Home Colunas Coluna do Torcedor Coluna do Torcedor: “Vamos pra cima Zé!”

Coluna do Torcedor: “Vamos pra cima Zé!”

1750
82
SHARE

Tenho evitado criticar Zé Ricardo em público no que acho que é seu grande erro. Como isso foi parcialmente resolvido contra o Santos, falo a respeito.

As escalações do Zé primam sempre pelo “defensivismo”.

Quando se tem um meio-campo que sabe jogar e enfiar as bolas, precisamos ter em campo atacantes. E o Zé sempre joga só com um atacante.

Contra o Santos, finalmente jogou com dois, e deu certo. Claro que o Berrío é titular, e, na minha opinião, quando se escala uma porção de meiotas, o time adversário já entra com vantagem psicológica .

Para mim, este nosso elenco é cara de um 4-3-3 clássico, com Márcio Araújo, Éverton Ribeiro e Diego no meio, e Berrío, Guerrero e Vinícius Jr. (Geuvânio) no ataque  .

Claro que o Zé não vai abrir mão do Everton, mas vai ter que abdicar dos dois volantes. Para mim, o Flamengo dos tempos de Arão, Gabriel, Everton e Márcio Araújo chama o adversário demais para cima.

E não podemos deixar de lado a criação do Diego e do Éverton Ribeiro, e nem do Márcio Araújo, incansável na marcação .

Há excesso de bons jogadores, com uma defesa bem melhorada com Réver, Juan e Rhodolfo jogando muito.

Então aí, ousadia total. 3-5-2 , com  Rodinei e Everton de alas, Diego, Márcio Araújo e Éverton Ribeiro; Guerrero e Vinicius Jr.

Muita ousadia?

Zé, quando o time é ofensivo a preocupação muda de lado.

Décio Pereira


Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail redacao@colunadoflamengo.com 

Comentarios

comentário

  • Fabricio Benites

    Ótima visão, é uma opção, mas acho difícil o trauco sair desse time, ele tem uma qualidade diferenciada…

  • Túlio Dória

    Que time mal armado….

  • Diego Oliveira

    Parei do Márcio Araujo…

  • Nick Sousa

    Tem muito torcedor que adotou esse conceito que quanto mais meia e atacante o time é mais ofensivo, e com mais volante é retranca. Eu acho que o meio campo com Márcio e Cuellar tá funcionado muito bem e dando suporte pros jogadores da frente, embora outro jogador pudesse fazer a função do Márcio (não o Arão), mas pra esse time que temos é importante ter um meio campo que marque firme.

  • deco

    parei no marcio araujo incansável na marcação kkkkk

  • Paulo Sérgio

    Achei que era o Vinny Dunga

  • Pablo Wax

    Eu sou um torcedor muito realista, não é porque os resultados finalmente estão aparecendo que agora o Zé Ricardo é um Guardiola da vida, para mim ele ainda é um técnico limitado, creio que no futuro ele será um grande técnico pois demonstra potencial para isso. Na minha visão a única coisa que impede o Zé Ricardo de despontar são seus conceitos imutáveis, ele se prende muito a um estilo de jogar, se prende muito a jogadores que ele tem como “talismãs”, se prende muito a estratégias arriscadas quando o time passa à frente do placar, principalmente contra times grandes. É perceptível que o Flamengo só conseguiu mudar sua maneira de jogar e evoluiu no Brasileirão a partir do momento que houveram mudanças importantes, como a saída do Arão, a saída do Vaz, a saída do Muralha, e também rodagem ali dos laterais, não que tenhamos laterais ruins mas precisávamos de umas mudanças!
    Enfim, pra mim ainda falta uma definição nessa ponta, onde volta e meia atuam Berrío, Vinicius e agora o Everton Ribeiro, isso precisa ser definido logo! E na minha opinião o Everton não deve ser sacado, ele é o motor do time no ataque, tem habilidade, raça, trabalha bem as eficientes triangulações do Flamengo etc, pra mim ele é fundamental no Flamengo hoje, assim como Diego e Guerrero!
    Não tenho opinião formada sobre uma possível escalação com apenas um volante, se fosse há um mês atrás eu diria que era uma loucura pois a defesa do Flamengo era muito limitada, porém com nossa defesa atual que diga-se de passagem passa muita segurança, pode ser viável (dependendo do volante a ser escolhido) essa escalação.

    • Thiago

      Em jogos fora de casa a depender do adversário o flamengo deve manter os dois volantes: cuellar e romulo/ronaldo (MA é horrivel e arão depois da partida de ontem, nao da mais), mas em jogos em casa ou fora contra times menores da sim pra colocar um time com um volante só, com DIego e E.R. fechando a marcação pelo meio (melhor do que colocar eles pra marca lateral) e poe dois pontas rápidos, que nesse caso seriam Berrio e Everton. Geovanio e VJ entraria no segundo tempo, pois pelo desgaste de ter q marcar e atacar, os pontas seriam os primeiros a ter que sair pra evitar lesões.

      • Pablo Wax

        Ótima alternativa!

    • Icaro Castro

      Nem o ZR é um Guardiola, nem o time é o Barcelona. SRN

      • Pablo Wax

        Com certeza, como por exemplo o Muricy teimou em querer que o Flamengo jogasse como o Barcelona sem ter as peças que o Barcelona tinha!

    • Felipe

      Falta ele treinar uma mudança tática durante as partidas, ter jogadas ensaiadas e etc. Esquema dele é um na direita, outro na esquerda e um meia centralizado, porém tem jogadores que podem mudar de função durante a partida e mudar o esquema e assim confundir a defesa, vamos ver algumas alternativas durante o jogos sem fazer substituição:

      Cuellar sabe fazer primeiro e segundo volante, sem falar que sabe enfiar uma bola para deixar os companheiros na cara do gol, ou seja, pode inverter em algumas jogadas posição com Diego e chegar como elemento surpresa na frente.
      Everton pode ir para a lateral e o Trauco ir para o meio, ganharemos velocidade na lateral e mais um bom passador no meio e também pode recuar para meia/ala esquerda um pouco mais recuado ao invés de ponta (isso já faz naturalmente durante o jogo).
      Diego pode virar um ponta esquerda entrando para finalizar com pé invertido e até um volante momentâneo.
      Everton Ribeiro pode jogar na esquerda e centralizado como fez ontem.
      Geuvânio pode jogar na direita e na esquerda durante as partidas, sem falar que sabe fazer ala esquerda e segundo atacante.
      Vinícius Júnior faz as duas pontas e sabe jogar como segundo atacante.
      Berrio além de ponta pode jogar como segundo atacante, ontem fez isso e fez um gol.

      Vejo a necessidade muito grande de ter alguém ao lado do Cuellar que também se movimente sempre para receber a bola, saiba desarmar e tenha bom passe, hoje no elenco só vejo o Rômulo(está bem fisicamente mas sem ritmo de jogo), Arão(precisa parar de achar que é meia ou ponta e passar a fazer o que o Cuellar faz, caiu muito o seu desempenho, tem que ver o que está acontecendo), Ronaldo(tem exatamente as mesmas características do Cuellar, porém o Zé não coloca por ser novo e talvez por preocupação em perder os medalhões)

      • Nick Sousa

        Ontem o flamengo ensaiou em 4-4-2 no primeiro tempo , mas não funcionou muito bem, mas dependendo das circunstâncias é importante ter opções.

      • Pablo Wax

        Concordo em parte com sua opinião, porém na minha visão não creio que seja uma boa colocar o Everton como lateral e subir o Trauco, primeiro que ele jogando de ponta é meio que um segundo lateral mesmo pois ele ajuda muito na marcação, porém ele ajuda na marcação no setor ofensivo se ele ficar de lateral vai ter que ser no defensivo e na minha opinião ele irá se desgastar muito com as idas ao ataque simultaneamente e então perderemos o seu ponto forte que é ser esse motor ofensivamente, porque tirando o Geuvanio que ainda não vi atuar no Flamengo o resto não me passa a mesma segurança de eficiência do Everton. Sem falar no Trauco que de fato é um bom passador mas não rendeu no meio o mesmo que rende na lateral, ofensivamente falando é claro, e também não acho correto improvisar um lateral no meio tendo tantos meias de qualidade no elenco!
        Agora sobre as variações que você falou no meio, concordo precisamos de alguém ao lado de Cuellar, mas não acho uma boa deixar o Diego alternando de volante com o Cuellar, porque de fato o Cuellar é bom passador e pode servir como elemento surpresa, mas o Diego não é bom marcador a ponto de ficar sozinho como volante defensivo, então seria muito arriscado!
        Acho que as variações táticas que você falou realmente são válidas, porém exigiriam um preparo maior do elenco fisicamente e taticamente, o Everton jogando de ponta não consegue ser regular o jogo inteiro então de lateral isso seria pior ainda. O Diego tem uma característica única ali no meio cadência muito bem o jogo e distribui os passes com perfeição, tendo em vista as características dos pontas, acho que o Diego não se encaixaria de ponta, por não ter a velocidade exigida, ele não conseguiria ter a mesma eficiência que tem no meio.
        Acho sim que devem ter variações táticas no decorrer do jogo, mas com jogadores mais versáteis e não com jogadores que são especialistas em funções vitais no time como é o caso do Diego, do Trauco e do Everton que você citou, uma variação interessante e que já deu certo é a do Rodinei na ponta por exemplo e a do próprio Everton Ribeiro que inicia como ponta e fica muitas das vezes solto no campo, por ser bem versátil, Geuvanio também era bem versátil no Santos, atuou de meia ofensivo e de ponta também, mas isso é trabalho do técnico que trabalha com eles e sabe os pontos fortes de cada atleta, ele só não pode ser muito preso em suas convicções tem que ser mais aberto à alternativas diferentes das habituais!

  • Edinho Coriolano

    Você escalou um time de vídeo game,
    Na realidade é diferente

    • Rodrigo Andrade

      Ninguém escala o Márcio Araújo no videogame, NINGUÉM!!!

  • FlaShow

    Marcio araujo incansavel na marcação QUE? kkkkkkkk.. o pior nas estatisticas dos volantes um cara que só “CORRE” .. descobrimos mais um defensor do mito da volancia? kkkkk .. tantos MEIAS bons e habilidosos e o treineiro so sabe jogar no 433 como queiram uns e outros 4231 com esses pontas e seu famoso CHUVEIRINHO BOL..

  • Icaro Castro

    Dá a camisa de goleiro pro Rodolpho pra ele jogar na zaga e no gol. Já estamos sem goleiro mesmo. Usa a vaga para colocar mais um atacante. SRN eheheh

  • Thiago

    Em jogos fora de casa a depender do adversário o flamengo deve manter os dois volantes: cuellar e romulo/ronaldo (MA é horrivel/enganador/ só corre e arão depois da partida de ontem, nao da mais), mas em jogos em casa ou fora contra times menores da sim pra colocar um time com um volante só, com DIego e E.R. fechando a marcação pelo meio (melhor do que colocar eles pra marca lateral) e poe dois pontas rápidos, que nesse caso seriam Berrio e Everton. Geovanio e VJ entraria no segundo tempo, pois pelo desgaste de ter q marcar e atacar, os pontas seriam os primeiros a ter que sair pra evitar lesões.

  • Rodrigo Andrade

    Poxa, o cara escala o Caramujo e ainda pergunta se é muita ousadia kkkkk não, isso não é ousadia, é loucura.

  • Augusto Silva

    no 3 5 2 é o time que todos gostariam de ver. até os antis gostariam de ver esse time

    • PANDA!

      Não acredito que estou lendo isso…
      Só temos zagueiros lentos. Quem seria o seu trio na zaga? Juan, Rever e Rhodolfo?

  • Augusto Silva

    acho a implicancia com MA sem fundamento. o time tem jogado bem sem tomar sustos com solidez defensiva e fazendo gols.

    • BVZ (VJ será maior que Pelé)

      A média de roubadas de bola dele no Brasileiro é de 2 por partida. E Cuéllar 7.

      • joão dias

        Kkkkkkkk cuellar 7 roubadas de bola????? Kkkk 2.5.. que covarde

  • Big.

    Thiago
    Jucilei (Pará) – Rever (Juan) – Rodolpho (Vaz – por falta de opção) – Trauco (Renê)
    Romulo (Ronaldo) – Cuellar (Arão – por falta de opção)
    Diego ( Mancu) – Everton Ribeiro (Edérson) – Everton (Berrio)
    Guerrero ( Vizeu)

    Pra mim, esse é o time com seus reservas imediatos, podendo mudar, dependendo do jogo, a formação.

    • joão dias

      Jucilei?

    • James Drisck

      Uai…Até ontem o Jucilei era do São Paulo ou eu estou desatualizado ?

  • Elias

    Estamos precisando renovar um pouco os colunistas. Sinceramente tenho visto uns textos meio sem noção aqui. Me contrata também como colunista!!!! rs

    • BVZ (VJ será maior que Pelé)

      “Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail redacao@colunadoflamengo.com

      • James Drisck

        lkkkkkkkkkkkkkk….eita !!!

    • James Drisck

      Tomou destraido !!!

  • Luiz Carlos

    Eu gostaria de saber de algum colunista ou qualquer outro torcedor e até mesmo jornalista, quem disse que pra marcar bem é preciso de um Marcio Araujo, só queria que me respondessem isso?!?

    • Thiago

      E o pior, ele so serve pro flamengo kkkkk se vc perguntar a qualquer comentaristas, ele nao seria titular em nenhum time grande hoje do brasil.

      • Nick Sousa

        Teoricamente, pela qualidade técnica e pelas outras opções, o massaraújo não seria titular no flamengo também, mas ele é, então quem garante que ele não seria em outro lugar também? Rsrsrs.

        • DefendaSeuDinheiro

          Fato!!

      • Douglas Galvão

        Nem da série D.

      • joão dias

        Em muitos times. Está vendo poucos jogos. Comentaristas sempre o defendem. E vcs pixotam. Quem está certo? O especialista ou vc?

  • Dieki

    “Zé, quando o time é ofensivo a preocupação muda de lado.”

    Melhor frase do texto.

  • PANDA!

    Ressuscitando 3-5-2? Tá loco?

    • Francis Souza

      Já pensou …. Rever(32 anos) – Juan(38 anos) – Rhodolfo(30 anos) … correndo sozinhos na zaga…. 30 minutos do primeiro tempo já tem cartão pra todo mundo

      • PANDA!

        Putz.

      • DefendaSeuDinheiro

        Ststrsrr,mas os alas ajudam na marcação

  • André Luiz

    O Flamengo tem que conversar com o técnico da seleção peruana para que ele não convoque mais o Trauco e também dar um jeito para que ele não se machuque de jeito nenhum porque,se ele se machucar,o substituto…

  • Rafael Rodrigues

    Parei de ler quando o cara defendeu a escalação do Márcio Araújo. Tudo que o Márcio Araújo faz, o Cuellar faz melhor. Os números mostram isso. Marca melhor, rouba mais bolas, passa com mais efetividade e objetividade. Já deu pro Marcinho do ZéRo.

    • joão dias

      Não é assim não. Cuellar ainda erra muitos passes bobos. Mas tem muito a evoluir.

  • PANDA!

    Esse camarada tá jogando muito Brasfoot… 3-5-2 precisa de zagueiros velozes e volantes inteligentes na marcação. Temos Juan e Caramujo, acha mesmo que iria dar certo?

  • PANDA!

    Apaga esse post que ainda dá tempo!

  • Daniel Silva

    ONTEM SÓ FIQUEI CHATEADO PORQUE ELE NÃO ESCALOU O RÔMULO, PRETENDENDO O MORTO DO ARÃO, QUE FINALMENTE MOSTROU QUE NAO SERVE NEM PRA LIMPAR A CHUTEIRA DO ARAUJO, ONTEM TEVE UMA PÍFIA ATUAÇÃO NOVAMENTE

  • Tiago Monte Mór

    Parei de ler no Marcio Araújo. Tendo Cuellar e outros mais na posição você me fala MA titular?? Parei…Até concordo com o restante da escalação. SRN

    • James Drisck

      Tiago, entenda de uma vez que Cuellar não disputa vaga com Marcio Araujo e sim com Arão.

  • Fábio L. Souza

    Você quis dizer. Cuellar no lugar do Massaraujo Né?

  • Wagner Alves

    Márcio Araújo agora é colunista também?

    O cara até começou bem mas viajou na escalação e formação.

    • juliano

      Esse colunista deve ser pai do Marujo

  • DefendaSeuDinheiro

    Boas ideias,mas neste time não tem vaga pra VJr, só banco pra entrar em segundo tempo.

  • FILIPE SURF

    THIAGO (GOL), REVE RODOLFHO (ZAG), TRAUCO, PARA(LAT), CUELLAR (VOL), DIEGO (MEIA), EVERTON, ER7 (ALAS) , VINICIUS JR, GUERRERO (ATC). 4-4-2
    POSSE DE BOLA, PODER OFENSIVO, BOA RECOMPOSIÇÃO, BOM PASSE NA SAIDA, CONTRA-ATAQUE VELOZ. DARIA PRA ARRISCAR .

    • Klaiver Costa

      E 4-1-3-2

  • Urubu Opressor

    Gosto de ppk rosadinha!

  • Luciano Henrique Santos

    Márcio Araújo incansável na marcação? Você esta vendo que jogos do Flamengo?

    • joão dias

      Os que estão acontecendo. É isso mesmo

  • juliano

    Brinca não colunista, o Cuellar não é nenhum primor mais ta mostrando em campo sua superioridade em relação ao MA. Ja basta o Zé Lealdade ser apaixonado nesse caneludo, agora vem colunista apoiar a escalação incondicional do volante esforçado. Fica com muita graça com o Marujo não que o Zé tem ciúmes dele heim.

  • juliano

    É por isso que o Zé não aprende e não evolui nunca. Tem sempre um colunista apoiando as teimosias dele quando o time vence. Não é porque vem vencendo que o treinador esta certo, com esse elenco do Flamengo até minha filha de 4 anos vence, o que queremos é que se extraia o máximo do elenco e o Zé Panela ta bem longe de fazer isso.

    • Pablo Caiado

      eh por isso mesmo.
      O Ze entra aqui, le a materia e diz:

      “opa! tem colunista da coluna do flamengo me apoiando! vou continuar entao!”

      ahuahuahuhauhauhauhauhuah

      • Jonatan Pereira

        Ao contrário. Ele nem entra. Se entrar vai constatar o óbvio. O torcedor é passional. Não pensa com a cabeça, mas com o coração. Então ele vê que, se for atender a todos os pedidos, seguir escalações que são postadas aqui, ele não vai agradar a ninguém e nem chegar a lugar nenhum. É na hora que ser errado, quem vai perder o emprego vai ser ele. Os apaixonados vão continuar aqui, no mesmo lugar, ninguém vai perder o emprego junto com ele. Então ele faz a coisa mais sensata. Não agrada a ninguém. Continua com as suas convicções. Se perder, que seja com os erros dele, e não com os dos outros. Gostem disso ou não

        • juliano

          Então meu amigo ele só prova que não entende nada de futebol, que seu discurso de ser leal aos jogadores vale mais que sua própria carreira. O MA é esforçado e só, existem no elenco pelo menos 3 jogadores melhores que ele. Na minha concepção e na da grande maioria quem não pensa não entende de futebol.SRN.

          • joão dias

            Não se julgue assim. O flamengo está muito bem em 2017. 4 derrotas em 41 jogos.

          • James Drisck

            Ainda bem que voce não é técnico de futebol e muito menos do CRF.

        • joão dias

          Perfeito!!!

        • James Drisck

          Falou tudo !! Exatamente isso.

      • Klaiver Costa

        Kkkkkkkk

      • James Drisck

        Não só da Coluna, Pablo, e sim mais de 60% do Flamenguistas gostam do trabalho do treinador.

        • joão dias

          Os modinhas piram.kkkk zé está fazendo um ótimo trabalho.

          • Kleider Kennedy

            João, Criei 1 grupo no whats, do Fla (enchi saco dos q tava, virou palco pra esculhambar técnico e time). Procuro + alguns membros com BOM SENSO! Compartilhar notícias, imagens, vídeos, gifs, discussões, enquetes, meme nos rivais, humor, crítica JUSTA e apoio. Só futebol e Fla.
            OBS: Fugindo dos corneteiros q atira pra todo lado, discorda d tudo sem critério ou entendimento, ou fanático d+.
            Não é alguma derrota q faz do time ou técnico ruins. Se apoia o time, o TÉCNICO, a ADM, SOMENTE quem for deste perfil, chama lá, se identifica… 77 981229029. SRN

        • Pablo Caiado

          eu sou um deles.
          deixem o cara trabalhar!

          • Kleider Kennedy

            Pablo, Criei 1 grupo no whats, do Fla (enchi saco dos q tava, virou palco pra esculhambar técnico e time). Procuro + alguns membros com BOM SENSO! Compartilhar notícias, imagens, vídeos, gifs, discussões, enquetes, meme nos rivais, humor, crítica JUSTA e apoio. Só futebol e Fla.
            OBS: Fugindo dos corneteiros q atira pra todo lado, discorda d tudo sem critério ou entendimento, ou fanático d+.
            Não é alguma derrota q faz do time ou técnico ruins. Se apoia o time, o TÉCNICO, a ADM, SOMENTE quem for deste perfil, chama lá 77 981229029. SRN

          • Pablo Caiado

            Opa!
            Blz Kleider, vou lá !
            Abracao!

  • Rafael Freitas

    Márcio Araujo é um cara útil, mas longe de ser essencial. Basta olhar os números do Cuellar nas últimas apresentações, a diferença é enorme.
    Concordo que o time deveria jogar com apenas um volante, seja 4-3-3 ou 4-5-1, teríamos dois meais com mais habilidade e dois meias/atacantes mais contundentes, mas acima de tudo precisamos de mais bolas trabalhadas no chão!

    • joão dias

      Não é enorme a diferença. 6 roubadas do cuellar e 5 do Ma no último jogo. Não entendo essa insistência em denegrir o Ma.

      • Rafael Freitas

        Se comparar só o último jogo e só os números, Flamengo deu baile no Palestino e Damião precisa ir pra seleção brasileira. O Cuellar tem mais desarmes e somente metade da quantidade de jogos do MA e sua média de passes é melhor também, logo ele possui números muito melhores.

    • James Drisck

      Rafael, entenda que Cuellar joga na posição do Arão e não do Marcio Araujo.

      • Rafael Freitas

        Na verdade não, repare que quem sai mais como segundo volante hoje é o MA

      • Rafael Freitas

        Voltei só pra dizer. É mesmo?