Home Destaque Uma Carta ao Presidente

Uma Carta ao Presidente

2549
53
SHARE

Caro Presidente,

Começo essa carta pedindo a devida vênia pela intromissão, mas como torcedor Flamenguista, sinto-me no direito de trazer em minhas linhas a percepção de quem fez o Flamengo ser o que é. Mais que isso, sinto-me no dever de trazer minha percepção, já que considero o Flamengo uma força que existe por conta do futebol e sua torcida.

Entendo que não deva ser fácil presidir um Clube como o Flamengo. Uma torcida quase tão populosa quanto nossa vizinha Argentina, com mais “devotos” do que a população do Canadá. Exige organização, preparo, competência e um bocado de equilíbrio e sangue frio.

Independente do momento de crise, devo ser sincero e admitir que o Senhor reúne algumas dessas características e algumas outras tantas. Mesmo assim, o compromisso com a verdade também não me impede de indicar que algumas, muitas vezes menos técnicas, acabam faltando ao Senhor com certa frequência.

A docilidade e a paciência de nossa torcida desde sua eleição me comovem. E comovem de maneira sincera, apesar da ponderação que o tempo me trouxe aos poucos, nunca acreditei em nossa redenção institucional e financeira por dois motivos: a ausência de gente séria e comprometida somada ao imediatismo da Nação por resultados.

Encontramos gente séria e comprometida, viria o segundo desafio. A sorte nos sorriu ainda em nosso primeiro ano, mas aceitamos nossa sorte e nossa sina em busca da redenção que nos traria de volta o protagonismo além da camisa, do nome e da torcida.

Pouquíssimos momentos de crise, contratações cada vez melhores e mais empolgantes, mas seguíamos na espera por resultados. Nessa espera, fizemos vista grossa para cada erro de planejamento ou escolha questionável, valia confiar. Na verdade, Presidente, ainda vale, mas é preciso mais.

Comemoramos balanços e faturamentos como se fossem taças, aceitamos nossa realidade de reestruturação e abraçamos a causa. Advogamos em nome do Clube e também – de maneira quase inédita e muito ampla – sua diretoria.

Entenda, Senhor Presidente, estou falando de torcedor comum apoiando. Não estou falando de influenciadores digitais ou qualquer tipo de pessoa direta ou indiretamente ligada à política do Clube.

Também sou capaz de compreender certa falta de traquejo de sua parte, o Senhor não foi forjado em um período de crises, mas deveria estar preparado para isso. É compreensível que a pressão por resultados lhe tire o sono. Afinal, até pouco tempo atrás, sua luta era pelo posto de, quem sabe, melhor Presidente de nossa história.

Acontece que independente dos resultados obtidos a partir de agora, os resultados esportivos não devem alcançar o mesmo brilhantismo que vimos na parte administrativa.

Ocorre também que a torcida foi capaz de compreender e suportar muita coisa por muito tempo. Relevamos alguns erros cometidos e também seus deslizes quando pressionado, mas precisamos de mais e precisamos agora. Estamos em seu quinto ano de gestão e não conseguimos digerir uma Copa do Brasil em nosso primeiro ano como resultado do remédio amargo que, junto com o Senhor, resolvemos tomar.

Não clamo por demagogia ou qualquer tipo de absurdo. Não vim aqui para gritar pela volta da irresponsabilidade. Vim pedir respeito, Senhor Presidente. Respeito com o torcedor, com nossa história à beira do campo, seguindo o Flamengo a todo lado no Brasil e no Mundo. Vim pedir respeito e equilíbrio!

Devo dizer também que stá lhe faltando equilíbrio, Presidente. Não se xinga torcedor! Mais que isso, é de uma ingenuidade incompatível com sua biografia, acreditar que um gesto para um torcedor em meio à multidão possa ser interpretado de maneira correta.

Por fim, pelo menos nesse momento, está lhe faltando um pouco de humildade. Reconhecer os erros e delegar funções a quem é capacitado para desempenhá-las é característica básica de qualquer grande gestor. Se a escolha de Godinho pra VP de Futebol parecia um erro, a insistência do Senhor no acúmulo da função é algo ainda pior.

Respeite o torcedor, Presidente. Não politize nossa insatisfação. Ainda que qualquer um saiba como a política do Clube pode desestabilizar o equilíbrio das coisas, o Senhor também sabe que nossa insatisfação não tem nada a ver com a cor de uma chapa ou de outra.

Seus problemas pessoais com alguns jornalistas ou veículos são problemas do Senhor e apenas do Senhor. Ainda que respeite sua chateação, entenda isso como o ônus de sua posição atual.

Queremos o Flamengo forte e vencedor, queremos a chegada do prometido Ano Mágico, adiado ano após ano, enquanto sofremos apoiando. Queremos uma posição de protagonismo. É chegada a hora, é passada a hora da colheita.

Lembre-se de como era ser torcedor e talvez consiga perceber novamente que nós somos o Flamengo. Por isso, merecemos tanto respeito.

A diferença entre um Presidente e um Estadista se vê na diferença como ambos reagem nos momentos de crise. Reflita, delegue, desculpe-se e resgate-se. Assim, posso garantir que a história Rubro-Negra guardará o nome do Senhor em bom lugar.

Saudações Rubro-Negras

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Comentarios

comentário

  • Breno Poubel

    Como sempre, excelente texto THIGU!
    SRN

    • Juares Antonio

      O Thigu, de novo, enrola, enrola, puxa o saco do Bandeira, depois critica, mansamente, não dizendo que o Flamengo tem que contratar um Técnico com urgência, dispensar o Caetano e alguns jogadores, sendo Ederson, Gabriel, Juan (agradecer pelo passado e deu neh), Vaz, Romulo (veio passear no RJ) e outras malas que todos sabem que são…!!! Aí dá os parabéns pelo texto….kkk…..Devia é dizer, não enrole….!!! Acordem…!!!

    • Thigu Soares

      Obrigado, Breno!
      SRN

  • Mustapha Acariense

    Bom, gostei. Apoiamos cegamente, mas uma hora temos que ser firmes. Paciência tem sido uma virtude da nação. Mas não nos subestime.

    • Thigu Soares

      Extamente! SRN!

  • Moises Leocardio

    O que deixa o torcedor mais triste e irritado é as declarações dele, o time esta jogando mal não esta rendendo um elenco que era para esta no minimo classificado para libertadores esta abaixo dos 10 primeiro na tabela e ele diz que o trabalho vai ser mantido esta praticamente negando o torcedor ele tem que ceder um pouco e atender ao pedido da torcida

    • Thigu Soares

      Por aí mesmo. SRN

  • Marty Mcfly

    O Mito Thigu virou o carteiro oficial do site.

    • Marty Mcfly

      O problema é que só nós lemos essas cartas.

      • Juares Antonio

        Thigu, de novo, enrola, enrola, puxa o saco do Bandeira, depois critica, mansamente, não dizendo que o Flamengo tem que contratar um Técnico com urgência, dispensar o Caetano e alguns jogadores, sendo Ederson, Gabriel, Juan (agradecer pelo passado e deu neh), Vaz, Romulo (veio passear no RJ) e outras malas que todos sabem que são…!!! Aí dão parabéns pelo texto….kkk…..Deviam é dizer, não enrole….!!! Acordem…!!!!

        • Thigu Soares

          Novamente, sugiro releitura do texto.
          Ou ao menos busque compreender o objetivo dele.
          Se o formato não te agrada, reafirmo que a leitura não é obrigatória.
          O que você chama de mansidão, eu classifico como educação.
          SRN

      • Thigu Soares

        Verdade

    • Thigu Soares

      hauhauhauhauahua

  • lucasrf8

    Parabéns, Thigu!
    O Bandeira está colocando tudo a perder com essa postura “Euricana”.
    Está se achando o dono do Flamengo. Parece que ele quer que a torcida que se exploda e engula suas decisões. A cada dia que passa ele respeita menos os torcedores de verdade que querem o bem do clube.
    Para ele, todas as críticas são de cunho político, talvez isso justifique a cegueira dele em algumas decisões.

    • Thigu Soares

      Valeu! SRN!

  • Jonathan dos Santos

    Parabéns pelo texto!!!

    • Thigu Soares

      Obrigado! SRN!

  • mateus

    O Thigu joga de terno Haha
    Excelente texto.

    • Thigu Soares

      hauahuahuahuha
      Valeu, Mateus

  • roberto

    muito bom texto. o problema do ebm é que ele não se vê mais como apenas o presidente do clube. se vê como uma entidade que paira acima do bem e do mal que não sabe ouvir crítica. arrisca jogar no lixo o trabalho que o grupo que o elegeu vem fazendo. SRN

  • Juares Antonio

    De novo, enrola, enrola, puxa o saco do Bandeira, depois critica, mansamente, não dizendo que o Flamengo tem que contratar um Técnico com urgência, dispensar o Caetano, alguns jogadores, sendo Ederson, Gabriel, Juan (agradecer pelo passado e deu neh), Vaz, Romulo (veio passear no RJ)…!!! Ou seja, não enrole….!!! Acordem…!!!!

    • Thigu Soares

      Acho que você não leu a carta.
      Sugiro releitura.
      SRN

  • boltguitar

    Boooa Thigu!! Espero que essa carta chegue ao EBM de alguma forma.

    • Luiz Carlos

      O Secretário do Bandeira, Marcio Araujo, rasgará a carta antes que chegue.

    • Thigu Soares

      Tomara, mas eu duvido um pouco. SRN!

  • Gecimar Carlos Neves Lima

    é muito mi mi mi. Da qui a pouco vão chamar o mengo de flormengo. Tem que parar com essas babaquices. Um ato apenas é necessário: Reformulação do comando técnico e vcs vão ver o mengo voar baixo como drones nos gramados. Quantos no Brasil tem um time igual ou melhor. Tá com muito lero lero a diretoria e parte da torcida. É agir, simplesmente agir.

    • Luiz Carlos

      Hahahahhahahah…….”voar baixo como drones nos gramados”, essa foi a frase da semana…hahahahahhahah….
      Não existe treinador no mercado Geci, sugeria quem?

  • Luiz Silva

    Concordo com muitas coisas escritas pelo Thigu mas não todas. Também sou apenas um torcedor rubro-negro, não faço parte de nenhum grupo político do clube. Acho também que nosso presidente Bandeira está errando tentando acertar pois vejo como uma pessoa bem intencionada.
    Para mim o problema é outro. Com as contratações feitas pelo clube o time ficou cheio de estrelas e jogadores cascusdos na mão de um treinador jovem e inexperiente em um ano de competições internacionais e brasileiro. O time ficou muito maior que o técnico . É visível a falta de experiência de Zé Ricardo acostumado apenas a comandar time de garotos. Falta “bagagem” pra lidar com esse grupo do Flamengo.

    • Diogo

      Pensava assim como você também, contudo os contratados parecem pessoas boas de grupo, não li nenhuma nota de problemas fora de campo com nenhum deles, desde do bonde da stella …
      Além do mais, o Mozer tem que desempenhar o papel de controlar o grupo também e dar segurança ao treinador, não é?

      SRN.

      • DefendaSeuDinheiro

        Mozer parece que está fazendo nada… sei lá, melhor poupar o salário dele e contratar um VP de futebol.

        • Luiz Carlos

          O Mozer deve ser bom para a mulher dele, a Ana Mozer, pro Flamengo deve no máximo jogar xadrez com o Jaime de Almeida!

    • Luciano Pereira

      O treinador é ruim sim, mas você está superestimando esse elenco. Fora um ou dois, o restante não vale um sal. Fizeram lavagem cerebral na maioria dos torcedores.

    • DefendaSeuDinheiro

      O ZR vai aprender, calma…. sem imediatismo….o RC tb precisa consertar alguns erros de contratações equivocadas.
      Janela de transferências está aí para isto.
      ZR já barrou mureta e ederson dos titulares…próximo deve ser arão, caramujo, pará, réver….até acertar um time titular bom e equilibrado.
      SRN

      • Luiz Carlos

        Marcio Araujo não será barrado nunca é uma espécie de “cunho de contrato”, qualquer treinador que assumir o Flamengo terá que escalar o camisa 8 se não nada feito, é isso que acontece com o Flamengo!

    • Thigu Soares

      Ainda que eu concorde com você, o Presidente – que acumula ainda o cargo de VP de Futebol – é em última instância, responsável por esses problemas, não acha?
      Ele precisa delegar pra cobrar melhor.
      SRN!

  • Luciano Pereira

    Elenco ruim, somado a treinador ruim é igual a fracasso.

  • DefendaSeuDinheiro

    Todo mundo sabe o que são os falsos rubro-negros aos quais o EBM se refere, nada mais do que os seus opositores que através dos seus militantes (torcidas organizadas) se aproveitam do momento para desestabilizar o clube e com isto abrir alguma brecha para voltar ao poder e me ter a mão na grana do clube.
    Falta um VP de futebol, mas não falta gestão. O EBM poderia nomear alguém, de preferência até de fora do clube, mas que entenda muito de futebol. Não pode ceder a pressão e colocar raposas para tomar conta do galinheiro!
    SRN.

    • Douglas Galvão

      O que falta é treinador pro time de futebol. Essa estória de politica é uma mera “teoria da conspiração”, não existe nada disso.
      Temos elenco pra estar no G4, mas a despeito disso, o Zé não coloca os melhores pra jogar, enchendo o time principal de meia dúzia de jogadores de baixa qualidade só por serem da “panela dele”.
      Fora Zé, queremos um treinador de verdade pra colocar o Flamengo nos primeiros lugares da tabela e tentar ser campeão e não pra continuar nas últimas posições como estamos agora em 15º!!!!!!!

  • Luiz Carlos

    Realmente falta um pouco mais de tolerância e humildade ao nosso atual presidente!

  • André N Lessa

    Thigu,
    Compilando alguns posts que fiz nos últimos dias e que casam com o seu texto:

    A leitura que faço disso tudo é que o Bandeira está ficando muito na linha de frente e o stress das várias frentes em que ele atua está transbordando o copo na frente em que ele mais tem de dar entrevista que é o futebol.
    Está na hora de delegar mais para poder melhor gerir os “desconfortos”.

    ======+=========+========
    Entendo ter ocorrido um sério erro de planejamento no futebol :
    Para finalizar, momentaneamente, não entendi o planejamento do ano para o Leo Duarte. Não me recordo de ter lido qualquer matéria sobre ele ter se contundido então era para ele ter sido testado a exaustão durante o carioca para que já fosse uma opção real ao time hoje ou, caso não tivesse correspondido, devidamente emprestado ou vendido.
    O que não pode mais acontecer é no meio do ano, praticamente, não sabermos ainda do real potencial de jogadores como Leo Duarte, Ronaldo e outros.

    SRN

    • Thigu Soares

      SRN!

  • Marcus roberto rodrigues perei

    Bom,
    primeiramente vejo que o Zé Ricardo começou a realizar mudanças satisfatórias no time. Conseguiu substituir o insubstituível Arão. Tirou o Vaz e o Mureta. Agora só falta o MA. Em tempo, Jamal já era…vai para o Bresiktas que o pariu…
    Agora, falta somente o Zé parar com esquisitices e invencionices e substituir direito, inclusive acertando o “timing”.
    Creio que a partir de agora o time começará a decolar. É só uma questão de tempo.
    Eu ainda acredito em algum título de expressão ainda esse ano. Tô louco para gritar é campeão, estamos sonhando torcida Rubro-Negra.

    • Rodrigo

      Concordo. Ainda vamos acertar, estamos passando por uma má fase

    • Douglas Galvão

      Não acredito que com a continuação do Zé e dessa CT, vá mudar pra melhor alguma coisa, muito pelo contrário, pois, a revolta dos jogadores de maior qualidade que estão sendo preteridos pelos da “panela do Zé” só aumenta a cada dia, assim como a Torcida que não suporta mais essa situação!!

    • Thiago Neves

      Não é possível vc achar isso louvável uma coisa que é tão nítida, não deveria ser feita apenas por pressão se estivéssemos falando de um profissional qualificado, ou O menos um treinador de verdade as mudanças já teriam ocorrido de forma natural e não por pressão, conformismo de alguns torcedores é de dar nojo.

  • Douglas Galvão

    Thigu Soares, com a sua devida permissão, estou assinando embaixo essa coluna como se eu mesmo a tivesse escrito.
    Parabéns pelo texto que retrata a situação atual em que o nosso tão estimado presidente, perdeu a compostura e está confrontando a Torcida com gestos e palavras condenáveis para o cargo tão importante que ocupa.
    A Torcida tem que ser ouvida, se ela não está satisfeita com o desprezo atual dos responsáveis pelo futebol do Flamengo por bons resultados e vitórias em campo, algo tem que ser feito e, o presidente é o maior responsável por isso.
    Queremos dirigentes e comissão técnica comprometida com o sucesso do time de futebol do Flamengo e não com resultados negativos, desclassificações e vexames.

    Aquele abraço

    • Thigu Soares

      Muito obrigado, Douglas! SRN!

  • Abutre

    AAdministrativamente, EBM tem sido quase perfeito.
    Até ao bancar o Zé Ruela, ele tem feito “teoricamente”, exatamente o que sempre foi cobrado dos dirigentes do futebol: dar tempo para o treinador trabalhar…
    O problema é que o Zé Ruela ainda é um projeto ou protótipo de treinador que de relance, parece que não vai dar certo.

    Apesar disso, o que sempre empurrou o Flamengo foi a sua Magnética torcida.
    E no Caldeirão do Urubu as coisas vão começar a melhorar!

  • Ibsen Perdigao

    Flamengo jogou 6 vezes.
    4 jogos com 4 dos 5 que estao na lanterna do brasileiro.
    Alem do 12 e 14 lugar.
    Soh enfrentamos os piores do campeonato praticamente.
    Por isso a situacao eh muito pior do que parece.
    https://uploads.disquscdn.com/images/a4cd04698102124d51aba0b4f979f428d8e7444d9629e91b365516103b887627.jpg

  • Gecimar Carlos Neves Lima

    porque esse mesmo elenco no ano passado chegou perto do título e ra um dos melhores do país e agora é ruim. Ninguém desaprende o que aprendeu. Falta técnico, o time não tá mais fechado com o Zé, Tá faltando estímulo. Os jogadores não tão mais na mão do Zé por causa dessa merda que ele arranjou de fazer uma panelinha. Dançou, agora se queimou na própria panela. Vcs conhecem a diretoria. Faz tudo escondido. Certamente já tá negociando com um novo técnico neste momento. Vcs aguardem o que vai acontecer, é uma fórmula simples: inauguração da ilha (festa) + apresentação de reforços + derrota pra ponte preta dentro de campo (decepção) = demissão do Zé, e 3 dias depois vai apresentar o técnico que já deve tá conversando nesse momento. Depois me falem. Quem no fla vai segurar o Zé com resultado ruim na inauguração do novo estádio. Os conselhos vão cair igual a um trator em cima do Bandeira, mais a torcida invadindo o CT. Não há como suportar essa pressão.

  • Lucas Monteiro

    Nunca uma equipe se sagrou campeã com tendo obtido a pontuação do FLA nesta altura da competição(fonte Rizek Sportv) . EBM tá esperando o que pra mudar de técnico? Escolher um vice-presidente de futebol do ramo?

  • Leonnardy Rissi

    Sábias palavras Thigu Soares!

    • Thigu Soares

      Obrigado! SRN!