Home Colunas O sonho da casa própria

O sonho da casa própria

5947
41
SHARE

Amigos! Nesta quarta-feira estreamos a Ilha do Urubu. O estádio da Portuguesa da Ilha do Governador, que foi repaginado e será a casa do Flamengo por, no mínimo, três anos, renováveis por mais três.

Não sou carioca e, por isso, acompanhei a estreia do estádio de casa, pela televisão. De casa, consegui perceber algumas coisas bem legais que poderão nos ajudar neste período que usaremos o estádio.

A proximidade da torcida com o campo é algo que impressiona. A torcida rubro-negra poderá exercer papel importantíssimo nos jogos realizados no novo estádio. Contra a Ponte Preta, por diversas vezes pude perceber a torcida gritando e participando quando a bola saia em lateral. Nas substituições de Vinícius Junior e Diego, o apoio da torcida certamente foi percebido de maneira muito mais clara. A torcida participará mais do jogo, o que certamente ajudará o Flamengo.

Outra grande preocupação que tive era com o estado do gramado. Na minha cabeça ainda estava a imagem do estádio da Ilha do ano passado. Quando gerido pelo Botafogo, o gramado era péssimo. Um campo duro em que a bola estava sempre viva, mordendo os jogadores. Pelo jogo desta quarta, me acalmei e vi que o trabalho realizado pelo Flamengo no campo foi realmente de excelência. Realmente a bola rolou tranquila, como nos melhores gramados do país.

Passadas as impressões iniciais, volto aos números e lamento que não conseguimos lotar a Ilha do Urubu. 14 mil pessoas realmente é um público fraco quando se trata de Flamengo. Não sei se por conta do trânsito ou da ineficiência do transporte público (não tive esse feedback) ou dos valores cobrados pelos ingressos, fato é que não conseguimos esgotar os ingressos que foram colocados à venda. Nossa diretoria deverá repensar isso urgentemente.

Ainda falando em números, uma esperança. Os times que reformaram suas casas estão com aproveitamentos muito bons em seus novos estádios. Peguei como exemplo Corinthians, Palmeiras e Atlético Mineiro, que são clubes que tem estádios com as mesmas características da Ilha. São menores, porém, a torcida está mais próxima ao campo. O Palmeiras no Allianz Parque tem 73,3% de aproveitamento, o Corinthians tem 77,24% em Itaquera e o Atlético Mineiro tem 75,31% no Independência, números que comprovam a força desses times em suas casas.

Que o Flamengo consiga fazer da Ilha do Urubu sua casa, que o nosso aproveitamento seja muito bom e que criemos a cultura de um caldeirão, onde a nossa torcida participe e empurre o time para as vitórias. Que a Ilha do Urubu inspire medo aos adversários!

Vamos Flamengo!

Marcão Beton

INSCREVA-SE: TV Coluna do Flamengo

Twitter: @marcaobeton

Comentarios

comentário

  • Junior_Capacete

    Achei bonito na TV o estádio. Não sou carioca também.

    • Nilson Araujo

      Gostei mais do que o Maracanã devido a proximidade com o campo, mas tem que ser algo temporário e o clube deve lutar para construir um estádio de alvenaria para 35 mil pessoas e conseguir o Maracanã a baixo custo.

  • Luis Henrique O Mattos

    A torcida tem q empurrar os 90min. Cobranças ficam para o fim.

  • Yuri

    Acredito que não seria possível ter um estádio próprio com 60-100 mil pessoas como estão pedindo. O custo de manutenção seria caríssimo e se engana quem pensa que maior capacidade os ingressos vão ser mais baratos… Único jeito hoje e futuramente de ter acesso a ingresso barato é sendo ST.

    Penso que até 50 mil seria perfeito, estilo Allianz, Independência e Itaquera como mencionado no texto. Não sou muito a favor de ser em Niterói mas sim na Barra, local de bom acesso igual o Maraca.

    A Ilha do Urubu não possui um acesso tão bom assim, tenho minhas dúvidas se vai encher todos os jogos…

    • Carlos Campos

      Flamengo está vendendo antecipadamente pacotes de ingressos… para os próximos 2 jogos já estavam vendidos 7.200 pacotes…
      Já quase a metade da lotação…
      Saudações

      • Yuri

        Sim!!! Isso porque a Ilha é novidade, imagina daqui a dois anos por exemplo… Eu achei que nem venderiam em jogos separados, pensei que fossem vender todos os ingressos no pacote, não esperava essa pouca procura, independente do valor do ingresso

        • Carlos Campos

          Yuri…
          Nossa Torcida não está acostumada à rotina ou tem o hábito de compra de pacotes de ingressos…
          Independente disso, estou confiante que lotaremos nossa casa, digo, Ilha…
          Saudações.

  • BVZ (VJ será maior que Pelé)

    COM MARACANÃ: usa a Ilha por 3 anos e faz a Gávea para 22 mil
    SEM MARACANÃ: renova a ilha para total de 6 e faz a Gávea para 45 mil

    • El3ment

      Gavea com 45 impossível

      • Pepe Anjos

        As dimensões de ocupação de que o Flamengo planejar construir o estádio na Gávea são as mesmas de ocupação do estádio Arena da baixada que tem capacidade para 42 mil torcedores. Talvez fazendo setores sem cadeiras poderia alcançar os 45 mil torcedores.
        O problema seria reclamações de moradores com excesso de torcedores no bairro.

        • El3ment

          Isso. Associação de interesseiros. Racistas

  • – Ryan –

    Não moro no RJ, mas pelo que tenho ouvido, o acesso à ilha é péssimo então essa capacidade está dentro da realidade. Quanto a estádio próprio no máximo 50 mil pessoas.

    • Valmir

      Pois é Ryan, como o nome já diz, é uma ilha, só tem uma entrada e uma saída. O aeroporto internacional Ton Jobim fixa nela e a Linha vermelha que dá acesso é uma das mais movimentadas do Rio, ligando o Centro e Zona Sul à Baixada Fluminense, o trânsito é caótico até porque a Av. Brasil está em obras e muita gente acaba optando pela Linha Vermelha. O jogo foi as 21:00hs ou seja muito pouco tempo após o horário do rush que vai das 17hs até umas 20hs. Nos jogos de final de semana acredito que será muito mis tranquilo de chegar e o público tende a ser maior.
      SRN

  • James Varriere

    So a rede que ficou ridículo, tava linda formato caixote estilo moderno ..disseram que ia ser véu de noiva no final ta igual trave de várzea

    • Imagimine

      Era veu de noiva e tava mt bonita por sinal, mas a arbitragem barrou, pq disse que o goleiro podia se enroscar, ai o flamengo teve que esticar a rede e ficou daquela forma que estava, mas o Flamengo ja esta buscando alternativa.

    • Thiago Azevedo

      James, a culpa não foi da diretoria do Fla, como todos são contra nós . Esse caso ai foi a arbitragem que na inspeção vetou a rede como véu de noiva, afirmando que dificultaria a arbitragem e o jogador poderia se enroscar , ou seja uma palhaçada, já que no Maracanã pode.Sei que a diretoria vai recorrer pra poder usar a rede igual a do maracanã, mas caso contrario certamente vai ficar formato caixote.

    • LZKSB

      Isso relembra o antigo Maraca e o Gol de Pet. CHEGA dessa Merda de Modernidade isso está acabando com o nosso futebol!

  • Nilson Araujo

    Estava lá. O acesso (só de ida) foi congestionado pois era hora do rush, mas a sobra de dois mil ingressos foi por questão de preço. A Ilha do Urubu pode ferver, mas na Quarta parecia plateia de teatro. Torcida Nutella cantou pouco. Não sei se ficou abobalhada com o estádio ou porque eram torcedores criado com vó.

    • LZKSB

      Torcida Gourmet. Tem um cara do Coluna que tem jeito de torcedor Nutella que é o Bruno Pet. Ele ficou chateadinho quando um tocedor lhe chamou atenção.
      Torcida Elitizada e Gourmetizada. Longe do Geraldino Clássico que foi expulso com a criação das novas arenas.
      Mauro Cezar Pereira é uma bandeira nesse quesito

  • Mayko Priscila Krakeker

    Ontem vi no expediente futebol q o fluminense negocia pra erguer um estádio de 40 mil pessoas no parque olímpico…Porra e diretoria do flamengo nao pensou nisso? O lugar esta abandonado a prefeitura deve estar louca pra achar alguem pra ajudar a fazer o complexo ter utilidade podendo atrair parceiros…dizem ter ótimo acesso e gigante…

    • El3ment

      25 mil

      • Mayko Priscila Krakeker

        Não 40 mil eles não querem medida paliativa se erguer será para não usar mais o Maracanã…Fábio Azevedo disse isso no final

        • Pepe Anjos

          Se no Maracanã com facilidade de transportes​ a torcida do Fluminense já não vai , imagina lá na Barra?

          • Mayko Priscila Krakeker

            Ai e problema deles..fato e q estão se enchendo…

    • Pepe Anjos

      O Flamengo não pensa em construir um estádio. Essas lorotas de que está procurando terreno , de que vai fazer na Gávea , até em Deodoro naquele estádio que fizeram para as olimpíadas pensaram em utilizar , mas a verdade é que tudo isso é pra pressionar o governo a ceder a concessão do Maracanã para o Flamengo.
      Enquanto existir o Maracanã o Flamengo nunca fará seu estádio.

      • Mayko Priscila Krakeker

        E será eterna chacota..

        • Yuri

          Não vejo como chacota. Maraca sendo bem administrado dá muito retorno e temos exemplos de como construir o próprio estádio sai caro, olha o ex do Corinthias

          Sem contar que a Ilha do Urubu fizeram de tudo pra atrapalhar na entrega dos laudos, imagina um estádio de grande porte…

          Administrar o Maraca ´é mais barato´ e o uso é imediato. Esperaríamos talvez uns 5, 6 anos pra jogar no tão sonhado estádio próprio. Acho que conseguindo Gávea e Maraca ficaria perfeito!

          • Mayko Priscila Krakeker

            Sim mas e depois do fim do contrato? Lembrando q o flamengo terá que por obrigação ter uma parceria..não administrada sozinho..eu acho furada. Pra frente e q se anda..em SP casa um tem seu estádio não tem mais torcida dividida muito menos renda…tem que parar com esse negócio de véu de noiva etc..

          • Yuri

            Melhor ainda!! Tendo parceria os custos vão ser divididos, parece que pra manter o Maraca é necessário 40 milhões anuais de investimentos.

            Geralmente uma parceria dessa dura em torno de 35 anos, tempo suficiente pra organizar projeto, local e levantar o dinheiro necessário para construção do estádio próprio caso seja necessário. Mas Maraca pra jogos de grande apelo e Ilha do Urubu e futuramente Gávea para jogos de menor apelo seria o ideal

          • Flamengo até morrer.

            Se os governadores e presidente da república fosse flamenguista tudo bem ,porque o Corinthians ganhou do lula o São Paulo ganhou do governador,e outra nunca existiu estádio grande em São Paulo que fosse do estado ,é muito mais complexo ,se flamengo fizer estádio pode fechar o Maracanã ,ou você acha que carioca sabe administrar alguma coisa ? Só olhar pro estado do RJ que vai ter a resposta .

          • Gleu Costa

            Li que o Maraca só é viavel se tiver junto ao estadio um complexo de entreterimento (estacionamento salas comerciais bares e restauranes), o que se sabe que não poderá ser feito. mas se junto com o custi fixo do marac se somar o do estadio da gavea, ai tudo piora.
            Acho pois não sou expecialista que deveriamos optar por uma opção apenas. Estadio próprio ou arcar com o Maraca dando prejuizo de vez em quando.

    • VFSC

      Flor quer estádio? Duvido…Eles tem um excelente acordo com o Maraca…

    • SylarK

      Só se todos os torcedores deles resolverem dar a bund4 para levantar a grana. Sem bem que isso não é muito difícil…

  • Silvio Simões

    Para os Flamenguistas só para os flamenguista, a Diretoria esta esta só esperando a definição da licitação do Maraca, para anunciar o que já foi acertado caso não consiga o Maraca, Vila Olimpica nem pensar muito distante para a torcida, Gávea só para 25 mil muito pouco para as pretensões caso não consiga o Maraca, Deodoro é impossivel o terreno é do Exército , então o estadio seria ou sera construído em um local lindo de facílimo acesso e de Graça espaço para 50mil torcedores, segundo eu soube já está tudo certo com o Prefeito Rodrigo Neves e uma grande construtora. O local é no Centro de Niteroi. Grudado nas Barcas, terminal Rodoviário Municipal e de outros municípios e decida da Ponte Rio Niteroi, Todos os dias passo lá e fico imaginando o Fluminense esta na espera caso o Flamengo desista está na fila.

  • Rafael

    Pois é Marcão, esse foi o primeiro teste. Talvez a logística não tenha dado certo para os torcedores, mas o fator CASA conta muito, que no entanto, foi isso que atrapalhou a disputa do título do ano passado. Vemos que todos colocam dificuldade e burocracias para o Flamengo e essa foi a opção mais viável para iniciar o campeonato. Noto
    que diretoria investiu em tudo no flamengo : CT, no time, base, esse estadio temporário e acredito que resolvido isso, comece a pensar com mais cuidado e responsabilidade no estádio novo.

    • Gleu Costa

      Fator casa não foi o que atrapalhou , pois no espirito santo é que o FLA fez a diferença. os fatores que nos fizeram perder o titulo foram o Zé R. e o Palmeiras.

      • Rafael

        Sim, não foi o motivo, me expressei mal, foi um dos detalhes q pode ter influenciado. Pois o Fla não tinha nenhum estádio disponível ou viável no Rio e nos jogos em ” casa” tinha que fazer em outros estados, isso desgasta os jogadores e comissão técnica, além de gerar custos e ter que correr atras para negociar valores nos estádios fora. Acredito q o fator casa tem sua importância, mas quem faz a diferença são os jogadores.

      • Flamengo até morrer.

        Foi um dos principais motivos,ou você assistiu outro campeonato?os jogos importantes foram fora do ES,e na reta final do campeonato a CBF criou uma regra que prejudicava só o flamengo ,proibindo jogos fora do estado,além disso o Maracanã estava com gramado péssimo .
        Vai você lá viajar quarta e domingo para cada estado ve se não prejudica ,coloco na conta do ze é fácil ,e outra o palmeiras foi campeão porque jogou muito bem e deu umas cagadas que só por Deus .

  • Tom Worcestershire

    Que sirva de exemplo na construção do estádio na gávea, e que esteja pronto no final do contrato do estádio da ilha.

  • Ednei P. de Melo

    “A torcida participará mais do jogo, o que certamente ajudará o Flamengo.”
    — Tenho as minhas dúvidas… &;-D

  • Martins bsb

    Quem está reclamando do valor dos ingressos, a solução é muito simples.

    Só virar sócio