Página inicial Colunas Coluna do Torcedor Coluna do Torcedor: “Obrigação é dignidade!”

Coluna do Torcedor: “Obrigação é dignidade!”

719
17
COMPARTILHAR

Estamos a algumas horas de uma estreia inegavelmente diferente de qualquer outra, estamos nos aproximando do fim de uma contagem regressiva que começou há trinta e seis anos.

Somos quarenta milhões de pessoas, quase a população inteira do país vizinho, que são nossos próximos adversários; quase a população da Espanha e praticamente quatro vezes a população de Portugal, atual campeã europeia; quarenta milhões de pessoas totalmente diferentes, diferenciadas não só aos outros que vivem um desgosto profundo por não ser Flamengo, mas diferentes entre si; ricos e pobres; brancos e negros; homens e mulheres, de todas as crenças e gostos; ser Flamengo é para todos, para qualquer um que queira ser verdadeiramente feliz.

Da boca dessa nação rubro-negra, surgiu em muitas outras oportunidades, uma frase que nunca ecoou tão forte quanto no atual momento… “Libertadores é obrigação!” – Clama a fanática torcida apaixonadamente ao seu clube do coração. De fato cabe aos atletas responder dentro de campo, entregar aos seus fãs, o maior prazer dos mesmos, vê-lo brilhar, nesse caso na terra, em terras sul-americanas.

Hoje em dia, torcedores já adultos, nunca tiveram esse prazer; campanhas vexatórias atrás de outras campanhas vexatórias que fizeram a melhor campanha do time, nos últimos vinte anos, ser uma eliminação pífia nas quartas de final em 2010, quando era o atual campeão brasileiro, perdendo dentro do Maracanã para a “La U”, que no ano seguinte faria 4×0 no Flamengo pela copa sul-americana, também em territórios cariocas.

Sim, a Libertadores é obrigação, e se o titulo vier junto? Melhor ainda… Porque a obrigação não é a taça, entraremos em campo daqui a algumas horas por um torneio com muitas equipes qualificadas, algumas discutivelmente superiores e por que não? Não existe mal em assumir que existem melhores, principalmente em um esporte que, nem sempre, o melhor é o campeão (copa de 82 está aí pra mostrar isso); jogaremos um campeonato onde muitos alí sabem jogar a competição melhor do que nós; o que a maior parte da torcida quer é que o time entre na libertadores e faça uma competição que de fato represente cada um de nós, que o time dê o sangue; que vibre em cada dividida; que, cliché a parte, jogue com o coração na ponta da chuteira; Libertadores é a obrigação, que o Flamengo represente o Flamengo em campo, porque o lugar do Flamengo não é o pote 3.

Nick Marques


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Comente pelo Facebook

  • carlos mengao

    A coluna deveria parar de publicar estes textos que cobram obrigação dos jogadores em fazer isso aquilo , parem de publicar estes textos infantis de jogam um caminhão de pressão encima dos jogadores sem necessidade garanto que todos almejam e vão lutar pelo título , isso é desnecessário sabemos a importância do jogo e dá copa não precisam ficar com essa pressão que não ajuda em nada apenas aumenta a pressão que já é grande isso desestimula qualquer um até a torcida de apoiar em um erro de algum jogador por causa destes mesmos colunistas e torcedores modinhas malharam tanto o Márcio Araujo que acabamos por perder p o fluxo nos pênaltis talvez se ele estivesse lá não tínhamos perdido , apenas torçam sem descarregar esses olhos gordos em cima do time.

    • – Ryan –

      Em nenhum momento ele jogou obrigação nenhuma sobre os jogadores, mto pelo contrário….vc leu o texto?

      • carlos mengao

        Acho que vc faltou a todas as aulas de interpretação de texto .

      • carlos mengao

        Estamos a algumas horas de uma estreia inegavelmente diferente de qualquer outra, estamos nos aproximando do fim de uma contagem regressiva que começou há trinta e seis anos.

        • Nick Marques

          exatamente, por que há 36 anos o flamengo não faz uma campanha digna de flamengo em libertadores, há 36 anos o flamengo vem fazendo vexames quando enfrenta times como América do México, Palestino, Defensor, La U…

        • Nick Marques

          exatamente, por que há 36 anos o flamengo não faz uma campanha digna de flamengo em libertadores, há 36 anos o flamengo vem fazendo vexames quando enfrenta times como América do México, Palestino, Defensor, La U…

      • carlos mengao

        Oque é isso me explica então , isso é apenas o começo do texto fora o tema ,
        Obrigação e dignidade
        Pra quem é isso pra min pra vc , acho que não isso é diretamente pra jogadores

      • Nick Marques

        obrigado por explicar

    • Santana Bacana

      Jogador que ganha 500k tem obrigação sim, e qq um q usar o manto tb!

  • Marty Mcfly

    Um dos textos mais coerentes que eu já vi aqui, e parte mais legal foi “porque o lugar do Flamengo não é o pote 3.”

    • Nick Marques

      Obrigado pela parte do “coerente”, mas é apenas para dizer que não é o título que realmente importa e sim a postura, libertadores tem hoje 32 equipes, 31 delas vai perder, só um será campeão.

      • Marty Mcfly

        Exato, e é exatamente por conta da falta de postura e soberba ocorridas nas outras participações que resultam o Flamengo está neste pote 3, não sei vc, mais pelo tamanho do Flamengo eu considero isso vergonhoso.

  • DefendaSeuDinheiro

    hora de quem tá morrendo em campo esquentar banco..volta caramujo!!!
    fla 4×0 san
    srn

    • Léo Faria

      Nossa senhora…

      • DefendaSeuDinheiro

        Arão e Rômulo tão pregados em campo…Arão foi substituído pelo Peteleco e até melhorou a marcação e saída de bola!!
        A derrota nos pênaltis pro FluC expôs deficiências na marcação de meio de campo!

        SRN

  • wanderpc82

    O que o Barcelona fez foi incrível em casa, mas teve ajuda do árbitro no pênalti do Suárez que não existiu e colocou 5 minutos de acréscimo sem motivo algum.

    Incrível, Barça 6 x 1 PSG

    Barça classificado.

  • Marty Mcfly

    Acabei de assistir o maior roubo da história do futebol na Champions League.