Página inicial Colunas Mistério: Onde anda o futebol do time do Flamengo?

Mistério: Onde anda o futebol do time do Flamengo?

741
24
COMPARTILHAR

Caros Rubro Negros,

Pressão! Insatisfação!! Incredulidade!!! Essas são algumas entre as muitas palavras que podem ser aplicadas a situação atual do Flamengo. Técnico em baixa com a torcida. Time jogando menos do que poderia. Dedos apontados. Dirigentes em pé de guerra. Protestos!! E pouco se fala sobre a pergunta que, pra mim, deveria ser “a pergunta de um milhão de doláres”: Onde está o futebol do time do Flamengo? Melhor ainda: Quais são as causas dessa queda tão acentuada de desempenho?

É nítido e claro que o futebol que esse time jogava a menos de 2 meses era muito diferente do que apresenta hoje. Existem aqueles que não gostavam do que viam lá pelo mês de Abril. Reclamavam do time não ser mais ofensivo. Reclamavam da escalação. Reclamavam do time ser “covarde”. Mas é impossível negar que o que estamos vendo hoje é muito diferente do que víamos a pouco tempo. O Flamengo que eu via tinha padrão de jogo. Tinha uma ideia de jogo muito clara. Procurava dominar o time adversário e tinha posse de bola, girando e procurando pacientemente pela melhor oportunidade. Sofria pouco defensivamente. Era um time equilibrado. Consistente. Compacto. Competitivo. Bem diferente do que vemos hoje. Por exemplo: Lembro que constantemente reclamávamos que nosso time perdia muitos gols. Hoje sequer criamos tantas oportunidades…

Segue alguns dos possíveis vilões no imaginário Rubro Negro:

Esquema: “O Flamengo joga sempre no mesmo esquema e se tornou um time previsível.” Existe um equívoco ai, ainda que parcial. É nítido que o esquema de predileção desse time é o 4231. Mas já vimos esse time jogar no 4141, no 451, no 433 e até mesmo num 442, com 2 linhas de 4, em algum momento. Dito isso e fugindo da “numerologia” acima, o fato é que o Flamengo parece sim ser dependente dos seus pontas. Contudo eu não acho que esse seja nosso real problema. Foi assim que esse time apresentou um futebol de muito melhor qualidade que o atual. Foi assim que fez boas partidas na libertadores (não dito por mim, por sinal: “Jogou bem cinco jogos e mais o primeiro tempo”.By Zico). No mais, se fosse esse o grande problema, no minimo, nossos adversários teriam mais problemas conosco. E defensivamente continuaríamos a sofrer pouco. Não é essa a realidade do nosso momento. Contudo, se não faz parte do problema, pode de alguma forma fazer parte da solução. Talvez uma mudança do jeito de jogar possa trazer de volta a competitividade que o Flamengo perdeu. Mas essa solução é muito mais complicada do que parece.

Escalação:”O Zé Ricardo é muito apegado a alguns jogadores, não dando oportunidade para outras peças do elenco”. Isso faz algum sentido. Ainda assim, talvez não seja essa a maior parte do problema. Afinal, a mesma lógica acima se faz presente: Foi com esses mesmos jogadores hoje muito contestados que esse time conseguiu apresentar um futebol muito mais competitivo e consistente que o atual. Todavia, é impossível não enxergar que alguns jogadores atravessam um momento técnico, tático e mesmo psicológico péssimo, seja devido ainda a eliminação na Libertadores, seja devido a grande pressão hoje sofrida. E certamente vimos muitas ocasiões onde o coletivo foi duramente prejudicado por erros individuais. Talvez essa questão tenha mais peso do que imaginamos na nossa atual fase…

Compactação, movimentação e saída de bola:” O time atual do Flamengo é muito lento e previsível na saída de bola.” Isso faz sentido pra mim. O time era compacto, marcava forte, tanto na marcação alta como na marcação baixa. Isso ajudava muito ofensivamente também, mantendo o adversário mais acuado em diversos momentos. Também mostrava mais movimentação dos seus homens de frente. E a saída de bola era mais ordenada. Esses fundamentos são cruciais para o sucesso da ideia de jogo que esse time do Flamengo tem.

Falta de vontade/raça/cobrança. “Esse time não tem vontade de ganhar. É um time acomodado. De todos os possíveis argumentos para nossa má fase, esse sem dúvida é o mais subjetivo e complexo. Pessoalmente, eu não acho que falte vontade ou cobrança nesse time. Talvez, em algum momento, falte uma certa “volúpia” em matar o jogo, e mesmo isso merece uma análise mais detalhada. Mas daí a faltar vontade, vergonha, consideração, responsabilidade vai uma distância grande…

Hoje temos mais um jogo fundamental nessa tentativa de reencontramos o caminho das vitórias. É nossa estréia na Ilha. Que essas ou quaisquer outras causas para nosso problemas tenha sido localizadas e debeladas. Que o nosso futebol, seja aonde for que ele tenha se escondido, volte. Que São Judas Tadeu nos ajude e as convicções do Zé Ricardo colham bons frutos!

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Pixotada: Bandeira. Então… se eu fosse presidente do Flamengo aposto que todo dia de manhã eu iria querer xingar algumas pessoas…e esse é um entre os milhares de motivos pelos quais eu não sirvo para esse cargo. Quem está lá tem que mostrar tranquilidade e preparo, mesmo nos momentos mais difíceis…

Golaço: Meus leitores. Muito obrigado pela repercussão da coluna passada. Foram mais de 1000 comentários somente considerando o plugin do Facebook e os comentários na própria coluna. Agradeço enormemente aos que comentaram, concordando ou não com o teor da coluna. Com a participação e a ajuda de vocês faremos uma coluna cada vez melhor!!

Seção Gato Mestre: Pressão enorme sobre os jogadores e o técnico. É assim que o Fla estréia aquela que será sua casa por algum tempo. Faremos um bom jogo contra a Ponte e finalmente sairemos dessa draga que nos encontramos. Primeiro gol será de Leandro Damião. Flamengo 2×0 Ponte Preta.

Luiz Henrique Amorim

contato@colunadoflamengo.com

Comente pelo Facebook

  • Nick Sousa

    Bom texto

    • Luiz Henrique Amorim

      Vlw!!!

      Abraços!!!

  • BlackRubro

    O perdemos, mas hoje iremos reencontra-lo. É hoje que começa a arrancada rumo ao título. Bora Zé Ricardo, prove q eu estou errado em te criticar! Agora é o momento de vencer, e vencer bem!!

    • Luiz Henrique Amorim

      Foi uma partida bem razoável

  • Vinicios Mendes

    Onde está o Futebol do Flamengo? Creio eu que no mesmo lugar que está o Futebol do Márcio Araújo, a vontade do Arão, a meritocracia do Zé Ricardo, a técnica suprema do Vaz, a habilidade do Gabriel, os gols do Damião e por ae vai. Vejo muitos pedindo que A TORCIDA APIOE MAIS, o torcedor até onde estou vendo esta fazendo sua parte seja indo ao estádio ou na porta do CT (sim, cobrança tbm é algo que a torcida deve fazer quando deve.) A culpa não e minha nem dos 40 milhões de rubro negros se não temos técnico nem que o time joga sem vontade, a diretoria pede apoio da torcida mas bota ingressos a 380 reais, provavelmente não encheremos nem o pequeno estádio do urubu, mas hj e obrigação a vitória é eu aposto em um 3 x 1 com gol do Vinícius.

    • DefendaSeuDinheiro

      damião tem feito seus gols, tem jogado bem.
      tb não gosto do jogador, mas fase ruim do clube não passa por este jogador.
      além dos que citaste, pará, parece que hoje finalmente vai pro banco, tb vem jogando nada faz tempo. além do réver, muralha, diego ainda não está em plena forma após lesão, conca ainda vai demorar para embalar, VJR ainda é muito mirradinho para jogar jogo todo, Ederson mostra que só foi gasto de tempo e de dinheiro do clube, Everton faz tempo que não joga nada, ou seja, o time todo no geral tem estado mal.

      • Marcel

        Damião tem jogado bem?

        • DefendaSeuDinheiro

          melhor que a maior parte do elenco

      • Vinicios Mendes

        Damião jogado bem? Faça-me o favor né mano, o cara vive simulando faltas ridículas, fez 1 gol bonito e do nada apaga sua má atuação que fez, pegue os dados do último jogo dele é verá que não contribuiu com nada além do gol, no resto eu concordo principalmente com o Pará, que voltou a ser o Pará versão 2015 a pelo menos 10 rodadas jogando nesse nível.

        • DefendaSeuDinheiro

          Decidiu outro jogo. Melhor em campo.

          • Luiz Henrique Amorim

            Melhor em campo eu nao achei não

  • DefendaSeuDinheiro

    Esquema: “O Flamengo joga sempre no mesmo esquema e se tornou um time previsível.” Existe um equívoco ai, ainda que parcial. É nítido que o esquema de predileção desse time é o 4231. Mas já vimos esse time jogar no 4141, no 451, no 433 e até mesmo num 442, com 2 linhas de 4, em algum momento.

    Esqueceu do 424 que ele costuma usar em alguns jogos no desespero para tentar buscar a vitória, fica só com um volante e um meia jogando junto com volante e resto de atacante.

    • Thiago

      Pra mim é tudo a mesma coisa, flamengo joga na VDD no 41221, 1 volante que nao faz nada a frente da zaga, arão e diego no meio, dois assistentes de laterais e guerrero isolado la na frente.

      • Luiz Henrique Amorim

        Nem sempre os pontas são assistentes de laterais, né?

    • Luiz Henrique Amorim

      Ai é o tal do desespero… As poucas vezes q vimos isso realmente não tem o que se analisar….

  • Thiago

    Cara, é impressionante como você faz um texto enorme para de algum fato, tirar a responsabilidade do Zé Ricardo pelo futebol apresentado pelo flamengo. O flamengo não vem jogando bem não é desde a derrota na libertadores que resultou na nossa eliminação, isso vem desde o ano passado nas ultimas 10 rodadas, o flamengo naquela altura do campeonato já tinha seu jogo manjado.
    Sabe por que o Brasil tomou de 7 a 1 da alemanha, simples confiou que a maneira com que vinha jogando e os jogadores que ali estavam eram suficientes, so acomodou, achou que por ter feito alguns bons jogos contra equipes fracas ja estava preparada para a copa, pois como o brasil era sede, nao precisou participar das eliminatórias, jogares que o Felipão tinha “confiança” estavam todos la naquele vexame.
    Outra coisa, independente se ta entrando com 5 volantes, 5 atacantes, 3 zagueiros, 4 laterias o flamengo SEMPRE, S-E-M-P-R-E joga da mesma forma, num esquema que nao importa, um verdadeiro 41221 esse é o esquema do flamengo. A primeira linha de zagueiros e laterais, a segunda linha o MA (enganador que dizem que fazem uma boa cobertura mas nao tem nem 10 roubadas de bola no campeonato), a terceira linha com arão e diego no meio, a quarta linha com pontas assistentes de laterais e por fim, guerrero sozinho la no ataque. E vale lembrar como o time faz gol, so a base de cruzamento na área, nao tem uma jogada ensaiada, tabela, infiltrações nada.

    Então esse futebol feito que o flamengo esta jogando em no MINIMO 70% é culpa do Zé ricardo, pois ele não varia o esquema, nao muda a forma de jogar, nao tem MERITOCRACIA nenhuma, com certeza mancuello hoje nem entra no campo ja que foi bem no ultimo jogo, nao tira os jogadores ruins do time, a nao ser que façam muita besteira e o clima esteja quase q da torcida ir la e tirar o cara na marra, sempre recua o time qdo faz 1 a 0, o time parece um bando jogando.

  • Marcel

    O próximo treinador vai achar o futebol do Mengão. Espero que não demorem muito em achar o próximo treinador.

    • Luiz Henrique Amorim

      Acho que vai demorar para termos um próximo treinador…

  • Yan Balduino

    Que texto INSANO!

  • Ednei P. de Melo

    ANÁLISE PERFEITA! &;-D

  • SergioSarah

    Falta Cobrança sim, e esse problema não é complexo.

    Dito isso, o melhor exemplo é o do jogo ontem. Os jogadores e técnico estavam sendo cobrados por dirigentes, torcedores e mídia, a cobrança estava alta em cima do time. E ontem já demonstraram nitidamente mais vontade em buscar o resultado.

    A cobrança tem que continuar. Nada de complexo nisso…

    SRN!!

    • Luiz Henrique Amorim

      Não acho que falte cobrança, assim, pura e simplesmente…

  • Daniel Silva

    Texto meio assim…sabe não sei se terá a mesma repercusão

    • Luiz Henrique Amorim

      Nem sempre acertamos na veia. Rs