Home Colunas Anderson Alves O Flamengo se acostumou a perder?

O Flamengo se acostumou a perder?

1606
91
SHARE

Imagino que a esta altura do campeonato o meu leitor já tenha acostumado um pouco com o que eu penso no que se refere ao nosso Flamengo e àqueles que gostam de pegar carona na nossa popularidade. Não dou mais mídia do que eles merecem e por isso mesmo nem gosto de citá-los. Aconteceu em episódios recentes com jornalistas e vai continuar acontecendo. Jogadores e empresários dominam a arte de entrarem na mídia através do “interesse” do flamengo. Outros também.

Embora fosse falar de outro assunto aqui hoje, eis que depois do jogo com o Vila Nova, muito se ouviu por aí e um ex-dirigente reapareceu falando sobre o tema. Não pretendo dar mais mídia a ele, mas afinal de contas, teria o Flamengo viciado na “droga” de perder?

Não! Não é uma verdade. O novo Flamengo perde, senão menos, no mínimo igual ao período em que o dito cujo esteve presente nos corredores da gávea. Em rápido levantamento feito através do site ogol.com.br, pode-se constatar que o flamengo 16 é melhor que o 13-15. Se por um lado o de 13 tem a mesma quantidade de derrotas, tem menos gols e também tomaram mais gols, lembrando que esse era o time do artilheiro do brasil no ano com 36 gols. Por outro lado o time de 14 fez mais gols, mas também perdeu mais.

“Então o cara falou M… e devia ter ficado quieto”. Sei lá. Todo mundo tem direito de dizer o que pensa, né? Será que algum rubro-negro gosta de perder? Duvido! Mas vamos combinar, os caras se apresentaram dia 11 e tem amistoso dia 21? Esse amistoso foi mais para arrecadar, né? Nem faz sentido.

Tenho medo desta pré-temporada. Acho que o Flamengo pegou em bola muito cedo, mas como me esclareceu Thigu Soares, os técnicos mais modernosos têm usado isso, inclusive grandes nomes da Europa.

Como eu não gosto de pesquisa pouca fui atrás da nossa época áurea para ver se estamos tão mal assim. Olha, até que nem tanto. Não me entendam errado! Comparar os resultados obtidos com Zico, Adílio, Júnior, Nunes é até covardia com Gabriel, Fernandinho e Baidú.

Esse time aí perdia? Claro, não eram máquinas… eu acho xD. O Fantástico time de 81 perdeu 9 vezes. Tá. É quase a metade do 2016. O de 82 perdeu 11, já tá se aproximando. 83 foram 14 derrotas. Quase né? “Então o Flamengo perdeu pouco, né? A quantidade de jogos agora é maior”. Tá doido, rapá!? Não leu que rubro-negro não gosta de perder?

Só para ter uma ideia. Se a gente deixa de perder os três jogos, poderíamos ter dado um calor a mais nos Porcos. O time de 81-83 ainda dá goleada no quesito gols feitos e sofridos, e olha que foi o ano em que menos sofremos gols na era Bandeira.

Então tá tudo errado? Não. O Flamengo caminha, e é o meu sonho, para remontar ao menos os resultados da era áurea. Porque os jogadores não estão mais disponíveis…

Enquanto alguns se preocupam demasiado com as derrotas, eu acho que o que está nos tirando o direito de sonhar são os empates…

Anderson Alves, O otimista.

Comentarios

comentário

  • Daniel Silva

    Entrevista com o Mancu…jogador profissional, queria ver se o Arão ficaria no Flamengo se pegasse 6 meses de banco…certamente sairia correndo de braços abertos para o botafoguim…

    • thiago

      Se o Arão continuar jogando a bolinha q tava jogando no final do ano passado tem q ser banco…. hj sou mais o Cuellar do q ele! Tava se achando o craque!

      • KSF

        Realmente cuellar voltou mais ligado, bem participativo. Se o arao continuar assim, vai pro banco sem dúvidas, a não ser que exista panela, coisa que eu, relutantemente, não quero acreditar que exista.

        • thiago

          Já eu acredito q exista KSF, infelizmente!

  • Flavio

    Teve seus 15 segundos de fama

  • Fabiano Medeiros

    Ele disse isso, pq apesar do terceiro lugar no brasileiro, em 2016, fomos eliminados de tudo e foram vexames

  • A questão é que a esperança do Flamengo num futuro de ouro fez a torcida ser mais tolerante com os fracassos do presente.

    É uma aposta. Se o Flamengo imbativel e demolidor do futuro se confirmar, valeu a pena ter essa paciência toda com tanto fracasso no futebol nos últimos anos.

    Mas se o Flamengo não sair desse nível, de ficar brigando como terceira ou quarta força do país, perdendo títulos e decisões, então realmente, o Flamengo terá se acostumado a perder como não era antigamente.

    • Gol D. Roger

      Tirando a década de 80 me de um exemplo do Flamengo “não ter se acostumado a perder”. A partir de 90 só passamos vexames e mais vexames e eh agr q falam q estamos “acostumados a perder”? Bizarro

      • Primeiro, me diga quando nesse período todo ficamos três anos sem ganhar nada, nadinha de nada, necas?

        E segundo, aquela era a época de vexames, mas também era a época de protestos, ameaças, invasões na Gávea, porrada, bombas.. Lembra?

        A torcida não tolerava os vexame.

        • Henrique

          ganhar carioca hj em dia não vale nada. Copa do Brasil ainda vale alguma coisa mas não requer tanto planejamento.
          Protestos para quem está disputando o título até as últimas rodadas só se a torcida fosse louca!

          • Meu amigo, você é tendencioso.

            Tem gente que não dá nada pelo carioqueta, mas ele ainda vale muito.

            Ou você não se gaba do tricampeonato em cima de Botafogo e Vasco recentemente com seus amigos? Ou diz que nem teve graça porque era carioqueta?

            E o pior, é a primeira vez em 4 anos que brigamos na parte de cima da tabela. Os últimos anos foram de briga na parte de baixo da tabela, chegando a estar em último lugar. Mas a sua memória não deve estar muito boa.

          • Henrique

            Exatamente. Não só nos últimos quatro anos mas nos últimos 20 anos a gente ficou mais no meio e na parte da baixo da tabela do que na parte de cima! O carioca não vale mais nada e devia acabar. Ninguém mais se gaba de nada com carioca! Ele morreu!

        • rulian

          primeiro amigo, que não temos 3 anos sem ganhar nada. temos 2.

        • Gol D. Roger

          temos 2 anos sem ganhar, se ganharmos o carioca vc estara satisfeito? vc diz q nunca passamso 3 anos sem ganhar titulo, mas esses titulos eram sempre de carioca, de la pra ca ganhamos 2 br , 2 copa do brasil (isso em qse 30 anos), eh o bastante?

          • Se o Flamengo estivesse brigando pelo tetracampeonato carioca vencendo o Vasco três vezes em três finais desde 2013 a torcida tava feliz à vera, te garanto.

  • Edson Leal

    Sempre que discutem esse assunto ou perguntam minha opinião sobre, a resposta é sempre a mesma: vai buscar na memória afetiva.

    Rapaz, o Flamengo já passou cada vergonha, mas cada vergonha, que algumas vezes eu me perguntava se eramos realmente grandes. Isso há muitos anos atrás.

    Já disse isso aqui, mas volto a repetir; minha experiência de torcedor do Flamengo é péssima. Eu nasci e cresci vendo um time que vivia de passado e que só era capaz de vencer Estadual, contra rivais tão decadentes quanto nós.

    Eu realmente amei e amo o Flamengo, porque só assim.

    É só parar para pensar no século XXI do nosso clube(exatamente o período que me criei como torcedor lúcido).

    O Flamengo lutou para não cair incontáveis vezes no Campeonato Brasileiro; Flamengo perdeu uma final de Copa do Brasil para um time sem a menor tradição, de maneira vergonhosa.

    Sem falar nas eliminações de Libertadores – ou a ausência de participação nela.

    Então sinceramente, não sei se isso é bom ou ruim, eu não fico nem um pouco surpreso ou consternado com o que houve sábado. Na boa mesmo. Eu foco é no que podemos nos tornar(ou voltar a ser). Só isso.

    • Douglas Galvão

      Traduzindo: Edson Leal, você já se acostumou a perder e está “viciado” nisso a ponto de achar que “não é nada demais perder”!
      Precisa tomar uma vacina de VENCER, VENCER, VENCER, como diz o nosso hino!!

      • Edson Leal

        Olha, se eu me acostumei a perder, isso não começou hoje Douglas. E nem em 2013.

        Eu nasci em 1993 e só vi o Flamengo ser campeão brasileiro em 2009. 17 anos sem a droga de um título brasileiro. Ou melhor, sequer disputamos o título uma única vez depois de 1992. Salvo algum engano meu.

        Isso aí para o time que deveria ser o melhor do Brasil. O time que não pode se acostumar com a derrota…

        • Bicho, nesse período tu viu 2 Copas do Brasil, uma sulamericana, diversos carioquetas, alguns títulos de menor expressão…

          Jamais você ficou 3 anos sem ver o Flamengo levantar um caneco que seja, te garanto que essa é a primeira vez….

          Se isso fosse uns anos atrás, era crise, a torcida tava fazendo protesto, queimando camisa, invadindo a Gávea, batendo no jogador…

          Alguma coisa mudou de 2013 pra cá realmente.

          • Edson Leal

            É verdade Almir, só que nessa época faltava perspectiva. Ainda prefiro acreditar que esses três anos sem ganhar nada são por uma boa razão. Ainda.

            Prefiro acreditar que isso vai significar conquistas grandes, uma atrás da outra, como deve ser para nós. Sempre deveria ter sido.

          • Todos nós queremos. Mas que esse dia chegue logo para não virar uma utopia.

          • rulian

            não temos 3 anos sem ganhar nada. e pra falar do inicio da nova gestão, temos que que analisar pelo mesmo periodo já que o nosso colega nasceu rubro negro em 93.
            ele provavelmente viu: 1996, 99, 2000, 01, 04, 07, 08, 09 e 2011. carioca, copa ouro 96. mercosul 1999,copa dos campeões 2001. copa do brasil, 2006. brasileirão 2009.
            14 titulos no total, se não me engano. 2013 em diante. 2013 copa do brasil e 2014 carioca. temos mais 16 anos para ganharmos mais 12 titulos para comparar. rsrsr

        • Douglas Galvão

          O problema não está em se perder uma partida, mas nas circunstancias de como perdeu e pra quem perdeu é que é inexplicável, veja bem:
          Nós temos que admitir que no futebol existe 3 resultados e que o Flamengo pode perder um ou outro jogo para um time de série A, mas não para um time pequeno, inexpressivo e ainda em formação com a quase totalidade dos seus jogadores e treinador contratados a menos de 1 mes e que MERECEU nos vencer, não é verdade!

          Aquele abraço

    • Sarah Sergio

      Caro amigo aparentamos ter idades próximas. E diferente de você minha Experiência como torcedor do Flamengo não é péssima. Sou carioca da gema e sempre levei vantagem na sala de aula contra meus colegas vascaínos, tricolores e botafoguenses. Pois o FLAMENGO me proporcionou isso.

      O Flamengo não só ganhou estaduais, está enganado. Cresci comemorando os seguintes títulos:
      1- Copa ouro sul americana(1996)-invicto
      2- Copa dos Campeões Mundiais(1997)- invicto
      3- Copa Mercosul(1999)- Contra a era Parmalat do Palmeiras
      4- Copa dos Campeões Regionais(2001)
      5- Copa do Brasil(2006)- Contra nosso maior arqui rival
      6- Campeonato Brasileiro(2009)-

      Enfim amigos, perdemos algumas finais sim, 2003 e 2004 como exemplo.Fomos eliminados de libertadores, a contra o America do México eu estava no Maracanã.

      O Estadual do Rj, ainda quando valia alguma coisa, me lembro que num período de 15 anos ganhamos 11 estaduais.

      Com todo estes FATOS supra citados afirmo que eu nunca duvidei da grandeza do Flamengo( assim como o fez em seu comentário) e muito menos minha experiência como torcedor é péssima. Pelo contrário: Sempre tive orgulho em torcer para o Flamengo.

      O saldo depois da década de 80, ainda é positivo meus caros. O Flamengo sempre esteve nas cabeças.

      • Edson Leal

        O saldo não é ruim, mas jamais pode ser considerado bom.

        Um time do tamanho do Flamengo, sendo quem deveria ser, JAMAIS pode ficar quase 20 anos sem DISPUTAR um título brasileiro. JAMAIS pode ficar 30 anos sem fazer uma campanha digna de nota na Libertadores.

        JAMAIS poderia ficar lutando para não cair ano após ano. Só não caiu em 2003 porque a série A tinha 24 clubes.

        Ganhamos torneios de relativa importância, tudo bem, mas é muito pouco.

        Só o que estou dizendo é que se o Flamengo se acostumou a perder, isso não começou agora. Nem de perto.

        • Sarah Sergio

          Amigo: ” Ah o Flamengo lutava pra não cair”. Já caiu alguma vez?? Se não caiu em 2003 pois tinham 24 clubes, em 2013 só não caímos vc sabe por quem.
          Só não entendo uma coisa: voce reclama do passado que é pouco( realmente concordo com você) mas ao mesmo tempo defende esse período escasso de títulos!!!
          Muito Controvérsio isso amigo!!!

          • Edson Leal

            Eu não defendo amigo, acho que você me entendeu errado. O que eu estou atacando é esse discurso recente de “o Flamengo se acostumou a perder, virou um perdedor.”

            Como se isso tivesse começado em 2013 e antes disso fossemos uma máquina de vitórias e títulos.

            Eu pego pesado sim, você fez uma bela retrospectiva de títulos de respeito que conquistamos. De fato foram.

            Só acho que o Flamengo deixou de ser protagonista. Querendo ou não, o Campeonato Brasileiro e a Libertadores são os principais torneios que os brasileiros disputam.

            E o nosso clube deixou de marcar presença nesses campeonatos. Isso não é de hoje.

            Em 1990 éramos um clube que poucos podiam se comparar em termos de títulos, talvez só o Santos. Hoje é isso aí, nem preciso dizer.

          • Sarah Sergio

            Tá sussa amigo!!

            Agora sim te entendo. Mas de qualquer forma antes ainda beliscávamos uns títulos, ou pelo menos, chegávamos nas finais.
            Apesar de todo esforço dessa diretoria para isso tá difícil ver o Flamengo nas finais amigos…

            SRN!!

          • Edson Leal

            Também te entendo brother, realmente incomoda, três anos sem uma taça. Mas ainda prefiro acreditar que é por um bem maior, que significa que voltaremos a ser os donos do Brasil. como sempre deveria ter sido.

            Grande abraço e Saudações rubro-negras!

  • Sarah Sergio

    Colunista disse: “Como eu não gosto de pesquisa pouca fui atrás da nossa época áurea para ver se estamos tão mal assim. Olha, até que nem tanto. Não me entendam errado! Comparar os resultados obtidos com Zico, Adílio, Júnior, Nunes é até covardia com Gabriel, Fernandinho e Baidú.”

    Não iria me importar se eu perdesse TANTAS vezes no ano sendo Campeão Brasileiro, Libertadores e Mundial. E realmente é uma covardia comparar os times, os resultados, as conquistas do time de 81-83 com o time de 2016. Nunca mais faça isso amigo.
    SRN!!

    • Manhaes01

      O problema é perder pra Palestino, Fortaleza, Vice da Lama (com time sub-40), Inter (rebaixado) e o Vila Nova que também está em pre-temporada e acabou de sair da Serie C. A verdade é que o clube não tem diretores de futebol decente, vou dar um exemplo, com uma merreca de 2 tostões, o Antonio Lopes (que deve ter uns 200 anos) montou um time competitivo no faisca. Será que se ele fosse diretor de futebol do Flamengo, o Zé poderia ficar nessa enrolação e nessa draga de usar sempre o mesmo esquema?? Em tempo, não estou defendendo a contratação do Antonio Lopes, só estou dizendo que Rodrigo Caetano, Fred Luz, Godinho e Mozer fazem um trabalho pifio, quem deveria estar no lugar deles e que poderes deveria ter é problema do EBM, mas que não está funcionando, isso não está.

      • Henrique

        O botafogo que brigou pra não cair e depois de uma arrancada conseguiu uma vaga na pré-liberta graças a um inédito G6 não serve de parâmetro. Brigamos pelo campeonato, e todo mundo sabe que tivemos que priorizar o brasileiro à sulamericana. Faz parte! 2016 era do Palmeiras! Cuca e seu elenco milionário era difícil de superar mesmo! Teríamos que errar menos e eles errarem mais. Acho q 2017 ainda está mais pro lado deles, mas se nos mantivermos nas cabeças e na liberta todo ano a gente volta a ganhar títulos relevantes (carioca que se exploda)

        • Douglas Galvão

          Henrique, por falar em Botafogo, o Jair Ventura na mesma data desse jogo do Flamengo e com o mesmo tempo de pré-temporada, goleio o Rio Branco/ES por 4×0(esse é um placar NORMAL e não a nossa derrota!).

          • Henrique

            Concordo. Ninguem esperava perder, mas foi o primeiro jogo do ano, em pré-temporada! Não há motivo para desespero! ano passado começamos o ano mal (carioca péssimo) e fomos bem no Brasileiro! O esperado é que o Botafogo, mesmo com Montijo, não vá longe esse ano (no máximo um carioca), e nós, se deus quiser, vamos disputar nas cabeças!

          • Douglas Galvão

            Com o Zé de treinador?
            Tenho que parabenizá-lo pelo otimismo!!

          • Gol D. Roger

            time sem divisao eh obrigacao golear

          • Anderson

            Não esqueça que ele tem que apresentar resultados mais rápido. O time dele tá na pré libertadores

        • Anderson

          Só dá para ganhar se disputar. Isso mesmo, Henrique.

        • Manhaes01

          Na verdade, o elenco do Palmeiras não era melhor que o nosso, mas vamos dizer que fosse, o que levou o Palmeiras ao titulo foi a sede de vitoria, que o nosso time apresentou somente nas rodadas pós-chegada do Diego, depois caiu no marasmo do 1 x 0 e recuar. Enquanto isso times mais limitados como o proprio Botafogo perseguiam a vitoria até o final do jogo (mesmo não conseguindo por muitas vezes). Na minha opinião a direção técnica do futebol do Flamengo é fragil e fica sempre refem de treinador, no caso atual do Zé Guardiola, até o dia que ele for demitido…..sem avaliar os trabalhos com frequencia, os erros se repetem sem parar…

    • Douglas Galvão

      Sarah, “naquele tempo”, enfrentávamos adversários de respeito que tinha os times recheados de craques, não esses timecos de hoje cheios de jogadores medíocres.
      O nosso elenco atual está com jogadores consagrados até internacionalmente e de seleções e, é um dos melhores ou talvez o melhor do Brasil, portanto, não é pra estar perdendo jogos para um time como o Vilanova que é praticamente um time de pelada, um pega a pulso, no sentido de ter reformulado e ser constituído de jogadores contratados a menos de 1 mes, inclusive o seu treinador que em duas semanas conseguiu formar um time de jogadores totalmente desconhecidos um do outro e que nunca jogaram juntos, portanto desentrosados, mas mesmo assim conseguiu essa façanha de vencer o Grande Flamengo.

      Isso na minha opinião é mais uma demonstração de que o nosso treinador não tem capacidade para dirigir o Flamengo.

      Não existe explicação para esse fato, perder do Vilanova ainda em formação!

      • Sarah Sergio

        Douglas é Sergio. Te entendo Douglas…

        • Douglas Galvão

          Valeu Sergio!
          Nós temos que admitir que no futebol existe 3 resultados e que o Flamengo pode perder um ou outro jogo para um time de série A, mas não para um time pequeno, inexpressivo e ainda em formação com a quase totalidade dos seus jogadores e treinador contratados a menos de 1 mes e que MERECEU nos vencer, não é verdade!

          • Anderson

            Vou provocar.
            Do santa cruz tudo bem? E do Vasco? Internacional caindo?
            Para mim o Flamengo tem que ganhar sempre.

      • Anderson

        Só um time levou o resultado à sério. O que não trocou os 11 no intervalo.

    • Anderson

      A comparação sempre vai existir, Sarah Sérgio. O nosso parâmetro tem que ser esse é quando alcançar, melhorar. Ou você não quer ter esses resultados? Já os jogadores, como disse, não estão mais disponíveis.

      • Sarah Sergio

        Tudo bem amigo, também sou adepto de comparações. Isso é bom para o ser humano evoluir, para uma instituição evoluir.
        Mas amigo seja mais racional e calculista. O que esse time de 2016 fez para ser comparado com o de 81-83?? Número de derrotas parecidas. Não me faça rir…Isso não é justificativa, muito menos argumento.
        Acho uma tremenda falta de respeito com aquela geração em detrimento dessa. Não faça mais isso amigo, por favor. Pois todos sabem que foi de 81-83 onde vivemos nossos melhores anos da história. O que o time de 2016 fez pra merecer essa comparação? derrotas parecidas…
        Lamentável!!!!!!!!!!!!

  • Henrique

    Kleber Leite só fala merda! Desde 2011 que não brigávamos na parte de cima. Até mesmo em 2013 brigamos pra não cair! O flamengo está cada vez maior e respeitado. Título é questão de tempo

    • Anderson

      Também acho. Espero que o tempo tenha chegado para o nosso bem.

  • Álvaro Cordeiro de Medeiros

    Na verdade,eu concordo em certo ponto com a frase quê o Fla acostumou a perder, porque a algum tempo, treinadores e jogadores tem tido derrotas pra times fraquicimo de série A, B, C e tratam isso sempre com naturalidade, ai choca e irrita qualquer um!!!

    • Douglas Galvão

      Essa é a maior verdade!!

  • Manhaes01

    Segue como eu penso….
    O problema é perder pra Palestino, Fortaleza, Vice da Lama (com time sub-40), Inter (rebaixado) e o Vila Nova que também está em pre-temporada e acabou de sair da Serie C. A verdade é que o clube não tem diretores de futebol decente, vou dar um exemplo, com uma merreca de 2 tostões, o Antonio Lopes (que deve ter uns 200 anos) montou um time competitivo no faisca. Será que se ele fosse diretor de futebol do Flamengo, o Zé poderia ficar nessa enrolação e nessa draga de usar sempre o mesmo esquema?? Em tempo, não estou defendendo a contratação do Antonio Lopes, só estou dizendo que Rodrigo Caetano, Fred Luz, Godinho e Mozer fazem um trabalho pifio, quem deveria estar no lugar deles e que poderes deveria ter é problema do EBM, mas que não está funcionando, isso não está.

    • Anderson

      Me parece injusto dizer que os 71 pontos foram um resultado pífio. É mais do que na última vez que fomos campeões

      • Manhaes01

        Foi uma pontuação ruim se notar que chegamos em terceiro, com os elencos de Flamengo e Palmeiras se equivalendo e o elenco do Santos ainda mais fraco que o do Flamengo. A questão de ser mais pontos do que a ultima vez que fomos campeões é só uma forma de relativizar a realidade, que é a de que 71 pontos no campeonato passado nos deixou na 3a colocação , e que o desempenho na reta final do campeonato foi pior que o do Botafogo que ficou em 6o lugar.

      • Sarah Sergio

        Poxa Anderson de novo cara. Mais uma bola fora…

        Amigo com toda sinceridade do mundo:
        Você prefere ser campeão com 67 pontos ou terminar o brasileiro com 71 na 3 colocação??
        Eu particularmente prefiro mil vezes o Flamengo terminando o campeonato com 50 pontos mas sendo campeão do que com 100 na 2 colocação!!!

        • Anderson

          Mas você não acha que isto não está em nosso poder?
          Amanhã o Coritiba é vendido para um sheik que contrata Messi e CR7 e arrebentam 110 pontos. O Flamengo faz sua melhor campanha nos pontos corridos com 100 pontos e não será campeão.
          Não podemos olhar só para o nosso umbigo. Em 2016 o Palmeiras foi melhor. Ponto final. Ficou a um ponto do recorde. 2017 pode ser a gente.

          Outra coisa, fica tranquilo, Sérgio. Nós podemos discordar. O coluna do flamengo é bastante democrático e só para responder a sua pergunta: Eu quero que o Flamengo seja Campeão sempre. Se me perguntarem o que eu sonho para esse ano é com um Flamengo que roda o elenco no carioca e que joga as partidas com seriedade a ponto de ganhar todas elas. Com time titular na libertadores e primeira liga campeão da liga que ele ajudou a fundar e dessa nova libertadores o ano todo que eu sonho que seja mais light em relação aos jogos. Que entre no campeonato brasileiro forte, de preferência com alguma contratação de impacto no meio do ano e seja campeão. Daí eu deixaria a Copa do Brasil para quem mais quisesse ser feliz, mas não antes de qualquer pseudo rival carioca. Por fim que passeie em cima do Barcelona e volte com o Bi mundial. Sonho? Parece, mas vai que…

          • Sarah Sergio

            Anderson realmente não entendi aonde você quis chegar quando citou o Palmeiras. Pois também acho que o palmeiras foi melhor, ponto.
            Mas entre preferências estatísticas a melhor é aquela que venceu, sempre!!
            Reflita nisso: O número de pontos é consequência. Se algum time ganhou o brasileiro com 50, 60 ou 70 pontos por exemplo, será lembrado que foi campeão da edição daquele ano. Enquanto a questão de recorde de pontos é passageiro, pode ter certeza!!Ainda mais num campeonato imprevisível como o Brasileiro.
            Tmj cara!
            SRN!

          • Elvis Presley

            Quando o camarada chega a se gabar pelo terceiro lugar e a melhor campanha é porque ele é um conformista e pragmático, que pensa pequeno. Esse é o meu ponto de vista, e nem tento demovê-lo, apenas vejo que pensamos diferente e pronto.

            A minha preocupação é com a cultura do Flamengo, de entregar-se em campo, de lutar até o fim, de marcação esfomeada, toque de bola e velocidade rumo ao gol, sempre, e de indignar-se com as derrotas. Essa é a magia que move a torcida e sufoca o adversário. Se perder isso, torna-se um time qualquer. E esses predicados que são trazidos da base, deveriam ser critérios essenciais para as contratações. E por falar nisso, o que temos feito com a base? Eim, Caetano e Zé Ricardo?

            Não sei se é porque sou mais das antigas, mas tanto o Fla que eu me apaixonei quando moleque na década de 80, depois o time de 92 de Junior e a molecada, e o time do tri de Pet e o do hexa de Pet e Adriano, todos seguiam a tradiçao e a cultura de um time lutador, criativo e ofensivo, e vendiam caro as derrotas.

            Em 2016, eu não acho que o palmeiras foi melhor, mas ele foi muito mais competitivo. Pegou corintians, são paulo e inter que estavam lá embaixo e sapecou, enquanto nós entrávamos mornos, com aquela frouxidão, e naquele jogo contra o inter fizemos um a zero e recuamos, como em outras partidas, chamando o adversário. Isso não é Flamengo.

            Logo, para mim, falta comando, assim como o Manhães falou, alguém que grite com os frouxos e chame à realidade do que é jogar pelo Flamengo. Falta explicar ao treineiro que ele tem que montar um esquema que não só contemple os melhores, mas que o Flamengo é um time que não sabe jogar atrás, e que deve sempre haver indignação nas derrotas, e não chegar nas coletivas e dizer sempre que fomos bem, mesmo qdo fomos mal, porque isso chega ao jogador, e ele tb se torna conformista, por sua vez.

          • Pattyzinha Yellow

            Mais Rei o Derrotismo ja impera na Maior Parte da Torcida

  • Leandro Pinto

    Na minha verdade, até aqui, o time não se reforçou a altura da libertadores, não acredito no trabalho do Zé, falta fome de vitória nesse time, o terceiro colocado do brasileirão 16 perdeu pra time de divisão abaixo, msm sendo um jogo de pré temporada, já começou a desconfiança. Meu Deus, esta difícil de iniciar o ano com boas expectativas.. SRN!

    • Lucas Da Mota

      Leandro, o campeão empatou em 2×2 com um clube que em menos de dois meses teve que se reerguer das ruínas. Isso faz parte do futebol brasileiro (especificamente). Tenho muitas ressalvas ao Zé e a essa diretoria também, mas não dá para tirar conclusões relevantes dessa partida. Simplesmente não dá.

      • Henrique

        Chape X Palmeiras não serve de base! Foi um jogo onde vencer os donos da casa seria feio! Foi um jogo de cortesia! mas concordo que não há motivo para desespero ainda.

      • Leandro Pinto

        Sim, apenas o primeiro jogo de pré temporada não é pra tanto, mas não engoli a derrota, não estou confiando no time, mais pelo trabalho do Zé que não me inspira. Como vc citou: a Chape empatou com os pepas, mesmo num jogo solidario, mostrando que o trabalho está sendo bem feito, agora nos perdemos com os mesmos jogadores e o mesmo esquema tático que terminamos o ano passado. Simplesmente não dá.

        • Anderson

          Opa. Tudo bem, Leandro? O esquema mudou. Ainda está no início, mas mudou. E dava para ver a falta de ritmo dos jogadores. Alguns dão mais tempo e outros não. Me parece cedo para sofrer.

          • Leandro Pinto

            Certíssimo, é muito cedo pra sofrer e só o tempo vai dizer. Mesmo com essa sofrencia estou otimista de um bom ano. SRN!

          • Thiago

            Mudou o que cara ??? o time jogou da mesma forma que terminou 2016, com 2 pontas abertos, muito chuveirinho na área, poucos chutes, triangulações…. ZR so tirou o Gabriel e colocou Mancu, mas o comportamento do time foi o mesmo.

          • Anderson

            Opa. Beleza, Thiago? Com Mancuello nós ganhamos o passe e a movimentação dele vai muitas vezes confundir o adversário. Faltou o chute de fora da área que foi a ideia do Zé. Perdemos aquele jogador que fechava corredor e isso nos fez sofrer um pouco mais e certamente será treinado. Mas você vai concordar comigo que o argentino não faz/fez a mesma função que Gabriel. Ele também tem melhor troca de passes e chute que o menino Jamal. Então o time mudou, né? Só não é um 442 porque o treinador não quer chamar assim, mas se aproxima mais dele que do 433.

      • AMRS

        Com 1 diferença… um jogo deles era estranho…”amizade”… Outra!
        Moisés, Mina, Vitor Hugo, Zé Roberto… Pilares do time deles não jogaram…

  • Lucas Da Mota

    Flamengo desde 1992 se acostumou a perder. Deixamos de ser protagonistas no futebol brasileiro há muito, muito tempo. Não foi o Bandeira que fez isso. O título de 2009 foi um desses fenômenos que só o esporte pode explicar, uma mistura perfeita de fatores que tinham tudo para dar errado e deram muito certo.

    Não dá para tirar conclusões antes do fim do carioca que seja. Precisamos ver os resultados. Amistosos de pré temporada não são parte do resultado. O Vasco, um time em frangalhos dentro e fora de campo, venceu na Flórida Cup um adversário que há 2 anos atrás estava disputando o mundial com o Barcelona.

    • Henrique

      Exatamente. E o título de 2009 foi, além da liga inesperada que o time teve, da incompetência das outras equipes. Não tinha um Palmeiras errando quase nada naquele ano, muito pelo contrário, deixaram o título escapar e sobrou pra gente

      • KSF

        Sinceramente o flamengo tem o costume de ganhar dessa forma, visto 92, 2009, até 2013. É uma característica do clube, vencer quando menos esperam, são coisas do flamengo. Não é atoa que existe “deixou chegar”. Não que eu concorde com isso, até gostaria de um campeonato ganho do início ao fim, mas tem sua graça tb

        • Henrique

          Com certeza. Mas eu espero ganhar um campeonato do início ao fim e com várias rodadas de antecedência! seria inédito e bem-vindo!

          • KSF

            O que eu acho é que depois de tantos anos com uma administração fudida, vc arrumar a casa e conseguir resultados são coisas difíceis. Posso citar exemplos no futebol internacional, como Bayern Munique, City, borrussia, que só após de 10 anos se reestruturando começou a ganhar campeonatos. 10 anos!! E olha que com muito mais recurso. Obviamente devemos cobrar resultados mais expressivos e algumas decisões, sobretudo no que tange ao futebol são discutíveis, mas toleráveis. Acho que estamos no caminho certo, e não é um amistoso que vai mudar isso. Vamos esperar, torcer e ver o que temos pra esse ano, de maneira mais concreta, após carioca e primeira liga…
            SRN

          • Henrique

            Concordo. E temos que mudar a mentalidade de ficar pedindo cabeça de técnico a cada derrota!

    • Marcelo Miranda

      Depois da gestão Bandeira, até para o Vasco o Flamengo toma porrada!

      Essa gestão é uma grande porcaria no futebol!

  • Vinicius

    Se acostumou a perder pra times pequenos, como Vila Nova, Fortaleza, Palestino…Inaceitável até anos atrás.

    • Marcelo Miranda

      Derrotas ridículas, em quatro anos de gestão Bandeira, ainda tem gente que vem pegar números lá de trás querendo explicar o inexplicável.

      Esse Anderson não deve passar de um baba ovo, um Bandeirete.

      Perder para o Vila Nova é ridículo!

  • Cláudio Más

    Um cara inteligente (porém mal intencionado) como o BAP poderia evitar falar tamanhas asneiras…

  • Yan Balduino

    Fugindo um pouco do tema, deixo aqui minhas considerações sobre 2016 e expectativas para 2017.

    O 3º lugar no BR 2016 não pode ser referência de nada. Já pararam para analisar o futebol praticado? Porque perdemos força no final do campeonato? Espera-se que o Zé Ricardo faça esse time jogar um bom futebol, algo que não ocorreu em 2016 e mostrar que nós viemos brigar por tudo de verdade. Não dá para mascarar os vexames sofridos repetitivamente e criar expectativas se prendendo à classificação para a Libertadores em um campeonato fraco tecnicamente. Me lembro que após na “arrancada” de seis rodadas no BR de 2015 já haviam torcedores falando que nós estávamos colhendo os frutos, esquecendo-se que partimos de uma posição desconfortável na tabela e praticamente com o mesmo time.

    Isso sempre ocorre após uma troca de técnico. Conseguimos uma sequência de vitórias, criamos expectativas e nos esquecemos da realidade do elenco que um tempo atrás estava numa péssima situação na tabela e com eliminações e vexames acumulados. Isso aconteceu com Jayme em 2013, Luxemburgo em 2014, Oswaldo de Oliveira em 2015, e Zé Ricardo em 2016. Este último obteve resultados positivos por mais tempo, mas os métodos aplicados e erros cometidos são ignorados ou amenizados e o treinado5r é defendido por algo que ele fez e não pelo que pode oferecer em 2017. Por esses motivos me incomodo com a criação de expectativas exageradas que nos colocam no patamar dos grandes clubes brasileiros que estão em ascensão brigando nas cabeças e me incomodo também com essa amenização das derrotas. Aceita-se perder para o Vila Nova porque é início de pré-temporada, sendo que é o mesmo time que jogou o Brasileiro nos últimos jogos, onde criticávamos algumas peças e o treinador como responsáveis pela queda de rendimento, mas as desculpas eram sempre do cansaço, que o Palmeiras foi melhor, que os jogos eram difíceis ou então erámos chamdos de chatos ou cornetas por criticar o time que fez um “belo campeonato”.

    Temos um bom elenco? Só vou concordar se contratarem pelo menos um atacante decente, que me desculpem aos que discordam, mas não temos NENHUM desde 2015. E se me garantirem que as laranjas podres serão utilizadas em último recurso, não é seu Gabriel? Mais do que um elenco forte precisamos de um trabalho consistente do treinador para jogarmos um futebol de verdade. O problema é: Zé Ricardo seria esse técnico? Ou quem disponível no mercado conseguiria fazer esse time jogar bola? Eu sinceramente não sei dizer. Citam o Marcelo Oliveira, mas não gostei de seus últimos trabalhos e os torcedores dos times dos quais eles saíram também não. E não ponho muita fé no Zé Ricardo. Temos que começar praticamente do zero, pois se apoiarmos ao futebol praticado em 2016 não teremos muito sucesso, a não ser, que para a nossa sorte, o nível exigido nos campeonatos que disputamos sejam baixos como o Brasileiro. Temos que correr, pois a Libertadores já começa em março.

    • Valcinei Luiz Lima

      Perfeito brother,compartilho do mesmo pensamento …

    • Thiago

      Curtir, concordo plenamente … Defendem tanto ZR pegando o trabalho do Muricy q foi ruim, mas não admitem que quando o time teve que mostrar alguma coisa, na reta final do campeonato, o time começou a perder e empatar jogos que nao poderia. Ai vem as desculpas que o cansaço chegou, e nao sei oq …. Porem o time tava jogando no Rio de janeiro, e nao conseguiu uma vitoria consistente, mesmo tendo 1 semana pra treinar, no ultimo jogo do ano, com 2 semanas treinando, o time fez uma partida pífia.
      Falam que o Vila Nova teve mais tempo de pré-temporada, porem so nao lhes informaram (eu sou daqui de Goias), que o time do vila é outro em relação a 2016, trocaram praticamente o time inteiro, e o flamengo era o mesmo time.
      Tem que parar de ficar inventando desculpas para as derrotas, claro que elas acontecem, mais tem umas que são vexames (confiança, palestino, fortaleza).

      • Douglas Galvão

        Thiago, inclusive o treinador foi contratado a menos de 1 mes!

        Não tem desculpa que justifique essa vergonha!

        • Pattyzinha Yellow

          Douglas estejemos preparados para a fileira de estatisticas de 2013 a 2014.Nao tem desculpa que justique essa vergonha 2x

    • Elvis Presley

      Excelente.

    • Pattyzinha Yellow

      Na verdade a gestao Bandeira e sim a mediocridade no termo futebol.Vou citar 2015 o time tava apanhando de todo mundo qual esquema 4-3-3 segue sem planejamento, sem variacao tatica.Eu nao sou la expert em taticas de futebol e continuo aprendendo
      Más 2013 fomos pifios ganhamos a copa do Brasil porque os gestores de futebol tambem ajudaram a dar moral.Ximenes xingou todo mundo e foi demitido.Audios do Pelaipe vazados chamando pros caras a responsabilidade.Estavamos balanca mais nao caí.por erro da propria gestao quase fomos rebaixados.Toda ela.apoio o Bar más nao reconhecer que erraram e nao imaginariam que o Flutapetenense iría procurar brechas no mínimo pifio.Outra coisa foi o Planejamento pifio de 2015 perdendo pro Vaixco desde 2015 deixo claro estou odiando isso.comecamos no meio da tabela, antes disso fotos eliminados de novo pelo Vaixco Vascaindo trizao rebaixado ai veio aquela sequencia mágica de 6 victorias seguidas.Comecou o Oba Oba dar brecha por reclamacoes de viagem, Bon da Stella.Resultado sem comando financas tudo ok estrutura caminhando e futebol pifio.2016 o cara reeleito agora vencendo o Bap faz as mesmas promessas.Planejamento pifio Muricoca nao consegue dar liga ao time por que? Culpa dele? Sim más em parte culpa de falta de pecas.Nao tinhamos zagueiro e os que se fazem de esquecidos lembrando que o PV mao de quiabo era titular e nao o Muralha saiu porque machucou.Comecamos 2016 mal sendo eliminados de Carioca Copa do Brasil.Meio de 2016 chegaram diego e e a galera da zaga as pressas.Terminamos 2016 como comecamos 2016 aquela apatía aquela cara de sono Chega.2017 continua……..

  • Marcelo Miranda

    Gostaria muito de ver o Valim e BAP a frente do Flamengo esses os verdadeiros idealizadores da chapa azul e responsáveis pelo o que o Flamengo é hoje!

    Bandeira é um trairá, que apequena o Flamengo, que tirou a capacidade do clube em ganhar títulos, inclusive cariocas.

    Com Bandeira no poder nos tornamos fregueses do Vasco!

    Os insatisfeitos devem fazer como eu, CANCELAR O SÓCIO TORCEDOR!

  • Valcinei Luiz Lima

    Acredito que a colocação “se acostumou a perder” empregada pelo BAP,vai além de derrotas em amistosos,ou o cálculo total das mesmas em um BR ou um ano,parte da torcida do Fla tem achado normal derrotas pífias para o vasco,campanhas vergonhosas como a da copa do BR ano passado,eliminações para palestininos(Em casa) e fortalezas da vida,derrota para o confiança jogando o jogo todo com um a maise,um time morto em campo no ultimo jogo do brasileirão que valia a segunda colocação e 3,6 MI nos cofres,o medo de criticar o EBM ou ZR parece fazer com que alguns aceitem jogos vergonhosos como contra o sao paulo,botafogo,sport e cap no brasileirão 16,arrumem mil argumentos fajutos para justificar a permanencia de MA e gabriel no time,precisamos acordar,celebrar as conquistas jurídicas e financeiras,mas entender que ñ ganhamos nada a anos,temos um elenco bom,mas que alguns tratam como ótimo,temos poucos jogadores decisivos,e ñ estamos buscando mais no mercado,e se fossemos apenas para agradecer,ao invés de ir ao estádio,iríamos a igreja … SRN

    • Pattyzinha Yellow

      Perdendo pra Paulixtada tbem faltou ai no pacote.Flamengo antes entrava com os olhos famintos e comía a grama.Gracas a Deus cheguei a ver um pouco do antigo Flamengo ate 2011 com raca e disposicao depois o que vi um bando de calcas meladas podem ganhar mais tipo se perder “tanto faz” a torcida nao “cobra”.Perfeito comentario amigo SRN

  • Daniel Felix

    Aquela pressão externa de outrora vem cada vez mais perdendo espaço. O Flamengo daqui e adiante não admite mais a influencia externa. seja de torcida, de mídia, dirigente, etc. Todas as cobranças do elenco e etc são todas feitas internamente. isso de certam forma é bom, o problema é que de fato o Flamengo vem aceitando mais passivamente suas derrotas.

  • Pattyzinha Yellow

    Se conforma fácilmente com derrota.os torcedores que chiam nao querem volta dos presidentes que afundaram o C.R
    F em dividas e sim comprometimento.Os caras entram com pe de pelica na gestao Bandeira calcas meladas pelo amor de Deus.Nao ha carrinho, nao ha uma entrada seria de jogo so quando tem algum impulso a mais do jogador adversario.Nao reclamam de falta, Nao questionam nada, Nao correm em campo nao dao o sangue e nem entram com os olhos famintos, com expressoes de como quem ja perdeu.Dao declaracoes pifias que perder nao e bom más mas e normal em inicio(W.Arao).Diego da a entender que os jogadores nao se comportam bem com o esquema do genio.Ate quando vai as desculpas bla bla bla nunca caimos 121 anos e tantos na primeira divisao.bla bla tem um mundial ganho a 36 años bla bla nao sou pequeño sou gigante se perder “incomoda”.Ate quando hein achei que isto pararia com o Sr Bandeira quando veio asumir a divida do clube que em 2016 teriamos uma equipe de vergonha. Más quem perde pra Vaixco e olha nao estamos conseguindo vencer nao estamos sendo felizes contra Gambas Pepas tambem fora outros ai somos chacotas e pra mim mesmo que seja comeco.E sim preocupante ver um time com esses ridiculos pontas e esse Burricardo aproveitando que chegou mais um meia mudar essa droga de 4-3-3 que nao serve pro Flamengo e a festa dos adversarios.Sr Bandeira tem sido muito infeliz na gestao quando se diz quesito futebol.Aqui ta parecendo o Flamengorj que defende o Bandeira pegando números de 2012/2013 4 años se passaram vamos acordar.E o Bem do Flamengo que queremos nao Bem de Gestao.Minha Opiniao SRN

  • Pattyzinha Yellow

    Sugiro o seguinte título pros colunistas Raca e disposicao o que falta ao Flamengo?

  • Douglas Galvão

    Amigos Rubronegros, ainda sobre a derrota de 2×1 para o Vilanova, o que se tem a considerar não é uma derrota pura e simples em começo de temporada, isso pode acontecer para um time de igual categoria, mas, é como ela se deu e, contra quem ela aconteceu.

    Perdemos um jogo com os nossos jogadores de seleções e de qualidades comprovadas que jogam junto e com o mesmo treinador há quase 1 ano, para um time inexpressivo que devido a uma campanha negativa teve praticamente todos os seus jogadores dispensados, inclusive o seu treinador e teve novo treinador e jogadores que foram contratados a menos de 1 mes e, que tiveram 2 semanas de pré-temporada para que fosse tentado montar o time para jogar contra o TODO PODEROSO FLAMENGO!

    Missão mais impossível que aquelas enfrentadas pelo ator consagrado TOM CRUISE nos filmes de mesmo nome: – MISSÃO IMPOSSÍVEL I,II e III.
    Mas, a despeito de tudo isso o Mazola Jr, treinador que deixou o CRB de Alagoas no final do ano depois de ter feito um bom trabalho com esse time, apesar de ser uma equipe modesta, foi contratado pelo Vilanova e teve 2 semanas só de trabalho e, conseguiu formar um time equilibrado contando só com jogadores recém-contratados e juniores que VENCEU com Méritos o FLAMENGO cheio de jogadores de seleções e de qualidades comprovadas que jogam junto e com o mesmo treinador há quase 1 ano.

    Até agora não consigo achar outra explicação pra isso, a não ser a incapacidade do nosso treinador para comandar o Nosso Grande FLAMENGO!!!!!!!

    Aquele abraço