Haverá um novo Zico?

Não existe alguém capaz de desvincular a imagem de Zico ao Flamengo, muito menos desassociar a figura do Flamengo à do galinho; são quase como a mesma coisa, quando se pensa em Zico, se vê o gênio trajado de vermelho e preto; quando se fala nas cores e no manto rubro-negro, não se vem à mente nenhum outro homem a vesti-lo que não Arthur Coimbra, a personificação máxima do que é Flamengo, ser Flamengo.

Como desenvolver um texto que expressa tamanha relevância de Zico sem ser repetitivo? Árdua missão que terei de cumprir enquanto digito minha terceira “aventura épica” como colunista oficial da Coluna do Flamengo, pois falar de Flamengo é falar de Zico, principalmente quando o assunto é idolatria.

Compreendemos que quando rotulam alguém como “o novo Zico”, estão se referindo exclusivamente à qualidade técnica de determinado jogador rubro-negro ou ao estilo de jogo tático do mesmo, quase sempre um jovem, que acaba de subir da base ou nem isso ainda, mas o que englobaria ser um Zico? O que seria necessário para alguém ser um Zico? Alguém seria capaz de atingir o patamar de idolatria e importância de Zico? Ou qualquer um que atinja um nível descomunal de glórias e conquistas semelhantes ainda permaneceria abaixo do galinho? Sem mais delongas, vamos apurar juntos:

Zico disputou 733 partidas pelo Mais Querido somando suas duas passagens; a primeira delas começando oficialmente em 1971 e encerrando-se em 1983, quando se transferiu para a Udinese; seu retorno ao Mengão se deu dois anos depois e durou de 1985 até 1989, quando foi ao Japão desfilar sua categoria e maestria até seus últimos dias como atleta profissional; foram “só” 17 anos de Flamengo.

Algumas fontes afirmam que foram 508 gols pelo Flamengo, outros veículos trabalham com 509, o que não faz diferença visto que mais ninguém se quer alcançou a marca de 300 gols vestindo o manto sagrado.

Títulos? Nada tão grandioso assim, apenas um mundial, uma libertadores, quatro brasileiros e sete campeonatos estaduais.

Números expressivos, improváveis de serem repetidos, todavia ainda sim prevalecem possíveis pra quem possua qualidade técnica e determinação para busca-los; a grande questão é que a identificação de Zico não se prende apenas a números e sua qualidade nunca se prendia apenas ao Flamengo, pois no mundo há incontáveis pessoas que idolatram Zico mesmo sem conhecer o Flamengo. Sabemos que pode nascer alguém capaz de fazer 510 gols pelo Flamengo ou alguém que jogue até 740 jogos pelo clube; surgir alguém que ganhe todas essas taças pelo Rubro-negro? pode sim; Mas então, pode surgir um “novo Zico”? Não!

Alguém pode alcançar ou superar uma ou outra marca de Zico pelo Flamengo, assim é futebol, repleto de grandes jogadores e gratas surpresas, porém devido ao cenário futebolístico mundial (que tende a piorar), algum jogador com potencial para igualar ou superar TODAS as marcas que o galinho deixou, não fará sua história aqui no Flamengo; um jogador do tamanho de Zico, hoje, jogará no Barcelona, no Real Madrid, ganhará salários astronômicos e conquistará a liga dos campeões, Premier League, La Liga.

Fala-se demais do potencial do jovem Vinicius Jr, muito se especula sobre o futuro de nossa joia, mas todos nós sabemos que não passa de “quando” e “quanto”; vai ser hoje a 15 milhões de Euros? Amanha a 30 milhões? 2019? 2020? 50 milhões? 100 milhões? É tão inevitável quanto o sol nascer ao leste todas as manhãs, o auge do brilho e da magia de Vinicius Jr não será no Flamengo e pra sempre teremos em nossas memórias a certeza que a nação tem seu rei, eternamente o deus rubro-negro, Arthur Antunes Coimbra!

Nick Marques

Siga também no Twitter: @TheNickMarques

  • Ltom Macêdo

    Cada qual é cada qual…

    O futebol é outro. O Status é jogar na Europa atualmente e será difícil algum jogador de linha ficar 17 anos como profissional do clube.

    • Nick Marques

      em alto nível é complicado mesmo, futebol é muito físico nos dias atuais

  • Wagner Alves

    Jamais haverá outro, nem mesmo similar.

    • Nick Marques

      se houver, não terá seu ápice aqui

  • Leandro Fraga

    Zico nunca mais… nem to falando de recurso técnico, que eu tb acho quase impossivel o Flamengo revelar um jogador desse nível, to falando de significado. É impossível na conjuntura do futebol atual revelar um jogador desse nível e segurar no clube até os 30 anos. Zico foi pra Udinese com 30. Na conjuntura atual o Zico sairia depois do brasileiro de 74 quando ganhou a bola de ouro.

  • marcondes Alves

    jamais, jamais e jamais haverá outro zicaço

    • Nick Marques

      nosso rei… SRN

  • Evandro Caldeira

    Impossível, ele é único!

    • Nick Marques

      nosso rei hahahahaha

  • Nielson campos bastos

    Nunca nunca nunca jamais nunca havera outro igual ao Zico em todos os sentidos seja dentro e fora das 4 linhas a nivel tb de carater e dignidade e humildade.Por sinal ontem fiquei vendo de novo os gols e os elogios do alex do edinho e do casagrande ao Nosso unico mito da gavea.Sonho um dia o Zicao e o leonardo na presidencia e outros da epoca de 81como ja teve adilio treinando os juniores e foi campeao varias vezes e do nd tira o cara.Sempre disse que boleiro que jogou bola e mt bola deveria estar na gavea treinando os mirins e infanto e juniores logicamente tb se preparando e fazendo cursos.Deve ser uma hora um moleque vendo um adilio um mozer um tita um urigeler batendo na bola e ensinando a gurizada.
    SRN CAMPOS

  • Helio T

    Quem viu, viu. Quem não viu, nunca verá nada igual!

    Obrigado por um texto desse porte, garoto, coincidentemente lido neste Domingo enquanto eu ouvia com a esposa “If I ever get hold of you” do Chris Rea, no YouTube. SRN!

    • Nick Marques

      Hahahahahahahahahahaha eu que agradeço sua leitura, estamos aqui pra isso… alias, que bela trilha sonora em?! SRN

  • Anderson

    Estamos de acordo. Impossível aparecer um novo Zico.

  • Rodrigo Alves

    Ha menos que nasça alguem chamado Arthur nunes coimbra e ele tenha o apelido de zico e impossível haver outro.

    • Marcello

      Antunes!

  • Renato ALbani

    Olha. Acho que seria muito bom para o flamengo se surgir alguém como. Melhor dizendo, toda a importancia da geração de 81 teve e reconheco, mas eu torço que apareça outra se possível melhor. Temos que ter sempre gerações cada vez mais vencedoras. Isso é ótimo para o clube. Antes de uma geração está o flamengo em primeiro lugar.

  • Caio Sá

    Jamais haverá. Não apenas pelo fato de ter sido um jogador excepcional, o Pelé branco, mas por um motivo simples: que jogador, nos dias de hoje, permanecerá fiel a um único Clube no Brasil? Que jogador, nem digo excepcional, não será seduzido por times europeus, permanecendo no seu clube de origem, desde que haja oferta?

  • Caio Sá

    Taí. Imaginemos que Vinícius Jr. se confirme no profissional como um novo Pelé, acho ele mais perecido com esse cara do que com neymar, e se recuse a ir para europa, até que ganhe diversos brasileiros e títulos internacionais pelo Mengo. Imaginemos que ele se torne a principal peça nesse novo time do Mengo, que encarne nosso espírito, nossa raça e que recupere a mística da recuperação, com grandes viradas no jogo já no final do segundo tempo. Imaginemos que não seja um debochado como seu espelho atual, mas que se comporte como homem, vibrando com o gol ao invés dessas dancinhas ridículas que infestam o futebol brasileiro, que não se envolva em escândalos e que não compre uma loira gostosa pra esposa, ávida pra posar nua ou seminua na internet, mas que leve a sério seu casamento futuro. Aí ele será um novo Zico. Em resumo, outro Zico? Jamais teremos.

  • Marcello

    Acho que Vinícius Jr pode chegar no máximo a um Pelé. Igual a Zico, jamais.

  • Trajano Mesquita

    Sou português morei no Brasil por 15
    anos nos 80 e 90.

    Em 2017 sou um operador financeiro à escala global operando a partir de Lisboa. Compreendi que para ser bem sucedido na minha profissão tenho que botar diariamente pra fora de mim o meu melhor, ter uma grande performance por dia.
    Então preciso de entrar motivado. E onde fui buscar uma imagem inspiradora de motivação? Num poster com a figura ímpar do Zico, camisa rubro negra, o luminoso do maracanã mostrando

    ZICO 10