Home Colunas Até quando teremos que aturar a incompetência?

Até quando teremos que aturar a incompetência?

1473
52
SHARE

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Mais uma quarta-feira macabra (salve Marcão Beton)! Que atuação medíocre ontem, meus amigos! Time sem compactação, frouxo, sem ímpeto, desordenado, sem variação tática, escalado com os mesmo perebas de sempre, no mesmo esquema de sempre, e com nível de comprometimento cada vez menor. Até quando Flamengo? Até onde vai a manutenção de um técnico à frente desta equipe improdutiva e sujeita a empates e derrotas para times ordinários e comuns? Ontem ressuscitamos mais um morto, aliás dois, ou melhor, três: um time medíocre (desfalcado de seu melhor jogador), um técnico em obsolescência e um ex-jogador da MLS!

Esse ex-técnico em atividade, afinal de contas largou a aposentadoria para atender ao chamado do Sport, começou tomando um calorzinho do Flamengo, mas fez a leitura do esquema tático do incontestável Zé Ricardo rapidamente e, em apenas 20 minutos, povoou o meio de campo somente variando seu esquema tático, mexendo peças, e dominou o resto da partida. Simples assim. Fácil. Sem contestação de nosso treinador, que assiste ao jogo e não tem leitura tática à altura (e tem gente que acha que ele vai bem. – Vejam os números, dizem os incautos!). Ainda teve a covardia de jogar nas costas de Felipe Vizeu e Vinícuis Jr. a obrigatoriedade de mudar a partida após tomar o primeiro gol numa falha homérica do goleiro Muralha!

Como podemos avaliar os dois elencos? Não existe a mínima chance de comparação! Estamos anos-luz à frente! E continuam chegando mais reforços! Agora lhes pergunto: Pra que reforçar o time se o técnico não ajuda, não sabe o que fazer? Se continuarmos deste jeito, teremos o banco mais caro do mundo! Os perebas continuam na titularidade; agora chegou o Éverton Ribeiro para ser banco do Gabriel. É a famosa meritocracia zericardiana (também conhecida por meritocracia reversa) onde um jogador vai bem e meritocraticamente é premiado a um lugar de gala no banco de reservas ou, em escala maior, ganha folga por não ser relacionado para a outra partida. Mas experimente jogar mal!!! Ah, aí sim! Você será escalado ad aeternum e terá a total confiança do treinador, vide Muralha, MA, Arão, Vaz, Gabriel…

Não dá mais! Chega desta insistência pródiga em manter um comandante que tem protagonizado a involução do time ao longo do tempo. Ele está totalmente perdido, absolutamente sem comando. Para que dar ovos selecionados se o cara não sabe fazer uma omelete? Pra que dar aquela picanha cortada na terceira veia e com dois dedos de gordura na mão de um churrasqueiro que vai fatiar a carne a favor da fibra, retirar a gordura e assá-la quase esturricada? Ontem nosso Zé Ricardo conseguiu ultrapassar o limite do tolerável. O time foi tétrico, passivo. E nosso treinador assistindo a tudo, calado à beira do gramado. Sinal de que perdeu a mão do elenco, que seu trabalho está definhando.

Nós temos um dos 3 melhores plantéis do Brasil, mas nosso time apresenta um futebol abaixo do medíocre, patético. Como confiar na recuperação do time se a piora técnica e tática estão sendo gradativas, onde estamos perdendo o padrão a cada partida e sendo confrontados em igualdade por elencos infinitamente inferiores ao nosso? Isso já vem de longe, desde o final da temporada passada. Não enxergo poder de mudança, além de começar a perceber a perda do elenco por parte do treinador atual. O cara teve toda uma pré-temporada, incremento de elenco, tempo para implantar sua filosofia. E o que vimos? Nada de novo, apenas invencionices reiteradamente utilizadas e adaptações esdrúxulas onde até volantes de ofício jogaram como ponteiros abertos para que o inexorável 4-3-3 continuasse a ser executado.

Um fato novo se faz mister, afinal de contas nosso elenco é melhor do que o do ano passado e vem sendo reforçado a cada janela, mas o futebol apresentado piorou sobremaneira. Isso é o que temos identificado há tempos, digo desde o final do ano passado. E as entrevistas coletivas pós-jogos? Podemos defini-las parafraseando o grande Renato Russo ao citarmos um trecho da letra de Acrilic on Canvas: “…sempre as mesmas desculpas, e desculpas nem sempre são sinceras. Quase nunca são…”. É mais do mesmo! Discurso pronto! Lugar comum. Citando ainda Humberto Gessinger, em parte da canção Quarto de Hotel: “…Tô num lugar comum, onde qualquer um se esconde, pra fazer a frase feita, e sentir os efeitos colaterais…”. Qualquer semelhança é mera coincidência. É isso, meus amigos!!! Que ele sinta esses efeitos! Já passou da hora.

Para finalizar, peço encarecidamente à diretoria que pare de contratar reforços. Parem! Se mantiverem o nosso treinador no cargo, contratar reforços é a mesma coisa que jogar dinheiro no lixo, a não ser que sua permanência seja vólucre, quase efêmera. Já que estamos numa linha de austeridade, deveríamos cobrar o futebol da mesma maneira que cobramos do financeiro, do marketing, do patrimônio, onde são exigidos solidez, liderança, pulso firme, efetividade, para citar apenas alguns preceitos básicos. Não é o que vemos, aliás, nunca vimos. E isso está se agravando. Somos cada vez mais passivos, mais tolerantes e pacientes. Mas até a paciência tibetana tem limite. E tenho a certeza absoluta que ele chegou ao fim, pelo menos por grande parte da torcida! Chegou a hora do basta! Ou continuaremos nessa linha filosófica quixotescamente dantesca? Depois não adianta dizer que não avisei, pois só nos restará lamber mais feridas! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro Negras a todos!

Fabio Monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Comentarios

comentário

  • Marty Mcfly

    Pior é que só vão mandar esse estagiário embora quando estivermos às cinzas.

  • Excelente post. Infelizmente o Flamengo não trata o futebol como tem quer ser, como futebol.

    Colocam um bando de burgueses banqueiros, administradores e burocratas pra tocar o carro chefe do clube, e em quase 5 anos eles tem um caminhão de erros no setor, em contraposição aos méritos do setor financeiro.

    Tudo isso seria ótimo se o Flamengo fosse um banco com um time de futebol amador de funcionários que jogassem uma pelada no fim de semana. Mas ISSO AQUI É O FLAMENGO CACETE, não pode ter essa passividade técnica toda.

    • Luis Paulo Pinheiro

      Essa critica aos administradores do Flamengo serem banqueiros, administradores e burocratas e não entenderem de futebol é meio ilogica.
      Aqui em Minas Gerais, por exemplo, o Zezé Perrela é um politico (muito suspeito, diga-se passagem) MAS foi um otimo presidente do Cruzeiro.
      O Kalil, atual prefeito de BH, tirou o Galo das cinzas.
      Então pela logica eles não deveriam entender nada de futebol, por não serem do ramo?

      • Ibsen Perdigao

        Ótimo presidente!? O cara eh picareta e mal caráter não pode ser ótimo nada. Ele não eh ótimo marido, não eh ótimo pai, ao eh ótimo nada. Ele eh um elemento que não deveria viver em sociedade

      • Mas o cargo de presidente de clube é eminentemente político!
        Mas eu aposto que o Perrela tinha especialistas de futebol nas áreas do futebol, ou estou enganado?

        No Flamengo o vice presidente de FUTEBOL até há pouco tempo era um empresário envolvido com Eike Batista. Outro empresário, o tal CEO (termo horrível importado de empresas americanas) Fred Luz como diretor geral também não cabe. Não tem a menor experiência de campo.

    • rubro negro

      acho a administração financeira do clube excelente isso não dá pra contestar, o ideal é que seja assim administradores,pra administrar, banqueiros na parte financeiro, marketing no marketins, a gestão dos clubes tem que se profissionalizar, o que falta no FLA é a parte da gestão de futebol, quem entende de jogador/futebol trata de futebol, quem entende de finanças trata de finanças, o FLA está no caminho certo, não dá pra questionar a gestão financeira do clube.

    • Ibsen Perdigao

      Rapaz. Vão te banir, cuidado.

      • Por quê?

        • Ibsen Perdigao

          Vão te rotular como falso eu tô negro e dai já viu

  • Wagner Alves

    Zé Ricardo é um interino que um dia sonhou em brincar de técnico do Flamengo. Quanto mais tempo ele continuar mais tempo iremos perder.

  • rubro negro

    tento torcer pro ZR, mas tá dificil, ontem contra o fraco Sport, o Fla sem jogada, sem triangulação, posicionamento errado dos jogadores, time espaçado, jogadores longe um do outro, time dependente de uma jogada individual, pode contratar mais jogadores que não vai adiantar, o problema é tático, ainda que com algumas peças ruins se tivesse tático ganhava do Sport tranquilamente.

  • Jhon silva

    To achando muito estranho o comportamento dos jogadores em campo parece que até eles começaram ver o Zé é fraco como treinador (acho que no futuro pode vir a se torna um grande tecnico) os volantes do flamengo o goleiro e msm tendo outros a disposição ele não muda, jogadores q não rende durante a partida e ele não tira, acho que não da mais pra continuar com ele e é pra ontem.

    • Wagner Alves

      Se nós torcedores de longe vemos, eles que tão lá todos os dias sabem melhor que ninguém que o técnico é fraco.

  • Renato Silveira

    Cara! Chamar o Zé Ricardo de incompetente é um exagero. Eu concordo com o post em parte. Pq realmente o time e ele se mostraram apáticos. Sinais de que está perdendo o grupo, parece mesmo. O Zé e o time não estão em bom momento. Mas ele já provou que tem potencial. Vai achar a saída.

    • Wagner Alves

      Concordo, quanto mais rápido ele achar a porta de saída do clube melhor.

  • Jhon silva

    Pra mim o melhor nome agr pra tecnico é o Abel Braga q se mostrou encantado com o fla, mas como ta no flu, então preferiria o Marcelo Oliveira.

    • rubro negro

      pq não pegar o Marcelo Oliveira e colocar ZR de auxiliar,

    • Newton

      Marcelo Oliveira teve dois elencos fortes nos últimos trabalhos e nada fez…eh horroroso…

    • Domingos Eduardo Rios Sender

      Taí, nessa vc mandou bom. Abel Braga. Não fica passando a mão na cabeça de vagabundo

  • Giovane Rodes

    Gostaria do Marcelo Oliveira mais no ínicio da temporada. Trocar o treinador agora seria infantilidade da diretoria e não iria mudar nada.. o problema do flamengo são os dois volantes que não rendem nada e sobregarrega o Diego, e esse esquema 4231 que nossas peças não se enquadram. Se o Zé tentasse colocar o tiago no lugar do muralha o Ronaldo no lugar do caramujo e cuella no lugar do arão, talvez nosso time poderia melhorar. enquanto Arão e caramujo continuarem intocaveis e sem render nada, não ganharemos nada.

    • Jhon silva

      Concordo se tirar esses 3 acho que o time melhora, tbm vejo o Ederson fora de posição ele joga na esquerda se for na direita que coloque outro.

  • Tiago Simas

    Problema é escolher a incompetência de quem está afetando o desempenho do Fla.

    Incompetência dos jogadores? Os da frente perdem gol adoidado, os de trás entregando bola para o adversário, ontem até Diego entregou bola feito Marcio Araujo. Torcida pede os garotos, VJ quase marcou o dele, mas de novo ficou no quase, e Vizeu teve chances em campo e não aproveitou.

    Incompetência da diretoria de futebol? Bastante, pois contrata, contrata, e no final poucos são realmente úteis para o time. A maioria tem um lampejo de categoria, aí não sei se a camisa pesa, começa a fazer merda.

    Incompetência da torcida? Também, torcida queima jogador com uma velocidade impressionante. Pede os garotos, os garotos entram, e nada. Pede saída do Vaz, Vaz sai, mas continua reclamando. Pode sair também Marcio Araujo, Gabriel e outros, a torcida vai achar outro para pedir para sair, pois a torcida não admite derrota nenhuma, faz análise apocalíptica baseado numa derrota só.

    Incompetência do treinador? Também, esse era o assunto da matéria, mas considerar que incompetência é só dele, é assinar atestado de cegueira ou estupidez.

    • rubro negro

      cara a culpa é mais dele do que jogadores, falhas existem, muralha falhou, MA E ARÃO SÃO FRACOS, mas ele que escala, se o time tivesse um padrão tático ganharia do fraco Sport, ontem até o gol do adversário o FLA criou nada pra vencer, vc percebe jogadores longe um do outro, espaçados, isso é culpa de jogador? não isso é treinador

      • Tiago Simas

        É a mais pura inocência achar que só trocar técnico vai resolver. Isso é mais velho que minha avó. Tem que repensar o planejamento inteiro, desde as opções da diretoria de futebol ao comprometimento dos jogadores.

        • rubro negro

          EXATO, como não só contratrar jogadores também não vai resolver, o elenco do FLA não é melhor do Brasil, mas é melhor que do Sport, isso não tenho dúvida, mas perdeu pq não tem padrão de jogo

    • Ibsen Perdigao

      Já que a culpa eh de todo mundo, então podemos afirmar que a culpa eh do VP de futebol.

      • Tiago Simas

        Sem dúvida, olhar para o topo de tudo. Como diz “A Arte da Guerra”, quando o exército não funciona, o líder deve ser eliminado. Só que o líder não é o técnico, é alguém acima dele. Tem que alterar de cima para baixo, se os novos de cima considerarem que os de baixo, como o técnico, deve rodar, aí é consequência.

        • Ibsen Perdigao

          Shiiiiii. Não fala isso senão nos dois seremos eliminados… vamo ficar na nossa. Falar bem baixinho…

          • Tiago Simas

            kkkk, figura… Desculpas pela nossa discussão anterior, já gosto de você agora.

          • Ibsen Perdigao

            Tranquilo. Sempre teremos pontos em comum e pontos discordantes. Importante sempre que seja tudo com respeito. Abs

    • Wagner Alves

      Você quer comparar os garotos e jogadores que quase não jogam com os perebas que tem infinitas chances mesmo errando tudo aí não.

      Quando qualquer um desses que você falou tiver uma sequência como Vaz, Gabriel, Márcio Araújo, Arão, Damião e Muralha tiveram pode falar.

      • Tiago Simas

        Então, onde estão as lideranças do futebol para perceber se isto que você afirma é válido? Técnico tem superiores, ele não é dono do clube.

        Tem que cair primeiro o cabeça do futebol, e o novo cabeça avaliar todo mundo, comissão técnica, jogadores…

      • rubro negro

        exatamente, vc só pode avaliar jogadores quando eles tem, uma sequência, Cuellar, Ronaldo, Berrio, Vizeu, Donatti não tiveram sequencia, um ou dois jogos não é parâmetro pra avaliar, Já MA, Arão, Vaz, Gabriel tiveram sequencias.

  • rubro negro

    domingo poderá ser mais uma derrota, aí vamos ter que esperar a estreia da ilha pra melhorar tudo, a estreia do ER, ontem vi que não é só problema de jogador, o muralha falhou, mas o time não produziu nada, jogadores espaçados no campo, sem jogada, esse time joga junto desde 2016.

  • roberto

    a atual fase do flamengo se explica por apenas uma palavra que tem de ser gritada; ACOMODAÇÃO. Do treinador que tendo feito um bom trabalho no ano anterior, surpreendente mesmo, nesta temporada não conseguiu implantar nenhuma variação tática, uma única e ridícula jogada ensaiada, corrigir os erros da bola aérea defensiva , tornar eficiente a jogada aérea ofensiva, criar opções ofensivas além da bola cruzada. De determinado grupo de jogadores que tem certeza de que mesmo jogando mal repetidas vezes não serão afastados continuarão titulares – a lista é por demais conhecida. De outro grupo que sabe que mesmo aproveitando as poucas chances voltarão pra geladeira . De um departamento de futebol que tendo uma infinidade de funcionários quase ninguém sabe o quê cobrar de quem. De dirigentes que entendem que para administrar um DF de sucesso basta criar condições de trabalho, pagar em dia, cuidar da logística e daí resultados vem por gravidade. De um presidente que mesmo não sendo do ramo tem uma imensa dificuldade, seja por vaidade ou insegurança, indicar um VP de futebol.

  • Guilherme

    A hora de Zé Ricardo já acabou, cavou a própria cova com a sua teimosia, e por mim sairia ontem. Porém, quem acha que o problema do Flamengo se inicia com o Zé e termina no Muralha, está enganado. A mudança tem que vir de cima.

    E outra, quem pede Marcelo Oliveira para substitui-lo, mostra que o torcedor só olha o resultado, e nunca métodos de treino, gestão de pessoas o padrão tático usado pelos treinadores. Marcelo Oliveira, apesar de ter ganho no Cruzeiro e Palmeiras, ele só conseguiu formar um bom time no clube mineiro.

    Mas enfim, torço para que o Dorival venha no lugar, caso o Zé saia, apesar de ser difícil a vinda dele.

  • Felipe lopes

    Disse aqui no título do carioca que o time n seria o mesmo, haja vista acharem q tivesse ganhado um titulo, tanto eh q até o RC citou esse título como forma de q o mundo n acabou. Flamengo n eh clube de títulos menores. Já passaram 30 anos. De lá para ca, n tivemos nenhuma disputa digna de Libertadores. Vergonha. Nas últimas temporadas tivemos administrações pífias, agora, vira obrigação de ganhar algo grande. Temos elenco, CT, e dinheiro. N tem mais desculpas.

  • crazy-fla

    No futebol deveria haver meritocracia, o Mancu fez gol e no jogo seguinte nem entrou, ele escalou 3 volantes contra o Bota, aí o volante q jogou melhor entre os 3, o Cuellar foi sacado no jogo seguinte, ele escalou MA e Arão q estão afundando o time, erram muito passe ea saída d bola tá horrível, sendo assim a bola não chega no ataque, quando o MA errou um passe fácil e mandou pra lateral e se escondeu depois disso, o Diego começou a vir na defesa buscar bola e fazer a saída, Arão parece q tá passeando no parque, desligado, aí o Diego tem q fazer a do Arão, tem q mudar essa dupla d volantes urgente, Cuéllar e Macu, é só segurar um pouco os volantes para não perder muito em marcação, pois a zaga é lenta, mas o time ganha em saída d bola, a zaga fica lá atrás eo time tá muito espaçado, time bom joga em bloco, quando ataca a zaga sobe, e vice versa, SRN

    • Fernando Barreto

      Man, vc tem codinome crazy-fla, mas foi o menos crazy que que li aqui. Parabéns.

  • Ibsen Perdigao

    Rapaz!!!! Não fala isso!!!! Vc vai ser banido e ainda nada vai ter o muro da sua casa pichado. Com letras garrafais; aqui reside um falso rubro negro!!!!

  • JOSE LAECIO Oliveira

    Ótimo comentário. Ainda acredito no ZR, mas falta alguém pra ajudá-lo tanto na direção quanto na assistência. O Jayme é fraco e, pra mim, é quem faz o ZR ter essa paixão por MA e Vaz. Tem que mudar o Jayme, preparador de goleiro e tudo que diga respeito ao depto de futebol. O ZR também precisa mudar o discurso e ter peito pra reconhecer e trocar jogador que tá mal. Exemplo, é só elogio a Arão e o cara não joga nada há tempo.

    • Rodrigo Felix Dutra

      Sai fora Ricardete , técnico horroroso , não tem mais desculpas .

    • Adelson Jr

      Eu tbm acredito no ZR, porque a esperança é a ultima que morre, mas minha paciência ja se foi a muito tempo mas agora é espera pra v se ele toma vergonha na cara e começa a barra esses jogadores q não jogam nada.

  • Fla 2017

    Aqui jaz o Zé Ricardo.

  • fabio nascimento

    O MAIS QUERIDO NÃO É LABORATÓRIO E NEM COBAIA PRA TÉCNICO ESTAGIÁRIO.
    EI .. ZE RICARDO .. VAI TOMAR NO *#!!!

  • Tucano

    Fábio essa visão de culpar só o ZÉ é acomodada, por demais simplista. Quem contratou; Rever, Juan, Donatti, Vaz, Arão, Rômulo, mancuello, Cuellar , BERRÍO, Muralha, e agora Rodolfo, jogadores que não serviam pra outras equipes, que estavam encostados , quebrados e alguns aposentado. Quem renovou com Araújo, Damião, Gabriel são os principais culpados. Nem Cristo da jeito nesses perebas , sem raça, sem alma citados acima. Quem sustenta esse DP de futebol que jogä contra o flamengo também tem culpa. O zé é um culpado menor, só ele saindo o vírus permanece e a doença continua. Esse ano está perdido, temos que esperar acabar o ano e lutar contra o rebaixamento pra no fim do ano fazer uma faxina geral no clube, inclusive com uma investigação do Conselho sobre a contratação desses jogadores fracos técnica e fisicamente. Pra tirar o ZÉ, tem que tirar quem montou esse elenco de bichados, encostados, aposentados e jogadores sub-amadores.

    • rubro negro

      alguns jogadores são bons outros são ruins, a diretoria vai acertar como vai errar, acertar sempre nenhuma diretoria de clube vai conseguir, o Palmeiras gastou 40 milhoes no Borja que hj é banco, agora com esses jogadores do FLA de hj são superiores ao do SPORT, não digo que esse elenco ganharia a Libertadores, mas ganhar do SPORT tinha que ganhar, pq são muito fracos, mas sabe pq não ganhou? pq o time não tem padrão tático, vc vê jogadores espalhados em campo, sem jogada, a bola chega na lateral e cruza, não tem triangulação pelo meio, isso é treino, e treino é responsabilidade do técnico.

  • Iago Santos

    Até quando vamos aturar a incompetência do técnico e corpo mole de certos jogadores.

  • rubro negro

    alguns jogadores são bons outros são ruins, a diretoria vai acertar como
    vai errar, acertar sempre nenhuma diretoria de clube vai conseguir, o
    Palmeiras gastou 40 milhoes no Borja que hj é banco, agora com esses
    jogadores do FLA de hj são superiores ao do SPORT, não digo que esse
    elenco ganharia a Libertadores, mas ganhar do SPORT tinha que ganhar, pq
    são muito fracos, mas sabe pq não ganhou? pq o time não tem padrão
    tático, vc vê jogadores espalhados em campo, sem jogada, a bola chega na
    lateral e cruza, não tem triangulação pelo meio, isso é treino, e
    treino é responsabilidade do técnico.

  • Tiago De Souza Oliveira

    cancelei sócio torcedor nem pela TV vou ver se ruela desgraçado

    • wanderpc82

      Isso não ajuda em nada.

  • Alexlima

    Aiiiiiii sim, um texto que traz o verdadeiro cenário, não aquele lixo que um doido dizendo que a torcida estava fritando o técnico sem motivo…
    parabéns pelo desabafo/racional.