Home Colunas A responsabilidade em torcer e cobrar

A responsabilidade em torcer e cobrar

1269
37
SHARE

Ainda que eu deteste a classificação pobre de algumas pessoas, ainda que eu repudie o Sommelier de torcedor, que vive apegado a conceitos binários e infantis – como o de torcedores raiz e torcedores Nutella – precisamos de mais.

Hoje, precisamos de mais. Hoje, precisamos demais de nossas vozes. É preciso que nossa união faça a força e que a Maior Torcida do Mundo Volte a fazer a diferença!

Sim, é preciso cobrar! Talvez tenhamos passado muito tempo só no amor, é bem verdade. Mas é preciso que entendam que cobrança nada tem a ver com violência ou falta de civilidade.

Mesmo sendo preciso cobrar, é necessário torcer, é fundamental apoiar. O momento não é bom, as últimas escolhas de peças não ajudam, nosso melhor futebol não dá as caras faz tempo e tudo parece conspirar contra.

Nessas horas precisamos resgatar nossa identidade. É fundamental que lembremos de nossa promessa de apoio nos piores momentos e até o final. E estamos bem longe de tantos momentos ruins vividos. O momento é ruim, é delicado, é decepcionante, mas é chegada a hora de mostrarmos mais uma vez a nossa força.

Casa nova. Pequena, sim. Mas que pode e deve virar um caldeirão de apoio, um inferno para os adversários. Nunca foi tão fácil sermos o décimo segundo jogador.

Esse é o momento certo de nossa virada. Nossa maior prova de força pode e deve vir de três pontos que a torcida, no grito e na vontade, como em tantas outras vezes em nossa história, colocará na tabela. É assim, quando nada dá certo, quando o time não corresponde o esperado que nós entramos em campo.

Nós somos o Flamengo, que mais uma vez possamos deixar isso bem claro.

Que possamos torcer, vibrar, apoiar, cobrar e vencer. Sim, vencer!

Façamos isso como somos, façamos isso da maneira mais Rubro-Negra possível.

E que fique bem claro, que isso tudo não tem absolutamente nada a ver com violência. Que ninguém ouse, por infantilidade ou cabeça quente, tirar de nós esse enorme reforço que é a Ilha do Urubu!

Saiam de lá com os 3 pontos, é isso que espero de nossa torcida.

Saudações Rubro-Negras!

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Comentarios

comentário

  • Samuel Rodrigues

    Esse presidente ignorante é ludibriador não respeita a torcida, se não jogar hoje pra ganhar bem é convencer, vai ser vaiado por 20 mil torcedores

  • Neilton Lima

    Cara, na boa, ninguém aguenta mais esse tipo de “textinho”. O tempo do Zé Ricardo no Flamengo acabou. É visível que ele não vai conseguir levar o Flamengo ao título do brasileirão, acreditar em algo diferente disso é gostar de se iludir. Com ele a Briga vai no máximo pelo G6 se bem que com o atual futebol jogado, ficar na zona da sulamericana já estaria de ótimo tamanho. A diretoria ta prorrogando o inevitável e o mais grave disso é que a raiva da torcida só aumenta. Dependendo do que aconteça hoje, as coisas lá na Ilha podem ficar bem feias.

    • juliano

      Concordo, na prática o texto é até bonitinho, mais dentro de campo o time esta engessado faz tempo e isso principalmente pela teimosia do técnico, e ao que me parece hj ele vai poupar o Juan e escalar o Vaz de novo, além de manter o Arão e Marcio Araújo. Ta de brincadeira né. Cada rodada que passa perdemos a chance de reagir com esse estagiário. É claro que arremessar objetos em campo ou invadi-lo é burrice, mais um enorme coro de insatisfação é correto.

    • nico

      daqui a pouco vira um atletico de madrid, toma pau do real madrid todo ano na champions, e ficam felizes pela valentia e por competir e não ganhar hahaahahhahaa que me faz remeter um pouco ao fascismo !!

  • Ednei P. de Melo

    Esse cara é flamenguista! &;-D

  • – Ryan –

    Vou repetir: vai dar merda esse jogo. Só por observar os comentários durante essa semana, oq tem de torcedor de técnico, jogador não é brincadeira. Não duvido que vai ter mta gente disposta a acabar com estádio só pra ver o flamengo prejudicado.

    • nico

      obvio que vai da merda… ponte preta é fortissima, time arrumado… a bola vai queimar no pé de todos hoje…….a torcida não vai te rum pingo de paciencia com o time hoje….. tem que abrir os olhos com os infiltrados..principalmente os botafoguenses ..aquele velho do CEP não me engana..é sujo !!

  • roberto

    desculpe, torcida não ganha jogo. até ajuda ou atrapalha mas jogo ganha-se ou não dentro de campo jogando futebol algo que o time não faz já há muito tempo. só assim vamos sair dessa. SRN

  • ONIAS Alves

    Ai vai dos torcedores

    Se vai e apóia ou se vai e bota pro flamengo perde o mando de varios jogos so por implicância com ze

  • BVZ (VJ será maior que Pelé)

    Vaiem, xinguem, xinguem até o Diego, SÓ NÃO FAÇAM O FLAMENGO PERDER MANDO DE CAMPO.

  • ONIAS Alves

    Flamengo 3.0
    Damião
    Everton
    Ederson

  • Alexandre Soares

    Se botar 3 volantes, dá p reforçar a defesa e meio campo q sofreu nos últimos jogos contra San Lorenzo, Atlético GO, Sport… e melhorar a posse de bola, solta os laterais para apoiar igual em 2009 e na frente Diego, Éverton Ribeiro (Everton/Vinícius Jr) e Guerrero. Hj estamos lá p iniciar a volta por cima!!!

  • Fred Abreu

    Vaiar no final do jogo, se o time jogar mal, tudo bem. Mas durante o jogo a torcida tem que apoiar quem estiver em campo. Não podemos transformar nosso caldeirão em campo do adversário. Além disso, as cobranças não podem prejudicar futuros mandos de campo do Flamengo. Consciência galera!!! SRN.

  • Zoro

    Texto efadonho, como todos que são produzidos por este colunista.

    • Breno Poubel

      Thigu é um dos melhores colunistas do site…

      • Zoro

        Breno, eu acho esses textos dele modorrentos. Me dá sono, muito floreio, ele poderia ser mais objetivo. Questão de afinidade. Outra coisa: ser o melhor colunista do site não quer dizer nada, afinal, um dos titulares aqui é o Vinny Dunga. SRN.

        • Manhaes01

          kkkkkkkkkkk……….compartilho do sentimento….kkkkkkkk

    • nico

      Se apoiar esse time for assinar esse projeto mal feito no futebol do bandeira e ainda apoiar as loucuras do zé ricardo , prefiro me calar …. 1 ano no cargo, se fosse um profissional de qualquer empresa séria ja seria demitido….varios treinadores pedem sequencia, pedem estrutura e não tem a capacidade de enxergar os erros e melhorar……. isso é uma palhaçada…vaz vai voltar de novo , damião tirando sequencia do vizeu, gabriel ta ai daqui a pouco, ronaldo não sei nem o numero da camisa nem o rosto !! daqui a pouco vamos ser igual atletico de madrid, ficar feliz e orgulhoso pq o time tentou mas perdeu !! tem que ser igual o real madrid, não ganhou ? muda, fica insatisfeito, tem que procurar sempre ganhar, e se ganhar…. tem que querer mais e MAIS… isso é flamengo porra …estamos loucos ou o que ?

      • Cleberton Ferreira

        Falou tudo nico…boa.

  • Luiz Carlos

    Apoiamos o time mas é nítido que a teimosia e insistência por certos jogadores continuam, hoje diria que Zé Ricardo tem 60% de chances de perder o cargo, um resultado negativo e esse número subirá muito provavelmente para a casa dos 90%, abre o olho Zé, no último jogo você queimou alteração em escalar W. Arão em má fase, errando tudo, teve que o substituir o cara no intervalo lembra?…Hoje deve muito provavelmente manter o jogador e se tirar deve colocar o Cuellar, ou seja para uma saída de bola precária que temos com M. Araujo e a má fase de W. Arão, poderemos ter M. Araujo e Cuellar, sinônimo de tragédia, não é premonição é realidade, estamos cansados de ver esse filme, repito, Zé Ricardo está cavando sua própria cova e deixando talvez sua maior oportunidade de virar um grande treinador, lembrando que outros também fracassaram e ficaram a ver navios por ai, eu sou a favor da permanência do atual treinador, primeiro porque que acreditar em um projeto a longo prazo e segundo porque não temos opções no mercado para substituir um treinador, seria jogar mais uma vez dinheiro fora, porém repudio vários conceitos que tem aplicado, tanto na escolha das peças quanto a forma de jogar, ou seja, além da evolução que não tivemos, conseguimos regredir do que vinha sendo construído, dentro de campo a baixa qualidade de jogo e individual de alguns atletas chama a atenção, os mesmo podem errar 450 vezes para dar uma chance ao suplente, porém o suplente errando uma ou duas vezes tem que aguardar mais 450 jogos para ter oportunidade, isso já faz muito tempo…

    • Breno Poubel

      Concordo, só não acho que deva continuar, não tem mais clima com a torcida!

      • Luiz Carlos

        O problema não é nem o clima com a torcida Breno, é a resposta da equipe em campo com as teimosas insistências e ideologias do treinador, hoje é claro muito mais porém já vimos momentos em que a torcida execrou Zé Ricardo e mesmo assim conseguiu “dar a volta por cima”, fato é que o Flamengo em 2017 não evoluiu em nada comparando a 2016 e tinha gente achando que porque estávamos invicto em um campeonato absolutamente desprestigiado, “éramos os melhores”, pois é agora estamos colhendo os frutos!

  • Julio Melo

    Se queremos um Flamengo a nível Premier League, nível liga BBVA, Bundesliga, temos que ser torcedores desse nível também! Fazer algo irresponsável pra tirar o mando de campo do nosso time por raiva do técnico ou de jogador A ou B não condiz com a grandeza dessa torcida. Fazemos sim a diferença, mas infelizmente pro bem ou pro mal. Se queremos o Flamengo forte devemos ajudá-lo de forma positiva, não vale só cobrar… temos que incentivar, sempre, independente da situação em que se encontra a equipe.

    • nico

      esquece isso cara, primeiro que é OUTRO NIVEL, outra formação social, aqui é sempre um querendo levar vantagem sobre o outro… corrupção virou cultural … a falta de educação atinge 90% …. se ta errado tem que cobrar, tem que mudar, mas sempre sem violencia …………..expresso a mesma raiva do torcedor, da vontade de entrar no campo e bater no zé ricardo, mas ao mesmo tempo tem que ser racional .. se continuar assim e fundo do poço na certa !!

  • nico

    Acho um cumulo a falta de QI , de varios aqui nesse site……. acontece um monte de merda nesse time desde o ano passado, ai esse ano, ja se foi um semestre, ja estamos sem libertadores (MAIS UM VEZ)

    • Nielson campos bastos

      Bom dia
      Apoiado
      A grande diferenca e da Razao x Emocao
      Ou Fanatismo X Sobrio.

      • nico

        o povo brasileiro em si, se contem com o minimo que recebe, e acha que as obrigações realizadas, são feitos extra curriculares…. um presidente ser honesto, pagar e sanear as dividas, arrumar a casa é o seu DEVER, reconheço que é um milagre ter aparecido alguem responsavel no flamengo…… agora um cara que não sabe o minimo de coisas dentro das 4 linhas…. como ele me assume a pasta de gerencia de futebol ? ?? vai cuidar das finanças, mais errou do que acertou em contratações, da carta branca para um cara que não sabe como parou no comando do time profissional……. ta errado po, estamos loucos ou o que ? porra

        • Nielson campos bastos

          Boa noite
          Certissimo
          Na vdd sabemos que ele nao iria ser o presidente.E ele e tao bonzinho que brigou com o wallin e o bap e cia.Eu aqui no rio qd soube que o vascaino rodrigo fraco caetano seria o executivo logo pensei fudeu-se e nao deu outra.E o pior qd o senhor EBM disse que ele ficaria no cargo ate o seu final de mandato.Como se fosse um jogador de futebol com contrato de 3 anos.Qd deveria ser de 1 ano renovavel ou nao?.Perdeu elias e qd contratou damiao por 330 mil e nao contente ainda renovou putz sem palavras.

    • Marcos Giovanni

      Realmente. Você é a prova viva da falta de QI neste site! SRN.

      • nico

        sabe de futebol ? venha com fatos e argumentos, no mais voce e so mais um lixo que sempre existe na internet !!

        • Marcos Giovanni

          Eu sou lixo da internet? Dê-se uma olhadinha no espelho cidadão! SRN.

  • rubro negro

    com ZR ou sem ZR, com MA ou sem MA, infelizmente já cobrei, não to satisfeito, mas não vou deixar de torcer pro MENGÃO HJ, são 8 de 10 jogos no RJ, vamos hj rumo a caminhada pra subir na tabela.

  • Vinicios Mendes

    Me desculpe mas eu não compartilho da ideia de que torcida ganha jogo, colabora e ajuda? Obviamente que sim, mas podem levar até alto-falante, Se o auxiliar continuar com suas convicções (que ele mesmo diz que nao mudará mesmo estando bizarramente erradas.) e os jogadores continuarem nessa preguiça sem tamanho, nossa luta será pra conseguir 45 pontos. não vir em nenhum momento falta de apoio da torcida, em Santa Catarina com bem menos torcida por vários momentos eu só ouvia a nossa, oque falta e vergonha na cara desses jogadores que não se esforçam pois se não ficarão suados e ficarão com o cabelinho desarrumado pra dar entrevista.

  • Eu penso que hoje a torcida do Flamengo vive um paradoxo difícil. Ela quer apoiar o time como sempre faz, mas não concorda como as coisas tem sido conduzidas no comando técnico.

    Apoiar o Flamengo é obrigação, mas ao mesmo tempo traz a indesejável situação de manter a sobrevida de um técnico moribundo e teimoso.

    • nico

      explica isso pra leigo e analfabeto funcional que existe aqui….. tenta a sorte ahhahahaha vão te xingar e achar um absurdo !!

  • André Lima

    Galera vamos apoiar….queria muito ir na ilha do urubu hj….vamos sentir a sensação de termos uma casa mesmo que alugada para fazermos a nossa festa…..vamos torcer pros jogadores em má fase espantar apresentações ridículas e por o Mengão em seu devido lugar….Galera hj pode ser o começo da nossa utopia ….de mostrarmos que torcemos pro maior clube do mundo!!!estou ansioso pra ver a nossa arena repleto de rubro negros orgulhosos e satisfeito com o resultaldo do jogo mas tb de todo o esforço que essa diretoria fez em arrumar essa arena para não so o time mas tb pensando no torcedor!!!

  • prasemprefla

    Devemos apoiar o time e vaiar o M. Araujo cada vez q pegar na bola. Simples assim. Essa pereba tem que sair do time titular de qualquer forma. Ele não deixa o time crescer.