Home Destaque Clubes vão poder participar de licitação do Maracanã, informa jornal

Clubes vão poder participar de licitação do Maracanã, informa jornal

2875
55
SHARE

O governador Luiz Fernando Pezão decidiu que vai abrir licitação para o Maracanã, com direito a participação dos clubes. O martelo foi batido depois de uma reunião entre procuradores-gerais do estado, que recomendaram a Pezão que fosse feito novo processo. A decisão vinha sido aconselhada há tempos pelos membros da PGE, mas o governador vinha tentando evitar a todos os custos. No entanto, as delações premiadas começam a dar notícias de que o processo de licitação teve cartas marcadas e as empresas participantes escolheram os termos da proposta.

A reunião teve a participação do secretário da Casa Civil, Christino Áureo, que está cuidando do processo. A Fundação Getúlio Vargas já fez o estudo de viabilidade econômica que será a base para o edital. Esse novo processo terá o direito à participação dos clubes, o que animou o Flamengo, que tem interesse em administrar o estádio:

– Nós do Flamengo já esperávamos que o governo do RJ tomasse a decisão de promover uma nova licitação do Maracanã por entendermos que essa é a solução que garante mais transparência no processo, mais segurança jurídica aos potenciais interessados e a que atende aos legítimos interesses do contribuinte, que, em última análise, é o verdadeiro dono do estádio – disse Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo.

A decisão foi influenciada pelo inquérito do Ministério Público que acusa OAS, Odebrecht, Adrade Gutierrez e Queiroz Galvão de formação de cartel em licitações do estado, incluída a do Maracanã. A PGE recomendava uma nova licitação por causa das acusações da Lava-Jato. A licitação em vigor, que já era considerada fraca por causa das mudanças de contrato, ficou mais sensível como as delações da Operação Calicute, que apontavam superfaturamento na obra e cartel na licitação em administração do estádio.

Pezão decide abrir nova licitação do Maracanã

Com isso, a venda da Maracanã S.A., atual administradora do estádio e que trocaria de controladora, fica comprometida. A Odebrecht já tinha assinado um pré-contrato com a Lagardère, vendendo as ações da empresa por R$ 60 milhões. A compra ainda não foi finalizada. O novo processo de licitação anula o atual contrato e, até agora, a Odebrecht será obrigada a gerir e manter o estádio até que o processo seja finalizado.

Nem Odebrecht, nem Lagardère se manifestaram até o momento.

Reprodução: O Globo

Comentarios

comentário

  • Jardel Antonio

    O Maracanã é nosso !

    • Carlos Campos

      O Maraca é nosso e de todos contribuintes do Estado do Rio de Janeiro.
      Não podemos nos esquecer disso…
      Saudações.

  • João Pedro Macedo

    Tomara que seja verdade. Só não pode negociar com o FlorminenC! Se vencermos vai ser nosso, e vai ter que pagar se quiser jogar lá!

    • Carlos Campos

      O Flamengo NÃO vai comprar o Maraca, vai apenas administra-lo e precisará de parceiros para isso como SEMPRE é divulgado.

      O Maraca deverá nesse momento representar um momento de união entre os Clubes Cariocas, contra esses aventureiros e aproveitadores que sugavam nas têtas do Maraca e dos Clubes.

      Lembre o que o EBM sempre, diz, “Todos os Clubes do Rio serão bem vindos a jogar no Maracanã” e fazer beicinho como o foguinho faz com a gente não é, e não será inteligente, até porque será pior para nossa imagem esse tipo de atitude e prejudicaria a imagem da instituição.

      Cabeça fria irmão…
      Saudações.

      • João Pedro Macedo

        Hum…é…vc mudou minha opinião cara. Concordo totalmente! Já estava pensando nisso depois de ter feito esse comentário, e agora sua resposta abriu minha mente. SRN!

        • Carlos Campos

          Tamo junto !!!!
          Mengão sempre !!!

  • Edson Leal

    Os bandidos dessa vez se deram mal porque mexeram com um interessado que representa 40 milhões de brasileiros, e atraí atenção dos outros 160. E esse interessado é movido pela transparência, honestidade e boas práticas.

    Dessa vez eles perderam. A vigilância, mais uma vez, se mostra como a maior ferramenta de combate à corrupção.

    • Carlos Campos

      Isso aí Leal…

    • Gracilio Kondo Raposo

      A água tá batendo na bunda… Nego está pianinho e querendo não fazer mais coisas por baixos dos panos, pelo menos não nesse momento em que a administração no Rio está em cheque e a Odebrecht mais suja que pau de galinheiro.
      Tem que aproveitar e acelerar isto, pois pode ser só fachada e deixar a coisa em banho maria até ser esquecida. Temos que ser vigilantes e botar a boca no trombone.

      • Edson Leal

        Com o Flamengo no meio é pior ainda, porque atraí ainda mais mídia na direção deles e das falcatruas que fizeram.

  • JRS

    Olha se tiver nova licitação e o grupo do Flamengo vencer será muito bom! E com provisória ‘La BombonIha’ terminada, o Flamengo terá 3 anos para construir sua Arena na Gavea.

    • Carlos Campos

      Isso mesmo…
      Porém ainda temos mais 5 anos de contrato com a “Bombonilha”.
      Saudações.

      • RcLima

        Fala, Carlos. Na realidade temos mais 2 anos e o restante de 2017, pois a extensão pelos outros 3 anos podem ou não acontecer a depender da necessidade do Flamengo. SRN

        • Carlos Campos

          ISSO !!!
          Mas não acredito em um estádio mesmo que na gávea em menos de 4 anos…
          Olha como demorou fazermos o CT e o trabalho de remodelar nossa Bombonilha…
          Noves fora a “papelada”…
          Grande abraço !!!

          • RcLima

            Isso é uma verdade. Quando é para o Flamengo a burocracia triplica. SRN

  • Renan Amorim

    Excelente notícia!

  • Madruguinha

    Fiquem vocês, bandidos, com o complexo de bangu e nós, o povo de bem do com o maracanã.

  • Marcelo Reis

    Demos muita sorte de num momento tão importante, termos pessoas honestas e competentes na direção do Flamengo. Imagina uma licitação dessa com Kleber leite, Edmundo santos Silva, patricia Amorim e etc no comando

  • Silas Eliaquim

    Agora pode esquecer estádio próprio. #naoqueroomaracaqueroestadioproprio

    • Carlos Campos

      Irmão…
      Entenda uma coisa…

      NÃO TEMOS DINHEIRO NEM TEMPO E TODO O RESTO QUE FALTA PARA UM ESTÁDIO DO TAMANHO DO MARACA A CURTO PRAZO…

      Teremos um estádio talvez na Gávea para 20 mil pessoas em jogos de menor expressão e TALVEZ o Maraca (com a nova licitação) para 50 a 60 mil pessoas…

      Cabeça fria irmão, os Carecas sabem TUDO de administrar grana…

      Saudações.

      • Bruno SRN

        Acho que com algumas mudanças:
        1 – Setor Norte sem cadeiras;
        2 – Divisão, com paredes de vidro, dos setores ( pra separar o Maracanã Mais eles utilizam duas colunas de cadeiras)
        3 – Transformação dos camarotes vazios (os quebficam em frente às cabines de transmissão);
        Lembrando que o Maracanã, oficialmente, tem a capacidade de 78.000. No entanto não conseguimos uma varga maior pra venda, no máximo 55000.
        Enfim, com as alterações acima, acho que a capacidade subiria pra umas 85000 pessoas. Nada mal pros grandes jogos.

        • Carlos Campos

          Gostei da sua atitude…
          85.000 pessoas…
          E eu me achava otimista.
          Grande abraço !!!

        • Henrique

          O estádio do Borussia tem capacidade para 80 mil porque tem lugares em pé, e os ingressos serão mais baratos para os torcedores que foram afastados nessas novas arenas.

        • Ibsen Perdigao

          Tem que vender 10 mil cadeiras cativas anuais.

  • zarakem

    só lembrando que por se uma licitação a Lagardere pode ganhar, e tudo voltar ao que é hoje. o fato de abrir nova licitação não garante que o Flamengo ganhará.

  • Bruno SRN

    O edital pode conter, por recomendação da FGV, que dois clubes estejam acertados com o futuro administrador, dificultando as intenções da Lagardere.

  • TROBERO EIRAVI

    Esta vendo Mauro César, nada de abaixar as calcinhas. Isso é coisa do Fluminense.

    • Nick Sousa

      Verdade Roberto Vieira

  • BVZ Top

    CADÊ OS ANTI INFILTRADOS AGORA?

    • Carlos Campos

      Tava aqui me perguntando a mesma coisa ….

  • Bira

    Se o Flamengo não ganhar a licitação, é simples, constrói o próprio estádio e um abraço Maracanã!!!!! SRN

    • Ibsen Perdigao

      Isso ai. Alem de fazer isso, tem que cacarejar isso aos 4 ventos. Pra nego ja nem querer participar pois ja nao vao contar com o flamengo.

  • Cleuvis Silva

    EBM ja deixou bem claro q nao irá desistir da construcao de um estadio proprio. Agora é só esperar a nova licitacao e ganharmos. Se ultilizarmos muito bem tanto da arena da ilha quanto do maraca, para arrecadarmos fundos para a construcao do tao sonhado estadio proprio. E se possivel com uma capacidade acima de 70 mil pessoas. #aquiéflamengo

    • Ednei P. de Melo

      Se fizer algo acima disso, o custo será inviável e praticamente afundaremos o Maracanã… &;-D

      • Ibsen Perdigao

        Por osso que tem que desde o inicio, desencorajar os concorrentes. Tipo. Se eu ganhar, beleza. Se eu perder, eu nao jogo ai. Vai se sustentar soh com fluminense? Papai noel!? Bispo macedo!?

      • Ibsen Perdigao

        Por isso que tem que desde o inicio, desencorajar os concorrentes. Tipo. Se eu ganhar, beleza. Se eu perder, eu nao jogo ai. Vai se sustentar soh com fluminense? Papai noel!? Bispo macedo!?

    • Nick Sousa

      Creio que se a parceira do fla assumir o maraca, não vai ser construído estádio de grande capacidade, no máximo arena da gávea pra 20 mil

  • Ednei P. de Melo

    Em tempo: já repararam que o nível dos comentários aqui subiu pra caramba? &;-D

    • Carlos Campos

      Fico muito feliz por isso !!!!
      Sempre fui à favor, Dinei, de um canto nosso, Rubro Negro que nos desse orgulho de participar.
      Acho que a “turma” tá comprou a ideia aos poucos e com a colaboração de TODOS, fazemos daqui um lugar legal de passar os olhos algumas vezes ao dia.
      Grande abraço a você.
      Saudações à todos.

    • alexon breda

      Até às primeiras dificuldades e entraves (normais) deste processo que será longo e burocrático e, principalmente, não existem garantias de que o Flamengo ganhará a nova licitação. Seremos um a participar.

      Teremos muita corneta, muitos mal educados por aqui ainda., Infelizmente amigo.

    • Vinícius Quintanilha

      Fica bom pra qualquer um que bloquear os bitolados.

  • Mahatma

    Parabéns Bandeira! Mostrou que tem culhão. Segurou a porra com todo mundo criticando!!!

    Eu vi comentarios de volta Patricia. Tem torcedores que não conseguem entender o que era aquele Flamengo e o de hoje!!!

    • SylarK

      Não tem não. Eram vascainos infiltrados

  • Maracanã tem que ser gerido pelos clubes do RJ. Seja Flamengo, Fluminense… Esses dois com maior necessidade claro, e o Vasco e o Botafogo valor de importância por estar gerindo estádios próprios seja alugado ou não…

    Arrumar empresa terceira pra se enfiar no meio da gestão do Maracanã só vai desviar o propósito do que para o quê foi feito o estádio…

    Claro que tem que cobrir outros eventos como shows e etc para se manter e gerar mais grana… mas tem que ficar nas mãos dos clubes cariocas e não de empresas terceiras!

    • Ibsen Perdigao

      Soh o o flamengo fazer parcerias com essas empresas. Mas sempre na posiciao de ” dono” .

  • Odebrecht devia e falir… por todo o histórico de corrupção envolvida!

  • Ricardo Dias

    Gostaria de pedir encarecidamente que nosso presidente não invente de trazer o florminense de carona nessa questão da nova licitação.

    Agora, esse clube asqueroso certamente virá como um cachorro sarnento querendo firmar parceria… Ou seja, o Flamengo briga e põe a cara a tapa e depois o flor ajuda a colher os louros.

    O justo é que o florminense arrume seus próprios parceiros e entre também na disputa.
    Caso o Flamengo ganhe, o flor será muito bem vindo no Maraca, assim como os outros 2 patetas, mas como INQUILINOS do Flamengo!

    DIVIDIR ESTÁDIO COM O FLUMINENSE NÃO!!!

  • Leonardo Novaes

    Desde que o Fla não seja o único a pagar o os custos do estádio enquanto os Flores jogam de graça.

  • Marvyn Barbosa

    Deixem esta maravilha de torcida ser feliz neste estádio que desde sua construção paga a conta.

  • Douglas Reis

    O que adianta não dá pra confiar nesse governo corrupto vão receber propina de novo para vender a quem lhes interessa

    • Ibsen Perdigao

      O flamengo ja deve bradar aos 4 ventos. Que se ganhar, otimo mas se perder, nao joga mais la.

  • Ibsen Perdigao

    Apenas um comentario que nosso presidente ja compactua.
    Flamengo deve deixar avisado que soh joga no araca se ganhar a licitacao. Se o fla perder, que o vencedor esteja ciente que o flAmengo nAo joga mais la. Tem que meter a pressao desde o momento zero.

  • Felipe lopes

    Se o fla for o escolhido para essa concessão, acredito q n há mais necessidade de construir um estádio, n q eu n seja favorável a tal obra, mas o maraca é nossa casa, lá q conseguimos construir nossa história. Então temos a arena dá ilha para complementar. Portanto o maraca eh a perfeição para nossa torcida. Avante Mengo.

  • René de Jah

    Fla + Flu + Ilha= Sucesso.

  • Ayrton Jordan

    EBM é um mito mesmo. Ele praticamente venceu a primeira queda de braço, e se o Fla vier a gerenciar o Maracanã… A renda vai ajudar e muito na construção do Estádio na Gávea.

    Eu só acho que os gastos de manutenção por ano são enormes para um clube só, e uma temporada que você eventualmente não lotará todos os jogos.