Página inicial Colunas Nada mais justo

Nada mais justo

1707
78
COMPARTILHAR

Tinha certeza que a diretoria do Flamengo cederia à pressão e demitiria injustamente o treinador Zé Ricardo. Mas não, os caras seguraram a onda, e mantiveram o Zé no cargo

É muito mais fácil jogar tudo na conta do jovem comandante rubro-negro, essa prática na moda, e a galera gosta de fazer coro com a maioria. Seria difícil identificar a série de fatores que fizeram o time do Flamengo cair de produção nos últimos meses?

Estamos desfalcados, alguns jogadores ainda estão no departamento médico como o Rômulo. Quando não, estão em suas respectivas seleções como o Guerrero. Quando não, estão sem ritmo como o Diego, ou mesmo podem estar suspensos.

Enfim, na partida contra o Campeão da Série B de 1987 na última quarta, eu não vi nenhum erro do Zé Ricardo. O cara escalou o que tinha, mexeu nos momentos corretos, mas infelizmente, como diria o poeta: ‘A bola pune’, e não perdoa falhas grotescas como a do péssimo goleiro Alex.

É óbvio que Todos nós temos preferência por jogador A ou B, por esquema tático X ou Y, são mais de 40 milhões de treinadores vestidos de vermelho e preto espalhados pelo Mundo. Um desses é o Zé, que também tem a sua personalidade, confia nas suas convicções, mas é ele quem manda, nosso papel é torcer.

Os reais culpados dessa derrota, a primeira do Flamengo no Campeonato Brasileiro 2017, foram alguns jogadores. É injusto colocar na conta do treinador, afinal de contas, ele não chuta, não cabeceia, e não comete pixotadas debaixo das traves.

Entendo a frustração da galera, a ferida que foi aberta na Libertadores da América ainda não fechou, mas precisamos virar a página e confiar no trabalho que está sendo feito. Temos que, pelo menos, esperar todo o plantel ficar a disposição, e os reforços estrearem.

Repito, se não temos paciência com um treinador que veio da base, será que teremos paciência com pérolas como o Vinícius Jr.? Bom, se você que está lendo isso tem ou não, eu não sei, mas pelo visto a alta cúpula rubro-negra tem de sobra.

Claro que também não é assim de qualquer jeito, não sou fã boy do Zé Ricardo não, sou fã boy do Flamengo, é óbvio que todos no clube estão passíveis de críticas, Zé Ricardo precisa abrir o olho e melhorar urgentemente os resultados, se eles não melhorarem, infelizmente, uma hora ficará insustentável, e ele cairá.

Mas temos que ter muita calma nessa hora, entendo que um novo treinador seria um bom fato novo, ainda que eu não veja nenhuma unanimidade no mercado brasileiro, e tenha os dois pés atrás quando o assunto é técnico estrangeiro, pois tirando o Modesto Bria, isso não nunca de certo no Flamengo.

O que sempre deu certo no comando do time do Flamengo foi um treinador prata-da-casa como o Zé Ricardo, assim como Capegiani, Andrade, Carlinhos, Jayme de Almeida, dentre outros que conquistaram os últimos títulos de expressão do clube.

Vamos deixar de lado esse lamentável vício do futebol brasileiro, onde se demite técnico aos montes, deixem o homem trabalhar em paz, ele está em evolução, criando cascas com esses percalços. Esse ano ainda promete, uma troca de comando apenas atrasaria o processo.

A fase tá difícil, eu sei, mas quanto mais se instalar esse princípio de crise mais tempo iremos perder tentando matar os nossos fantasmas, vamos apoiar e mudar esse clima, galera.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!’

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Comente pelo Facebook

  • Fabricio Benites

    Pelo amor de Deus!!!
    Para de defender esse cara, ele já provou que só escala a panelinha dele!!!

  • Walter Santos

    Vc deve conhecer o currículo do Zé Ricardo no futebol. Por favor, publique

  • Ltom Macêdo

    Se ele nao mudar o time vai cair. A ultima chance dele sera domingo.

    Acredito que pela teimosia ele vai insistir no erro. Alias, nos erros, MA, Arão e Muralha.

    • Rodrigo Mourão

      Vai não brother! Olha o Instagram do Mauro Cezar, ele deu o nome do pessoal que o próprio bandeira mandou barrar! Agora terá meritocracia, não será mais quem ele gosta, será quem tá jogando bem! Ou ele faz isso ou terá a cabeça cortada!

      • Ltom Macêdo

        Nao achei, se tiver o link agradeco

        • Rodrigo Mourão

          Mandei aí, só esperar o moderador da página aceitar.

  • Gerson Francisco de Azevedo ne

    Ele não aceita corrigir os seus erros d convicção!! É orgulhoso! Orgulho esse q o Abel por exemplo não teve ao barrar o cavalieri!! pessoa com orgulho negativo não vai pra frente!! Isso é o real acontecimento! Não sabe admitir erros e conserta los!! pra mim já deu!! Tentei acreditar nele!! Mas o orgulho dele fala mais alto! Q pena pra mim é pra 40 milhões! Torci muito por ele e por nós!! Mas ele só torceu por ele e suas convicções orgulhosas!!

  • Franklin Galvão Junior

    Jovem Vinny, não entendi qual seu posicionamento… Afinal, a culpa é ou não do Zé?? Uma hora você diz “É injusto colocar na conta do treinador, afinal de contas, ele não chuta, não cabeceia, e não comete pixotadas debaixo das traves”. Aí pouco depois você diz “Zé Ricardo precisa abrir o olho e melhorar urgentemente os resultados, se eles não melhorarem, infelizmente, ele terá que sair”. Ora, como ele não chuta, não cabeceia, mas precisa melhorar os resultados? Se ele pode melhorar os resultados, então a culpa é dele, uai! Dando minha opinião pessoal, vejo alguns pontos:
    1) Já tive mais paciência com o ZR;
    2) Acho que o Zé é mais torcedor do que nós, pois ele arma um esquema, escala um jogador, e insiste demais nisso, torcendo pra que dê certo. Aí quando não dá mais ele muda – só que às vezes já é tarde. Não vejo nosso treinador ler bem o jogo é se antecipar ao adversário;
    3) Parece que o Zé perdeu as rédeas do grupo, e se isso for verdade, quem sabe e não tomou providências é diretamente responsável pelo que acontecer. Quem ganha jogo é o grupo – taí Adriano, Pet, Andrade e 2009 que não me deixam mentir. Posso estar errado, mas tem jogador não jogando como antes, e parece ser alguma coisa meio proposital. Porém não afirmo isso com certeza, é apenas um achismo meu;
    4) Alguém precisa chacoalhar o grupo e dizer que Libertadores já foi, agora é bola pra frente. Tem nego ainda preso na eliminação;
    5) A contratação de um goleiro é urgente não por causa do Muralha, que pra mim é um bom goleiro, mas não pra ser titular do atual Flamengo. Não tem essa de contratar um que venha disputar posição, tem que ser um que venha pra ser titular absoluto, pra poder tirar um pouco o peso das costas do Zé e da diretoria. Torcida em peso pode a saída do goleiro? Então tira, pô!
    6) Acho que a diretoria fez bem em manter o Zé, mas não porque ele é muito bom, mas sim porque é a opção mais viável no momento. Assim como o goleiro, uma mudança de treinador teria que ser quase uma unanimidade. Só presta mudar se for pra ser assim. Com os nomes que temos por aí, deixa o Zé mesmo. Não tem essa de Dorival, Marcelo Teixeira… tudo igual, mais do mesmo.
    7) O time tá ruim? Tá. A situação está complicando? Está. Mas nosso papel é ser Flamengo, e percebo que tem gente torcendo por derrotas pra o Zé cair. Sem essa, podemos ser campeões de dois bom títulos este ano, e a torcida tem um papel predominante. Apoiar é essencial, e os próprios jogadores já disseram que ajuda. Então vamos fazer isso.
    SRN

    • Tucano

      Ele pensa, o que eu penso. Não é só o Zé que está fazendo mal ao flamengo. O DP de futebol e uns doze jogadores que eles contrataram que estavam encostados, quebrados e aposentados, tem que dividir a responsabilidade com o Zé. O pior é que o flamengo casou com essas carniças que foram contratadas porque ninguém quer, vão sair ao fim do contrato. O DP de.futebol tem o dedo podre pra contratar como disse o Djalminha em uma entrevista. Pensei que tinham parado de contratar encostados, quebrados e aposentados mas ainda vem o Rodolfo pra se juntar aos zumbis Rever, Juan, Vaz e o doente crônico Donatti.

  • – Ryan –

    Nem gosto de comentar pq agora virou moda me chamar de torcedor de internet, torcedor nutella, ricardete, a inclusão digital está trazendo cada tipo de pessoa… é crime ter opinião aqui, eu dou é risada kkkkk! Enfim, como eu disse em outro comentário, meu sonho era ver este flamengo ser um marco no futebol brasileiro, finanças em dia, ct de primeiro mundo, e técnico com tempo de casa. Continuo pensando assim, mas uma coisa é certa, se o Zé não abrir mão de algumas convicções vai cair mais cedo ou mais tarde, fica insustentável.

  • Breno Poubel

    Pelo amor de Deus Viny! Parece que você escreve para irritar quem lê, os desfalques não devem e nem podem servir de muleta para o aprendiz, o papel dele eh encontrar as melhores condições com oq tem em mãos(muito bom material diga-se de passagem)
    A torcida não critica apenas a derrota , mas também o desempenho pífio e cada vez pior do time. Nada justifica o time vir sem substituições no cmç do segundo tempo independente de como esteja a atuação do time. Escolhas duvidosas, abdicação da meritocracia.
    Já deu, a torcida assim como eu não acredita mais no ZR

  • PlayerLEL “tHe ZiK’A dO bAgUi”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk deixe sua risada kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Marco Aurelio Cruz

      Que texto kkkkkkkkkkk um ano e não vi nada dele, nem falo da panelinha kkkkkkkkkkk. Mais uma ricardete. Continuem com a baboseira! Sempre a mesma pergunta quem vai colocar no lugar do Zé Ruela? CHEGA! Contrata o papa pra expulsar o Zé e os demônios da panela dele.

  • Bruno Rezende

    A situação é difícil, o time está mal, o técnico está mal… mas o fato é que trocar de técnico é pior ainda.
    É um jogo de engana e, numericamente, é notório que não dá certo. Salvo raras exceções, os campeões brasileiros e da Libertadores são sempre aqueles time que estabilizam o treinador, vide o Corinthians, quando foi eliminado na pré Libertadores e os caras mantiveram o Tite, que depois ganhou tudo.
    O Zé tem mesmo que queimar as caravelas e largar suas teimosias.
    Eu colocaria Thiago no lugar do Muralha; Rômulo no lugar do MA; Cuellar no lugar do Arão; Vinicius Jr no lugar do Ederson e Vizeu no lugar do Damião.
    Aí, amigos, seria até uma defesa do treinador, porque seria atender os anseios da galera.
    Ps.: no segundo tempo, colocaria o Conca no lugar do Éverton.

  • Breno Oliveira

    Zé Ricardo é covarde e teimoso! Prefere injustiçar jogadores bons deixando no banco e deixar como titulares jogadores que dá desgosto ao ver jogar, o Zé veio da base mesmo assim prefere investir no Damião, que não é nosso e que vem jogando mau, do que investir no Felipe Vizeu que é da casa, prefere usar 3 volantes deixando bem claro que tem mais medo de perder do que vontade de ganhar (o uso dos 3 volantes não foi por causa da falta do Diego, ele usou esse esquema contra a Católica na Libertadores), ele não muda seu esquema tático que não funciona, por algum motivo desconhecido o cara não meche na volta pro segundo tempo (o time pode tá jogando horrores e mesmo assim ele jamais irá fazer mudanças na volta do intervalo e isso compromete caso o Flamengo esteja jogando um jogo decisivo). Está claro que os pontos negativos do Zé Ricardo superam demais os pontos positivos, ele está perdendo o grupo, não usa a meritocracia que é essencial no futebol e é teimoso! Claro, ele não chuta pro gol, ele não cruza, ele não cabeceia, mas isso não é desculpa! Nós flamenguistas, infelizmente, temos que conviver com o dilema de ver o Guerrero jogar bem pela seleção peruana e não ter as mesmas boas atuações pelo Flamengo, por que será? Então meu amigo colunista, o que você ver de tão positivo no Zé Ricardo que pode cobrir tudo isso que eu falei aqui? Nós não queremos um Flamengo com a personalidade do Zé Ricardo! Nós queremos um Flamengo com garra, com vontade de vencer, e principalmente, com a cara de FLAMENGO, e isso o Zé Ricardo provou pra todos nós que ele não é capaz de nos proporcionar! Então FORA ZÉ RICARDO!

  • Alberto Siqueira

    Me diz uma coisa: Se os jogadores estão jogando mal a muito tempo e continuam jogando, a culpa é que quem? Minha é que não é, não sou um crítico ferrenho do ZR mais a teimosia dele tá prejudicando o nosso time, acho q vc entrou em contradição no seu texto, treinador não chuta, não cabeceia e não faz pixotadas debaixo das traves, mais escala e mantém os que fazem isso. SRN ST

  • Rodrigo Andrade

    “[…] afinal de contas, ele não chuta, não cabeceia, e não comete pixotadas debaixo das traves.”

    Desculpinha bem manjada, mas que é sempre usada pra defender treinador. De fato ele não faz nada disso, mas quem escala e insiste com esses perebas qye estão fazendo isso?

  • Rodrigo Mourão

    Acabou a Panela do Zé, meritocracia.
    Agora o que vem sendo vinculado que ele vai sacar Muralha, Márcio Araújo, Arão e Damião.

    Até que vim direito fez alguma coisa, já estava na hora!

  • Diego Renan Araujo

    Nunca acaba a panela do Zé. Vão jogar Arão, MA e volta o Vaz. Muricy, volte por favor

  • Thiago

    Quanta besteira… há quanto tempo o time não está jogando bem? Qual a desculpa? Elenco? (temos um dos melhores do Brasil) Viagens? (Não estamos mais viajando) Falta de CT? (Ops já temos um dos melhores CTs) Já sei, pouco tempo no comando? (Zé Ricardo é o técnico a mais tempo em um time na Serie A) Ahh então deve ser por que não teve pré temporada (Ops tivemos sim em nosso CT)… QUAL A DESCULPA?

  • fabiano

    100% ricardete. Kkkkkkm

  • Rafael

    “É injusto colocar na conta do treinador, afinal de contas, ele não chuta, não cabeceia, e não comete pixotadas debaixo das traves.” Mas quem coloca em campo os jogadores que dão essas pixotadas? Por exemplo tem volantes de qualidade não aproveitados ou mal aproveitados(Ronaldo e Cuellar) e ele insiste com o seu ídolo MA e Willian Enganação. É melhor agir agora e buscar outro treinador do que deixar a vaca ir pro brejo, uma vez que esses pontos perdidos podem custar caro no final, sem contar a Copa do BR e a Sul-Americana que vão acabar indo pelo ralo com esse treinador. Quem é a favor da permanência de ZR não quer o melhor para o Mengão(Juninho Pernanbucano por exemplo).

    • Tucano

      O principal de tudo, ele não contrata. Com Rever, Vaz, Juan, Donatti bichado, M.Araújo, Rômulo, Arão o Horrível,Cuellar e mancuello não vamos ganhar de.ninguém. São todos iguais, ou seja umas merdas.

  • Francis Souza

    “O cara escalou o que tinha” “péssimo goleiro Alex” “Os reais culpados dessa derrota, foram alguns jogadores” …. Afinal de contas ele escalou o que tinha ou escalou um péssimo goleiro, e alguns jogadores que sempre entregam???

  • BlackRubro

    Tenho a impressão que você escreveu essa coluna apenas para gerar mil comentários em sua publicação. Achei até que poderia ser ironia… Coluna mal intencionado e absurda, com o único objetivo de irritar os torcedores para que se tenha cliques e comentários, pois seu objetivo aqui só é esse. A cada dia me desanimo mais com esse site e com o nível desses colunistas, deplorável, deplorável.

  • “Qual é o assunto que vai dar polêmica hoje, defender o Zé Ricardo e causar a indignação da galera? Então é isso” (DUNGA, Vinny)

    • BlackRubro

      O cara nem publica oq ele pensa, e sim oq vai irritar a torcida e gerar comentários. Esse site tá ficando uma merda.

  • Tucano

    Vinny concordo com vc, a culpa maior é do Dp de futebol. Estamos perdendo porque não temos zagueiros e volantes que prestem, pode trocar volantes e zagueiros , qualquer jogador que ele usar é tudo a mesma coisa. Os outros setores do time são bons a ótimos, mas zagueiros e volantes não merecem estar no flamengo. Pro futebol do clube mudar de nível tem que reformular a zaga e os volantes, São todos muito lentos, tecnicamente estão em queda e são fracos fisicamente. Porém o Zé não consegue compactar o time, sempre muito espassado, zaga, meio e ataque. O flamengo também é um time de pouca movimentação e intensidade e tanto a compactação, movimentação e intensidade precisa de rapidez e força física, por isso não sei se é incompetência do Zé ou dos zagueiros e volantes, que como falei são lentos e fracos fisicamente. Portanto, pro flamengo jogar em outro nível, melhorar seu futebol, primeiro tem que trocar o DP de futebol que contratou muitos jogadores acabados pro futebol e outros de baixa qualidade pra essas setores. Em segundo , contratar zagueiros e volantes pra substituir os que estão no elenco,em último trocar o técnico que talvez com outros jogadores fizesse um bom trabalho. O flamengo precisa reformular esse elenco. Tenho sugestões pra zaga e volantes. Pablo, Gil, o zagueiro do Luverdense pelo lado direito cuja o nome não me ocorre agora, wallace do Mônaco e outros mais que são jovens. Volantes ,Fernando ex grêmio, Bruno Henrique, Petros, Danilo ex vasco.

  • Tiago Simas

    Venho criticando Vinny Dunga, mas agora tenho que reconhecer que concordo plenamente com este texto.

    Torcida é manipulada pela diretoria dos clubes. É fato. Essa prática brasileira de demitir o técnico é a forma que as diretorias fazem para desviar o olhar do torcedor para que ele não veja a má administração financeira ou técnica que fazem do clube. Como financeiramente não dá para criticar o Fla, tecnicamente…

    Em A Arte da Guerra, Sun Tzu afirma que se um exército não compreende as ideias do seu general, é porque elas não são claras. Se as regras do general são claras, então seus capitães não sabem transmitir a ordem e manter a unidade.

    Considerando que no futebol o técnico NÃO É O GENERAL, e sim a diretoria com seus cargos, vamos colocar general (diretoria), capitão (o técnico), e os comandados (jogadores).

    A “ideia” do general diretoria é fornecer ao clube uma boa comissão técnica, DM, infraestrutura e um bom plantel de jogadores. O técnico está só no meio desse processo, mas tem uma visibilidade grande porque assim o futebol brasileiro e mundial faz, é o cara com mais câmeras apontadas dentre os que estão fora das 4 linhas.

    O fato é que o Fla ainda não tem esse bom plantel. Tem bastante jogador mediano para ruim. Então a ideia do “general” diretoria ainda não está clara.

    >> Perdeu Alan Patrick e não repôs um jogador da mesma posição (vamos por favor esquecer por momento se fulano ou beltrano é craque ou pereba e analisar as funções em campo).
    >> Montou uma zaga com reservas de outros times e se acomodou momentaneamente na busca no mercado. Agora, corre desesperado.
    >> Emprestou PV depois de contratar Muralha e se acomodou em não ter um reserva à altura
    >> Diretoria que mantém MA no time, não é tanto ZR. Empresário do MA é o empresário do Ronaldo, tenho certeza que tem dedo dele na titularidade do MA, e a diretoria não contrata um bom volante marcador, só traz jogador ou bichado, ou que não marca tanto
    >> Traz um Conca bichado que deveria ficar quieto até ter ritmo de jogo, e não tem ainda, visto o jogo treino que fez contra o Mesquita;
    >> Supostamente os moleques da base deveriam ter mais chances, mas não aparece nenhuma compra de jovens. São Paulo vende jovem a rodo, Flamengo não, Fla não vende porque está recusando propostas, ou as propostas não vem porque os moleques não são tão bons assim?
    >> Enfim, cansei de citar, mas tem mais…

    Então, ZR, que não é o melhor dos técnicos, longe disso, mas também não é o pior, longe disso, tem apenas uma fatia da culpa pela má fase momentânea. Digo momentânea porque começou o ano ganhando o estadual, que não vale nada, mas se perdesse torcedor estaria marretando ainda mais. E outros grandes também começaram o BR em baixa, Palmeiras, Atlético… Brasileiro raramente foi ganho por times que estavam em alta nas primeiras rodadas, principalmente pela janela de transferências do meio do ano.

    Vamos dar tempo ao tempo. Quem quiser jogar pedras, deixe por momento o ZR em paz, e mire suas pedras lá na janelinha do escritório do Caetano, e do VP de futebol provisório, o próprio Bandeira…

    • BlackRubro

      O técnico escala mal, substitui pior ainda, não tem variação tática, só joga em um esquema, é retranqueiro e nos fez perder vários pontos com essa covardia, inclusive uma eliminação vexatória na libertadores. Um cara que manteve Marcelo Cirino titular praticamente o ano passado inteiro, que mantém Márcio Araújo, Vaz, Muralha, Arão e Gabriel no time mesmo os caras jogando super mal, e ainda pede a renovação de caramujo e Gabriel e não saí de sua panelinha. Pois vai morrer abraçado com ela. Você está querendo defender o indefensável, e a diretoria tbm tem sua parcela de culpa, pois são incompetentes em comandar o futebol.

      • Tiago Simas

        Beleza, então trocamos o técnico, e a partir do dia seguinte o Fla vai jogar igual Real Madrid.

        • BlackRubro

          Não cara, mas é evidente que ele está muito mal no comando do time, o elenco é bom sim, ainda mais se você comparar com outros da série A. Inclusive éramos o melhor elenco do grupo da liberta, mas o problema não é só o Zé, mas ele tem uma enorme parcela de culpa.

          • Tiago Simas

            Colega, se você acha que tínhamos o melhor elenco do grupo da Liberta, opinião sua. Não compartilho, acho o elenco tão mediano quanto o técnico.

      • Fabiano Santos

        Eliminacao vexatoria???? Kkkkk vexatoria sao torcedores q acham isso, se perder um jogo no ultimo lance na argentina imagina o q foi perder para o Santo Andre no maracana lotado, puts, como tem torcedor de video game aqui kkkk

      • Luiz Henrique Amorim

        Engraçado que no último jogo o Flamengo não jogo no “famigerado” 4231…. e em vários outros jogos também não…

    • Ednei P. de Melo

      Assino embaixo! &:-D

  • Flamengo, pouco a pouco, perdendo a alma..
    E mesmo assim, tem uma parte (pequena) que CONTINUA achando isso normal. O que está em jogo nesse momento, amigos, não é mais simples e puramente resultados e desempenho… É A ALMA DESSE TIME!
    Que se já não era perceptível antes da tragédia da eliminação, depois da tragédia ficou clara e evidente que ALMA e RAÇA é a última coisa que esse time/técnico tem a oferecer.

    Momento é de mudanças, vamos lutar por isso.
    Essa cartilha de : Trocar técnico é retrocesso, é errado, não é moderno, NO NOSSO CASO ESPECÍFICO , não cola… Pelo contrário, vai nos fazer bem demais o famoso FATO NOVO.

    Opções incontestáveis no momento:
    Tirar Abel Braga do Fluminense..
    E olha que ele quer viu.

    E uma outra opção que pode parecer loucura, mas o Flamengo HOJE EM DIA pode fazer:
    Luis Enrique, Ex-Barcelona.

    Manda um dirigente pra lá, tentar conversar, estabelecer um salário por metas e títulos. Agregar ao clube seu conhecimento europeu e de Barcelona pra tentar avançar ainda mais o clube, seria uma excelente experiência.

    Saudações Rubro Negras!

  • roberto

    texto chapa branca

  • vinicius oliveira

    Vejo muitas incoerências nesse texto, pra começar pela culpa não ser do treinador, e por ele estar escalando o que tem de melhor, isso não reflete a realidade.
    Independe da torcida não gostar de jogador A ou B ou do esquema tático, fato é que se um jogador vem de uma sequência de 4 jogos muito ruins, seja qual jogador for o técnico tem que mexer (arrao, Márcio Araújo e muralha). Se o time não está bem em cambo a 4 jogos e preciso rever o esquema ratitico, coisa que o Zé não fez em nem um momento, continuou escalando sua panela e seu esquema ineficaz, foi preciso uma fritada é praticamente uma demissão pra faze lo mudar (e tenho certeza que se isso não acontecesse ele não mudaria suas “convicções”)
    Vc cita muitos jogadores no departamento médico, mas não podemos depender do Diego, times mais modestos como botafogo e coritias estão competitivos mesmo sem elenco como o nosso.
    O treinador e fraco, inexperiente e não soube lidar com isso, sua demissão é questão de tempo, sua próxima derrota ou empate, a diretoria apenas empurrou o problema com a barriga.
    E pra finalizar nosso papel como torcedor jamais será só torcer, e criticar e exigir mudanças quando as coisas não estão certas, nesse seu pensamento de não poder extravasar as críticas teríamos Wallace como titular e capitão do time até hj, e Ainda fazendo dupla com Rafael Vaz.
    Péssimo texto, totalmente imparcial e fora da realidade atual do Flamengo

  • Willy Morais Marques

    Parabéns Vinny. Até que fim um texto coerente. Concordo com vc, onde vos fala que nesse último jogo Z.R não teve culpa da derrota. Mais discordo sobre a permanência do Z.R. Ele não foi culpado nesse jogo. Mas foi culpado em vários outros e principalmente​ na eliminação da libertadores. Não vou me alongar falando o pq da minha opinião, só peço para os leitores tomarem como base a seleção brasileira de Dunga como a de Tite. Onde os jogadores eram praticamente os mesmos e muitos falavam que a culpa do mal desempenho da seleção de Dunga eram os jogadores. Hoje está mais do que provado de quem era a culpa.

    • Willy Morais Marques

      Também concordo que demitir um técnico repentinamente não seria bom. Tem que ter todo um planejamento. E esse planejamento já deveria ter ocorrido desde muito antes e não somente ago

    • Anderson Padilha Fernandes

      Na moral,kkk que comparação estapafúrdia!!! 1°Na seleção temos os melhores jogadores de todo país (faz a seguinte reflexão: em que time do Brasileirão meu goleiro seria titular absoluto, meu zagueiro, lateral…) 2°O Dunga nunca foi treinador de nada, só um líder em campo! Não tinha prática muito menos conhecimento de treinar um time(Mas infelizmente é Brasil né amigo,vale quem tem mais influência ou mais subordinado);3° Pesquisa sobre os números de Zé Ricardo e veja se no Brasil tem treinador disponível para melhorar o trabalho dele;

      • Willy Morais Marques

        Cara, não vou discordar com vc. Só peço pra ter mais atenção nas leituras. Pois nenhum momento comparei jogadores do FLA com da seleção. Pra ser mais claro pra vc. Eu comparei no meu texto o comando técnico e não jogadores. Nenhum momento falei que tinha que demitir Z.R de mediato, pois tbm concordo que não tem técnico disponível no Brasil com muita confiança. Repito de maneira pra vc entender TEM QUE TER PLANEJAMENTO ANTES DE DEMITIR O TECNICO. E ISSO JA DEVERIA TER OCORRIDO. Entendeu agora?

  • Diogo

    Acredito que futebol se faz com insistência, no que diz respeito a jogadores, esquema tático, adequando-os ao perfil dos jogadores. Esse time foi montado para o 4-3-3 pelo Murici e o mérito do Zé ano passado foi insistir nesse esquema, trazendo alguns jogadores para encaixar melhor.
    Não se muda o esquema de jogo do dia para a noite, sem treiná-lo adequadamente, como muitos estão pedindo. O preço disso será muita irregularidade até se ajustar. Não gosto do MA, mas porque será que ele foi titular com todos os técnicos que passaram pelo Flamengo (O Murici não teve tempo de torná-lo titular … rs)?? O Zé mostrou qualidade, está insistindo demais no que deu certo ano passado, é preciso sabedoria para identificar quando mudar. Defendo a sua permanência até as novas contratações estiverem aptas a jogar. Depois pode-se pensar em trocar …

    • Juan Oliveira

      Kkkkkkkkkkkkkkk boa piada. Agora a desculpa é pq precisa de novas contratações kkkkkkkkkkkkkkkkk virou doença já

      • Diogo

        Só falei das contratações que já foram feitas, Everton Ribeiro, Rodolfo e Geuvânio (esse acho que ainda não confirmou né?).

        • Juan Oliveira

          Não confirmou não, mas pelo visto de vir sim. O Bandeira falou até sobre isso, então é quase certeza.

    • Cassius Regazzoni

      Temos aqui um defensor do VSQ. A mediocridade é uma m…

      • Diogo

        Poucos podem se dizer mais flamenguista do que eu. Só porque penso para o Flamengo em um caminho diferente de você, isso não me faz mais ou menos Flamengo do que ninguém, nem você!!

        Vascaíno é o c@ralho!! VSF.

  • Manhaes01

    Mais um texto do Vinny para gerar polêmica, onde não aborda a falta de variação tatíca, a insistencia com MA, Arao, Damiao, gabriel e Vaz, e que coloca a pressão na conta da torcida. Os resultados são pifios, com ele fomos derrotados na competição mais importante do ano, além das eliminações do ano passado e do 3o lugar fraco no Brasileiro. O que os analistas desse site não querem reconhecer e nem pesquisam para checar é que o time oscilava entre 6o e 7o ano passado, e só subiu de produção com a chegada do Diego na 21o Rodada do brasileiro de 2016, depois disso esboçou uma reação, mas o Zé manteve um esquema tatico unico forçando a todas as peças a se adequar a esse esquema. Adiaram somente o inevitavel, ele vai ser demitido no Domingo ainda na ressacada, porque vai entrar em campo de novo com Arão e MA…e está fadado a fazer outra partida horrivel….

    • Fabiano Santos

      Quer reclamar, reclama direito, quer cornetar corneta direito, pqp, Gabriel ja ta fora 200 jogos e o vaz a mesma coisa, ai vem torcedor reclamar da insistencia no Gabriel e no vaz, pqp, muda o disco.

      • Manhaes01

        Tá incomodado com minhas reclamações Ricardete? Paga o meu ST, meu Titulo Patrimonial e o meu pay per view….não dá….então atura Ricardete Bananete de Melo…

  • James Howllet

    Infelizmente a confiança do Zé perante torcida, dirigentes e (muito importante) nele próprio se perdeu. Não sei do vestiário, mas…

    Acredito que após isso, não dá mais… Toda relação em que uma das partes fica sob o crivo constante, só aumenta o desgaste. Se erra é culpa sempre daquele que recebeu o puxão de orelha. Quando acerta pode ser o “acaso”, os jogadores ou o time adversário que deu mole.

    Aí a convicção, transformada em teimosia do técnico, acaba evaporando e se transformando em pura insegurança. Palavra tenebrosa que nem deveria ser mencionada em atividades de alta competitividade.

    Então é isso…

    • DefendaSeuDinheiro

      A diretoria tem que aguentar a pressão da torcida e da mídia e seguir com o planejamento. Não podem ser amadores como são a maioria das gestões em todas as áreas desta república de bananas chamada brasil!

      • James Howllet

        Penso o mesmo, mas acho difícil os blues segurarem

  • Fernando Roelli

    Concordo em não mandar embora, mas discordo que ele escalou o tinha de melhor quarta feira.
    Márcio Araújo que só sabe roubar a bola (coisa que não fez quarta) e dar passe de 2 metros, não tenta um lançamento, uma jogada de penetração, para mim isso não é volante, temos o Ronaldo que nunca é testado.
    Arão esse ano não está jogando bosta nenhuma, precisa comer banco.
    Pará não teria renovado o seu contrato, jogador fraco, Rodinei bem melhor e mais rápido que ele.
    Damião grosso, ridículo, Vizeu põe esse bosta no bolso, os números diz isso.
    Muralha pelo amor de Deus está falhando em todos os jogos e o cara não da oportunidade para p Thiago.
    Vinicius Junior tem que ser titular no Flamengo, os 2 últimos jogos entrou e fez a diferença no ataque, tanto que quarta as melhores chances de gol foram dele.
    Zé Ricardo está fazendo as escolhas erradas, ele trabalhou na base e sabe que os muleke são bons e não da oportunidade, precisa rever seus conceitos e colocar eles para jogar.
    Eu entraria com esse time contra o Avaí.
    Thiago
    Rodinei
    Réver
    Juan
    Renê
    Ronaldo
    Rômulo
    Diego
    Everton
    Vinícius Junior
    Vizeu

    • DefendaSeuDinheiro

      Eu entraria com esse time contra o Avaí.
      Thiago
      Réver
      Juan
      Vaz
      Rondinei
      Diego
      Cuellar
      Mancuello
      Everton
      Damião
      Vinícius Junior

      3-4-3

      Chega de jogar com lateral que nem marca e nem ataca, só serve para deixar buraco na defesa e manter o volante veloz caramujo no time titular.
      Zagueiro que jogue de zagueiro.

      • Fernando Roelli

        Vaz?
        Meu Deus!
        Respeito sua opinião mas ele é horroroso.
        Cuellar não está na seleção?
        Pode testar o Mancuello como segundo volante.
        Damião no meu time não joga.

        • DefendaSeuDinheiro

          Eu acho o Leo Duarte fraquinho.
          Bota o Ronaldo no lugar do Cuellar então.

          • Fernando Roelli

            O Léo Duarte é bom jogador sim, tem que ar mais oportunidade para ele.

          • DefendaSeuDinheiro

            Sou mais o Dener da base.

          • Fernando Roelli

            Dener é bom mesmo!
            Nós temos base boa.

    • Ednei P. de Melo

      “Márcio Araújo que só sabe roubar a bola (coisa que não fez quarta) e dar passe de 2 metros, não tenta um lançamento, uma jogada de penetração, para mim isso não é volante, temos o Ronaldo que nunca é testado.” — Aí é que está o problema: de que adianta colocar um volante que joga o fino da bola mas que não sabe marcar (W. Arão)? Toma drible e fica perdido (Cuellar) ou não consegue chegar à tempo no adversário (Rômulo). Muitos pedem o Ronaldo, mas não se dão conta de que o cenário atual seria PERFEITO para queimá-lo! &:-D

  • Kikos 1976

    Quem define essas escalações citadas aí é o Técnico !!! Vai cair abraçadinho com o Carregador de foto de piano !!

  • DefendaSeuDinheiro

    Perfeito Dunga, mais um belo texto!!
    Bota na conta da Diretoria que não segurou o PV para fazer sombra pro Muralha e nem trouxe outro grande goleiro para ser titular.
    Tentaram por o Caramujo no banco, mas nem Cuellar e nem Rômulo deram conta do recado. Para ter um volante menos veloz na cobertura, os zagueiros deveriam ser menos lentos, ou seja, outra falha na montagem do elenco.
    Muitas peças boas do meio para frente, mas que não estão entregando o esperado, se as bolas entrassem, o muralha poderia até ser frangueiro que teríamos ganho várias partidas.

    • Ednei P. de Melo

      “Tentaram por o Caramujo no banco, mas nem Cuellar e nem Rômulo deram conta do recado. Para ter um volante menos veloz na cobertura, os zagueiros deveriam ser menos lentos, ou seja, outra falha na montagem do elenco.” — Isso! &;-D

  • UrubuRei_CRF

    Bom texto, geralmente critico sua opinião por descordar do seu ponto de vista, mas nessa estamos de acordo.

  • Fabiano Santos

    Nunca pensei em fazer isso kkkk mas tenho q escrever, parabens pelo texto.

  • Felipe Mendonça

    Em que pese a falha grotesca, o que preocupa mesmo é o futebol jogado. O Flamengo é infimamente superior ao Sport, posição por posição.

    Se o Flamengo toma um gol de uma equipe forte como o Palmeiras e não consegue reagir, tudo bem.

    O problema é que era o Sport do outro lado. Assim como foi o Ateltico PR. São times absurdamente inferiores e não conseguimos nos impor de forma alguma.

    Os números não são ruins, mas o futebol não convence. Uma hora isso dá errado.

    Isso que preocupa.

  • Luiz Henrique Amorim

    Palavras de sabedoria caro Vinny!!!

    Abraços!

  • Felipe Mendonça

    Em tempo, em que pese ter um físico de bem-te-vi, o mancuello tem muito futebol e merecia mais oportunidades. Ele entrou e, em 30, minutos deu 3 chutes a gol, duas enfiadas de bola e deu mais dinâmica ao jogo.

    Importante lembrar que ele nunca ganhou sequência, pois o Gabriel (por incrível que pareça), era titular.

    Isso que me faz questionar o trabalho de Ze Ricardo. Não consigo entender isso.

    • DefendaSeuDinheiro

      Concordo, ele poderia jogar na posição dele, ali no meio de campo, mais recuado pela esquerda.
      Diego e Damião ficam muito isolados, precisam de chegar alguém mais perto.
      Os pontas corredores quase nunca fecham para o meio.

      Thiago
      Réver-Juan-Vaz
      Rondinei-Diego-Ronaldo-Mancuello
      VJr-Damião-Everton

    • Ednei P. de Melo

      Entre concordâncias e discordâncias:
      1. Mancuello teve oportunidades e sequências sim, mas não possui condições físicas para atuar com intensidade durante os 90min. Por isso, alterna bons e maus momentos como titular; entretanto…
      2. Como opção para o 2o. tempo, ele entra mais descansado e com melhores condições físicas para promover a intensidade necessária e assim, obter um bom desempenho (tal como você mesmo relatou). &;-D

  • Rubens

    Parabéns pela opinião
    Para sermos diferentes precisamos fazer coisas diferentes.
    Não demitir o Ze neste momento eh o mais corajoso.

  • Lucas

    Resumido, o cara que acha que o Marcio Araújo e gênio, que o Gabriel deve ser titular e que devemos recontratar o Bruno falando agora para manter o Zé. Só prova a burrada que a diretoria fez não demitindo o retranca.

  • LeandroMgaJP

    Discordo;
    É claro que ZR não estava em campo e, por fazer parte de uma organização, a culpa não é só dele; mas, apesar de ele ter escalado o que tinha, mesmo convencido que o elenco não era o que supúnhamos, o time já está há vários jogos sem nenhum padrão em nenhum dos setores; percebam que mesmo times muito inferiores (inclusive ao time mesclado do Flamengo), demonstram volume de jogo superior; enfim, se o elenco ruim não é culpa dele, o time estar bagunçado é sim; se estivesse organizado, certamente os vexames seriam menores.

  • Alexlima

    Calma ? O cara ja mostrou que é uma mula, tem que trocar logo enquanto estamos no início do campeonato, não dar pra morrer abraçado com Marcio Araujo, Arao e Muralha, isso não existe…
    Libertadores um horror, Brasileiro de 2016 perdeu jogos importantes e agora, o que falta ??

  • André Lima

    Cara …vou te falar…todos os goleiros que andam jogando contra o Mengão tão virando santos…pqp é milagre atrás de milagre ou incompetência dos atacantes?