Home Colunas A fórmula do fracasso

A fórmula do fracasso

7573
537
SHARE

Fracasso: Falta de êxito; malogro; derrota.

Você já teve em mãos todos os ingredientes necessários para fazer uma bela receita e devido algum ingrediente mal utilizado a receita desandou?

Já esteve próximo de passar em uma prova, com todo o conteúdo bem estudado, porém naquela questão que você tinha o maior domínio, por desatenção ou displicência, você errou.

Uma lástima, mas esse gosto amargo é o gosto do fracasso.

O fracasso está muito atrelado à expectativa gerada em cima do seu objetivo.  E o Flamengo esse ano tem objetivos bem claros e definidos: Títulos!

Porém… O Flamengo de Zé Ricardo flerta com o fracasso.

Ainda não assumiu o namoro, e espero que ainda tenha tempo de fugir disso.

O problema do fracasso é que ele as vezes parece muito claro para quem está de fora, e cega quem está dentro. E aí, quando se nota, já é tarde demais.

Com os ingredientes mais preparados, refinados e valiosos, nossa receita está desandando graças à ingredientes que já havíamos mapeado não serem dignos de passarem pela mão do chefe.

Um dos erros recorrentes e básicos de projetos de engenharia mal sucedidos, é a utilização de materiais de baixa qualidade junto com materiais de alta tecnologia. A corrente sempre arrebenta no elo mais fraco. É física. É evidente.

Grandes times foram montados na história do futebol mundial e falharam por causas que não são novidades para quem está no meio: Erros individuais, falta de grupo ou falta de comando.

Esses três fatores juntos, resultam em fracasso. E como já disse, começam a aparecer com cada vez mais frequência no Flamengo de Zé Ricardo.

Erros individuais primários, e uma certa teimosia em não notar o óbvio e continuar insistindo no erro, começam a minar um grupo que outrora era fadado ao sucesso.

Insatisfações como de Cuéllar, Donatti e Ronaldo, mesmo que veladas, estão começando a se tornar mais frequentes. O jogador quer ser aproveitado, porém é relegado por outro que não detém qualidade para ocupar seu lugar.

E aí, a omelete tem os ovos, mas não dá liga. Como se um ovo podre estivesse no meio, o qual contamina e estraga toda a omelete.

O fracasso é um risco inerente ao caminho do sucesso, ou seja, um risco do qual não dá para fugir, quando se almeja coisas grandes. Mas em determinados momentos fica claro qual caminho você está rumando.

É hora de mudar o rumo. Colocar o trem novamente nos trilhos. Rever a rota que está sendo tomada. Provar a receita e recomeçar. Ainda tem tempo.

Na verdade, agora é a hora! Temos jogos importantíssimos pela frente. Acabaram os testes. A receita já está escrita. É hora de preparar e servir.

Sucesso ou fracasso? Tá na hora de definiciar o futuro desse Flamengo. É hora de separar meninos e homens.

O futuro é alegria de uma Nação inteira está nas suas mãos Zé. Não nos decepcione.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda? Discorda? Comente e Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter !É Mengão 24 horas!

Comentarios

comentário

  • Thiago Neves

    Só posso lamentar e dizer que sempre disse que esse aprendiz de teimoso, não é técnico para flamengo, e podem escrever que seremos o único grande time que ele vai dirigir na vida, caso não mude radicalmente sua postura, é um técnico novo que fez questão de erdar apenas oq tem de pior dos chamados medalhões, que é a teimosia!. SRN.

  • Jackson Pablo

    Oq custa dá chance pro Ronaldo, Cuellar,donatti e Léo Duarte?

    • rubro negro

      Leo duarte e rever na zaga? nao dá amigo os dois jogam pela direita, cuellar? esse mesmo a torcida já pediu banco, Ronaldo? se falhar vao dizer pra voltar pra base, donatti? esse pode entrar, mas não tem mas vacilo, a vdd que as peças não são boas

    • André N Lessa

      Jackson,
      Ainda acho que enquanto os empresários dos jogadores não forem devidamente mapeados continuaremos sem a resposta básica para as perguntas de sempre.
      SRN

  • rubro negro

    Fracasso? pesado demais

    • Luiz Carlos

      Rubro Negro, fracasso é apenas a consequência de um trabalho que não evolui, ainda não estamos, mas é preciso atentar para o cenário atual, certamente nos jogos mais difíceis teremos as mesmas dificuldades que sempre tivemos, fruto de um trabalho imaturo e que cada vez mais parece não despontar, isso sim pode levar ao fracasso, acredito que com esse intuito o colunista formou a matéria, destacando o FRACASSO!

      • rubro negro

        calma amigo, estamos invicto desde 2016, estamos na final do CARIOCA, alguns jogos jogamos com time misto, ontem o mesmo, um jogo que não valia nada, nem dá vontade de sair de casa pra assistir, não temos um time tão bom assim, entra romulo torcida vaia, entra MA torcida vaia, entra cuellar torcida vai vair, vaz torcida vaia, sai vaz entra donatti torcida vai vaiar, as peças não são tão boas assim, veja Mancu, Gabriel, Everton, Cirino… e assim vai, torcida pede Paquetá, daqui a pouco vai estar queimando o jogador dizendo que não presta. Concordo que ele insista com algumas peças, odeio MA, mas se colocar Ronaldo e ele falhar pronto acabou pro garoto, Vaz outro que merece banco, Arão lento mas ainda faz seus golzinhos vai colocar quem mancu? cuellar? no fim torcedor vai reclamar, sabe pq? as peças são essas, não são tão boas assim.

        • André N Lessa

          Rubro-Negro,
          Concordo, mas perdemos a invencibilidade contra a U. Católica esse ano na segunda rodada da Libertadores.
          SRN

          • Luiz Carlos

            Jogamos contra um San Lorenzo em pré temporada, sem jogar 1 jogo se quer “a vera”, sofremos em alguns lances até pela ansiedade, mas valeu porque fomos insistentes durante todo o jogo, assim que se faz, independentemente do placar final, agora trotar o jogo todo é um desrespeito ao torcedor que mantém o clube de pé, quanto a invencibilidade, no único jogo “mais difícil”, perdemos, ou seja, é bom cairmos na real e parar com esse negócio de invencibilidade, futebol é dentro de campo, e até agora dá pra contar nos dedos os bons jogos que a equipe fez em 2017.

          • rubro negro

            VDD KKKKKKKK

        • Luiz Carlos

          Amigo, não se iluda com invencibilidade em um campeonato estadual fraco e acima de tudo, mal organizado. Campeonatos estaduais não são mais o que eram a décadas atrás, não só no Rio, mas principalmente no Rio, entenda, a questão não é apenas quem joga, se joga Ronaldo se joga Marcio Araujo, se vai de 2 pontas, se joga com 2 meias, não é esse o ponto de discussão, a questão é, pagamos ingresso, nos associamos ao clube, gastamos com Tv fechada, muitas vezes abdicamos de um compromisso importante, e o mínimo que poderíamos receber é um comprometimento maior da equipe dentro de campo, e mesmo que um Sub-20 desorganizado como vimos contra o Volta Redonda, mas ao menos, jogadores que tentavam algo, a pouca importância que deram a partida não apenas reflete o que é a organização dos estaduais, como também mostra nitidamente que cada dia que passa o torcedor é o que mais sofre com a condução do futebol de uma maneira geral, entenda, futebol é alegria, não doença!

  • Ltom Macêdo

    Na linha do que o MCP disse ontem e o que a maioria dos Flamenguistas que acompanham os jogos está vendo.

    Ótimo texto inclusive.

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Obrigado Ltom! SRN!

  • Almir Ribeiro

    Ótimo texto. Boa reflexão. É o risco de ter um técnico teimoso e a meu ver ainda vacilante no comando. Era o risco de se efetivar o Zé Ricardo em um ano tão importante. Abel tão criticado por ser “ultrapassado” vem muito bem com o Fluminense, só não servia pro Flamengo. Só uma observação.
    As suas deficiências ficam claras, principalmente quando mexe no time, quase sempre mal. Teimas com peças que nem deveriam estar mais no clube, mas com certeza por sua influência tiveram os contratos renovados.
    Quem inventa muito é porque não sabe o que fazer: Mancuello é um exemplo claro. Um jogador sabidamente de criação, joga pela ESQUERDA, e o cara o coloca em uma função que NUNCA exerceu subutilizando o seu futebol. Não sabe extrair o seu melhor. Fato. Vaz, porque ainda não foi para o banco? Donatti veio para quê? O cara erra, faz o que quer, e nada acontece…infelizmente o senário é preocupante sim, e pode colocar em Xeque o ano do Flamengo.
    Não estou pedindo a demissão do Zé, pois agora não caberia, mas alguém tem que chegar junto, bater um papo com ele, sei lá. NÃO PODE JOGAR FORA UM ANO TÃO PROMISSOR. Temos enfim um time forte e que tem tudo para brigar por tudo, mas o que vejo é preocupante como já citei acima. BM ao invés de reclamar de arbitragem (coisa de chororô e não de Rubro-negro), deveria ter mais autocrítica e cobrar do Zé e do time. Isso sim.

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Valeu almir! Tmj! SRN!

    • Douglas Galvão

      #MARCELO OLIVEIRA JÁ!

  • LZKSB

    Tá no FlaTT né JJ? Ou está se comportando como um membro desse famoso grupo!

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Rapaz pior que eu gosto daquela turma! Rsrs. Mas estou no mesmo objetivo que vocês, só temos que abrir o olho! SRN!

  • Paulo Leandro

    O Flamengo é maior do que isso e para assumir o comando tem que ter sangue,esse desgraçado só entrega camisas e ponto.
    #FORAZERICARDO

  • Luiz Carlos

    Jerônimo, talvez a situação seja muito pior do que imaginamos caro amigo rubro negro, além de tudo que já citou, questões motivacionais são determinantes para atuações apáticas como a de ontem e de outros jogos, também são preponderantes para o “fracasso”, imagine só, apenas um “classiquinho básico”, não valendo nada, mas já deixou muita gente duvidando dessa equipe, pra falar verdade eu sempre acreditei que faríamos melhor no entrar de 2017, porém até agora não vimos nada diferente de futebol, continuamos previsível e se o nosso caro Diego Ribas não jogar, ai vira o “Zébol” de vez, o Flamengo, time, primeiramente precisa mudar sua mentalidade, entender que jogar no Flamengo é a maior motivação que um atleta profissional pode ter, além disso sair de bolso cheio, ainda melhor, talvez não temos o melhor time, mas suficientemente de apresentar uma qualidade melhor de jogo para o torcedor que se associa ao clube cada vez mais, paga ingresso, Pay Per View, larga compromisso, etc…tudo para ter pouco mais de 90 minutos de alegria, e o que até agora acompanhamos foi somente decepção, empates horrorosos contra reservas, isso mesmo, reservas de Botafogo e Fluminense e empate absurdo contra Vasco da Gama, totalmente desfigurado e perdido taticamente, ora bolas, até então jogávamos apenas contra times que não servem com todo respeito, de parâmetro para medir o nível que estamos, pois bem, quando temos a oportunidade de mostrar ao torcedor que realmente somos Flamengo e que entraremos forte “em todas as dividias”, simplesmente fazemos isso, um papelão, é assim que vejo a equipe nesse momento, é preciso deixar de lado essas estratégias, se é que possamos chamar isso de estratégia, que o nosso caro Zé Ricardo implanta, não aguento mais, se quiser jogar com pontas que jogue, mais ao menos mantenha a intensidade e objetividade da equipe, não permita entrar nessa moleza toda que estamos vendo nos últimos jogos, ou então que ponha o sub-20 pra jogar, que pelo menos algo a mais de motivação terão, repito, antes de mais nada é necessário compreender o que é Flamengo, e acima de tudo zelar pelo torcedor que mantem os clubes ainda em pé, o mínimo que possamos receber é somente ver bons espetáculos!

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Luiz, ainda acredito no trabalho do ZR. Mas acho que ele precisa de ajuda na hora de tomar algumas decisões. Talvez a aproximação do Mozer.

      • Luiz Carlos

        Também sou apoiador de seu trabalho, principalmente pela expectativa de revelar um treinador, algo muito difícil, acredito que tem potencial, mas creio que toda essa leva de treinadores mais jovens pecam pelo que chamo de “obsessão tática”, muito se estuda e dentro de campo o que acompanhamos é um futebol pobre, repito não só do Flamengo, mas de maneira geral, estamos perdendo a essência da arte, isso é deprimente, e pode ter certeza de que o fator motivação é determinante para esses acontecimentos!

  • rubro negro

    daqui a pouco vai contratar PAPAI JOEL e a torcida vai continuar reclamando

    • Vinícius Presto

      Esse não, esse aí nunca prestou. Lixão de treinador. Joel NUNCA mais!!

      • rubro negro

        kkkkk mas ele tá aí doido pra voltar, aí depois torcedor vai reclamar

  • Mateus Carvalho

    O problema não é nem a escalação de alguns perebas, mas sim da falta de padrão de jogo. O flamengo não faz tabela( o famoso one-two), jogadas ensaiadas e o que mais me irrita é a falta de vontade dos jogadores, se eu ganhasse 50 mil por mês eu me doava os 90 minutos. O Zé não tem pulso para fazer esse time que se acha de “estrelas” jogar com raça.

    • Elder

      one two kkkk excelente.

      • Mateus Carvalho

        Kkkkk tempo do nintendo k

    • Ibsen Perdigao

      Eu te disse eu te disse!!!

  • Fabricio NigeRace

    Todos temos o direito de expor nossa opinião, mas vamos aguardar o fim da temporada para tomarmos conclusões, pois não temos como prever o futuro. Da mesma forma que vc acha que o time pode fracassar, outros acreditam que pode obter êxito. Não sou defensor do Zé Ricardo, mas todo técnico tem seus defeitos. Acredito eu, que o único técnico que não tenha sido criticado pela torcida foi o Cláudio Coutinho. Não há garantias de que um novo técnico, terá êxito, nem os badalados Guardiola e Mourinho estão tendo êxito em seus respectivos clubes, esses sim, podemos dizer que estão fracassando e muito.
    O momento é de apoiar e acreditar até o fim, isso aqui é FLAMENGO, até depois da morte temos que apoiar. SRN

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Fabricio, o medo é justamente esse. Só abrirmos o olho depois do ano perdido. Ainda acredito que esse ano possa ser glorioso. Só precisamos colocar o trem novamente nos trilhos! SRN!

      • Douglas Galvão

        Com o Marcelo Oliveira no comando!!

    • Jorge Silveira

      O problema é que se não tivermos uma campanha melhor do que 2016,corremos o risco da torcida menos avisada, questionar a própria gestão do Bandeira de Mello,que não tem nada a ver com o trabalho do técnico!!!

  • – Ryan –

    Analisando as críticas começo a achar que vivo numa realidade alternativa, na verdade estamos na Série B, nosso ataque não faz gol, nossa defesa toma em média 3 por jogo, já estamos desclassificados da liberta, ano passado fizemos uma campanha pífia no BR, estamos matematicamente rebaixados no carioqueta, os salários estão atrasados, os jogadores estão desanimados, as panelas estão estourando no grupo, presidente desonesto, oooo povo chato

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Não está Ryan, o medo é que cheguemos a essa realidade. O desempenho está caindo e temos jogos importantíssimos pela frente. A idéia é só de abrir o olho. Tmj! SRN!

      • rubro negro

        natural em um campeonato como carioca,

  • Antonio Brito

    #FORAZERICARDO #FORAZERICARDO #FORAZERICARDO

  • MP

    Técnicos jovens como Zé Ricardo não têm cacife pra bater de frente com a torcida como ele vem fazendo.

    Quando Wallace fazia cagadas, a culpa era do Wallace e não do treinador, porque o cara era ruim, mas era o que a gente tinha. Hoje a gente tem o Vaz fazendo 3,4 cagadas por jogo, além de perder várias bolas em lançamentos e o Zé não só mantém ele, como o defende com unhas e dentes. Temos dois bons zagueiros no banco que sequer foram realmente testados, além de Juan, que é melhor que o Vaz e do Dener, que é outro garoto muito seguro.

    Tomem o São Paulo de Ceni como exemplo. Ceni é goleiro e entende como uma falha pode marcar um goleiro, que as vezes é injustiçado por isso. Mesmo assim, quando Denis falhou e a torcida protestou contra ele, Denis foi barrado na hora. Não é questão de ter ou não moral, mas sim de inteligência.

    Se ele realmente tem o elenco na mão como os jogadores dizem, ninguém deveria chiar pra esquentar o banco. Em ano de Libertadores o técnico não pode jogar o time contra a torcida e preservar Vaz e Márcio no time titular é comprar essa briga.

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Gosto do ZR. Essa teimosia delê que está me preocupado também. Vamos torcer para que ele se toque! SRN!

      • MP

        Também gosto dele, mas ele vai ter que perceber que insistir em alguém que já atingiu seu limite há muito tempo enquanto tem peças melhores a disposição é dar um tiro no pé. Tem que ver que se não tirar o Vaz, é ele que corre o risco de ser tirado.

        • rubro negro

          quais as peças melhores?

          • MP

            Atualmente todas as peças na zaga são melhores que o Vaz, que tinha tudo pra ser um zagueiro razoável, mas é desatento e acha que é mais jogador do que realmente é. Um jogo com Vaz é certeza que daremos 2 ou 3 vacilos, no mínimo, assim como que muitas oportunidades de ataque serão arruinadas pelos lançamentos dele.

            Donatti e o Leo são melhores que ele, trazem uma segurança bem maior, além de ter mais firmeza no passe, além de qualidade, no caso do Donatti. O problema do Juan é a idade, mas quando joga vai melhor que o Vaz. E temos outro garoto, o Dener, que tem tudo pra ser um xerife quando for promovido.

          • rubro negro

            concordo que o Vaz não vem bem, mas no 4 a 0 no maracanã ninguém reclamou. Dener? Leo? leo joga pela direita, Donatti pode entrar mas se falhar em um jogo importante acabou pra ele, assim é a torcida, a vdd que não temos tantas peças assim maravilhosas como acham

          • MP

            Por que reclamaríamos de um time que ganhou de 4 a 0, cara? Não faz sentido!

            Temos peças boas sim e todas são melhores que o Vaz. Por que o Donatti erra uma vez e acaba pra ele enquanto o Vaz erra 3/jogo e continua aí? O Zé não escala porque não quer! A torcida tá ao lado do Donatti e tá pedindo ele.

          • rubro negro

            concordo que Vaz é uma bosta, mas achar que no momento a culta somente do treinador, não acho, fico puto com a insistencia com Vaz, MA, Gabriel e vai colocar quem? Romulo, Mancu? desses aí o que pode entrar é só Donatti, vc acha que trocar de treinador agora vai ajudar o FLA? ACHA QUE É O MOMENTO? estamos a véspera de um jogo decisivo na libertadores, se ganhar seguimos em frente, se perdermos ficará mais dificil a vaga, aí podemos pensar em outro treinador que não seja PAPAI JOEL, LUXA, CELSO ROTH

          • MP

            1 – Em momento algum disse que a culpa era exclusiva do treinador. Todos que erram tão errados. O Vaz errou repetidas vezes nos últimos jogos e vai continuar a errar enquanto tiver jogando, pois já chegou no seu limite técnico há muito tempo. E é aí que entra o erro do Zé, em insistir no erro;

            2 – Também não falei que trocar de treinador agora seria a solução, mas sim se livrar de peças que mais atrapalham que ajudam. Concordo com você. Esse não é o momento pra isso. E se fosse, Joel, Luxa e Roth passariam longe das prioridades. Principalmente quando se tem Cuca, M. Oliveira e Levir Culpi livres;

            3 – Pro Vaz temos substituto, como você mesmo já disse. Pro Márcio, se não gosta do Rômulo, tem o Ronaldo, que fez ótima partida no meio de semana e é o menino que menos recebe chances no elenco. Gabriel é reserva e tá onde deve ficar, então não tem porque discutirmos sobre um substituto. É uma boa peça de composição.

          • rubro negro

            apostar no Ronaldo? ir bem contra Volta Redonda é diferente de jogar contra Fluminense, se ele for mal, torcida vai detoná-lo, eu acho que pro garotos tem que entrar com calma, aos poucos, não podemos apostar todas as fichar em Ronaldo pra resolver a questão de volante.

            Enfim, tbm concordo que Vaz merece um banco, oq eu acho que as peças não são tão boas assim como parte da torcida acha.
            mas vlw abç

          • MP

            Cara, você tá subestimando a torcida do Flamengo. Assistiu ao jogo ontem? A torcida gritou o nome de jogadores que vêm sendo contestados constantemente, incluindo Berrío e Damião. Na saída do Berrío ele tinha acabado de perder uma das nossas melhores chances no jogo e saiu claramente decepcionado com ele mesmo. O que a torcida fez? Gritou o nome do cara!

            Quanto ao jogo contra o Fluminense, você já tá superestimando. O Flu entrou com time todo reserva, cheio de garotos, enquanto o Flamengo entrou com Cafu e só. O Pará foi expulso no jogo ontem e comprometeu o time. Ninguém tá reclamando do cara. Por que reclamariam do Ronaldo caso não fosse bem? Nossa torcida é maleável quando o assunto é nossa base. Basta lembrar de 2014, o Samir escorregou em 2 ou 3 jogos e deu gols aos adversários, inclusive naquele jogo contra o Bolivar, em 2014. A torcida não criticou ele como criticou o Donatti, quando escorregou contra o Figueira. A torcida sabe que críticas aos garotos têm peso maior.

            Concordo com você quando diz que a garotada tem que entrar aos poucos, mas como o Ronaldo vai entrar se ele não recebe chances, enquanto todos os outros garotos, que não são tão bons quanto ele, jogam toda semana?

            Acho que a torcida do Flamengo é melhor do que você pensa.

          • rubro negro

            eu subestimento? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • – Ryan –

      “Tomem o São Paulo como exemplo” – – JAMAIS! Defesa ridícula, todo jogo é 2 gols, pq ele não barra os zagueiros tbm? Rogério Ceni sim é um projeto de treinador. As birras dele com o Denis não vem de hoje.

      • MP

        Não falei sobre a zaga do São Paulo ou a maneira como o Ceni arma o time, mas sim de sua gestão de pessoas.

        • – Ryan –

          Eu tbm falei de gestão, tomar gol é culpa só do goleiro? Pq a zaga do sp é sempre a mesma? Rodrigo Caio/Maicon, pq esse gestor de pessoas não pensou alternativas tbm?

          • MP

            Porque quando o goleiro sai mal, tá mal posicionado ou leva frango a culpa não é do zagueiro. Simples assim!

  • Elder

    Bom, não estou nenhum pouco satisfeito com o futebol apresentado pelo Flamengo, porém mais do que tudo eu pergunto por quem o trocaríamos?
    O Flamengo vem jogando mal sim, mas lhe pergunto; quantos jogos perdemos? 1 jogo
    O flamengo dentro os 12 grandes só fica atrás do Cruzeiro que ainda não perdeu (mas só fez um jogo importante no ano..contra seu rival inclusive). Santos do super técnico Dorival como muitos aqui citam…já perdeu 5 jogos. O Palmeiras 3, o Atlético do outro super técnico defendido por muitos, mas que nunca ganhou nada, também amarga mais derrotas.
    Concordo e muito com as críticas sobre algumas escalações e substituições do Zé Ricardo, mas acho que mais uma vez a torcida vai tirar alguém do trabalho por mera falta de paciência e vai trocar 6 por meia dúzia ou por coisa muito pior.
    SRN

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Elder, não acho que devemos trocar o técnico. Pelo contrário, gosto dele. Mas precisa rever algumas atitudes. Confio no trabalho dele ainda. SRN!

      • Elder

        Sim, nisso concordo Vaz, Damião, os pontas, o excesso de cruzamentos.

    • rubro negro

      exato, qual excelente treinador disponivel? cuca? esse não vem, luxa? papai joel? torcedor acha que temos que ganhar todos os jogos, estamos invicto desde 2016, estamos fazendo jogos com time misto, em um campeonato carioca nada animador, as peças também não são extraordinarias, Gabriel, Cirino, Everton, Manu, se coloca mancu reclamam, se tira reclamam, se coloca Romulo reclamam, se coloca MA reclamam, se coloca Cuellar reclamam, se coloca Romulo e ele falhar pronto acabou a carreira do garoto.

      • Douglas Galvão

        Marcelo Oliveira!!

    • Vinícius Presto

      De forma alguma Elder, realmente não é hora disso. O Zé Ricardo terá uma prova e tanta que é a Libertadores. Não tem como a gente trocar de treinador agora pois geraria uma certa crise e o outro comandante sequer teria tempo para dar respostas positivas na Liberta, acho que seria até pior. Agora, voltando ao Zé……ele parou no tempo, mantém o time jogando sempre do mesmo jeito, insiste com perebas….Enfim, acho que ele deve ficar até a Libertadores, se o fla passar de fase e ir bem, ele fica. Se cair na Primeira fase é rua mesmo. SRN!

  • Sophia Brazuca

    Pode anotar…se o Flamengo insistir com zé ricardo será mais um ano sem ganhar nada.
    O time piorou em relação ao ano passado embora tenha um elenco melhor e a cada mês que passa consegue piorar um pouquinho mais…Volta pra base e leva o cafu com vc, pq não joga nada.

    • rubro negro

      que elenco melhor? o time é praticamente o mesmo do ano de 2016, Conca não jogou, Romulo a torcida já pediu banco, Berrio um pouco melhor que Cirino, quer dizer qq um é melhor que ele, o unico que está jogando é Trauco que é bom ofensivamente e péssimo na defesa. Torcedor que os garotos da base, e já estão queimando Cafu, daqui a pouco será Paquetá…

      • Sophia Brazuca

        o elenco é melhor sim, muitas opções e não confunda as coisas…paquetá é bom de bola sabe jogar, Vizeu sabe jogar, cafu não joga nada e esse mateus sávio tb não.

        • rubro negro

          melhor aonde? um pouco melhor, me diz os jogadores melhores?

  • Sophia Brazuca

    Esse Rafael Vaz todo jogo entrega a paçoca e continua como titular…Léo Duarte é mais novo mas joga sério.

  • MP

    Logo que o Zé chegou, ele surpreendeu muita gente porque conseguiu dar pra gente algo que não tínhamos há muito tempo: padrão de jogo. Ter padrão de jogo é obrigação em um time de série A, mas time postulante a título precisa ter variações a esse padrão. Não temos!

    Tivemos uma série de resultados positivos no início da passagem dele, mas com o tempo os times aprenderam o jogo do Flamengo que, por apresentar um padrão sem variações, se tornou previsível. Além de passar a jogar muito mal, os resultados não vinham e deixamos o título escapar.

    Os questionamentos que ficam são: se durante a pré-temporada o Flamengo não conseguiu criar variações ao padrão e surpreender o adversário taticamente, como faremos isso no decorrer da temporada, sem tempo pra treinar? Se já somos previsíveis e anuláveis agora, o que será da gente no fim do ano?

    • Elder

      Desculpe, mas em que jogos fomos anulados?

      • Ibsen Perdigao

        Que jogos jogamos bem!?

        • – Ryan –

          4×0 em cima do San Lorenzo não serve?

          • Ibsen Perdigao

            Primeiro jogo dos caras em quase 3 meses. E mesmo assim foi soh depois do primeiro gol

          • – Ryan –

            Todos os times brasileiros que enfrentaram argentinos tomaram um sufoco danado, qual foi o único time que goleou os “argentinos sem ritmo”?

          • Ibsen Perdigao

            Quais foram os jogos?

          • – Ryan –

            Botafogo 2×1 Estudiantes
            San Lorenzo 0x1 Atletico-PR (tomou um vareio dos argentinos, fez gol de pênalti)
            Tucuman 1×1 Palmeiras (começou perdendo)
            Chape 1 x 3 Lanus (perdeu em casa de virada)
            Flamengo 4!! X 0 San lorenzo (4 foi pouco)

          • Ibsen Perdigao

            O engracado eh vc acha que esse resultado do fla foi normal e nao considera que foi absolutamnete atipico. Shits happens soh que dessa fez pro lado dos caras.
            Botafogo- o time eh fraco com elenco fraco e o jair tira leite de pedra. Entao o resultado deles foi otimo dentro das possibilidades do botafogo.
            Atletico pr- ganhou de 1 a 0 na argentina. Dai vc tenta se justificar dizendo que o san lorenzo massacrou e que o atletico teve sorte. Menos neh companheiro. Ganhar eh o objetivo do jogo. Ese papo de que jogou muito e perdeu nao cola.
            Palmeiras. Jogou em um campo que parecia de uma escola municipal e com um expulso. Mesmo assim empatou. Detalhe que vc omitiu eh que o tucuman participou da pre-libertadores estava jogando direto e com contornos epicos.
            Chape- sem comentarios. O time somplesmente nao existia. Ele desapareceu e nasceu um novo.

          • – Ryan –

            Então o jogo contra o San lorenzo não vale de parâmetro pra nada, ganhar de 4×0 é acidente. Ok, Não tenho argumentos.

          • Ibsen Perdigao

            Sim. Eh acidente. Como se perdermos de 4 para os caras lã, vai ser acidente tb. Contra resultados inesperados, eles vao acontecer. Eh fato. O problema nao sao esses jogos. O rpoblema sao todos os outros onde o time precisav apresentar um bom futebol pois com o time jogando bem. Pode perder um ou outro mas vai ganhar a maioria.

          • – Ryan –

            O flamengo tem UMA derrota no ano INTEIRO, eu diria que a derrota foi acidente…

          • Ibsen Perdigao

            Sim. O flamengo nem foi mal pra perder. O mais ” justo” teria sido o empate. Mas tomou um gol num vacilo. Acontece. Soh que por outro lado tem jogado mal varios jogos e nao perdeu. O que meu preocupa nao sao vitorias e derrotas fortuitas. O que importa eh como o time de fato joga, pois isso que vai determinar se vai ganhar poucos ou muitos jogos.

          • Ltom Macêdo

            Tivemos quantos jogos de nível esse ano? 5? Vencemos o Vasco e o San Lorenzo. Perdemos pro católica e empatamos com fluminense e Vasco.

            Também não está tão bom assim não.

          • Douglas Galvão

            3!

          • – Ryan –

            Não viaja cara

          • Elvis Presley

            Tem gente que não entendeu até agora que não estamos analisando resultados, mas atuações. Fla jogou 45′ contra o san lorenzo sem qualquer criatividade. Aí no segundo tempo fizemos um gol aos 6′ de bola parada, o time deles saiu pro jogo, e vencemos no contrataque e na força física, já que estavam nitidamente fora de forma. No mais, não fazemos uma atuação convincente desde o ano passado. Isso é um fato.

          • Ibsen Perdigao

            E vc ta dizendo entao que aquele resultado do flamengo eh, digamos, real. O restante dos jogos, desempenhos, foram mentirosos? O flamengo eh de fato o time que meteu 4 gols no segundo tempo do san lorenzo e nao o time que sofre aqui dentro jogando com times ridiculos e reservas!?

          • Jorge Silveira

            Bater em cachorro morto é fácil( 72 dias sem jogar uma partida oficial).

          • – Ryan –

            Quantos times que pegaram os cachorros mortos golearam?

        • Elder

          Em que jogos fomos péssimos?

          • Ibsen Perdigao

            Pessimo, medio, ruim, isso nao eh parametro . Time tem que jogar futebol e nao joga. Eh fato.

          • Elder

            onde eu disse que o time está jogando bem?
            Quem está jogando bem no Brasil?

          • Ibsen Perdigao

            Cara. A maioria dos times que vao brigar pelos titulos, estao se acertando. Mas vc ve claramente um modelo de jogo. O problema do flamengo eh a ausencia de modelo de jogo. Os outros times vao se acertando, o nosso nao vai pq nao tem forma de jogar eficiente.
            Tipicamnte vc olha e nao ve saida.

          • Elder

            Concordo que estamos jogando mal…mas vc tem assistido esses jogos de quem supostamente vai brigar pelo título ou só está vendo os resultados?
            Tenho visto alguns jogos de outros times e não estou vendo nada muito diferente do Flamengo.

          • Ibsen Perdigao

            Eu vi poucos jogos. Do cruzeiro e atletico do palmeiras e do santos. O ponto eh que mesmo ninguem estando na ponta dos cascos, existe trntstiva de jogadas, de toque de bola vertical , de triangulacoes. Podem dar errado agora. Mas uma hora comeca a dar certo. E no flamengo nao tem nada disso.

          • Elder

            Com certeza estamos bem abaixo do esperamos, mas não vejo dessa forma nenhum desses outros times…não podemos só analisar os jogos pelo aproveitamento, mas também não podemos ignora-los, o time não anda jogando bem, FATO, mas os resultados mesmo jogando mal, estão vindo. Falta melhor e muito para conquistar títulos, mas não é esse caos todo que está sendo criado pela torcida.
            SRN

      • MP

        Sempre que os times entraram preparados pra marcar nossas jogadas pelas laterais, ficaram atentos pras subidas de Pará e Trauco, assim como nossas jogadas de profundidade nós fomos anulados. Quer exemplos? No 3×3 contra o Fluminense não jogamos nada. Foram 2 cruzamentos com bate rebate na área e 1 gol de falta. No jogo de ontem contra os reservas do Fluminense também fomos anulados.

        Ficar jogando bola na área não significa que jogamos bem ou que criamos muitas chances, mas apenas que não temos variação. Um time preparado pra se defender desse tipo de jogo tem totais condições de nos anular.

        • Elder

          Em nenhum momento falei que estamos jogando bem…
          “Um time preparado pra se defender desse tipo de jogo tem totais condições de nos anular.”
          Mesmo assim nenhum nos anulou.
          Existe uma grande diferença entre jogarmos mal e sermos anulados. Vc citou o jogo do Fluminense…Como foram os gols do Fluminense? 1 de bola parada e dois de erros na nossa sáida de bola. E no jogo de ontem só sofremos gol depois de estar com 1 jogador a menos.
          “Ficar jogando bola na área não significa que jogamos bem ou que criamos muitas chances, mas apenas que não temos variação”
          Com isso aqui concordo em 100%.
          SRN

          • MP

            A diferença dos dois times é a proposta de jogo. Quando o Flamengo, que propõe o jogo, depende de bate rebate pra fazer gol, falhamos na estrategia e na execução. Já o Fluminense veio pra jogar no contra-ataque, pra explorar a velocidade dos meninos no ataque. Os dois gols de bola rolando nasceram de bolas roubadas no campo de defesa deles.

          • Elder

            Mais ou menos…achei mais erros na nossa saída (e nem foi pressão deles) do que méritos deles.
            Concordo em parte também sobre o Flamengo depender do bate rebate…não cria tanto, mas também não é só isso. Com certeza está aquém do que esperamos para quem já vai fazer quase 1 ano no comando do Flamengo.
            SRN

          • Douglas Galvão

            Elder, eu acho que nos anularam sim e, se não fosse a qualidade individual dos nossos jogadores pra resolver e fazer gols, os resultados positivos seriam ainda mais difíceis de conseguirmos!

          • Elder

            Bom, aí é questão de opinião…não acho, na única derrota que tivemos dominamos o jogo, no jogo contra o fluminense, nós tivemos falhas individuais (uma falta onde erramos e não ficou ninguém e outra perda de bola e nossa defesa desmontada).. Quanto ao talento individual, acredito que é para isso que contratamos bons jogadores…mas entendo que não estamos jogando bem, mas como disse não acho que fomos anulados em nenhum jogo (estamos “perdendo” lances por nossas falhas).
            SRN

    • Marty Mcfly

      Falou tudo, concordo plenamente.

  • Ibsen Perdigao

    Esqueceu de dizer o mais importante.
    Sem cozinheiro, nao tem bolo. Nosso cozinheiro nao sabe fazer bolo.

  • Sophia Brazuca

    Não adiante ter Diego, Conca e quem sabe Everton Ribeiro pq o zé ricardo não saberá usá-los, não vai conseguir montar um time, para ele time é o everton subindo e descendo de um lado e o gabriel subindo e descendo no outro lado, só isso, ele só sabe isso.

  • Marty Mcfly

    As vezes eu me pergunto: O que seria do Flamengo sem o Diego ?

    • tmaffezzolli@yahoo.com.br

      Tem vezes que dá até pena do cara pq joga sozinho

      • Johny_Fla

        Ontem foi um exemplo. Ficou completamente só no meio-campo.

    • rubro negro

      uma merda, pq só tem ele que joga nesse time

    • Jorge Silveira

      Nem quero imaginar!!!

  • Sophia Brazuca

    Já começo a sentir saudade até do profexô!!!

  • Ibsen Perdigao

    No fundo, essa palhacada soh continua assim pq estamos sem estadio ha duzentos anos. Queria ver se tivesse jogo no maraca, toda semana, quarta, domingo, se essa palhacada ainda estaria assim. Queria ver essas apresentacoes absolutamente ridiculas nas barbas da galera.

    • Jorge Silveira

      Nos apresentamos no Maracanã na reta final do Brasileiro e foi um fiasco!!

  • ana carla freitas

    O que não dá pra entender é como um técnico insiste em escalar certos jogadores que ele sabe que estão indo mal.

    • Ibsen Perdigao

      Mole de entender. O tecnico eh inapto ou melhor dizendo, inepto!!!!

  • Marty Mcfly

    O difícil é achar um técnico que se identifique com o Flamengo, por exemplo, no fluminense Abel Braga já tem uma identificação, no Santos Dirival Júnior já tem uma identificação, no grêmio Renato Gaúcho já tem uma identificação. Não consigo pensar em um técnico que entende o que é Flamengo.

    • Ibsen Perdigao

      O conti se identifica com o chelsea? O ancelotti se identifica com o bayern!? Essa eh uma visao antiga. Por isso nosso futebol como um todo esta uma merda.
      Jogador se identifica com comando certeiro, com vitoria, com conhecimento, com a+b.

      • Marty Mcfly

        Mais técnico no Flamengo é diferente, Muricy e tantos outros se deram mal porque não sabiam onde estavam trabalhando.

        • Ibsen Perdigao

          A sequencia de tecnicos do flamengo ta muito ruim. Pegamos luxa e muricy numa caarreira completamente descendente. Flamengo precisa de um tecnico bom com moral e carta branca.

          • Marty Mcfly

            Aceito sugestões.

    • Sophia Brazuca

      Que tal o Carpegiani, tá no mercado e estava fazendo um bom trabalho no coritiba…

      • Sophia Brazuca

        Ou o vanderley luxemburgo.

        • O Observador

          Luxemburgo ta no mercado a tempos dando sopa e nem time pequeno o quer . Não seria o Flamengo a traze-lo de volta né ?!?

          • Sophia Brazuca

            Cara…façamos justiça…o Flamengo nunca deu ao vanderley o que está dando ao zé ricardo, um CT e um elenco bom, pelo contrário…

          • O Observador

            O Problemas é que o Luxa sempre aparece mais que os jogadores, cheio de mimimi , pode ter certeza o carequinha mandatário da Gávea não o traria de volta, além daquela comissão técnica gigantesca e cara que ele tem.

          • Sophia Brazuca

            Tudo é questão de conversar antes, acertar as coisas, impor limites…mas concordo com vc com essa diretoria ele não volta…e o Carpegiani? oq acha?

          • O Observador

            Poderia ser uma boa escolha, mas acho que o ZR não sairia do time facil assim como todos acham, é técnico prata da casa, salário baixo, ficamos 19 partidas sem perder, e perdemos apenas uma, foi apenas um empate ontem e acho que está tudo sob controle, concordo que o ZR mexe mal as vezes, mas esqueçamos essa de troca de técnico.

          • Sophia Brazuca

            Podemos até esquecer por enquanto mas ele não termina o ano no flamengo e enquanto estiver lá não ganharemos nada…infelizmente…anota aí

          • O Observador

            hahahaha minha querida Sophia, calma, não seja pessimista ao extremo. Esse mesmo Zé, que tantos criticam, é o líder geral do Carioca, com 27 pontos…

          • Sophia Brazuca

            ok observador…apenas…observe…vai observando…

          • O Observador

            Ainda seremos campeões esse ano, rsrs me segue aí pra discutirmos juntos depois ..abraços

          • Ibsen Perdigao

            Beleza. Esqueçamos os titulos, os jogos bem jogados e etc. tranquilo. Tudo depende das nossas aspiracoes. Nos somos aquilo que plantamos. Quem planta coco, come coco. E essa critica eh parao flamengo, e nao a vc meu jovem. Entendo o seu ponto de vista. Apenas discordo.

          • O Observador

            Tranquilo amigo … abraços

          • Ibsen Perdigao

            Abs e flamengo sempre!!!

          • Pablo Caiado

            Vanderley e’ maluco cara, foi-se o tempo dele…
            disse na fox sports um mes atras que se fosse treinador o 9 seria o Cirino… ele insiste nas merdas… nao desiste

          • Gustavo Barbosa

            Cuca é o nome

          • Luis Paulo Pinheiro

            Me desculpa, Sophia, mas, depois daquela eliminação para as galinhas na Copa do Brasil/2014, 1 x 4 para eles, e 02 semanas depois – Brasileirão/2014 – levamos outro vareio, 0 x 4, e o Luxemburgo dizendo que o Flamengo estava no caminho certo, PARA MIM ESSE ENGANADOR NUNCA MAIS PISAVA NA GÁVEA.

          • Sophia Brazuca

            olha…não tô dizendo que ele foi brilhante, sei que teve altos e baixos, mas nunca foi dado a ele um bom elenco e principalmente um CT, pelo contrário ele foi um dos que mais insistiu pra que o clube tivesse um ct, aquela estrutura temporária feita com os containers foi idéia dele.
            Acho que com a estrutura que FLA tem hj, com o elenco que tem e com o poder de investimento que tem…poderia fazer um bom trabalho.

          • Ibsen Perdigao

            Alem de ter colocado o garoto mateus numa furada monumental. Nao vou nem avaliar se ele era ruim ou bom, mas ele simplesmente enterrou a carreira de uma pessoa

      • Marty Mcfly

        Eu gostaria muito de ver ele comandando o Flamengo de novo.

      • Ibsen Perdigao

        Caroegiani foi um zeh ricardo com sorte. Huahuahua. Mas ja tem muitos anos de estrada. Talvez fosse um tentativa válida.

    • Bruno Fluzão

      Jorginho .

      • O Observador

        a cara do vascu

        • Bruno Fluzão

          Tirou leite de pedra com o elenco horroroso deles em 2014/2015

          • O Observador

            ele não. apenas o Nenê

  • rubro negro

    parem de achar que o FLA tem um excelente elenco, é um pouco melhor que 2016, Romulo é banco, Conca não se sabe como vai voltar, Berrio um pouco melhor que Cirino, o restante são os mesmos, Mancu, Cirino, Gabriel, Vaz, Pará, Rodnei, Everton, MA, cuellar…
    Quero ver trazer Éverton Ribeiro!!!

    • Luis Paulo Pinheiro

      Essa é uma desconfiança minha. Grande parte da torcida acha que o Flamengo tem um excelente elenco. Mas será que esse elenco é tão bom assim?
      Só para citar o ataque do Flamengo. Mesmo com a contratação do Berrio, esse é um setor muito fraco do Flamengo, senão vejamos:
      – Guerrero – o artilheiro que não faz gols;
      – Leandro Perebão – dispensa comentários;
      – Vizeu – ainda é uma promessa.
      E o pior são os atacantes de lado / pontas / 2º atacantes:
      – Gabriel / Everton / Marcelo Cirino / Cafu – não driblam, não finalizam, não tem cheiro NENHUM de gol. O Berrio ainda estou tentando entender qual é a dele.

      • rubro negro

        é aquele time de 2016 que não fazia gol está aí praticamente o mesmo, só que Berrio um pouco melhor que Cirino, Conca nem jogou e nem sabemos como vai jogar, Romulo a torcida já jogou pro banco, somente Trauco que vem jogando, demais são os mesmos jogadores de 2016, que elenco maravilhoso é esse que dizem

  • natan marinho

    Agora seria uma ótima hora pra trazer o vanderlei Luxemburgo e um técnico experiente e cria do flamengo.

    • Edson Leal

      Tá de brincadeira né?

      • natan marinho

        Porque

        • Edson Leal

          Luxemburgo saiu do Flamengo de forma desastrosa, Nathan. E depois dali colecionou fracassos no Cruzeiro e até na segunda divisão da China.

          Ele não volta para cá, não com essa diretoria. Eles não vão querer ele de volta. E por último, ele não é mais técnico, o egocentrismo dele arruinou e continua arruinando qualquer possibilidade de retorno ao topo do futebol.

    • Bruno Fluzão

      Pessoal tá desdenhando do Wanderlei igual desdenharam do Abel.

      • Sophia Brazuca

        Isso mesmo…quase ninguém queria o abel, mas eu pergunto…o trabalho no flu é ruim? acho que não.

      • Pablo Caiado

        Fla ganha (só pegou time fraco)
        Flu ganha (Abel é ótimo)

    • Douglas Galvão

      Marcelo Oliveira!

      • Pablo Caiado

        Pergunta dele lá no Atlético mg…

  • Rico Rufino

    hahaha… Vagabundo já ta desesperando Já e arrancando as calças pela cabeça. Não acho que seja pra tanto, embora tenha convicção de que o Zé precisa rever certos conceitos. Sua proposta inicial foi ótima, mas ele ainda não conseguiu dar equilíbrio ao time do jeito que queria. Fazer um time atacar mortalmente e esquecer da cozinha é mole, difícil é dar o equilíbrio que nem o Barcelona do trio MSN tem. Vamos com calma galera.

    • Pablo Caiado

      exato, apos a estreia na Libertadores ninguem disse nada…

  • natan marinho

    O elenco do flamengo e Muito bom o problema é o jumento do Zé Ricardo que não vê quem Rafael vaz e muito fraco Márcio Araújo nem se fala

  • Bruno Fluzão

    Com 16 milhoes do Everton Ribeiro bichado não dá pra comprar o Geromel não?

    • rubro negro

      NÃO

    • Edson Leal

      Everton Ribeiro não está bichado, não sei de onde você tirou isso.

    • natan marinho

      Concordo

  • natan marinho

    Precisamos de um zagueiro urgente para fazer dupla com rever

  • natan marinho

    A diretoria do flamengo só preocuou em trazer homens de frente e em nenhum momento se preocupou com a defesa agora vamos pagar o preço

  • Edson Leal

    Eu definitivamente venho ficando surpreso com a teimosia do Zé Ricardo, e decepcionado.

    Não lembra em nada aquele técnico do sub-20 que pegou um time destroçado e construiu o melhor time de base do Brasil. Taticamente, tecnicamente, psicologicamente.

    É um apreço por determinados jogadores que aquele Zé Ricardo da base jamais teria. Eu fico é com medo de imaginar o que pode estar por trás disso tudo. Essa que é a verdade.

    • rubro negro

      dedo de empresário amigo, não conhece os bastidores Cirino, Gabriel, MA

      • Edson Leal

        Só pode ser isso. Eu acompanho o sub-20 do Flamengo desde 2011. Acompanhei a trajetória inteira do Zé Ricardo no comando daquele time que acabou campeão em 2016.

        Ele sempre prezou pela qualidade técnica, pelo melhor desempenho. Sempre colocando quem vinha melhor. Até o badalado Sávio às vezes bancava, porque não jogava bem.

        Alguma coisa de diferente tem no profissional.

        • rubro negro

          empresário do Vaz é Reinaldo Pitta.
          do Gabriel é Claudio Leite
          do MA é Andre Cury (representante do Barcelona no Brasil), o mesmo que negocia Vinicius Jr com Barcelona.
          Precisa dizer mais alguma coisa.
          Infelizmente nem sempre joga os melhores, são negócios, favores!

          • G. N .a

            *Carlos leite

    • Guilherme

      É mito estranho a forma como o Mano Menezes saiu em 2013, tem muita coisa nos bastidores que nós não sabemos.

  • Pablo Caiado

    escreveria essa coluna apos o jogo contra o San Lorenzo?

    • Sophia Brazuca

      Muitos se empolgaram com aquele resultado, legal…4X0…mas aquele time do san lorenzo tava morto no segundo tempo quando sairam os gols.

      • Pablo Caiado

        sim, mas ai fica dificil… se ganha o adversario era ruim… se empata e’ o tecnico que e’ burro…

        • Paulo Leandro

          Para torcedores como vc os “são Tomé “que só acreditam vendo,basta a eliminação contra a bosta do Vasco e uma derrota na quarta…

    • Douglas Galvão

      Aquela foi a primeira partida oficial do San Lorenzo, pois, os jogadores estavam em greve na Argentina.
      Não sabias disso, Pablo? Foi um resultado enganador como podemos constatar agora!!

      • Pablo Caiado

        amigo, o time tem 1 derrota no ano (num jogo que dominou), e tao querendo fritar o tecnico …

        • O Observador

          Concordo …

      • Pablo Caiado

        outra coisa… vao botar quem pra treinar o time? qual a opcao?

        • O Observador

          Cornetar é facil, falar fora ZR é mais facil ainda.. porem precisamos de solução de treinador e os cornetas aí em baixo não falam nada …

          • Pablo Caiado

            pois e’… dai’ bota um medalhao q ganha 500 mil por mes e acontece o q sabemos…
            vanderley, mano, dorival, muricy…

          • O Observador

            Esquecem que foi o ZR que colocou o time na 2ª colocação do Brasileiro do ano passado , empatado em numeros com o Santos, se esquecem que ano passado, Luxemburgo foi vergonhoso no Fla, Muricy nem se falam e ainda pedem a volta desses aí . Torcedores de sofá é fod@. corneteiros do c@ralh0

          • Pablo Caiado

            sim, pode reparar… nao dao uma solucao…

    • Paulo Leandro

      San Lorenzo=72 dias sem jogar,time desentrosado,galinha morta como Bangu,cabofriense etc e etc…

      • Pablo Caiado

        exato, e metemos 4 a 0, deveria ser quanto ?22?
        tao reclamado de que entao?

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Naquele momento não tínhamos parâmetro. Foi o primeiro grande jogo do ano para nós.

      • Pablo Caiado

        E qual o parâmetro agora? Dois últimos classicos que não valem nada?

        • Ibsen Perdigao

          Depois do famoso massacre do maracana como vai ficar conhecido o episodio da votirs do flamengo no san lorenzo. Que jogo o flamengo jogou bem? Que vc viu os 90 minutos e disse. Porra. O flamengo jogou bem. Que jogo foi?

    • Ibsen Perdigao

      Vamos ver…o flamengo fez um jogo, ou melhor, um segundo tempo onde tudo deu certo. E vc ta tirando isso como regra!? Rapaz, ou vc eh parente do zeh ou sua tv a cabo esta quebrada.

  • Douglas Galvão

    Jerônimo Simeão Junior, o que comentar do seu texto que de tão realista com os fatos que vem acontecendo, até dói no coração de um Rubronegros de verdade( talvez isso não aconteça com os “adoradores do Zé”).
    Parabéns pela inteligência e competencia que demonstras no seu texto tão real com a situação atual do Nosso Querido FLAMENGO e, aproveito para postar aqui um comentário meu sobre o tema:
    “O nosso Flamengo é muito grande e importante pra servir só pra dar experiencia pra um aprendiz “fazer testes” durante muitos anos até ele aprender algo!”

    Aquele abraço

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Obrigado Douglas, fico lisonjeado pelas palavras. Grande abraço! SRN!

      • Paulo Leandro

        Parabéns pelo texto sóbrio man

        • Jerônimo Simeão Júnior

          Obrigado Paulo! Valeu pelo feedback! SRN!

  • Jorge Silveira

    Realmente,entre vocês eu sou um peixe fora d’água!!! Inclusive muito infeliz!!! Se contentam com migalhas!!! Qual foi o time de peso que nós enfrentamos neste ano??? Espero que eu queime minha língua,mas o Zé Ricardo ,quando tem que mostrar para que veio,arrega!!

  • Marty Mcfly

    Um técnico que poderia substituir o Zé Ricardo ?

    • Círio Santos

      Dorival Júnior pq gosta de jogar com a base

    • Paulo Leandro

      Cuca,Carpegiani,Luxemburgo,Levir,Jorginho,Marcelo Oliveira…

      • Marty Mcfly

        Sério que todos esses tão desempregados.

      • O Observador

        Cuca disse que não quer trabalhar esse ano, Carpegiani seria aposta, Luxemburgo ? jura ? Jorginho Vascaino ??? fala serio amigo

    • Mateus Carvalho

      #Dunga
      kkkkkklklkllll

  • Diogo

    Estamos na fase do exagero, muito em virtude dos últimos jogos fracos que fizemos. Vale ressaltar que o time titular não joga completo faz algum tempo, os jogos recentes do estadual não estão motivando nem os reservas.
    Noto uma crítica exagerada ao trabalho do Zé Ricardo, que faz muito bem o trabalho de técnico! Deu padrão tático e entrosamento à equipe. Quando um jogador vai mal, ele deve insistir um pouco mais, dar chance do cara se recuperar, senão perde o grupo …

    O Rafael Vaz fez um bom campeonato ano passado, uma surpresa para mim que não esperava nada dele. O Donatti não me passou confiança ainda, o Juan não aguenta longas jornadas, o Léo não foi bem quando entrou, por isso não vejo hoje um substituto do Vaz, melhor torcer para que se recupere.

    Hoje para mim o melhor 1º volante é o Ronaldo, ainda não confio no Márcio Araújo, mas há ocasiões em que é importante, mas não para ser titular …

  • Paulo Leandro

    Deveríamos fazer uma lista com todos os puxa sacos do Ze Ricardo,para esfregarmos na coluna quando as eliminações começarem a vir…
    Pq nunca vi povo tão babaca,cego e idiota.
    #FORAZERICARDO!

    • O Observador

      Falar #FORAZERICARDO! É facil … nos dê soluções de técnico

      • Círio Santos

        Dorival Júnior é um técnico que sempre usa a base e está sendo questionado no santos so saiu do flamengo pq o salário ia quase que dobrar por causa da Patrícia que fez um contrato maluco mas ele estava bem.

        • O Observador

          Bom ..realmente é um bom treinador

      • Paulo Leandro

        Cuca,Rueda,Carpegiani,luxemburgo,Jorginho,Levir,Marcelo Oliveira,quer mais?

        • Pablo Caiado

          vc so pode estar de sacanagem…
          Carpegiani? (qual foi o ultimo bom trabalho dele? em 81?)
          Luxenburgo?(idem)
          jorginho ?(kkkkk)
          Marcelo Oliveira (pergunta na no palmeiras ou AtleticoMG o que eles acham, nao durou 6 meses…)

          • O Observador

            Obrigado por responder rsrsrsrs

          • rubro negro

            só tem louco kkkkkkkkkk

          • Paulo Leandro

            Assim como vc está desdenhando,desdenharam do Abel…rsrs

          • Ibsen Perdigao

            Cara. Sendo bons ou nao, sao tecncios de futebol. Com rodagem, experiencia, ja viveram diversas situacoes. De vitoria, de derrota, de tempestad

          • O Observador

            Sendo assim …prefiro o ZR

          • Ibsen Perdigao

            Continuando… e de calmaria. O ponto eh que o zeh ricardo nao eh tecnico. Colocaram um estagiario para um cargo de executivo. Vai dar merda. Nao tem jeito.

          • Pablo Caiado

            Carlinhos foi a mesma coisa…
            NAo sei se reparou mas o Fla só foi campeão com técnicos vindos da mesma forma q ele

          • Ibsen Perdigao

            Entao tem que mudar o flamengo pois futebol nao eh amador. Eh profissional. Se achamos que tem que ser andrade, jayme, zr pq sao figurinhas do clube, continuaremos no amadorismo.

          • Ltom Macêdo

            Eu não tenho dúvida que o MO é melhor que o ZR

        • – Ryan –

          kkkkkkkk, já tinha dúvidas sobre a sobriedade de alguns, agora tenho ctz, obg pelo comentário.

        • – Ryan –

          Manda mais! Vamo rir Brasil!

          • Paulo Leandro

            Rir da sua cara de chupador de ovo de Ze Ricardo ?
            Vc não torce para o Flamengo e sim para um personagem…

          • O Observador

            Vamos discutir pessoal, mas com respeito né ?!?

          • – Ryan –

            Perde a linha mto fácil né. Kkkk! Virou moda, quem argumenta a favor do flamengo é pagador de Zé Ricardo. Mas de boas, xinga mais, mas continua mandando essas sugestões de técnicos ai por favor.

          • Pablo Caiado

            Não seja agressivo amigo… aprenda a conversar…
            Manda mais nomes de peso por favor…
            Autuori não entra na sua lista não?!
            Kkkk

          • Ibsen Perdigao

            Pq? Autuori? Kkkkk

          • Pablo Caiado

            Kkkkkk

    • Pablo Caiado

      vai botar quem amigo?

    • Marcelo 81

      Pode por meu nome na relação. Agora, se o trabalho do Fla começar a dar frutos se comprometa em fazer uma rela dos que jogam contra. SRN

  • Sophia Brazuca

    Muita gente apontava o roger do gremio como grande revelação, mas foi o “ultrapassado” renato gaucho que assumiu o time e foi campeão.

  • Jorge Silveira

    Postei como resposta abaixo que o problema é que se não tivermos uma campanha melhor do que 2016,corremos o risco da torcida menos avisada, questionar a própria gestão do Bandeira de Mello,que não tem nada a ver com o trabalho do técnico!!!

    • Ibsen Perdigao

      Jorge, ai eu discordo. O bandeira tem sua culpa sim. Ele eh o chefe. Trabalhao dele a frente da empresa flamengo eh dez. Mas a frente do futebol flamengo eh ruim. Ele nao manja nada de futebol.

  • Dager Amaral

    Torcida contra está frenética. Vcs vão quebrar a cara. O flamengo pode não ser campeão de tudo, mas vai ter um bom ano, apesar de os cornetas torcerem para o insucesso só pelo prazer de dizer que tinham razão.

    • O Observador

      Exatamente isso amigo ..TORCIDA CONTRA O ZR.

    • Paulo Leandro

      No seu ano né iludido de vida?

      • Dager Amaral

        Vamos ver. Não quero ninguém feliz por aqui. Vou fiscalizar.

    • Ibsen Perdigao

      Esse seria o flamengo do mundo bizarro? Onde o tecnico eh o sinestro e o atacante eh o super homem bizarro?

      • Grand Moff Wilhuff Tarkin

        Se fosse o Sinestro, pelo menos ele faria todos terem medo de nós

  • Mateus Carvalho

    Técnico para assumir o flamengo é o Dunga, em 2010 a a seleção tinha um padrão de jogo, pena a safra de jogadores era ruim kkkkkklklkllll kkkk kkkkkkkkkkkk
    #Dungatecnicodomengao

  • Sophia Brazuca

    o time empata com os reservas do flu e tem gente achando que tá tudo bem…

  • ana carla freitas

    Tenho medo do Zé sair e entrar outro que seja pior.

  • roberto

    zr perdeu a mão. com toda pré-temporada e reforços hoje o time rende menos que o do ano passado-praticamente o mesmo elenco e comissão técnica – e tem melhores condições de trabalho. como palpite o que ajudou muito nesse retrocesso; falta de critérios claros e objetivos em escalar, teimosia com jogadores de qualidade e rendimento inferiores aos que ficam no banco, insegurança de um técnico muito novo sem experiência tendo que lidar com elenco caro e qualificado e as pressões dos bastidores.

  • Paulo Leandro

    Sou torcedor fanático,e essa situação me incomoda,a muito tempo nós não temos um plantel de respeito e claro que almejamos vitórias(títulos).Só espero que não precise chegar ao extremo,eliminações no carioca e na liberta,pq para muitos aqui acho que será necessário para cair a ficha de que nosso time não tem comando…

  • Raphael Oliveira

    Muita gente perguntando quem colocaríamos no lugar do Zé Ricardo. Preciso ainda citar o Cuca?

    • O Observador

      ELE DISSE QUE NÃO TRABALHA MAIS ESSE ANOOOOOO

      • Raphael Oliveira

        Oferece uma boa grana com esse time que o Flamengo tem! Duvido o cara não querer! Hoje o Flamengo tem tudo que um técnico precisa, só o De Ricardo que não aproveita a oportunidade!

        • O Observador

          amigo …acorde !
          O Palmeiras tem mais dinheiro que nós e o tecnico deles está muito mais em baixa que o ZR, e vc acha mesmo que já não ofereceram trabalho pra ele ????????? o cara não trampa esse ano, enteda isso .

          • Raphael Oliveira

            Então que arrume outro! ZR não tem condições! Isso é claro!

          • O Observador

            Esse é o problema ..ponha as cartas na mesa.
            QUEM ?????

          • Raphael Oliveira

            Rueda!

          • rubro negro

            pra que? daqui a dois meses vai ser demitido e ganhar milhoes do FLA

          • O Observador

            Seria uma aposta ..técnico estrangeiro nenhum deu certo no BR e outra..o cara está empregado

          • Raphael Oliveira

            ZR teve tudo o que os outros não tiveram! Imagina vc treinar em um CT onde vc tem que tirar do seu bolso o dinheiro pra comprar uma bomba de água! Hoje não tem mais isso! Hoje tem tudo o que um técnico precisa pra desenvolver um bom trabalho! Não é implicância com ele, mas vejo praticamente todos os jogos e não tem nenhuma evolução! Ontem os reservas do Fluminense tiveram uma jogada ensaiada que quase resultou em um gol, e o Flamengo? Nada!

    • rubro negro

      cuca não vem bota na cabeça

  • Gustavo Barbosa

    Chama o mestre CUCA para fazer essa receita ai

  • Paulo Bello

    Eu sempre falei, o problema não é Gabriel, Márcio Araújo, a Base, o Muralha, o problema é o técnico, se não mudar não vamos ganhar nada!! SRN

  • Raphael Oliveira

    O que eu acho engraçado dos defensores do Zé Ricardo é que ele foi o único técnico que pegou o Flamengo com um bom elenco e com toda estrutura de CT já pronta. No mínimo tem que fazer um trabalho igual aos outros. Obs: Não estou defendendo o Muricy, mas ele tinha uma zaga com Wallace e César Martins, já o Zé teve durante a maior parte do campeonato os reforços de Donatti, Diego, Rever, entre outros!

    • Sophia Brazuca

      concordo com vc…ze ruela ou melhor ze ricardo tem coisas que outros nunca tiveram, salários em dia, clube estruturado, CT, elenco bom, poder de investimento…era pra estar ganhando tudo.

    • Iago Faccini

      Boa!!

  • rubro negro

    eta porra a DR tá boa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • João Pedro Macedo

    Texto perfeito! SRN.

  • ana carla freitas

    Qual técnico seria o ideal pra o Fla?

    • O Observador

      Continuar o trabalho com ZR. ( ponto ) o Flamengo ja foi eliminado esse ano de algo, qual o números do ZR das 30 partidas pra cá, pooo anaizam a vida do treinador apenas por uma ou duas partidas. Torcedores de sofá .

      • Douglas Galvão

        Fomos eliminados e perdemos em 2017, a primeira taça disputada foi a taça Guanabara e a perdemos para um time que veio de 18h de viagem(sendo 6h de ônibus) e desfalcado do seu melhor jogador(SCARPA). Com esse insucesso perdemos o prêmio de 850 mil reais.
        A taça RIO paga um prêmio de 1 milhão de reais, espero que desta vez não percamos esse prêmio!

    • Lucas

      Na minha opinião
      Jair ventura do Botafogo o cara está fazendo milagre com aquele time .
      Cuca vale o investimento

    • Zéx Cunha

      Levir Culpi, cuca, Abel Braga!

    • Douglas Galvão

      Ana Carla Freitas, atualmente está disponível o melhor treinador do Brasil, o que tem mais títulos conquistados nesse milênio – MARCELO OLIVEIRA!!
      Esse eu recomendo!!

    • Giulia Vargas

      Senhor Waldemar

  • Ltom Macêdo

    Ano passado falaram vai botar quem?

    Responderam Abel e as Ricardetes riram.

    Quem não queria o Abel na frente desse elenco na libertadores hoje?

    Agora eu digo Levir e MO são muito melhores que o ZR.

    • Pablo Caiado

      Amigo, o que o Abel fez até agora?

      • Douglas Galvão

        Ganhou o primeiro título do ano em cima do Zé.
        Fomos eliminados e perdemos em 2017, a primeira taça disputada foi a taça Guanabara e a perdemos para o time do ABEL que veio de 18h de viagem(sendo 6h de ônibus) e desfalcado do seu melhor jogador(SCARPA). Com esse insucesso perdemos o prêmio de 850 mil reais.

        • Agnaldo Alves

          Ganhou o primeiro título do ano? Fala sério…Título é copa do Brasil, campeonato Brasileiro, Sul americana e Libertadores, o resto não passa de torneio caça níquel.

        • Pablo Caiado

          De fato o Abel deve bater pênalti bem melhor que o Zé…

  • Kikos 1976

    Quer saber o que atrapalha ?? um esquema que não funcionou , jogadores pífios que tem costas quentes ( Caramujo, Gabilixo, Cirino ) e um técnico que não tem a humildade de ver que está errando !!

  • rubro negro

    vou deixar essa aqui pra analisarem:
    empresário do Vaz é Reinaldo Pitta.
    do Gabriel é Claudio Leite
    do MA é Andre Cury (representante do Barcelona no Brasil), o mesmo que negocia Vinicius Jr com Barcelona.
    Precisa dizer mais alguma coisa.
    Infelizmente nem sempre joga os melhores, são negócios, favores!
    Agora pesquise o empresário do Donatti, Cuellar, amigo pra gringo jogar no Flamengo tem que jogar muito.

    • Vinícius Quintanilha

      Não entendo o porquê dessa lógica ser válida apenas no Flamengo. Sornoza, Orejuela, Borja, Copete, Gaston Rodriguez sempre jogam em seus respectivos times. Se realmente transformaram o Flamengo num balcão de negócios, então isso aqui virou um Arsenal.

      • rubro negro

        não afirmei que é isso, mas que é estranho é

        • Vinícius Quintanilha

          Sim, não tá cheirando bem.

        • Elvis Presley

          O estranho tem nome: rodrigo caetano.

          • matou a charada Elvis!!! Até hj não entendo que esse camarada (que não tem nada de rubro negro) está lá, numa função que teve que chamar o Mozer pra fazer… gerente de futebol resolve problemas intra e extra campo e fazem contratações pontuais conforme a necessidade do clube… ganha um enorme salário e simplesmente não faz nada, além de contratar, em muitos casos até mal… Tem algo podre no reino da Dinamarca…

  • Marcio Castro

    Zé Ricardo pegou o trabalho pronto no ano passado e contou com a competência da diretoria que no meio do caminho encontrou o Rever, conseguiu o Vaz (obstante críticas foi muito importante em 2016) e trouxe o Diego. É inegável, quando foi preciso sair daquela base de 2016 para mudar o panorama de uma partida ou tentar surpreender os adversários, Zé Ricardo não nos engana, é bastante incompetente. Sua insistência em não dar passagem aqueles que estão em momento melhor se dá por extremo temor de ser criticado, caso não saiba encaixar estas peças ou encontrar um melhor esquema tático. Zé Ricardo não tem perfil necessário para conquistar o respeito dos jogadores e encoraja-los a alcançarem títulos importantes, sua passividade a beira do campo incomoda.

    • Helio Sousa

      Meus amigos…vejo que nosso flamengo está com excesso “craques” que certamente causa divergências pois sempre acharemos que um jogador que tenha ficado fora teria aproveitamento melhor.
      Pois bem entrosamento só se adquire com treinamenos contínuos e repetido time.
      Então acho que temos treinar com as melhores peças com vista ao próximo adversário e perder algum tempo doutrinando essas peças que se partirem com a idéia de que podem ganhar as bolas divididas (perdem quase todas), teremos melhores resultados pois todas as equipes se agigantam contra flamengo.Temos que disputar as jogadas com vigor no mínimo ,equivalente ao adversário

  • James Howllet

    Chegou abril e a chapa está quentíssima!
    Embora Eu próprio seja um defensor do “pochetu” da diretoria em apostar no Zé Ricardo já ando bem desconfiado. Embora muitas criticas sejam birrinhas caracteristicas de nossa torcida por um lado e da turminha virtual de outra, reconheço que ao filtrar tudo aparece um quadro no mínimo preocupante.
    Mas…Ainda vou esperar. Acima de tudo vou procurar manter a minha coerência. E aí existem motivos técnicos, políticos, históricos etc, etc…Outra, é a absoluta falta de opções: Na minha cabeça entre os técnicos brasileiros capazes de assumir o Mengão (não sem ressalvas he he he…) existem somente três nomes: 1 está na seleção brasileira. Outro está em “modo desligado”. E o último se revelou um dos maiores traíras, soberbos e covardes a dirigir o rubro-negro.

    • Ibsen Perdigao

      Mano?

      • James Howllet

        Hi…Mano…Cara… É uma pena mas aquilo que ele fez com o Fla…Sei lá…Talvez daqui a uns 05 anos…Mas…P…Num entra!

      • James Howllet

        Sim… Esse senhor mesmo.

    • Douglas Galvão

      O Marcelo Oliveira é o mais indicado no momento.
      É o treinador brasileiro mais vitorioso neste milênio!!

      • Ltom Macêdo

        Eu prefiro o Levir, mas concordo que o MO é um ótimo nome.

    • Digodromo Mello

      Caramba, pode ser uma baita desatenção minha, mas quem é esse traíra??

      • Ibsen Perdigao

        Soh pode ser o mano. Ate hj ningeum sabe direito o que rolou.

        • João

          Não seria Dorival?

      • James Howllet

        O Mano!
        Mano Menezes.
        Saudações rubro-negras…

  • Augusto Zamith

    Donatti e Cuellar são horrorosos, só fazem merda e nego briga pela titularidade deles. Ronaldo é um garoto, que tal qual Cafu, Paquetá, Sávio, e Léo DUarte já mostraram que ainda não estão prontos para jogos importantes como clássicos e Libertadores, visto que vacilam contra times pequenos no Carioca.

    Vocês ficam reclamando de Zé Ricardo, um treinador que, com menos de 1 ano como profissional já se mostrou melhor que 90% do que os treinadores no Brasil. É claro que ele vai vacilar, se até os melhores do mundo vacilam, mas não temos que ficar criticando ele e pedindo sua troca, até porque não tem treinador no mercado com a menor capacidade de ficar a frente de um time de futebol profissional de grande porte.
    O que tem que ser feito é apoiar o cara para que aprenda com seus erros, e tenha coragem de tentar mudar algo que não está dando certo, para melhorar.

    Tem que criticar é a Diretoria por trazer lixos como Donatti, Cuellar, Berrio, Romulo, Rene, ao invés de gastar melhor e trazer jogadores bons para o elenco. Se não tivessem sentido a pressão da torcida por causa da imprensa no começo do ano, e trazido esse colombiano horroroso, talvez hoje pudessemos contratar o Everton Ribeiro sem problemas, esse sim um jogador que pode acrescentar e muito ao time.

    • Lucas

      Cite as merdas feitas por Donatti e Cuellar. A única que eu sei foi assinar com o Flamengo.

      • Augusto Zamith

        Donatti: Só no jogo de ontem 2 entregadas ridículas, ano passado 2 gols em bolas perdidas por ele, sempre mal posicionado, sempre lento.

        Cuellar: Expulsão logo em seu primeiro jogo, contra o Botafogo ano passado perdeu a primeira e tomou um drible desconcertante do portentoso Salguero sendo responsável direto pelos 2 gols que levaram ao empate, não marca nem pra salvar a mãe da forca, ontem entrou pra cobrir a direita, já entrou fazendo merda e no escanteio ele que tinha que estar na sobra da direita, onde o jogador do flor recebeu sozinho e o vaz colocou pra dentro.

        Ta bom ou quer mais?

    • Ibsen Perdigao

      O zeh nao vale as suas 250 palavras de defesa.

    • Zéx Cunha

      Doente!

    • Marcio Castro

      Estamos falando de futebol profissional, o risco de insistir no amadorismo tem como resultado o fracasso, perda de visibilidade, investimento, publicidade. No futebol moderno, onde a gestão de um clube se dá como uma grande empresa, o mercado flutua como em bolsa de valores, apostar no Zé Ricardo é o mesmo que investir em papéis podres cuja chance de retorno caminha ao lado da incerteza e não da possibilidade de retorno concreto.

      • Douglas Galvão

        Marcio Castro, essa é a mais pura verdade!

    • vinicius oliveira

      Com todo respeito vc falou muita merda.
      No meu ponto de vista, tem que criticar o Zé Ricardo sim, não existe isso de apoio incondicionalmente a técnico ou jogador. Zé Ricardo erra, e erra muito ao manter Vaz no time, erra em sempre apostar nos mesmos atletas pra subistiticoes, e digo mais, nessa sua lógica de não poder criticar era pra termos Wallace no time titular até hj, pq se n fosse a torcida ele não teria saído.

      Todas contratações feitas e que vc citou eram destaques de seus respectivos times e foram disputadas por outros grandes clubes do Brasil e sempre foram unanimidade entre nós torcedores.
      Culler e donati não tiveram sequência, não tem como vc falar que são horríveis cara, podem até ser, mas ngm tem base para análise se eles n jogam.
      Rómulo tá nitidamente sem ritmo e berrio apesar de ter achado o investimento muito caro Ainda precisa se adaptar.

  • Flavio

    admiro treinador que morre abraçado as suas convicções e ideias. mas odeio treinador que morre abraçado com jogador.

    • Ibsen Perdigao

      Pior. Eh wue nao morre abracado. Ou ate morre abracado, mas sozinho. Pois os jogadores jogam o corpo pro lado e voltam para o dia a dia normal. O contrato do jogador eh com o clube e nao com o tecnico

  • Renata

    Boa tarde,Nação!Vamos participar do grupo do Mengão SOU DA NAÇÃO!Basta chamar no whatsapp que adiciono(21-973888601)Mengo

    • Ibsen Perdigao

      Agora que o zeh tem wa. Ele vai estar no grupo!? Hehe

  • João Silvester

    Cuellar sendo preterido por Marcio Araujo é injustiça ao colombiano. Donatti e Juan no banco e Rafael Vaz de titular é difícil de aturar. Esse são os ovos podres. Precisamos do melhores no time JÁ. Apoio o Zé, mas não dá pra insistir com peças que não rendem e ainda atrapalham o time.

  • Breno Araujo

    Zé Ricardo é um técnico de ótimos resultados, dentre eles uma marca de invencibilidade enorme (qual foi a última vez?), melhor aproveitamento desde 2009, ótima média de gols, 3o lugar no Brasileiro (quando foi a última vez?) e um time bom de se assistir.

    Antes do ZR, passaram outros técnicos com renome que não fizeram nem metade, incluindo Dorival, Luxemburgo e Murici. Inclusive o Flamengo passou sufoco para não ser rebaixado.

    Os títulos não são automáticos e virão com o ótimo trabalho prosseguindo.

    Como torcedor do Flamengo, ao invés de criticar eu acho melhor aproveitar a boa fase e apoiar para melhorar ainda mais!

    • – Ryan –

      Venho tentando dizer isso há séculos, mas tem gente que se faz de cego! Estamos fritando um dos trabalhos mais promissores dos últimos anos….

      • Léo Faria

        Nós não. Ze Ruela Ricardo se queima sozinho.

    • mateus

      Você só se esqueceu de dizer que com os técnicos anteriores o elenco do Fla era horrível e por causa disso eles tinham que tirar leite de pedra pra fazer o time jogar.
      ZR tem um put* elenco nas mãos e mesmo assim não consegue nem se quer fazer o simples, que é colocar os melhores como titulares, além de ser frouxo e não largar sua panelinha.

      • Breno Araujo

        Mateus, quando pegou o time do Murici o Zé Ricardo trouxe ótimos resultados com o mesmo elenco durante bom tempo.
        Antes de qualquer contratação, Zé Ricardo trouxe uma cara ofensiva para o time e ‘salvou’ muito jogador condenado por maus resultados.

        Falar sobre ‘panelinha’ é muito superficial. Não acompanhar os treinos, o esforço dos jogadores e palpitar sobre um jogador ou outro que não está como titular é leviano. Salvo quando há uma unanimidade.
        E no elenco atual, não há.
        Aqueles que estão rodando entre titular e reserva realmente são bolas divididas, ninguém se destaca tanto ao ponto de dizer que é uma unanimidade: MA, Rômulo, Cuellar, Mancuello, Berrío…

        • mateus

          Vamos por partes.
          Do que adianta alguns jogadores irem bem nos treinos, mas na hora do jogo não acrescentarem nada ? (MA, VAZ, GABRIEL)
          E se eles não acrescentam nada, porque continuar dando chances a eles ao invés dos outros ?
          Quando o Zé pegou o Time do Muricy ele transformou um time ruim sem padrão em um time mediano sem variação, nada além disso.
          Conseguir bons resultados com o ótimo elenco que o Flamengo tem ATUALMENTE não é mais do que a obrigação de qualquer técnico que esteja a frente do time, com o Zé não é diferente.
          Sou muito agradecido aos serviços que o Zé prestou ao clube, mas se o Flamengo almeja títulos precisamos de alguém mais capacitado, que saiba jogar em diferentes formações, rodar elenco e que faça o time atacar tanto pelo meio quanto pelas pontas, apesar de eu achar que ele seria um excelente auxiliar, podendo se tornar um bom técnico mais a frente.

          • Breno Araujo

            Mateus, realmente temos opiniões diferentes.
            Em termos estatísticos, falar que o Zé Ricardo transformou o time de Muricy em um time mediano é uma falácia.
            Até a chegada do Diego (quando houve um ganho significativo no elenco) o Zé Ricardo conseguiu um aproveitamento maior do que o do próprio Muricy, 58% contra 57%.
            Tendo feito isso no Brasileiro, enquanto o Muricy tinha esse aproveitamento com grande parte dos jogos do Carioca – o que é uma enorme disparidade de dificuldade.

            Adicionalmente, considerando somente esse período, ele foi melhor do que o Oswaldo e o Luxemburgo.

            Mas, se ainda acha que o Zé Ricardo poderia ser somente um excelente auxiliar, tudo bem. Temos opiniões diferentes.

      • Adriano Furlaneto

        Tinham que tirar leite de pedra e mesmo assim os torcedores pediam a cabeça deles. Porque condenar o técnico de o time é que era ruim. Não seria mais inteligentes se mantivessem o técnico? A resposta é simples: torcedor sempre a cabeça técnico a menos que este ganhe tudo. O maior exemplo foi o Tite campeão mundial ter sido demitido do Corinthians.

        • mateus

          Infelizmente grande parte dos torcedores não se importam de quem é a culpa, só querem resultados.
          No minha opinião, Um outro técnico mais capacitado deve assumir, pelo fato de o Flamengo estar evoluindo em todos os sentidos e com o técnico não pode ser diferente, principalmente pelo próprio Zé já ter mostrado ser bastante limitado e inferior a alguns técnicos que estão disponíveis.

    • Ednei P. de Melo

      Onde assino? &;-D

  • Boa coluna… Vai acabar se afogando abraçado com Vaz, Araujo, Gabriel e Cirino… Lamentável Rodrigo Caetano e a diretoria aprovar isso… Esqueceram que estão na Libertadores…

  • Murilo LaRock

    Para mim a maior critica ao ZR é em relação a essa nossa saída de bola ridícula que temos, algo que se estende desde o ano passado. Independente se temos o Vaz na zaga ou o Marcio Araujo de volante, saída de bola é treinamento, é posicionamento de jogadores, e isso simplesmente aparenta que não é treinado. Qualquer equipe que enfrenta o Flamengo coloca um pouco de pressão na saida de bola e sabe que vai vir um chutão ou uma entregada. Obviamente que o problema se agrava quando o Muralha não consegue rifar a bola nem pra lateral e o Vaz não consegue dominar um toque do goleiro, mas o que me irrita mais é que eu sei que a troca de alguns jogadores não irá resolver o problema da nossa saída de bola, e o que irrita mais é que o ZR já vai fazer um ano a frente do time sem nenhuma evolução nesse quesito.

    • Adriano Furlaneto

      Não acho que saida de bola seja apenas treinamento. E nem temos tanto problema assim na saída de bola já que quase todo mundo (incluindo os flores) jogam retrancados contra nós. Não vc temos saída de bola porque os jogadores que estão jogando do ruins demais. Rômulo não se achou, Vaz que poderia ser bom nesse quesito consegue entregar a paçoca umas quatro vezes no mesmo jogo. MA dispensa comentários. Rever e Donatti não são nenhum primor nesse quesito. Prá consertar isso aí quem tem qualidade é o Juan, porém tem outras questões que pesam contra ele. O Cuéllar pode dar certo ali, mas prá mim o melhor seria o Ronaldo.

  • Marcio Castro

    Para sacramentar, tirando Tite e o Cuca, qualquer outro nome conhecido está no mesmo nível, embora acima do Zé Ricardo.

    • Ibsen Perdigao

      Mesmo nivel embora acima!? Tendi nada fera!

      • Léo Faria

        2.

      • jeferson

        Deve ser pq Zé Ricardo não passa de um aprendiz a técnico e os demais pelo menos tem experiência

        • Ibsen Perdigao

          Eu disse o contrario?

      • Marcio Castro

        Vou desenhar, ZR está abaixo dos medianos, na linha dos fracos.

        • Agnaldo Alves

          Pois bem…vai a pergunta: Qual o técnico você queria no Flamengo? Não fique em cima do muro, se hoje você fosse presidente quem você colocaria à frente do time do Flamengo? Só não diga Tite e nem Cuca por que esses, no momento, não passam de ilusão.

          • Marcio Castro

            Excelente pergunta, mas te respondo rápido, Luiz Felipe Scolari.

        • Ibsen Perdigao

          Cara. Ironia eh maneiro, quando de fato ela eh feita. Do mesmo nivel embora acima nao existe. E nao vem com esse papinho de : quer que eu desenhe!? Ate pq, nem desenhar vc desenhou.

          • Marcio Castro

            Tite e Cuca

            _____________________

            Luxa, Dunga, Autorizo, Felipão, Jorginho e etc.

            ________________________

            Zé Ricardo

          • Marcio Castro

            A vírgula separa a oração eu não escrevi “no mesmo nível embora acima”, escrevi “qualquer outro nome conhecido está no mesmo nível, embora acima do Zé Ricardo”. Resta claro que o Zé Ricardo não está em um nível ainda mais baixo que aqueles de nomes conhecidos.

          • Ibsen Perdigao

            Joao eh mais alto do que paulo, embora paulo seja do mesmo tamanho. Quem eh mais alto? João ou paulo!?

          • Marcio Castro

            Kkkkk

          • Ibsen Perdigao

            O importante eh que o zeh está abaixo do que a gente precisa. Hahahaha

  • Pablo Caiado

    Flamengo Ganha (só pegou time ruim)
    Fluminense ganha (Abel é fantástico)

    • Léo Faria

      Compare os elencos,desempenhos e tempo de trabalho dos dois técnicos nos atuais trabalhos.

      • Pablo Caiado

        ZR foi 3º no brasileiro com campanha de campeão.
        Vamos ver se o Abel será demitido ou deixará i Fluminense na mão como sempre faz

    • Ibsen Perdigao

      Esquece abel cara. Foco no nosso umbigo.

      • Pablo Caiado

        Eu sei, mas tão falando dele o tempo todo aqui…

        • Ibsen Perdigao

          Sim torcedor eh torcedor. Como ficam falando tb que time esta melhor do que o flamengo, que time esta jogando bem. Isso eh para os dois lados. O fato eh. Foco no flamengo. Como estamos jogando

          • Evandro Caldeira

            Estamos jogando mal, muito mal!

        • AMRS

          Em dois jogos contra ele…fomos engolidos!! Difícil não comparar né??

          • Pablo Caiado

            3 a 3 e 1 a 1 …
            FOmos engolidos…
            Não dá pra discutir…
            Valeu

          • Yan Balduino

            Se o Fluminense fosse competente para aproveitar as chances que teve, mesmo que o Flamengo fizesse as dele, teríamos tomado uma sova. Não me conformo com flamenguista querendo mascarar os problemas do futebol do time. Não jogamos bem contra os grandes e pronto. San Lorenzo foi exceção e não regra. Então a indignação da torcida é válida. PONTO.

          • Evandro Caldeira

            Os caras ficam chateados e fingem que está td bem! Espero que melhore, pois os testes e rodagens já foi feito e não acredito que tudo está ficando preocupante e a maioria cega!

          • AMRS

            Ha Pablo, blz…. contigo é apenas no resultado… firmeza, fiq com suas conclusões e eu com a minha!! SRN

    • – Ryan –

      O herói dos caras é o Marcelo Oliveira irmão…. pergunta pra qualquer torcedor do Palmares, Atlético – MG se queria ele de volta (no atlético o elenco dele era na minha opinião o melhor do Brasil)…

      • Pablo Caiado

        Pois é, não passou 6 meses no Atlético…

  • Léo Faria

    Ze Ricardo nunca fez bom trabalho no profissional. Não lembro do último jogo em que o Flamengo tenha jogado bem e dominado a partida.
    Os resultados sempre massacraram o desempenho ruim do time.
    A torcida ficou cega com o cheirinho, com a velha mania de achar que tudo que sai da Gavea é bom e com a lenda do jovem técnico promissor de ideias novas.

    • Murilo LaRock

      O mais recente que eu lembro foi contra o Santos, dominamos a partida, mal demos chance ao Dorival.

      • Valcinei Luiz Lima

        Exato,mas nesse ano ainda ñ tivemos um jogo assim,tirando é claro,as peladas contra os nanicos cariocas

        • Murilo LaRock

          sim, to levando em consideração uma partida contra um time decente, pois ganhar do Bangu na minha concepção é uma obrigação

        • AMRS

          Peladas como essas q fazem muitos torcedores acharem pereba craque!! Meu Deus, como tem gente q não consegue enxergar um óbvio!!

        • Adriano Furlaneto

          Só os dois jogos da Libertadores (infelizmente perdemos um deles). Boa parte de nossos adversários vivem jogando retrancados. Infelizmente precisamos de resultados e temos que aprender a furar esses times retranqueiros. Nisso realmente temos pecado. O jogo de ontem eu nem considero. Foi ridículo o número de falhas individuais. Parece que ninguém estava concentrado na partida.

      • Léo Faria

        Aquele jogo que o Santos vendeu o mando e jogou sem Zeca,Thiago Maia,Ricardo Oliveira,Lucas Lima e Gabigol.

  • Dinheiro sobrando é mt bom, estádio CT de luxo, estrutura de primeira, percentual técnico bom, invencibilidade, elenco de primeira, dos melhores clubes do Brasil, etc, etc… SE UM TIME GIGANTE COMO O FLAMENGO, NÃO GANHAR TÍTULOS EXPRESSIVOS NÃO VALE NADA!!!! TIME GRANDE VIVE DE TÍTULOS!!! ISSO NÃO É “MODINHA”… Se o treinador tem percentual bom MAS NÃO GANHA TÍTULOS, NÃO SERVEEEEEEE!!!!!! RUA!!! É assim no Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo, Fluminense, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Inter, Grêmio, etc, etc, etc……………..

    • Douglas Galvão

      VERDADE ABSOLUTA!!

    • Evandro Caldeira

      Perfeito o texto e sua opinião, ganhar partidas e não conquistar títulos é para os times pequenos que lutam para se manter na elite! Time grande deve ter ganância e o treinador precisa ser faminto por títulos!!!

    • – Ryan –

      Bom, até agora disputamos dois títulos com o Zé. Fomos eliminados vergonhosamente contra o Palestino, e ficamos em terceiro no brasileiro nos critérios. Até agora não entendi o pq tanto choro. Ah e outra coisa, não compare meu time com times que disputaram Série B, que sobem no tapetão e q tem estádio doado pelo governo por favor.

      • Evandro Caldeira

        Daqui a 2 jogos contra o CAP iremos ver se é a maioria ou minoria que tem razão de criticar.

        • – Ryan –

          Não adianta, vamos ganhar os dois jogos e vão dizer q com o Zé o time não vai longe.

          • Evandro Caldeira

            Ele precisa convencer mostrando títulos e tem que no mínimo conquistar 4 pontos(torço por 6) nestes 2 jogos, pois o time está mal em 2 competições e horrível em campo ou eu estou errado, cego, tonto ou equivocado, na libertadores hoje o Flamengo não está classificado ou eu estou errado?

      • Ano passado, carioquinha, estadual (murici), copa do brasil, sulamericano, brasileirão, esse ano carioquinha já foi… comparei com o supra sumo futebol brasileiro, segundo o seu aval times de segunda divisão, que foram campeoes brasileiros, libertadores e mundial nos últimos anos…. E o mengão parou em 2009… depois de 17 anos… Torcedor tem que ser apaixonado como vc e todos aqui são… só isso não GANHA TÍTULOS!!! Flamengo não desce, mas não GANHA!!!… Não descer pra segundona não é TÍTULO!!! E não adianta, contra FATOS não há ARGUMENTOS!!!!!!!!!!!!!

        • – Ryan –

          O carioca já acabou? O BR já começou? A libertadores já chegou na metade pelo menos?

          • Meu amigo, ele pode e, COM ESSE ELENCO, DEVE ganhar quase TUDO!!! Já virou obrigação!!! E TORÇO MUITO PRA QUE ISSO ACONTEÇA!!! SOU RUBRO NEGRO QUERO VER MEU TIME CAMPEÂO ATÈ SEM TÈCNICO… o problema é que quem entende um pouco de futebol e é TORCEDOR, PERDEU A CONFIANÇA NO ZÉ RICARDOOOOO!!!!!!!!!!!!!!! Não estou menosprezando sua opinião Ryan, mas ESTAMOS MANIFESTANDO A NOSSA!!!! Vc tem direito e nós tbm!!!! ABRAÇãO AMIGO!!! Vamos torcer!!!!!

          • – Ryan –

            Ok, só não suma semana que vem por favor! SRN!

          • Amigão vou torcer até mais que vc pro Flamengo ganhar… EU NÃO TORÇO PRO FLAMENGO PERDER!!! Torço MUITO PRO ZÉ RICARDO ACERTAR O TIME!!! Afinal de contas, quem está lá como técnico é ele, mesmo sem inspirar confiança… Aqui não é lugar de RIXA… SE VC ESQUECEU EU TE LEMBRO: TORCEMOS PRO MESMO CLUBE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu sumo e apareço a hora que eu quiser!!! Sou livre e o site dá essa liberdade!!! Já mandei o abraço!!!! Vai brigar com vascaino… melhor, nem isso, mantenha a classe de um bom rubro negro!!!! Abração!!!

    • Adriano Furlaneto

      Por isso que o futebol brasileiro está um lixo.

  • jeferson

    Esse Zé Ricardo é uma enganação kkkk como um cara que é intitulado de estudioso escala Vaz, MA, Gabriel e a panelinha toda com tanta frequência e não da as mesmas oportunidades pra jogadores que vêm buscando seu espaço? ele não passa de um aprendiz paneleiro e medroso, essa é a realidade!

    • Bruno Martínez

      Vai morrer abraçado com esses caras e quando chegar o novo técnico vai barrar esses lixos .

  • rubro negro

    vamos apoiar! não é momento, temos jogos importantes pela frente

  • TROBERO EIRAVI

    Não sou oportunista se olharem o histórico de minhas postagens verão que nunca morri de amores por esse técnico, mas ele colocava o Fernandinho e o cara fazia gol. Colocava o Gabriel e também fazia gol…ai ficava difícil contesta-lo. Teorizei que o mesmo era um viajante do tempo, pois sabia tudo o que iria acontecer. No entanto parece que sua magia ou sua sorte de principiante acabou. Agora se ele virar o jogo e for campeão da libertadores, continuarei não gostando dele.

  • ralphpinheiro

    Questionamentos sobre atuação do time em certos jogos ou de algum jogador é natural, mas taxar de fracasso um trabalho que está começando? Já acabou a Libertadores? Já começou o Brasileiro? Já acabou a Liga?
    Cara, se vc não gosta do Zé Ricardo é questão de gosto pessoal mas querer embutir algo que não existe é pura má vontade e imparcialidade.
    Como disse o colega rubro negro: vamos apoiar! não é momento, temos jogos importantes pela frente.

    • Bruno Martínez

      Esse colunista do site é um dos que mais defende zé ricardo e sempre apoiou o zé…antes de vc criticar o cara tem que procurar saber.
      Pior cego é aquele que não quer ver, seu trabalho começou ano passado e vai fazer um ano e nada mudou nesse time as peças continua as msm marcio araujo,cirino,gabriel e agora vaz jogadores de péssima qualidade e que o próprio pediu renovação (gabriel e caramujo),quero ver quando sair do carioca que muitos dizem que não vale nada e sair da primeira fase da liberta pois com esse bando em campo sem variações táticas,um esquema engessado e pasmem sem uma jogada ensaiada e até as flores com time reserva tem e quase marcaram se não fosse o muralha.
      SRN.

      • Agnaldo Alves

        Amigo se o clube sair da primeira fase da libertadores e não ganhar o carioca não será diferente dos últimos anos..É sério que vocês estão querendo arrancar um técnico com aproveitamento de 65%, que perdeu um unico jogo oficial em 2017 pra colocar um qualquer desempregado? É serio isso?

        • Bruno Martínez

          A questão não é a primeira vez e sim o elenco que o flamengo possui,jogadores recebendo em dia, centro de treinamento top de linha, a diretoria deixa ele trabalhar e decidir tranquilo seus jogadores.
          Eu quero ver vc me mostrar onde o Flamengo está jogando bem? Cadê as variações? Cadê a meritocracia? Vitorias como San Lorenzo maqueiam seu “65%” de aproveitamento, Zé Ricardo tem o que muitos técnicos não oportunidade que é ESTRUTURA, pega um clube grande e onde teve uma vitória inquestionável?
          Duvido vc apontar uma esse ano,pois não teve.Seu esquema é engessado quando está no sufoco muda pra 442 e só.
          É minha opinião não sou obrigado gostar de seu trabalho então espero que vc respeite a opinião alheia.

          • ralphpinheiro

            Colega, acho que vc não leu o que escrevi. Digo e repito, criticar a forma do time jogar, ou algum jogador que esteja no time é NORMAL, ninguém está isento de erros, só não acho legar botar como título de artigo a palavra “fracasso” como resultado de um trabalho de 3 meses este ano, em que nenhum resultado de fato aconteceu. Se depois de um tempo não surgir resultado, aí vc pode criticar o que quiser, mas dizer isso agora é pura parcialidade. Não é porque também é rubro negro que tenho de aceitar tudo que escreve. SRNs

          • Bruno Martínez

            Não claro…respeito sua opinião mas esse colunista poderia ser taxado como “ricardete”,isso é uma amostra que as pessoas estão preocupadas pois não é trabalho de 3 meses e sim de mais 10 meses e parece que o time não evoluiu nada.
            SRN.

          • ralphpinheiro

            Vc acha que não evoluiu nada? Ha, vencer os pequenos do carioca não serve como exemplo, vencer a Liga não serve, dar de 4 x o no San Lorenzo foi atípico. Pô, cara vamos pensar direitinho. Claro que o time tem muito a evoluir. Claro que o ZR comete erros, mas dizer que é fracasso? Tá longe disso. Vendo times como SP, Corinthians, Santos penarem no paulista, CB, Liberta, temos um trabalho em evolução. Tivemos uma das defesas menos vazadas de 2016 e agora que o Vaz não está bem a defesa é a pior de todas. Temos um dos melhores meio campistas atualmente e tem colega dizendo que o Diego está um pouco acima da média. Poxa, isso é bipolaridade ou é oito ou é oitenta. Estou longe de ricardete como dizem alguns idiotas aqui. Tenho críticas quanto a armação do time e algumas peças, mas não posso nunca dizer que o cara não presta e nem que deveria sair. Pra botar quem? Luxa? Cristóvão? Celso Ruth? Medalhões manjados de métodos manjados, os mesmos velhos técnicos da era 7 x 1? Pra ver esses caras de novo aqui prefiro investir no ZR.

          • Bruno Martínez

            Em nenhum momento falei que seu trabalho é um fracasso…pois a meta de um clube grande é títulos e que até o momento na minha visão nem carioca ele consegue ganhar pois duas vezes Fluminense de abel braga deu um baile do estagiário,ele é teimoso mantém jogadores péssimos e chances ilimitadas ao gabriel,cirino e marcio araujo na minha opinião ele tinha que afastar o jogador(banco),até para preservar o atleta.
            San lorenzo não é parâmetro mano os caras estavam mais de 6 meses sem jogar um misero jogo oficial e claramente os caras cansaram no segundo tempo e é sério vc querer comparar o campeonato carioca com paulista?
            Sempre um pequeno ganha paulista pois os pequenos de são paulo são estruturados,não tem como comparar os pequenos do rj com os de sampa,acaba o paulista os clubes grandes fazem a cata nos pequenos paulista.
            Ultimo pequeno carioca ganhar um carioquinha eu nem existia nesse mundo.
            Se ele manter esses jogadores vamos sofrer e sairemos sim na primeira fase da liberta,zé ricardo está perdendo o grupo já tem jogadores insatisfeitos ele não tem pulso firme…vc tem que entender que isso é Flamengo ele não está comandando o botafogo, quero títulos mano.

        • Ibsen Perdigao

          Uma merda justifica entao uma outra merda? Pq outras vezes nao passou da primeira fase da libertadores e nao ganhou o estadual, significa que eh normal isso acontecer e se acontecer de novo, tudo tranquilo. Faz parte

          • Agnaldo Alves

            Não, significa que “se acontecer” não há por que desesperar e dar ataque de pelanca culpando o técnico, o presidente, o papagaio da vizinha, Papa Francisco etc…Flamengo tá indo no caminho certo, manteve o técnico, montou um bom elenco, paga em dia e dá a estrutura necessária, se vai ganhar ou não são outros quinhentos.

          • Ibsen Perdigao

            Então vc acha que o flamengo vai jogar bem e fazer um ano bom com o zeh ricArdo. Correto!? Vc menciona manteve o técnico. Logo eu entendo que vc considera que ele eh bom e que a manutenção dele fará bem a fla. procede? E que estamos reclamando sem nenhum sentido ( inclusive com ataque de pelanca) pois estamos enfrentando oscilações normais de um time que está se ajustando. Certo?

          • Agnaldo Alves

            Flamengo vai jogar bem e fazer um ano bom? Não sei, como ninguém pode dizer que o time vai ser eliminado na primeira fase de libertadores e irá mal ao longo do ano. Futebol brasileiro está ruim de técnicos, não adianta achar que tirando o ZR e colocando qualquer outro o panorama vai mudar, talvez até mude por um tempo, mas depois volta a mesmice, não temos técnicos capazes de promover um padrão de jogo que faça um time jogar bem TODOS os jogos, no Brasil ninguém joga assim, o único que (na minha opinião) conseguiu isso foi o Tite, mas está na seleção, de resto Paulo Autuori, Levi, Marcelo Oliveira, Eduardo Baptista, Abel Braga, enfim, qualquer um fará isso, portanto, a manutenção de um técnico produz melhores resultados, isso é fato, mas se a diretoria preferir mandar embora o Zé que o faça, minha vida não vai mudar, continuarei trabalhando, vivendo e torcendo pro Flamengo, quer o time ganhe ou perca. SRN

  • Alexander Copello

    Sinceramente, acho q o ZR conseguiu dar volume a este time…um trabalho q vem sendo construído desde o fim de 2016 e nisso ele tem mérito. Jogos realmente ruins fizemos nos dois contra os flores e o último contra os vices…ambos no carioqueta e que literalmente valem pouco (ok teve a decisão da guanabara, mas vale pouco). Lendo a coluna…não vejo o autor pedindo a cabeça do ZR e sim analisando o início de uma tendência negativa…q deve ser observada pelo ZR e rapidamente mostrada aos jogadores…para eles entendam q não é hora de decrescente…à partir de agora intensidade só pode aumentar. dia 12 tá chegando…deixa o cara trabalhar…

    • Alexander Copello

      uma coisa boa é q mesmo jogando mal…a gente não perde…jogar mal vai acontecer…e o time precisa entender q qnd perceber q está jogando mal…não pode perder…entendem

      • Ibsen Perdigao

        Sera que jogar bem vai acontecer? Brasil na copa de 2014 segui esse roteiro vencedotr que vc menciona. Foi seguindo adiante sem jogar futebol, ai vc viu o resultado quando bateu de frente com um time que jogava futebol. O flamengo vai ser a mesma merda. Vai ser atropelado quando enfrentar de fato um time bom

  • Romario

    Se o Flamengo não ganhar o brasileiro ou a libertadores com esse elenco, eu vou ficar muito puto. Inaceitável.

    • Fabiano Santos

      Inaceitavel??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pronto, agora somos o Barcelona e não sabia, ai, eu torço para o mengão é não Barcelona.

  • Agnaldo Alves

    Vendo as reclamações sobre o ZR, sobre o Marcio Araujo, Berrío e outras questões sobre o Flamengo cheguei a seguinte conclusão: Problema do clube é a torcida! PQP time tá jogando bem, técnico tá fazendo o trabalho direito, todo mundo jogando e treinando e parte da torcida insiste em querer tumultuar o ambiente. Que chatice. Se eu fosse o presidente faria um muro rubro negro das lamentações e colocava na gávea.

    • Yan Balduino

      Aos que lerem esse texto, podem parar em “o problema do clube é a torcida”, “time tá jogando bem”, “técnico tá fazendo trabalho direito” ou “todo mundo jogando e treinando”. Infelizmente eu li tudo, mas vou poupá-los.

      • Alexander Copello

        yan…problema do time sempre é o time…e internamente devem resolver…mas q nossa torcida é uma das mais bipolares é sim…e comete ações no estádio q as x não entendo

      • Agnaldo Alves

        Parte da torcida do Flamengo é chata e chorona, me pergunto se não são botafoguenses disfarçados…

    • Fabiano Santos

      Concordo, daqui a pouco tiram o ze ricardo, ai colocam um medalhão atras do outro como sempre, mas como frisou, o mengão não é uma potencia ainda não pelo time e sim pela torcida, q muitos são escrotos e arrogantes, q pra eles se não entrar o jogador ou tecnico q eles qrem ja não presta, vão tudo tomar no c….

      • Yan Balduino
        • Bruno Martínez

          ?
          ?

        • Agnaldo Alves

          Não seja desonesto amigo, aqui se torce pro Flamengo, mas sem o pensamento imediatista e arcaico que sempre nos colocou como motivo de chacota. Querer a demissão de um técnico que está no clube há menos de um ano, aproveitamento de 65%, que perdeu um jogo oficial em 2017 é bizarro, é insano.

          • Yan Balduino

            Vocês só analisam resultado, não desempenho. O time não joga um bom futebol. E é diferente criticar o Zé Ricardo e querer ele fora. Mas são nítidos os problemas atuais do time. Por que ele é tão teimoso? Me desculpe, mas se a maioria da torcida perdeu a fé no ZR (embora alguns nunca tenham tido), é por causa dele mesmo.

          • Agnaldo Alves

            Não analisamos desempenho? Pegamos os nanicos do RJ e goleamos. Pegamos os grandes do RJ e não perdemos, jogamos contra um time argentino que estava parado há meses e goleamos, jogamos bem, fora de casa, contra o chileno mas perdemos. Pode me dizer onde está o problema? Se formos analisar por desempenho a coisa melhora muito pro ZR, hoje ele está sendo analisado (injustamente) pelo resultado de ontem, se tivessemos ganhado de 4×0 essa coluna estaria num silêncio sepulcral.

          • Yan Balduino

            Isso é análise de resultado. Fale-me mais sobre o futebol praticado. Sobre os erros de criação, de construção de jogadas, excessivos cruzamentos, linhas espaçadas etc. Não é por coincidência que jogamos mal contra os reservas do Grêmo, reservas do Botafogo, Reservas do Fluminense, empate contra os titulares do Vasco e titulares do Fluminense. Contra o San Lorenzo o 1º tempo foi horrível, mas jogamos bem depois que fizemos o 1º gol. Contra o UC realmente jogamos bem e perdemos. Mas novamente, você está analisando resultados. Pergunta aí qualquer torcedor que está indignado com o treinador se é só por causa desse ou outro empate. É por causa das atuações. O elenco é o mesmo, o treinador é o mesmo. Porque o Flamengo continua apresentando os mesmos problemas no quesito futebol da reta final do ano passado. Aliás, quando o time perdeu forças no ano passado e falávamos da previsibilidade do esquema do ZR e de sua incapacidade de fazer o time voltar a jogar bola de outra maneira, disseram que o que fez o time cair de rendimento foi o cansaço, sendo que isso aconteceu justamente quando voltamos ao Maracanã. Estranho, não?

            O time para chegar forte nas competições precisa ter um bom padrão de jogo e apresentar um futebol decente. Você falou que o desempenho foi bom porque não perdemos para os grandes, mas o Fluminense mereceu ganhar os dois jogos, não pelo que jogaram, mas pelo erros que cometemos e o que jogamos. E contra o Vasco, apesar do roubo, só ficamos melhores na partida quando Luís Fabiano foi expulso. E mesmo sob vantagem no placar e numérica, nosso time recuou mais vez até ceder o empate. Se estivéssemos no ataque para matar a partida, ele não teriam achado o pênalti. Nem sequer atacado, como naquele chute do Douglas no nosso travessão. Então, o time ainda tem problemas ofensivos, defensivos, de organização, de criação, enfim, que não deveriam ser constantes para o tempo que o ZR está no comando. Eu tinha esperança que ele pudesse fazer o time jogar, mas infelizmente eu perdi. O time segue repetindo os problemas e ele sempre com o mesmo discurso. Fora alguns jogadores que há muito tempo não estão rendendo, mas ele,excessivamente conservador, os mantém como intocáveis.

          • Helton

            Parabéns, Yan!
            Na minha opinião, a sua argumentação não merece qualquer reparo. Abrangente, consistente e, sobretudo, precisa.
            SRN!

          • Ibsen Perdigao

            Grandes do rio? Vasco? Botafogo reserva? Fluminense reserva? Mesmo os pequenos que goleamos vc viu um time bom!?

          • Juan Oliveira

            Pegamos grandes do Rio desfalcados ou com time reserva. Olha folha salarial do nosso time cara, tu acha que está tudo indo muito bem? Quando a gente for eliminado da Libertadores, coisa que tenho certeza que vai acontecer se continuar assim, você não muda de opinião, tá? Já estamos no mês de Abril e o time joga espaçado e sem sangue, o lance do Muralha tocando a bola para o Vaz é o típico de time desinteressado e o Bandeira vem criticar juiz. Já to tomando raiva dessa direção.

          • Agnaldo Alves

            Relaxa irmão, quando a gente for eliminado da libertadores (e isso é possível) a gente fica nervoso e desabafa aqui na coluna, até lá vamos guardar a paz no coração, vamos deixar o negativismo de lado. Flamengo não está jogando bem? Depende do ponto de vista, se formos olhar para Barcelona, Real Madrid, Chelsea entre outros times europeus, sim o Flamengo está jogando mal. Mas se formos olhar para os times nacionais estamos à frente da maioria dos times, estamos sim jogando bem, perdemos apenas um jogo oficial na temporada, então, é uma boa marca. Não fique nervoso, dá azia, faz mal pro estômago. SRN

          • Juan Oliveira

            Agnaldo meu amigo, o que me deixa irritado cara, é a passividade desse diretores, nosso time mudou muito de 2014 para cá, mas o comprometimento é o mesmo, zero. Olha aquele lance do Vaz cara, isso me deixa revoltado.

  • Abutre

    O Zé Ruela teve um grande mérito de corrigir a nossa zaga, que era uma mãe antes da chegada dele e conseguiu um grupo unido, coisa rara no futebol de hoje onde quase ninguém aceita ser banco…
    Mas, fora isso, o seu esquema de jogo é muito previsível…
    Ele é teimoso demais e insiste em jogadores queimados com a torcida…

    Por exemplo, todo mundo queria o Rômulo no lugar do M Araújo…
    O Zé está todo dia vendo os caras nos treinos, tem informações e estatísticas do GPS… e a torcida de fora quer saber mais do que ele? É claro que ele está vendo quem está melhor…
    Mas, se a torcida enche o saco, coloca o que a torcida quer…
    O Rômulo começou a mostrar falta de ritmo e a torcida já estava começando a entender o porque do MA…

    A torcida pegou no pé do Vaz? Tira o cara e põe quem a torcida quer…
    Se quem entrar não conseguir jogar igual ou melhor do que o Vaz, logo vai ficar claro que as escolhas do Zé foram ou não as melhores…

    Mas, essa teimosia vai desestabilizar o grupo, porque a pressão da torcida vai aumentar cada vez mais, especialmente se não for campeão desse carioqueta ou, pior ainda, se for eliminado na primeira fase da Liberta…

  • Cristianoooool

    Muita irresponsabilidade postar uma matéria desta. O Zé dá volume de jogo, posse de bola, equilíbrio ao time, não quer aparecer mais que os jogadores… Não se pode fazer um omelete sem ovos. Ele não é perfeito assim todos os outros treinadores tb não são. Ele não pode fazer gols ou defender. O que depende dele está sendo bem feito. A torcida pede o Rômulo e depois pede sua saída. Pede o Mancuello e depois pede sua saída. Pede o Berrío e agora pede sua saída. Treinador tb precisa de confiança. Ficar criticando sem conhecimento técnico é fácil…

    • Alexander Copello

      rssssss…vdd cristiano. Mas é obrigação do ZR observar q o time vem decrescendo em qualidade…e é obrigação dele energizar o time de novo, espero e torço para q ele consiga…time ele tem.

    • Vinicios Mendes

      OK ele dar tudo isso… mas oque dar vitória e 3 pontos é gols e não tomar, engraçado que ele dar volume, posse de bola… mesmo assim só vejo desastre nos jogos, engraçado né?

  • Abutre

    Não adianta tentar salvar o investimento no Cirino… Não deu certo? Fazer o quê? Futebol é assim mesmo, não é uma ciência exata…
    Rever foi caro para o Inter e não deu certo lá. Aqui é o xerifão da zaga, titular incontestável.
    Tentaram salvar o investimento que o Fla fez no Cadu e só prejudicaram o time que sempre jogava com menos um em campo, devido a nulidade do cara…
    Será que não aprenderam e vão fazer a mesma coisa com o Cirino?
    Já que não deu, acabem de enterrar a carreira do Cirino.
    Coloque ele na academia pra treinar todo dia e larguem ele pra lá…

    Damião também só dá pra jogar contra time pequeno, e olhe lá!

    Esse meio campo só vai bem quando Diego está bem…

    • Alexander Copello

      Caso cirino… na minha humilde opinião é uma estratégia da direção de futebol para ele jogar e algum time querer pegar…pq o flamengo tá morrendo com este pepino na mão…relaxa q cirino não entra em liberta p.ex

      • Yan Balduino

        Porque ele foi inscrito então?

      • Ibsen Perdigao

        Mesmo que fosse seria um tiro no peh pois ele eh horroroso. Ele se desvaloriza. Mais facil tirar do circuito e tentar negociar assim mesmo

    • Juan Oliveira

      Aí que tá cara, Zé não é o único culpado.

  • Fabiano Santos

    Muito torcedor d outros times aqui, alem das viuvas do paty rsrsrsrs

    • Bruno Martínez

      É sério que esse é seu argumento?
      Diga algo construtivo e pare de escrever besteira mano.

    • Vinícius Quintanilha

      Criticar o EBM: Quer a Paty de volta.
      Criticar Zé Ricardo: quer medalhão ultrapassado.

      Ah, esses chavões ridíiculos que são falácias de falsa dicotomia…

      • Juan Oliveira

        É isso que sempre digo aqui cara, não pode criticar essa mula do Zé que automaticamente quer a paty de volta.

    • Yan Balduino

      Tem razão, muitos torcedores de outros times aqui. O seu, por exemplo, é o ZÉ RICARDO FUTEBOL CLUBE!!!

      • Vinicios Mendes

        Traga um Oscar Pra esse mito, torcedor de treinador e pior que defensor do Márcio Araújo.

      • Juan Oliveira

        Mano, aonde é o seu endereço? Preciso te enviar um oscar kkkkkk

  • Yan Balduino

    O Zé Ricardo merece quase todas as críticas aqui fundamentadas. Mas, da mesma forma que ele era blindado após os bons resultados contra os nanicos do Carioca e bastou uma sequência de jogos terríveis contra times de maior escalão para ser criticado até pelos seus defensores, por enquanto o verdadeiro culpado por tudo isso é esquecido, mas será lembrado e devidamente criticado caso tudo vá por água abaixo esse ano. Da mesma forma que alguns falam que o Zé Ricardo desse ano não escapa, o ser maior responsável por tudo isso também não escapará se passarmos mais um ano em branco.

    • Alexander Copello

      Yan…os dois jogos q mais importavam o time jogou bem…mas infelizmente perdeu 1…estou curioso, qual seria o outro cara responsável q não escapará?

      • Yan Balduino

        Se não coquistarmos nada esse ano você saberá. A resposta é mais óbvia do que se imagina, mas se falo aqui explicitamente, os defensores assíduos, ou melhor, torcedores “dele”, virão com tudo. Sobre os jogos que você falou, contra o San Lorenzo foi bem só depois do 1º gol, porque o 1º tempo deu sono. Contra a UC foi bem e infelizmente perdemos. Mas não dá para jogar tão mal os demais jogos. Ao contrário do que a maioria pensa, eu quero sim ganhar o Carioca. F*da-se não tem mais tanta importância, mas ultimamente não conquistamos nem isso. E depois, a Libertadores é muito difícil de se conquistar. Todo ano os times “se poupam” das demais competições e depois que são eliminados acabam ficando sem nada. Caso estejamos disputando a Libertadores e o Camp. Brasileiro simultaneamente o discurso vai ser o mesmo? Resultados no Brasileiro não valerão nada? Se formos eliminados da Liberta perderemos mais outro campeonato. É claro que se conflitar as datas é melhor priorizar a Libertadores. Mas abandonar o outro campeontato? Jamais.

  • PlayerLEL “tHe ZiK’A dO bAgUi”

    Sobre o Flamengo:

    Me incomoda o fato de que o ataque, não estar sendo criativo como gostaríamos,
    variações de jogadas, variações táticas, coisas que são treinadas etc. No ataque,
    Guerrero e Diego sabemos das suas qualidades e me incomoda muito, muito mesmo, o fato do Arão querer jogar mais adiantado e não acertarem o posicionamento, quando ele vai ao ataque, teríamos 3 na linha defensiva, em vez de 4 que é o ideal, 2 volantes e 2 zagueiros, pq os laterais sempre sobem. Mas os jogadores das “pontas” do esquema do Zé E DO NOSSO ELENCO não costumam driblar, furar defesas, última vez que vi uma jogada dessa foi do próprio Berrío contra o vasco lá em Brasília, que por sinal rendeu um gol pra gente numa jogada individual, NÃO COLETIVA que pra mim, seria o ponto chave se quisermos ganhar títulos esse ano, O COLETIVO é que tem que funcionar, pq diferente do Zé eu acho que o Flamengo não tem tantos jogadores de alto nível… pra podermos depender deles

    • PlayerLEL “tHe ZiK’A dO bAgUi”

      a prova disso é o 3×3 com fluminese, erros coletivos e alguns individuais nos levaram aquele resultado… lembrando que o Flamengo chegou a virar o jogo naquela partida

    • Evandro Caldeira

      Olha, não temos 1 atacante habilidoso, Thiago Santos é o único individualmente! Mas está lesionado.

      • PlayerLEL “tHe ZiK’A dO bAgUi”

        Verdade tinha me esquecido deste, e olha que se me lembro bem o Ederson tbm era driblador… mas esse tempo já foi

  • Vinicios Mendes

    Queria ver se quem estivesse fazendo essas cagadas fosse o Osvaldo, Cristóvão, Joel Santana… se a maioria não estaria fazendo coro pra eles vazarem, o problema é que pregaram (diretoria e parte da torcida) um amor tão grande nele que o tratam como se ele fosse um milagreiro, minha gente, libertadores pra 2017 estava no planejamento do ano passado desde o término do campeonato de 2015, investiriam pesado em elenco e estrutura pra alcançar isso, e não me venham falar que ele comandou o time na melhor campanha dos pontos corridos, o campeonato estava tão fácil de ganhar que o Botafogo com um time lixo, brigou até o fim (antes de virar G-6) pra entrar no g-4 e tinha muitas chances de entrar, então não venham idolatrar alguém que comete erros atrás de erros pelo que fez no passado.

    • Evandro Caldeira

      Alan Garcia do coluna ontem disse que ele não é insubstituível quando fiz uma pergunta, mas disse que não ver nenhum treinador melhor que o ZR para assumir o Flamengo no Brasil! Então o ZR é insubstituível!

      • Vinicios Mendes

        Gallardo do River da um pau em qualquer um do Brasil.

        • Evandro Caldeira

          Não conheço,, mas confio em seus argumentos e visão.

          • Vinicios Mendes

            Gallardo do River plate, participou da reconstrução do River ganhando tudo depois do rebaixamento deles, já disse que não renovará, geralmente técnicos estrangeiros demoram mais pra engrenar e a maioria nem tempo tem, mas eu apostaria minhas fichas nele.

          • Evandro Caldeira

            Beleza VM.

          • ralphpinheiro

            Esse é que é o problema. Entrar agora no meio da fase de grupo da Liberta. Se fracassar não teria mais clima com a torcida. Se for para vir um gringo teria de vir no começo de temporada.

        • RcLima

          Gallardo e Rueda, bons nomes. Mas nossa torcida terá de mudar a forma de pensar e dar tempo a eles. Eu nunca fui contra a saída do Zé Ricardo, porém no início do ano falei que se fosse mudar, e por um estrangeiro, aquele seria o momento. O Gallardo seria um nome para um longo período, porém o Rueda é cascudo, como se diz, “macaco velho”, dá cursos para outros treinadores, inclusive na Europa. Vejo ele como uma ótima alternativa. Mas não demitiria o Zé Ricardo. Pagaria cursos pra ele e o traria de volta como auxiliar permanente. O Zé Ricardo não é ruim, não é o péssimo treinador que muitos desenham, porém não é o novo Claudio Coutinho que outros tantos enxergam. O Zé é um bom técnico que está no limite dele, mas que tem muito a evoluir ainda. SRN

          • Vinicios Mendes

            As idéias do gallardo pra mim são melhores, foi campeão de quase tudo com um time médio, seria mais fácil tbm pois em junho se não me engano ele está livre.

          • RcLima

            Sim, como falei o Gallardo seria ideal para um trabalho longo, ele é novo e tá com todo o gás. A questão do Rueda, em meu ponto de vista, é que ele é mais rodado e cascudo.

    • ralphpinheiro

      Agora mais uma pra coleção: “Fla ficou em terceiro porque o campeonato estava fácil de ganhar”. Jogamos 38 partidas fáceis de vencer.

      • Vinicios Mendes

        Desculpa, me empresta o seu pôster do Zé pra mim aprender o ritual de idolatramento?

        • ralphpinheiro

          A tá, sabichão, então que técnico vc quer no lugar? Vamos ler sua pérola de sabedoria

          • Vinicios Mendes

            Meu querido, vc é torcedor de técnico se eu sugerir o Luiz Henrique que não renovará com o Barça, vc arrumaria algum argumento bosta que só os protetores do Zé e do Márcio conseguem imaginar.

          • Evandro Caldeira

            kkkkkkkkk

          • ralphpinheiro

            Vai sugerir Luiz Henrique? Para ganhar quanto? Que tal sugerir o Sampaoli? Não viaja mano.

          • Evandro Caldeira

            kkkkkkkkkkkk

          • Vinicios Mendes

            Está vendo seu raciocínio? Eu dei uma simples suposição, não sugeri ele.

          • Evandro Caldeira

            Vai ser contra até o Tite, Guardiola se c sugerir kkkkkkkkkk

          • ralphpinheiro

            Vc sendo o EBM pagaria pelo Guardiola o que ele ganha por lá? E se não der certo? É fácil criticar e achar graça de tudo, mas no mundo real não tem achismo.

          • Evandro Caldeira

            Mas que time está jogando feio eu não acho, não sou cego, enxergo que vem jogando mal!

          • ralphpinheiro

            Eu pedi nome real não uma suposição de alguém que dificilmente viria para cá pelo que ganha por lá. Sabe quanto ganha o Luiz Henrique no Barça? 8,5 milhões de euros anuais. Vamos ser realistas. Vc está fugindo da pergunta. Se não tem técnico eu concordarei contigo. Não temos dentro de nossa capacidade financeira. Essa é a verdade. Ou pegamos o Tite, melhor técnico no Brasil, ou escolhemos algum medalhão já batido ou outro técnico novo ou sulamericano. Mas será que este sulamericano vai conseguir encaixar um trabalho agora pressionado por resultado?

          • Vinicios Mendes

            Criticaram tanto o Abel quando negociamos com ele, ontem o medalhão com um Time B deu uma surra de conhecimento, tática é esquema no super antenado Zé Ricardo.

          • ralphpinheiro

            Surra de conhecimento tático. Já vi esse filme. Também não exagera, né? Vamos ver no brasileiro se ele é tão bom assim. Renato Gaúcho assim que chegou ao grêmio começou a ganhar e ser idolatrado, hoje já amarga derrotas regionais. Dorival Junior em 2016 era o cara no time do Santos, hoje tá quase sendo fritado. Esses medalhões, com raras exceções não duram mais do que meio ano.

          • Vinicios Mendes

            Renato sempre foi visto com desconfiança pelos gremistas, só está lá por ser ídolo como jogador, não foi ele quem fez o Grêmio ganhar como não foi o Jayme que nos fez ganhar em 2013, Dorival sempre tem surtos que o levam de gênio a besta em questões de segundos. vc falou que os medalhões não duram mais que meio ano? Mano estamos no Brasil, se ficar 6 meses já pode se dar ao luxo de comemorar.

          • Evandro Caldeira

            Vc tem ídolo ZR como único, é perda de tempo te falar algum, vc está cego e pela pergunta vc não precisa de respostas, sugestão!

          • EuMeSmObYmYsElF

            não tenho ZR como ídolo mas quero saber. quem está solto no mercado e que custe menos de uma milha por mês pra colocar no lugar dele?

          • Evandro Caldeira

            Dar uma varrida que vc pode até encontrar! Não me parece que vc quer opinião, teve um cidadão que me veio somente questionar isso ontem e fez a inscrição aqui s´para me perguntar! Pesquise, pense que vc acha.

          • EuMeSmObYmYsElF

            eu realmente quero saber. não to atacando nem nada. é uma curiosidade real. não vejo ninguém solto que custe menos de um milhão, mais a comissão fixa.. talvez você conheça algum que não to sabendo..

            e não fiz conta só pra perguntar… pode olhar aí, tenho mais de 3500 posts e 4 anos de conta…

        • Evandro Caldeira

          kkkkkkkkkkk

  • crazy-fla

    Acho q o elenco do Flamengo melhorou um pouco, mas tá fraco ainda, temos muita quantidade ea qualidade tá baixa, qual atacante goleador q antes do jogo a gente tem esperança q ele irá pelo menos guardar 1??? Guerrero é bom jogador, mas peca nas finalizações, volantes, o Elias estava dando sopa, mas muitos não queriam, preferem Rômulo, Arão, MA, etcs, o Diego éo único um pouquinho acima da média, mas só d vez em quando q desequilibra, precisamos d mais jogadores tipo o E.Ribeiro espero q venha para jogar na direita cortando pro meio, Cirino, Damião, o velho Juan, o Vaz q tá péssimo no momento, esse elenco tem ser qualificado, o Zé poderia mudar o time e testar no próximo jogo, Muralha, Pará, Réver, Donatti, Trauco, Cuéllar, Arão, Diego, Everton, Bérrio, Guerrero, poderia ser a formação, ou algo melhor, SRN

    • ralphpinheiro

      “Diego é o único um pouquinho acima da média”. Um pouco? O cara elevou e muito o patamar do time que não tinha cérebro, só corredor em 2016.

  • Alexander Copello

    Não sei se fazem esta análise…mas flamengo qndo joga mal, empata…parece banal, mas é importante. Concordo, que o flamengo vem numa leve decrescente e foi isso que o autor quer ressaltar com a coluna (Flerte com o fracasso), mas não vou execrar o cara tão no início. Ainda há margem…mas dia 12 está aí e este dia que é o foco.

    • ralphpinheiro

      Fracasso: condição de não atingir um objetivo desejado. Qual o objetivo desejado? Liberta, Brasileiro, até mesmo carioca ou Liga. Essa condição ainda não foi atingida, então qualquer coisa do gênero é mero exercício de adivinhação. Tenho minhas críticas quanto ao desempenho do time, mas jamais diria que é fracasso ou que está na direção do fracasso. Minha opinião.

  • Felipe Ferreira

    o autor do texto é um fenômeno, precisa ser estudado. Ele tem a incrível capacidade de raciocinar com o intestino! SRN!

  • lucasrf8

    Ele só não caiu ainda pq com esse elenco tem que fazer muita força para perder do Bangu, Boavista entre outros. O coletivo do Flamengo hoje é uma tragédia. Até o time júnior do Fluminense ontem apresentou mais tabelas e jogadas ensaiadas, enquanto o Flamengo só vem apresentando uma desorganização tática e falta de compactação.
    O Zé que se cuide, abril é muito decisivo para o Flamengo e começamos esse mês com uma regressão inacreditável!

  • vinicius oliveira

    O Zé Ricardo está cavando sua própria cova. Ele é um técnico novo, vai errrar coisas que medalhões não fariam, em contra partida tem suas virtudes. Entretanto ele se queima muito com suas próprias decisões…acho que a torcida não tem que escalar time, mas ele insiste demais em peças que não estão ou nem boas são, e que está nítido o para todos: torcida, comentaristas esportivos, etc. ao fazer isso ele desgata sua imagem com todos e as críticas são mais ferrenhas e infelizmente justas

    • Evandro Caldeira

      Custa ceder! Foi bom, não está mais aí vc põe no banco! Ele persiste com jogadores que não está bem, queima o atleta e vai se queimando com o torcedor!

    • Bruno Martínez

      Exato, impossível estar todo mundo errado e ele certo.

  • Tiago Simas

    Flerta com o fracasso? Baseado no quê, nesse Carioca medíocre?

    Não é o “Flamengo do ZR”, técnico é uma peça pequena nessa engrenagem, e o ZR é uma peça menor ainda, se fosse outro técnico seria talvez uma peça um pouco maior. O clube como um todo está se estruturando, e resultados não vem da noite para o dia.

    Se possíveis “escorregadas” são fracasso, então todos os grandes de SP estão em perigo, pois todos deram algumas escorregadas com times pequenos, e nenhum grande está absoluto perante os demais.

    Flamengo nem jogou ainda o suficiente para classificar como fracasso. Nesse mesmo Carioca medíocre, fechou como maior pontuador, então onde está o fracasso?

    Outra, por um simples empate com o Flu ontem, de ontem para hoje estão chovendo matérias negativas, onde se vê que a Coluna não quer fortalecer o Fla, quer apenas ganhar cliques para garantir seu caixa com a publicidade. Como ontem empatou, convenientemente chovem matérias negativas.

    Por enquanto, Fla está mais que vivo em todos os campeonatos que disputa, fechou Primeira Liga em primeiro, Liberta só fez 2 jogos incluindo uma vitória expressiva e uma derrota fora de casa, e Carioca foi o melhor em pontos corridos. Continuo muito animado!

    • Tiago Simas

      Outro detalhe, tem que rir desse monte de prognóstico negativo baseado no Campeonato Carioca.

      Ontem jogo não valia nada, e ainda valia classificação para mais 1 ou 2 jogos que não valem nada, as finais da Taça Rio. Por mim, se fosse dirigente, chegava para os jogadores e pedia apenas para focar nas premiações, jogar o suficiente para garantir participação. Campeonato patético, não vale o esforço, garantiu bilheteria, está ótimo!

      • ralphpinheiro

        É isso aí Tiago. Tem gente que vai na pilha da mídia e outros que são imediatistas mesmo. Depois o time volta a ganhar e os que criticam aqui ficam depois batendo palmas.

        • Tiago Simas

          Pois é, amigo! Se lá fora jornalistas, pseudojornalistas e torcedores se comportassem igual brasileiros, estariam querendo a cabeça do Pochettino por estar em segundo e por ter sido eliminado da Champions. Lá, eu duvido que os Spurs queiram dispensar o argentino…

      • Thiago

        Se não valia nada, pra que o ZR colocou o time titular entao ??w se colocou o time titular, e empata com o time reserva do fluminense, isso é sim uma vergonha.

        • Tiago Simas

          Time titular? Cuidado com afirmações falsas, tinham vários reservas em campo, alguns por lesão de titulares, outros por poupar, até onde sabemos Guerrero poderia ter jogado, mas descansou.

          Vergonha do quê? Esse conceito de time titular e reserva é coisa de torcedor modinha. Elenco é elenco, tem no mínimo 22 jogadores e não terão alterações drásticas se joga time reserva.

          E, por fim, esse ódio todo seu, sinto cheiro de anti.

    • Isaias

      Vc diz “resultados não vem da noite para o dia”, nem de um ano para outro???
      A principal referência nesse texto é a insistência do zé em jogadores que não vem jogando bem, e o principal deles é o Vaz, se nesse “carioca mediocre” que vc se refere, contra times esdrúxulos o Vaz e o time todo, ou melhor o esquema do zé, esta jogando mal, imagine numa libertadores então, contra um adversário bem acima desses como o atl. Pr…
      Por isso que era pra jogar esse carioca so com reservas, pois ai se ganhasse o perdesse estaria tudo bem, mas no momento que ele coloca os titulares o time tem que ao menos mostrar um futebol vistoso, pode ate perder de times pequenos mas jogando bem como contra a catalica, alias depois dessa derrota o time (titular) ta jogando muito mal, com muitos erros individuais tudo isso contra times inferiores, e a gente não vê o zé tentar mudar isso…
      Quarta feira que vem é o dia d do Flamengo, se jogar mal, com erros individuais como nesse “carioca mediocre” é mais um vexame que a gente vai enfrentar…

      • Tiago Simas

        Colega, no Brasileiro 2016, fomos terceiro, depois de vários anos medíocres. E ainda tivemos a maior pontuação do clube nesse formato.

        No ano 2017, temos resultados também. O problema é que os analistas vêem um jogo isolado e querem classificar o time por esse jogo. É como se o Barcelona fosse avaliado somente por tomar 4×0 do PSG, e ignorar o 6×1 da partida seguinte.

        Esse imediatismo contamina o futebol brasileiro. Está acontecendo com os grandes de SP também, jornalismo em geral pondo para baixo por qualquer resultado. E é esse imediatismo que impede um bom trabalho a longo prazo.

        Na cultura brasileira, Pochettino já teria caído no Totenham, Blanc só teria feito uma temporada pelo PSG, Emery não teria oportunidade no PSG porque não seria mantido no Sevilla “apenas” vencendo Europa League, Allegri teria rodado na Juventus depois de perder do Barcelona na final da Champions 14/15, e assim por diante.

        • Thiago

          1) “colega, no Brasileiro 2016, fomos terceiro, depois de vários anos medíocres. E ainda tivemos a maior pontuação do clube nesse formato.” => maior pontuação e ficou em terceiro, adiantou alguma coisa ??w pra mim ter maior pontuação e terminando em terceiro so mostra o quanto o campeonato br16 foi fraco.

          2)Me fala 1 jogo contra times grandes esse ano de 2017 o flamengo fez uma bela partida ????

          3) PSG so ganha campeonato frances. Totenham nao ganha nada. Juventus perdeu a “final” na liga dos campeos. Então nao faça comparações idiotas.

          • Tiago Simas

            Primeiro, aprenda a debater sem ofender. Você não pode me chamar de idiota só porque tem opinião contrária a minha.

            Segundo, você tem deficiências cognitivas e de leitura graves. A comparação que fiz é de longevidade do trabalho. Nos exemplos dos clubes europeus, foram derrotas ou quedas em competições importantes, e nem por isso foram feitas previsões apocalípticas, ou sequer seus treinadores perderam os cargos.

    • Isaias

      E outra, vc diz que o Flamengo é o maior pontuador nesse carioca certo??
      Pois ai esta o detalhe, o carioca é tão mediocre que mesmo jogando mal o Flamengo consegue ganhar, e pior a vitória põe uma máscara no time…
      A libertadores é diferente amigo, e a gente é o principal exemplo disso….

      • Tiago Simas

        A Libertadores, sim, é diferente. Só rolaram 2 jogos lá. Acalme-se e espere.

  • Elvis Presley

    Ótimo texto, mais uma vez, Jerônimo.

    Particularmente, eu sempre tento me pautar pelas atuações, e não pelos resultados. Aí percebemos que faz tempo, muito tempo que não apresentamos um futebol convincente.

    Logo, concluo que essa teimosia já deu, porque pode nos custar muito caro. O cara insiste com vaz, caramujo, gabriel, damião e cirino, inexplicavelmente, sem dar uma sequência ou oportunidades para Cuellar, Donati, Ronaldo. Será que ele tem problemas cognitivos? Será por que os empresários interferem na escalação? Chego a considerar essa hipótese, já que não é possível que o treineiro não veja que sua panela não convence mais ninguém.

    Vamos esperar mais o que? O caramujo ou o vaz entregarem a paçoca? O panela colocar o cirino no segundo tempo? gabriel?

    Pra mim chega: Fora Zé panela! Te apoiei, mas não dá mais para aguentar essa teimosia e um time previsível e sem alma.

    Seja Dorival, Cuca, Sabella, Rueda, Levir, Marcelo Oliveira…sei lá quem viria, mas eu penso o seguinte: SE ALGO ESTÁ ERRADO, ALGO PRECISA MUDAR.

    • Bruno Martínez

      Semana decisiva para o estagiário contra o vasquinho limitadíssimo do milton mendes e do furacão de Autuori que não ganha de ninguém no sul, quero ver como ele vai se sair dessas situações.

      • – Ryan –

        Quero ver quem vai ter coragem de vir aqui exaltar as vitórias contra o CAP, só quero ver…

        • Bruno Martínez

          Estou aqui sempre…para mim não está dizendo nada.
          Quero ver vcs que nem ontem tava perdendo sumiram e empatou apareceram.
          Não se esqueça sempre estou na coluna e só não estarei quando tiver jogo no maraca.

        • Bruno Martínez

          Ganhar do atlético é obrigação, quero ver ganhar lá com vaz,caramujo ,gabriel e cirino.

          • – Ryan –

            Ganhamos o ano passado no primeiro turno, e com Chiquinho na lateral esquerda! Então eu mais que acredito!

          • Bruno Martínez

            Ganhamos o que? Cadê os títulos? Cadê as variações? Cadê as jogadas ensaiadas? Cadê o entrosamento do elenco com quase um ano de treinamento com o mesmo técnico tendo estrutura para seu desempenho profissional?
            Cadê?

          • – Ryan –

            Ganhamos do atlético ano passado, com um time idêntico ao desse ano, empatamos na casa deles dps.

          • Bruno Martínez

            Libertadores é diferente de Brasileiro mano, mesmo o atlético em má fase no campeonato regional eles são lider na liberta e irão jogar pelo empate no maraca e vitoria em casa.
            O zé não consegue furar retranca se encontrou com muitas dificuldades com um fluminense sub19 imagine contra um time cascudo, contra o vasco de milton mendes o flamengo já encontrou dificuldades e só conseguiu jogar depois do idoso ser expulso e ontem mais uma aula do abel. Vc acha legal ter vaz,marcio araujo,gabriel e cirino?
            Pra que dois pontas se o marcio caramujo só recua a bola, pra que meia se o vaz além de ser um zagueiro mediano pensa que é canavarro misturado com pirlo quer lançar todas a bolas,bater falta sem ao menos fazer o dele que é defender. Ai no segundo tempo coloca gabriel ou cirino e as vezes os dois e se tiver perdendo muda o esquema pra 442 e lança o craque o Damião…lhe mostro argumentos eu sou flamengo não sou contra a pessoa zé ricardo e sim seu trabalho.

        • Kikos 1976

          é obrigação vencer 1 e empatar a outra com Atlético Pr, se isso não acontecer tchau liberta !!!

        • Elvis Presley

          Te garanto uma coisa: jogando desse jeito não ganharemos nem do time de garçons do aterro.

    • Jerônimo Simeão Júnior

      Obrigado Elvis! Infelizmente muitos não entendem as considerações. Se elogiamos somos bandeiretes, Ricardetes. Se fazemos um texto como esse é porque queremos o Joel Santana de volta. Precisamos aprender a conviver com opiniões diferentes e principalmente que as criticas podem ser construtivas. Mas enfim, fico feliz pela repercussão dessa coluna, que contou com bastante participação da galera. Grande abraço!

    • Cosme Neves

      Boa…

    • Raafael Araujo

      Fala ai meu amigo , muitas Ricardete ainda aqui ne , agora nem compactação o time tem agora , a zaga fica na área e nao encosta no meio do caampo

  • Daniel Silva

    pra mim dos jogadores que tiveram mais oportunidades alguns estão em baixa e em decadência: Vaz-Arão-Damião-Pará ontem apesar do gol, fez uma partida “regular”, não acertou uma jogada nas triangulações, e nos cruzamento que poderiam render perigo sempre fez a pior escolha, Vaz nem precisa falar esse ja entregou até na liberta, o mesmo de Pará e Damião, que por sinal só foi falar em renovação que ele nem corre, ainda bem porque Vizeu jogou 15 min e teve muita mais participação…acho até injusto nosso garoto tem mais bola que esse fracassado.

  • Tucano

    Concordo em parte com o que escreveu. A máxima culpa do fracasso não é do Zé, pode-se dividir com o DP de futebol e de quem o nomeou e uma parte aos jogadores. Bandeira escolheu seu DP de futebol, o DP de futebol começou a apodrecer o dedo com o Muricy, contratou um monte de jogadores que estavam encostados em outros clubes, contratou alguns machucados com contusões sérias e outros que ficaram sem contrato, aliás parece que qualquer um que fica sem contrato o flamengo trás. Essa receita de dedo podre pra contratar só poderia dar nisso, jogadores superestimados e que não rendem nem a metade do que renderam um dia. Penso que tem que se dividir a conta pra todos. 25% pro Bandeira, porque nomeu o DP de futebol, mas teve a honestidade de dizer que não entende de futebol no program bola da vez de ESPN. 25% para os jogadores e treinador, pois foram contratados sob a escolha do DP de futebol. 50% para o DP de futebol, que lhes foi confiado todas as responsabilidades de fazer do futebol do flamengo GRANDE, lhes dando condições de trabalho e liberdade, dentro das possibilidades do clube pra contratar, e assim foi feito. As possibilidades do clube correspondem a segunda folha de pagamento do Brasil, ou seja 15 milhões.Tudo isso junto explica porque uma folha tão alta para um futebol tão baixo. Se sair só o Zé Ricardo certamente não haverá mudanças significativas. Penso que com ele deve sair o DP de futebol e desde elenco só o Diego e o Guerreiro pra titular, os garotos da base, Heverton, Pará, Rodinei, Trauco pra compor elenco, o resto vai pro Black Friday, pois não merecem vestir o manto sagrado pelo momento financeiro que estamos vivendo. REFORMULAÇÃO PRA ONTEM, ou estaremos realmente fadados ao fracasso.

    • Daniel Silva

      vc esta completamente enganado, muricy não trouxe nenhum jogador encostado, muricy nem teve oportunidade com rever, vaz, diego, que chegaram ano passado depois do carioca…pra mim o erro de muricy foi pedir pra diretoria renovar com araujo..acertou em renovar com everton, agora quem pediu pra renovar com araujo, gabriel, vaz esse ano?

      • Tucano

        Estou completamente certo pelos ultimo trabalhos e horríveis que ele tinha feito e pelo que ele fez quase a metade de um ano. Conseguiu ter um dos piores início de temporada do flamengo ou esqueceu pra quem perdemos! Ele já estava aposentado o DP de futebol ressuscitou ele. No flamengo ele fez o que tinha feito em seus últimos trabalhos, nada.

        • Daniel Silva

          metade de um ano? pegou o time em fevereiro pré temporada, dois meses a frente e não ganhou o carioca. Zé Ricardo desde Maio de 2016, pegou o time já bem estruturado da pré temporada, teve reforço de Vaz, Rever, e Diego e a volta de Mancuello, Pará e Everton que estiveram afastados por lesões. As mudanças do time de zé para o de Muricy, a troca de Wallace e Juan por Vaz, e Rever, a saída de Cuellar que também se machucou no inicio do Brasileiro por Araújo e a troca deEverton por Fernandinho, Zé optou em permanecer com Gabriel pela direita, quando Diego chega, zé tira o Alan.
          O time do Ano passado, nas mãos do Muricy: Muralha-Rodinei-Wallace-Juan (C Martins)-Jorge-Cuellar-Arão-Alan-Fernandinho-Gabriel-Guerrero, isso na maior parte do carioca e Copa do Brasil, pois MAncuello, Everton e Pará haviam se machucado.
          O time do Zé Ricardo na maior parte de 2016: Muralha-Pará-Rever-Vaz-Jorge-Araujo-Arão-Diego(Alan)-Everton-Gabriel(Fernandinho)Guerrero em 2017 Zé Ricardo com todos jogadores de 2016 a disposição e novas contratações, vai fazer UM ANO a frente do time o que ganhamos esse ano? Nada… e aí

          • Tucano

            Sob o meu ponto e vista e o seu, constato que as contratações não mudaram o nível técnico da equipe, a não ser o Diego. O esquema é o mesmo de antes e os treinadores pelo trabalho realizado esse tempo no flamengo é 6 por meia dúzia, então continuamos como no ano passo, não evoluímos, o futebol é o mesmo. Sendo assim mais um ano em branco.

      • Cosme Neves

        E tb pediu a permanência do Cirino

        • Daniel Silva

          permanecia do cirino? cara o contrato dele vai até o final de 2017 em 2016 não tinha nenhum time interessado nem para encostá-lo de tão ruim o ano de 2015 dele! Ele pediu do Sheick, Everton; esses sim ele não queria: wallace, cesar martins, araujo

    • Augusto Zamith

      DP não, só um nome, Rodrigo Caetano, esse câncer, afundou todos os times por onde passou.
      Zé Ricardo tem que ficar, tem que dar pelo menos 2 anos pra ele, pra ver se tem futuro ou se só deu sorte ano passado.
      Guerrero tinha que ter aceitado a proposta de China e metido o pé.

  • Wagner Alves

    Mesmo tirando os jogadores problemáticos acho o trabalho do Zé Ricardo fraco, não me importa estatística quero ver esse time jogando um bom futebol com variações de jogadas.

    É entediante assistir uma partida do time Flamengo, erros primários e uma desorganização enorme entre os jogadores.

    Se a diretoria realmente quiser mudar agora tem que começar buscando um técnico de mais capacidade, e dar a ele total respaldo para escalar quem for melhor sem ter que fazer favor pra jogador de empresário.

    • João Felipe Moraes

      Isso dane-se estatistica, numeros, essas coisas malucas. Bom é 96-99-00-01-04 ganhando o cariolixo e lutando pra nao cair no brasileiro. Pra que se importar com essas coisas né, importante é ganhar estadual.

  • Silvio Marcelo

    Já tá claro que o Zé não vai mudar o time…cuellar e Ronaldo nunca

    • – Ryan –

      Até 2019! SRN7 – o/

      • Silvio Marcelo

        Rsrs. .

    • Bruno Martínez

      acho que não silvio tem muito conselheiros da oposição e já está rolando pressão por causa do zé…tenho minhas duvidas se ele vai continuar se perder pro vasco e ter insucesso contra o furacão pois dia 12 e 19 se rolar resultados ruins já estaremos fora da liberta e ele será demitido.

  • Juan Oliveira

    É isso aí galera, time tá jogando um futebol bonito, tá ganhando tudo, contratações excelentes e renovações necessárias, time tá indo super bem, ganhando tudo desde 2014, não tem pq criticar. Quem criticar é modinha ou anti.

    • Poucos vão entender.

    • joão dias

      Onde você estava na reestruturaçã financeira do flamengo? Quem prometeu títulos? Bandeira prometeu um time competitivo em 2018. Quando as finanças e a dívida monumental estiverem controladas. Por torcedores assim que KL, márcio braga e patrícia amorim quase acabam com o flamengo. Menos amigão. Bem menos.

      • Juan Oliveira

        É amigão, criticar essa diretoria é sinômino de querer Paty e sua trupe de volta. Você e tantos outros se acostumaram e ter um time patético, mesmo tendo a segundo maior folha salarial. Se isso não é incompetência, eu não sei o que é mais.

        • joão dias

          Me acostumei com pessoas dignas na diretoria. Me acostumei com um projeto. Fique com seus KL

    • Raafael Araujo

      Rumo ao mundial , com RAFAEL MENGÃO DE TECNICO E RAFAEL VAZ NO banco

  • Jerônimo Simeão Júnior

    Galera, como tiveram muitos comentários não consigo responder a todos, então quero dizer que acredito que o ZR pode nos levar aos títulos, precisa apenas rever algumas decisões.

    Aos que me chamaram de anti, quero que saibam que amo o Flamengo como vocês, e estou torcendo muito pelo Zé. Minha Coluna em nenhum momento pediu a cabeça do Zé, pelo contrário, quis abrir o olho dele em relação à fatos que podem nos tirar da rota dos títulos.

    Aos que me parabenizaram, fico feliz por terem entendido a ideia do texto.

    Aqui somos todos rubro-negros. Nem mais, nem menos. Com opiniões diferentes, mas com o mesmo amor em comum.

    Obrigado pela participação de cada um de vocês. Tmj. SRN!

    • Bart

      Na minha visão voce é um oportunista, assim como vários jornalistas e torcedores modinha. Inflamar a torcida contra o time, técnico e jogadores não é ato de quem apoia, de quem torce. Isso é ato de quem quer tumultuar todo o ambiente e jogar todo um trabalho fora. Tenho certeza que caso o time ganhe esse campeonato e ou avance na liberta voce e varios que criticam mudam totalmente de lado e, se possivel, estarei aqui para lembra los.

      • Jerônimo Simeão Júnior

        Já que vai estar por aqui aproveita e lê meus textos anteriores teste de me chamar de oportunista. SRN!

      • Thiago

        O flamengo não precisa ter é torcedores como vocÊ,que se conforma com tudo…. Quer esperar o flamengo ser eliminado da libertadores pra reclamar, pra pedir mudanças ???? .. acorda cara, o time do flamengo ta jogando mal, e nao é de hoje, ZR nao tem meritocracia nenhuma, entra contra times maiores pra nao perder, não é um “terceiro lugar ” no brasileirao que vai fazer do cara o melhor tecnico do mundo… jayme de almeida e Andrade com um time pior, estrutura pior ganhou titulos e onde eles estao hoje ???

      • Cosme Neves

        Sempre vc falando pérolas….

      • G. N .a

        O time precisa ser cobrado! Precisamos entra pra ganhar sempre, de qualquer adversário que enfrentamos e os jogadores não estão jogando nada, não podemos criticar o time de forma exagerada, mas a cobrança precisa ser feita. Isso aqui é Flamengo!

      • joão dias

        Perfeito!! O cara queria cliques e teve. Parece que fomos desclassificados da 1 fase da liberta. Parece que perdemos o mundial.
        Pera lá!!! Time foi mal contra o flu. Hora de apoiar e não de inflamar a torcida.

  • Abusou trocentas analogias para dizer a mesma coisa, mas no fim das contas é isso mesmo, eu concordo que o fracasso tá batendo à porta por causa de teimosia.

  • Renato Rasiko

    Não me sinto nada orgulhoso de dizer isso, mas eu avisei quanto ao Zé Ricardo. Ele pode ser um estudioso, saber tudo na teoria, conhecer as táticas mais diversas, etc., mas na prática não funciona. Por uma razão muito simples: o rapaz se caga de medo, ousadia zero, e esse medo impede que ele tenha uma visão clara do jogo e das mudanças que precisam ser feitas durante o próprio jogo e não durante os treinos. Ele escala de acordo com a preferência pessoal (como é o caso do Mãrcio Araújo e do Vaz) e adapta os jogadores ao sistema e não ao contrário, que é como manda o beabá do futebol. Não sabe aproveitar as melhores qualidades dos jogadores, como é o caso do Trauco, por exemplo, que tá muito mais pra atacante pela esquerda, se infiltranndo pelo meio ou fazendo a passagem pela ponta, do que lateral, já que é fraco na marcação. O Berrío não tem que voltar pra marcar mas fazer a marcação na saída de bola do adversário e ficar por ali pra receber a bola em profundidade e aproveitar sua veloicidade. embora sua técnica, pelo que demonstrou até agora, seja pior do que a do Cirino. Se o Flamengo ganha alguma coisa deve ao Diego e ao talento e esforço de alguns jogadores. E só. Zé Ruela não pode nunca ser técnico do Flamengo. Talvez seja excelente como auxiliar, dando treinamento, aproveitando seu conhecimento teórico, mas na beira do campo, pra enxergar o jogo, no calor da emoção, não mesmo.

    • Douglas Galvão

      Renato, falou tudo!
      Eu tenho esse mesma ideia sobre o comportamento do Zé!

    • G. N .a

      “Ele escala de acordo com a preferência pessoal (como é o caso do Mãrcio Araújo e do Vaz) e
      adapta os jogadores ao sistema e não ao contrário, que é como manda o beabá do futebol.” Você disse tudo nessa parte, só faltando acrescentar mais algumas peças, aí. Gabriel, Cirino… Como era com o Wallace com Murici, etc, ele nem olha pra parte técnica, ele escala esses jogadores porque gosta especificamente desses jogadores, não importando se sabem jogar ou não…

      • G. N .a

        O que é um erro, é claro… É burrice desses caras, mas quase todos os técnicos fazem isso, só não levam tão longe, o que só mostra, que esses caras ganham muito dinheiro pra pouca competência!

  • João Felipe Moraes

    Torcedor que usa cariolixo com time mesclado como referência é dose … chamem ai mais um merdalhão pra ganhar cariolixo e sofrer na parte de baixo da tabela de competição que importa.

    • Bruno Martínez

      carioca não vale nada né e por que o flamengo assinou o contrato com a globo e colocou o time titular em varias partidas? por que não colocou os reservas e os garotos da base para avaliar o desempenho e lançar nas competições que de “fato” tem relevância ?
      O verdadeiro rubro-negro não aceita perder nem competição de peteca mano, zé Ricardo poderia fazer amistosos com o time titular e deixar o carioca de lado e não fez e se entrou tem que ganhar esse campeonato falido e fraco tecnicamente.
      Dirigentes, jogadores e técnicos irão passar e nós continuaremos aqui,pelo menos eu quero o melhor para meu clube não sou fã de técnico e muito menos jogadores. Tem algo errado mano os adversários sabem como o flamengo se procede em campo o time está sem alma jogando burocraticamente os jogos, ele em maio faz um ano e teve pré-temporada com um clube estruturado. Ninguém quer a cabeça dele mais vai acontecer por causa de suas teimosias o cara comprou o barulho do Vaz, já comprou o barulho do Márcio e defende de unhas e dentes o Gabriel e Cirino.
      SRN.

      • João Felipe Moraes

        Cariolixo vale pra time pequeno, time com âmbito estadual. Flamengo ganhou 96-99-00-01-04, em todas essas conquistas lutou para não cair no Brasileirão. Esse campeonato não vale PN, PRINCIPALMENTE taça rio e guanabara. E sim, foi colocado reservas quando se pode, não vai ficar somente com reservas porquê não vai ficar com os titulares treinando sem ritmo de jogo, mas o resultado dessa competição deveria ser ignorado.

        Não sou fã de técnico, mas to cagando pra perder ou ganhar jogo que vale PN, nem pro cariolixo. Quero saber de título, e de título nacional e internacional. Sou totalmente contra essa mentalidade burra de ficar trocando de técnico por qualquer coisinha, que comprovadamente da merda. TODOS os times que caem no brasileiro ficam trocando de técnico. Flamengo, desde Carlinhos em 91-93, só teve um ano em que ficou com o mesmo técnico, o lixo do Vanderley em 10-12. Já vi muitas vezes ficarem reclamando de time que estava relativamente bem, com apenas alguns erros pontuais, e conseguir conturbar o espaço de tal forma que ficava um ambiente de m. E toda essa mentalidade levou a quantos títulos de expressão desde 93? 1 Brasileiro que caiu no nosso colo por uma quantidade de fatores surreais e 1 Copa do Brasil. De 93 a 12, 14 anos lutando na parte de baixo da tabela no Brasileiro. Com se diz, definição de insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes. Queremos os mesmos resultados que eu listei aqui? Então peça para continuar a demitir treinadores porque empatamos jogos que não valem nada , e perdemos um jogo na casa do adversário aonde dominamos o jogo e o adversário só teve uma chance criada , de bola parada.

        Mentira que ninguém quer a cabeça dele, VÁRIOS modinhas querem a cabeça dele, desde quando ele entrou. E como disse estão querendo a cabeça dele por desempenho de time mesclado , sem 3 dos principais jogadores por 4 jogos, aonde aproveitou já que não valia PN, para testar jogadores. São pessoas que tem mentalidade pequena, parece cabeça de bacalhau, cobra um time mesclado e que não é nem perto do titular desempenho perfeito, que quer ganhar cariolixo e cair no Brasileiro.

        • Bruno Martínez

          Me coloquei errado ao dizer que ninguém quer a cabeça dele claro que muitos querem e modinha isso é um pejorativo pequeno mano, nisso vc tá certo no lance que vc disse que o Br09 e CB13 caiu no nosso colo, mas para pra pensar um pouco o cara já vai fazer um ano no comando e não tem uma jogada ensaiada,sem variaçoes e um esquema engessado e previsível. Ele tem algo que nenhum técnico teve uma estrutura pra trabalhar e salários em dia e acho que os “modinhas” tem razão sim não é possível tomar sufoco de um time sub19 já era pra ele estar ligado pois mantém os msm jogadores medíocres como cirino,gabriel,marcio araujo e outros que não tiveram contrato renovado eu duvido se ele colocasse os melhores com meritocracia 90% da torcida estaria com ele e não essa grande parte que está com um pé atrás como vc disse que queremos títulos maiores mas o carioca tem três grandes e se entrou na chuva tem que se molhar parça…teve uma época que o atlético paranaense não jogou seu campeonato regional com os titulares e fizeram um excelente BR, acho que a questão que tem muita gente de saco cheio com sua teimosia e abraçar esse jogadores medíocres em suas coletivas.
          SRN.
          Respeito sua opinião.

  • Fla 2017

    A fórmula do fracasso é a seguinte:
    V= Vaz C= Caramujo e J= Jamal

    √v x C°+J=0

  • Tude Lima Rocha

    Me parece que ele se colocou em uma situação bem delicada. Um tropeço contra o Atlético e certamente a pressão será enorme. E sinceramente o rápido aproveitamento do Cirino a preferência por Damião ao Vizeu, a insistência com Vaz, já me deixam sem acreditar muito que o Zé se livrou de seu principal erro: Ser Paneleiro

  • Bart

    Oportunista !

  • alexandre brocchi

    É obvio que cada torcedor tem uma escalação, mas ficar acreditando no fracasso porque não escala Cuellar, Ronaldo e Donatti é dose. Os caras tem que ganhar a vaga é no campo e até agora não justificaram a titularidade. Rômulo foi a mesma coisa, chegou para ser titular e no jogo contra o Flu na final da Guanabara, o time simplesmente não tinha recomposição defensiva veloz e tomou dois gols que o cara só faltou entrar com bola e tudo. Foi bem barrado pelo Araújo, galera está falando mal do Gabriel, o cara não tava nem jogando e quando jogou antes de se machucar tava bem. Já o Vaz não me parece em má forma técnica, anda errando uns passes bobos e não está acertando os lançamentos que acertava ano passado, a jogada tá meio manjada, nego não está de bobeira, o Flamengo deve ser o time mais assistido e mais estudado. Mas eu não tenho dúvidas que durante esses clássicos ele vai tentar Juan que por sinal tava jogando mais que o Donatti e pelo jeito não fica de mimimi. Corneta por causa dum Fla-Flu que não valia nada eu não entendo, parece que não tem assunto e olha que a gente nem perdeu.

    • Kikos 1976

      Flamengo empatou de 3×3 com o Flu principal jogando com Rômulo(fora de forma), contra o Flu reserva empatou jogando com o Caramujo em forma!! Rômulo precisa de ritmo, Ronaldo Precisa de ritmo, Cuellar precisa de Ritmo, caramujo já deu jogou ano passado qse todos jogos e já sabemos que é um jogador à menos no time!!

      • alexandre brocchi

        Contra o Flu principal o jogo valia alguma coisa e a nossa defesa foi uma peneira e o Flu só não ganhou porque se acovardou, como sempre e parou de pressionar nossa saída de bola, como agora de novo. O jogo de domingo não valia nada, só para o time reserva do Flu e para os reservas do Flamengo. Como você bem disse, o Rômulo está fora de forma, deve ser barrado nos jogos importantes, o Cuellar teve sequência ano passado e mostrou que apesar de ter bola e ser bem disposto e raçudo ainda é inocente na marcação, se posiciona mau e é batido muito facilmente e o que é inadmissível para um primeiro volante, principalmente com a nossa zaga que é lenta. Já o Ronaldo, o que eu vi no júnior era um jogador, agora pelo que vi, ainda é muito arriscado botar de titular para ganhar ritmo de jogo, se ele tivesse entrado e arrebentado, beleza, fazendo o feijão com arroz contra o Voltaço, não dá para barrar o MA.

    • Cosme Neves

      Como alguém ainda consegue defender MA e o Peteleco ?

      • alexandre brocchi

        Na hora que alguém tiver jogando mais, vou ser o primeiro a pedir a barração, como estou pedindo do Vaz por má forma técnica, mas o Gabriel nem titular é, e o MA, na hora que o Rômulo tiver em forma e correr rápido o suficiente para ser capaz de parar contra-ataques sou a favor de barrar também. Enquanto isso, times que se expõe como o Flamengo tem que ter um cara rápido o suficiente para fazer a cobertura, parar o contra-ataque rival e deixar o time se posicionar defensivamente e tanto o MA, quanto o Gabriel, assim como o Everton e o Pará são capazes disso (Rodinei e Berrío também) os outros infelizmente não tem essa característica.

    • joão dias

      Muita corneta aqui. Só tem isso. Apoiadores do histórico do zé e do ganho tático que tivemos são poucos. Serás defenestrado. Siga com o certo, com o novo. Toda mudança, em qualquer ramo da história, foi questionada e massacrada pelos que não conseguem “sair da caixinha”. SRN

      • Raafael Araujo

        Fala aí João voltei hein , o ZR e tao ruim que agora nem compactação o time tem ea defesa nao sai pra encostar no meio campo , fica todo mundo dentro dá área , fora zr

        • joão dias

          Fala rafael. Bem vindo. Discussões saudáveis são válidas. Srn

  • vinicius oliveira

    Vi muitas comparações de outros técnicos do Flamengo com o Zé Ricardo, mas nem um que passou teve um elenco como ele tem, estrutura física no ct pra trabalhar e Ainda o centro de execelencia e performance para ajudar na condição física dos atletas

    • Ciro Martins

      Boa Vinicius.

  • Nick Sousa

    Só discordo quando alguém diz que ele está perdendo o grupo sem ter nenhuma base de informação do que se passa lá dentro

  • Ciro Martins

    Com esse agua de salsicha ai não vamos a lugar nenhum esse ano, vai ser a repetição de 2016 e olhe lá. A apatia do treinador esta passando para o grupo e nem compactação o time tem mais coisa mais importante no futebol de hoje, sem jogar junto na beira do campo e sem futebol de aproximação é quase a mesma coisa que não se ter treinador, o que está salvando ele é sua incrivel sorte e só.

  • Marlus Soares

    E não é que deu fracasso!!!