Home Colunas Vai começar a festa

Vai começar a festa

1511
21
SHARE

Enfim, chegou a hora, amanhã o Flamengo estreia na Libertadores 2017, e iniciará a sua caminhada rumo ao topo da América, grandes emoções estão por vir, preparem-se.

Logo de cara o Flamengo enfrenta o San Lorenzo-ARG, e engana-se quem acha que será moleza, o time do Papa já foi pedra no sapato do Mengão na Mercosul 2001. Mesmo com um time bem razoável o ‘Mais Querido’ acabou perdendo nos pênaltis na finalíssima.

Tudo bem que eram outros tempos, em que o futebol argentino era muito mais forte, hoje em dia eles atravessam uma grave crise, mas a raça dos ‘hermanos’ é um perigo. Um claro exemplo disso foi essa própria final da Mercosul de 2001.

Na verdade, o jogo só aconteceu no início de 2002, Bueno Aires declarou estado de sítio, e a partida foi adiada. O clima não era dos melhores nem mesmo para a equipe argentina, que conseguiu passar por cima de tudo, e todos na base da raça.

Hoje em dia temos outro Flamengo, com uma gestão profissional, e com um dos times mais fortes dos últimos tempos, o Mengão é sem duvidas muito mais time, ainda mais empurrado por uma Nação Rubro-Negra que lotará o Maracanã.

O empate do Flamengo na última partida ligou o sinal de alerta no sistema defensivo rubro-negro, mas ainda bem que os problemas foram logo escancarados nessa pré-temporada que é o FERJÃO, o comandante Zé Ricardo terá tempo para sana-los.

Entretanto, mostramos que mesmo se a defesa falhar, podemos compensar na base da raça, da vontade, na pressão da torcida, exatamente do jeitão que a Libertadores gosta. Confio muito nesse time, no trabalho, e no projeto, iniciar uma caça-às-bruxas por causa de uma disputa de pênaltis é loucura.

Talvez a minha única preocupação seja em relação ao goleiro Alex Muralha. Para ser o defensor da meta rubro-negra na competição que é a grande obsessão dos torcedores tem que ter um algo a mais, tem que fazer defesas difíceis, tem que ser decisivo.

Não teve culpa nos 3 gols que sofreu em 45 minutos do medíocre time do Fluminense, mas em 3 chances de fazer uma defesa difícil ele passou batido. Além disso, saiu mal do gol em lances aéreos, e ainda colocou infantilmente as mãos na bola em um recuo, bizarro!

Na disputa por pênaltis ele não conseguiu pegar sequer uma cobrança, e olha que esse quesito mais tarde pode ser o fiel da balança na Libertadores. Desejo vida longa ao Muralha no Flamengo, mas tomara que na quarta ele possa fazer mais e melhor.

Como destaque positivo do Flamengo para amanhã, o craque Diego em grande fase talvez seja o principal, ele é decisivo, e poderá fazer a diferença. O próprio Paolo Guerrero, que é tão criticado por essa coluna, ganhou pontos comigo após bater com perfeição aquela falta, enfim chamou a responsabilidade , depois de quase 2 anos.

É isso galera, estarei no Maracanã amanhã, e farei um pré-jogo na Rua Luiz Gama (Bar do Chico’s), apareçam para tomarmos uma gelada, e bater um papo legal.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Comentarios

comentário

  • Nick Sousa

    dale dale dale ooo vai começar a festa

    • Vinny Dunga

      Mengão do meu coração!
      É amanhã… TMJ!

  • Ruan Pedro

    Não podemos esquecer, né garotão?

    Como sempre ele está certo, a culpa é de quem participa assiduamente.

    • Vinny Dunga

      Boa!
      Volte sempre, e continue participando!
      Bjos!

      • Ruan Pedro

        Tmj meu garoto, você é fera!

  • Mateus Carvalho

    O problema é que o Diego pipoca em alguns jogos importantes.
    Se o treinador do san lorenzo for esperto é só colocar uma marcação individual no Diego. pronto o mesmo some .

    • Vinny Dunga

      Verdade Mateus!
      O Flor fez isso no domingo, e deu certo.
      Zé precisa fazer algo nessas circunstancias!
      Abraço! SRN!

  • – Ryan –

    Acho que não teremos maiores problemas nessa fase de grupo, tenho ctz q vamos avançar sem maiores sustos, mas confesso que fiquei preocupado com um aspecto dps do domingo: penalidades! Nos últimos campeonatos que disputamos, sempre que um jogador de linha não representava, podíamos ficar tranquilos pois tínhamos bons pegadores de pênaltis, Bruno (terror das penalidades), PV (injustiçado), Felipe (mãos de alface rsrs), Muralha não passou segurança nenhuma, dançou, dançou, se adiantou e nem chegou perto de passar confiança. Vai ter q treinar. Torço pra queimar a língua! SRN Vinny! Esse ano essa liberta é nossa meu parcero!

    • Vinny Dunga

      Ótima análise Ryan!
      TMJ amigo, avante, rumo ao bi da américa.
      Abraço! SRN!

    • Ruan Pedro

      Ryan, um trecho do texto do João Luis Jr., do “Isso aqui é Flamengo”.

      Alex Muralha não sabe pegar pênaltis

      Ok, talvez dizer que Muralha não sabe pegar pênaltis seja errado, já que nosso goleiro parece nem mesmo entender a dinâmica da atividade chamada “cobrança de pênaltis”. Enquanto vários goleiros se dividem entre escolher o canto ou esperar o cobrador, Muralha parece ter desenvolvido uma terceira via, que consiste em dar alguns pulos aleatórios e, após a cobrança, aí sim escolher um lado, que ele usa para sair do local, já que o adversário já fez o gol. Considero Muralha um ótimo goleiro, que já fez grandes partidas pelo Flamengo e foi merecidamente para a seleção brasileira, mas o que vimos na disputa de pênaltis de domingo foi um atleta que só defenderia um pênalti se cursasse faculdade de direito, passasse na prova da ordem, um pênalti cometesse algum crime e fosse parar no escritório dele.

      • – Ryan –

        Torço pro Muralha e pro Vitor Hugo q é treinero de goleiros terem percebidos que há uma margem mto grande pra melhora nesse quesito, e q pode ser vital num torneio mata mata

  • Claudio Avilla

    Texto muito bem elaborado! Boraaa Mengooo Rumo ao Bi das Américas!! SRN #2417542-0

    • Vinny Dunga

      Valeu Claudio!
      Avante!

  • Marty Mcfly

    “Não teve culpa nos 3 gols” Discordo, pois no pênalti ele fez um movimento pra esquerda que facilitou muito a vida do batedor que bateu na direita.

    • Vinny Dunga

      Bem lembrado, Marty!
      Valeu! Abs!

  • rubro negro

    Se ganhar esse jogo, vai alavancar o ST. Espero que ganhe! VAMOS MENGO!

    • Vinny Dunga

      Rumo aos 100 mil até junho.

  • Vinícius Presto

    Ficou bom, só que eu mudaria o título por: “Vai começar a Guerra” ou “Vai começar de verdade o ano do Mengão”….enfim, o termo “festa” me lembra a traumática libertadores de 2008, que o fla entrou em um verdadeiro clima de festa e tomou sacode do América-MEX. Mas dessa vez vamos com foco e atenção, Mengão fará uma boa participação. SRN!

    • Vinny Dunga

      Verdade Xará!
      Tem que conter o oba-oba mesmo.
      Abraço! SRN!

  • Agnaldo Alves

    Fala rubro negro…ia postar que estava sentido falta dos textos polêmicos, mas lendo os comentários aqui na coluna nos últimos dois dias acho que já saciei a vontade em ler coisas polêmicas, até o Kleber Leite deu o ar da graça…Estava esperando algo grandioso, digno de muitas tretas, mas você veio sossegado. Tá acontecendo alguma coisa? Você está bem?

  • BVZ Top

    Muralha já pegou pênaltys sim.