Página inicial Colunas Coluna do Torcedor: ‘Um time é reflexo do seu treinador’

Coluna do Torcedor: ‘Um time é reflexo do seu treinador’

1046
119
COMPARTILHAR

Confesso que não queria estar escrevendo essa coluna. Mas quando acordei hoje, depois de uma eliminação como a de ontem, precisei dar voz a minha opinião. O assunto? Zé Ricardo

Faz 1 ano que ele está à frente do Flamengo. E, apesar de uma boa campanha no Brasileirão do ano passado, onde alcançamos o terceiro lugar, foram cometidos pequenos erros durante esse percurso. Vários momentos em que ele recuou o time desnecessariamente ou optou por um jogador que não estava tão bem quanto outro… Com certeza isso tudo pesou no resultado final. Porém, eu sempre tentei ver o melhor em Zé Ricardo. Sempre dei uma nova chance. Afinal, quem nunca cometeu erros no seu primeiro emprego, não é?

Infelizmente, Zé Ricardo não foi o empregado que aprendeu com seus erros. Ontem foi a gota d’agua. Minha revolta na verdade começa quando ele não relacionou Mancuello para a viagem. Não é possível que ele esteja pior do que Gabriel, Matheus Sávio ou Paquetá… O jogo que ele poderia fazer a diferença pois conhece o futebol argentino. Meu segundo ponto, são as substituições. O time não estava mal em campo, conseguia escapar pelo lados uma vez ou outra prendendo a bola no ataque. Apesar do Berrio não estar bem na partida, estava fazendo uma função importante. E não eram nem 15 min quando ele decidiu colocar Rômulo. Um jogador que vinha de lesão e de partidas ruins. Tinha que entrar justo no jogo mais importante do ano? Bom, ali perdemos as escapadas que mencionei antes e o San Lorenzo começou a entrar no jogo. Daí vem a brilhante ideia de colocar um garoto, Matheus Sávio. Eu nem culpo muito o jogador, mas sim, Zé. Ele que pouco deu chance aos garotos durante o ano, resolve colocar ele em uma fogueira como essa. E o San Lorenzo aproveitou, o garoto falhou, 1×1. Eis que, ele resolve colocar o experiente Juan no lugar do único jogador que poderia levar o jogo para frente, que era Everton. Nesse momento, eu sabia que eles virariam o jogo. Dito e feito. Em um bate rebate, veio a eliminação. 2×1 e uma sensação de impotência, um a nação devastada e o sonho do bi adiado mais uma vez. Uma sequência de erros que culminou com esse triste fim. Parecia que passava um filme em minha cabeça, falei para mim mesmo: “O Zé está mesmo fazendo isso de novo? Mesmo depois de ter dado errado várias vezes no ano passado? ” É imperdoável.

Meu terceiro ponto e para concluir a minha coluna, é a apatia que o time tem em campo. Salvo alguns jogadores, como Diego, Guerrero, Everton, Réver… Libertadores como diz o velho ditado, é “sangue no olho”. Você pode ter o melhor time, mas sem a sede de vencer você não vai a lugar algum. Falta isso ao Flamengo. O time está acomodado, a derrota está sendo aceita como algo “comum”. Por isso escolhi exatamente esse título para coluna. O time é reflexo de Zé Ricardo. Um treinador que se apequena, recua mesmo tendo a vantagem mínima de 1 gol e teme o adversário em vez de sufocá-lo. Não estou pedindo a demissão de Zé, até porque não existe outro nome no mercado que poderia substituí-lo. Mas peço, uma mudança de postura dentro da instituição Clube de Regatas do Flamengo. Um “choque de ordem” para que isso nunca mais se repita. O Flamengo é gigante, como o time que tem deveria estar brigando por tudo. O Brasileiro é obrigação! A Sul-americana é obrigação! A Copa do Brasil é obrigação! E se Zé ficar, que aprenda com seus erros e leve o Flamengo para seu lugar certo. O topo!

SRN, Lukas Hoeft


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Comente pelo Facebook

  • vitor monteiro

    EBM FROUXO SE FOSSE HOMEM O INCOMPETENTE DO ZÉ RICARDO SERIA DEMITIDO NO VESTIARIO!

  • Henrique Santos

    Treinador não entra em campo.

    Esse time é campeão estadual e tem a maior pontuação na história dos pontos corridos.

    • Juan Oliveira

      Não entra, né? Pq o time do Tite tá melhor do que do dunga na seleção?
      Já que você gosta de falar de desempenho, valia apenas o desempenho na liberta, colocar campeonato estadual na balança é piada.

      • Augusto Zamith

        Primeiro porque metade do time do Tite é diferente do do Dunga, porque o Tite convoca pra jogar, e não pra empresário como o Dunga era obrigado.

        E faz o seguinte, tira o Tite da seleção lá pra treinar o Flamengo, porque dos treinadores a disposição no mercado nenhum faria trabalho melhor que o do Zé.

        • Juan Oliveira

          Totalmente certo o que você disse amigo, mas aí, colocar o Gabriel para jogar o sétimo jogo e não deixar ele ir para o Grêmio é culpa de quem? Pedir renovação de Márcio Araújo é culpa de quem? De Damião? Insistir em Gabriel a vida toda, é culpa de quem? De nós torcedores cara? Sobre trabalho, acredito também que não tem um bom a disposição, e nem quero que ele seja demitido, apenas que sofra cobranças por parte da torcida e da diretoria. Levi é o único que razoável no mercado hoje.

          • Bruno Martínez

            Sinceramente tem que haver mudanças, se continuar com esse tec. sofreremos muito…não vejo chance de títulos se comparar com outros clubes Brasileiros.
            Ele vai continuar fazendo merda atras de merda e continuaremos ser chacota dos outros.

          • Augusto Zamith

            Acho que não adianta trocar o treinador e manter o mesmo elenco.
            Vocês questionam algumas decisões dele, OK, mas e outras com finalmente ter conseguido fazer o Guerrero e o Everon jogarem o máximo que podem, sendo que nenhum treinador no ano e meio antes conseguiu? Ou arranjar formas diferentes para o time jogar quando está sem as principais peças, e continuar conquistando resultados?
            Ele tem muitos méritos também, e não acho que nenhum treinador no mercado seja garantia de um trabalho melhor.
            Acredito que seja preferível cobrar ele, e muito, mas manter ele, pelo menos até o final da temporada, e fornecer peças de melhor qualidade para ele armar o time.

            Se ainda assim o time continuar pecando nos mesmos pontos decisivos, aí sim, já começa a buscar alguém de qualidade e promove a troca ao fim da temporada para a pessoa poder começar o trabalho de formar correta.

          • Bruno Martínez

            Então me explica por que o estagiário colocou gabriel como meio tendo ederson no banco?
            Um meia que não consegue dominar uma bola, perdeu todos os lances e disputas, fez várias faltas bobas,errou varios passes?
            Guerrero e everton não foi ele que colocou os caras em boa fase…guerrero joga no peru como segundo atacante e no corinthians tbm e no Flamengo o cara sofre tem que buscar a bola quase no meio de campo, ele esta jogando pois é bom de bola e everton sempre jogou o que estava atrapalhando ele era a cachaça, quem mora aqui no rj sabe muito bem onde ele vivia enchendo a cara numa casa de show na barra.
            Palmeiras tirou o EB com menos de 4 meses de trabalho pois viu que ele é fraco, ai o cara com mais de um ano no clube e continua com os mesmos erros e as mesmas panelas,ja ta na hora de mandar embora ele é limitado…como sempre falei na coluna desde do começo do ano o carioca é fraco e nao vale nada.

          • Augusto Zamith

            Palmeiras tirou o EB porque o Cuca já estava certo, na verdade, já era programada a volta dele desde que ele saiu.

            Você acha o técnico fraco, OK, dê uma opção de técnico disponível no mercado que poderá fazer um bom trabalho, ao invés de jogar no ar que ele tem que sair. Porque o Jayme é uma bosta, ele sim passou vergonha em Libertadores, Levi nunca fez um trabalho decente e Marcelo Oliveira foi campeão com um Cruzeiro recheado de jogadores, coisa que não é o Flamengo de hoje.

          • Bruno Martínez

            Eu sim que o levir faria um bom trabalho.

          • Augusto Zamith

            Aí é uma opinião sem embasamento, pois com um elenco muito superior no Atlético ele fez um trabalho fraco, e com um elenco do mesmo nível, no Fluminense do início do ano passado, pior ainda.

          • Bruno Martínez

            O que vc não quer entender é que ZR é fraco…levir é melhor que ele, marcelo Oliveira é melhor que ele… Técnico da nova safra bom é o carille ganhou todos os clássicos paulistas e foi campeão no.campeonato estadual mais forte do país com um elenco fraco esse sim tem futuro não faz panela e coloca o.que tem de melhor e deixou o time mais arrumado e o zé com mais de um ano?
            Não vejo essa evolução…tem que mudar enquanto é cedo, vai continuar as msm coisas e as msm desculpas.

          • Augusto Zamith

            Novamente você faz uma afirmação sem argumentos, ou com argumentos falsos/fracos.
            A próprio imprensa paulista discute sobre como o paulista é fraco, como os times esse ano inclusive foram os mais fracos em muito tempo, como o Corinthians ganhou de um São Paulo horroroso com o Ceni fazendo um péssimo trabalho, etc…, aí você vem e, contrariando todos, diz que eles estão bem e o Carille fazendo um ótimo trabalho. Mesmo com eles empatando com a Chapecoense, toda remendada e focada na Libertadores, em casa, na estréia do Brasileiro.

            Flamengo jogou 9 clássicos estaduais, com 5 vitórias e 4 empates, e foi Campeão. O Corinthians jogou 6, empatou 3 e venceu 3, e você ainda diz que eles ganharam todos.

            Ou seja, você é mais um que na derrota tenta achar qualquer desculpa, seja falsa ou incorreta para que seja mudado aquilo que você não gosta, e que você não gosta, não importa se esta certo ou não.

            Você não gosta do Zé não é porque ele é fraco, é porque em 3 momentos em que o Flamengo tinha que tirar mais vontade e mais raça pra ganhar os jogos, (Fortaleza, Palestino, San Lorenzo) eles não fizeram, perderam e foram eliminados. Os mesmos jogadores que foram campeões estaduais invictos em cima do Fluminense, que foram terceiro colocados no BR 2016, que oscilaram entre ótimas partidas e fracas, quando pressionados, peidaram, não só 1 ou 2, mas todos. Mas você quer por a culpa no Treinador, unica e exclusivamente porque não pode aceitar que o Guerrero não é o Deus que você queria, que ele é um jogador mediano, quando muito, que o Muralha que você amava ano passado, esse ano esta mostrando seu verdadeiro nível, e por aí vai.

            Com certeza absoluta você é tipo de cara que queria o Abel, que grita, xinga, bota dedo na cara, que mostra raça, vontade né? E que só ganhou título na carreira com times recheados de medalhões e jogadores caros, mas nunca montou um time vencedor do zero, com peças medianas.

            Mas não da pra discutir, você baseia suas opiniões em gosto, eu baseio em fatos e números. Flamengo passou 20 e tantos anos baseando sua administração em gosto e cabeça de torcedor, após o desmonte do time de 80, e colecionou vergonhas e mais vergonhas (muito maiores do que o que aconteceu quarta, que alguns chamam de vexame), com um ou outro títulos na sorte ou na mão grande aqui e ali, e ninguém nunca fez o escarcéu que está sendo feito hoje.
            O dia que o torcedor aprender que deve dar tempo quando tem resultados bons, com um ou outro tropeço, que tem que cobrar da diretoria reforços, externos ou da base, para melhorar o time, ao invés de cobrar cabeça de técnico a cada derrota, mesmo que o time seja fraco, e que tem que parar de repetir o que nego da “imprensa” fala, que é só pra vender e ter ibope, eles querem mais é ver o circo pegar fogo, aí o Flamengo vai ter condições de promover um trabalho decente, duradouro e vitorioso.

            Até lá, SRN.

          • Bruno Martínez

            O campeonato paulista é o mais forte dos estaduais isso é fato…junior,zico,juca kfuri,mauro cesar é maluco?
            Todo os especialistas estão vendo que ele não tem estrutura para um clube colossal como o Flamengo.
            Técnico fraco mano,nao adianta…ja provou isso com suas escolhas, cansei de ver no maraca a cara dele de pamonha quieto e esperando o milagre acontecer. Uma coisa é certa e isso não vai mudar se perder amanhã e ser eliminado na quarta ele cai e simplesmente pagarei meu ST e minha premiere mais feliz.
            SRN.

          • Augusto Zamith

            Exatamente, você não vai com a cara dele, ponto. Você não tem argumentos.

            E só pra lembrar, quando o Corinthians foi eliminado pelo Tolima na pré Libertadores, o Tite foi esculachado por toda a imprensa, e só falavam sobre demitir ele. Vê como terminou o Tite no Corinthians…

          • Bruno Martínez

            Não tenho argumentos?
            Kkkkkkkkk, vc quer comparar tite com esse bosta?
            To fora e boa noite.
            Prefiro ficar ao lado de quem torçe de verdade pro Flamengo.
            Boa noite.

          • Augusto Zamith

            Comparei as situações, não os técnicos.

            Mas você já demonstrou não ter capacidade de compreender isso.

            Você não mostrou nenhum argumento, mostrou opiniões baseadas em mentiras ou em análises falhas.

            E se ele vai cair ou não, o tempo dirá, mas uma coisa eu garanto, eu sou muito mais torcedor do Flamengo do que você ou os outros merdas que vivem de repetir o que “jornalistas” falam e não sabem ver ou analisar a realidade.

            Boa noite a você e esses “milhões” de rubro negros, que não podem gastar nem 29 reais por mês para serem ST e poderem reclamar e cobrar do time com propriedade. Pra mim eles e para o Flamengo eles e nada são a mesma coisa.

          • Augusto Zamith

            Assino tudo embaixo, exceto a parte o MA. Desculpa, mas no elenco, hoje, não tem nenhum jogador que possa cumprir a função dele. Poderia ser o Romulo, mas ele não fez nenhum jogo decente ainda, e vai para o DM a cada duas partidas.
            Talvez estando 100% em um sequência longa de jogos, ele possa tomar de vez a titularidade e jogar o futebol que esperamos e já vimos ele jogar.

        • Thiago

          “Primeiro porque metade do time do Tite é diferente do do Dunga” é diferente ou o DUnga que nao sabia convocar ????
          Casemiro vem jogando bola a muito tempo no real madrid, marcelo também, coutinho tbm. A unica mudança q é mais recente é o Gabriel jesus, de resto todos as outras mudanças o dunga tinha a disposição, ele q era ruim mesmo.

          ” porque dos treinadores a disposição no mercado nenhum faria trabalho melhor que o do Zé.” como vc tem certeza ???
          quem era ZR antes de treinar o time profissional ??? tem gente que da certo num clube, tem gente que nao da. Eu acho que o Levir ou o Marcelo Oliveira seriam melhores que o ZR.

          • Augusto Zamith

            Que parte de o Dunga convocava quem ele era obrigado pela CBF por questões financeiras enquanto o Tite só aceitou treinar o time escolhendo por conta própria você não entendeu?

            Levi e Marcelo fizeram trabalhos patéticos com 2 elencos muito superiores ao do Flamengo, mas no Flamengo vão ganhar tudo né?

          • Thiago

            “Que parte de o Dunga convocava quem ele era obrigado pela CBF por questões financeiras” … qual sua fonte sobre isso ??w
            Se for assim, o ZR também escala o time por pressao de empresários, pois nda explica a insistencia por Gabriel, VAZ, MA, DAmiao.

            “Levi e Marcelo fizeram trabalhos patéticos com 2 elencos muito superiores ao do Flamengo, mas no Flamengo vão ganhar tudo né?” todos tem trabalhos bons e ruins, ate o tite ja teve trabalhos ruins. Mas esses dois ja ganharam mais titulos que o ZR.
            Ate o Andrade e JAyme com um time pior, conseguiu titulos mais importantes.
            Um exemplo, Diego é nosso principal jogador. Ele estava bem no antigo clube dele ??? … acho que nao, pois se tivesse, nao teria vindo de graça. Sendo que agora, que ta jogando bem, ta recebendo propostas pra deixar o flamengo.

    • vitor monteiro

      Ta pensando pequeno cara, com o elenco carissimo do flamengo ser campeão é obrigação, e não migalhas e vexames

      • Augusto Zamith

        Caríssimo? Tem 1 ou 2 jogadores de qualidade, o resto é mediano.
        Palmeiras e Atl. MG tem elencos muito superiores, Santos e Cruzeiro também são melhores.
        O nosso é o melhor do Rio, e olhe lá.

  • Marty Mcfly

    Discordo, acho que o time (elenco) fraco e técnico fraco é reflexo da gestão do clube.

  • Juan Oliveira

    Colocar culpa só nele é sacanagem. Se não existe cobrança, não tem porquê tentar ser melhor. O problema maior é esse departamento de futebol, sempre foi.

  • Augusto Zamith

    Engraçado, ninguém queria ver o Mancuello pintado de ouro na frente, mas ontem o treinador errou por não levar ele.
    O Matheus Sávio tem entrado bem em todos os jogos, foi o que fez melhor a função de meia com a saída do Diego, aí o Zé bota ele ontem ele erra 2 jogadas que geram os gols e o Zé é um imbecil por colocar ele.
    Todo mundo reclama que o Romulo não joga, que ele tem muita bola, que não é um volantão, que aparece na frente, aí ele entra pra preencher o meio e controlar a bola, e nego reclama.
    O Berrio já provou que é um LIXO, acertou somente um passe no jogo, não dominava uma bola, não ficou nem 30 seg com a bola nos pés e foi inútil o jogo todo, mas o Zé errou em tirar ele.
    O Everton não se aguentava mais em campo, não tinha condição de fazer 1 ataque sequer, e o Juan entra pra segurar os 4 atacantes do San Lorenzo em campo, e liberar o meio para tentar trabalhar a bola, o Fla toma gol por falhas que não incluem o Juan, e que aconteceriam mesmo com o Everton em campo pois ele não faria nada, e o Zé é um imbecil.

    Essa vida de avaliar jogo depois do resultado é muito boa né? Você sempre está certo, porque faria diferente de tudo que deu errado, e repetiria o que deu certo.

    • Yan Balduino

      Cara, porque vc não põe a foto do Zé Ricardo no lugar escudo do Flamengo e funda logo o Zé Ricardo Futebol Clube? Vai ser puxa-saco assim na pqp.

      • Augusto Zamith

        Você deveria colocar a do kleber leite, porque você só fala merda que nem ele.

    • Mustapha Acariense

      Amigo, libertadores é sangue nos olhos. Mateus sávio parece uma moça,Gabriel sem palavras, só sabe desfazer da bola rápido. Arao e Vaz sem vontade. REFORMULAÇÃO JA!!!! Toda evolução precisa de uma revolução. Bandeira de Melo precisa de pulso firme. Isso é flamengo, estamos mal representados.

      • Augusto Zamith

        Justo.

        Mas não é melhor cobrar que a diretoria contrate jogadores de QUALIDADE para suprir as posições fracas do elenco, e aí sim ver se o Zé Ricardo tem condição ou não de ser técnico do Flamengo?

        Porque trocar de técnico agora e daqui a um mês trazer 2, 3 jogadores, você não vai ter condição de falar se o Zé faria um trabalho melhor ou não na sequência da temporada. Tem muito mais chances de sair coisa boa mantendo ele e melhorando o ELENCO, do que trocando ele e mantendo as peças que já tem.

        • Thiago

          Mas ai é fácil, ter um caminhão de jogadores bons pra fazer o time jogar. Técnico bom, faz o time jogar com os jogadores que tem, ZR não sabe fazer isso. Ele achou o que, que em todos os jogos, o DIEGO estaria em campo ??? o cara não preparou ninguém pro lugar dele, ou pediu uma contratação.

          Se o time ta sem opções, é por que ele mesmo deixou assim.

          • Augusto Zamith

            Técnico bom faz o time jogar com o os jogadores que tem.

            Então um técnico que leva um elenco limitado a terceira colocação do Brasileiro, atrás somente de dois elencos bem melhores que o nosso, a frente de outra elenco muito melhor que o nosso, e tendo, em boa parte do campeonato, disputado a liderança com o melhor elenco do Brasil, é bom né? Porque é o que seu argumento sugere.

            E você esta dizendo que se no elenco não tem nenhum jogador com a qualidade, experiência ou sequer mesmo posicionamento do Diego, é erro do treinador não ter uma opção, mesmo ele tendo mostrado que não só te uma, como teve várias, visto que desde a lesão do Diego jogamos de 4 formas diferentes, com 4 opções diferentes ao Diego, e só termos perdido uma vez nesse período, com atuações variando de muito boas a fracas?

            Porque isso é o que qualquer treinador faria na mesma situação.
            Você criticar o treinador pelas peças que tem é querer botar a culpa em alguém por você achar que o time limitado do Flamengo poderia fazer mais do que realmente pode.

          • Thiago

            “Então um técnico que leva um elenco limitado a terceira colocação do Brasileiro, atrás somente de dois elencos bem melhores que o nosso, a frente de outra elenco muito melhor que o nosso, e tendo, em boa parte do campeonato, disputado a liderança com o melhor elenco do Brasil, é bom né? Porque é o que seu argumento sugere.

            Desde quando aquele time do santos é melhor que o do flamengo, tanto em time quanto em elenco ????? A diretoria do flamengo ja previa ao menos a libertadores, ou seja, pelo menos ficar entre os 4 primeiros do brasileirao, ele nao fez mais do que o dever dele, e hoje sem o DIego, vemos que o time foi carregado nas costas, assim como o Andrade no comando em 2009.
            Olha o trabalho do Jair Ventura, isso sim é um trabalho bem feito, pegou um time ruim, e levou a libertadores, e se tivesse mais algumas rodadas, era capaz de passar o flamengo que tava em queda livre de rendimento.

            “E você esta dizendo que se no elenco não tem nenhum jogador com a qualidade, experiência ou sequer mesmo posicionamento do Diego, é erro do treinador não ter uma opção, mesmo ele tendo mostrado que não só te uma, como teve várias, visto que desde a lesão do Diego jogamos de 4 formas diferentes, com 4 opções diferentes ao Diego, e só termos perdido uma vez nesse período, com atuações variando de muito boas a fracas?”
            se ele fez 4 opçoes de jogos em 4/5 jogos diferentes, é por que nao tem opçao, testou uma, nao deu certo, testou outra. Se tivesse uma boa opção tinha mantido.

    • Thiago

      “O Matheus Sávio tem entrado bem em todos os jogos” kkkkkkkkk qs jogos o matheus savio fez no time titular ??? vc ta louco. ELe so jogou de titular contra o ATM e jogou muito bem. Deveria ter colocado o mlk de titular ontem, mas como nao fez, nao era qdo o time tava sendo pressionado e abdicando de jogar, que voce coloca o cara.
      “Todo mundo reclama que o Romulo não joga, que ele tem muita bola, que não é um volantão, que aparece na frente, aí ele entra pra preencher o meio e controlar a bola, e nego reclama.” ROmulo vinha de lesão, por que nao colocou o cuellar ???

      LArga de defender o tecnico, ele fez cagada ontem sim.

      • Augusto Zamith

        tem entrado bem em todos os jogos – Ache onde eu falei titular aí que você ganha 1 real.

        E eu disse que ele não errou ontem? Errou sim, como errou várias vezes nesse 1 ano a frente do Flamengo. Mas esse erros não tornam ele pior que nenhum técnico disponível no mercado. Deixa o cara terminar o trabalho na temporada, da mais peças de qualidade pra ele e, caso ele realmente permaneça errando da mesma forma, já acerta com o técnico mais qualificado disponível ao fim do ano e já começa a temporada nova com 1 trabalho correto, do início.

        Trocar de técnico agora, principalmente considerando as opções disponíveis, tem muito mais chance de dar errado do que certo.

        • Thiago

          “Deixa o cara terminar o trabalho na temporada, da mais peças de qualidade pra ele ” .. cara, se for pra contratar mais gente, ja muda o tecnico tambem, pois nao adianta contratar ninguem, o ZR sempre vai preferir VAZ, MA, GABRIEL, DAMIAO.
          O cara nao teve a capacidade de mudar o esquema da equipe. VAmos jogar nesse esquema com conca e diego no time, nao vai dar certo nunca, ja que se modo de jogo tem que ter dois pontas no time, ate laterais ele coloca pra nao ficar sem jogador rapido no lado de campo. Ele é limitado.

          • Augusto Zamith

            Peraí, seu argumento é que não adianta contratar jogadores com o Zé como técnico, pois ele vai continuar usando os mesmos, mesmo que se forem de qualidade inferior? Mas como você pode afirmar isso se esse são os jogadores que ele tem a disposição no elenco?

            Como você pode afirmar como ele vai armar o time se ele tiver um elenco diferente e mais qualificado?

            Isso não é análise concreta e isenta, é chororô de torcedor modinha que repete o que “jornalista” de televisão diz.

          • Thiago

            Claro …. Por acaso o Donatti é pior que o VAZ. Foi presciso varias cagadas e pressao da torcida pro tecnico acordar e tirar o cara do time. O cara tem ROnaldo, cuellar que sao bem superiores tecnicamente ao MA, e ele continua com o cara de titular, mesmo que esse so faça uma unica função e muito mal feita por sinal. O cara tem mais meias bons do que ponta, e prefere jogar no 4231, por que nao mudou o time por exemplo pro 442 e colocou o mancuello pra jogar junto com o DIego fazendo um losango no meio de campo, e preparou o MAtheus SAvio ou o PAqueta pra caso o Diego nao jogasse, ou esses sao piores que o Gabriel ??? POr que nao levar o Vizeu que é muit mais jogador que Damiao, alem de ser nosso e poder se valorizar.

            “Como você pode afirmar como ele vai armar o time se ele tiver um elenco diferente e mais qualificado?” .. por que ele se mostrou limitado e conhecedor apenas de uma maneira de jogar, com dois volantes, um meia, dois jogadores rapidos de lado e um atacante isolado, nunca mudou a forma de jogar. Mesmo ano passado tendo o A.P e o Mancuello, preferiu manter o time com 2 pontas, e meso qdo os colocou, foi de pontas e nao de meias. O cara ate testou laterais no time como pontas pra nao mudar a formação e a maneira de jogar. tecnico fraco, sem repertorio nenhum.

          • Augusto Zamith

            Nos jogos em que entrou Donatti não mostrou nada que o credencie como titular absoluto, cometeu diversos erros, e vai para o DM a cada duas partidas, ou seja, você esta tentando achar desculpas pra qualquer coisa.

            Cuellar já mostrou que não, não é melhor que o MA e que não tem nenhuma capacidade de marcação. Como ele na volância já teríamos tomado muitas porradas por aí. Ronaldo é garoto, nas partidas em que entrou não foi bem, e vai de encontro a sua reclamação a escalação e utilização do M. Sávio. Por que reclamar pra botar um garoto, mas reclamar de botar outro, ainda mais quando o Sávio mostrou muito mais futebol nas suas oportunidades que o Ronaldo?

            Porra, usar o Mancuello MAIS do que usou? Ele fez 1 partida boa em mais de um ano no Flamengo, a utilização dele trabalhando pela direita foi exatamente para preparar o time para jogar com o Conca, ou seja, ele está buscando opções e tentando qualificar o time, e você reclama que isso é repetição? Você seque sabe a diferença entre um ponta e um meia que joga aberto pelas pontas?

            Cara, o Flamengo foi o time que utilizou mais formações diferentes a apresentou táticas diferentes no Brasil, e isso não sou eu falando, são os números, os jogos, e você vai falar que ele é fraco e sem repertório?

            Na boa, volta a assistir fox sports e assistir jogo pela tv vai…

          • Thiago

            EM vez de copiar o que voce escreveu, vou comentar por paragrafo.

            1)O donatti so erro naquele jogo contra o Figuerense, coisa que o VAz ja fez varias vez, o Rever. Os jogos que o DOnatti fez esse ano se mostrou seguro, serio e que nao inventa.
            2)Cuellar foi fraco na marcação qdo jogava no time do Muricy em que ele ficava sozinho na marcação. Se MA é tao bom, por que o time continua tomando gols ??w por que o time era uma peneira com ele de titlar em 2014 e 2015?? ROnaldo quando entrou foi bem sim, isso mesmo tendo 10 min de jogo, quero ver ele jogando no time titular, ai sim faço uma avalização do seu futebol, assim como o Cuellar. Sem falar uma coisa, vc quer que o ronaldo que é volante, enta faltando 10 min mostre o que pro time??? o Matheus savio é meia.

            3)”Você seque sabe a diferença entre um ponta e um meia que joga aberto pelas pontas? ….. POnta é jogador que pega a bola e faz jogadas de linha de fundo, jogador que joga paralelo. Meia caindo pelos lados é um jogador que puxa a bola pro meio, da passes de encontro com o centroavante, diferente do ponta que joga cruzando bolas la na área. No começo do ano, ate que o MAncuello tava fazendo muito bem esse papel de meia caindo pelo lado, mais ai contra times maiores, queriam que ele voltasse pra ser assistente de lateral, sendo que o cara nao tem essa velocidade. Era so inverter a marcação, pondo o arão na lateral defendendo e mancu pelo meio.

            4) Mudar a formação pra 4321, ou 4231, ou 433 ou 4141 mantendo 2 volantes, um meia, dois pontas abertos e um centroavante, me desculpa, mas isso não é mudança nenhuma. Só uma visão diferente para uma mesma coisa. No máximo que ele fez foi jogar com 3 volantes, o que foi ate bom, mas utilizando as peças erradas. NAo tem a necessidade de se jogar com 3 volantes e manter MA no time não fazendo bosta nenhuma ofensivamente e se escondendo o jogo inteiro. Olha o ATM, joga com 3 volantes, mais joga com as peças certas. O flamengo desde o começo do ano deveria jogar num 442 ou 4321, com um volante fazendo a saida de bola (ROnaldo, CUellar, ROmulo), um volante pela direita (Arão),outro pela esquerda (MAncuello/paqueta/trauco) e um jogador pelo meio, no centro aproximando do guerrero (Diego/ Matheus SAvio).

  • PlayerLEL “tHe ZiK’A dO bAgUi”

    Se o time jogava melhor e não ganhava, não dava pra botar mt na conta dele em alguns momentos, mas ontem onde o time tinha 3 volantes e 3 zagueiros? e guerrero isolado na frente…. com o jogo empatado por sinal….

  • FlaShow

    A postura do time é o reflexo do treinador sim, jogou como time pequeno retrancado recuado e no final do jogo com 3 volantes e 3 zagueiros demonstrou não ser técnico pra Flamengo e quem fala em um trabalho razoavel do zé. eu vos digo ele ja coleciona.. 3* eliminações ridículas. Sul americana/palestino , libertadores 2017 primeira fase eliminado. e . deixou de ser campeão brasileiro de 2016 com suas teimosias, Não vejo nada de diferente no zé ricardo é um Andrade com sorte elenco CT de primeiro mundo.. joga ele em um botafogo. avai ou qualquer outro clube ele SOME como técnico não tem futuro muito fraco e limitado! FORA ZÉ

    • vitor monteiro

      falou tudo ele é um merda com sorte

  • Ednei P. de Melo

    Só peço uma coisa: AVALIEM o trabalho do Zé Ricardo no dia 31/12/2017. Até lá… &;-D

    • Juan Oliveira

      Não podemos avaliar só da libertadores? Temos que avaliar campeonato nivelado por baixo?

      • Ednei P. de Melo

        Todos, sem excessão! &;-D

    • lucasrf8

      Ah Ednei, se liga.
      O time não vem jogando nada. Todo jogo o Flamengo recua igual time pequeno ao invés de manter a postura e matar o jogo.

      Ele insiste em Gabriel, Márcio Araújo e Vaz mesmo sabendo que eles são fracos.
      Em menos de 1 ano ele nos proporcionou dois vexames.
      Depois de ontem, não existe mais argumentos para defendê-lo.

      Passou da hora dele sair. O Zé é fraco!

    • Bruno Martínez

      Quarta ele será demitido com esse futebol ridículo e suas peças nulas, há grandes chances de sermos eliminados quarta feira…só se o diego voltar.

      • Thiago

        Rapaz, se Diego nao voltar e enfrentarmos o AT-GO num dia inspirado do walter, onde o atletico se segura no jogo e acha um gol, ja era kkkk So ver que contra o flamengo, parece que os times que é ruim dão a vida pra ganhar da gente.

        • Bruno Martínez

          Desistiram de vender o jogo…ja sabe que o bicho vai pegar.

    • Mustapha Acariense

      Ikkk….ednei vc é engraçado.

      • Ednei P. de Melo

        Quem me dera… &;-D

    • DefendaSeuDinheiro

      kkkk, isto mesmo, EBM já bancou o cara, sem caças às bruxas, trabalho de longo prazo…..
      ainda podemos ganhar
      brasileiro
      liga
      brasil
      sulamericana
      falsos rubros negros de pouca fé, rsrsrs

      • Thiago

        Uai, mas como que a gente vai ganhar esses titulos se o tecnico sempre prioriza um campeonato. Nao foi assim que fomos eliminados pro Palestino na sul americana ??
        Esse cara nao serve pra ser tecnico e ganhar titulos pois tem medo de perder, quem tem medo nao ganha nada.

    • Igor L.A

      Ah, é claro… pegar a mamata do Atlético goianiense, pior time da série a, 2 vezes agora, aí ganha as duas lá vem a ilusão de torcedores: Caramujo monstro, Rafael Vaz muito bem, Everton motorzinho, Gabriel acompanha lateral… 36 anos sem liberta é POUCO !

      • Ednei P. de Melo

        Para mim, não. Mas para o torcedor bipolar… &;-D

        • Ibsen Perdigao

          Rapaz. Tenho que admitir eu sou bipolar.
          Pronto. Falei. Sou bipolar mesmo. Diagnosticado e em tratamento.
          Ora eu culpo o zeh e ora eu culpo o bandeira. Mas sempre um dos dois.

          • Ednei P. de Melo

            Faltou o R. Caetano… &;-D

    • Ltom Macêdo

      Pra manter o ZR depois desse fiasco so se for campeao brasileiro.

      • Ednei P. de Melo

        Não precisa. Basta ele fazer uma boa campanha. Tal como vem fazendo até agora… &;-D

        • Ltom Macêdo

          Bom trabalho em um torneio so nAo adianta

    • Daniel Barros

      vc ta de sacanagem? em 31/12/2017 ele não vai estar lá….mas posso avaliar o trabalho dele de 1 ano.
      Eliminado para o poderosos Palestino
      Eliminado para o poderoso Vasco da Gama
      Eliminado na Libertadores
      Fortaleza

      ahhh..ganhamos 1 carioca….saldo positivo né Ednei?

      • Ednei P. de Melo

        Veremos… &;-D

  • Marcio

    Com o Zé Ricardo o Fla não vai chegar a lugar algum. Ponto.

  • Guilherme

    Ele errou tudo que fez ontem, desde o plano de jogo até as substituições erradas. A culpa da derrota foi dele, é claro, mas o time é reflexo da passividade da diretoria e não apenas da comissão técnica.

    • Ibsen Perdigao

      A culpa eh do bandeira. Ele que colocou e bate palma. Pra maluco

  • Sabrina Abrams

    Concordo que a postura do time de ontem foi de covardes, fracos … mas dizer que isso é reflexo do treinador, é vomitar besteiras kkkk , se for assim vamos la:

    O Abel braga que muitos elogiam a postura, tem perdido os ultimos jogos
    O roger do Atletico-mg … perdeu varios jogos e hoje ta jogando bem
    O tite no corinthians, foi eliminado da liberta e etc… e foi campeao brasileiro depois
    O Dorival jr do Santos, ta fazendo bom trabalho la, mas aki fez nada
    O cuca do palmeiras ta bem la, mas aki nunca fez nada de bom

    Então é muito mimimi pra pouco argumento, porra, ate parece que acabou o mundo carai, tenha calma

    • lucasrf8

      Pelo visto o Zé ainda é “o cara” para você.
      Você merece a vergonha de ontem! Parabéns!

      • Sabrina Abrams

        ele não é o cara, mas é melhor que muita merda de grife que passou e não fez nada. O trabalho dele do ano passado ate hoje é positivo, mesmo que a derrota doeu, mas vergonha porque?, voce deve ser mais um torcedor nervosinho que entra na pilha de imprensa e liga pra não ser zuado. Relaxa cara, nem tudo ta perdido.

        • lucasrf8

          São dois vexames em menos de um ano. Mais um ele pode pedir música no Fantástico!

          Falar que o saldo é positivo é o mesmo que tampar o sol com a peneira. Basta olhar para o futebol que o Palmeiras e o Atlético estão apresentando que você perceberá que o Flamengo está bem abaixo. Nem tudo está perdido, só fomos eliminados precocemente da competição mais importante do ano.

          • Sabrina Abrams

            vexame é um time do investimento que tem, jogar igual time de pelada, sem esquema, sem padrão, sem nada. o fla tem tudo isso.

            Mas comparar com outros times não diz nada, a diferença nesta questão é de elenco, não de comando… o time do Palmeiras e Atlético são muito melhores, já disse aqui outra vez. O time do Fla é superestimado, tem uma ou outra peça excelente, rodeadas de outras razoáveis que em boa fase se tornam bons, e apostas que não vingaram ate hoje. Ae como faz?, escala o que tem certo?, ae se o time vai bem, ok, se vai mal a culpa é do técnico. É sempre assim no Brasil.

          • Daniel Barros

            qual esquema temos? qual padrão temos? Desculpe, mas você ja viu jogador ir na beira do campo e mandar o TIte mudar o esquema porque ta errado? Eu ja vi Alan Patrick fazer isso !!! Os jogadores sabem que se queimaram por conta da merda que esse cara fez, agora vão ferrar com ele….consequentemente com o Flamengo !!! Anote ai !!!

          • Sabrina Abrams

            Desculpa ae, mas se fala quase todo dia sobre o esquema que o time usa e o padrão. Mas você, voltar no passado, pra falar de Alan, porra, ano passado o cara fez o que podia, já saiu ate entrevista com ele explicando, e tudo tinha lógica. As vezes o problema não é do esquema, e sim do jogador que não é aplicado taticamente. Não tente achar justificativas onde não há, senão daqui a pouco aparece alguém falando de 81, e etc.. kkk

    • Bruno Martínez

      Mundo não acabou com certeza, porém duvido que o ST continuará aumentando, prejuízo precoce com a saída da liberta.
      Cuca,dorival junior não tiveram o que o zé ricardo tem jogadores gabaritados,Centro de treinamento,salários em dia ou seja ele tem uma excelente estrutura pra trabalhar.
      Quero ver seu argumento irá continuar nos próximos jogos que é obrigação desse tec. de merda vencer e se classificar na CB.

      • Sabrina Abrams

        Cara esses técnicos não saíram por falta de estrutura, saíram porque fizeram péssimo trabalho …. CT, salario em dia, é obrigação do clube dar para desenvolver um bom trabalho. Elenco “gabaritado” só pra torcedor iludido kkkk, ou voce nunca percebeu a dificuldade do fla em criar chances de gol?, marcação que só cerca? … vejo isso em todos os jogos, o time perde muito gols , erra muitos passes e no final se acomoda e perde.

        O ST se cair, não é pela campanha do time, porque voce vai deixar de ser flamenguista porque o time perdeu?, creio que não né … então voce deixa de apoiar só porque perdeu?… desculpa ae, isso ta longe de ser torcedor,. Infelizmente isso é um traço cultural do brasileiro, que é emocional de mais e só faz merda.

        E pela história do fla, ele tem obrigação de entrar como favorito em qualquer competição, mas querer impor obrigação de ganhar um campeonato é de mais né…. combina com os outros times antes, ok

        SRN

        • Bruno Martínez

          Não venha com essa,conta sim ter estrutura pra trabalhar, e outra Flamengo tem estadio?
          A crescimento do ST se atribui muito a libertadores teve um boom no meio de 13/14 por causa da liberta e depois o que aconteceu?
          É fato os números nao mentem.
          O elenco é a imagem do treineiro, que é limitado,fraco,medroso e burro a sua sorte acabou…duvido que com essa estrutura se o cuca,dorival faria um grande trabalho.
          Vc tem memoria curta, só pode que eu me lembre a diretoria demitiu o dorival por causa de seu salário exorbitante que a dona patrícia amorim deixou de legado e só assim naquela época que o fla conseguia treinador de ponta oferecendo muita grana e ele tava sim fazendo um bom trabalho com uma equipe.
          FLAMENGO é sim favorito contra muitas equipes pois tem um elenco bom com um técnico mediocre, como disse antes Flamengo é muito superior aos clubes de seu grupo na liberta e passou vergonha, vc acha que achei legal ir pro maraca na liberta perder uma grana e chega num momento decisivo esse estagiário coloca um meia que não consegue dominar uma bola pra armar e cadenciar contra um time cascudo?
          Eu sou torcedor e amo meu clube mas não sou cego a ponto de achar que o estagiário irá ganhar algo nesse ano msm com conca e diego.

          • Sabrina Abrams

            Isso ae os números não metem, o torcedor brasileiro é passional, só apoia quando o time esta bom, depois que perde, nada presta, todo mundo é ruim, mas não deixam de ser flamenguistas certo?. Por imagina só, no machester united, teve o mesmo treinador (acho) que por 30 ou 40 anos, e quem disse que o demitiram porque perdeu um campeonato, esse pensamento que brasileiro acha legal na teoria, mas na pratica não exerce.

            Não me venha com essa história de o time é a cara de treinador cara, o time que não tem raça mesmo, e não vou crucificar o Matheus Sávio, o garoto errou, mas o zé só colocou porque ele vinha jogando bem, será que o cara é ruim porque errou ou todo mundo tem que ser perfeito?, e outra ele dividiu a bola com um moleque mais novo que ele. Não existe essa de time mais cascudo, jogador brasileiro sempre foi cai cai, reclama de tudo, não dividi bola, são preguiçosos, não são aplicados taticamente, jogam igual moças. Voce viu a comparação de passes errados e chutes dos times?, isso sim é um vexame, um time “gabaritado” errar tudo!!!!

            Desculpa ae, mas fora do brasil, time brasileiro pena pra ganhar ta, podem ser melhores no papel, ganham mais e etc …. mas quando joga, todo mundo é igual e no final brasileiro sempre se fode.

          • Bruno Martínez

            Flamengo não é time europeu e não temos essa cultura, não culpo mateus savio. Ele sempre mantém as mesmas teimosias com certos jogadores e manter um meia inútil tendo um atleta no banco que com um perna é melhor no caso estou falando do ederson é burrice, recuar o time com menos de 15 minutos com um jogador sem ritmo é burrice e terminar o jogo com 3 zagueiros e 3 volantes é ser burro e medroso…ele mereceu ser eliminado.
            Flamengo não empatou pelo menos um jogo fora pela capacidade de seus jogadores inúteis que ele adora.
            Não temos um vice de futebol e sabe quem cobra do ZR e dos jogadores?
            EBM!!! O próprio ja disse que não entende de futebol e como irá cobrar do departamento de futebol?
            Flamengo está cheio de falhas e sinceramente vc querer comparar com times europeus?
            Flamengo não tem essa base ainda e vai demorar muitos anos pra chegar aos pés dos clubes europeus. Zr é fraco e isso é iminente e infelizmente pelo que vejo terá mais tragedias no futebol rubro-negro.

          • Sabrina Abrams

            Não comparei co fla com times europeus, eu comparei a MENTALIDADE DA TORCIDA, beeeemmm diferente né. Não culpo o EBM, o cara cuida do clube, não time. Pelo o que o Zé falou, ele queria expandir a linha da zaga para ajudar o sistema defensivo – a meu ver, tem logica – mas, o fla jogou recuado o jogo inteiro, ele tinha a intensão de jogar no contra ataque e usar a velocidade dos pontas (que erram tudo), o meio não criou nada (W.A. errou tudo), ele colocou o Romulo pra melhorar a defesa com um passe melhor, mas ae falar que foi burro por colocar jogador sem ritmo, o Ederson também esta na mesma situação e neguim iria reclamar a mesma coisa no final. A torcida só não ia reclamar se ganhasse.

          • Bruno Martínez

            EBM tem culpa sim…ué se zico, junior,eu moro no rj e sou membro da raça fla e sei o que estou falando.
            Cadê o Vice de futebol pra cobrar do zé e dos jogadores?
            Vc comparou sim mas tranquilo fica com sua opinião e respeito e eu fico com a minha.
            SRN.
            Somos Flamengo.

    • DefendaSeuDinheiro

      Concordo, pessoal do imediatismo quer troca de técnico imediata e dispensa de metade do elenco.
      Eu me contentaria com um choque de realidade no ZRuela, dispensa de alguns perebas apenas pontuais(gabriel, mancuello, cuellar e damião) e traria alguns reforços pontuais(walter, everton ribeiro e gil).
      Mas acho que a diretoria no máximo vai concretizar o negócio com ER, além de por o Diego e Conca para jogar…

      • Sabrina Abrams

        isso ae, alguem pé no chão kk, concordo contigo, creio eu que o Gabriel fique mesmo pra compor elenco, Damião final do ano vaza, e o macuello e cuellar com certeza vão ser negociados. Mas acho que o fla deveria dar mais chances aos Vizeu e vender o Guerrero tambem pra fazer caixa, mesmo em boa fase hoje, e no lugar traria o Calleri (que jogou no São Paulo), um goleiro bom. Venderia o Berrio tambem e mudaria esse esquema de pontas …. chega de correria, futebol não é automobilismo.

        • DefendaSeuDinheiro

          Boas ideias pra ZRuela e diretoria implementar

    • Rafael Dantas

      Treinador paneleiro e medroso, não precisa ir tão longe pra ver exemplo, no jogo contra o galo aconteceu a msm coisa o flamengo fez o gol e recuou, essa recuada já está no Time toda vez acontece e o treinador faz nada. E ele insiste sempre na msm panelinha de jogadores.

      • Sabrina Abrams

        no jogo do galo, ele não recuou, o cazares e a mudança de postura do atletico que jogaram muito. O ataque do galo é melhor, mais criativo, e mais veloz com a bola no pé … até q o fla suportou bem, com o que tinha em campo … cara, voce joga com o que tem e faz o que pode né … vida real não é o mesmo que jogar no fifa do game

        • Rafael Dantas

          O jogo contra o galo foi só um exemplo mais recente, mais essa recuada é algo comum que acontece nesse time do flamengo, aconteceu várias vezes no brasileirao do ano passado.

          • Sabrina Abrams

            Sim, também não entendo isso, mas ele fez muito isso ano passado, por razões de limitação de elenco e etc, algo que ele explicou.

    • Ibsen Perdigao

      Pouco argumento!? Isso eh serio!?
      Realmente eu tenho que aplaudir a abnegaçāo de pessoas que defendem coisas indefensáveis.

      • Sabrina Abrams

        disso que eu falo, sem argumentos, mesmo de nada

  • Jonathas Brandão

    boa noite , voltemos ao ano passado o Flamengo ganhando jogos importantes no brasileiro com vantagem de 02 e 03 gols e simplesmente esta desgraça de técnico recuava , quando foi que este time teve um padrão de jogo , treinador covarde, não sabe substituir, esta desgraça já era pra ter saído a tempo. Time sem raça e sem compromisso.

  • DefendaSeuDinheiro

    Ótima colocação geral, por aí mesmo!
    poderiam começar pela renovação do elenco, dispensar alguns perebas e trazer alguns atletas em condições plenas de serem titulares no gol, defesa, meio e ataque!

  • Rafael Dantas

    Treinador paneleiro e medroso, não precisa ir tão longe pra ver exemplo, no jogo contra o galo aconteceu a msm coisa o flamengo fez o gol e recuou, essa recuada já está no Time toda vez acontece é o treinador faz nada. E ele insiste sempre na msm panelinha de jogadores.

    • DefendaSeuDinheiro

      não é panelinha de jogadores, todo técnico tem os seus jogadores de confiança…neste ano ele deu oportunidade para todos…acho que só não jogaram um lateral e o césar.
      no mais todos tiveram oportunidades de aproveitar os jogos para mostrarem o quanto podem ser usados no resto da temporada.
      deixa o ZRuela trabalhar!
      vamos ganhar do dragãozinho sábado e quarta, e de goleada, tá bom pra vc??
      ah estes falsos rubro-negros, rsrssr

      • Rafael Dantas

        Se não é panelinha me explica o que o Gabriel faz em campo que até agora eu não sei, idem Damião preterndo Vizeu fora outros jogadores horríveis que não serve pra jogar no Flamengo.

        • DefendaSeuDinheiro

          então, todos jogaram, mas o zé confia mais em alguns, assim como todo e qualquer técnico..vide james rodrigues, danilo, jogadores que seriam titulares em qq equipe do mundo, mas no real madrid esquentam banco.

          • Rafael Dantas

            me explica ae pow porque o Gabriel tá em todas, é um jogador inútil, assim como vário outros, não existe essa de escalar porque gosta, tem que escalar porque o jogador é o melhor.
            Tu pegou exemplo do Real mais o Danilo não é melhor que o titular, e o James sofre por indiciplina, exemplos totalmente diferente do Flamengo.

          • DefendaSeuDinheiro

            esquema do ZR usa pontas marcadores, conseguiu estancar a ineficiência do sistema defensivo do muricy, eliminado de tudo o ano passado enquanto foi técnico, time fazia até mais gols, mas tomava mais gols, não tinha resultados, parecia do time do rogério ceni.
            gabriel, everton, até mesmo o “finado” cirino eram úteis neste sistema de jogo defensivo do ZR.

          • Rafael Dantas

            Mais ele não escala o Gabriel só nas pontas, aonde tiver oportunidade ele coloca o Gabriel, o Gabriel não jogou de ponta ontem. Verdadeiro zé panela, se o Gabriel fosse um bom jogador era até aceitável, mais é um jogador horrivel.

          • DefendaSeuDinheiro

            o gabriel joga para o grupo, cumpre a função tática pedida pelo técnico, também não gosto dele como jogador, mas o zé acha que ele ainda é útil, por isto o escala…

            vamos ver agora com a pressão se vai continuar escalando o gabriel, matheus sávio, vaz, trauco, muralha, etc…. enfim, é acompanhar para ver…

            torço para o time dar a volta por cima já no sábado e quarta-feira, bola pra frente.

          • Thiago

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vc vem me falar que DAnilo é melhor que carvajal, mostra o quanto vc entende de futebol kkkk

            E o James vai jogar no lugar de quem ??w ele nao é melhor que o kross nem que o modric, nem melhor que o cr7 ou bale, vai entrar onde. Mesmo hoje eo real jogando sem o bale, o Zidane testou ele no time titular, assim como testou o Isco, e o Isco foi melhor, sem falar que o James tem problemas de indisciplina com o ZIdane.

      • Rafael Dantas

        Fácil bater em cachorro morto quero ver o time fazer um gol e não recuar em jogo importante como o jogo de ontem.

        • DefendaSeuDinheiro

          nisto eu concordo, o presida tem que apertar o ZR para o time não ter mais esta postura, o EBM, o RC ou o Mozer…

      • Thiago

        “Não é panelinha de jogadores, todo técnico tem os seus jogadores de confiança”… confiem em jogadores bons, e nao em jogadores fracos. ZR vai afundar com seus queridinhos. FOmos eliminados em 2014 com MA e Gabriel no time titular, e quem tava ontem la no jogo ?? sao a cara do fracasso.

        “Neste ano ele deu oportunidade para todos…acho que só não jogaram um lateral ” quando todos tiveram oportunidades. Vc acha que colocar os caras num time totalmente reserva, onde parece que nem treinam, ja que todos jogam perdidos em campo é oportunidades ???
        Qts jogos o ronaldo e o cuellar fez no time titular ??? qts jogos o leo duarte fez no time titular ??? qts vezes vc viu o thiago no time titular ??? qts jogos o matheus savio e paqueta jogaram de titulares no time titular ??? menos ne
        Mesmos os que tiveram oportunidades, meritocracia não existe no dicionario do ZR, so ver a preferencia pelo DAmiao ao invez do Vizeu.

  • Mustapha Acariense

    Zé comédia Ricardo. Ganhou o ferjao sendo desclassificado 2X e acha que fez muito. Seja homem técnico de merda.

  • Wagner Alves

    Todo time é a cara do técnico e não é diferente no Flamengo.

    Como já foi muito bem explicado e já muitas vezes questionado esse medo que o time do Flamengo tem em jogos grandes ou de grande importância como o de ontem é que fazem esse time atual ficar sempre no meio do caminho.

    Quero ousadia e futebol pra frente, com esse técnico sei que não vou ver.

  • Arthur

    Queimou Paquetá e Ronaldo contra o Atlético-GO (Copa do Brasil, matá-mata), queimou Vinicius Jr contra o Atlético-MG (Brasileirão, jogo dificílimo) e queimou Matheus Sávio contra o San Lorenzo (Libertadores)… quem é o próximo? Thiago? Vizeu? Por que eu to ressaltando isso? Por que é muito estranho os garotos terem pouco espaço nas primeiras competições (mais fracas) e de repente, do nada, passarem a ser escalados justamente nos jogos mais importantes, alguns de vida ou morte! Alguém encontrou alguma lógica nisso ou foi só eu que percebi isso?

    • Thiago

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk cara,nada explica as escolhas do ZR, ele nao tem coerência em nada. Se nao me engano, ele colocou o Damiao no banco no primeiro jogo contra o fluminense, o cara entrou e nao fez nada. AI o flamengo jogou contra o U.C. e ele levou o Vizeu q nem entrou. No outro jogo contra o Flu, la estava Damiao denovo no banco. O vaz faz várias cagadas, sai do time e entra o Donatti, que joga dois jogos e machuca (incrivel isso), em vez de testr o Leo DUarte, o JUan e deixar o Vaz como ultimo da fila, volta com o cara.
      Passou o carioca inteiro sem lançar ninguem da base no time titular, dar uma sequencia, e como vc mesmo disse, agora em jogos importantes coloca os mlks. Deixa o Ederson de fora por que estava voltando de lesao, o cara joga dois jogos, e ontem o ROmulo volta de lesao e joga, enquanto o Ederson nem entrou em campo.
      Sei que ele nao tem criterio nenhum.

    • Augusto Zamith

      Porra, quando o cara não coloca os garotos da base, reclama. Quando coloca, reclama. Aí não tem técnico que vá sobreviver se só a vitória é levada em conta.

  • Felipe lopes

    Na minha opinião até o Renato gaúcho como técnico n deixaria essa classificação escapar. Penso q nosso técnico n eh ruim. Peça muito na inexperiência, acho q pelo menos deixaria ele como auxiliar de um treinador renomado. Atenção, n adianta fazer economias para querer algo grandioso, ou alguém já viu ganhar algo sem investimento. Concordo com Diego, Guerrero, Foram sem dúvidas boas contratações, mas se for comparar elencos, o do Palmeiras põe o nosso no bolso. Até o técnico cuca, já voltou, venderam um zagueiro para fora por 30 MI, mesmo valor que Jorge foi vendido, mas na vdd quem era Victor perto de Jorge. E foi muito bem vendido sendo reserva. E voltando, logo depois contrataram zagueiro Juninho e Luan. O primeiro qndo era cotado no fla tinha uma novela mexicana e no final n veio. Para nós td eh mais difícil, inclusive nas contratações. Agora prevejo um brasileiro mais difícil devido a pressão, e entendo q tem q haver contratação, pois tem jogador sentado na posição, achando q será titular sempre. Vamos seguir exemplo de Palmeiras​, eles estão a qqer custo ser campeões da América, diferente de Fla. Haja visto jogo do Vasco e eles amassaram os pequenos. Então devemos amassar os pequenos e brigar feito cão por cada pedaço do campo qndo tiver do outro lado um time superior. Devemos por o pé no chão, abaixar a bola e lutar até o fim. Mudar o espírito e incorporar o guerreiro vermelho e preto a quem for entrar em campo vestindo essa camisa e nos representar. Somos 40Mi de exigentes, pressão enorme, acostumados a títulos, e n a conformismo. Vire a chave , e q sirva de lição, entendem de uma vez por todas que estão no maior clube do mundo, onde todo jogador quer estar aí no lugar de vcs. Chega de omissão, queremos raça, assim a torcida canta todo jogo. Pra cima deles. Título grande eh obrigação. SRN.

    • Augusto Zamith

      Renato Gaúcho? O cara que com um elenco muito melhor que esse conseguiu perder a final da Libertadores em casa pois colocou o caras que erraram todas as cobranças de penalti nos treinamentos um dia antes pra bater?

      E quanto a contratação, filho Palmeiras tem a Crefisa jogando quanto milhões eles quiserem, Flamengo não. Eles tiveram um presidente milionário que bancou as dívidas do time, enquanto nós ainda estamos devendo centenas de milhões roubados por kleber leites, patricias amorins e marcios bragas…

  • MAAC10

    Excelente matéria, infelizmente salvo raras vezes, o Zé Ricardo desfigura completamente a equipe toda vez que faz substituicões, o time acaba virando uma bagunça e o pior de tudo, a insistência com um dos piores jogadores do elenco o fraquissimo Gabriel, não consigo entender por mais que ja tentei, um jogador que se esconde da bola, tem medo de tentar qualquer jogada que seja, até parece que a bola queima os pés desse rapaz, quanto ai Berrío, Arão, Vaz …. melhor eu nem começar !!!!!!

  • JuniorFla

    Bem eu posso contradizer o culunista.
    ▫Primeira contradição: Como um tecnico que esta no cargo 1 ano tem que ser mantido, sendo que o seu time não tem variação tatica.
    ▫Segunda contradição: Nao tem ninguem melhor? Vou apontar 5 nomes aqui vamos lá.
    Marcelo Oliveira, Reinaldo Rueda, Juan Carlos Osório, Marcelo Gallardo, Rogério Micalli e apostaria em um cara que vem fazendo um baita trabalho no Bahia que é o Guto Ferreira.
    ▫ Terceira e ultima contradiçao: Nao se adapta o elenco ao seu esquema mais um esquema ao seu elenco, o nosso time jogaria ontem facil no 4-4-2 mais insistimos no 4-3-3 ou 4-5-1 ai nao da o Guerrero nao maquina para se.matar sozinho.
    Agora eu queria que as Ricardetes viessem aqui e desse a sua palavra falando coisa boa desse FDP.

    • Allan Sampaio

      Adiciona o Levir Culpi

    • Augusto Zamith

      Rogério Micalli? O que foi HUMILHADO no sub 20 com o melhor grupo DISPARADO e que teve uma atuação patética nas Olimpíadas até o Tite aparecer e mandar mudar tudo?

      Ta sabendo viu!

  • Leonardo Hack

    Concordo com vc em quase tudo, só não concordo com essa história de não demitir Ze Ricardo por não haver outro nome no mercado. Prefiro arriscar outro técnico, do que ver Ze Ricardo entregando a rapadura nos momentos mais críticos para o time. Continua mexendo mal e se acovardando.

  • Robson

    Depois dessa eliminação bizarra, quais mudanças serão feitas no time, INFELIZMENTE nenhuma.
    É bem provável que o Zé entre com o mesmo time que perdeu para o San Lorenzo, afinal essa eliminação só foi traumática para os torcedores e falsos Flamenguistas.
    O Fla deveria iniciar mudando o esquema para 442, pq quando tiver condições de jogar Diego e Conca, como vai ser nesse esquema do Zé, quem vai fazer a ponta e marcar lateral?
    Meu time seria
    Muralha – Até contratar outro goleiro
    Rever e Leo Duarte – Pará e Rene
    Ronaldo e mancuello ( Cuellar, Arão, M. Araujo, Romulo)

    Diego e Conca – até estarem aptos para jogar ia de Paquetá e Adrian
    Guerrero e Ederson
    Time sem correria, jogando com a bola no pé, com 2 volantes para melhorar o setor defensivo e fazendo marcação adiantada.

    • Augusto Zamith

      Falsos flamenguistas são os mauro cezars, kleber leites, renato mauricio prados que comemoram as derrotas do Flamengo pois é onde eles podem brilhar, não os torcedores.
      Analise o que é falado, não vai na da “imprensa” não…

  • Mayko Priscila Krakeker

    O texto fala tudo mas nao quer q mandem enbora? O Palmeiras não pensou 2 vezes ano passado e este ano…e se deu bem…o Marcelo Oliveira está a anos luz na frente do ze…

    • Augusto Zamith

      E fez um trabalho ridículo com um elenco que foi campeão brasileiro depois que ele saiu…