O sonho da Canaã Rubro-Negra

Um dilema tão grande sobre onde jogar nunca foi tão evidente, as dúvidas de como proceder com o assunto Maracanã nunca penderam tanto para o lado contrário ao caminho que segue o maior do mundo. Com isso “deveríamos construir um estádio próprio?” Deixou de ser apenas uma pergunta rotineira.

O Flamengo já se posicionou totalmente contrário a disputar partidas no estádio Mario Filho enquanto for administrado pela nova concessão, forçando nosso mais querido a buscar alternativas para chamar de casa. Ninguém mais quer ver o maior clube do Brasil jogando em lugares improvisados, independente se o retrospecto for bom, como é em Cariacica no Espirito Santo, ou até mesmo em grandes centros, como o Pacaembu ou Mané Garrincha; queremos o Flamengo tendo sua casa onde ela tem que ser.

O grande dilema se dá a partir do momento que, encontrar um estádio no Rio de Janeiro (como a Arena da Ilha) é reduzir a grandeza de alguém que não merece jogar para 21 mil pessoas; todavia caso haja um acerto com a atual gestora do Maraca, o que é bastante improvável (pra não dizer impossível), seria permanecer dependendo da má vontade dos outros pra poder jogar, e essa não pode jamais ser a postura do maior clube do mundo; já deu!

Sabemos da grandeza, da história do nosso time com o Maracanã, sabemos de todas as conquistas, de tantos momentos emblemáticos naquele palco consagrado do futebol; temos consciência também, que construir um estádio próprio, seria dar adeus com todas as letras ao maior templo do futebol nacional, existem sim argumentos justos para que não larguemos aquela que foi nossa casa por 67 anos, porém muitos mais existem para que sejamos convencidos a construir nossa casa, que nos traga a dignidade que merecemos e uma força que hoje talvez tenhamos perdido.

Para a história que tivemos no Maracanã, fica aquele saudoso abraço, de quem em vez de chorar pela perda de um amigo querido, escolhe sorrir por se lembrar de cada momento feliz que passou ao lado de um de seus maiores companheiros em seus grandes anos de glória; sentiremos saudades do ”falecido” maracanã, mas se tem hora melhor para darmos fim às piadas sem sentido dos rivais sobre estádio, essa hora chegou; vamos buscar o sonho! Vamos atrás da nossa bíblica Canaã! Rumo à terra que foi prometida! Seja ela em Niterói; seja ela na Barra da Tijuca; só precisa ser a nossa casa, que nós no sintamos em casa quando ali estivermos. Ainda nos sentimos em casa no Maracanã? Não responda pra mim, responda a si mesmo!

Nick Marques…

Só agradecendo a todos que guardaram esse tempo pra ler meus primeiros dizeres como colunista do site; agradeço o apoio de todos e igualmente aceito qualquer crítica direcionada a mim ou minhas opiniões, estamos aqui para errar e acertar, para tentar fazer sempre o Flamengo maior e mais forte a cada dia; novamente obrigado a todos, forte abraço e Saudações Rubro-Negras!

Twitter: @TheNickMarques

  • Luciano Pereira

    O melhor momento da história do Flamengo para construção de seu estádio é esse. Não importa se na Barra ou Niterói. Precisamos da nossa casa.

    • Nick Marques

      precisamos de uma casa que seja nossa, eu particularmente estou cansado de ter que depender da má vontade dos outros pra jogar, ver o flamengo passar por cada humilhação pra conseguir jogar aqui ou ali…

  • Tendō Pain

    Belo texto! Expressa o sentimento de todo rubro-negro em relação à nossa casa.

    E seja bem-vindo!
    Em terra de Vinny Dunga, Nick Marques é rei kkkkk

    • André N Lessa

      Aproveitando o momento zoeira, seria o nosso querido Vinny Dunga o Márcio Araújo de nossos colunistas? Começa o ano no banco, mas está sempre jogando, oops, escrevendo 😀
      Vinny, #tamojunto
      SRN

      • Nick Marques

        se vinny dunga for o Márcio Araújo, eu sou o Trauco hahahahahaha

      • Tendō Pain

        Kkkkkk

  • André Sampaio

    O momento é difícil ainda, de indecisão, de dúvida. Mas vamos apoiar o Flamengo qualquer que seja o caminho. O Flamengo precisa de uma casa sua, só sua. Que seja na barra, Niterói, onde for. O Flamengo é maior do que todos os que tentam diminuí-lo.

    #VaiPraCimaDelesMengo

    Quer falar de Flamengo no Telegram? Vem pro @FlamengoNacao

    • LeandroMgaJP

      Que seja na zona norte ou na zona sul; que seja na cidade do Rio ou em Niterói; que seja no estado do Rio ou em outro estado; que seja bonito ou feio; que seja grande ou pequeno; mas, que seja do Flamengo.

  • Léo Faria

    Não da pra comprar a Portuguesa da Ilha?

    • Nick Marques

      da pra comprar, mas vc enxerga o Flamengo jogando sempre só pra 19 mil?

      • Léo Faria

        Estava pensando em acabar com o clube mesmo.kkk
        No local onde é o campo,sem mexer no resto do clube, daria para acabar com a arquibancada social e com uma estrutura de alvenaria e todo anel fechado (as quinas ficarão sem arquibancada no modelo atual) acredito que dariam umas 35 mil pessoas.

      • Mayko Priscila Krakeker

        mas o fato de ali ja ser um estadio facilitaria na questão de licenças não? estudo de impacto etc…não sou do rio ,a ilha do gevernador é um bairro,ou um município,pq pelo que vejo como no caso de niterói,as licenças não seria problema…

  • Ltom Macêdo

    Acho que todos querem estádio próprio.

    Só acho que isso é projeto pra 10, 15 anos partindo de agora. Sem loucuras.

    Esperamos tanto podemos fazer as coisas com calma.

    Um estádio pra 40 mil pessoas seria o ideal.

    • Nick Marques

      entre 35 e 50 mil ta ótimo, 50 mil de lotação máxima… seria perfeito

    • Jardel Lorenção Cardoso

      Uma vez li nos comentários uma ideia de estádio interessante, 3 anéis com capacidade pra 20 mil, cada anel com sistemas de água e energia independentes, conforme a importância do jogo, seriam utilizados, um, dois ou os três anéis. É viável? Não sei, mas é uma idéia bem interessante​.

      • Ltom Macêdo

        Acredito que isso seja possível, mas deve ser bem caro essa estrutura.

        • Marcos Vinicios Souza

          A possível economia recompensaria!!

    • Henrique

      Também acho que é projeto de longo prazo mas tem que ser de maior capacidade, 60 a 80 mil.

      • Nick Marques

        não concordo, acho que um estádio pra 35 a 50 mil ideal

      • Ltom Macêdo

        Tem que ser um estádio considerando nosso calendário onde 40% dos jogos são dispensáveis e não atraem torcida.

    • Leonardo

      Acredito​que 50 seria interessante não é um estádio gigante nem pequeno.
      Mas se for sair o estádio não vai comprometer o nosso orçamento.

      • Ltom Macêdo

        Acho que é impossível um estádio não comprometer nosso orçamento.

        • Léo Faria

          É impossível. Flamengo não tem 400, 500 milhões.
          Fatalmente o time sentiria em campo.

        • Marcos Vinicios Souza

          Se for começar pagar quando terminar de ser construído… acho que não afetaria não!! Daqui 3, 5 anos a dívida é zero e o faturamento acima 700 milhões… Totalmente plausível.

  • Junior Vinicius

    O que vem acontecendo com o Maracanã é um absurdo, estádio feito com dinheiro do povo entregue a gringos corruptos, uma fatalidade pra o contribuinte do Rio de Janeiro, e as torcidas organizadas que só lembram de brigar deveria ajudar o clube numa luta como essa, faziam protestos em frente ao Maracanã com certeza daria uma contribuição para o clube ao invés de ficarem se matando.
    O nosso estádio pelo visto terá que ser feito, não temos onde jogar no Rio de Janeiro que é a casa do Flamengo, espero que a torcida não fique de mimimi de que é distante, que não é de luxo, que não é grande e outras coisas que só atrapalham a valorização de um patrimônio. Será o momento de apoiar.

    • Tendō Pain

      Cara, você prefere qual: que sustente o estádio com o dinheiro do povo ou que se sustente com o dinheiro das empresas?

      Prefiro mil vezes que alguma empresa pague com o dinheiro dela os prejuízos do que o Estado pagar com o dinheiro do povo. Se já foi uma fatalidade construir esse estádio caro e reformá-lo a preços absurdos com o dinheiro do povo, imagine o povo ainda ter de arcar com sua cara manutenção?
      Não estou defendendo essas empresas que se sujaram junto com a classe política, estou querendo que tire pelo menos esse fardo das costas do povo. Sei que essa aliança de empresas com governos dá muito pano pra corrupção(principalmente as concessões, já que são alianças mais duradouras) mas que pelo menos esse fardo saia das costas do povo, que, cá entre nós, já está muito sofrido.
      E falo isto exclusivamente do maracanã.

      • Junior Vinicius

        Não existe apenas essas duas opções, o Maracanã não precisa ser sustentado nem pelo dinheiro do povo e nem muito menos por empresas gringas corruptas, estamos falando de um estádio viavel economicamente.
        Se fizerem todo o processo corretamente o Maracanã não dará prejuízo, não estamos falando de um estadio em Cuiabá ou em Manaus, o Maracanã tem demanda de jogos, é lucrativo! E esse o motivo de tanta empresa corrupta interessada.

        • Tendō Pain

          Sim, você está certo, mas nem sempre quem está a frente do Estado é competente e, na primeira merda, o prejuízo cai na conta do povo.

  • Leonardo

    Não seria interessante pegar o terreno onde era o terra encantada em troca do terreno do morro dá viúva…
    E porque não buscar uma parceria com a MRV.
    Enfim espero ainda ir no nosso estádio.
    SRN !

    • Mariano Gomes

      Já citei esta possibilidade, mas na ocasião comentaram que o terreno do T.E. tem um valor que passa do 1 bilhão, dada toda sorte de interesses que àquela região se apresentam. Mas estou com vc, acho aquele terreno perfeito, uma área que já foi de difícil acesso e hoje é amplamente servida de transportes, para as várias regiões da Cidade. Linha Amarela, Terminal Alvorada, BRT, metrô.
      SRN

      • Ibsen Perdigao

        Na verdade ele tinha há anos atras, na época do boom, o potencial comercial de 1,5 bi. Tipo, depois de fazer os condomínios e etc

      • Leonardo

        Caramba não sabia que seria um valor tão alto assim… Mas que é um lugar perfeito pra ser fazer um estádio hoje no RJ é.
        Poderia dá ao terreno e uma % dos lucros do estádio como forma de abatimento por x anos…
        Mas aí é muita negociação.

      • Ricardo Dias

        Sei que não há possibilidade, mas o local perfeito no Rio seria o terreno do gasômetro, perto da rodoviária…

    • Ibsen Perdigao

      Cara. Seria muito interessante. Mas aquele terreno da terra encantanda vale uns 500 milhoes

      • Leonardo

        Tirando esse lugar não vejo onde no RJ tenha tão fácil acesso.

        • LeandroMgaJP

          Mas aquele terreno é imenso, não seria necessário algo tão grande;
          Talvez com diversificação de uso se tornasse possível com investidores.

  • Mateus Carvalho

    Tinha que pegar esse texto e monstra para a diretoria.
    É vergonhoso um time com grandeza do flamengo não ter um estádio próprio para jogar.

    • Ednei P. de Melo

      Qual diretoria? Pois se a atual estivesse administrando o Flamengo há bem mais tempo, certamente esta situação estaria resolvida. Já as antigas… &;-D

  • Carlos_Mengão

    Só falta o nosso estádio próprio para fechar com chave de ouro essa diretoria.

    • Flamaster_Canada

      E títulos!

      • João Pedro Macedo

        Os títulos virão como consequência pelo grande trabalho que eles vem fazendo. Independente se for durante essa gestão ou futuramente.

        • Junior Vinicius

          Tem que ser durante.

      • Carlos_Mengão

        Verdade, mas com esse treinador tá difícil.

  • Josimar Souza
  • Rômulo Gonçalves

    A impressão que dá, é a de de que o Flamengo vai esperar o MP-RJ intervir nessa concessão do Maracanã… Até mesmo o relator do profut está querendo convecer o poder executivo do Rio, de que o ideal seria um novo edital de licitação, segundo entrevista dada por ele mesmo a rádio globo… Logo, a tendência é aguardar o desenrolar dos fatos… isso significa que o sonho da casa própria está ainda muito distante…

    • João Pedro Macedo

      É isso que me deixa puto! E mesmo que consigam, ficariamos com o Maracanã alguns anos e depois? Voltamos a jogar em Brasília?

    • Mayko Priscila Krakeker

      É isso que falei desde que foi anunciada a venda da concessão..
      O flamengo tem um amor de corno pelo maracanã,e pior agora ta querendo ficar corno manso,dequele que sabe que a mulher ta com outro,mas ainda ajuda ela a pagar o aluguel,pra ficar proximo dela na esperança que ela mude de ideia e volte pra ele…kkkk pqp da vergonha dessa atitude..a diretoria hoje se quiser pode anunciar amanhã a construção de um estadio, pq parceiro não falta e sozinho nem a gente e nem ninguém no brasil hj constrói 1…

  • SergioSarah

    Compactuo da mesma opinião caro Nick.

    Se tem um momento​ na história do CRF para que esse projeto saia do papel, o momento é esse. Devido a essa diretoria séria e competente.

    Alguns torcedores tem que aprender a desapegar de certas coisas. Como infelizmente ou felizmente é o caso do Maracanã. Mesmo que vá levar 10,15 anos pra ficar pronto, insisto em dizer: esse projeto tem que sair do papel, pois esse é momento mais propício na história do clube.

    Enquanto isso vamos de Ilha Arão mesmo com capacidade para 20 500 pessoas pelos próximos 3 anos, renováveis por mais 3.

    Nação não há o que temer. Tenho certeza que a diretoria fará o melhor nesse aspecto de construção do estádio próprio.

    SRN!!

  • Lucas Da Mota

    A divulgação do edital para permuta do Morro da Viúva é um sinal que a diretoria escolheu o caminho certo. O estádio próprio do Flamengo precisa existir independentemente do Maracanã. Com ou sem acordos, o Flamengo não pode depender dos outros para mandar seus jogos.

    Uma arena para 50 mil pessoas naquele terreno de Niterói está de bom tamanho. Área portuária, do lado das barcas, do lado da saída da ponte. Espaço suficiente inclusive para construir um amplo estacionamento. Sem pressão de moradores.

    Já a alternativa da Barra da Tijuca… a única localidade plausível que existe na região é no Parque Olímpico, que está com equipamentos abandonados e sem ninguém para administrar. Em um acordo com a prefeitura e o Governo, o Flamengo poderia desmontar uma ou duas dessas arenas para erguer a nossa. Tem acesso ao BRT, a trans olímpica e a linha amarela. E fica a uns quarenta minutos do CT, com trânsito bom.

    Esperar para decidir nosso futuro em outra licitação no próximo ano seria um absurdo.

    Está na hora de esquecer o Maracanã. É como um longo e profundo relacionamento que um dia acaba, mas acabou e temos que seguir em frente. A verdadeira e única casa do Flamengo é a Gávea, que é nosso QG. O resto vai ficar guardado na memória, junto com a Rua Paysandu e nosso primeiro endereço no Flamengo.

  • JORGE SALGADO

    Depois de sanear, deve procurá uma fórmula para o estádio próprio. Por enquanto o Flamengo tem que jogar no Maracanã.

    • Nick Marques

      Maracanã não é mais uma opção

    • edney denis

      O Flamengo tem que jogar na Ilha. O aluguel do Maracanã é um assalto. Só sendo doido pra mandar seus jogos lá.

  • Douglas Galvão

    Concordo totalmente!
    Já deveríamos ter pensado nisso desde quando essa diretoria assumiu.
    O Maracanã depois dá reforma pra copa não é mais o mesmo e, ficou muito caro para os clubes jogar lá.
    E para o torcedor o ingresso ficou muito caro!!

  • Carlos Jasperon

    Concordo com o Henrique. Temos de ter um estádio pra público de 60 a 80 mil, no mínimo. Afinal somos grandes e seremos maiores ainda. Então temos de estar preparados para nossa grandeza e não ficar pensando pequeno tipo visceínos. Com estádio para público de até 50 mil, nunca passaremos de 40 mil torcedores pagantes, afinal na média 10% do público são de gratuidades.

    • Nick Marques

      80 mil pessoas se conta em uma mão quantas vezes teremos esse público, mal se iluda, melhor um estádio de 50 mil sempre com todos os ingressos vendidos que um de 70 que quase nunca vai lotar… não se faz caldeirão em estádio vazio…

      • edney denis

        Eu preferia um com 40 mil. Estadio pra 50 mil já ficaria um pouco salgado a manutenção.

  • Ellyvheltton Santos

    Carlos J. Concordo com você, o Flamengo e um grande time e precisa de um estádio a altura no mínimo na minha opinião de 75.000 a 80.000 mil ….E um sonho não só do clube e sim também de uma nação de mais de 50.0000 de apaixonados rubro-negros

    • edney denis

      Estadio com este tamanho não faz sentido aqui no brasil. Um de capacidade pra 40 mil já estaria bom, pois aqui nem todo jogo lota. Principalmente estadual.

  • Ellyvheltton Santos

    É lanço aqui a seguinte pergunta: Qual seria o modelo de estádio ideal para a nação rubro-negra?

    Alguns estádios dá Europa por exemplo daria uma certa ideia……. Talvez

    • Nick Marques

      precisamos de um estádio que a lotação máxima seja 50 mil e que pra jogos pequenos ou normais abra-se venda pra 35 mil, com isso a gente mantem uma media de 25 a 30 mil por jogo, algo próximo das maiores médias do Brasil… com a arquibancada o mais perto do gramado que der… no formato de arena fixa, pode ser nos moldes de San siro ou da allianz arena, a parte externa…

    • zarakem

      Eu como torcedor não vejo necessidade de se fazer uma arena super moderna estilou Europa o que é caro, acho mas vantajoso a construção de um estádio mas simples que nos atenda bem ex. o estádio do Penharol do Uruguai esse estadio comporta 40 mil pessoas e foram gastos 40 milhões de dólares (137 milhões de reais aproximadamente) é estadio e não arena e também é padrão FIFA recomendo a quem tiver curiosidade de ir ver as fotos e a materia sobre o estadio vale apena. https://uploads.disquscdn.com/images/f6d5aa2d5e80bdd467c36832309122291781f42f0e71c9d7ce8ea95853beef32.jpg

      • zarakem

        Nos precisamos de um estádio de futebol não de uma arena super moderna e cara. https://uploads.disquscdn.com/images/f7f04b7ea6d00f74b4bb86c64ca0b4c1ef771901a28f94f901d53f73bf518207.jpg

      • Ellyvheltton Santos

        Você tem razão amigo…Mas se for pra construir que seja um com a cara do mengao, um com capacidade de mais ou menos 60.000 mil está de bom tamanho….Mas todos nós sabemos que isso não pode ser feito dá noite pro dia, tudo tem um bom planejamento e algumas burocracias…Mas a gente ainda vai ter uma casa pra chamar definitivamente de nossa sem ter que está dependendo de ninguém

  • DEIVID WENDEL DE DEUS

    desculpe se estou falando besteira, mas gostaria de saber se tem como comprar essa Arena da Ilha e aumentar a capacidade dela para 40 mil pessoas?