Página inicial Destaque Uol: “Vexame na Libertadores é o maior golpe em projeto de um...

Uol: “Vexame na Libertadores é o maior golpe em projeto de um novo Flamengo”

1037
23
COMPARTILHAR
Libertadores 2017

O Flamengo colocou mais um vexame em sua lista de participações na Copa Libertadores. Só que a derrota por 2 a 1 para o San Lorenzo foi mais que uma simples eliminação precoce. Em um cenário de grandes investimentos e priorização do torneio continental, o vexame dado em Buenos Aires é o maior golpe no projeto de um “novo Fla” que cerca o clube nos últimos anos.

Comandada por Eduardo Bandeira de Mello, a diretoria nunca escondeu que a principal competição do continente era o desejo maior no ano seguinte àquele em que brigou pelo título do Campeonato Brasileiro com o Palmeiras, mas também viu o bem-humorado “cheirinho” ficar pelo ar.

O impacto da eliminação é devastador nas pretensões de construir um novo Flamengo no aspecto esportivo. São três quedas ainda na primeira fase da Libertadores só nos últimos anos – 2012, 2014 e 2017. Os fracassos incomodam os torcedores, mas nenhum se compara ao da atual temporada.

Desde 2015, quando contratou Paolo Guerrero, o Rubro-negro iniciou um projeto para conquistar títulos e recuperar o prestígio esportivo com conquistas atuais e constantes. O peruano puxou a fila. Chegaram Diego, Conca – que nem sequer estreou – e outros nomes de relevância. Na opinião dos dirigentes, o Flamengo tinha, enfim, um elenco capaz de corresponder aos anseios da torcida.

Todo o roteiro estava desenhado na cabeça dos cartolas. O esforço foi tanto que alguns milhões de reais foram gastos para arrumar o Maracanã, que serviu de casa na primeira fase. Paralelamente, o clube firmou um contrato com a Portuguesa da Ilha para utilizar o estádio na competição. A queda na primeira fase foi tão inesperada que o local nem pôde ser estreado pelo Rubro-Negro, já que que segue em obras.

A expectativa de uma boa campanha fez o clube projetar premiações em seu orçamento para 2017 contando pelo menos com uma ida até a semifinal da Libertadores. O valor embolsado seria de R$ 15,3 milhões apenas em pagamentos da Conmebol. O clube deixou a competição com R$ 5,4 milhões, o que corresponde aos três jogos como mandante da primeira fase. A boa campanha, no mínimo, seria a cereja do bolo do trabalho de saneamento fora dos gramados no qual a gestão atual tem se empenhado desde que assumiu.

Em termos práticos, o projeto esportivo do Flamengo ainda não deu resultado. Se o clube trabalha para arrumar os aspectos financeiro e administrativo, em campo tem a comemorar apenas o título Carioca de 2017, que por tantas vezes foi esnobado pelos próprios dirigentes na briga sem fim com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

No ano passado, o time chegou a ser eliminado três vezes em 56 dias sob o comando de Muricy Ramalho. Caiu no Carioca, na Primeira Liga e na Copa do Brasil. O cenário segue longe de estar favorável apesar de o Rubro-negro demonstrar evoluções em alguns aspectos. O problema é que o time se acostumou a falhar na hora da decisão. E o futebol cobra o seu preço. A bola pune, como costuma dizer o seu antigo treinador.

Em um elenco considerado muitas vezes entre os melhores do país, o Flamengo viu na hora da decisão a inexperiência de alguns jogadores, como Matheus Sávio, ter peso considerável no resultado final. Grandes medalhões do elenco ficaram no Rio de Janeiro. Diego e Conca se recuperam de cirurgias no joelho e Mancuello ficou fora por opção do técnico Zé Ricardo.

A dificuldade em equilibrar as ações, sobretudo fora de casa, é um problema flagrante do Flamengo atual. Construir um “Novo Fla”, capaz de conquistar resultados esportivos, passa fundamentalmente pela postura em campo, algo que o clube ainda busca. Enquanto não desvendar o “segredo”, contar com um dos “melhores elencos do país” dificilmente adiantará. Ainda restam Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e a já esquecida Primeira Liga para tentar transformar o sonho de um projeto esportivo em realidade.

Fonte: Uol

Comente pelo Facebook

  • Ltom Macêdo

    E o estadual? Titulo importantissimo

  • Carlos Junior

    Kde os defensores do Márcio Araujo? Só lembro das pessoas que falavam ” com ele o meio de campo fica fechado , não ofremos pressão igual com o Rômulo no jogo de 3×3 com o fluminense”…
    Levamos pressão em todos os jogos !!!!!! E ainda a saída de bola fica uma merda ! Enquanto torcedor ficar do lado de perebas assim , não amos ganhar algo relevante

    • Ltom Macêdo

      Pessima partida do time todo.

    • Marty Mcfly

      Merecemos ser eliminados!!! Porque a diretoria se contenta com jogador que “não compromete” como Gabriel e Márcio Araújo.

    • Carlos Junior

      Cuellar era pra ser titular no lugar do Márcio Araujo esse quando chegou ! Já teria se adaptado..
      Mas não , insite em um cara sem técnico alguma! Quando pega pedreira , ele não faz nada !

      • Marty Mcfly

        Desculpe, mas era pra ter trago o Felipe Melo que é brasileiro do que trazer esse gringo por 10 milhões, aí é erro da gestão.

      • Rodrigo Fonseca

        Põe na conta do estagiário, que não soube trabalhar as melhores opções que tinha no elenco.
        Prefere sempre os apadrinhados.

    • Cris Fernando

      Marcio Araújo foi ate bem

      • Carlos Junior

        Bem aonde ???? O que ele fez ? Vi ele quase entregando uns dois gols , não acrescenta em nada

        • Vinícius Presto

          Time que tem Caramujo de titular nunca vai a lugar nenhum, sempre foi assim e sempre será.

    • Jansen Torres

      Rapaz, acho que quem acredita que Marcio Araujo é solução para ajeitar qq time não vê muito futebol. Pior é achar que a estratégia do Zé Ricardo é boa mas fazer o q já me xingaram tanto pq critico o Zé mesmo depois de ganhar o Ferjão.

  • Marty Mcfly

    Tirando Diego e Guerrero, quais jogadores do Flamengo seriam titulares em Atlético-Mg e palmeiras ?

    Temos uma folha de pagamento enorme, mas o elenco é fraco.

    • Marty Mcfly

      Últimos jogadores que o Flamengo comprou: Mancuello, Cuéllar, Donatti e Berrío.

      Agora responda, o Flamengo sabe contratar ?

      • Julio Black

        total 30 milhões jogados literalmente no lixo

    • Cris Fernando

      Precisamos de um atacante goleador para jogar ao lado do Guerrero

      • Marty Mcfly

        Esquece o 4-4-2, ele não existe pro Zé Ricardo.

      • Getulio Castro Coutinho

        Concordo com o seu comentário cris Fernando, não vejo o elenco do Flamengo tão bom assim como muitos pintam mas oque me incomoda mais e a falta de raça !

  • Henrique alves

    Esse presidente Ebm, é muito passivo, ele entende só de pagar conta de futebol não sabe de nada.

  • Tmenezes

    Como eu falei..Flamengo caminhando a passos largos para ser o Arsenal da América do Sul.

  • Mateus Carvalho

    Por isso eu fui a favor da contratação do Felipe Melo, falta alguém para gritar com todo mundo. Diego e o ” capitão ” rever são muito “bomzinho” .

  • Gerson

    Nem acredito que estou vendo esse tipo de reportagem mediócre, e mais ainda esses horrores de criticas nos comentários!!! O Flamengo é mais que isso!!! Existem coisas, que não tem explicação…Elas apenas acontecem… Ser Flamengo, defender e apoiar até a morte é uma delas!!! Sou Flamengo na Vitoria e na derrota, conte comigo sempre!!!

    • Ibsen Perdigao

      Hauahauha. Isso. Do flamengo O erdeu por obra divina. Não sei como as pessoas nAo entendem isso. Eh tão obvio

  • thiago

    Muricy caiu no Carioca, na PL e na Copa do Brasil!

    Zé Ricardo caiu na Liberta e vai cair na Copa do Brasil!

    Defensores do Zé diziam que ele havia consertado o time, mas pelos resultados não vemos isso!