Home Colunas Relembre a última final de Flamengo x Fluminense

Relembre a última final de Flamengo x Fluminense

201
4
SHARE

O Flamengo vinha de um jejum de cinco anos sem conquista regional até aquela decisão com o Fluminense. O último título havia sido em 1986 contra o Vasco da Gama.

O Flamengo tinha de volta o Maestro Junior e no comando o técnico Carlinhos. Esse time campeão do Carioca de 1991, inclusive, era a base que conquistou o pentacampeonato brasileiro no ano seguinte.

No primeiro jogo da decisão, um empate em 1 x 1. Gols de Paulo Nunes pelo Flamengo e Ézio pelo Fluminense. Ao Flamengo, restava somente vencer o Fluminense. Ao tricolor das Laranjeiras, cabia a missão de não deixa o Flamengo vencer para levar a decisão para o terceiro jogo.

Jogando com o regulamento debaixo do braço, o Flamengo começou mais comedido no jogo. A equipe Rubro-Negra tinha maior posse de bola e tocava a pelota sem oferecer perigo à meta tricolor. Quem ofereceu mais perigo de marcar foi o Fluminense numa bomba de Ézio de fora da área. O Flamengo sempre era parado com faltas e numa delas, Junior coloca a bola na cabeça de Gaúcho que ofereceu perigo ao goleiro Ricardo Pinto.

O Flamengo voltou a atacar novamente e quase marca com Nélio após bela jogada de Paulo Nunes. A torcida do Flamengo estava inflamada e empurrava o time que passou a dominar o jogo sempre levando perigo pelo lado direito da defesa tricolor. O Fluminense equilibrou as ações da partida tanto que aos 37 minutos, em ataque pelo meio, Ézio marca após pegar o próprio rebote. Um golaço. O Flamengo sentiu um pouco o golpe. A equipe errava passes bobos e não conseguia mais oferecer perigo ao Fluminense. Assim foi até o fim do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Flamengo voltou melhor. Junior comandava o meio com toques de qualidade, Nélio e Paulo Nunes ofereciam perigo pelos lados do ataque. Aos 12 minutos, o Flamengo sai em belo toque de bola e Piá cruza para área e Uidemar empata em bela cabeçada. A partir daí, o Flamengo passou a pressionar para fazer o segundo gol. Junior que estava melhor no segundo tempo do que no primeiro, desfilava sua habilidade pelo gramado e só era parado com faltas e numa delas entortou Carlinhos Itaberá que foi expulso após uma entrada dura no Maestro.

O Flamengo tanto pressionou pelo lado direito do Fluminense que o gol nasceu por ali. Mais uma vez Piá cruza e dessa vez o artilheiro Gaúcho cabeceia para virar a partida e fazer 2 x 1. Em seguida, Pires foi expulso depois de uma jogada violenta, deixando o Fluminense com nove em campo. Com o tricolor mais combalido que galinha tonta, Paulo Nunes lança Nélio que rola para a finalização perfeita de Zinho do meio da rua. Quando a sua torcida já deixava o estádio, em cruzamento na área do Flamengo, Junior Baiano falha e Ézio diminui. Flamengo 3 x 2 Fluminense.

Aos 38 minutos para a festa ficar completa, Junior tabela com Zinho que deixa o próprio Junior na cara do gol de Ricardo Pinto e o Vovô Garoto não perdoa e faz o quarto do Flamengo para o carnaval completo da torcida. Aquela altura, só a torcida do Flamengo ocupava as arquibancadas do Maracanã. No fim do jogo, invasão da torcida, muita festa e os pedidos para Junior estender mais um pouco a sua carreira. E Junior permaneceu e todos sabem o fim dessa história!

Flamengo Campeão Carioca 1991

A emoção de Junior e seu filho após a conquista do Carioca

Reprodução: Ser Flamengo

Comentarios

comentário

  • marcondes Alves

    a ULTIMA FINAL foi em 1995, esse de 1991 foi o ultimo titulo do flamengo sobre o flu. se estiver errado me corrija

    • Francis Souza

      Você tá errado sim, 1995 era mais uma bagunça inventada pela Ferj que tinha uma fase final por pontos corridos onde alguns times já começavam com pontos por conta das fases anteriores, que fica quase impossível de explicar como foi… por isso é mais fácil falar que teve uma final

      • Isso porque a gente não ganhou né…

      • marcondes Alves

        eu sei disso, foi uma octogonal mas a coincidência vez os dois se enfrentarem como uma final.