • Marcio

    E o Ze insiste em MA tendo o Ronaldo com um potencial enorme pra crescer Ainda

  • Almir Ribeiro

    Bom… tratamento dado aos destaques da base não anima. Ronaldo, por exemplo, tem muito talento, mas o treinador não dá chances a ele que é da posição do ruim MA. Vizeu não tem chances ele usa Damião e Guerrero…M.Sávio vinha até jogando, mas já saiu e agora joga vez ou outra…Thiago e Vinicius j tem tio mais oportunidades. Como vemos o fato de ter potencial não é certeza de nada. A falta de um planejamento adequado dificulta a vida desses garotos. O Mozer mesmo estava conversando com o Vizeu, que demonstra desânimo por não ter oportunidades…

  • carlos diniz

    Bom dia. Acredito que o próprio autor do texto diria que seria preciso contratar, caso os garotos não correspondessem às expectativas. Deve haver um aproveitamento da base aliada aos bons valores contratados. A reestruturação foi realizada para transformar o FLAMENGO no maior time da América, certo? Apenas 11 podem jogar. A torcida erra, em alguns momentos, em jogar toda a pressão nesses jogadores da base. Empresários estimulam e seus jogadores erram em se considerar “joias” demais para ficar no banco e esperar a oportunidade. E a comissão técnica erra em não aproveitar soluções no elenco, ao invés de insistir nas panelas. Só mudou agora, porque estava nas cordas. Para resumir, muita conversinha e pouco pensamento vencedor. Trabalho em equipe. FLAMENGO acima de todos. SRN

  • Urubu Opressor

    Com essa torcida corneta?! Dá não! Muito neguinho prego nessa internet… Não viram.o disco…

  • Marcio

    Quando o jogador é bom, entra e faz a diferença, posso citar apenas o Vizeu e Vinicius Jr, que entraram e fizeram coisas diferentes, portanto considero jogadores de muito futuro, tanto que o VJ já foi vendido e o Vizeu já recebeu propostas do exterior. Já o Matheus Sávio e o Paquetá, não mostraram ser diferenciados, portanto são apenas medianos, tanto que foram para aquela seleção Sub 20 que fez vergonha, e mesmo daquela seleção fracassada, foram destaques David Neres (já vendido); Vizeu (proposta do exterior); Richarlison (proposta do exterior); Lyanco (vendido); Douglas (em breve estará fora do vasco); Arana (grande revelação na esquerda), enfim, quando o jogador é bom se destaca, portanto não acredito nos nossos jogadores da base citados (Savio; Paquetá; Thiago; Leo Duarte; Thiago Ennes). Já essa nova geração, a de 2000, essa sim, é uma belissima safra, com o Klebinho (LD); Michael (LE); Jean Lucas (Vol – esse joga muito); Vinicius Souza (Vol) e o Lincoln (Ata), sem falar que o Vinicius Jr é dessa geração. SRN

    • Lula

      Concordo… Essa geração de Paquetá & Cia é uma desgraça só. Bando de “filhinhos de papai” que querem fazer escala pra Europa.

    • Racional

      Discordo totalmente. Esses garotos conquistaram a Copa SP 2016 de Juniores. Esses garotos precisam ser colocados aos poucos e não qdo o time precisa de resultados. Eles devem ser tratados como alternativa e não como solução.
      Lembrando que trataram os jogadores campeões da Copa SP 2011 de Juniores como solução, cobrando deles vitórias e títulos como se fossem jogadores consagrados e infelizmente ninguém vingou. A pressão foi enorme.
      Chega de Márcio Araújo, Gabriel, Rafael Vaz todos jogadores medianos que nunca vestiram a camisa da seleção brasileira por serem medianos.
      Se a diretoria não acordar veremos esses jogadores arrebentarem em outros clubes como foi com Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho e outros…..

      • Marcio

        Respeito a sua opinião, mas ser campeão de Sub-20 não é referência de que serão craques, é só ver os jogadores que foram campeões em 2011 citados por você, NENHUM jogador vingou, seja no Fla ou em outro clube, como exemplo Negueba, Adrian, Muralha, César, Frauches, Rafinha, etc, o único que está começando a desempenhar um bom trabalho é o zagueiro Marllon que está na Ponte Preta. Você cita 1990, mas se passaram 27 anos e você cita apenas uma geração, ou melhor, 4 jogadores dessa geração, portanto é muito pouco para um clube tão grande como o nosso. Enfim, reitero a minha posição e não vejo uma geração vitoriosa essa que foi campeã em 2016, mas vejo um melhor aproveitamento de alguns jogadores, seja no Flamengo ou em outros clubes. Já a geração 2000, que é essa próxima do Sub-20, essa sim, tem excelentes jogadores, ficou mais de dois anos sem perder um jogo, ganhando tudo que participaram. SRN

        • Racional

          Marcio, vc não entendeu….se a geração campeã da Copa SP 2011 de Juniores fosse campeã pelo Santos, teríamos no mínimo uns 5 jogadores arrebentando. Foi dado a jogadores medianos como Gabriel, Carlos Eduardo e outros medianos trazidos de fora inúmeras oportunidades. Ninguém no Brasil trabalha melhor a base que o Santos. Falta planejamento no Flamengo. Estes garotos devem ser lançados aos poucos em jogos e competições de pouca importância até adquirirem experiência.
          E posso apontar como um dos grandes problemas a própria torcida do Flamengo: se algum jogador se destaca na base logo é um novo Zico, ou um novo Júnior, ou um novo Leandro, um novo Adílio. Se isto não é pressão meu caro, então nada mais é pressão….
          Têm também a questão dessa máfia de empresários, com o clube estranhamente preferindo os jogadores destes empresários em detrimento de seus próprios jogadores formados em sua base….
          E outra meu amigo, se numa geração de 15 a 20 jogadores novatos, se pelo menos 4 se tornarem jogadores consagrados como os de 1990, então tá de ótimo tamanho!! Só lamento que arrebentaram longe da Gávea, para realmente fazer valer o investimento.
          E infelizmente, se o clube não acordar, perderemos também toda essa geração campeã da Copa SP 2016 de Juniores….iremos ver Léo Duarte, Vizeu, Matheus Sávio, Ronaldo, Lucas Paquetá arrebentando em outros clubes. Todos estes citados acima ou 2 ou 3 destes, o que já será um enorme prejuízo ao clube….
          Abçs e SRN!!!

  • Lula

    Base de merda essa… Não tem um que vá vingar! Tudo chinelinho… Jogadores Nutella criados à base de iogurte e Mclanche Feliz.

  • Elvis Presley

    Fora Zé Bosta!

  • Fernando Barros

    O tecnico pode ser bunitinho pra diretoria,baratinho beleza mas não deveria permanecer no comando poderia voltar para base,ou integrar uma junta administrativa ou qualquer outra coisa,oa novinhos nao tem nível pra jogar com os jogadores que estão ai a não ser os de seleção já que não tem libertadores tem aguardar uma direção fazer ajustes emprestar bota fora etc….