Home Colunas A base não pode ser esquecida

A base não pode ser esquecida

2144
78
SHARE

É notório o sucesso da gestão Eduardo Bandeira de Mello, quando se trata do plano de reestruturação financeira do clube. Hoje, 13 de julho de 2017 o Flamengo é protagonista no futebol brasileiro em relação à contratação de jogadores. A chegada de Éverton Ribeiro e Geuvânio à Gavéa ao invés de retornarem para Cruzeiro e Santos, respectivamente, é um exemplo claro disso.

Com o time cada vez mais encorpado, o espaço da base que já era pequeno, rareou de vez. O que é uma pena, pois agora, o elenco possui vários jogadores de nome, sendo assim os meninos não terão a responsabilidade de ter que resolver os jogos. Desculpa essa que foi muito utilizada pra eles não serem aproveitados antes.

O desenvolvimento de um jogador só será feito com experiências dentro de campo, e os meninos só irão se desenvolver com rodagem, e diferentes desafios. Logicamente, não os pedimos de titulares, mas sim, que tenham mais minutos em campos, e gradativamente o clube terá que gastar menos dinheiro para contratar jogadores para compor elenco, podendo ainda lucrar mais com uma possíveis vendas.

Hoje, todos são a última opção em suas respectivas posições, apesar do time ainda ter alguns titulares questionáveis. Com a sequência de vitórias é normal que se esqueça um pouco de certos apelos mas o Flamengo, principalmente, pela sua história, deveria aproveitar melhor esse patrimônio que é a sua categoria de base.

Saudações RN

Por: Wesley Paulo

Comentarios

comentário

  • André N Lessa

    Wesley,

    Eu penso da seguinte forma:

    A menos que algum titular se machuque – como foi no caso do jogo contra o Vasco – a base está sendo preparada para o ano que vem.

    Eu também gostaria de ver o Ronaldo em campo, Vizeu com mais oportunidades, etc.

    O que o Flamengo não deveria mais fazer é contratar jogador para compor elenco ou aceitar imposição de empresário para trazer contra pesos em alguma contratação de maior impacto (leia-se estilo ER7).

    A base tem de ser, no mínimo, a fonte de composição do elenco. Com sorte vamos ter bons jogadores sendo revelados.

    Mesmo entendendo a insatisfação da base, veja que se o Vizeu fosse a primeira opção da reserva do Guerrero, provavelmente, ele estaria saindo nessa janela de transferência pois foi isso o que aconteceu com praticamente todo o time sub-20 do Brasil que disputou o Sul Americano. Então teremos Vizeu para o ano que vem. Só que tem jogar.

    SRN

    • Junior Vinicius

      Caramba, de novo ano que vem? Esses moleques foram campeões em 2016, o discursos é que 2016 iriam se adaptar e 2017 seriam de fatos utilizados. Estão queimando essa geração.

      • Ramon Fonseca

        Concordo com você, Junior Vinicius!
        Ano que vem já tem outra geração com idade estourada, não podendo mais jogar no Sub-20.
        Teremos os zagueiros Dener (05/10/1997) e Rafael (02/02/1998), o lateral esquerdo Moraes (03/10/1997), o volante Hugo Moura (03/01/1998) e o meia Patrick (09/03/1998).

        • Junior Vinicius

          Estão atrasando cada dia mais a categoria de base…

      • André N Lessa

        Eu concordo com você Júnior.

        Só que vendo o que foi feito até agora no ano, me parece que infelizmente só ano que vem mesmo para começar desde a pré temporada os ajustes,

        Dentre esses ajustes, eu testaria o Paquetá como segundo volante.

        SRN

        • Junior Vinicius

          Se fosse pra encaixar um volante seria o Ronaldo com certeza, e a ainda tem o Jean Lucas que joga em todas as posições do meio campo.

          • André N Lessa

            Júnior,

            Eu gostaria muito que tivéssemos mais opções de transição com passe vertical.

            O Jean Lucas eu não conheço. Tomara que seja mais uma grata surpresa.

            SRN

          • Junior Vinicius

            Mais aí depende do posicionamento né, olha que o Corinthians sempre se projeta a frente a partir da movimentação, não fica um do lado do outro.

          • Junior Vinicius

            É só ver os gols e jogadas do sub 20, ele participa sempre.

  • Victor Hugo

    Sendo sincero.Infelizmente no Brasil,o uso da base,a não ser em caso de jogadores excepcionais que já entram resolvendo,é sinônimo de falta de dinheiro.A cultura aqui é essa.Fluminense é o maior exemplo disso visto que foi de um extremo ao outro.Quando eles tinham a UNIMED como patrocinadora estilo a Crefisa no Palmeiras,quem daqueles times que foram campeões brasileiro era da base de xerém?Ninguém.Bastou a realidade financeira ser outra que eles começaram a utilizar os jovens.
    Acho que isso está muito relacionado a nossa cultura de resultados imediatos.A torcida ta sempre cobrando que o time seja uma seleção e se tiver grana pra contratar então…já era para os jovens.No Flamengo temos um meio repleto de estrelas ou jogadores que já foram ou são selecionáveis.Onde encaixar o Paquetá e o Ronaldo aí por exemplo?No ataque prefeririam trazer o Geuvânio a 500 mil por mês o que na minha visão é um absurdo.Ganhou o que na vida esse cara para vir recebendo com status de grande contratação??Nada…no Santos era um jogador mediano mas o imediatismo para quem tem grana fala mais alto…como o Vinicius Jr terá chance se tem um cara que custa 500 mil no banco??Lembrando em especial esse garoto que tem apenas 17 anos e já foi vendido pro Real,que pediu p jogar mais um ano no Fla pois sonhava em conquistar títulos com a nossa camisa.A verdade é que não adiantar reclamar…a culpa é de nós mesmo que fazemos pressão por um seleção,da nossa cultura.

    • Junior Vinicius

      Onde encaixar o Ronaldo? Bem simples no lugar do Márcio Araújo.
      Léo Duarte tem mais potencial que o Rafael Vaz, ainda assim não joga.
      Jean Lucas do sub 20 está voando, é outro que poderia tranquilamente jogar na vaga do MA.

  • Levi do nascimento

    Hoje, o único questionável é M.Araujo. Para o titular não há vaga. FATO.

  • PlayerLEL

    primeiramente
    Sr. rodrigo caetano avisou que um dos objetivos principais do ano
    seria a melhor utilização das categorias de base
    mas fomos pegos “de surpresa” com a eliminação da libertadores….
    a diretoria se viu forçada trazer no meio do ano alguns reforços que de certa forma
    poucos aqui vão questionar… o que acabaram por preencher o espaço que era destinado a base….

    • Junior Vinicius

      Pego de surpresa? Obviamente na libertadores nenhum jogador da base iria ter alguma sequência, e teriam oportunidade se alguém se lesionasse e o substituto natural estivesse suspenso ou coisa do tipo.
      O que a não eliminação mudaria em relação ao Ronaldo está sendo preterido ao MA, o Léo Duarte ao Rafael Vaz.
      O discurso de toda diretoria em relação a base é sempre contraditório ao que eles fazem.

      • PlayerLEL

        mano, vão trazer um novo goleiro agora, e o thiago?
        trouxeram outro zagueiro e o léo duarte?
        trouxeram outros 2 meias abertos ou pontas e o m savio? paquetá? e o vini jr?
        entende o que eu disse?

        • Junior Vinicius

          Mas não trouxeram porque caímos na libertadores, já faziam essa sacanagem com os meninos independente da libertadores, eu não acredito nesse trabalho que estão fazendo com a base.

          • PlayerLEL

            mas o m savio jogou a liberta….

  • Ramon Fonseca

    Zé “Retardado” quando teve a oportunidade de colocar a garotada, não o fez. Falo exclusivamente do campeonato carioca, contra os “poderosíssimos” Nova Iguaçu, Resende, Portuguesa e outros.
    O cara que sempre trabalhou na base, foi campeão da copinha com eles, mas agora só pensa no próprio bolso e no medo de perder o emprego.
    Mas ainda dá tempo de utilizá-los esse ano.
    Temos a Primeira Liga, um campeonato fracassado, que não serve pra nada. Próximo jogo é contra o Paraná que está fazendo uma campanha mediana na série B.
    Temos o jogo de volta da Sulamericana, já que ganhamos fora do Palestino por 5×2.
    Léo Duarte, Ronaldo, Matheus Sávio, Lucas Paquetá, Vinícius Júnior e Felipe Vizeu pedem passagem.

  • J M

    Mas a verdade, infelizmente, é que nem a diretoria nem a torcida confia na base. O thiago jogou 3 jogos e ja tinha gente dizendo que ele era fraco. Um monte de gente falava que o precisa contratar um zagueiro ai o RC foi la e contratou um zagueiro, mas e o leo duarte? nem cosideram o garoto.

    A solução é sempre contratar, a torcida ta sempre pedindo contratação ninguém pensa nos garotos da base, ninguem confia neles.

  • Silvio Simões

    Treinando com os profissionais estão Tiago , Cesar e Gabriel Batista .Goleiros , Lateral , Tiago Ennes emprestado para ganhar experiência . Leo Duarte Zaqueiro se machucou no jogo contra o Vasco, Rafael Dumas emprestado para ganhar experiência , Lateral Moraes, Junior treinando com os profissionais , Meia Ronaldo treinando e jogando nos profissionais , Mateus Savio está sempre no banco e jogando , Cafu jogou várias partidas agora foi emprestado Filipe Vizeu treinando e jogando com os Profissionais , Tiago Santos voltando de contusão e Vinicius Junior treinando e jogando com os profissionais para ganhae experiência, com Diego , Guerreiro , Damião , Everton Ribeiro , Everton , Geuvanio e outros , agora tem que se destacar e pedir passagem sem querer agradar ninguém. Avante Mengao

  • Junior Vinicius

    O clube investe tanto dinheiro nas categorias de base, pra ser simplesmente ignorada quando os jogadores chegam ao profissional, contrataram uma empresa pra reformular a condução da categoria de base pra que? Se não jogarem não faz o menor sentido.
    Rafael Vaz é um jogador que já falhou diversas vezes, ainda assim está a frente do Léo Duarte sem o menor critério técnico pra isso.
    Márcio Araújo é o pior jogador do elenco, aos 32 anos tem treino específico pra EVOLUIR em passe pra frente, porque nessa idade ele não sabe fazer isso, enquanto o Ronaldo não vai nem pra o banco da equipe.
    Muralha precisou entregar vários jogos pra ir pra o banco.

    • Tyler thig

      É ridícula e uma falta de respeito com a torcida a atenção e prestígio que o Zé panela dá ao caramujo

      • Junior Vinicius

        O problema vai além do Zé Ricardo,essa diretoria é bastante culpada tbm

    • PlayerLEL

      as principais posições dentro de campo que “valeria ter jogador da base” é na lateral, na zaga e volante de resto tem que ser jogador experiente mesmo SRN

      • Junior Vinicius

        Concordo.
        Mas tem uma coisa que precisa também acontecer, é a garotada ser reserva imediato dos titulares.

        • PlayerLEL

          não acho, em algumas posições sim mas em outras não
          pq e se os titulares não resolvem? rsrs acho que vc entendeu
          teriam que ser nível vini jr pra deixar no banco
          pra vc ter uma ideia vini jr nem no banco está….

          • Junior Vinicius

            O que só mostra o despreparo do treinador, Vinícius Jr deveria no mínimo está no banco.

          • PlayerLEL

            pois é mas vai tirar quem do banco? vizeu? geuvanio? conca?

          • Junior Vinicius

            Aguardo a lista dos relacionados para o banco

          • Junior Vinicius

            Ederson, Arão ou Mancuello poderiam está fora dessa lista e não o Vinícius Jr.

  • Victor Fischer

    Verdades sejam ditas: 1º) – se o FLAMENGO quiser ser campeão tem que ganhar dos gambás no turno e no returno! Tem que meter gol desde o início e jogar pra ganhar de todo mundo se quiser ser campeão!
    2º) – O Vasco
    3º) – As Pepas jogaram sem vontade e foram ridicularizados em casa; Okja não tem time e nem mundial…

    • Nick Sousa

      Só estou lembrando agora do endeusamento do Cuca que fizeram.

    • Renatocr

      Não é pra tanto. Empatar com os gambá lá, é um bom resultado. O Curinca perderá pro Gaylo e FlorminenC. Times menores, irão se fechar contra o corinthians, ex: Atl PR e Avaí. Seria uma boa surpresa, eles conseguirem um empate. Flamengo tem que chegar no final do 1o turno, com 5 pontos atrás. E recuperar no 2o turno. PS: O Flamengo não vai ganhar todos os jogos…

  • Francis Souza

    Sempre foi muito dificil a base ser usada no Flamengo
    O ultimo com destaque foi o Jorge que teve que ver Thallyson(invenção do Luxa), Anderson Pico, Armero jogarem antes de ter chances de verdade… entrou pq aconteceu de não ter ninguém disponível e ganhou a posição

    Eu não sei o que o Ronaldo fez pra não ter chances, porque Romulo e Arão já gastaram muitas chances e o Ronaldo sempre que entrou foi bem; MA tem carta branca com o Zé então não adianta falar dele
    O Leo Duarte é outro caso meio estranho, o Vaz faz bons jogos mais jogos tristes, então pelo menos algumas chances o Leo deveria ter sem precisar um ter dor de barriga e os outros machucarem
    O Vizeu devia ser a primeira opção de reserva no começo, não foi e agora é justo o Damião ser o primeiro reserva, então espero que o Vizeu comece a correr nível MA nos treinos pra recuperar espaço
    O Renê veio só pra roubar vaga de alguém da base pq bola ele não trouxe

    Agora a base sempre se paga com sobras com as vendas, mas fica sempre a esperança de que se pague tecnicamente no time também

    • Junior Vinicius

      Concordo com você.

  • Jhon silva

    O principal culpado por a base não da certo somos nós torcedores, não adianta ficar aqui terceirizando a culpa pra Zé Ricardo, Luxemburgo, Joel e tantos outros que passaram, culpando o Bandeira, o Caetano, quando na verdade a nossa torcida é sem paciência e passa pouca confiança aos garotos, quer exemplo todos os utilizados esse ano recebeu inumeras criticas inclusive de minha parte, até o garoto que completou 17 anos agr nego desse o sarrafo, então não adianta ficar culpando ngm.

    • Junior Vinicius

      Se essa lógica funcionasse Gabriel e Márcio Araújo não jogariam, afinal a gente critica eles pra k7, e ninguém confia neles.

  • Leonardo Campos

    Mano, isso deve ser depressão, deve ser uma galera q não sabe o que é trabalhar pra conseguir as coisas. Ficam apenas no teclado falando merda. Nao é possivel que tenha gente reclamando do time que o Flamengo ta montando. Tem que ver um médico galera. Eu nunca estive tão animado com um elenco do Flamengo. A base tem que mostrar que merece. Vc prefere Paquetá treinando com ER7, Diego e Conca, ou com Gabriel e Alan Patrick? Esses moleques estão tendo a oportunidade de uma vida!! Mesma coisa que vc trabalhar com um mestre na sua área. Quanto ao carioca, o Ze queria ganhar de qualquer jeito, uma questão pessoal dele. Entendo numa boa ele perseguir esse primeiro título. Não tenho pena de jogador. Ganham muito bem e devem ser usados quando o time precisar. Qualquer um deles que ficar de mimimi não entende a oportunidade que estão tendo.

    • Francis Souza

      Existe os dois lados que devem ser pensados
      Realmente tem gente que acha que qualquer um da base tem que ter vaga, hoje nem o principal da base Vinicius Jr. tem vaga pq tem jogador melhor e mais preparado que ele no time
      Mas existem as incoerências, o Gabriel até hoje rouba vaga de alguém da base sendo que o Gabriel teve contrato renovado esse ano, como se explica isso

      A base faz parte de todos os clubes do mundo, mas tem que saber usar com inteligencia… O que faz a base diferente é que uma base forte pode fazer uma diferença financeira absurda, o Everton Ribeiro hoje tá em campo graças a base que revelou o Vinicius Jr.

  • Wellington

    Esses garotos tem que ser emprestado para algum desses times de menor investimento da série A, eles precisam jogar mais e seria muito bom ver eles se destacando em um Atlético-Go, Vitoria..

    • Francis Souza

      Já deu muito errado isso no passado
      Mandar o menino pra um time desse não é garantia que ele chegue pra ser titular, ai é pior, o menino muda de estado tem que se adaptar a muita coisa e pode não conseguir jogar… não é fácil com 18-20 anos praticamente começar uma vida nova
      A estrutura de treino desses times podem ser bem precárias
      E tem que avaliar se é melhor treinar ao lado do Diego, ER, Guerrero ou ir pra um time pequeno

      O Vizeu quase foi pra Ponte, será que seria titular no lugar do Lucca?

      • DefendaSeuDinheiro

        SERIA COMPANHEIRO DE ATAQUE DO LUCCA EM VÁRIOS JOGOS, POIS o sheik quase não joga fora de casa,

      • Wellington

        Coloca uma cláusula no contrato dizendo que ele deve jogar no mínimo 50% das partidas ou o clube paga multa.

        • Glauco

          Quando consegue emprestar é para times da série B e C e mesmo assim muitas vezes eles não conseguem ser regulares suficiente para jogar com frequência, vocês acha mesmo que algum time da série A aceitaria uma cláusula dessas?

          • Wellington

            Atlético-Go, vitória, até ponte preta com o Vizeu, aceitaria sim. Times grandes aceitam isso de empresários acha que esses pequenos não aceitariam uma jovem promessa nessas condições? Acho que o Flamengo deveria ao menos tentar, depois que assinarem o contrato é problema deles!

          • Glauco

            Vizeu, ok, e o resto? Alguém aceitaria?
            Mas nós precisamos de Vizeu, não podemos ficar só com 2 centroavantes sabendo que um deles é frequentemente convocado para a seleção e ainda tem a questão dos cartões amarelos.

          • Wellington

            Eu acredito que sim, times pequenos não tem poder para investir, mas só saberemos se a diretoria tentar. Até o fim do ano se o Vizeu jogar 3 jogos vai ser muito, ele está perdendo tempo no Flamengo.

        • Tiago Bianchini

          A gente teve o caso do Douglas Baggio que fez 500 gols na base e depois não conseguia ficar nem no banco do Luverdense… o Nixon que engrenou alguns jogos no Fla e também não conseguia jogar no América/MG, o Dumas que era tido como promissor e foi parar na reserva de um time da Índia. O Renan Pantera que ninguém mais sabe onde foi parar… o Rafinha que arrebentou num carioquinha e depois sumiu na Tailândia… Infelizmente, a diferença entre o que o cara faz na base e no profissional é gritante… Talvez seria o caso de achar um clube-satélite no ES ou DF, montar um time só de “bases do Flamengo” e colocar comissão técnica rubro-negra, fazer todos jogarem e ver no que ia dar…

  • DefendaSeuDinheiro

    a base já está sendo bem representada pelo thiago, titular, e sávio, titular em alguns jogos e entrou no decorrer de outros.
    vizeu tb vem entrando em alguns jogos.
    ronaldo, este merecia jogar muito mais, e paquetá é o que menos merece jogar, ainda acho muito fraco fisicamente, mas é bom tecnicamente.
    vjr só subiu pro profissional por causa do real madri, mas poderia ser titular na primeira liga.
    no principal acho difícil ele jogar de novo com everton voando e geuvânio chegando cheio de apetite, além do ederson que tb pode jogar ali na posição.

  • Gomes Fla

    O Fla precisa montar um time B. De que forma isso se dá na Europa, existem competições para o Barcelona B, por exemplo ou são amistosos?

    • Robson Levy

      Os times B não podem disputar a mesma divisão do principal, somente. Então ao criar o time B do Flamengo dificilmente disputaria algum brasileirão de série alguma pq a forma de classificação para a última divisão é através do estadual. Como os dois não poderiam disputar a mesma série no carioquinha o time B do Mengão deveria ter sede em outro estado e ir galgando o estadual local para poder ter acesso ao brasileirão série D. O ES séria uma excelente alternativa!

  • nico

    VAI SER A PROVA DE FOGO PRO ZÉ RUELA, VAI PRECISAR DE ALTERNATIVAS, SURPREENDER O ADVERSARIO, EM CASA NÃO PODE SE DAR O DIREITO DE PENSAR EM EMPATAR, QUEM DIRÁ PERDER, JAMAIS VAI PODER RECUAR O TIME, E ACHAR QUE 1 X 0 JA TA GARANTIDO, SEMPRE DEFENDER, E ATACAR,ATACAR, MANTER O RITMO…VIU QUE O TIME CAIU DE PRODUÇÃO? MUDA, TEM ELENCO POHA…. NÃO FAZ MERDA ZÉ RICARDO.. PERDER ESSE TITULO PRO CORINTHIANS, VAZA DO RIO, SE APOSENTA !!

    • Marcos Giovanni

      Vaza tu xarope…

      • nico

        ae seu fdp, leva o zé pra casa arrombado !1

        • Marcos Giovanni

          Vaza. Já encheu…

  • Pedro Reis

    Concordo…..

    Depois da nossa linda torcida a Base é sem duvida alguma o maior patrimônio do Flamengo a qual deve ser tratada com mais carinho.
    Felizmente estamos melhorando as estruturas para melhor atender nossa base mais ainda é pouco…
    Cabe ao nosso setor de futebol e comissão tecnica estudar melhores formas de aproveitar a base. Nosso time usa muito pouco o potencial que tem, nossa geração é campeã na base e com isso merece mais visibilidades…

    Vemos Arana no Corintihians, varios jogadores do Flu e do santos que quando disputaram jogos com a base do Mengão nao foram pareo para nossos jogadores mais novos, da pra concluir que temos potencial para melhor explorar esses jogadores…

    Leo Duarte, Ronaldo, Paqueta, Vizeu, Vinicius Jr são so alguns exemplos, não é facil mas o Flamengo tem que voltar seu olho pra esse Patrimonio nosso.

  • João Felipe Moraes

    Time com grandes contratações não tem como usar a base.

    • Wagner Alves

      Fala isso pro real madri, que todo jogo, inclusive final de liga dos campeões coloca a base pra jogar nas substituições.

      • Tiago Bianchini

        O Flamengo também coloca a base nas substituições, e a torcida já pegou no pé de vários meninos desde então. A diferença é que se alguém da base do Real falha numa Champions, ninguém pede a cabeça do menino. Já aqui, bastou o Matheus Sávio errar uma na Libertadores que já tinha “torcedor” querendo mandar ele embora.

  • WORLD MUSIC

    Coloca pra jogar a primeira liga e alguns jogos com placar definido.

  • Luis Henrique O Mattos

    Até hj, exceto Jorge, não vi um jogador da base entrar e ganhar a posição na bola. Então para com essa palhaçada que o Flamengo precisa vencer. SRN!!!

    • Yan Balduino

      Até hoje, exceto Jorge, jamais vi um jogador da base ter um sequência mínima de três como titular. E Jorge só entrou porque os demais laterais esquerdos não estavam disóníveis na época. Ou seja, foi um acaso. SRN!!!

      • Luis Henrique O Mattos

        Enganado amigo. Jorge barrou o badalado Armero.
        Vizeu teve sequência
        Adrian teve sequência
        Leo Duarte teve sequência
        MS teve sequência
        Até VJ teve sequência

        Quer mais o q??

        • Yan Balduino

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkk só disse mentiras. Vizeu teve sequência quando Guerrero esteve fora (ou seja, por falta de opção), foi bem e como recompensa contrataram o L. Perebão e nunca mais foi titular com as ausências de Guerrero. Adryan teve sequência? kkkkkkkkkkkkkkk gostei da piada. Leo Duarte só jogou quando não tinha zagueiros e teve que improvisar dupla de zaga com o cracasso César Martins. Depois sumiu e reapereceu agora por conta da lesão da ausência de Rever e Juan e lesão de Rhodolfo. Mateus Sávio sequência? Quando? Jogou alguns jogos com o time reserva, mas nunca eram jogos seguidos. Depois que o treineiro colocou ele na fogueira com o time todo retrancado contra o San Lorenzo voltou a colocar ele no 2º tempo em dois jogos seguidos depois sumiu com ele. E do nada voltou de titular umas 7 partidas depois nem sei contra quem. VJ deve ser o único que jogou umas 5 ou 6 partidas seguidas, mas a maioria entrando faltando 10 minutos e certamente ficará esquecido no banco de reservas.

          • Luis Henrique O Mattos

            Paaara…

          • Tiago Bianchini

            Me desculpe, mas o Leo Duarte fez 8 jogos em sequência no ano passado, perdeu 5, o time tomou 9 gols nesses 8 jogos com ele, não passou confiança. Adryan fez 22 jogos em 2013 e nenhum gol, e ainda falhou em jogos como Atlético-PR. Matheus Sávio já tem 16 jogos na temporada. Começou o Brasileiro como titular, e, tirando um gol ou outro, não convenceu ainda. Vizeu teve 26 jogos no ano passado (e acho que foi bem, mas o titular é o Guerrero e acho que quanto a isso não cabe discussão). O Damião é muito grosso, mas entra e faz gol em todos os jogos. O Vizeu não. Todos tiveram suas chances. Paciência.

    • Arthur

      Errado, ele só entrou pq as invenções do Luxa não deram certo e ele era a última opção, pra variar… base no Flamengo é assim, só entra quando ninguém mais pode jogar.

    • Carlos

      Zico, Adílio, Andrade, Júnior, Mozer, Tita, Leandro, Geraldo, etc. Simplesmente o melhor time que já tivemos.

  • Rodrigo Alves

    Temos que fazer oq meu xará Rodrigo diz.
    Um time titular por incontestáveis e o resto completo pela base.Mas e claro dando chance aos garotos para que nao haja o comodismo.

    Um time titular com: Diego alves, Para( ou rodinei, no caso quem for o outro negociaria),Renê( trauco devera se vendido devido ao seu campeonato, o rene eu negociaria e compraria um lateral que suprisse o trauco),Rever, RhodolfoRonaldo, tem cacife para ser titular, Renato a, diego, Er, Geuvanio, Guerrero.

    Completa com: Thiago,Gabriel(goleiro), Thiago ennes, Moraes,Leo Duarte,Denner,Rafael Dumas,Jaja,Trindade,Paquetá,Matheus Sávio, cafu,Berrio,Vinicius jr,Vizeu,Baggio.

  • Felipe

    Base só no ano que vem mesmo.

    Saídas 2017 ou 2018: Muralha(empréstimo ou troca), César(empréstimo), R. Vaz(venda), Juan(aposentadoria), Arão(venda), Mancuello(venda ou troca), Gabriel(empréstimo), Ederson(empréstimo ou troca), Conca(acaba o empréstimo), Everton(venda, provavelmente vai aparecer algum time da China oferecendo um bom salário pra ele), Damião(acaba o empréstimo), Guerrero(deve receber uma ótima proposta)
    Contratar 2017 ou 2018: Diego Alves, zagueiro Juninho do Palmeiras(troca pelo Ederson), zagueiro Lucão do São Paulo(troca pelo Muralha), Arouca(Palmeiras), meia Camilo do Botafogo(troca pelo Mancuello), L. Pratto(São Paulo).

    Time A: Diego Alves, Rodinei, Réver, Rhodolfo, Trauco, Rômulo, Cuellar, Diego, ER7, Geuvânio, L. Pratto

    Time B: Thiago(Gabriel), Pará(Kléber), L. Duarte(Lucão), Juninho(Dener), Renê(Michael), Ronaldo(M. Araújo), Arouca(Jean Lucas), Camilo(L. Paquetá), Berrio(T. Santos), V. Júnior(M. Sávio), F. Vizeu(Lincoln)

    • Paulo Junior

      ta maluco arouca lucao camilo fala serio

  • Ednei P. de Melo

    Eita! É um tal de “vender fulano”, “comprar beltrano”, “emprestar ciclando”… mas se perguntaram se as outras partes estão interessadas na negociação? Por exemplo, estou vendendo jogos de Xbox 360 usados, uma espingarda de chumbinho e uma cafeteira expresso, mas ninguém se interessa em comprar… &;-D

    • Yan Balduino

      Não renovar o contrato seria um ótima forma de se livrar dos perebas inúteis que já estão no Fla há um tempão e só fazem afundar o time. &;-D

  • Yan Balduino

    Se em um elenco como nosso há espaço para perebas, deverá ter espaço para a base. Ninguém é louco de querer eles no lugar de Diegos e ERs da vida, mas na frente de MA, Arão, Gabriel, Damião e Vaz, além de disputarem posição em posições que não sejam indiscutíveis como a LD, a ponta direita (antes da chegada do ER, obviamente), a ponta esquerda (Éverton é muito útil, porém irregular) e volância (principal carência do elenco atualmente, que parece ter sido estabilizada com a saída do Arão).

  • Wagner Alves

    Vinicius Jr., Vizeu, Ronaldo e M.Sávio tem plenas condições de entrarem no segundo tempo e ajudar o time. Thiago e Léo Duarte como suplentes imediatos caso ocorra uma contusão.

    A bronca não é colocar os garotos de titular, mas veja como o real madri faz, sempre colocando a base pra jogar nas substituições e isso é o que a maioria pede.

  • Marcus roberto rodrigues perei

    Galera, a base só serve para revelarmos jogadores para ganharmos dinheiro. Aí com os cofres cheios, compramos jogadores de 27 a 32 com rodagem da Europa, Turquia e China que possuem culhão para jogarem no Flamengo.
    Portanto, para a base começar jogando no Mengão tem que mostrar desde as categorias inferiores que é um cara diferenciado. Isso aqui é Flamengo e jogar aqui é diferente de jogar em outros times.

  • Valdir Frota

    VJ ja ta faturado, pode mandar pro real, nao queremos treinar ele mais nao. Agora vamos partir pra outro. Se bem que queria ver os meninos se destacando no profissional, mas ta dificil

  • kingDavid

    Pqp, poucos times podem se dar a esse luxo, times ricos que não dependem da base, tipo Real Madrid, Bayern, Juventus, Flamengo… So os top 5 da Adidas.

    Quem nao ta gostando, melhor torcer pro Fluminense, ta cheio de base por la. Kkkkkkkk