Página inicial Colunas Estamos mal-acostumados a perder

Estamos mal-acostumados a perder

644
55
COMPARTILHAR

É como dizia a poesia de Ara ketu: “Mal-acostumado, você me deixou, mal-acostumado, com o seu amor…” É esse o sentimento de todo rubro negro.

No esporte perder faz parte, mas aprender com a derrota é a lição mais importante.  Uma coisa que sempre tive em mente, “time que quer ser campeão não pode se contentar com a derrota”, não pode achar normal e muito menos se acomodar com isso. Ou seja, as derrotas devem nos servir de lição para não erramos novamente.

Lembro de um jogo ano passado, foi horroroso, o mengão perdeu para o Sport por 1 x 0, foi de doer os olhos, como jogamos mal, mas aquela derrota serviu de lição, a lição de nunca repetir uma atuação tão ruim quanto aquela, no outro jogo tudo mudou, Diego estreava e começamos ali uma mudança de patamar que nos faria chegar à onde estamos hoje, mal-acostumados a perder.

Nossa última derrota em competição nacional foi ainda em 2016, para o Internacional, de lá para cá, foram 2 derrotas na libertadores, onde em ambos os jogos, fomos melhores, porém não soubemos aproveitar as oportunidades. Em 2017 temos um dos melhores aproveitamentos do Brasil, 72,7%, um dos melhores saldos de gols, são 43 em 22 jogos, são ótimos números, mas o que ainda faz o torcedor ir do céu ao inferno em apenas uma derrota?

Algo de comum acordo entre a nação é, pode ser melhor, sabemos que torcedor é bipolar, quando ganha é o melhor, quando perde, é tudo um lixo, mas não é à toa que o sentimento de que podia ser melhor paira a mente de qualquer rubro negro. O sentimento de olhar para o banco e saber que ali tem peças que poderiam ser melhores usadas do que as que estão em campo.

Estamos mal-acostumados a perder e não é à toa, sabemos que o time tem potencial e precisa ser melhor do que já vem apresentando, é preciso pensamento de campeão, as derrotas as vezes é bem-vinda, contanto que se aprenda com ela, que não se acomode com elas, que se tire lições, e errar o quanto antes, para não errar quando não tivermos mais chances de desfazer o erro.

Dos campeonatos que iremos disputar, nenhum deles perdoa erros seguidos, algumas teimosias precisam ser repensadas, ou morreremos abraçados aos apegos daqueles que tem medo de mudar.

Twitter… Siga-me os bons! 

Matheus Gonzaga. SRN!

Comente pelo Facebook

  • Breno Araujo

    Matheus, sinceramente não entendi a “teimosia” ou “apego”. Onde está isso?
    Se for do Zé Ricardo, continuo sem ver.
    – O Márcio Araujo era criticado e pediam sua saída, veio o Rômulo e ele prontamente o colocou como titular (o que depois acabou se mostrando ineficaz).
    – O Vaz está jogando abaixo do esperado e vinha sendo criticado, ele deu chances para o Donatti, que só não está jogando por problemas musculares.

    – Se for no esquema tático, vejo este muito bem definido no Fla e apoio isso. Trocar esquema seria contraprodutivo. O time está muito bem entrosado e, como você mesmo falou, jogando bem.

    Então se não é do Zé Ricardo, onde está a teimosia?

    • Rique Concurseiro

      Teimosia em não tentar Ronaldo ou Cuellar no lugar do fraco do MA….teimosia em escalar o Gabriel sem este apresentar o mínimo de condições técnicas pra ser considerado jogador profissional, mesmo tendo Matheus Savio e Paquetá pedindo passagem…teimosia em manter o Vaz errando tudo que tenta até este ano, só colocando o Donatti quase um ano após a sua chegada no clube…teimosia em escalar o Damião, sendo este o pior finalizador, em números, que o clube tem no plantel para a posição…teimosia em manter o mesmo time, perdendo, até os 25 minutos do segundo tempo…

      • Nielson campos bastos

        E isso ai parceiro.Tem gosto pra td e tem gente pra td.O EBM PODE CAGAR NA BOCA DE UM FANATICO ELE VAI DIZER GOSTEI O ZR VAI COLOCAR O DAMIAO NO GOL UNS LUNATICOS VAO DIZER OTIMA EXTRATEGIA e ai vai.E por essas e outras coisas que estamos assim e a grande maioria iludidos e o pior aceitando td passivamente.

        • Weberty R.

          Será que o que você chama de ilusão não é inteligência da parte de outros? Será que os outros não te vêem como um iludido também? Nesse caso você preferiria que chamassem de “alguém com opinião diferente”, não é? Quem sou eu pra te falar qualquer coisa? Mas ainda assim digo que é melhor que você não subestime a inteligência dos outros, assim como eu não subestimo a sua.

          • Nielson campos bastos

            Boa tarde
            Senhor weberty.
            Vc fez 2 comentarios a minha pessoa sem eu ao menos comentar no seu.Mais ok vamos la.Nao vou me alongar mto.Esta bem claro que vc ta feliz com td que esta acontecendo no fla e com o aprendiz de tecnico.E outra conformismo nao e ofensa e sim seu ponto de vista.Vc tem o seu e eu o meu.So nao curto qd a maioria ta vendo tantos erros no fla e vc no minimo esta sendo incoerente.Se gosta do aprendiz ok vai ate o fim com a sua opniao.Agora falar que ele e bom e no mesmo tempo deixa claro sua insatisfacao.Entao amigo sai do muro e aceite os onus e bonus.ok

          • Weberty R.

            Em nenhum dos dois casos​ eu estava falando sobre o futebol que o Flamengo está apresentando, nisso aí cada um que cuide de sua opinião. Mas o senhor (visto que me chamou assim eu entendo que o queira também.) primeiro acusou de conformismo quem pensa diferente de si em relação às derrotas, neste comentário o senhor chama de iludido àqueles que discordam do senhor. Esse é meu ponto, isso eu considero errado. Não que seja um ataque pessoal ao senhor, coincidência na verdade ambos comentários terem sido à mesma pessoa. Só acho que nós que partilhamos esse meio de entretenimento que é o futebol precisamos aceitar melhor opiniões que diferem da nossa. Peço que encare como uma critica construtiva e peço desculpas por ser tão direto.

      • Silvio marcelo

        Fala isso prós que defendem o aprendiz … vão te chamar de corneteiro.. modinha… vascaíndo…e por aí vai…

        • Breno Araujo

          Aprendiz é o técnico que levou o time para a Libertadores? Ahh.. sim.
          Realmente acho que ele faz um bom trabalho.

          • Weberty R.

            Também gosto do trabalho do aprendiz. Melhor ele do que um orgulhoso​ cabeça dura.

          • Yan Balduino

            Zé Ricardo é cabeça dura também

          • Weberty R.

            Não o conheço pessoalmente, mas eu acho ele um cara determinado. Até certo ponto isso é bom.

          • Breno Araujo

            Vejo ele como persistente. O trabalho está dando resultado, para que ficar mudando toda hora e criar instabilidades?
            A discordância da torcida é com uma ou outra peça, que na minha opinião não mudaria muito os resultados.

            Trocar o MA ou o Rômulo por Cuellar não mudará tanto o time.
            Trocar o Vaz pelo Donatti pode ser um ganho, mas também não mudará tanto o time.

            É só uma questão de pequenas diferenças na forma de pensar.

          • Yan Balduino

            O trabalho está “dando resultado” com o auxílio ou apesar de Vaz, Arão, Rômulo, Damião e Gabriel? Não vou me prolongar porque sei que não mudará de opinião, mas com esses jogadores atrapalhando não seremos campeões de nada. Mesmo com suas limitações, se estivessem jogando bem, não teria o que reclamar. Para não dizer que “torço para jogador”. Mas o ZR insiste com quem está mal o com quem que sempre foi ruim, como é o caso do Gabriel. Escalá-lo e deixá-lo em campo durante os 90 minutos na última partida foi o cúmulo da incompetência do treineiro. Alguns já disseram aqui e concordo: o Flamengo é um time difícil de perder, mas é um time que tem dificuldades em construir as vitórias e se impor aos adversários. Isso explica o aproveitamento do ZR e o motivo pelo qual ainda é bastante criticado. O time oscila demais e em toda partida tem algo que compromete a vitória, seja a quantidade excessiva de gols perdidos, o recuo demasiado quando abre vantagem mesmo jogando em casa, dificuldade na criação de jogadas e cruzamentos abusivos etc. Podemos ter poucas derrotas, mas nos confrontos de maior peso não fazemos jogos tão bons e mesmo naqueles em que fizemos boa partida não conseguimos um bom resultado. Só ver os resultados dos jogos considerados grandes desse ano.

          • Breno Araujo

            É um ponto.
            Com certeza o Gabriel e o Rômulo estão em um nível abaixo dos demais no elenco. Cabe a diretoria atuar nessa janela do meio para vir um reforço nas pontas.
            O Rômulo acredito que vá melhorar bastante suas atuações no Brasileiro.

            E, ainda, vamos ver se com a entrada do Diego, Conca e Ederson o Flamengo sana um pouco essas deficiências.

            Só temos a melhorar!! E que venha a classificação na Liberta e o Estadual!

      • Marcel

        Falou tudo!!

      • Breno Araujo

        Rique, isso não é teimosia.
        O Márcio Araujo tem sido um dos eficientes do time. Está jogando melhor do que o Arão e o Rômulo no meio. Cuellar teve diversas chances, é um bom jogador, mas nunca foi uma unanimidade. Considero ele abaixo do MA e Arão.

        O Ronaldo está sendo testado, mas ainda não é nenhum jogador espetacular para lutarmos pela sua titularidade.

        Também me questionei quando ele não trocou o time antes do 25, mas quando veio o gol do Atlético PR eu concordei. Ele deve ter botado na balança que se tivesse trocado antes, poderíamos ter tomado o gol antes também.

        • Rique Concurseiro

          Brother…venhamos e convenhamos…quantas oportunidades o ma teve pra ser eficiente?! Inúmeras!! Concordo que ele tá melhor que o Rômulo e até que o Arão…Este, por sinal, é mais uma prova de sua teimosia…vem deixando a desejar há algum tempo e não “banca”…Cuellar, antes de sair do time de Muricy, era o melhor jogador do time, sem sombra de dúvidas…e não sou eu quem digo…a mídia que dizia e eu concordo…qual oportunidade que vc vê para o Ronaldo?! O ma eh titular no time titular e no time reserva…sinceramente, confesso que tenho antipatia pelo ma, mas ele nem de longe joga mais que o Cuellar…
          Quanto ao segundo gol, culpo o mesmo jogador que culpo no primeiro (neste o muralha tb tem participação), Rafael Vaz…outro titular do teimoso zé.
          Mas…Esta eh minha opinião…e, óbvio, respeito a sua.
          Em tempo….lembre do início do ano, quando o ma não era titular, e compare a média de gols do início do ano e de agora…o ma é uma âncora para o ataque…analise os dados e compare!
          Gde Abraço
          SRN

          • Breno Araujo

            O Cuellar estava jogando bem no Muricy mesmo, mas o esquema mudou e pode ter influenciado no seu desempenho.

            Ronaldo teve oportunidades no Carioca contra times pequenos e, se pensar, ele ainda estaria competindo com o Cuellar pela posição.

            Vaz foi pra reserva.

            Agora, sobre a média de gols realmente não fiz essa análise. Vejo o Márcio Araujo completamente oposto: a velocidade dele marcando possibilita os meias avançarem mais.
            Mas é questão de ver os números mesmo, pois não vi.

      • Breno Araujo

        Quanto ao Gabriel e Damião, eu concordo.
        Os números dos dois estão muito fracos.
        O Zé deve ter tido suas razões para colocar o Damião ao invés do Vizeu, talvez estatura, experiência. Mas concordo que ele parece não merecer a 2a reserva.
        Matheus Sávio pode estar ganhando a posição aos poucos. Mas, já decepcionou em outros jogos.

  • João

    “É esse o sentimento de todo rubro negro.”

    Não é meu sentimento!
    Perder é ruim, porém, faz parte. Ainda mais quando não depende somente de nós. E no futebol é assim, se um perde, o outro ganha.
    Buscar a melhoria constante é importante, mas saber reconhecer que, mesmo em busca, o time está passível de perder, é fundamental. Seja por ter jogado mal, seja pelo adversário ter jogado melhor.
    É preciso reconhecer o mérito do adversário e respeitar suas vitórias diante de nossas derrotas. Não é a gana de querer ganhar que vai fazer ganhar tudo e todos.
    Sejamos menos prepotentes!

    • Nielson campos bastos

      Bom dia
      Parabens joao pelo seu comformismo e aceita td passivamente.Ta td lindo td show td certo e ai vai ne ok.Vamos ganhar do flu hj de quanto(ha me desculpe carioteca nao serve/ha errei o que vale e a quarta/ha se perder td estamos no caminho certo agora temos ct e ai vai ne.

      • Weberty R.

        Não é conformismo. É aceitar que jogadores são humanos e também vão acordar ou mais ou menos inspirados a fazer grandes coisas. Claro que treinamento diminui essa variação mas jamais vai acabar com ela. Não se pode também desmerecer os adversários como se faz muitas vezes em comentários. Seres humanos são muito complexos e mesmo times de pequeno orçamento como o Novo Hamburgo e a Chape podem fazer excelentes trabalhos se forem bem gerenciados. Dizer que não pode perder de time A ou B não só é desumano como é errado, já que a possibilidade existe, sim.

  • Marty Mcfly

    “algumas teimosias precisam ser repensadas, ou morreremos abraçados aos apegos daqueles que tem medo de mudar”

    Indireta pro teimoso do Zé Ricardo e seus perebas.

    • Rodrigo Andrade

      Dava pra fazer um filme de comédia, “Zé Ricardo e seus perebas”.

  • Nielson campos bastos

    Bom dia
    Senhor M.gonzaga.
    Respeito seu texto e ate o seu tempo em pleno domingo ter a escala ou missao rs de ter que escrever algo pra a coluna do fla.So evite generalizar sobre torcedor e bipolar.Pq eu sempre falo em roda de amigos(qd perde nao e o pior e qd se ganha nao e o melhor).No nosso caso infelizmente temos mtos torcedores fanaticos/lunaticos/clubistas.Sobre sua materia deu a entender que vc esta feliz com esse time ao citar que perdemos 2 jogos somente no ano.Isso nao quer dizer que o time e tecnico e direcao estao fazendo as coisas certas.Mera ilusao quem pense assim.

  • IORI YAGAMI

    Parei no título do texto.

    • Nielson campos bastos

      Ta mais que certo
      Ze mane sou msm rs
      Que ainda perco meu tempo
      Tentando interagir
      SRN

      • IORI YAGAMI

        Nielson, eu até acho massa interagir, mas com esse tipo de título aí, já dá
        para ter uma ideia do texto. (*Detalhe: flamengo é um dos times que menos perde).

        • Nick Sousa

          Só no flamengo tem crise até quando tá indo bem

          • SylarK

            Incrível.

        • Nielson campos bastos

          Amigo nao lhe critiquei
          Ao contrario.
          Eu que ainda disse que sou
          Msm um ze mane.
          Na grande parte perdendo meu tempo aqui tentando analizar e interagir.Mais como sabemos infelizmente mtos sem instrucao/mal educado/fanatico/lunaticos.Tem aquele velho ditado popular:Futebol/Politica e Religiao e pra poucos que tem equilibrio pra conversar.Esse e o nosso pais.Senhor lula solto e ao se canditadar de novo o povo inteligente vota nele de novo ne.Dai vc tira.Futebol e uma paixao e para mtos e so emocao.(E ZERO RAZAO)
          Vamos torcer e o que nos resta ne.
          SRN CAMPOS

          • IORI YAGAMI

            Caro amigo, eu tbm não te dei uma réplica e nem critiquei, só completei. Srn.

  • Nick Sousa

    Não importa sobre o que for a matéria, no fim das contas desde que o ZR assumiu o tema é sempre o mesmo disfarçado em títulos diferentes, a discordância em relação a escolha de jogadores. Como eu já disse, coloco na balança o que o flamengo apresenta em campo com o que tem a disposição, os resultados, a organização do time e as escolhas de jogadores, e vejo um saldo positivo do trabalho, que tende a melhorar. Acredito mais no Zé escalando Gabriel, Vaz, MA e Damião juntos do que num Levir Culpi ou Marcelo Oliveira escalando o time sem nenhum desses( se isso de fato fosse acontecer, pois ninguém pode prever a escalação de outro técnico).

    Não tenho nenhuma restrição com técnicos a respeito de idade e tal coisa, mas os que etão no mercado não à toa estão desempregados, quase todos vem de trabalhos ruins. Nem considero o Cuca porque obviamente ele não viria pro flamengo, embora tenham criado umas especulações.

    Quando colocam derrotas na conta do treinador(muitas vezes com razão), esquecem de por as vitórias na conta dele também.

    Como não sou torcedor de técnico, dirigente ou jogador, tenho minha opinião e sou a favor deste técnico, mas se ele não permanecer que tragam uma boa alternativa e não estraguem o que tem de bom neste flamengo, pois senão a chance de fracasso na temporada, naquela receita que já conhecemos, volta a ser grande.

    Só porque o elenco deste ano é mais forte que o dos outros anos não significa que mudanças mal-feitas não possam por tudo abaixo.

  • Rodrigo – FlaCuritiba

    Sério. Queria ver os caras da Coluna discutindo um tema específico que ninguém discute, só o Mauro Cézar Pereira: o jogadores do Flamengo, comissão técnica e até mesmo a diretoria, não se incomodam com a derrota, são frios, são facilmente batidos, não têm poder de reação… em outras palavras, são frouxos e não têm aquilo roxo. Cara, como pode o Damião vir e me dizer que “faltou caprichar mais” e do Zé Ricardo dizer que “a equipe está de Parabéns”. Pelo amor, cara… Os caras não tem um pingo de pilha, sangue nos olhos, ninguém sai irritado, tá sempre tudo bem… Nosso rival em SP tá virando jogo no Uruguai e a gente perdendo gols e falando que faltou caprichar.

    • Nielson campos bastos

      UFA UMA DAS PESSOAS SENSATA
      MEUS PARABENS.
      SRN CAMPOS

    • Vinícius Quintanilha

      Foi o que o Mauro falou,amigo: enquanto o Palmeiras tem excesso de sangue nos olhos, o Fla te, excesso de sangue de barata.

      • Pattyzinha Yellow

        El Penarol que murrio hace muchos anos

        • Rodrigo – FlaCuritiba

          Flamengo desde o ano passado, na hora do “vamo vê”, perde para time que nunca nasceu, vide Palestino. Só não vê quem não quer. O time é ótimo, mas não luta e admite facilmente perder para um Palestino da vida.

    • BVZ Top

      Nosso “rival em SP” tomou empate do Flamengo na casa deles, com torcida única com 1 jogador a menos o jogo inteiro e sem poder contar com Diego.
      Agora, Felipe Melo e a qualidade do Willian são coisas diferentes. O Willian é come quieto e resolve no lugar do Borja (que custou o equivalente a tudo que gastamos ano passado e esse ano com contratações). Ele não estava pilhado como Felipe Melo, que vai ficar 3 jogos desfalcando o seu timinho regional.

      • Pattyzinha Yellow

        E se nao fosse o Juizao kkkk nem empate era

    • Pattyzinha Yellow

      Jogo de um Penarol “que se acabo como dijeron la prensapensa pues llevaron una Buena Paliza de Jorge Wisterman

    • Pattyzinha Yellow

      Me diz que troco e esse que tu ta bebendo? A Pepa tomou sufoco do Jorge Wisterman e da Ponte.calma la

      • Rodrigo – FlaCuritiba

        Bom, eu diria que estou bebendo um pouco de visão. Agora, você está no seu direito de achar que o time tem realmente mais vontade de ganhar do que o Palmeiras.

    • Pattyzinha Yellow

      Quanto a vontade eu concordo Flamengo raramente da carrinho no time adversario e mostra ganaa mais eu to falando e que o Penarol e podre ta quase morto no grupo dele tomou de 6 do Jorge Wisterman.Desculpa o desentendimento

    • Pattyzinha Yellow

      Isso e verdade raramente vejo adversario tomando pancada do Mengo.Vendo por esse lado concordoo com voce

  • Vinicios Mendes

    Vir o discurso do bandeira & cia em 2012 e torci muito pra que fossem os vencedores, eram discursos sérios, com objetivo, não prometeram títulos pois a maior preocupação de todos nós eram as contas, me contentei por 3 anos com o famoso “Oque vier e lucro” de 2013 a 2015, vir um time extremamente limitado ganhar uma copa do Brasil e pra mim aquilo era uma libertadores por conta da situação que nós encontrávamos, ano passado as contas e cenário diferentes então imaginei Coisas boas virão… não lembro de termos passado tantos vexames em 1 ano como em 2016, “ah mais veio libertadores.” quem comemora vaga né libertadores e times nível do atlético ou Botafogo, eu quero é títulos. mas sonhar com isso quando tem jogadores tão fracos juntos (caso de Gabriel, Vaz, Muralha e Márcio.) para alcançar esse objetivo é difícil…

  • Bruno Martínez

    To é ansioso pra saber a escalação de hoje, como esse técnico irá se proceder numa final!
    Será que gabriel será poupado? Se for será um grande reforço pra hoje e uma bomba pra quarta.

    • Pattyzinha Yellow

      Tu ja sabe rapaz e os inominaveis do Harry Potter Gabrielle e sua Amiga Marcia SRN as Bruxas que nao devem ser nomeadas

  • Pattyzinha Yellow

    Marcio araujo porqueira Gabriel e +9 cansei ja.Estamos no ano 2017 e Caramujo porcaria titular da licenca vou apoiar mais torcendo pra ouvir Marcio Araujo Batedor de Tabor fica fora por 6 meses.Impressionante que a boa parte do torcedor acha que volante nao da carrinho so cerca ou nao aparece pra ajudar na jogada ou melhor nas finalizacoes.Flamengo e +9 estarei apoiandonao o Flamengo mesmo sabendo que passarei raiva Vamos Flamengo! Uhuuu

  • BVZ Top

    Apoiado.

    Uma derrota e maluco já sai falando de crise.

  • Pattyzinha Yellow

    Mas sinceridade o que e que adianta ficar invictoInvicto em jogos que nao sao decisivos e nos mesmos perde? Concordo

    • Nielson campos bastos

      Apoiado

  • Tiago Teófilo

    Fazendo um exercício de imaginação para termos uma noção da força desse grupo, vocês imaginam esse time jogando fora de casa, no Uruguai, sair perdendo por 2×0 e buscar a virada? Eu acho que falta fome a esse time.

    • Nielson campos bastos

      Nunca iriamos virar amigo.
      Com esse tecnico e esse time nessas escalacoes.

  • Carlos Campos