Página inicial Colunas Anderson Alves Como jogar com os melhores?

Como jogar com os melhores?

3484
89
COMPARTILHAR

Em grande coluna do Guilherme Malva, semana passada, o esboço para um time técnico com Conca, Diego e Everton Ribeiro foi rabiscado pelo talentoso torcedor. Gostaria aqui, em algumas linhas, dar os meus pitacos também, pois ainda que o que ele tenha dito não seja lá nenhum absurdo, antes esteja mais próximo de acontecer do que a minha, eu seria ainda mais ousado e escalaria o time com o máximo de jogadores habilidosos possível.

O primeiro passo que deve prescindir o texto é identificar os jogadores mais habilidosos que possuímos no elenco. Em coluna no mês passado, já havia elencado os meus escolhidos: Trauco, Mancuello, Everton Ribeiro, Conca, Vinícius Jr, Diego, Guerrero, Ederson. Todos possuem os predicados necessários para jogar um bom futebol. Você pode discordar deste ou daquele jogador, mas é inegável que em algum momento eles já demonstraram técnica acima da média, inclusive em solo tupiniquim.

A segunda etapa é a de misturar o máximo possível destes melhores jogadores que temos no elenco. Comecemos. A nossa defesa, antes sólida e inquestionável, passa por um momento de crise. O nosso tema central não é a defesa, por isso vou iniciar colocando Trauco no setor e se sobrar tempo durante a coluna voltarei a ela.

Como a recuperação de Conca ainda não está concluída, o meio de campo teria Arão como primeiro volante, mas podendo testar Ronaldo em seu lugar, Mancuello enquanto Conca não está 100% e Diego absoluto.

O ataque sem embromação vamos com a irreverência da realidade Vinícius Jr, Everton Ribeiro e Guerrero.

Algumas notas sobre o time. Este time tem um percentual altíssimo de acerto de passe e visa priorizar a troca de passes como MAIOR CARACTERÍSTICA defensiva. Time que está com a bola, não é atacado.

Sem a bola, este time TEM QUE MARCAR ASSIM QUE A PERDE. É lógico que não veremos este tipo de jogo em 100% dos jogos ou mesmo em todos os 90 minutos, mas aliando ótimos passes com muita posse de bola e marcação pressão assim que perde a posse de bola a equipe não passará por sustos na defesa. No mais, a qualidade ofensiva de um time que teria bons arremates de média e curta distância, com as assistências que podem vir de todos os citados melhoraria muito as finalizações desta equipe e os gols sairiam mais que naturalmente.

É cristalino que o técnico prefira apostar em um esquema que privilegie uma defesa melhor postada, assim, Mancuello/Conca sairiam do time para a entrada de Cuellar/Ronaldo/Rômulo e o time jogaria mais semelhante ao que temos visto atualmente. Mas é vital que este tipo de organização seja testada em detrimento da entrada de mais um ponta, ou lateral ou mesmo centro avante. Já deu!

Este vídeo do Painel Tático demonstra mais ou menos o que tenho falado.

É evidente que, se perder a posse de bola com frequência, a marcação pressão do perde-pressiona ficará comprometida, mas se a troca de passes for bem executada, os jogadores estarão inteiros ao fim da partida, pois não precisarão correr tanto para recuperar a bola. Os chutes de fora e da entrada da área se tornam imprescindíveis e teremos Guerrero, Diego, Conca, Trauco e até mesmo Arão para termos sucesso no quesito.

Último pilar deste modelo de jogo é o goleiro que precisa jogar como líbero, pois os times tentarão usar a velocidade de trás da linha do meio de campo para vencer a marcação alta e não incorrer em impedimento. Muralha vinha melhorando neste quesito, mas depois do jogo da última quarta…

Vou deixar para falar da defesa noutro momento. E aí? É possível? Impossível? Vamos conversar sobre o assunto!

Em tempo: Muito legal ver as colunas dos torcedores. Leio sempre que posso!

Anderson Alves, O otimista.

 

Comente pelo Facebook

  • Wagner Alves

    Como jogar com os melhores? Só tirar esse técnico e colocar um de verdade.

    • Durvatério O Arretado

      Simples assim

  • Anderson Cruz

    Que artigo fantástico. Também acredito q Arão poderia jogar de primeiro volante.

    • Willy Morais Marques

      Penso o mesmo

      • boltguitar

        Considerando que ele desarma mais que o M.A e tem melhor saída de bola, porque não? Mas desde que saia dessa má fáse, senão eu iria de ronaldo/cuellar/rômulo nesssa posição. Daí a saída de bola ficaria prioritariamente para o Arão e Diego.

    • Adelson Jr

      acho q o Arão não deveria nem joga futebol

  • Rodrigo – Depto. de TI

    O elenco está muito bom, só falta um técnico que saiba usa-lo.

  • ONIAS Alves

    Vcs ta com muita empolgação com Vinicius. Como bota ele nos melhores. Ele tem potencial. Mais não er o neymar não. Uma quem falam que ele tem faz isso aquilo . Mais ate agora não vii fazer uma jogada individual que resultasse em gol . Ele não tem agilidade e ginga do neymar então muita calma

    Vcs torcedores e quem queima o jogador
    Zé ta botando ele por receio de vcs . Ai acontece do Vinicius entrar em uma fase ruim. Vcs vão falar que a culpa e do Zé. Paciência com o garoto deixa entrar no segundo tempo jogo resolvido. Que tenha espaço poha pqp a maioria de vcs são chatos

    • Rodrigo Felix Dutra

      Vinícius JR joga nas duas pontas mas o mesmo se destaca mais na ponta esquerda . Quando foi escalado na direita ele foi o melhor da partida contra o Botafogo . Mas tenho certeza que com esse time dando liga o seu futebol vai crescer . A pergunta é , qual jogador hoje está jogando bem ? Nenhum ! Então não podemos esperar tanto de um garoto de 16 anos , resolva tudo sozinho .

    • Paulo Vinícius Siviero

      Ele entra no time da mesma forma que o Gabriel: Por interferência externa (nesse caso do Real Madri), então o VJ não sairá do time titular tão cedo.

      O bom disso, é que a diferença entre ele e o menino sustagem, é que ele joga futebol e o menino sustagem é triatleta: Corre, pedala e nada.

      • ONIAS Alves

        Mais o jogo contra o avai ele so veio de titular por conta da torcida. E acabou não fz nada

        • Paulo Vinícius Siviero

          Ele tem que fazer algo todos os jogos?

          Seja sincero: Além de disposição, o que o Diego fez no time desde que voltou da lesão?

          Seja menos passional nas suas críticas, ok?

  • Paulo Vinícius Siviero

    Eu sigo um tricolor no twitter que pensa antes de escrever (sim, isso acontece, embora difícil de acreditar), que fez um panorama do que se desenha entre Flamengo e Galo:

    Substituições:
    Atlético MG: Sai Roger, entra Dorival;
    Flamengo: Sai ZR, entra Roger.

    E pensando bem, do jeito que o desempenho do atlético mg tá ruim, não demora muito pro Roger cair tbm.

    • Luiiz Guga

      Sai nada, o problema lá é apenas os desfalques, jaja o Galo volta a lutar pelo título e gente ficando pra trás…

      • Paulo Vinícius Siviero

        Pow, se o nosso problema também não fosse os desfalques e jogadores que não estrearam, ainda estariamos na Libertadores, não acha?

        SRN

  • Thiago Marques

    So discordo da posicao do Conca, nao acho que ele poderia jogar ali. Acho que ele vai ser muito mais um reserva para o Diego e Everton Ribeiro. Ali vai ser Mancuello/Cuellar.

  • mateus

    Quando todos estiverem à disposição, acho que vale a pena tentar:

    ———————Thiago

    Rodinei—Rever–Rodolfo (Juan)—Trauco

    —————–Cuellar–Ronaldo

    —-E. Ribeiro——Diego——V. Junior

    ———————-Guerrero

    • Renan Amorim

      Essa é a formação ideal. O Paolo é muito mais útil voltando pra abrir espaço e buscar as triangulações. Ele levou o time nas costas no período sem o Diego. Agora ele já sumiu do jogo e a bola não chega. A galera cobra dele algo que ele não é.

      • mateus

        Nada justifica as chances que ele perde na cara do gol, mas ele ainda é o melhor que temos no ataque.

    • João Vitor

      Ainda tem o geovanio, conca e ederson.

      Flamengo tem de aprender a jogar com um volante de origem e o restatte marcação por zona.

      • mateus

        Sim, mas eu não vejo mais bola no Ederson e o Conca é uma enrolação só.
        Já o Geovânio caso venha, disputaria posição com o V. Junior.

    • Thiago Gonçalves

      também escalaria assim!

    • Wagner Alves

      Sonho essa escalação, mas só veremos algo parecido com outro técnico.

      • mateus

        Pois é.

    • Gustavo Guimarães

      A melhor!!!!!!!

  • lucas moliari

    Compactação, troca rapida de passes, triangulaçao, troca de posições, variação do esquema … vish… isso é muita coisa p Estagiario coitado…

  • André Luiz

    Flamengo está parecendo a seleção argentina.Diversas opções para o ataque,mas para a defesa…

  • André Luiz

    Ataque muito forte.Se futebol fosse só fazer gol,o Flamengo ganharia de todos,mas o problema é que também ter que evitar que o adversário faça,e com as opções que o Flamengo tem para defesa…vai ser difícil…

    • João Vitor

      Se o flamengo tomar 9 gols e fizer 10 vamos ganhar do mesmo jeito.
      No brasil querem defender primeiro antes de atacar, o santos de robinho e neymar fazia 50 gols e tomava muitos também mais ganhava.

      • André Luiz

        Por mais que nosso ataque tenha opções eficientes,o ataque do Santos de Robinho e do Santos de Neymar é bem melhor.ER é um ótimo jogador,mas ele não joga o que o Neymar jogou em 2011 ou o que o Robinho jogou em 2002.ER jogou muito bem no Cruzeiro,lá,ele tinha um time que o ajudava bastante;Neymar e Robinho carregaram o Santos em 2002 e 2011.VJR ainda vai levar um tempo para amadurecer.Diego,sim,eu acho que ele pode jogar o que jogou em 2002 ou o que o Ganso jogou em 2011 e o nosso centroavante só perde gol.Nosso ataque é forte,mas não tem comparação com o Santos 2002 ou o Santos 2011.

  • Moises Leocardio

    A melhor opção é jogar no 4-1-4-1 com uma linha no meio com everton ribeiro,diego,um 2°volante e na esquerda com VJ e guerrero na frente mais acho pareçe que o zé ricardo nunca ouviu falar nessa esquema só conheçe 433 e 4231 que é um 433 disfarçado

    • Paulo Eduardo

      Concordo!

  • Lucas

    Como jogar com os melhores?

    Trocando de técnico. Simples assim.

  • Paulo Eduardo

    Muitas vezes penso em esquemas ultra-ofensivos, sufocando o adversário! Esquema 1+4+1+4+1!
    Thiago
    Rodinei – Rever – Rodolfo – Trauco
    Arão (tem recursos, mas a fase n é boa…)
    Éverton Ribeiro (direita) – Diego e Mancuello (centralizados) – Geovanio (esquerda)
    Guerrero
    Marcação? Prenda os zagueiros e o volante!

  • marcondes Alves

    eu um simples mortal acho que o flamengo tem dois problemas, 1° marcio araujo
    2° treino

  • Marty Mcfly

    Só vim pra dizer que no time do Zé Ruela tem que ter no mínimo três perebas.

  • Lucio Barros Lopes

    1) Julio Cesar

    14) Donatti
    3) Rever
    4) Rodolfo

    5) Rômulo
    8) W. Arão

    7) Everton Ribeiro ( lado de campo esquerda ou direita )

    10) Diego
    8) Conca

    11) Geuvânio ( lado de campo esquerda ou direita )

    9) Guerrero

    • Lucas

      Julio Cesar é aquele goleiro que diz que nunca mais quer voltar para o Brasil e muito menos jogar no Flamengo?

      • Lucio Barros Lopes

        A mentira de hj é a verdade de amanhã ou vice e versa…futebol é uma caixinha de surpresa…

    • Francinei Castro

      Donatti e Rhodolfo!

  • Francis Souza

    Talvez o time Zé será
    Thiago, Pará, Revér, Rodolpho, Trauco, MA, Arão, Diego, Geuvânio, Everton Ribeiro, Guerrero

    Talvez ele invente de colocar o Rene no lugar do Trauco, e colocar o Muralha no gol…. mas com o Zé no camando qualquer escalação fora disso ai é sonhar alto, eu acho que no maximo 2 jogos o Arão tá de volta no time

    • Francinei Castro

      O Pará, Réver e M.Araújo nem no Inter na série B seriam titulares provavelmente.

  • James Drisck

    Thiago
    Rever e Rodolpho
    Pará e Trauco
    Marcio Araujo e Cuellar
    Diego
    Everton Ribeiro, Vinicius Junior e Guerrero
    Belissimo time !

  • Christian Ribeiro

    Na minha opinião a Melhor escalação.
    Pode levar gol? Pode. Mas até levar, já fez uns três. Tipo Real ou Barcelona. Esses times não jogam com volantes marcadores. Todo mundo ataca e defende em bloco. Quanto mais ter jogadores habilidosos melhor pro time.
    Escalação:
    Thiago
    Rodinei
    Rodolpho
    Réver
    Trauco
    Cuellar
    Mancuello
    Diego
    Conca
    Éverton Ribeiro
    Guerreiro

    • Adelson Jr

      ai sim

    • BVZ (VJ será maior que Pelé)

      Eu acharia esse o time ideal, mas ainda prefiro usar ou Cuéllar ou Mancuello, nunca os dois juntos, para poder utilizar o Ronaldo mais recuado. Mas sonhando um pouco mais, a gente poderia apelar e fazer:

      ————–Tiago
      ————Rhodolfo—
      –Geuvânio————-Trauco
      ——–Cuéllar—Mancuello
      —–Diego————–Conca
      –E.Ribeiro——————–VJ
      ————–Guerrero

      Seria a melhor defesa do campeonato, não porque sabe marcar, mas porque seria como jogar bobinho com a maioria dos adversários.

    • Rodrigo Felix Dutra

      Tanto Real quanto Barcelona tem dois primeiros volantes monstros na marcação : Busquets e Casemiro .

  • Jú Medeiros

    Como jogar com os melhores? Ah é fácil
    – Mudando de técnico
    SRN

  • Daniel Silva

    nosso time não possui compactação, velocidade, triangulações jogadas ensaiadas nem mesmo posse bola que era nosso forte; um bando correndo errado…não existe essa de zaga lenta, uma das melhores equipes italianas que vi jogar… a zaga era de quarentões, volantes trintões, atacantes trintões o Milan campeão da Champions e do Mundo o único moleque naquele time era o Kaká, agora o time tinha compactação, jogadas ensaiadas e definidas, saída de bola monstruosa com Pirlo, Seedorf….é muito bla bla bla essa de “zaga lenta”, existe é mal posicionamento, distancia entre as linhas… etc. Só voltaremos a vencer quando tivermos um time no mínimo organizado, porque agora chegaram jogadores definidores e que criam!

  • BVZ (VJ será maior que Pelé)

    ————–Tiago
    ——Réver——–Rhodolfo—
    –Rodinei——————Trauco
    ————-Ronaldo
    ———Diego—–Conca
    –E.Ribeiro————-VJ
    ————–Guerrero

    12º jogador: Geuvânio
    E entrando sempre Ederson, Mancuello e Cuéllar.

    Pode usar Ronaldo e Cuéllar juntos, daí recua mais os dois e testa Geuvânio de lateral direito jogando junto com Ribeiro pela direita.

    • Ibsen Perdigao

      VJ deve ser o 12.

    • Rodrigo Felix Dutra

      Geuvanio e canhoto e tu quer testa-lo de lateral . Fora que vem com salário de 400 mil , jamais que vai jogar na lateral . Vocês viajam muito kkkk

  • Kleider Kennedy

    Criei 1 grupo no whats, do Fla (enchi saco dos q tava, virou palco pra esculhambar técnico e time). Procuro + alguns membros com BOM SENSO! Compartilhar notícias, imagens, vídeos, gifs, discussões, enquetes, meme nos rivais, humor, crítica JUSTA e apoio. Só futebol e Fla.
    OBS: Fugindo dos corneteiros q atira pra todo lado, discorda d tudo sem critério ou entendimento, ou fanático d+.
    Não é alguma derrota q faz do time ou técnico ruins (Alguns jogadores são fracos mesmo). Se apoia o time, somente se for deste perfil, chama lá 77 981229029. SRN

  • VOVÓ PELADA

    Pra jogar com essas escalações do time que a galera coloca aí nos comentários só se mandarem o Zé Ricardo embora. Caso contrário, só comprando uma versão pirata do Fifa Socer 2018 que tenha o Flamengo pra jogar no video game.

    • Anderson

      Será que não sairá? Lamento por ele, mas por mim pode vir até o Dorival.

  • Jonas Almeida

    Temos que sair dessa alienação de jogo de contenção! Na Europa não existe mais volantes…todos marcam e jogam. Volantes arruinou nosso futebol desde 82 quando a qualidade perdeu para o anti-jogo. Temos que colocar o melhor em campo e treinar pra marcar. Hoje com que temos podemos aproveitar e ter qualidade nas jogadas e não chutões como tem sido. Thiago – Rodney Rever Juan e Everton (já foi lateral marca e apoia) Ronaldo (craque futuro volante da seleção) Diego, conca e Everton R – Mancuello e Guerrero. Quem erra muito corre atrás dos outros e quem tem a bola no pé é Rei…como dizia meu pai.

    • Anderson

      Nunca jogaria com Mancuello a frente. Valeu, Jonas

      • Jonas Almeida

        Respeito, mas quem tem acompanhado os treinos tem visto o Mancu fazer vários gols da entrada da área e também cruzando bem como fez contra o Avaí.

  • Flavio

    Tiago; rodinei, Rodolfo, Rever, trauco; romulo, cuellar; conca, diego, e. Ribeiro; guerrero

    • Anderson

      É mais próximo da realidade

      • Flavio

        Obrigado

  • BVZ (VJ será maior que Pelé)

    Agora a versão viajada que o Zé nunca usaria, ou quase nenhum técnico saberia usar:

    ————–Tiago
    ————Rhodolfo—
    –Geuvânio————-Trauco
    ——–Cuéllar—Mancuello
    —–Diego————–Conca
    –E.Ribeiro——————–VJ
    ————–Guerrero

    É um time que sofre poucos gols porque é difícil tomar a bola desse time. Nem sempre ter poucos gols significa saber marcar: às vezes é porque sua posse de bola é de 72% e só no campo de ataque.

    • Anderson

      Eu não iria com ela também, Malz, BVZ

    • Borgerth

      os 3 zagueiros são rhodolfo (líbero), trauco e geuvânio????

    • BVZ (VJ será maior que Pelé)

      A de cima é viajada. Eu iria com essa:

      ————–Tiago
      ——Réver——–Rhodolfo—
      –Rodinei——————Trauco
      ————-Ronaldo
      ———Diego—–Conca
      –E.Ribeiro————-VJ
      ————–Guerrero

      12º jogador: Geuvânio

      E entrando sempre Ederson, Mancuello e Cuéllar.

      • silasT

        Diego como 2 volante né?, também havia pensado nessa possibilidade.

  • Ibsen Perdigao

    Geuvanio no lugar do vj. O vj tem que entrar aos poucos e ser usado no decorrer dois jogos.
    Ate pra dar confianca pro garoto pois sempre vai pegar o time dos caras mais cansados.

    • Anderson

      Discordo, Ibsen. Respeitosamente. VJ é mais jogador. É nossa cria e pode ir embora ano que vem. Tem mais bola que o Geovânio e este pode jogar noutros campeonatos ao dar descanso a alguns nomes

      • Ibsen Perdigao

        Eu acho que um dia ele vai ser mais jogador. Mas ainda nao eh. Eh um garoto muito bom de bola com um futuro promissor. Mas ainda assim um menino.

  • lucasrf8

    Hoje tem sorteio na Libertadores que fomos eliminados de forma vexatória e ainda estamos discutindo a permanência do Zé e de seus intocáveis (Arão, Márcio Araújo, Vaz, etc). Isso mostra o tanto que a diretoria não está em sintonia com a torcida!

  • Dieki

    Eu gosto dessa coisa. Os adversários do Barcelona costumavam acabar os jogos mortos, de tanto correr atrás da bola, enquanto os blaugranas mal suavam. E tem mais, quem é o maluco que vai atacar loucamente um time com ER, Guerrero, Diego e Conca/VJr?

    • Anderson

      Exato. Até uma recuperação de bola por parte do goleiro que encontre Guerrero no meio de campo já será perigoso

  • nico
    • nico

      essa poha tinha que ir pra mão do zé ricardo… se não, não adianta

      • Anderson

        Verdade, mas ainda encaixaria o Trauco.

        • nico

          pode ser , mas ai iria exigir mais do everton… o everton seria a chave do equilibrio dessa minha formação.. se voce quiser posso explicar para voce !! SRN

          • Anderson

            Entendi o conceito. Everton reúne melhor as duas condições. Ataque e Defesa, mas eu privilegiaria os lançamentos e assistências de Trauco. É por aí? TMJ, Nico

          • nico

            isso, mas ai com o trauco, o everton teria que descer muito mais, a transição ficaria mais espaçada, com o rene… teríamos uma recomposição no lado esquerdo muito melhor .. o lateral, o ponta e o zagueiro do lado direito do time adversario, teria nas costas.. rene, EVERTON(geuvanio)E VJR…. com o trauco, os contra ataques seriam todos nas costas dele, marca mal…nesse esquema o vinicius jr iria flutuar nos dois lados do ataque, fazendo so a primeira marção na frente( e se associando com o guerrero).. hoje ele tem que voltar pra marcar até depois do meio campo, zé ricardo é burro, tem que aproxima lo mais do gol adversario, com o everton , ele iria ajudar o rene….. e o time ainda teria um contra ataque forte e com aproximação (ronaldo,diego,everton ribeiro,everton,vinicius jr,guerrero(vizeu)) no meio campo/ataque pra criar as jogadas, que hoje não temos, é apenas triangulção nas alas e bola pra area !!

          • Rodrigo Felix Dutra

            Eu tiraria o Everton e colocaria o Geuvanio . O mesmo tem muito mais qualidade e também recompõe bem já que na base atuou de lateral e volante .

          • nico

            pode ser, mas como não sabemos a real condição fisica dele, deixo o everton ali, pela entrega e disciplina tatica ….. se o geuvanio tiver bem, ele pode jogar ali tranquilamente !!

  • Vinícius Quintanilha

    Thiago,Rodinei,Rever,Rodolfo,Trauco; Rômulo,Cuellar e Diego; Everton Ribeiro,Ederson e Guerrero.

  • Marcos Tremonti

    ——————-Thiago——————–
    Pará—Donatti—-Rhodolfo—Trauco
    ——-Ronaldo——–Cuellar———–
    —E.Ribeiro—————–Diego
    ——Geovânio——-Guerrero——-
    César; Rodinei, Rever,Léo Duarte,Renê;
    M.Araújo, Rômulo, Conca,Everton:;Vizeu, VJR.
    AGORA:
    O forte do elenco é o meio,e a zaga o ponto mais frágil. Um 3-5-2 bem montado seria o ideal, e extremamente equilibrado.

  • Marcos Tremonti

    AGORA:(Obs:Elenco TÁ muito grande)
    O forte do elenco é o meio,e a zaga o ponto mais frágil. Um 3-5-2 bem montado seria o ideal, e extremamente equilibrado.
    ——————–Thiago—————-
    ——–Donatti–Rever–Rhodolfo———
    ——–(Ronaldo,Rômulo ou Cuellar)———-(SÓ 1)
    –Everton——————————————–Trauco
    ————E.Ribeiro————-Diego—————-
    ——————Geovanio——Guerrero
    César;
    Rever,Juan,Léo Duarte;
    (Rômulo ou Cuellar),
    Pará, Rodinei,Conca,Ederson
    Vizeu,VJR.

    Muralha,Vaz,M.Araújo, Arão, Mancuello,M.Sávio, Paquetá,Berrio,Damião,

  • wanderpc82

    Isso aí, tb penso dessa forma. Me faz lembrar do meu post desde que o Fla ainda estava na Liberta contra a U. Católica, abaixo:

    Olhando os jogadores que o Flamengo dispõe e os esquemas que porventura possam ser utilizados, temos como exemplo o que o Tite faz na seleção brasileira, com a alternância entre as formações 4-1-4-1 e 4-2-3-1, formações estas que o Tite utiliza desde a época do Corinthians, e agora está utilizando o 4-1-4-1 (até mesmo Dunga utilizou esta formação).

    O diferencial do Tite é que ele optou por jogadores de bom poder defensivo no meio-campo (Paulinho e Renato Augusto), deixando as pontas para os habilidosos Neymar e P. Coutinho (antes era Willian).

    Com essa disposição em campo, colocando cada peça no lugar devido, Tite ganhou uma forte contenção no meio-campo sem deixar de ter poderio ofensivo, uma vez que utiliza o 4-1-4-1.

    https://uploads.disquscdn.com/images/5663b0dfecdf2fb7f3635b3fc7c61067b4cb11c1644934f88c0a0079f6664240.png

    Tendo-se essa disposição tática como parâmetro, podemos lembrar do jogo Flamengo contra o U. Católica quando o Zé colocou 3 volantes, sendo que deixou MA mais recuado e com Rômulo e Arão um pouco mais à frente, formando um 4-3-2-1.

    https://uploads.disquscdn.com/images/8e5e559a2d1af4205721540a25ceb2bc1778df65b61d7f7d4d765da5ea1ede3e.jpg

    Essa formação 4-3-2-1 com Rômulo e Arão mais avançados, ainda que tentando forçar para um 4-1-4-1, não é a melhor opção pro Flamengo, não encaixa, a uma pq eles não dispõem de qualidade técnica e habilidade suficientes pra segurar a posse de bola na parte mais alta do campo, e a duas pq o Diego acaba ficando isolado na ponta direita (o que não é a melhor opção, pois Diego rende bem é no meio) culminando, por conseguinte, nas subidas pouco criativas de Éverton, com Guerrero sozinho, ou seja, o time fica meio torto no ataque.

    Por isso nesse jogo contra a Católica o Flamengo teve uma forte compactação defensiva, mas acabou penalizando o setor ofensivo.

    A solução, ao meu ver, dadas as caraterísticas dos jogadores, seria montar o time no 4-1-4-1, tendo como foco a melhor disposição das peças, de forma que torne o time equilibrado em ambos os setores, sem abdicar demasiadamente das habilidades técnicas do elenco, pois não se pode fortalecer o setor defensivo em detrimento do ataque.

    Sendo assim, teríamos Diego e Conca como excelentes retentores de bola no meio-campo, com boa capacidade de criação, além de 2 meias nas pontas direita e esquerda voltando pra recompor a defesa, fazendo eventualmente o facão no setor defensivo acaso necessário, facilitando e muito a vida do volante.

    Essa disposição tática importaria em um maior poderio ofensivo, de maior técnica e posse de bola, além de oferecer poucas oportunidades de contra-ataque ao adversário, resultando em uma boa recomposição defensiva.

    https://uploads.disquscdn.com/images/b1ead2877587b177ee5ac06b5eca4e0a841a603462a37ea86d6d3a5e9447329b.png

  • Carlos Felipe Alves Libralesso

    Muralha. Rodinei. Rever. Rodolfo. Éverton. Rómulo. Diego. Conca. Éverton ribeiro. Geovanio. Guerrero

  • Carlos Felipe Alves Libralesso

    Obs: esqueci antes de alguém criticar quem vai marcar nesse time eu digo que tem que se preocupar em marcar e o time adversário

    • claudio souza santos

      Boa noite Rodrigo Felix, vc tem toda razão, esqueceu de mencionar que grandes clubes pelo mundo tem 2 ou 3 volantes mas são volantes que sabem jogar e armar e fazer gols, marcio araujo é o inverso destes volantes pois só sabe marcar e não sabe mais nada, um ex: ele corre atras e ate desarma o adversário, mas tambem não tem porte fisico como os volantes dos grandes clubes, lembra do atacante do são paulo? o argentino calleri que fez dois gols em cima dele, usando o corpo que jogou ele no chão e partiu pra fazer o gol cara a cara com o goleiro flamenguista.

  • Rodrigo Felix Dutra

    Só digo uma coisa , seja ZR ou qualquer técnico que assuma o Flamengo , tenho certeza que eles não irão jogar com somente 1 volante como muitos estão escalando , por mais moderno que seja os jogadores e os esquemas até o Real ( 3 volantes ) , Barcelona ( 2 volantes quando Iniesta joga e 3 quando não joga ) Bayern ( 3 volantes ) . Até às maiores potências do futebol joga com no mínimo 2 volantes , esse time que tem muitos escalando com Diego , Conca , ER , VJ ou Geuvanio e Guerrero . Isso nunca vai acontecer , ainda mais no Flamengo com 2 zagueiros lentos que precisam de cobertura . O esquema já está praticamente desenhado , 2 volantes , Diego , ER na direito , alguém na esquerda e Guerrero na frente . E fato que alguém vai bancar . Provavelmente será o Conca e a Ponta Esquerda vai ser disputada por Everton , Geuvanio , VJ e Ederson . Se for com ZR o titular vai ser o Everton pois é seu xodó e ele presa por recomposição e nisso o Everton e melhor que os outros .

  • wanderpc82