Trauco – O homem que não brinca

Miguel Ángel Trauco Saavedra, chegou ao Flamengo sob olhares de muita desconfiança e pouca badalação. Aqui, virou Trauco, o cara que seria o reserva de Jorge. Alguns, mais apressados, desde os seus primeiros toques na bola – ainda no amistoso contra o Vila Nova – observaram que o lateral peruano batia na bola de um jeito diferente.

Confesso que preferia calma pra avaliar e tempo para que o rapaz que chegou ao Flamengo exaltando a própria vontade de vir, evoluir e partir. Ainda no ano passado, avaliei aqui a possível contratação de Trauco como interessante, caso ele chegasse com mais um pra posição. Acho que minha suposição estava correta naquela época, talvez tivéssemos um superpovoamento da posição até a partida de Jorge para o Velho Continente.

Acontece que Jorge realmente partiu e nossa opção imediata parecia simples e arriscada. O jovem lateral de cara fechada costuma trabalhar sério, mostrando precisão nos cruzamentos, lançamentos interessantes, técnica refinada e muita vontade.

Ainda que pese contra ele sua deficiência defensiva, apontada na minha avaliação e comentada por tantos especialistas, Trauco já demonstra evolução em seu posicionamento. Os mais críticos preferem supor que Zé proibiu suas subidas, mas fica claro que nosso camisa 13 compreendeu que o primeiro passo seria um bom posicionamento.

Meia de origem, lateral por opção. O peruano que surgiu como meia, preferiu a lateral como seu caminho e quer voar alto. Sem medo da pressão, de cara amarrada e com personalidade. Trauco quer fazer do Flamengo parte vitoriosa de sua história e também seu trampolim para a Europa.

Sem distribuir sorrisos e não conseguindo tratar seu grande ídolo como um colega de trabalho, ele vem colecionando bons números. Em dez jogos oficiais, Trauco tem 2 gols, 16 desarmes, 3 faltas cometidas, 5 assistências e 10 assistências para finalização. Números que serviram como um bom cartão de visita, tornando-o peça importante para a melhoria de rendimento de Guerrero. Além de a saudade que parte da torcida ensaiava sentir de Jorge.

Que o seu caminho siga sendo de evolução, alegrias e títulos. Sabemos que não é preciso sorrir o tempo todo para se fazer um bom trabalho, basta sorrir na hora certa. Pelo que vimos até agora, Trauco não brinca em serviço.

SRN!

Thigu
Twitter: @thigusoares

  • Jhon silva

    Tem um otimo passe, carioca esta ai pq não testa ele como meia esquerda, não to dizendo que ele deve mudar de posição mas sim fazer um teste vai que da certo porque tem um bom toque de bola. Fala tanto que carioca pra fazer teste e não vejo nada tipo Donati e Rever, Mancuello de segundo volante ja que até agr se mostrou perdido em todas as posições que jogou, Ronaldo de primeiro volante, o time titular com Vizeu de centroavante, são coisas que pode não da certo mas vale a pena tentar.

    • Thigu Soares

      Jhon, muita gente sugere essa mudança. Particularmente, acho que ela poderia até dar certo, mas de maneira ocasional. Trauco veio pra fazer sua história e carimbar seu passaporte para a Europa como lateral, acho complicado fazer isso de modo definitivo. Mas é uma ideia! SRN!

  • Rodrigo Felix Dutra

    Não sinto falta nenhuma do Jorge , digo sem medo o Trauco e um lateral superior ao Jorge .

  • Thiago Diniz

    O Trauco é um excelente jogador. Dá mesma forma que após pouco tempo de sua chegada já havia torcedor dizendo que ele deveria ser titular, agora, após o belo gol do Renê, também tem gente dizendo que esse deveria assumir a titularidade.

    • Thigu Soares

      Quem ganha é o Flamengo! Melhor coisa pro crescimento é uma disputa de bom nível pela titularidade.

      • Haroldo

        E por que não os dois juntos, especialmente contra algum adversário que ataque forte pelo lado direito deles?
        A própria reportagem registra que o Trauco começou a carreira como meia. Ele quando ataca, parece-me muito mais lúcido que o Éverton.
        De repente, os dois atuando juntos pela esquerda, teríamos uma melhora ofensiva com Trauco no lugar do Éverton, e uma melhora defensiva com o Renê de lateral.
        O ZR já testou Pará e Rodinei juntos, e foram até bem. Por que não tentar o mesmo com os dois pela esquerda? SRN

        • Thigu Soares

          Haroldo, isso seria viável como um teste ou em uma situação ocasional, como ocorreu com a dupla “Paranei”. Não acredito nessa possibilidade de maneira definitiva até por ir contra a vontade do próprio Trauco.

  • Watson Luiz pereira

    Sem acrescentar nem uma vírgula… Fantástica análise… Sóbria e inteligente..

    • Thigu Soares

      Obrigado, Watson! SRN!

  • Watson Luiz pereira

    Afinal…Como era mesmo o nome daquele lateral q foi para o Mônaco? Kkkkkkkkkk

    • DefendaSeuDinheiro

      kkkkkkk armero

    • Thigu Soares

      huahauhauhauahuah

  • mtakh

    E pensar que veio de graça, ganha muito menos que os brasileiros,custo benefício altíssimo, além de poder render $$.

    • Thigu Soares

      Também tem isso. Retorno técnico e financeiro! Isso é muito bom!

  • Vinícius Quintanilha

    Se conseguir melhorar na parte defensiva, será um senhor lateral.

    • Thigu Soares

      Exatamente!

    • Rodrigo Andrade

      Se ele fosse bom na defesa estaria no Barça, e não no Flamengo.

  • DefendaSeuDinheiro

    Parabéns, ótimo texto, concordo em gênero, grau e número!

    • Thigu Soares

      Valeu! SRN!

  • Giulia Vargas

    Eu falei muito aqui sobre a “Avenida Trauco” antes mesmo de o contratarem. Ele tem sérios problemas defensivos mas vem evoluindo aos poucos. Hoje em dia ele sobe e com isso, evita de deixar um espaço grande na esquerda. Ainda tem problemas no 1×1 e no posicionamento quando o adversário ataca pelo lado direito.

    Espero que ele evolua, pois ofensivamente ele é muito bom.

    • Thigu Soares

      Perfeita colocação, Giulia.
      Ele tem sido bem orientado e dedicado, por isso já mostra evolução no posicionamento. Esse me parece ser o primeiro passo para que ele se torne um lateral bem completo. Mais que isso, Trauco sabe que pra chegar aonde quer precisa de um desempenho defensivo ao menos promissor.
      Acredito demais na evolução dele.
      SRN

  • BVZ Top

    5 assistências e 16 desarmes, interessante.

    • Thigu Soares

      Mais as 10 assistências para finalização.

  • Manhaes01

    Excelente jogador….a deficiencia defensiva está tambem relacionada a baixa estatura, muitos atacantes mais altos se aproveitam para jogar na esquerda por terem mais facilidade nas disputas aereas com ele….ainda assim acho que está mostrando a que veio e que foi uma excelente contratação….

    • Evandro Caldeira

      Ele precisa ser malandro como o Renê, subir junto com o gigante e o deslocar no alto, observem que o Renê faz isso bem, mas isso requer treinamento próprio, no mano a mano por baixo ele evoluiu bastante e vem segurando sua vaga, meu lateral no Cartola FC vai ser o Trauco.

  • Anderson

    Grande Thigu. Também acho que ele não precisa sorrir. Pode fazer outros sorrirem.

    • Thigu Soares

      Justíssimo! Até prefiro assim!

  • Felipe Trindade

    Antes dele ser contratado,eu já tinha assistido alguns jogos dele pela seleção, óbvio que fui “obrigado” a assistir por causa do Guerrero, e sempre comentava com meu irmão sobre “esse lateral esquerdo”, quem joga bola, sabe quando o cara é bom jogador ou não.
    Trauco bate na bola com facilidade, cabeça erguida, é bonito de ver ele jogando.
    Sobre sua fragilidade defensiva, ele vai melhorar, mas um time organizado, com posse de bola, vai usufruir dele o que ele tem de melhor, que é a parte ofensiva, um time que não tem organização, pouca posse de bola, vai expor o time e vai fazer com que suas falhas apareçam nem sempre por demérito individual,e sim falta de organização de todo time.
    Nosso problema passa longe da sua fragilidade, temos muitas coisas a rever antes disso.
    Precisamos do Everton Ribeiro e um zagueiro urgente, se não, a libertadores vai continuar sendo um sonho distante, porque com esses pontas inúteis, vamos precisar de sorte o ano inteiro, e isso não é fácil de acontecer.

  • Felipe Trindade

    Sem contar que ele jogaria tranquilamente como um meia esquerda, finaliza bem, tem ótimo passe e visão de jogo.
    Mas o Zé prefere os cavalos paraguaios, com a terceira série fraca, que correm e quando chegam perto do gol, não sabem o que fazer. LAMENTÁVEL.

    • Thigu Soares

      Novamente volto ao que falei no texto e tenho repetido nos comentários. A utilização de Trauco como meia esquerda é uma possibilidade, mas creio nessa possibilidade apenas em situações ocasionais e o motivo é simples. O jogador veio para o Flamengo na busca de evolução na carreira e pavimentação do seu caminho rumo à Europa. Dentro desse cenário é importante lembrarmos que ele veio pra ser LATERAL, não meia. Sou favorável a esse improviso em algumas situações, mas acho que de maneira definitiva entraria em conflito com os anseios do próprio jogador.
      Abraço! SRN!

      • Gustavo Guimarães

        Cara a questão do improviso está fora de questão pois ele joga pela meia , e inclusive na seleção peruana.
        Que só passou para lateral quando o Yotun (lateral que jogou no Vasco),
        Já não tendo a mesma intensidade para jogar na lateral empurrou o Trauco pra LT esquerda

      • Felipe Trindade

        Correto, tem razão.
        Mas ele jogaria muito bem ao lado do Diego pelo lado esquerdo, no lugar do jumento do Everton… kkkkkk, tmj Abraço.

      • Evandro Caldeira

        Defendo ele na lateral, tem qualidade, mas temos jogadores suficientes para a meia esquerda, essa improvisação é no extremo de um jogo!

  • Madruguinha

    Thigu, acho que o trauco um excelente lateral e dependendo da ocasião pode ser deslocado para o meio e ajudar na criaçao, um bom exemplo de variação tática que pode ser feito. Uma coisa é certa: foi um tiro de calibre 1 mm da diretoria.

  • Anderson Santiago

    Bom texto…
    Apenas não concordo com “usar Flamengo como trampolim pra Europa…”

    Isso aqui é Flamengo!

    • Martins bsb

      Pior q é típico de lateral q Real madri e Barcelona se amarra.

      Moleque tem muito futuro, é tem cara vai voluir muito.

      • Evandro Caldeira

        E o Real estar a procura de uma sombra pro Marcelo, Trauco não passa dessa temporada, se Arão melhorar mais um pouco é outro que vai no fim dessa temporada, esses 2 jogadores podem deixar o Flamengo antes do final do ano.

  • Evandro Caldeira

    Boa Thigu,
    Vc sempre traz um bom texto para nós dialogar, a gente ficou apreensivos mais pelo valor, mas estava no planejamento e segundo os especialistas o valor da venda do Jorge foi boa,ok.

    Mas relativo a esse peruano ousado e atrevido que antes do jogo na chegada ao aeroporto na sua estreia ele disse e fez, cumpriu, rapidamente nos fez esquecer do Jorge, se continuar assim o Renê que é muito raçudo e determinado vai ralar uns bocadus para sacar o peruano! A lateral esquerda do Flamengo está perfeita com 2 jogadores muito sérios e determinados com vantagem para o peruano que já se adaptou.